Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

Quem está conectado

67 usuários online :: 4 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 63 Visitantes :: 1 Motor de busca

DILERMANDO1, Everton Luis da Silveira, FTiengo, joaoc


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9352)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7893)
 
100 (7771)
 

Projeto 4cc aspirado

Compartilhe

wander luiz
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 23
Idade : 22
Localização : Tres Lagoas Ms
Data de inscrição : 12/07/2012

Projeto 4cc aspirado

Mensagem por wander luiz em Seg 16 Jul - 22:12:11

Bom Vim Aqui posta um projetinho que to afim de seguir sei que pode demora mais vou consegir rsrs
bom a listinha ta assim_



-Pistao cabeça plana alcool

-Virabrequim de curso (motores volvo penta);

-Cabeçote feito em banca de fluxo com valvula de dodge ou blazer na admissao e as da admissao do Opala no escape

-Bloco rebaixado

-'Comando 310x320 importado

-Tuchos mecanicos crane

-Weber 446 aberta a alimentação

-Escapamento dimensionado 4x1 ou 4x2 ou 4x2x1; ainda nao decidi

-Sistema de ignição msd blaster (modulo,bobina,cabos);
-cabos MSD 8.5mm
-Velas iridium;

-bielas forjadas 5.7

por enquanto isso!! AGRADECIMENTOS Jean da Caravan nosso parceiro ae no forun!! Vlw

Luis_555
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4934
Localização : Jaraguá do Sul - SC
Modelo do carro : Opala de Luxo 1978 =D
Data de inscrição : 26/05/2008

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por Luis_555 em Ter 17 Jul - 7:12:44

Pra que vc usa este carro?

OPA7879
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 461
Idade : 32
Localização : santa catarina
Modelo do carro : 1978 standart
1978 opala comodoro
1982 opala 4 portas
Cilindros : 6CC
6cc
4cc

Data de inscrição : 10/01/2008

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por OPA7879 em Ter 17 Jul - 8:34:38

o projeto é bacana, mas tem que ver para q uso vc vai querer o motor.

Luis_555
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4934
Localização : Jaraguá do Sul - SC
Modelo do carro : Opala de Luxo 1978 =D
Data de inscrição : 26/05/2008

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por Luis_555 em Ter 17 Jul - 9:30:05

Ah outra coisa que esqueci.

Quer desempenho mesmo, performance? (LEIA-SE: POR DINHEIRO MESMO, PRA RENDER? CARRO DE PISTA, QUE NÃO VAI MAIS USAR PRA PASSEAR?)

Vai logo pro 6cil.

Do contrário (Carro pra uso mais diário, tranquilo, que ande bem e não faça feio com os moderninhos?) sugiro fazer como eu to fazendo, só "atualizar" o motor com escape dimensionado, ignição, CARBURAÇÃO grande e pronto. Custo benefício ótimo num carro que vai durar zilhoes de anos na tua mão só trocando óleo e agua...

Quem participa aqui do fórum tá ligado que eu curto 4cil e defendo um monte, mas se é pra extrair desempenho de pista mesmo, pesado, ai fica mais do que óbvio partir do motor mais forte né pois o preço das peças entre 4 e 6cil, se não sao iguais, são mais CARAS no irmão menor!!!!

rafinhajuliao
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4253
Localização : campo grande
Modelo do carro : _______________________

Opala 1975

Opala 77

Opala 82 151 aspirado leve (ex)

Caravan ss 1980 151 original (ex)



Cilindros : 6

________________________
Data de inscrição : 23/11/2009

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por rafinhajuliao em Ter 17 Jul - 9:57:05

Luis_555 escreveu:Ah outra coisa que esqueci.

Quer desempenho mesmo, performance? (LEIA-SE: POR DINHEIRO MESMO, PRA RENDER? CARRO DE PISTA, QUE NÃO VAI MAIS USAR PRA PASSEAR?)

Vai logo pro 6cil.

Do contrário (Carro pra uso mais diário, tranquilo, que ande bem e não faça feio com os moderninhos?) sugiro fazer como eu to fazendo, só "atualizar" o motor com escape dimensionado, ignição, CARBURAÇÃO grande e pronto. Custo benefício ótimo num carro que vai durar zilhoes de anos na tua mão só trocando óleo e agua...

Quem participa aqui do fórum tá ligado que eu curto 4cil e defendo um monte, mas se é pra extrair desempenho de pista mesmo, pesado, ai fica mais do que óbvio partir do motor mais forte né pois o preço das peças entre 4 e 6cil, se não sao iguais, são mais CARAS no irmão menor!!!!

concordo em tudo que vc disse..
com esse comando vai ser impossivel andar em baixa..
deve limpar o giro nuns 3000, 3500 rpm



wander luiz
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 23
Idade : 22
Localização : Tres Lagoas Ms
Data de inscrição : 12/07/2012

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por wander luiz em Ter 17 Jul - 12:04:01

é na verdade estou em duvida sobre o comando e o virabrequim :s

rafinhajuliao
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4253
Localização : campo grande
Modelo do carro : _______________________

Opala 1975

Opala 77

Opala 82 151 aspirado leve (ex)

Caravan ss 1980 151 original (ex)



Cilindros : 6

________________________
Data de inscrição : 23/11/2009

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por rafinhajuliao em Ter 17 Jul - 12:13:52

vc quer o carro pra rua certo?
o Jricardo aqui do forum..
tem um 4cc com comando 260x260 com tucho hidraulico
o motor fica liso mas o torque é mosntruoso..
bom mas vc tem q ter na cabeça o q vc quer desse motor..
e sinceramente se quiser muitos cavalos..
parta logo pro 6cc..
nele vc consegue 200 cavalos facil e ainda consegue andar na rua sem problema

wander luiz
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 23
Idade : 22
Localização : Tres Lagoas Ms
Data de inscrição : 12/07/2012

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por wander luiz em Ter 17 Jul - 12:17:41

6cc é tenso pra coloca ele no opala 4cc , e me falaro que quebra de mais é na verdade querro um opala pra anda na rua mais com um torque bom sera que esse comando 260x260 fica bom? e o virabrequim sera que esse da volvo é meio exagerado? eu é bom colocar?

