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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

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Porque o Opala 6 cilindros tem a potência específica tão baixa?

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brunoboi
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Porque o Opala 6 cilindros tem a potência específica tão baixa?

Mensagem por brunoboi em Sex 29 Jun - 9:24:09

-Porque o Opala 6 cilindros tem a potência específica tão baixa?

Pois em nosso país temos uma certa (má-)cultura de utilizarmos preparações com sub-carburações. Talvez numa falsa ilusão de gerar um motor mais econômico, talvez por razões de economia na construção do motor. O certo é que para tal nível de potência, e em especial considerando o porte do motor 6cc, a 446 já é um tanto quanto pequena. Vamos imaginar um motor 250... É um motor de 4,1 litros de cilindrada, divididos em 6 cilindros. De modo que é bastante fácil visualizarmos a hipótese de que ele fosse um bi-motor, com dois motores 2.0 de 3 cilindros acoplados. Agora vamos visualizar em nossas mentes uma 446, uma carburação bi-jet, originalmente de borboletas de 36mm. Considere ainda que você bem poderia usar um coletor de admissão que individualizasse uma destas borboletas para uma bancada de 2,0 litros, e a outra borboleta para a outra bancada. O quê teríamos? Teríamos dois motores de 2 litros que estariam funcionando cada um com uma carburação simples de apenas 135cfm! Só para comparar... os motores de uma Brasília (que não é exatamente um carro veloz), com seus dois Solex 32 simples, possuem uma carburação de aproximadamente 204cfm, e isto para um motor 1.6. Perceberam? Um simples motor de Brasília possui então uma relação carburação/motor de 127 cfm/litro, enquanto que em um Opala com uma 446 original, tal relação baixará para 66 cfm/litro. Muito pouco não é mesmo? Isto exemplifica bem o quanto a GM amordaçava os motores originais de nossos carros. Exatamente pois a 446 é o maior dos carburadores originais, imagine então um 6cc equipado com o fatídico Brosol 3E de apenas 200cfm, nesta hipótese cruel, a relação citada baixaria para risíveis 49 cfm/litro. Entendeu agora uma das razões para os Opalas terem uma potência específica tão baixa?

tirei essa matéria do facebook do site opala.com
qual seria a melhor receita pra um motor 6cc e 4cc pra extrair sua potencia maxima????

Luis_555
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Re: Porque o Opala 6 cilindros tem a potência específica tão baixa?

Mensagem por Luis_555 em Sex 29 Jun - 9:36:33

Se o Opala for 4cil, colocar um 6.
Se o Opala for 6cil, colocar um 8.

Lembrando que se acha essa relação ai baixa, faça ela pra um 5.2 dos Dodge 318 que saiam com essa mesma 446 praticamente... e eles vinham com mais de 200cv...
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j ricardo
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Re: Porque o Opala 6 cilindros tem a potência específica tão baixa?

Mensagem por j ricardo em Sex 29 Jun - 12:02:13

tem potencia especifica baixa porque é antigo! simples! projeto de muito antigamente mesmo...o primogenito dos nossos 6cil é de 1929!!! e o parente direto é de 64!


e bebe mais do que os motores modernos pelo mesmo motivo, pelo menos 50% a mais de consumo especifico... a perda de potencia por atrito, inercia e por bombeamento do 6cil é o triplo do em AP por exemplo...

vai comparar com um motor honda de ultima geração, o K24... quatro cilindros, 2.6(já cursado) preparado traz 400cv aspirado! porque sera que o nosso 4cil não consegue, ne?


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Re: Porque o Opala 6 cilindros tem a potência específica tão baixa?

Mensagem por brunoboi em Sex 29 Jun - 12:59:37

j ricardo escreveu:tem potencia especifica baixa porque é antigo! simples! projeto de muito antigamente mesmo...o primogenito dos nossos 6cil é de 1929!!! e o parente direto é de 64!


e bebe mais do que os motores modernos pelo mesmo motivo, pelo menos 50% a mais de consumo especifico... a perda de potencia por atrito, inercia e por bombeamento do 6cil é o triplo do em AP por exemplo...

vai comparar com um motor honda de ultima geração, o K24... quatro cilindros, 2.6(já cursado) preparado traz 400cv aspirado! porque sera que o nosso 4cil não consegue, ne?

