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Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

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*JOTA250s*
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Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por *JOTA250s* em Ter 7 Ago - 15:21:04

Tutorial - Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Não sei se já existe algum tópico que aborde diretamente instruir os que pretendem iniciar a reforma de um carro, se estiver sendo repetitivo, os moderadores podem ficar a vontade para remanejar o tópico!

Estou criando esse “tutorial” para auxiliar os marujos de 1º viagem, que tem o desejo de resgatar as suas maquinas, mas tem dúvidas de como fazê-los, o que envolve uma reforma, os custos e se vale realmente a pena reformar um carro.

As informações passadas nesse são baseadas na minha experiência com a restauração do meu Opala Comodoro ano 1985 e na reforma do STD 1979, não sendo nenhuma verdade absoluta, apenas resultado de tentativas, acertos e erros, assim peço que os amigos mais experientes comentem, me corrijam e ajudem a aperfeiçoar esse material.

“A vida é feita de sonhos, e um sonho não tem preço”



1º - Comprando um Opala

O Opala realmente é um carro que marcou a história automobilística nacional, o sonho de consumo de uma geração hoje continua sendo objeto de desejo de colecionadores e admiradores do modelo.

Para aquele que deseja adquirir um Chevrolet Opala é necessário estar ciente de suas reais intenções com o veiculo, há aqueles que desejam reformar ou restaurar um carro, tarefa essa não tão fácil e que desprende do proprietário certa dose de paciência e dedicação, além de recursos para aplicar num trabalho como esse.

Caso o novo Opaleiro não tenha paciência para aguardar meses ou anos até seu veiculo ficar pronto é recomendável adquirir um exemplar já em funcionamento, restaurado ou bem cuidado, o valor de um carro desses em bom estado de conservação e dependendo do ano/modelo não sairá por menos de 12 Mil Reais chegando até a casa dos 50 Mil Reais como é o caso de alguns SS-6 anteriores a 1974, estes valores podem ser considerados baixos em relação ao custo de reformas ou restaurações.

Alguns itens que devem ser observados na hora da compra do carro.

Elenco superficialmente alguns itens que em regra geral devem ser observados na hora da compra do seu Opala, é recomendável que um funileiro e um mecânico de confiança acompanhem a vistoria do veiculo para ajudá-lo na escolha. Se possível reúna todas as informações sobre o modelo/ano pretendido, se familiarize com o carro, participe de fóruns, vá a exposições e veja o modelo pessoalmente, observe várias fotos detalhadas, isto o ajudará a reconhecer possíveis adaptações.

Lataria

Oxidação

Um dos males que mais prejudica a lataria do Opala é a ferrugem, existem alguns lugares onde geralmente elas aparecem com mais intensidade.


Caixas de ar



Caixas de roda




Quina dos vigias e parabrisa



Bacia do estepe



Assoalho



Dependendo do grau de oxidação vale à pena recuperar a peça ou substituir, em geral é fácil encontrar essas peças ou remendos para uma possível substituição.

Painel traseiro ou dianteiro




Dependendo do ano e modelo do veiculo um painel traseiro para substituição pode chegar até a R$ 2.500,00, então observe se estas peças estão em bom estado ou podem ser recuperadas.

Painel corta fogo e túnel




Alguns modelos anteriores a 1979 podem ter sido adaptados por seus proprietários para utilizar o cambio moderno ou descer o cambio da coluna de direção para o assoalho, para isso é feita uma adaptação onde se corta parte do painel corta fogo e do túnel do carro, verifique se o serviço foi bem feito e se você deseja ter um carro com tal adaptação.

Cofre do Motor e Longarinas
É importante sempre verificar as paredes do habitáculo do motor, se houver marcas de amassado ou lata enrugada significa que o carro possivelmente tenha sido batido, e dependendo da batida o carro pode estar com a estrutura desalinhada.




As longarinas são a base de sustentação e alinhamento da carroceria do carro, é valido observar se elas estão em boas condições, sem oxidação, trincas, amassados ou remendos. É encontrada com mais incidência trincas e remendos na longarina do lado direito (motorista), ao lado da caixa de direção, junto ao parafuso que prende o quadro agregado de suspensão à carroceria. Se houver trincas e remendos esteja ciente que deverá ser feito um novo reforço no local.




Mecânica




Sem dúvidas uma das características marcantes do Opala é a sua mecânica robusta, confiável e de fácil manutenção, peças de desgaste comum são encontradas facilmente no mercado de autopeças ou pela internet, entretanto alguns itens devem ser inspecionados antes da compra.

Primeiramente verifique se o motor condiz com o que está discriminado no documento do carro, nos modelos mais antigos não era obrigatório o registro do numero do motor no documento, então verifique pela cilindrada, de 65CV à 85CV corresponde ao motor de 4 cilindros, entre 122 CV à 153CV ao motor de 6 cilindros.