Luis_555
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4934
Localização : Jaraguá do Sul - SC
Modelo do carro : Opala de Luxo 1978 =D
Data de inscrição : 26/05/2008

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por Luis_555 em Ter 17 Jul - 12:18:44

Antes de fica enfiando um monte de peças, vá aos poucos e veja como ficou.

O meu é como falei, carburação grande, dimensionado 4x2 e MSD que vou montar essa semana.
Comando original, cabeçote original, rodando na gasolina.

Pra mim tá ótimo, ficou bem esperto de saída, retoma com força em qualquer marcha, dá 170 por hora no pé fazendo 9,5 por litro na estrada...

wander luiz
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 23
Idade : 22
Localização : Tres Lagoas Ms
Data de inscrição : 12/07/2012

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por wander luiz em Ter 17 Jul - 12:21:32

vou fazer isso hein colocando as peças aos poucos comprei uma weber 446 ja,

rafinhajuliao
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4253
Localização : campo grande
Modelo do carro : _______________________

Opala 1975

Opala 77

Opala 82 151 aspirado leve (ex)

Caravan ss 1980 151 original (ex)



Cilindros : 6

________________________
Data de inscrição : 23/11/2009

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por rafinhajuliao em Ter 17 Jul - 12:25:57

só com o 446 seu carro vai mudar completamente

pergunta pro Jricardo sobre o carro dele

coloca a 446
4x1 ou 4x2
comando 260 é suficiente..
e se preferir coloca o pistao cabeça reta dos opalas a alcool
vai ficar liso e um foguetinho..
abç

wander luiz
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 23
Idade : 22
Localização : Tres Lagoas Ms
Data de inscrição : 12/07/2012

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por wander luiz em Ter 17 Jul - 12:32:18

rafinhajuliao escreveu:só com o 446 seu carro vai mudar completamente

pergunta pro Jricardo sobre o carro dele

coloca a 446
4x1 ou 4x2
comando 260 é suficiente..
e se preferir coloca o pistao cabeça reta dos opalas a alcool
vai ficar liso e um foguetinho..
abç


Vlw olha vou tenta acha um opala com 6cc original pra compra o duro que na minha cidade é dificil de acha e quando acha os cara mete a faca em carros que precisa de muita coisa :/

rafinhajuliao
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4253
Localização : campo grande
Modelo do carro : _______________________

Opala 1975

Opala 77

Opala 82 151 aspirado leve (ex)

Caravan ss 1980 151 original (ex)



Cilindros : 6

________________________
Data de inscrição : 23/11/2009

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por rafinhajuliao em Ter 17 Jul - 12:37:19

wander luiz escreveu:
rafinhajuliao escreveu:só com o 446 seu carro vai mudar completamente

pergunta pro Jricardo sobre o carro dele

coloca a 446
4x1 ou 4x2
comando 260 é suficiente..
e se preferir coloca o pistao cabeça reta dos opalas a alcool
vai ficar liso e um foguetinho..
abç


Vlw olha vou tenta acha um opala com 6cc original pra compra o duro que na minha cidade é dificil de acha e quando acha os cara mete a faca em carros que precisa de muita coisa :/

nao tem leilões ai na sua cidade?:..
aqui onde eu moro sempre tem leilão do detran
e como aqui a policia adora prender um opalão
sempre tem alguns q compensam

VENDOPALA
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1027
Idade : 32
Localização : Litoral Paulista
Modelo do carro : A3 150cv 2006
Caravan 80 250/S
Cilindros : 4+T
L6
Data de inscrição : 18/03/2009

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por VENDOPALA em Ter 17 Jul - 13:17:06

Luis_555 escreveu:Antes de fica enfiando um monte de peças, vá aos poucos e veja como ficou.

O meu é como falei, carburação grande, dimensionado 4x2 e MSD que vou montar essa semana.
Comando original, cabeçote original, rodando na gasolina.

Pra mim tá ótimo, ficou bem esperto de saída, retoma com força em qualquer marcha, dá 170 por hora no pé fazendo 9,5 por litro na estrada...

Está com a dupla de 228 ou 40? mexeu na taxa(rebaixando cabeçote)? Ta com platinado ainda, não falha em alta?

Abraço!

Luis_555
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4934
Localização : Jaraguá do Sul - SC
Modelo do carro : Opala de Luxo 1978 =D
Data de inscrição : 26/05/2008

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por Luis_555 em Ter 17 Jul - 15:04:39

VENDOPALA escreveu:
Luis_555 escreveu:Antes de fica enfiando um monte de peças, vá aos poucos e veja como ficou.

O meu é como falei, carburação grande, dimensionado 4x2 e MSD que vou montar essa semana.
Comando original, cabeçote original, rodando na gasolina.