E QUAL SERIA A MELHOR OPÇÃO RICARDO PRA UM MOTOR 4CC UM WEBER 40 COM COMANDO FICARIA BOM ????
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Ricardo China
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Re: Porque o Opala 6 cilindros tem a potência específica tão baixa?

Mensagem por Ricardo China em Sex 29 Jun - 16:54:05

É como dito, motor antigo.
Cabeçotes bem restritivos, carburação subdimensionada, comandos conservadores, taxa de compressão muuuuito baixa para o combustível de hoje, e por ai vai.
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Ivo Filho
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Re: Porque o Opala 6 cilindros tem a potência específica tão baixa?

Mensagem por Ivo Filho em Sex 29 Jun - 17:00:41

uma coisa importante, é um motor desenvolvido para ter torque e nao potencia, não existe ou melhor nunca vai exitir torque elevado e potencia alta essa é uma questão e fato de engenharia, nao tem jeito.

Pode se observar os motores gringos com 60 kgf m² torque, tem o tamanho de uma jamanta logi co que tera potencia proporcional ao tamanho.

Outro exemplo, pega um trator naquela lerdeza, tem um motor com cilindrada relativamente baixa pelo tamanho do bichão, mas sobe ate na parede...por outro lado nao passa de 20 km por hora....

pega os carros que correm no deserto, tem motores de 1000 hp, mas se nao forem empurrados por outro carro para embalar, nao conseguem sair do lugar...



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Re: Porque o Opala 6 cilindros tem a potência específica tão baixa?

Mensagem por AndyShow em Sex 29 Jun - 20:26:54

Ivo Filho escreveu:uma coisa importante, é um motor desenvolvido para ter torque e nao potencia, não existe ou melhor nunca vai exitir torque elevado e potencia alta essa é uma questão e fato de engenharia, nao tem jeito.

Pode se observar os motores gringos com 60 kgf m² torque, tem o tamanho de uma jamanta logi co que tera potencia proporcional ao tamanho.

Outro exemplo, pega um trator naquela lerdeza, tem um motor com cilindrada relativamente baixa pelo tamanho do bichão, mas sobe ate na parede...por outro lado nao passa de 20 km por hora....

pega os carros que correm no deserto, tem motores de 1000 hp, mas se nao forem empurrados por outro carro para embalar, nao conseguem sair do lugar...


Era oque eu Imaninava,
TORQUE "Força" X POTÊNCIA "Velocidade Final"

Obrigado Ivo!
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Re: Porque o Opala 6 cilindros tem a potência específica tão baixa?

Mensagem por Hammer Fall em Sex 29 Jun - 22:08:47

uma duvida,
como é que funcionava esses motores gigantescos americanos o GM 454/ 500, Mopar 440 Hemi, 427 que chegavam mais que 500cv de fabrica esses motores são do mesmo periodo que o nossos 250-S mas com um motor menos ate um 2.5 4cc chega ate superar?
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Ivo Filho
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Re: Porque o Opala 6 cilindros tem a potência específica tão baixa?

Mensagem por Ivo Filho em Sex 29 Jun - 22:13:29

como eu disse, 500 cv, mas olha o tamanho, nao cabe dentro do cofre de um opala...

Uma coisa engraçada, tive a oportunidade de ver um impala original 3800 americano e na tampa de valvulas estava escrito 140HP...nosso 4100 so tem 126....ai sim mora um segredo para se desvendar.


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Re: Porque o Opala 6 cilindros tem a potência específica tão baixa?

Mensagem por Sr.Bianchi em Sex 29 Jun - 23:05:18

Se você for analisar, tem motor americano década de 60, que já saia feito para performance de fábrica. Por exemplo: sbc 283 - 283 cv, sbc 302 que saia nos z/28, 327 L-79 e L-84 chegavam a mais de 350 cv, isso porque eram motores que saiam com quadrijet, cabeçotes com válvulas maiores, maior taxa, comando bem mais agressivo etc tudo de fábrica.
Alguns como o GTO "The judge" chegavam a embaralhar e serem brutos para guiar de tão fuçados, de fábrica. Não estavam nem aí com o consumo, a gasolina era de graça.
Em 67, quando ford e gm passavam a investir nos "ponys", a dodge resolveu simplesmente aumentar o tamanho dos motores oferecidos em vez de reduzir o tamanho dos carros.
Aqui a situação era outra, por isso os carros vinham estrangulados de fábrica. O charger com o 318 de incríveis 215 cv e por lá saiam até com 440 de 375 cv. Sem contar os 340, 440 six pack(três duplos) e 426 hemi (dois quadri) dos outros mopar.
Se fosse seguido essa lógica, não seria difícil conseguir 1 cv por polegada cúbica no 250.
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BANDIT
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Re: Porque o Opala 6 cilindros tem a potência específica tão baixa?