É recomendável a presença de um mecânico ou um Opaleiro mais experiente para auxiliá-lo a identificar alguns itens como o modelo do cambio e diferencial, se são compatíveis com a motorização do veiculo, e se estão com suas engrenagens em bom estado de funcionamento.

O quadro agregado da suspensão deve ser observado também, é ele que sustenta e fixa o motor à carroceria do carro além do conjunto de suspensão, em alguns casos ele costuma “abrir”, carros com o pneu gasto por dentro denunciam esta abertura (cambagem aberta), será necessário retirar o quadro para fazer o alinhamento. Observe se há trincas no quadro junto ao batente que o prende à carroceria.

Fique atento a veículos com a mecânica por fazer e faltando peças, algumas são apenas encontradas em desmanches e vendidas em conjunto, procure se interar do que falta, faça orçamentos e analise a viabilidade.

Acabamento externo




Dos modelos a partir de 1980 À 1992 boa parte dos acabamentos externos são facilmente encontradas e com um preço relativamente em conta, entretanto nos modelos entre 1969 à 1979 o cenário é diferente, se quiser um carro com bastante detalhes seja atencioso na hora da compra.

Nos modelos de 1969 à 1979 vale a pena observar os seguintes itens:
-Grade dianteira
-Acabamento do painel entre lanternas traseiras (1969 à 1974)
-Aro / Contorno dos piscas
-Frisos das caixas de roda e caixas de ar
-Frisos da calha do teto
-Frisos da borracha do parabrisa e vigia traseiro
-Frisos da pestana dos vidros da porta
-Retrovisores
-Tampa do tanque de combustível
-Picaretas do pára-choque
-Emblemas em geral
-Friso do teto de vinil e vinil (nos modelos com esse opcional)

Alguns destes itens são vendidas réplicas com um valor acessível mas de qualidade não tão boa, peças originais e usadas quando encontradas em bom estado são supervalorizadas.

Acabamento interno




Vale a mesma regra acima, ainda é possível encontrar com certa facilidade acabamentos para os modelos acima de 1980, para os anteriores os valores são salgados então atente-se para alguns itens:
- Estrutura das laterais de porta
- Console central
- Difusores de ar
- Funcionamento do painel de instrumentos
- Latinha do cinzeiro (laterais de porta e painel)
- Almofada do Painel (geralmente apresentam trincas)
- Volante (capa e acionador de buzina)
- Acionador de luz alta no assoalho
- Acionador do esguicho do limpador do vidro no assoalho
- Suporte do extintor
- Parafuso corta corrente (em baixo do painel)

Os outros itens são de fácil substituição, forração de teto, forração dos bancos, laterais de porta e carpete são encontradas em modelos similares e existem profissionais que realizam esse serviço com qualidade.

Lembrando mais uma vez que deve se compreender o que realmente espera do carro, se não tiver paciência e nem tempo de correr por desmanches e feiras de antigos atrás de peças, ter dor de cabeça com funileiro, mecânico, eletricista e tapeceiro, e calma para esperar o carro ficar pronto, invista em um carro já reformado ou em bom estado, o valor pode ser alto mas além de estar pagando por um ótimo carro você estará comprando paz, tranqüilidade e comodidade, isso não tem preço.

2º - Reformar ou Restaurar

Vemos diversos amigos do Fórum planejar uma “reforminha” no carro e o que era para ser apenas um banho de tinta acaba virando uma restauração completa. Todos temos o desejo de ver o nosso carro em estado de 0 km mas devemos nos atentar as adversidades e aos custos que isso envolve para o que era um sonho não se tornar um pesadelo.

Para evitar transtornos a primeira coisa a se fazer é planejar! Seja sincero com você, analise seu carro, peça ajuda de um funileiro e de um mecânico de confiança, faça orçamentos, pesquise locais onde você possivelmente irá comprar peças, e tenha uma noção dos custos que isso envolve e do tempo que você possivelmente irá ficar sem o seu carro.

Após uma análise critica sobre o estado do carro e a viabilidade do projeto escolha entre reformar ou restaurar, tendo como base que a reforma seria apenas o conserto de pequenos podres ou amassados, pintura geral e pequenos reparos o que em média dependendo do estado do carro pode custar em torno de R$ 2.500,00 a R$ 4.000,00 (desconfie de orçamentos de menor valor). Tempo médio para execução do serviço de 2 a 4 meses.

No caso da restauração o trabalho é mais detalhado, desmonta-se o carro por completo, remoção total da pintura, recuperação da lataria, preparação para pintura, pintura, elétrica, tapeçaria, vidraçaria, mecânica, peças de acabamento e adicionais.

