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Tutorial Desmontando alternador 65a.

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Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por garciapepe22 em Sex 6 Abr - 23:49:39

Fiz esse passo a passo depois de quebrar a cabeça.
Espero que ajude alguém.

Ferraments necessárias:
Chave canhão 1/4".
Chave canhão 7mm.
Chave canhão 8mm.

Ou um kit como esse. Marca Nicholson, uma subdivisão da CooperTools. Me custou 28 reais na Gurgel ferramentas.


By garciapepe22 at 2012-04-06

Retire os 4 parafusos de trás do alternador:


By garciapepe22 at 2012-04-06

Essa será a primeira visão ao abrir a peça:


By garciapepe22 at 2012-04-06

Retire os três parafusos que prendem a bobina à ponte retificadora.


By garciapepe22 at 2012-04-06



Separe a bobina para facilitar o processo:






Retirando o porta escovas e o regulador de tensão. Os dois são presos pelos mesmos parafusos.
Atentem para o isolamento dos dois parafusos mais próximos das escovas. Se não for trocar o porta escovas, aconselho nem retirar os parafusos.











Retirando a ponte retificadora:





Soltar esses dois parafusos:





Atenção para o isolamento do retificador. Na área entre o baquelite marrom e a borracha preta fica a carcaça do alternador.






Para montar é só levar a um eletricista de confiança~. rsrsrs.

Insira um arame liso no orifício do porta escovas e puxe pelo lado de trás do alternador, de forma que as escovas fiquem presas. Apos inserir o rotor puxe o arame para fora liberando as escovas. Faça isso devagar de modo a ouvir dois estalos que certificam que está certo.









Amanhã posto como testar o regulador e o retificador. já são 00:50.

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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por Ivo Filho em Sab 7 Abr - 0:17:15

curiosamente o pessoal estava falando desse alternador ainda hoje....

to fixando, coloque o resto do tuturial neste mesmo tópico Ok.


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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por Müller em Sab 7 Abr - 10:19:21

Só complementando a remontagem do porta-escovas: esse da foto é o porta escovas original. Dá pra travar as escovas como ele ensinou, passando o arame de dentro pra fora. Os porta-escovas vendidos atualmente não tem o orificio do lado interno. Tem q colocar o arame de fora pra dentro. Acontece q as escovas vem com orifícios tbem. Teoricamente pra facilitar o travamento. Realmente, é só olhar pelo orifício da carcaça, empurrar as escovas com o dedo pra alinhar seus orifícios e passar o arame. Pronto, estão travadas. Mas na hora de colocar o rotor, o anel coletor não entra; fika batendo na pontinha das escovas. Se forçar, vai quebrar as escovas e o alternador não vai carregar. O macete é desbastar as escovas até sumirem os orifícios e refazer o procedimento de travamento.


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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por Paulo Corso em Qua 11 Abr - 13:22:53

Eu demsonto esse alternador hoje em dia com as mãos nas costas. Sempre tenho sobressalente um regulador de voltagem e o tridiodo. Em 2010, desmontei ele na beira da praia em Balneáario Camburiu e batata era o reulador que fudeu. Se não tivesse um na reserva e não soubesse trocar, com certeza teria ajudado algum eletricista explorador de turistas.


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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por garciapepe22 em Qua 11 Abr - 21:01:40

Paulo Corso escreveu:Eu demsonto esse alternador hoje em dia com as mãos nas costas. Sempre tenho sobressalente um regulador de voltagem e o tridiodo. Em 2010, desmontei ele na beira da praia em Balneáario Camburiu e batata era o reulador que fudeu. Se não tivesse um na reserva e não soubesse trocar, com certeza teria ajudado algum eletricista explorador de turistas.

Tambem tenho um triodo e uma ponte. o regulador reserva foi usado na ultima abertura. Não viajo sem o "kit".

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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por onivaldo.gm em Qui 27 Dez - 20:12:41

Abri o alternador é o cabeçudo do eletricista do antigo dono nao reparou que a ponte retificadora atual era do Kadet/Monza Gauss GA1311 qdo na verdade deveria ser a GA1312. Talvez seja isto que a luz no painel da bateria fica acessa direto mesmo carregando...Vou trocar porem vi que pelos comentarios a da Ikro é melhor...qual marca vcs aconselham ?

