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Escolha de projeto injetado ou carburado

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Thiago Rocha
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Escolha de projeto injetado ou carburado

Mensagem por Thiago Rocha em Qui 21 Jun - 14:55:33

Escolha de projeto injetado ou carburado

Boa tarde galera, tenho uma caravela 78 4cl, alinhada e boa de estrutura, comprei faz pouco tempo, e acabei encontrando um motor bom de aparência, e ainda com cabeçote 586, comprei na hora ( parcial ) montado bloco e cabeçote sem coletores e carburador etc.
Esse motor está parado no meu mecânico a um mês, e não suporto isso sabendo que o motor está lá, pago ‘’jogado’’ no chão.
Quero muito montar esse motor nem que seja original por enquanto, mas daí penso .. se é para comprar coletores e carburador já comprar de uma vez algo que possa usar no futuro não muito distante.
Resumindo: a princípio gostaria de montar o motor original com algumas melhorias não muito caras que eu possa usar no futuro, lembrando que NÃO tenho carburador nem coletores. Fui em um outro mecânico e cheguei a conclusão de que principalmente vou me incomodar bem menos com injetado.
Projeto I
Uma injeforce R$1490,00
Módulo de ignição R$ 380,00
6 bicos ( acho que 80lbs cada) R$ 300,00 os 6
Coletor com 1 corpo borboleta de 3’’ R$ 500,00
Sensor R$ 150,00
1 bomba de combustível de Mercedes R$ 170,00
6 bobinas do Clio R$ 250,00 as 6 ( não pode ser só uma ? qual ? )
Sub total R$ 3240,00, sempre tem mais algumas coisas.
Achei o coletor pequeno, ele disse que pode ser um maior mas o carro vai ficar mais sensível o acelerador ... como pode fazer com mais um ou 2 corpos ( mas dai falta motor).
Projeto II
Uma quadrijet R$ ??
Coletor ??
O que mais ?? ( mínimo mas que depois eu possa deixa-la com uns 300 cv ).

Projeto III
Compro um carburador original e barato e coletores originais ( ignição eletrônica original eu tenho também ).
E depois vendo ou sei lá o que faço com isso e pergunto vai mudar razoavelmente do 4cc para o 6cc ambos originais ? ou eu vou ficar com uma expectativa de estar com um 6cc mas por ser original não dê muita diferença para o 4cc, não quero me decepcionar.

Lembrando não vou mexer em cabeçote, nem mais nada ( pelo menos não é a intenção ) depois que se vá mais R$ 10.000. mas agora não posso gastar isso de uma vez, e estou neurótico já pra colocar ele mesmo com uns 150cv. Ou os 135cv originais.
Cabeçote comando pratos molas varetas tuchos polia dumper pistões 4’’ ou DOME ( lembrando tenho um 586 ) e o que mais precisar vou colocar... infelizmente mais tarde.
Só ando com ela na cidade não passo de 80 km/h ( por enquanto ) o que já estou farto é esse 4cc.
Porr## estou por ai dando umas bandinhas com ela quando encosto em algum lugar ninguém da oi, pede como estou já chega quebra o pescoço no carro e normalmente falam: ‘’ meuu que tezão de caravan é 6cc’’ ? psss da vontade de sumir .... hehe ( o engraçadão que vier falar que não tem ego não é um ser humano ) kkk Laughing Laughing
Gostaria muito de palpites e sugestões serão muito bem vindas, a minha maior dúvida no (injetado) seria o coletor, teria como eu usar já um agora que possa ser compatível com as mudanças posteriores ?
O 4jet com o motor original ( por enquanto ) regulagem mínima tem como ?
Ou eu compro as configurações originais, monto assim e depois vejo o que é melhor ?
Lembrando preferia injetado, depois para não ficar indo no mecânico xaropiando pra regular o carburador e outra que esse combustível daqui pelo amor de Deus é uma vergonha... mas talvez tenha e aposto que realmente tem muitos segredos e macetes que talvez um 4jet seja o que eu preciso =) .
Galera me perdoem talvez pelas perguntas estúpidas mas não entendo nada de opala todas as perguntas sugestões críticas serão muito bem vindas.
abração

