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Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



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Trambulador

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gadams
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Trambulador

Mensagem por gadams em Sex 20 Abr - 23:24:55

Boa noite Opaleiros! Depois de 1 ano pós acidente, ontem conseguimos ligar o motor do 76. O trambulador atual eu comprei em abril de 2011, usei 1 mês, estava 100%. Ontem foi colocado o câmbio, mas a alavanca de marchas está muito mole, consigo engatar a 1ª, 2ª e ré.. Porém na 3ª e 4ª não faz nem o "clek", parece que está arrastando, entra difícil. Eu li o tópico do Xann:

http://www.opaleirosdoparana.com/t11650-desmontando-trambulador-por-ophala76?highlight=trambulador

Devem ser alinhados os furos que tem em cada alavanca, desde modo consegue o "ponto-morto" no trambulador e no câmbio, certo?
O que me deixou com dúvida é: Mesmo não colocando os 2 em ponto morto, é possível montar errado? Sem que as varetas estejam alinhadas, podendo ocasionar o problema acima?


abraçoooooo!

VICTOR-73-6CC-
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Re: Trambulador

Mensagem por VICTOR-73-6CC- em Sex 20 Abr - 23:32:12

Fala "gadams"!!
Então cara,se não quer engatar direito 3°e4°,PODE ser duas coisas,OU o cara deixou desregulado(para regular,existe um furo em cada "chapa" do trampulador,onde vão as hastes que vão pra caixa,onde que quando está em ponto morto,TODOS OS FUROS são alinhados com um parafuso M6)
OU ele deixou de colocar uma das chapas de aço que ficam dentro do trampulador.
Câmbio "molenga" pode ser por causa da ausencia da chapa citada acima,OU tá faltando uma mola que vai do trambulador-alavanca de câmbio.
BLZ???!!!! FALOU.
gadams

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Re: Trambulador

Mensagem por gadams em Sex 20 Abr - 23:55:52

VICTOR-73-6CC- escreveu:Fala "gadams"!!
Então cara,se não quer engatar direito 3°e4°,PODE ser duas coisas,OU o cara deixou desregulado(para regular,existe um furo em cada "chapa" do trampulador,onde vão as hastes que vão pra caixa,onde que quando está em ponto morto,TODOS OS FUROS são alinhados com um parafuso M6)
OU ele deixou de colocar uma das chapas de aço que ficam dentro do trampulador.
Câmbio "molenga" pode ser por causa da ausencia da chapa citada acima,OU tá faltando uma mola que vai do trambulador-alavanca de câmbio.
BLZ???!!!! FALOU.
gadams

Obrigado Victor, então provavelmente seja o alinhamento, porque esse trambulador nunca foi desmontado, a mola eu vi que está lá, só não vi a posição exata! Amanhã vou lá desmontar e tentar alinhar.. cheers


abraçoooooo

Ghost
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Re: Trambulador

Mensagem por Ghost em Sab 21 Abr - 20:21:08

Lembre-se de guardar a posição das chapas !!! Uma vez desmontado você vai ter um put* de um trabalho pra por no lugar de volta se não souber as posições corretas !!