Mensagem por BANDIT em Dom 1 Jul - 13:43:34

brunoboi escreveu:-Porque o Opala 6 cilindros tem a potência específica tão baixa?

Pois em nosso país temos uma certa (má-)cultura de utilizarmos preparações com sub-carburações. Talvez numa falsa ilusão de gerar um motor mais econômico, talvez por razões de economia na construção do motor. O certo é que para tal nível de potência, e em especial considerando o porte do motor 6cc, a 446 já é um tanto quanto pequena. Vamos imaginar um motor 250... É um motor de 4,1 litros de cilindrada, divididos em 6 cilindros. De modo que é bastante fácil visualizarmos a hipótese de que ele fosse um bi-motor, com dois motores 2.0 de 3 cilindros acoplados. Agora vamos visualizar em nossas mentes uma 446, uma carburação bi-jet, originalmente de borboletas de 36mm. Considere ainda que você bem poderia usar um coletor de admissão que individualizasse uma destas borboletas para uma bancada de 2,0 litros, e a outra borboleta para a outra bancada. O quê teríamos? Teríamos dois motores de 2 litros que estariam funcionando cada um com uma carburação simples de apenas 135cfm! Só para comparar... os motores de uma Brasília (que não é exatamente um carro veloz), com seus dois Solex 32 simples, possuem uma carburação de aproximadamente 204cfm, e isto para um motor 1.6. Perceberam? Um simples motor de Brasília possui então uma relação carburação/motor de 127 cfm/litro, enquanto que em um Opala com uma 446 original, tal relação baixará para 66 cfm/litro. Muito pouco não é mesmo? Isto exemplifica bem o quanto a GM amordaçava os motores originais de nossos carros. Exatamente pois a 446 é o maior dos carburadores originais, imagine então um 6cc equipado com o fatídico Brosol 3E de apenas 200cfm, nesta hipótese cruel, a relação citada baixaria para risíveis 49 cfm/litro. Entendeu agora uma das razões para os Opalas terem uma potência específica tão baixa?

tirei essa matéria do facebook do site opala.com
qual seria a melhor receita pra um motor 6cc e 4cc pra extrair sua potencia maxima????

Isso é culpa do péssim carburador DFV!!

Somente isso vc. retirando essa tranqueira e colocando um carburador descente o carro já melhora 40%.....não é sacanagem não é verdade....

É oque eu sempre disse desde que entrei aqui.....o pessoal monta motor 6cc do contrário.....começe a montar pelo carburador.....um bem maior que o original....que vc. ganha potência ..toqrk.....tudo... e consumo quase o mesmo .....

Aliás todos carros são com carburação sub dimencioanados.....eu coloquei numa Parati 1.8 álcool totalmente original uma DFV (nova) ...o carro canatava pneu em 3° + que em 1° marcha com a carburação original mini-progressiva .....tida como um Deus pelos apzeiros !!!!

aqui na página teve o cara que colocou uma Webber 40num monza e ficou o bichos!!! e fica mesmo !!!

No opala uma carburação grande melhora um monte !!!!

E sim os nossos motores são velhos e antiguados .....mas quebram um galhão.....

eu gosto de comando no bloco....esse sitema sempre proporciona torque em baixa...oque é a pura verdade......mas vc. aumentando o comando (colocando um + bravo) vc. aumenta a potência + o torque vem junto.....por isso temos opalas com 50kg de torque...e NÃO é coisa de outro mundo isso ...não é dificilimo !!!

já em comandos no cabeçote......vc. tira 220/230Hp de um motor AP......mas o toque não sobe assim como a potência.....tipo ele fica + potente que um 250/S ......mas com torque de um motor 151...se chegar !!!!!