Thiago Rocha
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Re: Escolha de projeto injetado ou carburado

Mensagem por Thiago Rocha em Qui 21 Jun - 16:41:14

Bah agora que li isso só o começo do tópico .... será que esse 586 não fica bom mesmo com injeção ??? Crying or Very sad Evil or Very Mad

Ayrton4100 escreveu:
Olá pessoal! Excelente este tópico! Aí vai a minha contribuição.
Tenho uma Caravan 4100 com pistões 4", bielas aliviadas, comando 250-S, bloco rebaixado em 1mm com o'rings. Originalmente ela era a gasolina, tucho hidráulico e 446.
Instalei uma FuelTech RacePro-1Fi e transformei o distribuidor com platinado para sensor hall.
Na primeira fase usei um cabeçote 586 baixado 4,5mm, dutos polidos e alargados, válvula de admissão da C-14 e válvulas anguladas. Instalei 3 bicos monopontos Rochester do monza à álcool no pé do coletor antes da entrada do cabeçote, e no corpo de borboleta usei uma 446 arrombada, sem o difusor e alargada no limite da parede do venturi. O carro melhorou 100% em relação a antes, mas devido a falta da caixa que o 100 mencionou, o carro dava uma engasgada de baixa pra alta, como se o injetor da rápida atrasasse para injetar o combustível, e dava falta no 1º e 6º cilindros por causa dos dutos siameses.
Na segunda fase, substituí a carcaça da 446 por uma borboleta de omega 4.1 através de uma flange. O problema da engasgada em baixa pra alta continuou, mas em alta o carro empurrava pra caramba!
Empolgado com a performance da nova borboleta, fiz a mesma preparação no cabeçote de omega, mas com todas as vávulas originais, retrabalho no bico injetor aumentando em 100% a vazão. O carro ficou liso de baixa até a alta, com muito mais torque e força, e acreditem, faz 6km/l andando na boa. O arco4100 e o irgo4100 estão de prova.
Agora entendi o porque da diferença lendo tudo isso que o Galvão e o 100 escreveram!

BANDIT
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Re: Escolha de projeto injetado ou carburado

Mensagem por BANDIT em Qui 21 Jun - 20:00:25

monte original...mesmo.....

o teu proheto 1° pode tre certeza que vai gastar o dobro doque calculou.....isso que se for"mexer" é bo retificar a parte de baixo !

se for injetar (caro) compre cabeçote de ômega

se for carburado....mantenha o seu cabeçote 586....

Ivo Filho
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Re: Escolha de projeto injetado ou carburado

Mensagem por Ivo Filho em Qui 21 Jun - 20:35:58

fera, de primeira, monte o 6 cil original para vc curtir, nunca, jamais vai ficar decepcionado ou achar qeu o 4 cil anda mais, a nao ser que o motor esteja ruim...se bem montado e regulado so alegria.

Injeção é o top?

Não....se bem montada so alegria, se bem montada, mas sem conhecimento só da tristeza.....

nao minha opnião o que mais motiva montar um carro injetado é a satisfação que cada um tem de fazer por suas maos o que antes so engenheiro de montadora fazia.

Essa historia de que colocou injeção o carro passa a ter 300 cv sem esforço nao existe, nao tem milagre, a boa alimentação que se consegue com a injeção, vc pode ter com um carburador bem afinado.

A grande vantagem sim é que um carro carburado é uma preparação e aceeto rigido e com a injeção é moldavel, vc ajusta o carro sem usar seguer uma chave de fenda. agora ganhar mais cavalos so se consegue com trabalho de cabeçote, bloco, volante, escape, taxa etc e tal....

Monta esse motor com um carbura pra vc curtir e ficar instigado...preparação é o proximo passo.

