Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

Quem está conectado

67 usuários online :: 3 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 64 Visitantes :: 2 Motores de busca

DanielSS76, erico takahashi, pacato

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó

LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138

Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)

tabarbosa (16851)

BANDIT (13534)

Xann (10387)

j ricardo (9351)

Jean Bida (9311)

Eduardo SSa (8678)

raphaelcaronti (8482)

Rubão6cc (7862)

100 (7771)

Mudar para Gasolina

Compartilhe

brunobas12
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 9
Modelo do carro : Opala diplomata coupe 250-s
Cilindros : 6cc

Mudar para Gasolina

Mensagem por brunobas12 em Seg 23 Jul - 16:24:57

Olá opaleiros. Gostaria que você's pudessem tirar uma dúvida. Um cara me aconselhou mudar meu carro para gasolina, e disse para que é era só trocar alguns giclês do carburador que conseguia facil fazer a troca. Minha dúvida é a seguinte: Isso pode afetar o motor de alguma forma? Pois sempre foi rodando no alcool e derrepente mudar para gasolina? O que preciso fazer para ter uma troca sem problemas futuros? Sei que alguns opaleiros já fizeram a mudança de combustível, e gostaria de ler os conselhos de quem entende do assunto.

Desde já agradeço, valeu.

lauroacjr
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 6

Re: Mudar para Gasolina

Mensagem por lauroacjr em Seg 23 Jul - 16:32:14

Via de regra a mudança de combustível (alcool para gasosa) exige algumas técnicas:
- mudança da taxa de compressão com troca do cabeçote ou dos pistões
- mudança do ponto de ignição
- ajustes no carburador

Não existe grande diferença entre o preço do alcool e da gasolina. Por outro lado existe uma pressão ecológica em se diminuir o preço do combustível vegetal.

Não vejo sentido numa conversão destas hoje em dia.

worm
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1142
Modelo do carro : Qualquer um, desde que seja um Opala ta valendo.
Cilindros : 4 ou 6, tanto faz, se não estiver fumando ta ótimo.

Mensagem por worm em Seg 23 Jul - 16:38:47

Muitos dizem que nem precisa abrir o motor (trocar o cabeçote e bla bla bla), so ajustes no ponto e troca dos gicles do carbura.

Carlos93
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 285

Mensagem por Carlos93 em Seg 23 Jul - 16:50:13

O certo é trocar o distribuidor por um do à gasolina, pois como a taxa é alta do motor álcool, com o distribuidor do álcool bate pino fácil.

lauroacjr
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por lauroacjr em Seg 23 Jul - 21:17:12

Havia nos anos 90, auge do desabastecimento do alcool, um kit para conversão que consistia basicamente numa chapa de metal que ia entre o cabeçote e o bloco do motor. Era preciso colocar também mais um jogo de juntas (bloco-junta-chapa-junta-cabeçote).

Talvez seja possível encontrar esse Kit garimpando nas autopeças.

Achei no ML um kit destes, porém de corcel: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-429975865-kit-converso-alcool-para-gasolina-corcel-ii-_JM

Não sei se é fabricado ainda ou se trata de ponta de estoque, talvez o vendedor possa lhe informar.

Na época usava um kit destes num santanna que tive (comprei com ele).

O legal é que o motor ficava aparentemente original, inclusive nem se retirava o reservatório de gasolina da partida a frio. Para reverter a conversão se retirava a "chapa" e ajustava o ponto.

Talvez se consiga recriar um kit desses com a ajuda de um torneiro.

^Marcos^
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2288

Mensagem por ^Marcos^ em Ter 24 Jul - 8:02:54

brunobas12 escreveu:Olá opaleiros. Gostaria que você's pudessem tirar uma dúvida. Um cara me aconselhou mudar meu carro para gasolina, e disse para que é era só trocar alguns giclês do carburador que conseguia facil fazer a troca. Minha dúvida é a seguinte: Isso pode afetar o motor de alguma forma? Pois sempre foi rodando no alcool e derrepente mudar para gasolina? O que preciso fazer para ter uma troca sem problemas futuros? Sei que alguns opaleiros já fizeram a mudança de combustível, e gostaria de ler os conselhos de quem entende do assunto.

Desde já agradeço, valeu.

