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CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



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regulagem de valvula

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regulagem de valvula

Mensagem por fernando opaleiro em Sab 7 Abr - 17:58:56

boa tarde eu estu pasando trabalho para regular as valvulas da minha caravan como fasso para regular da para regular com ela desligada ou so ligada por que regulo com ela ligada e depois volta a bater ou fica inforcada o motor eu fiz faz pouco tempo completo mas na reforma desmontei para trocar junta e a gacheta por eta vasando mas ela funciona normal o unico problema e a valvula obrigado des de já abs

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Re: regulagem de valvula

Mensagem por tiagocaravan79 em Sab 7 Abr - 22:18:09

Cara tem q regular com o motor frio, pq a válvula de escape dilata, se vc regula com o motor quente quando ela voltar ao tamanho normal a folga entre a válvula e o balanceiro aumenta e por isso volta a bater. Precisa do especímetro e tem uma ordem correta pra ir regulando nao me lembro ao certo, mas se der uma procurada vc acha.
Abraço

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Re: regulagem de valvula

Mensagem por j ricardo em Sab 7 Abr - 22:21:19

Movido para mecanica


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Re: regulagem de valvula

Mensagem por mauriciodonizetifernandes em Sab 7 Abr - 23:02:24

é isso ai tem uma coisa se o seu motor for mecanico tem uma regulagem
se for com tucho tem outra.
com tuchos você pode encostar os balancins.
se for mecânico deixe uma folga de 0,8 até 0,10 mm por causa da dilatação,mas tem que ser motor frio,tem quem diga pra regular com motor quente eu nunca regulei,e sempre ficou bom.

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Re: regulagem de valvula

Mensagem por j ricardo em Sab 7 Abr - 23:13:18

pra mim regulagem de valvula tem que ser a quente...

nas fichas de comando importado diz: "lash HOT"

e interessa que as valvulas tenham a folga correta quando? na temperatura de funcionamento ou quando esta frio?


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Re: regulagem de valvula

Mensagem por mauriciodonizetifernandes em Sab 7 Abr - 23:26:09

frio,
quente justa para abertura das valvulas,
se ficar folgada não abrem cem por cento,
se ficar apertada enforca o motor.

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Re: regulagem de valvula

Mensagem por thallisguimaraes em Dom 8 Abr - 0:38:34

j ricardo escreveu:pra mim regulagem de valvula tem que ser a quente...

nas fichas de comando importado diz: "lash HOT"

e interessa que as valvulas tenham a folga correta quando? na temperatura de funcionamento ou quando esta frio?

Ainda quero ver voce regular as valvulas de um 4.1i de omega ou silverado, rsrs


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Re: regulagem de valvula

Mensagem por mauriciodonizetifernandes em Dom 8 Abr - 13:11:15

eu achei estas medidas no manual de manutenção GM

sobremadida fornaecida

a- 0,3445-0,3452"
b- 0,3565- 0,3572"
c- 0,3715- 0,3722"

sobremedida
especificada

0,0035"
0,0155"
0,0305"

diametro dealargador

0,3465
0,3585
0,3735


folga entre guia e a válvula


admissão 0,025 á 0,085 mm 0,0010 -0,0033"
escapamento 0,025 a 0,069mm 0,0010 - 0,0027"








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Re: regulagem de valvula

Mensagem por Ghost em Dom 8 Abr - 13:58:58

tiagocaravan79 escreveu:Cara tem q regular com o motor frio, pq a válvula de escape dilata, se vc regula com o motor quente quando ela voltar ao tamanho normal a folga entre a válvula e o balanceiro aumenta e por isso volta a bater. Precisa do especímetro e tem uma ordem correta pra ir regulando nao me lembro ao certo, mas se der uma procurada vc acha.
Abraço

Ordem de ignição OKK

1 5 3 6 2 4

se não me falha a memória.


Pra regular precisa tirar as velas fora colocar alguma chave longa no cilindro da vez e girar o vira até encostar o pistão em cima e dai você regula as válvulas ...