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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por Paulo Corso em Ter 26 Fev - 11:13:50

To com uma duvida aqui, se o parafuso do negativo, vai sem nenhum isolador na ponte retificadora, significa que a carcaça do alternador é negativa, como ta em contato com o motor, nem precisaria de usar um fio negativo para aterrar o alternador. No meu ta assim, ou tem algo errado??


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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por onivaldo.gm em Ter 26 Fev - 12:34:40

está correto, o parafuso do negativo nao vai isolador justamente para pegar o contato do motor.

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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por Paulo Corso em Ter 26 Fev - 12:42:51

Então a carcaça do alternador esta negativamente energizada (quando montado no suporte), pq o motor ja ta aterrado na bateria. Então pra que temos que usar o fio negativo do alternador pra aterrar?


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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por onivaldo.gm em Ter 26 Fev - 13:12:02

pq este fio negativo do alternador é justamente o que faz o seu aterramento...

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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por Paulo Corso em Ter 26 Fev - 13:23:45

desculpe a burrice minha, mas o alternador esta montado no motor que ja ta aterrado, se o negativo do alternador ja ta na carcaça nao precisaria desse fio correto ou nao? acho que o meu ta dando massa na carcaça sem ser o correto.


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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por onivaldo.gm em Ter 26 Fev - 13:37:19

O fato do alternador estar montado no motor atraves dos parafusos sem duvida já faz o aterramento, porem independente deste aterramento o fabricante prove seu equipamento com uma tomada de terra propria pois nao dá para ele (fabricante) saber onde e como será montado o alternador.

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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por Paulo Corso em Ter 26 Fev - 13:43:26

Valeu amigo, tinha pensando nisso tb. To com o seguinte problema, nos modelos com ar condicionado tem um fio que vai ao positivo do alternador, de forma que o ar seja ligado somente depois da partida, isto é depois que a luz espia se apaga, normalmente quando o motor ligado se tira o fio da luz espia, o ar desliga, no meu nao ta desligado, to achando que to com problema no regulador de voltagem, pois as vezes mesmo se tirar o fio da lampada do painel ele continua carregando.


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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por onivaldo.gm em Ter 26 Fev - 13:50:03

nao entendi "normalmente quando o motor ligado se tira o fio da luz espia, o ar desliga"... como isso ?


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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por Paulo Corso em Ter 26 Fev - 15:00:56

Sabe o fio que vai do alternador para lampada do painel, se tirar o fio do alternador o ar tem que desligar, isso é para que caso de pau no alternador, nao fique sem carga na bateria rapidamente e para tambem nao ficar dando partida com o ar ligado, mas acho que achei o problema , é o rele do ar que ta com pau, ta ficando colado, vamus ver se é isso mesmo , vou ver se troco ele no sabado.


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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por onivaldo.gm em Ter 26 Fev - 15:05:58

este fio é apenas para indicar se o alternador estah carregando ou nao...nao interfere na carga/descarga da bateria...deve deixar ligado este fio.

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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por opala4cc em Dom 2 Jun - 16:43:44

Bem, como pode estar fazendo falta para os colegas opaleiros, resolvi fazer a continuação do tópico. Segue o tutorial com os testes elétricos dos componentes do alternador:
O multímetro escolhido foi um ET-1000 (figura 1), da minipa. Já há algum tempo eu não uso esses multímetros fuleiros (de entrada), mas é o que vale a pena comprar para testes mais simples e também é o tipo de aparelho que é mais acessível para a maioria das pessoas.


screen shot
Figura 1: O multímetro minipa ET-1000 na escala de resistência [200Ohms].


upload pictures free
Figura 2: O alternador que será testado.