Pra mim tá ótimo, ficou bem esperto de saída, retoma com força em qualquer marcha, dá 170 por hora no pé fazendo 9,5 por litro na estrada...

Está com a dupla de 228 ou 40? mexeu na taxa(rebaixando cabeçote)? Ta com platinado ainda, não falha em alta?

Abraço!

Dupla de 228 cara. Cabeçote e comando originais.

Tá no platinado, até quinta provavelmente hehe e não cara, não falha em nada, na verdade, em 3 anos que tenho o Opala, nunca troquei nem mexi no platinado hehe

E olha que já girei BEM forte com o Opalão hehe hoje mesmo peguei uma planilha de calculo de RPM pra tirar uma dúvida que eu tinha... ele deu no pé, 171 por hora no GPS, com pneu 195/70 R14 em 4ª marcha com dif 3,54, então eu girei 5100RPM, sem embolar nada e nem tucho bateu depois de aliviar!!! hehehe

Se tiver interesse aqui tem toda história desde o início:
http://www.opaleirosdoparana.com/t21670p450-dupla-de-228-montada-95-por-litro

turcão
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 581
Idade : 37
Localização : Campo Grande - MS
Modelo do carro : coupê 88
Cilindros : 6
Data de inscrição : 01/04/2010

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por turcão em Ter 17 Jul - 17:31:59

esse vira do volvo penta tem mais curso que o do 4 cil... só com ele o motor ja ganha um monte de potência.

mas o duro é achar esse vira... quando acha o povo pede um monte por ele... 1500 reais pra cima.

o motor que usa esse vira é de um motor maritimizado... vc pode tentar achar com mais facilidade e com preço mais justo em cidades que tem rio e navegação.

pega certinho o modelo do motor e liga nas retificas dessa cidade.

agora... sem esse vira... prepara o bolso pra ganhar potencia no 4 cil... é caro pra caramba.

wyllerson punk
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 6736
Idade : 44
Localização : igarapé-mg
Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
Cilindros : 6 caneco
256s
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por wyllerson punk em Ter 17 Jul - 18:22:18

Luis_555 escreveu:
VENDOPALA escreveu:

Está com a dupla de 228 ou 40? mexeu na taxa(rebaixando cabeçote)? Ta com platinado ainda, não falha em alta?

Abraço!

Dupla de 228 cara. Cabeçote e comando originais.

Tá no platinado, até quinta provavelmente hehe e não cara, não falha em nada, na verdade, em 3 anos que tenho o Opala, nunca troquei nem mexi no platinado hehe

E olha que já girei BEM forte com o Opalão hehe hoje mesmo peguei uma planilha de calculo de RPM pra tirar uma dúvida que eu tinha... ele deu no pé, 171 por hora no GPS, com pneu 195/70 R14 em 4ª marcha com dif 3,54, então eu girei 5100RPM, sem embolar nada e nem tucho bateu depois de aliviar!!! hehehe

Se tiver interesse aqui tem toda história desde o início:
http://www.opaleirosdoparana.com/t21670p450-dupla-de-228-montada-95-por-litro

foi um dos 4cc mais bem bolados q ja vi, nao por performance,tambem, mas mais pela classica dupla q ele pos... gostei do old school do 555

j ricardo
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9352
Idade : 40
Localização : sao paulo
Modelo do carro : opala luxo 71
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por j ricardo em Ter 17 Jul - 19:54:32

Luis_555 escreveu:
VENDOPALA escreveu:

Está com a dupla de 228 ou 40? mexeu na taxa(rebaixando cabeçote)? Ta com platinado ainda, não falha em alta?

Abraço!

Dupla de 228 cara. Cabeçote e comando originais.

Tá no platinado, até quinta provavelmente hehe e não cara, não falha em nada, na verdade, em 3 anos que tenho o Opala, nunca troquei nem mexi no platinado hehe

E olha que já girei BEM forte com o Opalão hehe hoje mesmo peguei uma planilha de calculo de RPM pra tirar uma dúvida que eu tinha... ele deu no pé, 171 por hora no GPS, com pneu 195/70 R14 em 4ª marcha com dif 3,54, então eu girei 5100RPM, sem embolar nada e nem tucho bateu depois de aliviar!!! hehehe

Se tiver interesse aqui tem toda história desde o início:
http://www.opaleirosdoparana.com/t21670p450-dupla-de-228-montada-95-por-litro

muito bom!

exemplo a ser seguido por metade do fórum!

agora ao amigo que abriu o tópico: se for para gastar mais de 10k num 4cil: não vale a pena, vai tomar toco de 6cil com metade disso investido...



_________________
NÃO TENHO MSN!!!! Twisted Evil

wander luiz
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 23
Idade : 22
Localização : Tres Lagoas Ms
Data de inscrição : 12/07/2012

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por wander luiz em Ter 17 Jul - 22:20:29

bom vou tenta compra um opala 6cilindros com o motor original msm e vou mexer nele entao rsrs
to com umas coisinhas ja em mente

a weber 446 fica boa no 6cc?


rafinhajuliao
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4253
Localização : campo grande
Modelo do carro : _______________________

Opala 1975

Opala 77

Opala 82 151 aspirado leve (ex)

Caravan ss 1980 151 original (ex)



Cilindros : 6

________________________
Data de inscrição : 23/11/2009

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por rafinhajuliao em Qua 18 Jul - 8:14:07

wander luiz escreveu:bom vou tenta compra um opala 6cilindros com o motor original msm e vou mexer nele entao rsrs
to com umas coisinhas ja em mente

a weber 446 fica boa no 6cc?


compra uma mecanica 6cc e mete no seu opalão mesmo
parece estar bonitao..