Não me lembro de cabeça 100% mais é por ai a coisa ... Acompanhei meu tio fazendo semana retrasada na minha caravan OKK

ps: Tuchos hidráulicos


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Re: regulagem de valvula

Mensagem por fernando opaleiro em Seg 9 Abr - 11:32:21

bom dia pessoal muito obrigado pela esplicação eu achei que so dava para regular com motor ligado mas desligado acho que fica mais facilde regular obrigado pela ajuda por isso gosto tanto desse forom uns ajuda o outro quando tem um pouco mas de conhecimento obrigado

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Re: regulagem de valvula

Mensagem por RN_Willemann em Seg 9 Abr - 12:54:27

EU regulo sempre frio, nao sei se eh o correto...

Aponto o rotor pro cilindro e um abraço, nem vela tiro mais.

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Re: regulagem de valvula

Mensagem por mauriciodonizetifernandes em Seg 9 Abr - 13:37:12

gente acho que estão confundindo ponto com valvulas,



isto é valvulas,para regular tirar a tampa do motor.

regulagem de ponto de ignição:é o procedimento que estão falando




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Re: regulagem de valvula

Mensagem por Ghost em Seg 9 Abr - 15:08:29

Sim, Mauricio. Mas você regula as válvulas com o carro frio e desligado, regula POR CILINDRO baseado na ordem de ignição OKK


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Re: regulagem de valvula

Mensagem por mauriciodonizetifernandes em Seg 9 Abr - 15:14:47

eu regulo da seguinte forma:
tiro a tampa,giro o motor,independente de qual cilindro se encontra,espero liberar (pms),de entrada ou saida,ponho calibre,e
vou ao próximo,nunca deu errado,porque oque manda é a medida,independente da ordem.

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Re: regulagem de valvula

Mensagem por thallisguimaraes em Seg 9 Abr - 15:22:11

mauriciodonizetifernandes escreveu:eu regulo da seguinte forma:
tiro a tampa,giro o motor,independente de qual cilindro se encontra,espero liberar (pms),de entrada ou saida,ponho calibre,e
vou ao próximo,nunca deu errado,porque oque manda é a medida,independente da ordem.

Na minha ignorancia tambem é assim


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Re: regulagem de valvula

Mensagem por RN_Willemann em Seg 9 Abr - 18:11:45

mauriciodonizetifernandes escreveu:eu regulo da seguinte forma:
tiro a tampa,giro o motor,independente de qual cilindro se encontra,espero liberar (pms),de entrada ou saida,ponho calibre,e
vou ao próximo,nunca deu errado,porque oque manda é a medida,independente da ordem.

Sim, só que pra isso que se usa o rotor do distribuidor, quando ele aponta pro cabo do cilindro o motor está em PMS e pode regular, nao precisa tirar as velas, só a tampa e deu.

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Re: regulagem de valvula

Mensagem por mauriciodonizetifernandes em Seg 9 Abr - 18:15:20

??????????????????????????????

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Re: regulagem de valvula

Mensagem por RN_Willemann em Seg 9 Abr - 18:18:33

?

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Re: regulagem de valvula

Mensagem por mauriciodonizetifernandes em Seg 9 Abr - 18:20:50

cara,regular pelos cabos,voce corre o risco de enforcar os tuchos.

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Re: regulagem de valvula

Mensagem por RN_Willemann em Seg 9 Abr - 18:31:57

mauriciodonizetifernandes escreveu:cara,regular pelos cabos,voce corre o risco de enforcar os tuchos.

Se fizer corretamente IMPOSSÍVEL, me desculpe pela sinceridade.

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Re: regulagem de valvula

Mensagem por raphaelcaronti em Seg 9 Abr - 19:11:43

O meu opala quando foi montado o cabeçote e foi a hora de regular, chamei um amigo e ele regulou para mim, mas ligado, ficou ótimo, mas faz uma meleca das brabas!