O custo dependendo do estado do carro e das peças que forem aproveitadas não fica por menos de R$ 10.000,00 sendo o valor máximo estipulado pelo estilo de restauração, acessórios, acabamento e pelo bolso do dono do carro. Tempo médio para execução do serviço de 10 a 15 meses, podendo perdurar por mais de anos.

3º - Planejando uma reforma




Após analisar as condições do veiculo, suas condições financeiras e suas expectativas quanto ao carro decide-se por uma reforma, a essa altura já deva ter um funileiro/pintor de confiança, faça o orçamento da mão de obra, consulte o material que será usado no carro e as peças que terá que comprar.
Como diz o ditado quem faz mal feito faz duas vezes, então escolha material de 1º linha, eles são mais caros mas saem bem mais em conta do que mandar refazer todo o serviço, se não tiver condições na hora nem comece uma reforma, se programe, guarde o dinheiro necessário e ai sim dê inicio no seu projeto.

A reforma que envolva apenas pequenos concertos e pintura da carroceria não contém muitos segredos, se o seu funileiro for bom o trabalho será executado sem grandes contratempos.

4º - Planejando uma restauração




Se você decidiu partir para uma restauração parabéns! Você não tem um pingo de juízo na cabeça! Rs rs e é justamente por isso que você vai passar dias de angústia, sofrimento, nervoso, gastos inesperados entre tantos outros contratempos mas quando chegar ao final você terá o carro dos sonhos, um veiculo valorizado e que irá massagear o seu ego a cada torcida de pescoço que ele causar.

O primordial em tudo que se vá fazer é planejamento, passe horas, dias, meses se for possível planejando, estudando o que será feito, cotando as peças que terão de ser adquiridas, os profissionais que irão executar o serviço, os materiais e tudo que se faça necessário para que não haja surpresas pelo caminho, e mesmo assim você terá.

Visando otimizar o processo vou elencar uma ordem de como proceder na restauração, isso não é regra, e nem uma verdade absoluta, e corresponde a hipótese de alguém que planejou e tem disponibilidade para executar todas as etapas.

O primeiro destino do carro é a oficina mecânica, lá será analisada a necessidade consertos, substituição de peças e um possível upgrade, retira-se o motor, cambio e periféricos. O motor pode já ser encaminhado para retifica e o cambio para reforma.

Segundo destino a funilaria, o carro será desmontado por inteiro, é interessante acompanhar esse processo e verificar a “cautela” com que são retirados os frisos e outros acabamentos, separe caixas e guarde consigo tudo que for retirado do carro, tanto da parte externa como os acabamentos internos.

Os tapetes e o forro de teto serão retirados, cabe ai decidir se irá reaproveitar ou não estes, os bancos e laterais de porta podem já ser enviados para um tapeceiro de confiança para serem restaurados.

Na funilaria invista na troca de peças muito prejudicadas pela oxidação ou por amassados, as vezes a recuperação demanda muito tempo, material e o resultado não compensa o investimento.

Com a pintura totalmente removida invista em materiais anti oxidantes, hoje existe produtos ótimos para proteger a lata do carro que na época em que foram fabricados não existiam, vale a pena proteger o seu investimento, bem como na hora da pintura também não economize em materiais de 1º linha.

Nesse período em que tudo estiver sendo feito controle a tentação de comprar peças e acabamentos, a não ser que seja uma ótima oportunidade deixe para comprar cada coisa ao seu momento, ao construir uma casa primeiro se compra os tijolos e por último as cortinas, então poupe o seu dinheiro.

Funilaria pronta leve o carro no auto-elétrico para fazer uma revisão completa do chicote, as ligações das lanternas e piscas, do painel, das luzes internas, acionador do limpador de vidros, conexões dos sensores do motor, revisão do motor de arranque, do alternador, maquinas de vidro elétrico e retrovisores.

Em conjunto com a elétrica o carro pode ser enviado para o vidraceiro que irá instalar e regular os vidros.

Próximo passo é devolver o carro para a mecânica, instalar o motor e cambio, fazer as regulagens necessárias, substituir peças antigas, revisar o sistema de freio, de suspensão e escapamentos.

Com o carro em funcionamento parte-se para a tapeçaria, colocação de manta térmica, carpete, forro de teto, forros de porta, bancos e acabamentos internos.

Por fim o carro retorna ao funileiro para colocação dos acabamentos externos e o último polimento.




Espero poder ter ajudado de alguma forma os que estão por decidir comprar, reformar ou restaurar um Chevrolet Opala, dúvidas, sugestões, complementos, criticas e novas idéias sempre serão bem vindas.
Att. João Gilberto Fonseca
*Jota250s*


Última edição por *JOTA250s* em Sex 8 Jan - 7:15:56, editado 1 vez(es)


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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por Tyler em Ter 7 Ago - 16:44:28

Muito bom o texto, escreve muito bem também, parabéns, bem didático.

branco 75
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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por branco 75 em Ter 7 Ago - 17:16:14

achei legal. boas dicas p quem ta começando a curtir e pensando em comprar um opala.