Já o 6cc fica com potência de big block..e torque de big block.....

e na rua oque se usa é torque !!!!
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Re: Porque o Opala 6 cilindros tem a potência específica tão baixa?

Mensagem por Sr.Bianchi em Dom 1 Jul - 14:42:30

BANDIT escreveu:
brunoboi escreveu:-Porque o Opala 6 cilindros tem a potência específica tão baixa?

Pois em nosso país temos uma certa (má-)cultura de utilizarmos preparações com sub-carburações. Talvez numa falsa ilusão de gerar um motor mais econômico, talvez por razões de economia na construção do motor. O certo é que para tal nível de potência, e em especial considerando o porte do motor 6cc, a 446 já é um tanto quanto pequena. Vamos imaginar um motor 250... É um motor de 4,1 litros de cilindrada, divididos em 6 cilindros. De modo que é bastante fácil visualizarmos a hipótese de que ele fosse um bi-motor, com dois motores 2.0 de 3 cilindros acoplados. Agora vamos visualizar em nossas mentes uma 446, uma carburação bi-jet, originalmente de borboletas de 36mm. Considere ainda que você bem poderia usar um coletor de admissão que individualizasse uma destas borboletas para uma bancada de 2,0 litros, e a outra borboleta para a outra bancada. O quê teríamos? Teríamos dois motores de 2 litros que estariam funcionando cada um com uma carburação simples de apenas 135cfm! Só para comparar... os motores de uma Brasília (que não é exatamente um carro veloz), com seus dois Solex 32 simples, possuem uma carburação de aproximadamente 204cfm, e isto para um motor 1.6. Perceberam? Um simples motor de Brasília possui então uma relação carburação/motor de 127 cfm/litro, enquanto que em um Opala com uma 446 original, tal relação baixará para 66 cfm/litro. Muito pouco não é mesmo? Isto exemplifica bem o quanto a GM amordaçava os motores originais de nossos carros. Exatamente pois a 446 é o maior dos carburadores originais, imagine então um 6cc equipado com o fatídico Brosol 3E de apenas 200cfm, nesta hipótese cruel, a relação citada baixaria para risíveis 49 cfm/litro. Entendeu agora uma das razões para os Opalas terem uma potência específica tão baixa?

tirei essa matéria do facebook do site opala.com
qual seria a melhor receita pra um motor 6cc e 4cc pra extrair sua potencia maxima????

Isso é culpa do péssim carburador DFV!!

Somente isso vc. retirando essa tranqueira e colocando um carburador descente o carro já melhora 40%.....não é sacanagem não é verdade....

É oque eu sempre disse desde que entrei aqui.....o pessoal monta motor 6cc do contrário.....começe a montar pelo carburador.....um bem maior que o original....que vc. ganha potência ..toqrk.....tudo... e consumo quase o mesmo .....

Aliás todos carros são com carburação sub dimencioanados.....eu coloquei numa Parati 1.8 álcool totalmente original uma DFV (nova) ...o carro canatava pneu em 3° + que em 1° marcha com a carburação original mini-progressiva .....tida como um Deus pelos apzeiros !!!!

aqui na página teve o cara que colocou uma Webber 40num monza e ficou o bichos!!! e fica mesmo !!!

No opala uma carburação grande melhora um monte !!!!

E sim os nossos motores são velhos e antiguados .....mas quebram um galhão.....

eu gosto de comando no bloco....esse sitema sempre proporciona torque em baixa...oque é a pura verdade......mas vc. aumentando o comando (colocando um + bravo) vc. aumenta a potência + o torque vem junto.....por isso temos opalas com 50kg de torque...e NÃO é coisa de outro mundo isso ...não é dificilimo !!!

já em comandos no cabeçote......vc. tira 220/230Hp de um motor AP......mas o toque não sobe assim como a potência.....tipo ele fica + potente que um 250/S ......mas com torque de um motor 151...se chegar !!!!!

Já o 6cc fica com potência de big block..e torque de big block.....

e na rua oque se usa é torque !!!!