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Re: regulagem de valvula

Mensagem por Diegoj em Seg 9 Abr - 22:15:09

mauriciodonizetifernandes escreveu:cara,regular pelos cabos,voce corre o risco de enforcar os tuchos.

Mas ai tem que ficar atento e ir apertando/soltando aos poucos que dai nao tem problema


Última edição por Diegoj em Seg 2 Jul - 19:33:35, editado 1 vez(es)

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Re: regulagem de valvula

Mensagem por VICTOR-73-6CC- em Seg 9 Abr - 23:15:03

Reamente é complicado explicar sem mostrar mas vamos ver se eu consigo explicar um pouco melhor, primeiro vc tem que retirar a tampa das válvulas retire a tampa do distribuidor, coloque o 1º cilindro (o + proximo ao radiador) em PMS, em 4ª marcha empurre a caravan um toquinho para frente (vai facil), até a marca da polia coincir com o "0" na escala do ponto, agora olhe no distribuidor se o rotor estiver apontando para o um entalhe que tem no distribuidor na direção do cabo do cilindro 1.
Bom agora é mais fácil, se teu comando for do 250S as folgas serão 0,20mm nas válvulas de admissão e 0,25mm nas válvulas de escape, tem que usar laminas calibradas pra isso.
Ja com o pistão 1 em PMS, regule:
a) as duas válvulas do 1º cilindro;
b) admissão do cilindro 2;
c) escape do cilindro 3;
d) admissão do cilindro 4
e) escape do cilindro 5;
Agora coloque o cilindro em PMS superior, tem que fazer o vira da uma volta completa, empurrando o carro novamente, o rotor ira apontar para o cabo do cilindro 6, e na escala do ponto vai estar em "0" novamente, dai vc regula:
f) admissão e escape do cilindro 6;
g) admissão do cilindro 5;
h) escape do cilindro 4;
i) admissão do cilindro 3;
j) escape do cilindro 2;
Pronto ja ta regulado, agora monte a tampa de válvulas com uma junta nova pra não vazar óleo, não esqueça de regular com as folgas corretas. Espero que ajude, pra mim ajudou muito, pois tive que regular as marteladas das minhas, agora ta um reloginho.

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Re: regulagem de valvula

Mensagem por RN_Willemann em Ter 10 Abr - 8:13:12

Lembrando, com as velas você pode virar o motor no arranque por dentro do cofre, nao precisa fazer força.

Mais rápido e prático.

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Re: regulagem de valvula

Mensagem por Diegoj em Ter 10 Abr - 12:06:38

VICTOR-73-6CC- escreveu:Reamente é complicado explicar sem mostrar mas vamos ver se eu consigo explicar um pouco melhor, primeiro vc tem que retirar a tampa das válvulas retire a tampa do distribuidor, coloque o 1º cilindro (o + proximo ao radiador) em PMS, em 4ª marcha empurre a caravan um toquinho para frente (vai facil), até a marca da polia coincir com o "0" na escala do ponto, agora olhe no distribuidor se o rotor estiver apontando para o um entalhe que tem no distribuidor na direção do cabo do cilindro 1.
Bom agora é mais fácil, se teu comando for do 250S as folgas serão 0,20mm nas válvulas de admissão e 0,25mm nas válvulas de escape, tem que usar laminas calibradas pra isso.
Ja com o pistão 1 em PMS, regule:
a) as duas válvulas do 1º cilindro;
b) admissão do cilindro 2;
c) escape do cilindro 3;
d) admissão do cilindro 4
e) escape do cilindro 5;
Agora coloque o cilindro em PMS superior, tem que fazer o vira da uma volta completa, empurrando o carro novamente, o rotor ira apontar para o cabo do cilindro 6, e na escala do ponto vai estar em "0" novamente, dai vc regula:
f) admissão e escape do cilindro 6;
g) admissão do cilindro 5;
h) escape do cilindro 4;
i) admissão do cilindro 3;
j) escape do cilindro 2;
Pronto ja ta regulado, agora monte a tampa de válvulas com uma junta nova pra não vazar óleo, não esqueça de regular com as folgas corretas. Espero que ajude, pra mim ajudou muito, pois tive que regular as marteladas das minhas, agora ta um reloginho.