Luis_555
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4934
Localização : Jaraguá do Sul - SC
Modelo do carro : Opala de Luxo 1978 =D
Data de inscrição : 26/05/2008

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por Luis_555 em Qua 18 Jul - 8:22:07

Valeu gurizada, fico legal mesmo o bicho hehe

wander luiz escreveu:bom vou tenta compra um opala 6cilindros com o motor original msm e vou mexer nele entao rsrs
to com umas coisinhas ja em mente

a weber 446 fica boa no 6cc?


Não viaja brother!

Se você já tem um Opala bom, que você curte, troca só a mecânica!

4cil sofreu menos ação do peso do motor nas longarinas... a troca não é como uns dizem ai que parece que é igual troca roda, mas tbm não é esse monstro.

Mas uma coisa pelo que li eu já tirei como lição, se vai trocar, acha um doador completo, comprar bloco aqui, agregado ali, diferencial lá, deixa beeeem mais caro e demorado o processo todo!!

Quanto a 446, bom, eu nao curto, e nunca tive haha Mas 6boca já partia de W40 p/ cima.

wander luiz
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 23
Idade : 22
Localização : Tres Lagoas Ms
Data de inscrição : 12/07/2012

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por wander luiz em Qua 18 Jul - 13:12:01

bom vou tenta pegar um opala completo 6cc na twister tenho que vender ela msm rsrs
se eu pega o 6cc to com uma listinha +ou-

-Taxa de compressão de 12,5:1
-cabeçote preparado http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-428097805-opala-6cc-cabecote-preparado-_JM
-Carburador weber 446
-Jogos de pistões 4 polegadas do opala 4cc
-Bomba elétrica de combustível e dosador http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-431220821-kit-aeromotive-bomba-a1000-dosador-para-arrancada-_JM
-Limitador de giros
-Modulo De Ignição Msd E Bobina Procomp http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-242840603-modulo-de-ignico-msd-e-bobina-procomp-_JM


alguem tem dica de que comando usar?


rafinhajuliao
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4253
Localização : campo grande
Modelo do carro : _______________________

Opala 1975

Opala 77

Opala 82 151 aspirado leve (ex)

Caravan ss 1980 151 original (ex)



Cilindros : 6

________________________
Data de inscrição : 23/11/2009

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por rafinhajuliao em Qua 18 Jul - 14:15:38

dependendo do comando nao precisa usar esse cabeçote ai nao
manda preparar o teu mesmo.. vai gastar muito menos
usa um comando mais manso..
282 sei la..
coloca uns tuchos mecanicos e esquece a 446
coloco um w40 ou 44


wander luiz
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 23
Idade : 22
Localização : Tres Lagoas Ms
Data de inscrição : 12/07/2012

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por wander luiz em Qui 19 Jul - 12:13:30

se for manda preparar o meu oque mando fazer me da umas dicas?

rafinhajuliao
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4253
Localização : campo grande
Modelo do carro : _______________________

Opala 1975

Opala 77

Opala 82 151 aspirado leve (ex)

Caravan ss 1980 151 original (ex)



Cilindros : 6

________________________
Data de inscrição : 23/11/2009

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por rafinhajuliao em Qui 19 Jul - 14:07:02

faz um trabalho no cabeçote..
rebaixa uns 2mm
pistoes do 4cc alcool
comando mais bravo
tuchos mecanicos
w40
msd
cambio 5 marchas
diferencial dana

wander luiz
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 23
Idade : 22
Localização : Tres Lagoas Ms
Data de inscrição : 12/07/2012

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por wander luiz em Sex 20 Jul - 0:09:11

rafinhajuliao escreveu:faz um trabalho no cabeçote..
rebaixa uns 2mm
pistoes do 4cc alcool
comando mais bravo
tuchos mecanicos
w40
msd
cambio 5 marchas
diferencial dana


Vlw!! quantos cv tu acha qe ficaria? e o torque ficaria forte?

andersonopala
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2366
Localização : Belo Horizonte/MG
Modelo do carro : Opala cupê com teto vinil ano 72 - Serie Especial.//Caracterizado na versão SS.(Faixas e acessórios)..
Cilindros : Motor 04 Cil.151-S.//Vira do 153.//2800-ASPIRADO.//Comando 286º.//Cabeçote 153 prep.//Válvulas maiores e molas duplas.//Tuchos mecânicos.//Pistões 4'0 da metal leve(álcool).//Bomba elétrica com dosador Gol GTI.// Carburação DFV446 prep. 39mm com flange.//Bobina e cabos Accel.//Velas frias RD350.//Volante motor aliviado.//Escape Dim. 4x2.//'Estimativa': 170cv...
Data de inscrição : 03/02/2011

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por andersonopala em Sex 20 Jul - 4:35:58

Luis_555 escreveu:Ah outra coisa que esqueci.

Quer desempenho mesmo, performance? (LEIA-SE: POR DINHEIRO MESMO, PRA RENDER? CARRO DE PISTA, QUE NÃO VAI MAIS USAR PRA PASSEAR?)

Vai logo pro 6cil.