Não sou entendido, mas mudei o meu

Troquei:
gicles
Velas
Valvula termostatica
Cebolão (radiador)
retirei o aquecimento do coletor
atrasei o ponto
religuei o avanço

Sds

Marcos

brunobas12
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 9
Modelo do carro : Opala diplomata coupe 250-s
Cilindros : 6cc

Mensagem por brunobas12 em Ter 24 Jul - 16:32:18

Obrigado pelas informações. Estão clareando as minhas ideias.

andersonmartins
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 163
Modelo do carro : comodoro 89 4portas alcool azul drava
Cilindros : 4

Mensagem por andersonmartins em Qui 2 Ago - 23:56:18

mas mesmo fazendo essas coisas que o marcos falou ele nao bate um pino numa subida de serra?

lauroacjr
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por lauroacjr em Sex 3 Ago - 0:21:51

Anderson, na minha experiência que tive com carros convertidos do alcool para gasolina sim!

Um fusca 63 que tive, com motor 1600 originalmente alcool e convertido ele costumava dar "pipocos" como se estivesse fora de ponto. Isto aconteceu porque o proprietário anterior converteu o motor sem trocar cabeçotes pelo do 1600 gasolina (segundo o mecânico na época).

O meu ex-santana não dava este problema porque o dono anterior usou outro método já explicado acima.

Lauro

Severiano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 245
Modelo do carro : OPALA DIPLOMATA 89
Cilindros : O 6 CC

Mensagem por Severiano em Sex 3 Ago - 6:42:31

Acabei de mudar meu diplomata para gasolina.... melhor coisa que vc faz... não me arrependo em nada.... eu troquei a carburação completa dele.... ficou show

Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2952
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S

Mensagem por Paulo Corso em Sex 3 Ago - 10:15:58

A taxa orignal do opala alcool da pra rodar na gasolina de hoje sim, ainda mais que ela tem muito alcool. É só acertar bem o ponto e o carburador, aquecimento nem precisa retirar. Pois tem opala a gasolina que usa esse aquecimento.

Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

https://www.facebook.com/paulocorso
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257

dinartebot
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 218
Modelo do carro : Caravan 1978
Opala Diplomata Coupè 1986
Cilindros : 6 cilindros

Mensagem por dinartebot em Sex 3 Ago - 10:44:47

Amigo,

Mas qual seria o motivo de você querer fazer tal mudança?

andersonopala
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2366
Modelo do carro : Opala cupê com teto vinil ano 72 - Serie Especial.//Caracterizado na versão SS.(Faixas e acessórios)..
Cilindros : Motor 04 Cil.151-S.//Vira do 153.//2800-ASPIRADO.//Comando 286º.//Cabeçote 153 prep.//Válvulas maiores e molas duplas.//Tuchos mecânicos.//Pistões 4'0 da metal leve(álcool).//Bomba elétrica com dosador Gol GTI.// Carburação DFV446 prep. 39mm com flange.//Bobina e cabos Accel.//Velas frias RD350.//Volante motor aliviado.//Escape Dim. 4x2.//'Estimativa': 170cv...

Mensagem por andersonopala em Sex 3 Ago - 18:02:25

dinartebot escreveu:Amigo,

Mas qual seria o motivo de você querer fazer tal mudança?

Boa pergunta... Tbêm fiquei curioso... scratch Question

Ainda mais sabendo que em matéria de combustíveis no Brasil, 'ainda' é mais vantagem abastecer c/ álcool(no caso carro a álcool) do que a tão 'MISTURADA' e fu**** da gasolina...

Pelo menos o nosso álcool 'ainda' é aceitável...

Já a gasolina... Rolling Eyes

fastaveira
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 235
Modelo do carro : GM Opala Comodoro 1984
GM Caravan de Luxo 1978
Cilindros : 4 - (2500cc) Ambos

Mensagem por fastaveira em Dom 5 Ago - 10:53:33

Primeiramente é preciso saber qual é a taxa de compressão do motor do seu carro antes de fazer esse tipo de conversão. Tenho uma Caravan 78 4 cil. com pistões planos com uma taxa de compressão 9.5:1, usando gasolina. Com essa taxa o combustível precisa ser de boa qualidade, senão "grila" mesmo. Caso a taxa de compressão esteja de acordo com o tipo de combustível que será usado, faz-se algumas modificações no sistema de alimentação (carburação), distribuição (distribuidor, velas e ponto de ignição) e refrigeração (válvula termostática).

Abraços

andersonopala
Opaleiro
Opaleiro

Modelo do carro : Opala cupê com teto vinil ano 72 - Serie Especial.//Caracterizado na versão SS.(Faixas e acessórios)..
Cilindros : Motor 04 Cil.151-S.//Vira do 153.//2800-ASPIRADO.//Comando 286º.//Cabeçote 153 prep.//Válvulas maiores e molas duplas.//Tuchos mecânicos.//Pistões 4'0 da metal leve(álcool).//Bomba elétrica com dosador Gol GTI.// Carburação DFV446 prep. 39mm com flange.//Bobina e cabos Accel.//Velas frias RD350.//Volante motor aliviado.//Escape Dim. 4x2.//'Estimativa': 170cv...