Bem mais facil assim, não precisa nem ficar enfiando coisa no buraco da vela pra ver se o pistão tá em PMS.
Só fazendo 2 observações:
Não precisa nem empurrar o carro pra virar o motor até chegar na posição certa (bom pra quem tem garagem pequena), é só deixar o carro no ponto morto e soltar um pouco as velas e dai virar o motor pela polia que fica bem levinho. Tucho hidraulico não precisam de laminas para regular, a sequencia é a mesma que o Victor postou, vai apertando e verficando as varetas, na hora que a vareta nao tiver mais folga nenhuma pros lados ou pra cima e pra baixo, mas ainda girarem no lugar é só dar mais um aperto de meia a uma volta. Mas isso só vale pra tucho hidraulico e que esteja funcionando normal, tucho hidraulico travado ou mecanico só com lamina pra regular.



Um macete pra saber qual valvulas regular. Ponha o pistão 1 em PMS (o mais perto da bomba d'agua) e regule as valvulas 1 2 3 5 7 9 (em verde), o sentido é da bomba d'agua pro cambio, depois de regular elas ponha o pistão 6 em PMS (o pistao mais perto do cambio) e regule denovo as valvulas 1 2 3 5 7 9 (azul) dessa vez no sentido inverso, a primeira valvula vai ser a mais perto do cambio e a ultima vai estar mais perto da bomba d'agua. Tem gente que regula pistao por pistao botando cada um em pms e regulando mas é desnecessario, apenas botando 2 pistoes em PMS já é suficiente pra regulas todas as valvulas.

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Re: regulagem de valvula

Mensagem por j ricardo em Ter 10 Abr - 17:23:51

geralmente comando hidraulicos eu faço em dois "tombos"

mas comando importado eu regulo pistao por pistão, com o maximo de prescisão que conseguir.... caprichado...


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Re: regulagem de valvula

Mensagem por fernando opaleiro em Qua 11 Abr - 11:38:56

Diegoj escreveu:
VICTOR-73-6CC- escreveu:Reamente é complicado explicar sem mostrar mas vamos ver se eu consigo explicar um pouco melhor, primeiro vc tem que retirar a tampa das válvulas retire a tampa do distribuidor, coloque o 1º cilindro (o + proximo ao radiador) em PMS, em 4ª marcha empurre a caravan um toquinho para frente (vai facil), até a marca da polia coincir com o "0" na escala do ponto, agora olhe no distribuidor se o rotor estiver apontando para o um entalhe que tem no distribuidor na direção do cabo do cilindro 1.
Bom agora é mais fácil, se teu comando for do 250S as folgas serão 0,20mm nas válvulas de admissão e 0,25mm nas válvulas de escape, tem que usar laminas calibradas pra isso.
Ja com o pistão 1 em PMS, regule:
a) as duas válvulas do 1º cilindro;
b) admissão do cilindro 2;
c) escape do cilindro 3;
d) admissão do cilindro 4
e) escape do cilindro 5;
Agora coloque o cilindro em PMS superior, tem que fazer o vira da uma volta completa, empurrando o carro novamente, o rotor ira apontar para o cabo do cilindro 6, e na escala do ponto vai estar em "0" novamente, dai vc regula:
f) admissão e escape do cilindro 6;
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h) escape do cilindro 4;
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Bem mais facil assim, não precisa nem ficar enfiando coisa no buraco da vela pra ver se o pistão tá em PMS.
Só fazendo 2 observações:
Não precisa nem empurrar o carro pra virar o motor até chegar na posição certa (bom pra quem tem garagem pequena), é só deixar o carro no ponto morto e soltar um pouco as velas e dai virar o motor pela polia que fica bem levinho. Tucho hidraulico não precisam de laminas para regular, a sequencia é a mesma que o Victor postou, vai apertando e verficando as varetas, na hora que a vareta nao tiver mais folga nenhuma pros lados ou pra cima e pra baixo, mas ainda girarem no lugar é só dar mais um aperto de meia a uma volta. Mas isso só vale pra tucho hidraulico e que esteja funcionando normal, tucho hidraulico travado ou mecanico só com lamina pra regular.