Do contrário (Carro pra uso mais diário, tranquilo, que ande bem e não faça feio com os moderninhos?) sugiro fazer como eu to fazendo, só "atualizar" o motor com escape dimensionado, ignição, CARBURAÇÃO grande e pronto. Custo benefício ótimo num carro que vai durar zilhoes de anos na tua mão só trocando óleo e agua...



Quem participa aqui do fórum tá ligado que eu curto




4cil e defendo um monte, mas se é pra extrair desempenho de pista mesmo, pesado, ai fica mais do que óbvio partir do motor mais forte né pois o preço das peças entre 4 e 6cil, se não sao iguais, são mais CARAS no irmão menor!!!!




Falou tudo Luis!!! OKK

rafinhajuliao
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4253
Localização : campo grande
Modelo do carro : _______________________

Opala 1975

Opala 77

Opala 82 151 aspirado leve (ex)

Caravan ss 1980 151 original (ex)



Cilindros : 6

________________________
Data de inscrição : 23/11/2009

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por rafinhajuliao em Sex 20 Jul - 9:17:12

wander luiz escreveu:
rafinhajuliao escreveu:faz um trabalho no cabeçote..
rebaixa uns 2mm
pistoes do 4cc alcool
comando mais bravo
tuchos mecanicos
w40
msd
cambio 5 marchas
diferencial dana


Vlw!! quantos cv tu acha qe ficaria? e o torque ficaria forte?

kra o Jricardo
tem um programa chamado dyno desktop
ou algo assim que calcula isso
mas as informações tem de ser precisas
mas com ctz.. vai ficar bala o opalão
ve se vc consegue entrar em contato com ele
ele é gente boa pra kramba... ctz q ajuda

j ricardo
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9352
Idade : 40
Localização : sao paulo
Modelo do carro : opala luxo 71
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por j ricardo em Sex 20 Jul - 17:20:17

rafinhajuliao escreveu:faz um trabalho no cabeçote..
rebaixa uns 2mm
pistoes do 4cc alcool
comando mais bravo
tuchos mecanicos
w40
msd
cambio 5 marchas
diferencial dana

4cil, ou 6cil?

se for 6cil siga esse exemplo: http://www.opaleirosdoparana.com/t23273-como-sera-o-motor-do-meu-carro

se for 4cil siga o Luis_555...


_________________
NÃO TENHO MSN!!!! Twisted Evil

opalaam
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 65
Idade : 37
Localização : amazonas
Modelo do carro : diplomata 4portas 6cc
Cilindros : 6L ou 6cc
Data de inscrição : 28/02/2010

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por opalaam em Dom 22 Jul - 15:19:15

preparação pra 4cc é mole vc pode ate bricar com ele na arrancada categoria DESAFIO 15s o carro do meu amigo e preparado corre e logo será o meu..oq o dele tem cabeçote com tudos trabalhasdos baixo em 2mm,bloco baixo até o PMS do pistão,comando 296º feito pela CDV,uma 446 invertida no coletor com gigler aumentado e escape 4x1..este carro ando na casa dos 15.100s...6cc e V6 original pega peia dele.hehehehehe se vc for andar na rua usa o gigler original Etanol uma outra coisa ele ja marco 14.900s nos 402m e tem como provar..agora vc tem varias opções pra preparar seu carro

j ricardo
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9352
Idade : 40
Localização : sao paulo
Modelo do carro : opala luxo 71
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por j ricardo em Dom 22 Jul - 15:23:32

opalaam escreveu:preparação pra 4cc é mole vc pode ate bricar com ele na arrancada categoria DESAFIO 15s o carro do meu amigo e preparado corre e logo será o meu..oq o dele tem cabeçote com tudos trabalhasdos baixo em 2mm,bloco baixo até o PMS do pistão,comando 296º feito pela CDV,uma 446 invertida no coletor com gigler aumentado e escape 4x1..este carro ando na casa dos 15.100s...6cc e V6 original pega peia dele.hehehehehe se vc for andar na rua usa o gigler original Etanol uma outra coisa ele ja marco 14.900s nos 402m e tem como provar..agora vc tem varias opções pra preparar seu carro

deve ser legal ver ese 4cil na pista...

por falar em pista voces estão com uma pista TOP agora aí, hein? tava vendo umas fotos esses dias...



_________________
NÃO TENHO MSN!!!! Twisted Evil

Sool
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 720
Idade : 26
Localização : Indaiatuba/SP
Modelo do carro : Opala 87 cupe
Cilindros : 6 Cc injetado
Data de inscrição : 08/08/2010

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por Sool em Dom 22 Jul - 15:26:25

kkkkkkkkkk Cade o BANDIT pra responder aque ! ???


j ricardo
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9352
Idade : 40
Localização : sao paulo
Modelo do carro : opala luxo 71
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por j ricardo em Dom 22 Jul - 15:36:50

Sool escreveu:kkkkkkkkkk Cade o BANDIT pra responder aque ! ???


Xiiiiiiuuuu!


_________________
NÃO TENHO MSN!!!! Twisted Evil

opalaam
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 65
Idade : 37
Localização : amazonas
Modelo do carro : diplomata 4portas 6cc
Cilindros : 6L ou 6cc
Data de inscrição : 28/02/2010

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por opalaam em Dom 22 Jul - 15:55:19

dia 28 e 29 deste mês vai ter arrancada este 4cc vai ta lá e os opalas 6cc da categoria ST446 vão esta se matando pra entrar na casa dos 13.900s a melhor marca é 14.045s...cara a pista é show cheers o grip vem melhorando a cada prova espero ate o fim deste ano voltar a dar umas puxadas com meu 4cc depois aposento ele e vou rodar com 6 injetado com esta dupla de 50mm na minha foto ai..rs

Sool
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 720
Idade : 26
Localização : Indaiatuba/SP
Modelo do carro : Opala 87 cupe
Cilindros : 6 Cc injetado
Data de inscrição : 08/08/2010

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por Sool em Seg 23 Jul - 5:36:49

j ricardo escreveu:
Sool escreveu:kkkkkkkkkk Cade o BANDIT pra responder aque ! ???


