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Câmbio 5m<90 no 6cc. Alguém usa?

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Câmbio 5m<90 no 6cc. Alguém usa?

Mensagem por garciapepe22 em Sex 23 Mar - 19:31:29

E aí. Tô querendo colocar um no meu 6cc. Sim, já ví o tópico da fusão.
É que ví um 5m aberto hoje e deu dó de desmontar. Aí pensei: poxa, é muito mais fácil colocar ele inteiro do que ficar fazendo adaptações.

Alguem usa câmbio do 4cc 5m no 6cc?
Já deu problema?
Aguenta o baque?

Alguem sabe dizer qual é o nome/modelo?
Sabe onde tem manual de reparo?

Porque quero colocar o 5m? É que o meu 4m tá roncando e vou ter que baixar. Daí já aproveitava para ganhar uns km por hora@Xrpm.

195/70 R14 Dif 3.07.
2400rpm@4=93km/h.
2400rpm@5=110km/h.

Quanto a diferênça de 1a e 2a.
Considerando que na cidade normalmente não passamos de 1500rpm com um 6cc.

1a do 4m@1500rpm=19km/h.
1a do 5m@1500rpm=17km/h.

2a do 4m@1500rpm=29km/h.
2a do 5m@1500rpm=27km/h.

3a =42km/h.

4a =58km/h.

5a =69km/h.

Desculpe se alonguei.

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Re: Câmbio 5m<90 no 6cc. Alguém usa?

Mensagem por thallisguimaraes em Sex 23 Mar - 20:23:49

Vi um cara no opala.com que colocou, disse que ficou muito bom, e tava aguentando. Usava diferencial mais curto, o 3,54, nao sei se influencia


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Re: Câmbio 5m<90 no 6cc. Alguém usa?

Mensagem por wyllerson punk em Sab 24 Mar - 7:54:19

aguentar um cara q anda no 4100 pra passear aguenta. pode ser ate com 2:73, mas se for um 250s pra cima q foi feito pra queimar borracha e o cara tiver braço... nao demora 3 meses. ou nem uma hora num trinca de weber, ou nem uma arrancada com um turbo...o mais seguro e fusar... tambem valoriza ao inves de desvalorizar o carro, como é q fica a cara do q escuta q a caixa e de 4cc? tem q ficar tentando por na cabeça do cara q ela aguenta e nao aguenta tanto assim...

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Re: Câmbio 5m<90 no 6cc. Alguém usa?

Mensagem por garciapepe22 em Dom 25 Mar - 12:16:38

wyllerson punk escreveu:aguentar um cara q anda no 4100 pra passear aguenta. pode ser ate com 2:73, mas se for um 250s pra cima q foi feito pra queimar borracha e o cara tiver braço... nao demora 3 meses. ou nem uma hora num trinca de weber, ou nem uma arrancada com um turbo...o mais seguro e fusar... tambem valoriza ao inves de desvalorizar o carro, como é q fica a cara do q escuta q a caixa e de 4cc? tem q ficar tentando por na cabeça do cara q ela aguenta e nao aguenta tanto assim...

No meu caso: 4.1/S, Motor Etanol, DFV446, rodando 50%Etanol 50% Gasolina que dá 40% de Gasolina por causa da % de Etanol na mesma.
Não digo que não dou umas patinadas, mas não sou daqueles caras que ficam parados fritando. Na mair parte das vezes é viradinha de esquina ou quando vejo aqueles montinhos de pedrinhas/areia. Aí não tem jeito, é uma reduzida pra 2a e pé embaixo.
Será que aguenta?

No caso de fusar. Queria guardar o 4M inteiro pro caso de precisar. Depois de uns 2 anos se a caixa 5M aguentasse eu vendia o 4M. Opala não é carro que se vende a hora que quer, geralmente quem compra já conhece o carro, portanto saberia que ando há tempo com o 5M. Além disso não pretendo vender o carro.

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Re: Câmbio 5m<90 no 6cc. Alguém usa?