Não sou expert como ele, mas concordo 100% com o bandit.
Ontem fui aqui na oficina de uns conhecidos onde só da índio do $$ com alguns dos opala mais bonitos que já vi. Me perguntou como ia o opala e eu já sai queimando o dfv. O cara dono de um ss6 76 original e perfeito me fala: "Mas 446 é o melhor que tem pro opala". Claro que não discordei pra não criar caso.
Constatei isso que o bandit falou mexendo no desktopdyno. Eu sei.... parece bobagem, mas só de aumentar a capacidade de alimentação os resultados melhoram dramaticamente, mesmo sem comando etc.
Pra mim o dfv é provisório, se fosse manter carburado, colocaria um holley 450 ou edelbrock 500.
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Re: Porque o Opala 6 cilindros tem a potência específica tão baixa?

Mensagem por BANDIT em Dom 1 Jul - 18:51:31

Hammer Fall escreveu:uma duvida,
como é que funcionava esses motores gigantescos americanos o GM 454/ 500, Mopar 440 Hemi, 427 que chegavam mais que 500cv de fabrica esses motores são do mesmo periodo que o nossos 250-S mas com um motor menos ate um 2.5 4cc chega ate superar?



Mas lá é lá .....lá exite GM ..aqui temos GMB....ai é uma baita diferença ....

pra se tre uma ideia existiram umas Corvettes 454..... que sairam de fábrica com algo em torno de 450HP(sonegados) ....chegavam a 280KM de final ...e 0-100nos 5.5s.

Mas saiam com balanceros holler...coletor de admissão de aluminio....4-jet Holley.....comando ...... escape esportivo....ou seja ....já eram preparados de fábrica .....

um Pontica 72 com motor 455std...rendia 170HP.....muito pouco com carburador duplo.....e iria até os 380HP...com coletor de aluminio...4-jet comando ram ai...isso de fábrica ......e tudo FORJADO!!!
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Re: Porque o Opala 6 cilindros tem a potência específica tão baixa?

Mensagem por BANDIT em Dom 1 Jul - 18:54:19

Sr.Bianchi escreveu:Se você for analisar, tem motor americano década de 60, que já saia feito para performance de fábrica. Por exemplo: sbc 283 - 283 cv, sbc 302 que saia nos z/28, 327 L-79 e L-84 chegavam a mais de 350 cv, isso porque eram motores que saiam com quadrijet, cabeçotes com válvulas maiores, maior taxa, comando bem mais agressivo etc tudo de fábrica.
Alguns como o GTO "The judge" chegavam a embaralhar e serem brutos para guiar de tão fuçados, de fábrica. Não estavam nem aí com o consumo, a gasolina era de graça.
Em 67, quando ford e gm passavam a investir nos "ponys", a dodge resolveu simplesmente aumentar o tamanho dos motores oferecidos em vez de reduzir o tamanho dos carros.
Aqui a situação era outra, por isso os carros vinham estrangulados de fábrica. O charger com o 318 de incríveis 215 cv e por lá saiam até com 440 de 375 cv. Sem contar os 340, 440 six pack(três duplos) e 426 hemi (dois quadri) dos outros mopar.
Se fosse seguido essa lógica, não seria difícil conseguir 1 cv por polegada cúbica no 250.



Pra se ter ideái o comando do Camaro Z-28 ( ano 69) de FÁBRICA (GM ) é um 318°x 330°com 110 de lob .....isso de fábrica com 4-jet ......

Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

Rolling Eyes Rolling Eyes .......é quase um 250/S............gmb:oops:
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Re: Porque o Opala 6 cilindros tem a potência específica tão baixa?

Mensagem por Sr.Bianchi em Dom 1 Jul - 19:58:43

BANDIT escreveu:
Sr.Bianchi escreveu:Se você for analisar, tem motor americano década de 60, que já saia feito para performance de fábrica. Por exemplo: sbc 283 - 283 cv, sbc 302 que saia nos z/28, 327 L-79 e L-84 chegavam a mais de 350 cv, isso porque eram motores que saiam com quadrijet, cabeçotes com válvulas maiores, maior taxa, comando bem mais agressivo etc tudo de fábrica.
Alguns como o GTO "The judge" chegavam a embaralhar e serem brutos para guiar de tão fuçados, de fábrica. Não estavam nem aí com o consumo, a gasolina era de graça.
Em 67, quando ford e gm passavam a investir nos "ponys", a dodge resolveu simplesmente aumentar o tamanho dos motores oferecidos em vez de reduzir o tamanho dos carros.
Aqui a situação era outra, por isso os carros vinham estrangulados de fábrica. O charger com o 318 de incríveis 215 cv e por lá saiam até com 440 de 375 cv. Sem contar os 340, 440 six pack(três duplos) e 426 hemi (dois quadri) dos outros mopar.
Se fosse seguido essa lógica, não seria difícil conseguir 1 cv por polegada cúbica no 250.