A coisa que vejo muito é o pessoal comprar um 4 cil, arrancar e partir para o 6 preparado (muitas vzs mal preparado) e ficar decepcionado com o carro....mas a culpa é de quem, do carro???? não né


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Re: Escolha de projeto injetado ou carburado

Mensagem por BANDIT em Qui 21 Jun - 21:21:08

Eu já discordo de vc. Ivo....

oque eu percebo por aqui que uma grande parte do pessoal vai pro Injetado....pra fugir do carburador !

A mente do opaleiro funcioan assim :

Eu tenho uma DFV( diabo/fudido/velho) com 30 anos de uso....original a gasoliona ...que já rodou no álcool ..querosene...nafitalina ...mijo....gás(GLP) etc....

dai esse maravilhoso carburador veio...não da´acerto......Question Question .....confused

Conclusão:

TODO CARBURADOR É UMA MERD%$$ Exclamation Exclamation ........affraid

Se comprar um 3E novo ...não da problema ....uma Webber nova...não da problema ...uma 4-jet nova não da´probelma até uma DFV NOVA não da problema !!!!

Ivo Filho
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Re: Escolha de projeto injetado ou carburado

Mensagem por Ivo Filho em Qui 21 Jun - 22:02:56

Nesse 5aspecto tenho de dar o braço a torcer....o 3e do 91 se o Sniff nao enterrou ainda deve estar jogado la no terreno da oficina.....nao que 3e seja ruim, mas o 91 ficou parado 5 ou 6 anos antes de compra-lo e estava todo pipocado por dentro....ja o 72 eu nao tiro o 40deis dele por nada...funciona redondinho. bem relativo isso


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Re: Escolha de projeto injetado ou carburado

Mensagem por Thiago Rocha em Sex 22 Jun - 7:57:11

BANDIT escreveu:monte original...mesmo.....

o teu proheto 1° pode tre certeza que vai gastar o dobro doque calculou.....isso que se for"mexer" é bo retificar a parte de baixo !

se for injetar (caro) compre cabeçote de ômega

se for carburado....mantenha o seu cabeçote 586....

Poxa kra brigadão mesmo fiquei muito feliz por me ajudar, farei isso então bah decepcionei um pouco ... só comprei o motor pq tinha o cabeçote 586.. vou rever pra frente o projeto, e seu post a baixo vc tem toda a razão carbura velho to fora, meu amigo está vindo dos USA fim do ano se ate la decidir talvez vou pedir um 4jet pra montar nesse 586 abraço kra.

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Re: Escolha de projeto injetado ou carburado

Mensagem por Thiago Rocha em Sex 22 Jun - 8:10:22

Ivo Filho escreveu:fera, de primeira, monte o 6 cil original para vc curtir, nunca, jamais vai ficar decepcionado ou achar qeu o 4 cil anda mais, a nao ser que o motor esteja ruim...se bem montado e regulado so alegria.

Injeção é o top?

Não....se bem montada so alegria, se bem montada, mas sem conhecimento só da tristeza.....

nao minha opnião o que mais motiva montar um carro injetado é a satisfação que cada um tem de fazer por suas maos o que antes so engenheiro de montadora fazia.

Essa historia de que colocou injeção o carro passa a ter 300 cv sem esforço nao existe, nao tem milagre, a boa alimentação que se consegue com a injeção, vc pode ter com um carburador bem afinado.

A grande vantagem sim é que um carro carburado é uma preparação e aceeto rigido e com a injeção é moldavel, vc ajusta o carro sem usar seguer uma chave de fenda. agora ganhar mais cavalos so se consegue com trabalho de cabeçote, bloco, volante, escape, taxa etc e tal....

Monta esse motor com um carbura pra vc curtir e ficar instigado...preparação é o proximo passo.

A coisa que vejo muito é o pessoal comprar um 4 cil, arrancar e partir para o 6 preparado (muitas vzs mal preparado) e ficar decepcionado com o carro....mas a culpa é de quem, do carro???? não né

Opa valew pela ajuda kra, vou montar o original por enquanto depois vejo o que faço hehe e acho que não expliquei direito, vou SIM trocar e colocar tudo o que precisa pra conseguir uns 300cv como postei a cima nem que gaste uns R$ 10.000 ou até mais eu sei que precisa de bastante coisa hehe.