Mensagem por bionicão em Sab 31 Mar - 17:21:06

Ha uns 9 anos atrás retífiquei o cambio 5m 4cc que estava no meu diplo.88 6cc . Durou esse tempo, o cara que fez a retífica me disse que caso eu não força-se ele duraria uns 5 anos. Pois é durou tudo isso. No início deste ano mandei retificar em outro local, o cara meteu o pau no trabalho do outro, coloquei o cambio e mandei pra funilaria ,7 meses de pois,não rodei 500km deu pau e perdi a garantia que era de 6 meses. O que eu quero dizer é que tem uns caras que se acham e fazem uns trampo de merda e outros que são humildes e fazem um belo trabalho.

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Re: Câmbio 5m<90 no 6cc. Alguém usa?

Mensagem por bionicão em Sab 31 Mar - 17:45:10

Só pra complementar, li num outro tópico que com a caixa de 5m do 4cc coloca-se a engrenagem do 6cc e a quinta marcha do 4cc . Ainda não pesquizei,mas vou ver se é possível...

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Re: Câmbio 5m<90 no 6cc. Alguém usa?

Mensagem por Ivo Filho em Sab 31 Mar - 18:07:09

Esse é o que chamamos de fusao ou frank, funciona perfeitamente, mas o cara tem de saber o que ta fazendo, pois tem um trampo no eixo dos garfos para a alavanca ficar no lugar do 6 cil...o resto é normal...

uma curiosidade par abaratear a montagem, vc pode comprar um cambio 4 marchas varetado e passar o miolo par ao cambio 5 m do 4 cil e fazer o trampo no eixo dos garfos...fica uns 700 reais mais barato.


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Re: Câmbio 5m<90 no 6cc. Alguém usa?

Mensagem por evandro de angelis em Sab 31 Mar - 20:13:23

bionicão escreveu: Só pra complementar, li num outro tópico que com a caixa de 5m do 4cc coloca-se a engrenagem do 6cc e a quinta marcha do 4cc . Ainda não pesquizei,mas vou ver se é possível...

Coloquei esse cambio fusado no meu diplomata no começo do anos e posso garantir,fica muio bom,cai 650 rpm em 5 marcha,só lembrando que precisa fazer tambem uma modificação na coroa do velocimetro pois se usar a do 5marchas o velocimetro fica marcando cerca de 20%a menos.

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Re: Câmbio 5m<90 no 6cc. Alguém usa?

Mensagem por wyllerson punk em Sab 31 Mar - 20:37:51

eu tambem ja usei cambio fusado, gostei

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Re: Câmbio 5m<90 no 6cc. Alguém usa?

Mensagem por wyllerson punk em Sab 31 Mar - 20:41:27

Ivo Filho escreveu:Esse é o que chamamos de fusao ou frank, funciona perfeitamente, mas o cara tem de saber o que ta fazendo, pois tem um trampo no eixo dos garfos para a alavanca ficar no lugar do 6 cil...o resto é normal...

uma curiosidade par abaratear a montagem, vc pode comprar um cambio 4 marchas varetado e passar o miolo par ao cambio 5 m do 4 cil e fazer o trampo no eixo dos garfos...fica uns 700 reais mais barato.

e fazer um cambio varetado gama,vc sabe?????segunda longa,terceira direta e quarta ovrdrive??? com engrenagens de cambio de caminhonete por exemplo pode dar certo?????????????????

Ivo Filho
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Re: Câmbio 5m<90 no 6cc. Alguém usa?

Mensagem por Ivo Filho em Sab 31 Mar - 21:45:52

fazer o jogo de engrenagens que vai no eixo arvore (secundario) nao é o mais dificil, mas fazer o eixo bruto (primario)...ai o bicho pega.
Pelo que ja andei lendo em literatura esse cambio é feito originalment eem cima de um cambio tres marchas.


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Re: Câmbio 5m<90 no 6cc. Alguém usa?