Pra se ter ideái o comando do Camaro Z-28 ( ano 69) de FÁBRICA (GM ) é um 318°x 330°com 110 de lob .....isso de fábrica com 4-jet ......

Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

Rolling Eyes Rolling Eyes .......é quase um 250/S............gmb:oops:

Pois é... algo inimaginável hoje em dia. Alguns motores como o do zl-1 do camaro copo e corvette somente foram para as concessionárias para poderem competir com ele na nascar; categoria a qual os yankees eram fissurados. Já diziam "Win on sunday, sell on monday". O Camaro copo (Central Office Production Order), vinha sem dh, ac e qualquer opcional, era pelado de série e custava mais de 7 mil quando os comuns (ss por ex.) custavam entre 3,5 e 4 mil. Enfim, era puro desempenho e influência das corridas.
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Re: Porque o Opala 6 cilindros tem a potência específica tão baixa?

Mensagem por wyllerson punk em Dom 1 Jul - 20:11:41

[quote="Hammer Fall"]uma duvida,
como é que funcionava esses motores gigantescos americanos o GM 454/ 500, Mopar 440 Hemi,

so pra vc se atualizar na historia, os 440 "nao eram hemisfericos"

os hemy eram so os 426 na decada d 60/70

sou aficcionado por esses motores ate agora, mas a maioria foi colocado nos dragsters e ja eram....

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Re: Porque o Opala 6 cilindros tem a potência específica tão baixa?

Mensagem por Sr.Bianchi em Dom 1 Jul - 21:02:46

[quote="wyllerson punk"]
Hammer Fall escreveu:uma duvida,
como é que funcionava esses motores gigantescos americanos o GM 454/ 500, Mopar 440 Hemi,

so pra vc se atualizar na historia, os 440 "nao eram hemisfericos"

os hemy eram so os 426 na decada d 60/70

sou aficcionado por esses motores ate agora, mas a maioria foi colocado nos dragsters e ja eram....


Complementando, também existiam os Hemi 354 da década de 50. Hoje em dia os charger, magnum, 300c, cherokee, commander etc saem com motor hemi 5.7, 6.1 e agora passou para 6.4 na nova versão. Existem kits no mercado para deixar este motores com 426 e até 440 pol³. A parte negativa do hemi é que só pode ser usado 2 v por cilindro. Dizem que os magnum 440 eram mais confiáveis, mas o 426 era "sangue no zóio".
Um belo charger 69 426 4 marchas ronda meus sonhos a muito tempo, não existe carro que eu gostaria mais de ter.
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Re: Porque o Opala 6 cilindros tem a potência específica tão baixa?

Mensagem por wyllerson punk em Seg 2 Jul - 8:03:47

acho q esses motores foram criados pra avioes, e sim existia esses motores antes da epoca dos muscle,

mas acho q a fama veio com os dodge e plymouts no final de 60, com o clube das 200 milhas por hora em carros de rua

se alguem tiver um motor desse jogado e quiser doar pra mim eu troco num dos meus rins... com certeza
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Re: Porque o Opala 6 cilindros tem a potência específica tão baixa?

Mensagem por brunoboi em Seg 2 Jul - 9:05:29

BANDIT escreveu:
brunoboi escreveu:-Porque o Opala 6 cilindros tem a potência específica tão baixa?