Comecei pelo estator. Este é o teste de isolação com a massa. Com o multímetro na posição da figura 1, coloque uma das pontas de prova no anel periférico da carcaça e a outra ponta de prova em um dos terminais tipo olhal dos enrolamentos do estator, conforme a figura 3. O multímetro não deve acusar condutividade. Se houver condutividade, tem defeito no estator. O teste deve ser repetido para os outros dois terminais tipo olhal, sempre testando entre o anel e cada terminal, conforme as figuras 4 e 5.

jpg images
Figura 3: Teste de isolação entre a carcaça e o primeiro terminal dos enrolamentos.


photo share
Figura 4: Teste de isolação com outro terminal dos enrolamentos do estator.


picture uploading
Figura 5: Teste de isolação com o último terminal dos enrolamentos do estator.

Agora, o teste de continuidade dos enrolamentos do estator. Com o multímetro na posição mostrada na figura 1, coloque uma das pontas de prova em um dos terminais tipo olhal e a outra ponta de prova em outro terminal tipo olhal. Faça a permuta das pontas de prova seguindo o critério "combinação de três elementos, dois a dois", conforme as figuras 6, 7 e 8. O multímetro, precisa acusar condutividade (e boa condutividade!) entre os terminais, conforme é mostrado nas figuras adjacentes:

image hosting flickr
Figura 6: teste de continuidade dos enrolamentos do estator.


img host
Figura 7: teste de continuidade dos enrolamentos do estator.


screenshot windows 8
Figura 8: teste de continuidade dos enrolamentos do estator.

Embora todos estes testes tenham dado bons resultados, o estator ainda pode estar ruim. Inspecione visualmente se o verniz dos enrolamentos de cobre estão muito enegrecidos. Certa feita, meu alternador carregava bem quando eu dava partida no carro. Mas quando o motor esquentava e este calor aquecia o alternador, a luz espia que indicava problemas de carga começava gradualmente a acender. Primeiro tenuamente até ficar completamente. O problema era no estator. O calor fazia os enrolamentos entrarem em curto com a massa. Era um defeito intermitente. Tive de trocar o estator.
Também é necessário que opaleiros que têm alternadores de 65 A prestem atenção a estatores não originais ou que tenham sido trocados. Os estatores de alternadores de 65A tem fio duplo chegando em cada terminal tipo olhal. Tem muito pangaré que recupera estatores e auto-elétricos que simplesmente colocam o estator de alternadores de opala de menor capacidade ou recondicionam com fio simples. O resultado é a baixa vida útil do estator (porque o verniz enegrece rápido) e baixo rendimento do alternador (principalmente quando o dono do carro liga muito o ar condicionado). Fique atento!

Testes da ponte retificadora:
A figura 9 mostra a ponte (ou placa) retificadora do opala. Os diodos são aquelas pastilhas pretas dentro da cavidade metálica. Os três em baixo são os positivos e os três em cima são os negativos. A parte metálica abaixo da linha verde é a parte positiva e a parte metálica acima é negativa (em contato com a massa).

open source screen capture
Figura 9: A ponte retificadora do alternador.

Coloque o multímetro na posição mostrada na figura 10, que é para teste de diodo.

upload a picture
Figura 10: O multimetro "Extra-Terrestre-1000" na posição para teste de diodo.

Coloque as pontas de provas exatamente conforme mostra a figura 11, observando as cores das pontas de prova. O multímetro deve acusar resistência infinita.

picture uploading
Figura 11: Resistência infinita na ponte retificadora.

Agora inverta a posição das pontas de prova. O multímetro tem de indicar condutividade, conforme a figura 12.

free upload
Figura 12: Condutividade na ponte retificadora.

Agora vamos testar os diodos individualmente. Não tente removê-los de seus alojamentos. Alternadores jurássicos, como os dos primeiros opalas - se não me engano, aqueles de 35A - os diodos podiam ser sacados para fora da placa com o auxílio de uma ferramenta específica, para serem individualmente substituídos. Nesse alternador, não é possível.
Coloque a ponta de prova preta no lado positivo da ponte e a ponta de prova vermelha em um dos diodos, conforme figura 13. O multímetro tem de acusar condutividade.

image upload without registration
Figura 13: Multímetro acusando condutividade.

Coloque a ponta de prova vermelha nos outros dois locais mostrados nas figuras 14 e 15 respectivamente, mantendo a ponta de prova preta no lugar.

screenshot tool
Figura 14: Multímetro acusando condutividade.


image hosting 10mb limit
Figura 15: Multímetro acusando condutividade.