Outra coisa qual carbura barato compro que não seja muito ruim ? lembrando que não tenho nada nem coletores nem carbura.
abração


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Re: Escolha de projeto injetado ou carburado

Mensagem por BANDIT em Sex 22 Jun - 11:05:54

Vai com calma amiguinho ai vc. está cometendo outro erro....vc. está saindo de um motor 4cc que todos nos sabemos que é manco aleijado de uma perna só !!!! o pé bom .....tem calo ainda !!!!!

E dai vc. quer entrar num 6cc já preparado com 300HP.....

Cara não é assim 300HP num opala ....é um put$# canhão de rua ....

monte ele original...com carburador bom e tal...e sente o carro COM ceteza vai ser oque vc. está procurado....mas´pra frente vc. ajunta $$$ e(se achar) que o carro realmente está fraco devendo desempenho ...ai sim ..compra um comandinho baixinho...molas tuchos, pratos ,travas engrenagens, e uma carburação tipo 4-jet....ai vc. tem um baita de um queimador de asfalto....e um carro bom ainda pra passear

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Re: Escolha de projeto injetado ou carburado

Mensagem por ssinjetado em Sex 22 Jun - 12:11:43

eu sei onde tem uma injeçao completa do omega tem tudo,,,so monta em cima do bloco do opala e funcionar,,,o cara pede 2,600

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Re: Escolha de projeto injetado ou carburado

Mensagem por Thiago Rocha em Sex 22 Jun - 12:21:04

BANDIT escreveu:Vai com calma amiguinho ai vc. está cometendo outro erro....vc. está saindo de um motor 4cc que todos nos sabemos que é manco aleijado de uma perna só !!!! o pé bom .....tem calo ainda !!!!!

E dai vc. quer entrar num 6cc já preparado com 300HP.....

Cara não é assim 300HP num opala ....é um put$# canhão de rua ....

monte ele original...com carburador bom e tal...e sente o carro COM ceteza vai ser oque vc. está procurado....mas´pra frente vc. ajunta $$$ e(se achar) que o carro realmente está fraco devendo desempenho ...ai sim ..compra um comandinho baixinho...molas tuchos, pratos ,travas engrenagens, e uma carburação tipo 4-jet....ai vc. tem um baita de um queimador de asfalto....e um carro bom ainda pra passear

Opa vc tem toda razão hehe obrigado novamente, e compro o que de carbura por enquanto ? 2E 3E H34 ? e já que o motor está no chão tem alguma coisa simples e barata que alem de oleo filtros velas lacres o que poderia aproveitar e mudar ? ouuu só isso mesmo e boa ?
abraço

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Re: Escolha de projeto injetado ou carburado

Mensagem por Thiago Rocha em Sex 22 Jun - 12:22:54

ssinjetado escreveu:eu sei onde tem uma injeçao completa do omega tem tudo,,,so monta em cima do bloco do opala e funcionar,,,o cara pede 2,600

Kra consegui esses tempos uma injeção completinha do 3.0 por 1800 mas fiquei meio assim depois nessa injeção quiser aumentar a potencia ela da conta ?
abraço

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Re: Escolha de projeto injetado ou carburado

Mensagem por Sandrinho vidaloka em Seg 25 Jun - 21:12:49

Thiago Rocha escreveu:
ssinjetado escreveu:eu sei onde tem uma injeçao completa do omega tem tudo,,,so monta em cima do bloco do opala e funcionar,,,o cara pede 2,600

Kra consegui esses tempos uma injeção completinha do 3.0 por 1800 mas fiquei meio assim depois nessa injeção quiser aumentar a potencia ela da conta ?
abraço

injeção para opala só a do omega 4.1 amigo a do 3.0 não da certo ok

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Re: Escolha de projeto injetado ou carburado

Mensagem por Wevertonvb em Seg 25 Jun - 21:25:04

Sandrinho vidaloka escreveu:
Thiago Rocha escreveu:

Kra consegui esses tempos uma injeção completinha do 3.0 por 1800 mas fiquei meio assim depois nessa injeção quiser aumentar a potencia ela da conta ?
abraço

injeção para opala só a do omega 4.1 amigo a do 3.0 não da certo ok

E olha lá...