Pois em nosso país temos uma certa (má-)cultura de utilizarmos preparações com sub-carburações. Talvez numa falsa ilusão de gerar um motor mais econômico, talvez por razões de economia na construção do motor. O certo é que para tal nível de potência, e em especial considerando o porte do motor 6cc, a 446 já é um tanto quanto pequena. Vamos imaginar um motor 250... É um motor de 4,1 litros de cilindrada, divididos em 6 cilindros. De modo que é bastante fácil visualizarmos a hipótese de que ele fosse um bi-motor, com dois motores 2.0 de 3 cilindros acoplados. Agora vamos visualizar em nossas mentes uma 446, uma carburação bi-jet, originalmente de borboletas de 36mm. Considere ainda que você bem poderia usar um coletor de admissão que individualizasse uma destas borboletas para uma bancada de 2,0 litros, e a outra borboleta para a outra bancada. O quê teríamos? Teríamos dois motores de 2 litros que estariam funcionando cada um com uma carburação simples de apenas 135cfm! Só para comparar... os motores de uma Brasília (que não é exatamente um carro veloz), com seus dois Solex 32 simples, possuem uma carburação de aproximadamente 204cfm, e isto para um motor 1.6. Perceberam? Um simples motor de Brasília possui então uma relação carburação/motor de 127 cfm/litro, enquanto que em um Opala com uma 446 original, tal relação baixará para 66 cfm/litro. Muito pouco não é mesmo? Isto exemplifica bem o quanto a GM amordaçava os motores originais de nossos carros. Exatamente pois a 446 é o maior dos carburadores originais, imagine então um 6cc equipado com o fatídico Brosol 3E de apenas 200cfm, nesta hipótese cruel, a relação citada baixaria para risíveis 49 cfm/litro. Entendeu agora uma das razões para os Opalas terem uma potência específica tão baixa?

tirei essa matéria do facebook do site opala.com
qual seria a melhor receita pra um motor 6cc e 4cc pra extrair sua potencia maxima????

Isso é culpa do péssim carburador DFV!!

Somente isso vc. retirando essa tranqueira e colocando um carburador descente o carro já melhora 40%.....não é sacanagem não é verdade....

É oque eu sempre disse desde que entrei aqui.....o pessoal monta motor 6cc do contrário.....começe a montar pelo carburador.....um bem maior que o original....que vc. ganha potência ..toqrk.....tudo... e consumo quase o mesmo .....

Aliás todos carros são com carburação sub dimencioanados.....eu coloquei numa Parati 1.8 álcool totalmente original uma DFV (nova) ...o carro canatava pneu em 3° + que em 1° marcha com a carburação original mini-progressiva .....tida como um Deus pelos apzeiros !!!!

aqui na página teve o cara que colocou uma Webber 40num monza e ficou o bichos!!! e fica mesmo !!!

No opala uma carburação grande melhora um monte !!!!

E sim os nossos motores são velhos e antiguados .....mas quebram um galhão.....

eu gosto de comando no bloco....esse sitema sempre proporciona torque em baixa...oque é a pura verdade......mas vc. aumentando o comando (colocando um + bravo) vc. aumenta a potência + o torque vem junto.....por isso temos opalas com 50kg de torque...e NÃO é coisa de outro mundo isso ...não é dificilimo !!!

já em comandos no cabeçote......vc. tira 220/230Hp de um motor AP......mas o toque não sobe assim como a potência.....tipo ele fica + potente que um 250/S ......mas com torque de um motor 151...se chegar !!!!!

Já o 6cc fica com potência de big block..e torque de big block.....

e na rua oque se usa é torque !!!!

BANDIT....EU JA VI OPALA TURBINADO COM INJEÇÃO ELETRONICA, AQUELES KITS PRA OPALA Q O PESSOAL VENDE POR AI SABE??

POIS É UMA PERGUNTA OQ DA MAIS POTENCIA PRO OPALA COLOCAR UM CARBURADOR MUITO BOM OU UMA INJEÇÃO BEM REGULADA QUAL VAI SER A MELHOR OPÇÃO PRA DAR MAIS POTENCIA PRO OPALA ???

EU TENHO UM 4CC E ESTOU PENSANDO EM COLOCA INJEÇÃO MAIS FICO COM MEDO DE DEIXA O CARRO FROUXO...PRA MIM Ñ IMPORTA SE VAI SER CARBURADO OU INJEÇÃO EU QUERO SABER QUAL A MELHOR OPÇÃO PRA DAR POTENCIA

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Re: Porque o Opala 6 cilindros tem a potência específica tão baixa?

Mensagem por Diegoj em Seg 2 Jul - 12:00:56

Não sou o BANDIT, mas até já sei qual vai ser a resposta...

Depende da mão do peão que for montar Razz
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Re: Porque o Opala 6 cilindros tem a potência específica tão baixa?

Mensagem por BANDIT em Seg 2 Jul - 17:37:13

Diegoj escreveu:Não sou o BANDIT, mas até já sei qual vai ser a resposta...