Agora, coloque a ponta de prova vermelha aonde estava a ponta de prova preta e posicione a ponta de prova preta nos mesmo locais onde foi colocada a ponta de prova vermelha nas figuras 13, 14 e 15. Se ficou confuso, apenas siga os procedimentos das figuras seguintes, 16, 17 e 18. O multímetro não pode acusar condutividade.

screenshot windows 7
Figura 16: O multímetro acusando não-condutividade (resistência infinita).


capture screen
Figura 17: O multímetro acusando não-condutividade (resistência infinita).


photo storage
Figura 18: O multímetro acusando não-condutividade (resistência infinita).

Repita o procedimento para os outros três diodos com a placa negativa. Em um sentido devem conduzir e no outro não devem conduzir.
Se tudo saiu nos conformes, sua ponte retificadora está boa.

Agora vamos testar o triodo.
Com o multímetro na posição indicada na figura 10 e a ponta de prova preta aonde mostra a figura 19, coloque a ponta de prova vermelha nos três terminais no lado oposto do triodo, conforme as figuras 19, 20 e 21. O multímetro tem de acusar condutividade.

image hosting without registration
Figura 19: O mutímetro acusando condutividade.


screen capture program
Figura 20: O mutímetro acusando condutividade.


image sharing
Figura 21: O mutímetro acusando condutividade.

Agora, faça a mesma coisa com as pontas de prova invertidas, conforme as figuras 22, 23 e 24. O multímetro tem que acusar não condutividade.

how to capture screen
Figura 22: o multímetro acusando não-condutividade (resistência infinita).


screen cap
Figura 23: o multímetro acusando não-condutividade (resistência infinita).


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Figura 24: o multímetro acusando não-condutividade (resistência infinita).

Agora vamos testar o rotor. Coloque o multímetro na posição mostrada na figura 1. Uma das pontas de prova deve ser colocada em um dos anéis deslizantes e a outra ponta no eixo do rotor, conforme a figura 25. O teste deve ser repetido para o outro anel deslizante e o multímetro deve acuasr resistência infinita:

image upload with preview
Figura 25: Teste de isolamento entre os anéis deslizantes e o eixo do rotor.

Agora, coloque uma das pontas de prova em um anel deslizante e a outra ponta no outro anel deslizante, conforme a figura 26. O multímetro tem que acusar condutividade, e ela é usualmente alta (ou seja, acusa uma resistência pequena), conforme pode ser visto no display do multímetro. Existe um valor máximo e mínimo aceitáveis para o valor desta resistência, mas eu não lembro e não tenha a informação à mão no momento.

imageshackus
Figura 26: Teste de continuidade entre os anéis deslizantes do rotor.

Por fim, seria necessário testar a capacidade do rotor de gerar campo magnético, mas o multímetro sozinho não é capaz de promover tal teste.

Só falta fazer o teste do regulador de voltagem. Este componente não é confiavelmente testável em multímetros, sendo mais apropriado o uso de uma fonte de corrente contínua com voltagem manualmente variável.
O diagrama abaixo (figura 27) mostra a técnica de teste do regulador de voltagem, bem como um diagrama de blocos do raciocínio lógico a ser executado, para aqueles que desejarem fazê-lo. Lembrando que se for feito o teste com o alternador montado em bancada, é necessário colocar uma carga que consuma entre 2 a 5W (segundo informações da IKRO) para não haver danos no regulador de voltagem.

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Figura 27: Diagrama para teste do regulador de tensão elétrica (voltagem).

FIM

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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por gabriel.acosta em Sab 9 Nov - 11:17:55

Opa, tópico perfeito... não tem como ser mais claro.
Parabéns!

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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por gabriel.acosta em Dom 10 Nov - 15:52:53

Uma duvida, Porque os opalas mais antigos tem um regulador de voltagem externo, no caso, fora do alternador. Aqueles da ikro tipo este:

Eles não tem um regulador no interior do alternador ou tem dois trabalhando em conjunto??
E a ligação dele como é? No caso seria BAT o positivo vindo do alternador ou o que vai pra bateria? e o NEU seria aterramento? e os outros dois?