Um macete pra saber qual valvulas regular. Ponha o pistão 1 em PMS (o mais perto da bomba d'agua) e regule as valvulas 1 2 3 5 7 9 (em verde), o sentido é da bomba d'agua pro cambio, depois de regular elas ponha o pistão 6 em PMS (o pistao mais perto do cambio) e regule denovo as valvulas 1 2 3 5 7 9 (azul) dessa vez no sentido inverso, a primeira valvula vai ser a mais perto do cambio e a ultima vai estar mais perto da bomba d'agua. Tem gente que regula pistao por pistao botando cada um em pms e regulando mas é desnecessario, apenas botando 2 pistoes em PMS já é suficiente pra regulas todas as valvulas.
obrigadopela informaçã as com fica os numeros paa o 4cc ainda nao concequi ter um 6cc tou acertando o motor 4cc mas ja tu desanimando achu que vou levar num mecanico o problema e que aqui onde moro são tudo relachado e so querem mecher em carrro novo por isso e que eu gosto de faser por isso pedi ajuda a voçeis talves eu consequise faser abs

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Re: regulagem de valvula

Mensagem por Ivo Filho em Qua 11 Abr - 12:00:44

Não é especificamente para regulara valvulas, mas para os iniciantes acho que o melhor é fazer no feijão com arroz....

http://www.opaleirosdoparana.com/t19980-tutorial-para-montar-o-distribuidor


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Re: regulagem de valvula

Mensagem por Diegoj em Qua 11 Abr - 12:10:22

Pro 4 cilindros é 1 2 3 5 a sequencia, mesmo esquema, pistao 1 em PMS conta 1 2 3 5 da bomba d'agua pro cambio, depois pistao 4 em pms conta 1 2 3 5 do cambio pra bomba d'agua.
Dá pra regular com ele ligado também, é mais facil mas faz um pouco de sujeira.
Liga o carro por uns segundos só pros tuchos carregarem e dai desliga, abre a tampa de valvulas, liga o carro e com uma chave 16 vai apertando/soltando os balancins até parar o barulho. Só funciona pra tucho hidraulico.
Mas se tu só fizer assim vai sujar tudo de óleo. Tem uns macetes pra conseguir uma regulagem bem precisa e sem fazer sujeira.
* Coloque o carro com a traseira num lugar mais alto que a frente, assim o motor vai ficar "reto", caso contario o oleo escorre pra parte de tras do motor que fica mais baixa e escorre tudo.
* Pegue uma estopa ou um pedaço de pano e limpe bem o furinho que tem no balancim onde ele encosta da vareta e passe um pouco de graxa nesse furo, assim sai bem menos óleo por ali e não faz sujeira, não tem perigo nenhum isso porque assim que voce acabar e só limpar a graxa.
* Pegue uma mangueira grossa com mais ou menos 1mt de comprimento, uma ponta voce encosta no ouvido e outra coloque bem perto do balancim, assim voce escuta bem certinho qual o barulho que ele tá fazendo.
* Comece da primeira e vá até na ultima sem pular nenhum (nesse metodo não tem 1 2 3 5 ou 1 2 3 5 7 9, começa na 1 e vai até na ultima), soltando a porca e dai vá apertando até o barulho parar, assim que parar de um pequeno aperto de +/- 1/4 ou 1/8 de volta.
* Se fizer tec tec tec é porque está com folga, então aperte, se fizer cloc cloc cloc tipo motor diesel é porque está muito apertado, então solte. O ideal é não fazer barulho nenhum, se por acaso vc não conseguir tirar todo o barulho, seja por tuchos ruins ou por outro motivo, o ideal é deixar com um pouco de folga, se deixar muito apertado vai forçar o comando e vai perder um pouco de torque

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Re: regulagem de valvula

Mensagem por Paulo Corso em Qua 11 Abr - 13:44:31

Eia Vitor 73 6cc, copiou meu texto hein, kkkkkkk, mas é bem isso mesmo, facil facil regular.