Xiiiiiiuuuu!

=)

andersonopala
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2366
Localização : Belo Horizonte/MG
Modelo do carro : Opala cupê com teto vinil ano 72 - Serie Especial.//Caracterizado na versão SS.(Faixas e acessórios)..
Cilindros : Motor 04 Cil.151-S.//Vira do 153.//2800-ASPIRADO.//Comando 286º.//Cabeçote 153 prep.//Válvulas maiores e molas duplas.//Tuchos mecânicos.//Pistões 4'0 da metal leve(álcool).//Bomba elétrica com dosador Gol GTI.// Carburação DFV446 prep. 39mm com flange.//Bobina e cabos Accel.//Velas frias RD350.//Volante motor aliviado.//Escape Dim. 4x2.//'Estimativa': 170cv...
Data de inscrição : 03/02/2011

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por andersonopala em Seg 23 Jul - 8:21:35

Não tem muito o que falar não pessoal... Como já foi dito aqui pelo nosso amigo opaleiro W. Punck: "É como chutar cachorro morto"...

Em termos de comparações, sempre teremos:

6cil. "ORIGINAL" = Vai andar + que o
4cil. "ORIGINAL"...(Óbvio).

4cil. "PREPARADO" = Vai andar + que o
6cil. "ORIGINAL"...(Chutar cachorro morto/óbvio).

6cil. "PREPARADO" = Vai andar + que o
4cil. "PREPARADO"...(Óbvio).

Isso na mesma proporção de preparação empregadas a cada motor...

"SIMPLES ASSIM"!!! Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

rodrigo_nh
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 386
Localização : Novo Hamburgo/RS
Cilindros : 4cil 2.8
Data de inscrição : 21/12/2008

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por rodrigo_nh em Dom 29 Jul - 21:09:10

ate q enfim hoje consegui esticar a 5a do meu 4trinho.. na br116 perto do zoologico de sapucaia do sul..
um i30 querendo me passar... ai acelerei ate 160km/h e o fdm colou atras.. ai apertei.. passo os 180 e foi bem mais(so marca ate 180).. creio que chego nos 200 de paineil.. mas tinha mais GÁS ainda.. passa dos 200 de painel facil facil..

meu 4cil ta assim:

DFV 446 (alcool)
Virabrequim 153
Pistão 0,60 Trabalhado
Cabeçote Rebaixado 1mm
Tuchos Mecânico 250S
Pratos Iskenderian
Dimensionado 4x1 2"

comando original do opala gasolina rodando no alcool.
pra andar na cidade ficou perfeito e com bom torque.. mto mais esperto que um 4cc original.

giu3000
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 138
Idade : 24
Localização : Flrorianópolis
Modelo do carro : Omega CD 3.0
Opala Comodoro 4.1

Cilindros : 6,6
Data de inscrição : 20/05/2010

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por giu3000 em Dom 29 Jul - 22:27:06

E como que terminou a brincadeirinha??

thiagoleta
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 232
Idade : 30
Localização : bh, minas gerais
Modelo do carro : opala diplomata 1981 cupe 2ºdono na reforma
Cilindros : 4CC MAS UM FUTURO 6CC A CAMINHO!!!
Data de inscrição : 29/07/2009

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por thiagoleta em Seg 30 Jul - 9:26:37

wander luiz escreveu:Bom Vim Aqui posta um projetinho que to afim de seguir sei que pode demora mais vou consegir rsrs
bom a listinha ta assim_



-Pistao cabeça plana alcool

-Virabrequim de curso (motores volvo penta);

-Cabeçote feito em banca de fluxo com valvula de dodge ou blazer na admissao e as da admissao do Opala no escape

-Bloco rebaixado

-'Comando 310x320 importado

-Tuchos mecanicos crane

-Weber 446 aberta a alimentação

-Escapamento dimensionado 4x1 ou 4x2 ou 4x2x1; ainda nao decidi

-Sistema de ignição msd blaster (modulo,bobina,cabos);
-cabos MSD 8.5mm
-Velas iridium;

-bielas forjadas 5.7

por enquanto isso!! AGRADECIMENTOS Jean da Caravan nosso parceiro ae no forun!! Vlw
AI IRMAO SE TU QISERES TENHO PRA VC AQI BLOCO DO 151S(ACOMPANHA AS BIELAS E PISTONS)STD FILE TIRADO DE UM OPALA COM 60,000 KMS ORIGINAIS, VIRA DO 153 STD CASQUILHOS MOVEL E FIXO CLIVETE 77 010 NA CAIXA ZERO, E UM CABEÇOTE A ALCOOL STD COM MOLAS DUPLAS ORIGINAL(CABEÇOTE FINO SO PLAINAR E MONTAR PRA RODA)E UMA BOMBA SHADECK DE OMEGA NOVA NA CAIXA PASSO TUDO POR 1.200 PILAS. COM ESSAS PEÇAS CONCERTEZA VC VAI TER UM CARRO MUITO FORTE PODE USAR UM COMANDO 296X296 COM 13MM DE LEVANTE E 109 DE LOBE,PODE USAR AS BIELAS DO 4CC MESMO O PISTAO VAI FICAR UM POUCO PRA FORA(NO MAXIMO 1,5MM), CANHAO VAI FICAR. NA BOA ESSE VIRA AI DE VOLVO PENTA MOSCA BRANCA PRA ACHAR FORA O TRABALHO Q VC VAI TER DE FAZER NELE PARA ELE ENTRAR CERTINHO NO BLOCO, ESSA RECEITA FICA FINO EU USO NO MEU RECOMENDO... Twisted Evil