Mensagem por adrianopascutti em Sab 31 Mar - 21:54:41

Essa fusão ainda paira sobre minha cabeça.
Vou ficar acompanhando as idéias e soluções.
Pois andar a 85km/h e já estando em 2000rpm acho muito sofrimento e acredito que gasto de combustível também.

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Re: Câmbio 5m<90 no 6cc. Alguém usa?

Mensagem por PULAPULA78 em Sab 31 Mar - 22:36:41

thallisguimaraes escreveu:Vi um cara no opala.com que colocou, disse que ficou muito bom, e tava aguentando. Usava diferencial mais curto, o 3,54, nao sei se influencia

eu uso meu opala com 6zao...cambio 5m do 4cc....e diferencial dana 3.54....costumo dar akelas jogadas de lado e jah estourei pneus e as rodas trazeiras nao estavam inutilizadas. ou seja, força mais....

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Re: Câmbio 5m<90 no 6cc. Alguém usa?

Mensagem por garciapepe22 em Dom 1 Abr - 0:35:51

PULAPULA78 escreveu:
thallisguimaraes escreveu:Vi um cara no opala.com que colocou, disse que ficou muito bom, e tava aguentando. Usava diferencial mais curto, o 3,54, nao sei se influencia

eu uso meu opala com 6zao...cambio 5m do 4cc....e diferencial dana 3.54....costumo dar akelas jogadas de lado e jah estourei pneus e as rodas trazeiras nao estavam inutilizadas. ou seja, força mais....

faz quanto tempo que vc usa?

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Re: Câmbio 5m<90 no 6cc. Alguém usa?

Mensagem por BANDIT em Dom 1 Abr - 11:14:17

força + o motor...

relação curta de diferencial força menos o cambio....

relação longa de diferencial força mais o cambio....

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Re: Câmbio 5m<90 no 6cc. Alguém usa?

Mensagem por PULAPULA78 em Qua 4 Abr - 20:55:50

garciapepe22 escreveu:
PULAPULA78 escreveu:

eu uso meu opala com 6zao...cambio 5m do 4cc....e diferencial dana 3.54....costumo dar akelas jogadas de lado e jah estourei pneus e as rodas trazeiras nao estavam inutilizadas. ou seja, força mais....

faz quanto tempo que vc usa?

Eu rodei 1 Ano assim >>6cc + 5marchas do 4cc + Dana 3:54<< na verdade faz 2 meses que troquei meu cambio, troquei pq tinha um cara com uma caravan 4cc querendo um 5 marchas do 4cc e tinha um 4marchas re pra frente no carro dele aih trocamos um pelo outro, soh troquei pq o re pra frente iria tirar da minha cabeça oq os outros falavam..._nao puxa seu 6cc que vc vai quebrar o cambio) mas mesmo assim eu puxava..hehe..agora sei que problemas com o cambio eu nao vou ter mais, soh que o proximo a "ir pro saco" eh o diferencial...

oq tenho a dizer eh que a mecanica que eu usava aguentou legal, o motor eh novo e o cara que esta com meu cambio nao tem reclamaçoes, mas meu diferencial esta começando a roncar...

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Re: Câmbio 5m<90 no 6cc. Alguém usa?

Mensagem por PULAPULA78 em Qua 4 Abr - 21:14:21

Ivo Filho escreveu:Esse é o que chamamos de fusao ou frank, funciona perfeitamente, mas o cara tem de saber o que ta fazendo, pois tem um trampo no eixo dos garfos para a alavanca ficar no lugar do 6 cil...o resto é normal...

uma curiosidade par abaratear a montagem, vc pode comprar um cambio 4 marchas varetado e passar o miolo par ao cambio 5 m do 4 cil e fazer o trampo no eixo dos garfos...fica uns 700 reais mais barato.

Quando eu montei meu 6cc a um ano atras,eu quebrei cabeça em relaçao a cambio...desmontei um "re pra frente" quebrado e um "trec trec" e percebi que as engrenagens do "trec trec"eram mais fortes, e pensei em mortar todo carretel dentro do "re pra frente" soh que tem um rolamento que nao bate, num cambio eh menor e no outro eh maior ou seja, tem que mandar fazer um rolamento certo com espessura interna de um com espessura externa do outro...tenho os dois cambios ate hj desmontados mais sem recursos....vc nao conhece alguem que faz rolamentos sobre medida?? e quanto sairia??