Mas lembrando que isso é para motores com tuchos mecanicos.


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Re: regulagem de valvula

Mensagem por VICTOR-73-6CC- em Sex 13 Abr - 22:06:33

Paulo Corso escreveu:Eia Vitor 73 6cc, copiou meu texto hein, kkkkkkk, mas é bem isso mesmo, facil facil regular.

Mas lembrando que isso é para motores com tuchos mecanicos.

Pior que copiei mesmo cara... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ms é que eu sempre regulei assim,e tinha escrito isso lá no outro tópico,poutz!!! até escrever tudo isso!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk copiei,mas eu regulava sempre assim cara,só discordo de que é pra mecânico,na vd,serve pros dois,mas eu acho mais seguro,quando é mecânico,regular um por um...

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Re: regulagem de valvula

Mensagem por VICTOR-73-6CC- em Sex 13 Abr - 22:07:06

Paulo Corso escreveu:Eia Vitor 73 6cc, copiou meu texto hein, kkkkkkk, mas é bem isso mesmo, facil facil regular.

Mas lembrando que isso é para motores com tuchos mecanicos.

Pior que copiei mesmo cara... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ms é que eu sempre regulei assim,e tinha escrito isso lá no outro tópico,poutz!!! até escrever tudo isso!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk copiei,mas eu regulava sempre assim cara,só discordo de que é pra mecânico,na vd,serve pros dois,mas eu acho mais seguro,quando é mecânico,regular um por um...

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Re: regulagem de valvula

Mensagem por mauriciodonizetifernandes em Sab 14 Abr - 21:03:31

Tuchos mecânicos x Tuchos hidráulicos Pergunta:


Gostaria de saber a diferença entre um tucho hidráulico e um tucho mecânico e qual dos dois é mais empregado nos motores dos automóveis?

Resposta: Basicamente ambos possuem a mesma função no motor, serve para auxiliar a árvore de comando na função de abrir as válvulas de admissão e de escape.
O tucho mecânico é totalmente sólido, ou seja, tem seu corpo rígido enquanto que o tucho hidráulico é oco formando internamente um cilindro com um êmbolo.
Este êmbolo é mantido para fora pela força de uma mola.
O tucho hidráulico é preenchido com o óleo lubrificante do próprio motor através de orifícios que se encontram no corpo do tucho.
Nos tuchos hidráulicos os orifícios são controlados por uma válvula que por sua vez, é controlado pelo deslocamento do êmbolo.
Abaixo vemos uma ilustração "exagerada" do movimento do êmbolo apenas para entendermos o seu funcionamento. Quando o câme não está forçando o balancim da válvula, os orifícios estão abertos. Devido ao deslocamento do óleo provocado pela bomba, ocorrerá uma troca do lubrificante que está no interior do tucho.
Isso é importante por duas coisas.
Primeira para eliminar qualquer bolha de ar que esteja presente e segundo, para permitir a troca de calor mantendo arrefecido o tucho.
Quando o câme força a abertura da válvula, os orifícios são fechados e o lubrificante fica preso no interior do tucho.
Quando se utiliza tucho mecânico em um motor, é necessário que haja uma folga devido à dilação do mesmo sob efeito do calor desprendido pelo motor. Já com o uso do tucho hidráulico essa folga é desnecessária.
Não havendo essa folga, o nível de ruído do motor será bem menor.
Até a década de 80 o mais utilizado era o tucho mecânico. Atualmente os papéis se praticamente se inverteram e a grande maioria dos motores trabalham com tuchos hidráulicos.