rodrigo_nh
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 386
Localização : Novo Hamburgo/RS
Cilindros : 4cil 2.8
Data de inscrição : 21/12/2008

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por rodrigo_nh em Seg 30 Jul - 12:50:55

giu3000 escreveu:E como que terminou a brincadeirinha??
ah ée nao terminei.. a unica sinaleira da br que é na frente da pepsi logo fechou e eu parei pro doido do i30 parar do meu lado e começar denovo do 0km/h e nao é que o maluco passo no vermelho? so pra dizer depois: dei pau no opalao.. haha.
mas de final o i30 ganha né?

faccinaSS4
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 5874
Idade : 29
Localização : balneario camboriu
Modelo do carro : Comodoro coupe 87, conhecido como Genão Canabrava 1°
Cilindros : 4 + 2
Data de inscrição : 30/05/2010

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por faccinaSS4 em Seg 30 Jul - 13:28:49

andersonopala escreveu:
Luis_555 escreveu:Ah outra coisa que esqueci.

Quer desempenho mesmo, performance? (LEIA-SE: POR DINHEIRO MESMO, PRA RENDER? CARRO DE PISTA, QUE NÃO VAI MAIS USAR PRA PASSEAR?)

Vai logo pro 6cil.

Do contrário (Carro pra uso mais diário, tranquilo, que ande bem e não faça feio com os moderninhos?) sugiro fazer como eu to fazendo, só "atualizar" o motor com escape dimensionado, ignição, CARBURAÇÃO grande e pronto. Custo benefício ótimo num carro que vai durar zilhoes de anos na tua mão só trocando óleo e agua...



Quem participa aqui do fórum tá ligado que eu curto




4cil e defendo um monte, mas se é pra extrair desempenho de pista mesmo, pesado, ai fica mais do que óbvio partir do motor mais forte né pois o preço das peças entre 4 e 6cil, se não sao iguais, são mais CARAS no irmão menor!!!!




Falou tudo Luis!!! OKK


eu tbm concordo... curto o 4cc, tenho um 4cc, já atualizei muita coisa no 4cc e ainda vou colocar mais!

Semana passada abandonei a 446 e to partindo pra uma w40... e um comando276º pra avacalhar com a geral...

faccinaSS4
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 5874
Idade : 29
Localização : balneario camboriu
Modelo do carro : Comodoro coupe 87, conhecido como Genão Canabrava 1°
Cilindros : 4 + 2
Data de inscrição : 30/05/2010

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por faccinaSS4 em Seg 30 Jul - 13:31:39

andersonopala escreveu:Não tem muito o que falar não pessoal... Como já foi dito aqui pelo nosso amigo opaleiro W. Punck: "É como chutar cachorro morto"...

Em termos de comparações, sempre teremos:

6cil. "ORIGINAL" = Vai andar + que o
4cil. "ORIGINAL"...(Óbvio).

4cil. "PREPARADO" = Vai andar + que o
6cil. "ORIGINAL"...(Chutar cachorro morto/óbvio).

6cil. "PREPARADO" = Vai andar + que o
4cil. "PREPARADO"...(Óbvio).

Isso na mesma proporção de preparação empregadas a cada motor...

"SIMPLES ASSIM"!!! Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes



wyllerson punk
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 6736
Idade : 44
Localização : igarapé-mg
Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
Cilindros : 6 caneco
256s
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por wyllerson punk em Seg 30 Jul - 16:01:50

4cc eu gosto é dos turbo com weber ou 4jet... se o carro tem q andar forte,



se for preparaçao mais tranquila eu apostaria numa dupla de 446 ou 228 com comando...taxa etc.

rodrigo_nh
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 386
Localização : Novo Hamburgo/RS
Cilindros : 4cil 2.8
Data de inscrição : 21/12/2008

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por rodrigo_nh em Seg 30 Jul - 20:51:20

eu nunca mais invisto em carburador.. proxima vez que mecher vo por logo injeçao.. fueltech ou HARDWARECAR.. na boa, gasto um 3mil mas fica perfeito e sem strees. vo gastar oque com uma weber, coletor e acerto? 1,800 em media..


rafinhajuliao
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4253
Localização : campo grande
Modelo do carro : _______________________

Opala 1975

Opala 77

Opala 82 151 aspirado leve (ex)

Caravan ss 1980 151 original (ex)



Cilindros : 6

________________________
Data de inscrição : 23/11/2009

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por rafinhajuliao em Qua 1 Ago - 9:00:17

rodrigo_nh escreveu:eu nunca mais invisto em carburador.. proxima vez que mecher vo por logo injeçao.. fueltech ou HARDWARECAR.. na boa, gasto um 3mil mas fica perfeito e sem strees. vo gastar oque com uma weber, coletor e acerto? 1,800 em media..