Mensagem por andersonopala em Dom 5 Ago - 14:11:37

Tenho uma dúvida: Falando em válvula termostática... E quanto à 'cebolinha' da temperatura... Essa tbêm tem que ser trocada?? Question

Meu carro era a gasolina... Passei p/ álcool... A válvula term. eu troquei...

Más a cebolinha não... Será que interfere no marcador de temperatura??

fastaveira
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 235
Modelo do carro : GM Opala Comodoro 1984
GM Caravan de Luxo 1978
Cilindros : 4 - (2500cc) Ambos

Mensagem por fastaveira em Dom 5 Ago - 14:58:52

O sensor de temperatura, ou seja, a "cebolinha" a qual é conectada ao cabeçote não precisa ser trocada.
Por quê você converteu seu carro original a gasolina para o etanol? Bom, particularmente sou adepto a carros movidos a gasolina, isto é, carros antigos como Opala e Caravan. Embora tenho um Opala 4 cil. original a álcool e faço uso desse combustível, mas nos dias frios realmente é um saco ficar esperando essa encrenca aquecer. Já a minha Caravan 78, essa está usando gasolina e não tem frescura pode fazer o frio que for.

Abraços

andersonopala
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por andersonopala em Dom 5 Ago - 15:10:45

fastaveira escreveu:O sensor de temperatura, ou seja, a "cebolinha" a qual é conectada ao cabeçote não precisa ser trocada.
Por quê você converteu seu carro original a gasolina para o etanol? Bom, particularmente sou adepto a carros movidos a gasolina, isto é, carros antigos como Opala e Caravan. Embora tenho um Opala 4 cil. original a álcool e faço uso desse combustível, mas nos dias frios realmente é um saco ficar esperando essa encrenca aquecer. Já a minha Caravan 78, essa está usando gasolina e não tem frescura pode fazer o frio que for.

Abraços

Então... No meu caso porque o motor foi preparado(aspirado/nível médio de preparação)... Foi passado p/ álcool p/ se obter uma melhor taxa... Twisted Evil

Cabeçote tbêm foi refeito; Válvulas da blazer(V6),molas duplas, dutos abertos e polidos, trabalho de angulação dos mesmos, rebaixamento e pistões retos de 4' p/ rodar no álcool...

Só não foi trocada a dita cuja da tal 'cebolinha'... Rrrss!!

Paulo Corso
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2952
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe
Cilindros : 6 cil - 250S

Mensagem por Paulo Corso em Seg 6 Ago - 9:18:02

O sensor de temperatura da agua do radiador(cebolão) tem que ser trocado também, ele é mais quente digamos, a faixa de temperatura de acionamento dele é mais alto ,na faixa dos 90º, na gosalina fica na media de 80º.

Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

https://www.facebook.com/paulocorso
http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257

Severiano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 245
Modelo do carro : OPALA DIPLOMATA 89
Cilindros : O 6 CC

Alguém pode me ajudar?

Mensagem por Severiano em Seg 6 Ago - 19:22:35

Senhores.... meu diplomata 89 deu um problemiminha.... depois de colocar cambio de 5m, mudar pra gasolina etc estava andando normalmente com ele... Nessa semana comprei uma omega suprema 93 ( coisa linda também ) e para minha surpresa deixei o diplomata na garagem. No outro dia fui bater na chave e nada de bateria ( a bateria é nova tem menos de duas semanas ). Depois de mexer em tudo e nada roubando carga percebi que a correia do alternador estava meio frouxa. Apertei e "resolvi o problema". Andei sossegado com ele.... Ontem não mexi nele e hoje fui bater na chave e de novo o mesmo problema sem nada de bateria. Será que é a bateria que não tá legal? como ta na garantia ainda.... alguém me dá uma luz???

andersonopala
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por andersonopala em Seg 6 Ago - 20:38:09

Paulo Corso escreveu:O sensor de temperatura da agua do radiador(cebolão) tem que ser trocado também, ele é mais quente digamos, a faixa de temperatura de acionamento dele é mais alto ,na faixa dos 90º, na gosalina fica na media de 80º.

Entendi... Por isso acho meu marcador de temp. meio maluco(marca muito alto a temp. e depois estabiliza no alto)... No meu caso; Passei de gasolina p/ álcool e o cebolão ainda é o antigo da gasolina...

Vou trocar por um do opala a álcool então... Valeu Paulo!! OKK

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 14:47:50

Data/hora atual: Sab 3 Dez - 14:47:50