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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por gabriel.acosta em Seg 11 Nov - 8:57:51

alguem sabe?

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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por Marcio em Qua 1 Jan - 8:07:33

Duas duvidas no teste da figura 8 o seu deu 01,2 o meu deu 0,1, e o verniz está escuro, como sua explicação acho que é o original. Quebrei  a polia do alternador vou trocar, porém tem um "condensador" dentro dele aparentemente deligado ele tem uso ou é do sistema antigo. Segue a foto. muito obrigado pelo Tópico excelente.


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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por garciapepe22 em Sab 18 Jan - 19:04:18

gabriel.acosta escreveu:Uma duvida, Porque os opalas mais antigos tem um regulador de voltagem externo, no caso, fora do alternador. Aqueles da ikro tipo este:

Eles não tem um regulador no interior do alternador ou tem dois trabalhando em conjunto??
E a ligação dele como é? No caso seria BAT o positivo vindo do alternador ou o que vai pra bateria? e o NEU seria aterramento? e os outros dois?

Nos sistemas mais antigos de Opalas, Chevettes e D10´s a parte eletronica é externa.

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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por gabriel.acosta em Sex 4 Abr - 18:57:35

Marcio escreveu:Duas duvidas no teste da figura 8 o seu deu 01,2 o meu deu 0,1, e o verniz está escuro, como sua explicação acho que é o original. Quebrei  a polia do alternador vou trocar, porém tem um "condensador" dentro dele aparentemente deligado ele tem uso ou é do sistema antigo. Segue a foto. muito obrigado pelo Tópico excelente.

Tenho esta duvida também, abri meu alternador e troquei os diodos por que dois estavam abertos. O resto testei e estava bom! mas instalei novamente e continuou a não funcionar... Minha dúvida é, este objeto que parece um diodo grande no meu é um diodo ou um condensador?



Pergunto isto pois não sei porque não funcionou, cheguei a conclusão de que ou éra por causa desta peça ou então por causa do regulador de voltagem estragado!
Alguém sabe me dizer?

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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por adpachec em Sex 4 Abr - 19:54:14

gabriel.acosta escreveu:
Marcio escreveu:Duas duvidas no teste da figura 8 o seu deu 01,2 o meu deu 0,1, e o verniz está escuro, como sua explicação acho que é o original. Quebrei  a polia do alternador vou trocar, porém tem um "condensador" dentro dele aparentemente deligado ele tem uso ou é do sistema antigo. Segue a foto. muito obrigado pelo Tópico excelente.

Tenho esta duvida também, abri meu alternador e troquei os diodos por que dois estavam abertos. O resto testei e estava bom! mas instalei novamente e continuou a não funcionar... Minha dúvida é, este objeto que parece um diodo grande no meu é um diodo ou um condensador?



Pergunto isto pois não sei porque não funcionou, cheguei a conclusão de que ou éra por causa desta peça ou então por causa do regulador de voltagem estragado!
Alguém sabe me dizer?

É um condensador (atual capacitor), pode tirar se quiser, a função é evitar picos altos de tensão/corrente.
Quando ele estraga pode causar curto.....e queima de diodos.
No meu eu retirei.
 OKK 

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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por gabriel.acosta em Sex 4 Abr - 20:53:11

adpachec escreveu:É um condensador (atual capacitor), pode tirar se quiser, a função é evitar picos altos de tensão/corrente.
Quando ele estraga pode causar curto.....e queima de diodos.
No meu eu retirei.
 OKK 
Valeu adapachec, vou retirar para ver o resultado!

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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por Falves em Qui 1 Maio - 20:31:42

Boa noite amigos! Aproveito esse tópico para pedir uma grande ajuda!