mas perde a beleza do conjunto de carburador motor e filtro esportivo...
sem contar q sempre que precisar mexer precisa de scanner raster entre outros
carburador vc precisa.. chave de fenda e alicate hehe
basicamente isso rs

mas deve ficar interessando um motor de opala com IE
conhece alguem que fez?

rodrigo_nh
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 386
Localização : Novo Hamburgo/RS
Cilindros : 4cil 2.8
Data de inscrição : 21/12/2008

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por rodrigo_nh em Sex 3 Ago - 22:20:31

rafinhajuliao escreveu:
rodrigo_nh escreveu:eu nunca mais invisto em carburador.. proxima vez que mecher vo por logo injeçao.. fueltech ou HARDWARECAR.. na boa, gasto um 3mil mas fica perfeito e sem strees. vo gastar oque com uma weber, coletor e acerto? 1,800 em media..


mas perde a beleza do conjunto de carburador motor e filtro esportivo...
sem contar q sempre que precisar mexer precisa de scanner raster entre outros
carburador vc precisa.. chave de fenda e alicate hehe
basicamente isso rs

mas deve ficar interessando um motor de opala com IE
conhece alguem que fez?
aqui em NH tem bastante injetados.. fico muito bom.. carburador so me da dor de cabeça.. eu nao sei mecher nao adianta.

j ricardo
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9352
Idade : 40
Localização : sao paulo
Modelo do carro : opala luxo 71
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por j ricardo em Sab 4 Ago - 1:34:30

rafinhajuliao escreveu:
rodrigo_nh escreveu:eu nunca mais invisto em carburador.. proxima vez que mecher vo por logo injeçao.. fueltech ou HARDWARECAR.. na boa, gasto um 3mil mas fica perfeito e sem strees. vo gastar oque com uma weber, coletor e acerto? 1,800 em media..


mas perde a beleza do conjunto de carburador motor e filtro esportivo...
sem contar q sempre que precisar mexer precisa de scanner raster entre outros
carburador vc precisa.. chave de fenda e alicate hehe
basicamente isso rs

mas deve ficar interessando um motor de opala com IE
conhece alguem que fez?

uma: da pra colocar filtro esportivo onde quer que seja...
e nao precisa de scaner pra nada numa programavel... na pior das hipoteses um multimetro...


_________________
NÃO TENHO MSN!!!! Twisted Evil

faccinaSS4
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 5874
Idade : 29
Localização : balneario camboriu
Modelo do carro : Comodoro coupe 87, conhecido como Genão Canabrava 1°
Cilindros : 4 + 2
Data de inscrição : 30/05/2010

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por faccinaSS4 em Sab 4 Ago - 10:56:38

j ricardo escreveu:
rafinhajuliao escreveu:

mas perde a beleza do conjunto de carburador motor e filtro esportivo...
sem contar q sempre que precisar mexer precisa de scanner raster entre outros
carburador vc precisa.. chave de fenda e alicate hehe
basicamente isso rs

mas deve ficar interessando um motor de opala com IE
conhece alguem que fez?

uma: da pra colocar filtro esportivo onde quer que seja...
e nao precisa de scaner pra nada numa programavel... na pior das hipoteses um multimetro...

è que ele ta noiado com as injeções originais! que pra mexer tem que levar em pessoal com pc e os programas específicos... e normalmente não é descoberto o problema!

nas injeções programáveis o máximo que você vai precisar é um notebook quando você fizer muuiita merda...

rafinhajuliao
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4253
Localização : campo grande
Modelo do carro : _______________________

Opala 1975

Opala 77

Opala 82 151 aspirado leve (ex)

Caravan ss 1980 151 original (ex)



Cilindros : 6

________________________
Data de inscrição : 23/11/2009

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por rafinhajuliao em Seg 6 Ago - 14:10:58

faccinaSS4 escreveu:
j ricardo escreveu:

uma: da pra colocar filtro esportivo onde quer que seja...
e nao precisa de scaner pra nada numa programavel... na pior das hipoteses um multimetro...

è que ele ta noiado com as injeções originais! que pra mexer tem que levar em pessoal com pc e os programas específicos... e normalmente não é descoberto o problema!

nas injeções programáveis o máximo que você vai precisar é um notebook quando você fizer muuiita merda...

hauhauha
acho q é isso mesmo...
peguei nojo das IE's originais..
e agora saio crucificando todas as injeções hauahua

faccinaSS4
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 5874
Idade : 29
Localização : balneario camboriu
Modelo do carro : Comodoro coupe 87, conhecido como Genão Canabrava 1°
Cilindros : 4 + 2
Data de inscrição : 30/05/2010

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por faccinaSS4 em Seg 6 Ago - 14:15:43

rafinhajuliao escreveu:
faccinaSS4 escreveu:

è que ele ta noiado com as injeções originais! que pra mexer tem que levar em pessoal com pc e os programas específicos... e normalmente não é descoberto o problema!

nas injeções programáveis o máximo que você vai precisar é um notebook quando você fizer muuiita merda...

hauhauha
acho q é isso mesmo...
peguei nojo das IE's originais..
e agora saio crucificando todas as injeções hauahua

éééééééé velho... nas ie programaneis voce só pracisa do pc pra ver mapas e colher dados... a regulagem é no modulo!

Conteúdo patrocinado

Re: Projeto 4cc aspirado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 17:27:43


    Data/hora atual: Sab 10 Dez - 17:27:43