Depende da mão do peão que for montar Razz



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Re: Porque o Opala 6 cilindros tem a potência específica tão baixa?

Mensagem por BANDIT em Seg 2 Jul - 17:39:09

brunoboi escreveu:
BANDIT escreveu:

Isso é culpa do péssim carburador DFV!!

Somente isso vc. retirando essa tranqueira e colocando um carburador descente o carro já melhora 40%.....não é sacanagem não é verdade....

É oque eu sempre disse desde que entrei aqui.....o pessoal monta motor 6cc do contrário.....começe a montar pelo carburador.....um bem maior que o original....que vc. ganha potência ..toqrk.....tudo... e consumo quase o mesmo .....

Aliás todos carros são com carburação sub dimencioanados.....eu coloquei numa Parati 1.8 álcool totalmente original uma DFV (nova) ...o carro canatava pneu em 3° + que em 1° marcha com a carburação original mini-progressiva .....tida como um Deus pelos apzeiros !!!!

aqui na página teve o cara que colocou uma Webber 40num monza e ficou o bichos!!! e fica mesmo !!!

No opala uma carburação grande melhora um monte !!!!

E sim os nossos motores são velhos e antiguados .....mas quebram um galhão.....

eu gosto de comando no bloco....esse sitema sempre proporciona torque em baixa...oque é a pura verdade......mas vc. aumentando o comando (colocando um + bravo) vc. aumenta a potência + o torque vem junto.....por isso temos opalas com 50kg de torque...e NÃO é coisa de outro mundo isso ...não é dificilimo !!!

já em comandos no cabeçote......vc. tira 220/230Hp de um motor AP......mas o toque não sobe assim como a potência.....tipo ele fica + potente que um 250/S ......mas com torque de um motor 151...se chegar !!!!!

Já o 6cc fica com potência de big block..e torque de big block.....

e na rua oque se usa é torque !!!!

BANDIT....EU JA VI OPALA TURBINADO COM INJEÇÃO ELETRONICA, AQUELES KITS PRA OPALA Q O PESSOAL VENDE POR AI SABE??

POIS É UMA PERGUNTA OQ DA MAIS POTENCIA PRO OPALA COLOCAR UM CARBURADOR MUITO BOM OU UMA INJEÇÃO BEM REGULADA QUAL VAI SER A MELHOR OPÇÃO PRA DAR MAIS POTENCIA PRO OPALA ???

EU TENHO UM 4CC E ESTOU PENSANDO EM COLOCA INJEÇÃO MAIS FICO COM MEDO DE DEIXA O CARRO FROUXO...PRA MIM Ñ IMPORTA SE VAI SER CARBURADO OU INJEÇÃO EU QUERO SABER QUAL A MELHOR OPÇÃO PRA DAR POTENCIA



Um carburador é sempre + vantagem (principalmente pro Opala ) é + barato....fácil ...

Mas carburador eu chamo de um carburador ZERO nunca usado....portanto NOVO ...não uma dfv com 30 anos de uso e amada por opaleliros .....
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Re: Porque o Opala 6 cilindros tem a potência específica tão baixa?

Mensagem por BANDIT em Seg 2 Jul - 17:49:49

[quote="wyllerson punk"]
Hammer Fall escreveu:uma duvida,
como é que funcionava esses motores gigantescos americanos o GM 454/ 500, Mopar 440 Hemi,

so pra vc se atualizar na historia, os 440 "nao eram hemisfericos"

os hemy eram so os 426 na decada d 60/70

sou aficcionado por esses motores ate agora, mas a maioria foi colocado nos dragsters e ja eram....


Na verdade funciona assim :

O bloco 426 é o mesmo do 440 que é o mesmo do 400 que é o mesmo do 383...esse 383 sai pro Dart GTS....Dart que são as nossas carrocerias de Dodge (dart,charger.magnum )....

Tudo isso são mesmo bloco com diferença de curso de virabrequim ...e nos casos do Hemi....os cabeçote Hemisféricos .....que o pistão entra dentro do cabeçote....uma valvula de cada lada e vela no meio....e nos opalas também da pra fazer Hemizinho com o pistão saindo pra fora do bloco e entrando no cabeçote .....

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Re: Porque o Opala 6 cilindros tem a potência específica tão baixa?

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