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Re: regulagem de valvula

Mensagem por Paulo Corso em Seg 16 Abr - 9:16:16

Vitor eu nunca consegui regular as valvulas com tuchos hidraulicos dess ejeito, sempre ficavam batendo, pra mim só dava certo regular com o motor ligado (ruim era a sujeira, mas lavando tava novo depois).


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Re: regulagem de valvula

Mensagem por fernando opaleiro em Seg 16 Abr - 11:23:19

bom dia agora acho que deu certo eu regulei com o motor ligado primeiro fiz o passo com o motor desligado pistão 1 e 4 ai liguei ficou batendo um pouco ai regulei com ele ligado ai fecho fico 100%
abs opaleiros pela esplicação. cheers

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Re: regulagem de valvula

Mensagem por Diegoj em Ter 17 Abr - 19:02:34

 


Última edição por Diegoj em Seg 2 Jul - 19:30:22, editado 1 vez(es)

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Re: regulagem de valvula

Mensagem por opalagyn em Ter 17 Abr - 19:58:53

Achei muito complicado, mais lendo lentamente consegue-se ter uma boa base.

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Re: regulagem de valvula

Mensagem por gilmareu em Seg 14 Jan - 8:06:04

VICTOR-73-6CC- escreveu:Reamente é complicado explicar sem mostrar mas vamos ver se eu consigo explicar um pouco melhor, primeiro vc tem que retirar a tampa das válvulas retire a tampa do distribuidor, coloque o 1º cilindro (o + proximo ao radiador) em PMS, em 4ª marcha empurre a caravan um toquinho para frente (vai facil), até a marca da polia coincir com o "0" na escala do ponto, agora olhe no distribuidor se o rotor estiver apontando para o um entalhe que tem no distribuidor na direção do cabo do cilindro 1.
Bom agora é mais fácil, se teu comando for do 250S as folgas serão 0,20mm nas válvulas de admissão e 0,25mm nas válvulas de escape, tem que usar laminas calibradas pra isso.
Ja com o pistão 1 em PMS, regule:
a) as duas válvulas do 1º cilindro;
b) admissão do cilindro 2;
c) escape do cilindro 3;
d) admissão do cilindro 4
e) escape do cilindro 5;
Agora coloque o cilindro em PMS superior, tem que fazer o vira da uma volta completa, empurrando o carro novamente, o rotor ira apontar para o cabo do cilindro 6, e na escala do ponto vai estar em "0" novamente, dai vc regula:
f) admissão e escape do cilindro 6;
g) admissão do cilindro 5;
h) escape do cilindro 4;
i) admissão do cilindro 3;
j) escape do cilindro 2;
Pronto ja ta regulado, agora monte a tampa de válvulas com uma junta nova pra não vazar óleo, não esqueça de regular com as folgas corretas. Espero que ajude, pra mim ajudou muito, pois tive que regular as marteladas das minhas, agora ta um reloginho.

Perfeito esta explicação, mas fiquei com uma dúvida, o ideal é motor quente ou frio?

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Re: regulagem de valvula

Mensagem por gilmareu em Qua 13 Mar - 21:25:48

No meu caso, depois de muito sofrer e apanhar, pois nunca tinha feito isso, li o tópico e mexi daqui e ali, consegui regular as válvulas do meu após ter feito o cabeçote.
Foi extremamente útil todos os comentários acima e fico grato a todos que tiveram a boa vontade e paciência de publicar os esquemas.

No final, o melhor jeito para mim foi
1) regular no esquema acima, desligado, pistão por pistão no PMS a frio. Assim elas ficaram meio presas quando o motor ficou quente sem bater nada, mas amarrado.
2) motor ligado e quente, abri a tampa de válvulas e ia válvula por válvula, abria até começar a bater e fechava um pouquinho

Só estou com um problema em uma das válvulas, acho que a admissão do cilindro 6, que se aperto e tiro o ruído o carro fica meio manco, se solto, bate mas o bicho até canta pneu de segunda.