Estou ajeitando o cofre do motor do meu Diplo, e trocando os conduítes corrugados do chicote elétrico e tal, após a reparação do alternador (Arno 65A) e a troca da bateria (Moura 60A). Pois bem, antes de desmontar os fios do alternador (incluindo o massa que vai preso ao bloco do motor), montei a bateria, e imediatamente após a partida,a luz da bateria apagou, e no multímetro, a bateria tava carregando 13,3 na lenta.
Puz o veículo na minha garagem, e desmontei os fios. Ao montar tudo, dei partida e a luz da bateria ficou acesa direto  Sad , medi com o multimetro direto na bateria e também nos bornes do alternador, e vi que o alternador não está carregando (12,2 V, ou seja, apenas a tensão da bateria nova)...Percebi algo muito curioso: Ao encostar o braco no filtro secador enquanto tocava no borne + da bateria, levei um p#$$% choque (isso mesmo, choque!!!!)... percebi que o mesmo ocorria ao tocar em qualquer ponto de massa do cofre do motor! Ao desmontar os fios do alternador, testei e constatei a presença de continuidade elétrica entre o fio + do alternador e a massa (bloco do motor)... notei que ao desligar o relé do A/C (aquele que vai na parede corta-fogo, ao lado da luz do cofre), essa continuidade (ou curto-circuito) some...
Então, tenho as seguintes dúvidas:
1- Realmente o fio + do alternador tem de dar continuidade à massa, mesmo com o fio desligado do alternador??? Será que isso está provocando o acendimento da luz da bateria e sua ineficiencia?
2 - Será que o relé do A/C está em curto, ou a ligação dele está invertida?

Creio que ele já tenha esse problema antes mesmo de vir pra minha mão, to com ele há poucos dias e to arrumando uma série de coisas nele! Se algum amigo puder, me diga o esquema de ligação deste relé, de repente, pode ter algo invertido...
P.S: Há um fio do relé (creio que no borne 87) que está aterrado à massa no corpo do interruptor da luz do capo, será correto?

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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por Falves em Sex 2 Maio - 23:26:09

Fernando Diplo 91 escreveu:Boa noite amigos! Aproveito esse tópico para pedir uma grande ajuda!

Estou ajeitando o cofre do motor do meu Diplo, e trocando os conduítes corrugados do chicote elétrico e tal, após a reparação do alternador (Arno 65A) e a troca da bateria (Moura 60A). Pois bem, antes de desmontar os fios do alternador (incluindo o massa que vai preso ao bloco do motor), montei a bateria, e imediatamente após a partida,a luz da bateria apagou, e no multímetro, a bateria tava carregando 13,3 na lenta.
Puz o veículo na minha garagem, e desmontei os fios. Ao montar tudo, dei partida e a luz da bateria ficou acesa direto  Sad , medi com o multimetro direto na bateria e também nos bornes do alternador, e vi que o alternador não está carregando (12,2 V, ou seja, apenas a tensão da bateria nova)...Percebi algo muito curioso: Ao encostar o braco no filtro secador enquanto tocava no borne + da bateria, levei um  p#$$% choque (isso mesmo, choque!!!!)... percebi que o mesmo ocorria ao tocar em qualquer ponto de massa do cofre do motor! Ao desmontar os fios do alternador, testei e constatei a presença de continuidade elétrica entre o fio + do alternador e a massa (bloco do motor)... notei que ao desligar o relé do A/C (aquele que vai na parede corta-fogo, ao lado da luz do cofre), essa continuidade (ou curto-circuito) some...
Então, tenho as seguintes dúvidas:
1- Realmente o fio + do alternador tem de dar continuidade à massa, mesmo com o fio desligado do alternador??? Será que isso está provocando o acendimento da luz da bateria e sua ineficiencia?
2 - Será que o relé do A/C está em curto, ou a ligação dele está invertida?

Creio que ele já tenha esse problema antes mesmo de vir pra minha mão, to com ele há poucos dias e to arrumando uma série de coisas nele! Se algum amigo puder, me diga o esquema de ligação deste relé, de repente, pode ter algo invertido...
P.S: Há um fio do relé (creio que no borne 87) que está aterrado à massa no corpo do interruptor da luz do capo, será correto?


Problema resolvido amigos, um dos porta-escovas, que foi trocado, estava partido, provavelmente durante a montagem o auto-elétrico não usou aquele truque do "araminho" que foi citado aqui! Agora o Arno tá 10!

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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por opala4cc em Seg 26 Maio - 23:57:02

Marcio escreveu:Duas duvidas no teste da figura 8 o seu deu 01,2 o meu deu 0,1, e o verniz está escuro, como sua explicação acho que é o original. Quebrei  a polia do alternador vou trocar, porém tem um "condensador" dentro dele aparentemente deligado ele tem uso ou é do sistema antigo. Segue a foto. muito obrigado pelo Tópico excelente.


