Vou instalar a sonda de 4 fios, como proceder ?
1 branco + cinza = terra, aonde ligar ?
1 branco = pós chave (precisa relê? qual ?)
1 preto = sinal ?
o multímetro tem que ser ligado sempre depois de ligar o carro correto ?
Obrigado pessoal
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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
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RN_Willemann escreveu:vlw amigo
quase tudo como imaginei, outra coisa, uma amigo meu deu a dica de aterrar direto na bateria (o carro dele está assim) e agora ?
obrigado
helder escreveu:no caso seria uma em cada saida do escape, no caso de dimensionado?
RN_Willemann escreveu:Estou terminando ainda hehehe
é seguinte a minha instalação está assim:
os dois negativos (um da resistência e o outro da sonda, aterrados na lata) OK
o cinza que é o positivo do aquecimento no pós-chave OK
o preto ligo no positivo do multímetro ? e o negativo do multimetro ligo no positivo da bateria ou ligo na lata aterrando ?
estou confuso
isso isso issoSurfin escreveu:Não, o "positivo" do multímetro é o sinal que ele vai receber da Sonda, a variação que ela gera.
O positivo do multímetro é sempre o que tu quer ler, não precisa ser algo positivo de fato porque ele usa bateria interna.
Tonho_RS escreveu:Conferi no meu, é assim como te falei, fio sinal da sonda (fio preto) no fio positivo (vermelho) do multimetro, fio negativo (preto do multimetro) você aterra ele.
Como eu disse, aterrei o negativo do multímetro junto com o negativo da sonda (fio cinza e fio de aquecimento da sonda, não sei se mudaria algo ou não, mas aterrei no mesmo local (mesmo parafuso) pra garantir.
Como o amigo surfin disse, o multimetro é alimentado por bateria interna, ele apenas lê o que esta recebendo. No caso da sonda, fazendo uma comparação tosca, ela é como o marcador de temperatura/gasolina, ela possuim uma resistência interna que se altera conforme os gases que passam por ela e envia um sinal negativo em mV (milivolts) que é interpretada pelo multimetro, a única alementação positiva que ela precisa é para o aquecimento (na sonda de 4 fios), nas sondas antigas era um fio apenas pois não havia aquecimento, e ela pegava a alimentação negativa direto pelo seu corpo metálico, e o sinal era enviado por esse único fio.
Espero ter ajudado.
Tonho_RS escreveu:aterrei o negativo do multímetro junto com o negativo da sonda (fio cinza e fio de aquecimento da sonda, não sei se mudaria algo ou não, mas aterrei no mesmo local)
Surfin escreveu:Tonho_RS escreveu:aterrei o negativo do multímetro junto com o negativo da sonda (fio cinza e fio de aquecimento da sonda, não sei se mudaria algo ou não, mas aterrei no mesmo local)
Mas no fio do aquecimento (cinza no caso) não deveria ir ligado um 12v pós-chave pra sonda aquecer mais rápido e fazer uma leitura mais precisa?
Tá aí uma pergunta interessante!RICARDOADG escreveu:E como se faz a leitura no multimetro ? Qual é a escala, e a medição ideal??
Alguém tem o esquema de ligação/funcionamento da sonda de 2 fios (1 fio + terra)?ricardo rick escreveu:RN_Willemann
olha ai se ajuda vc flw
http://www.odginstruments.com.br/pdfs/man_hall_street.pdf
RICARDOADG escreveu:Tonho_RS escreveu:Conferi no meu, é assim como te falei, fio sinal da sonda (fio preto) no fio positivo (vermelho) do multimetro, fio negativo (preto do multimetro) você aterra ele.
Como eu disse, aterrei o negativo do multímetro junto com o negativo da sonda (fio cinza e fio de aquecimento da sonda, não sei se mudaria algo ou não, mas aterrei no mesmo local (mesmo parafuso) pra garantir.
Como o amigo surfin disse, o multimetro é alimentado por bateria interna, ele apenas lê o que esta recebendo. No caso da sonda, fazendo uma comparação tosca, ela é como o marcador de temperatura/gasolina, ela possuim uma resistência interna que se altera conforme os gases que passam por ela e envia um sinal negativo em mV (milivolts) que é interpretada pelo multimetro, a única alementação positiva que ela precisa é para o aquecimento (na sonda de 4 fios), nas sondas antigas era um fio apenas pois não havia aquecimento, e ela pegava a alimentação negativa direto pelo seu corpo metálico, e o sinal era enviado por esse único fio.
Espero ter ajudado.
E como se faz a leitura no multímetro ? Qual é a escala, e a medição ideal??
Achei interessante e parece ser simples de instalar.
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