Minha dúvida é será que o tucho deste cilindro tá com problema? Tem problema rodar assim batendo válvula um tempo?

Desde já obrigado e abraço a todos!

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Re: regulagem de valvula

Mensagem por modonesi em Qui 4 Abr - 14:13:36

Qué sabe vo levar pro mecanico fazer essa po&&a naum entendi nada e vo destruir o motor do meu carro se for fazer esse servico so vo ficar em cima para ver como ele faz,.

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Re: regulagem de valvula

Mensagem por modonesi em Sex 5 Abr - 17:22:08

Diegoj escreveu:Pro 4 cilindros é 1 2 3 5 a sequencia, mesmo esquema, pistao 1 em PMS conta 1 2 3 5 da bomba d'agua pro cambio, depois pistao 4 em pms conta 1 2 3 5 do cambio pra bomba d'agua.
Dá pra regular com ele ligado também, é mais facil mas faz um pouco de sujeira.
Liga o carro por uns segundos só pros tuchos carregarem e dai desliga, abre a tampa de valvulas, liga o carro e com uma chave 16 vai apertando/soltando os balancins até parar o barulho. Só funciona pra tucho hidraulico.
Mas se tu só fizer assim vai sujar tudo de óleo. Tem uns macetes pra conseguir uma regulagem bem precisa e sem fazer sujeira.
* Coloque o carro com a traseira num lugar mais alto que a frente, assim o motor vai ficar "reto", caso contario o oleo escorre pra parte de tras do motor que fica mais baixa e escorre tudo.
* Pegue uma estopa ou um pedaço de pano e limpe bem o furinho que tem no balancim onde ele encosta da vareta e passe um pouco de graxa nesse furo, assim sai bem menos óleo por ali e não faz sujeira, não tem perigo nenhum isso porque assim que voce acabar e só limpar a graxa.
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* Se fizer tec tec tec é porque está com folga, então aperte, se fizer cloc cloc cloc tipo motor diesel é porque está muito apertado, então solte. O ideal é não fazer barulho nenhum, se por acaso vc não conseguir tirar todo o barulho, seja por tuchos ruins ou por outro motivo, o ideal é deixar com um pouco de folga, se deixar muito apertado vai forçar o comando e vai perder um pouco de torque

Estou nessa função de precisar levar meu opala para o mecanico me dar uma facada para regular tuchos e colocar o carro no ponto, o que seria colocar "pistao 1 em PMS" ?

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Re: regulagem de valvula

Mensagem por j ricardo em Sex 5 Abr - 17:48:46

colocar o pistão no ponto morto superior, ou seja, na posição que ele fica mais alto no cilindro... quando fica rente ao bloco, manjou?


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Re: regulagem de valvula

Mensagem por adpachec em Sex 5 Abr - 18:02:24

Pistão no PMS, não sei se é certo, mas eu deixo ele no topo quando você dá um "toquinho" para frente e para trás no volante e o pistão continua na posição, aí eu dou um "Toque" no sentido de giro só para o pistão ficar na posição certa, e vou acertando no distribuidor.

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Re: regulagem de valvula

Mensagem por j ricardo em Sex 5 Abr - 18:04:43

adpachec escreveu:Pistão no PMS, não sei se é certo, mas eu deixo ele no topo quando você dá um "toquinho" para frente e para trás no volante e o pistão continua na posição, aí eu dou um "Toque" no sentido de giro só para o pistão ficar na posição certa, e vou acertando no distribuidor.

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Re: regulagem de valvula

Mensagem por adpachec em Sex 5 Abr - 18:09:16

j ricardo escreveu:
adpachec escreveu:Pistão no PMS, não sei se é certo, mas eu deixo ele no topo quando você dá um "toquinho" para frente e para trás no volante e o pistão continua na posição, aí eu dou um "Toque" no sentido de giro só para o pistão ficar na posição certa, e vou acertando no distribuidor.

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