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Re: Trambulador

Mensagem por mauriciodonizetifernandes em Sab 21 Abr - 20:55:59

Levante a dianteira do veículo e coloque os cavaletes (para que não ocorra acidentes), em seguida entre no veículo, retire o console, a coifa de vedação da alavanca de cambio. Próxima etapa, retirar a mola de retorno na alavanca de cambio e os dois parafusos que fixam a mesma na parte superior do trambulador. Localizado na parte traseira da caixa, o trambulador é preso por dois parafusos, fixados no canhão do cambio. também é necessário soltar os três pinos com cupilhas que prendem as alavancas inferiores nas varetas. Coloque o trambulador em uma bancada, retire a capa de borracha, encaixada na alma metálica, que serve para proteger o conjunto de água e poeira. A tampa da alma fixada por encaixe é solta com uma chave de fenda, dando acesso as alavancas inferiores, que são acionadas pela superior, presa em sua gaiola por um pino. Este pino e retirado após receber pequenas pancadas com um martelo, a operação de desmontagem solta todas as alavancas do seletor, assim como os dois espaçadores internos. Essas peças ficam sujas, devida a mistura da graxa com a ferrugem das próprias alavancas internas.. As peças do trambulador devem ser limpas com solvente derivado de petróleo, com o conjunto desmontado, e importante avaliar o desgaste das peças, se for o caso, trocar algum componente ou substituir o trambulador. Caso as peças não estejam muito desgastadas, basta lubrificar o conjunto e montar na ordem inversa da desmontagem, colocando graxa entre as peças moveis. Agora um detalhe importante, antes de fixar o trambulador no canhao do cambio, passar um parafuso de 4 mm pelo orifício existente nas três alavancas inferiores, alinhando-as, caso contrario o sistema tende a voltar encavalar.






isto se seu cambio for o tlec tlec

gadams
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Re: Trambulador

Mensagem por gadams em Sab 21 Abr - 20:56:09

CarlosSchenckel escreveu:Lembre-se de guardar a posição das chapas !!! Uma vez desmontado você vai ter um put* de um trabalho pra por no lugar de volta se não souber as posições corretas !!

Opa, obrigado Carlos! Hoje não deu tempo, ficou pra semana que vem.. Se isso não resolver o jeito vai ser comprar um original GM, Novo R$300,00.. Mas também depois não dá dor de cabeça, ou achar um no ferro-velho por R$50,00.. Foda que aqui em Palotina não existe..

gadams
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Re: Trambulador

Mensagem por gadams em Sab 21 Abr - 21:12:25

mauriciodonizetifernandes escreveu: Levante a dianteira do veículo e coloque os cavaletes (para que não ocorra acidentes), em seguida entre no veículo, retire o console, a coifa de vedação da alavanca de cambio. Próxima etapa, retirar a mola de retorno na alavanca de cambio e os dois parafusos que fixam a mesma na parte superior do trambulador. Localizado na parte traseira da caixa, o trambulador é preso por dois parafusos, fixados no canhão do cambio. também é necessário soltar os três pinos com cupilhas que prendem as alavancas inferiores nas varetas. Coloque o trambulador em uma bancada, retire a capa de borracha, encaixada na alma metálica, que serve para proteger o conjunto de água e poeira. A tampa da alma fixada por encaixe é solta com uma chave de fenda, dando acesso as alavancas inferiores, que são acionadas pela superior, presa em sua gaiola por um pino. Este pino e retirado após receber pequenas pancadas com um martelo, a operação de desmontagem solta todas as alavancas do seletor, assim como os dois espaçadores internos. Essas peças ficam sujas, devida a mistura da graxa com a ferrugem das próprias alavancas internas.. As peças do trambulador devem ser limpas com solvente derivado de petróleo, com o conjunto desmontado, e importante avaliar o desgaste das peças, se for o caso, trocar algum componente ou substituir o trambulador. Caso as peças não estejam muito desgastadas, basta lubrificar o conjunto e montar na ordem inversa da desmontagem, colocando graxa entre as peças moveis. Agora um detalhe importante, antes de fixar o trambulador no canhao do cambio, passar um parafuso de 4 mm pelo orifício existente nas três alavancas inferiores, alinhando-as, caso contrario o sistema tende a voltar encavalar. bounce






isto se seu cambio for o tlec tlec
albino

É varetado sim Fernandes! Ótima explicação, vou seguir este passo-a-passo, esse último passo de alinhar as alavancas deve ser feito também no câmbio não é?
Obrigado pela explicação!

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Re: Trambulador

Mensagem por mauriciodonizetifernandes em Sab 21 Abr - 21:16:04

as varetas do cambio tem que estar no ponto morto

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Re: Trambulador

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