Não faz diferença ter 1,2 ou 1,0 Ohms na figura 8.
O seu condensador (que é um capacitor), conforme um colega já respondeu, quando estraga pode causar alguns danos na parte elétrica. Entretanto, o condensador serve para filtrar ruídos elétricos provenientes da saída do alternador, diminuindo a níveis mais aceitáveis a "sujeira" da corrente contínua (conhecida como "ripple") que sai do alternador e vai para os dispositivos elétricos do veículo. O condensador é um complemento da retificação propiciada pelos diodos. As lâmpadas de filamento do carro, travas elétricas, compressor do AC, etc... não sentem absolutamente nada desse ruído, mas a ignição eletrônica e o rádio (de época, original do carro), por exemplo, podem - teoricamente - sentir e ter componentes danificados a longo prazo.

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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por opala4cc em Qui 4 Set - 15:12:58

garciapepe22 escreveu:
gabriel.acosta escreveu:Uma duvida, Porque os opalas mais antigos tem um regulador de voltagem externo, no caso, fora do alternador. Aqueles da ikro tipo este:

Eles não tem um regulador no interior do alternador ou tem dois trabalhando em conjunto??
E a ligação dele como é? No caso seria BAT o positivo vindo do alternador ou o que vai pra bateria? e o NEU seria aterramento? e os outros dois?

Nos sistemas mais antigos de Opalas, Chevettes e D10´s a parte eletronica é externa.

Bons tempos, aqueles. Era raro ter de trocar o regulador de voltagem. Ele esquentava menos e era regulável durante o uso.

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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por opala4cc em Qui 4 Set - 15:28:37

A quem preferir uma aula em vídeo sobre alternador, existe o canal do Tonella, no youtube. Nessa série de 7 vídeos, ele ensina a diagnosticar problemas de alternador:
https://www.youtube.com/watch?v=jObxAizcZ5g

Aliás, para quem é - como eu - adepto do faça você mesmo, recomendo um passeio pelo canal de vídeos do Tonella, no youtube.

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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por gabriel.acosta em Qui 4 Set - 19:05:53

Realmente, o canal dele é muito bom! É um exemplo de pessoa que gosta de ensinar...

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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por opala4cc em Sex 5 Set - 1:24:50

gabriel.acosta escreveu:Realmente, o canal dele é muito bom! É um exemplo de pessoa que gosta de ensinar...

Verdade. Aliás, o Marcelo Tonella reúne características que tornam o canal dele singular: ele fala bem, tem boa didática, tem uma ajudante para filmar, tem o conhecimento do que fala e ensina de graça. É claro que nem tudo que ele ensina nos vídeos as pessoas que assistem vão sair fazendo. Acredito que a maioria dos que assistem o fazem apenas por curiosidade de saber como as coisas funcionam.
Recomendo também a série de vídeos sobre a retífica do motor do fusca.

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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por gabriel.acosta em Sex 5 Set - 11:44:18

Eu assisti todas as duas séries de vídeos de repintura, com PU e com poliéster! Muito bom...

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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por opala4cc em Sex 5 Set - 22:18:37

gabriel.acosta escreveu:Eu assisti todas as duas séries de vídeos de repintura, com PU e com poliéster! Muito bom...

Idem!

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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por kexoloko em Sex 24 Jul - 15:01:53

Excelente Tutorial, me ajudou e muito.
Meu Opalão Comodoro 6cc 1987

O problema do Meu alternador estava no regulador de voltagem, só estava enviando 6v

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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

Mensagem por opala4cc em Sex 24 Jul - 17:43:07

kexoloko escreveu:Excelente Tutorial, me ajudou e muito.
Meu Opalão Comodoro 6cc 1987

O problema do Meu alternador estava no regulador de voltagem, só estava enviando 6v


U
Que bom que lhe ajudou! A ideia e que ninguem mais precise depender de mao de obra paga para consertar seu alternador!

Abraço

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Re: Tutorial Desmontando alternador 65a.

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