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Re: Câmbio 5m<90 no 6cc. Alguém usa?

Mensagem por Ivo Filho em Qui 5 Abr - 9:50:09

vc ja tentou montar somente as engrenagens do cambio antigo no moderno? é para serem iguais....


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Re: Câmbio 5m<90 no 6cc. Alguém usa?

Mensagem por garciapepe22 em Qui 5 Abr - 11:57:16

PULAPULA78 escreveu:
Ivo Filho escreveu:Esse é o que chamamos de fusao ou frank, funciona perfeitamente, mas o cara tem de saber o que ta fazendo, pois tem um trampo no eixo dos garfos para a alavanca ficar no lugar do 6 cil...o resto é normal...

uma curiosidade par abaratear a montagem, vc pode comprar um cambio 4 marchas varetado e passar o miolo par ao cambio 5 m do 4 cil e fazer o trampo no eixo dos garfos...fica uns 700 reais mais barato.

Quando eu montei meu 6cc a um ano atras,eu quebrei cabeça em relaçao a cambio...desmontei um "re pra frente" quebrado e um "trec trec" e percebi que as engrenagens do "trec trec"eram mais fortes, e pensei em mortar todo carretel dentro do "re pra frente" soh que tem um rolamento que nao bate, num cambio eh menor e no outro eh maior ou seja, tem que mandar fazer um rolamento certo com espessura interna de um com espessura externa do outro...tenho os dois cambios ate hj desmontados mais sem recursos....vc nao conhece alguem que faz rolamentos sobre medida?? e quanto sairia??

Essa diferença que vc diz é um entalhe para o encaixe da trava do rolamento? Se for isso um torneiro resolve fácil.

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Re: Câmbio 5m<90 no 6cc. Alguém usa?

Mensagem por bruno silverstar83 em Qui 19 Abr - 22:59:41

Eu tenho um opala 6cil com cambio 5m do 4cil e diferencial braseixos 3.54 , posso te dizer que aguenta bem os trancos , mas é melhor usa em uso civilizado
porque quando eu troquei o motor 4cil pelo 6cil o cambio estava ótimo,depois de 1 ano e meio as marchas começaram a encavalar, a segunda marcha não engata direito quando está andando e ainda que de vez em quando eu dou umas fritadas na rua.

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Re: Câmbio 5m<90 no 6cc. Alguém usa?

Mensagem por garciapepe22 em Sex 20 Abr - 21:31:03

é o seguinte: fiz um tour pelos ferros-velho e ví câmbios de opala 4 e 6 cc abertos. São idénticos com exeção pela parte da rabeta que no 4cc tem a 5a, e a ré que também é diferente. A única coisa que muda nas 3 primeiras marchas-visto que não há 4a-é a relação de numero de dentes.
Considerando que o câmbio de 5m tem as duas primeiras mais curtas, concluí que nesse ponto, as engrenagens sofrem menos esforço que num câmbio 4m pois se é mais leve para o motor também é mais leve para parte do câmbio.
Outro ponto é que os 5m danificados possuiam a 5a danificada, tanto nos Opalas quanto nos Chevettes. Acho que é por quererem subir em 5a. Nesse caso teria o agravo do 6cc ter mais torque e a gente ia querer subir em 5a mesmo. O mecânico até falou "pode colocar... só não force a 5a... embala em 4a e coloca a 5a só pra descansar..." O dano era que a engrenagem fundia com o eixo e estragava as estrias do eixo. Falta de lubrificação???

Vou consertar meu 4m semana que vem pois não encontrei um 5m com preço justo e não vou ficar esperando. Se um dia aparacer um eu pego e testo pra vocês.

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Re: Câmbio 5m<90 no 6cc. Alguém usa?

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