A injeção do Omega 4.1 usa método de injeção sequencial, ou seja, tem um sensor de fase que pega sinal do comando de válvulas que juntamente com o sinal da roda fônica, permite injetar sequencialmente.

Se fou usar a injeção do Omega no Opala, vai precisar, além do comando do Omega, algum meio de adaptar esse sensor de fase tb.

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Re: Escolha de projeto injetado ou carburado

Mensagem por tabarbosa em Seg 25 Jun - 21:28:52

BANDIT escreveu:

Eu tenho uma DFV( diabo/fudido/velho) com 30 anos de uso....original a gasoliona ...que já rodou no álcool ..querosene...nafitalina ...mijo....gás(GLP) etc....


meu 446 deve ter rodado com napalm... não tem mais jeito...

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Re: Escolha de projeto injetado ou carburado

Mensagem por marcao fb em Seg 25 Jun - 22:09:12

te dou uma dica: deixe seu motor original por enquanto. se ele realmente estiver bom, com certeza a diferença é bem grande entre 4 e 6. apenas coloque velas boas, 6x2, bobina do gol mi.quanto ao carburador eu prefiro um 446,em relaçao ao h34 e 3e gasta mais, mas bem acertado fica top. no meu diplomata ta assim e original a gasolina,sem 6x2, nao tenho do que reclamar e com diferencial braseixos 2,73 passa de boa dos 200 km/h... é só alegria. quanto a injeçao do omega, tem que ser do 4.1, pois 3.0 é motor alemão totalmente diferente.

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Re: Escolha de projeto injetado ou carburado

Mensagem por Thiago Rocha em Ter 26 Jun - 9:00:24

Sandrinho vidaloka escreveu:
Thiago Rocha escreveu:

Kra consegui esses tempos uma injeção completinha do 3.0 por 1800 mas fiquei meio assim depois nessa injeção quiser aumentar a potencia ela da conta ?
abraço

injeção para opala só a do omega 4.1 amigo a do 3.0 não da certo ok

Blz ...

Wevertonvb escreveu:
Sandrinho vidaloka escreveu:

injeção para opala só a do omega 4.1 amigo a do 3.0 não da certo ok

E olha lá...

A injeção do Omega 4.1 usa método de injeção sequencial, ou seja, tem um sensor de fase que pega sinal do comando de válvulas que juntamente com o sinal da roda fônica, permite injetar sequencialmente.

Se fou usar a injeção do Omega no Opala, vai precisar, além do comando do Omega, algum meio de adaptar esse sensor de fase tb.

É Vou montar original agora depois vou colocar uma injeforce... valew

tabarbosa escreveu:
BANDIT escreveu:

Eu tenho uma DFV( diabo/fudido/velho) com 30 anos de uso....original a gasoliona ...que já rodou no álcool ..querosene...nafitalina ...mijo....gás(GLP) etc....


meu 446 deve ter rodado com napalm... não tem mais jeito...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk lol! lol! lol!

marcao fb escreveu:te dou uma dica: deixe seu motor original por enquanto. se ele realmente estiver bom, com certeza a diferença é bem grande entre 4 e 6. apenas coloque velas boas, 6x2, bobina do gol mi.quanto ao carburador eu prefiro um 446,em relaçao ao h34 e 3e gasta mais, mas bem acertado fica top. no meu diplomata ta assim e original a gasolina,sem 6x2, nao tenho do que reclamar e com diferencial braseixos 2,73 passa de boa dos 200 km/h... é só alegria. quanto a injeçao do omega, tem que ser do 4.1, pois 3.0 é motor alemão totalmente diferente.

Blz, bom acabei comprando o H34 custo beneficio é o que encontrei, vou montar assim.. depois vejo o que faço abraço, e valew galera pelas dicas

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Re: Escolha de projeto injetado ou carburado

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