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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por *JOTA250s* em Qua 8 Ago - 8:31:03

Tyler escreveu:Muito bom o texto, escreve muito bem também, parabéns, bem didático.

branco 75 escreveu:achei legal. boas dicas p quem ta começando a curtir e pensando em comprar um opala.

Obrigado, espero ter contribuido para o Fórum.

Abrass


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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por Marcos4.1 em Qua 8 Ago - 10:17:59

Muito bom, parabéns pela iniciativa.... tenho certeza que muita gente vai seguir suas recomendações.

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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por Opalamor em Qua 8 Ago - 14:47:52

Muito bom Jota, vai ajudar muita gente.

Se eu tivesse lido umas dicas dessas a uns dois anos atrás teria economizado muitas "oncinhas"....

Valeu mesmo.

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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por wyllerson punk em Qua 8 Ago - 17:34:45

so digo uma coisa... se vc for fazer como eu, desmontar e remontar em casa, tome bastante suco de maracuja e saiba q se vc resolver colocar fogo de tanta raiva q ele vai te fazer. nao o faça.. va descansar e deixe ele la uns dias sem olhar pra ele q a vontade volta....

to quase interando 1 ano pra por o meu pra rodar, mas compensa...

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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por *JOTA250s* em Qui 9 Ago - 16:07:21

Marcos4.1 escreveu:Muito bom, parabéns pela iniciativa.... tenho certeza que muita gente vai seguir suas recomendações.

Opalamor escreveu:Muito bom Jota, vai ajudar muita gente.

Se eu tivesse lido umas dicas dessas a uns dois anos atrás teria economizado muitas "oncinhas"....

Valeu mesmo.

Obrigado pelo apoio, espero ter deixado um bom material e que possa ajudar bastante gente.
Os amigos Opaleiros mais experientes poderiam dar suas sujestões também e aperfeiçoar esse material.

wyllerson punk escreveu:so digo uma coisa... se vc for fazer como eu, desmontar e remontar em casa, tome bastante suco de maracuja e saiba q se vc resolver colocar fogo de tanta raiva q ele vai te fazer. nao o faça.. va descansar e deixe ele la uns dias sem olhar pra ele q a vontade volta....

to quase interando 1 ano pra por o meu pra rodar, mas compensa...

Wyllerson... você é um caso a parte kkkkk se eu olhando fazer já me dá desespero imagina desmontar tudo e partir para cima do Opalão!!!
E ainda por cima pintar ele de rolinho!!! deve ter dado um Put... trabalho kkkk

Abrass


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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por sergiomed em Qui 9 Ago - 18:50:27

Bem bacana, acho que é valido dizer que atualmente está valendo muito mais a pena comprar um carro já restaurado do que um para fazer.
Normalmente gastasse muito mais dinheiro para restaurar ou reformar do que comprando um prontinho que é só lavar, polir e andar por aí curtindo...fora a dor de cabeça e angústia que são evitadas ao ter o carro reluzindo na garagem.
Evitem também comprar carros com muitas adaptações...o original vai ser sempre o melhor e o mais valorizado.

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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por Raphael Manenti em Dom 19 Ago - 18:05:33

Jota.. excelente texto....bastante didático e de fácil leitura

Dicas muito valiosas.... tenho certeza que irá ajudar muita gente bounce bounce bounce

Abrçs

*JOTA250s*
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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por *JOTA250s* em Seg 20 Ago - 9:49:56

sergiomed escreveu:Bem bacana, acho que é valido dizer que atualmente está valendo muito mais a pena comprar um carro já restaurado do que um para fazer.
Normalmente gastasse muito mais dinheiro para restaurar ou reformar do que comprando um prontinho que é só lavar, polir e andar por aí curtindo...fora a dor de cabeça e angústia que são evitadas ao ter o carro reluzindo na garagem.
Evitem também comprar carros com muitas adaptações...o original vai ser sempre o melhor e o mais valorizado.

Olá Sergio!

Com razão! sofro a mais de 2 anos com a restauração do meu Coupe 1985. Um amigo meu me pediu um conselho sobre reformar um carro antigo, então o levei no mesmo dia na feira de carros antigos do Anhembi (SP) e o convenci a comprar um carro pronto. Resultado, em menos de 3 dias ele já estava andando no seu tão sonhado Galaxie Landau, pagou um preço justo e já está se divertindo, eu já gastei horrores no Opalão e estou à pé! rs rs rs Shocked

Carros adaptados além de desvalorizar corre o risco da "gambiarra" não ter sido bem feita... ai deita e chora com o prejuizo! rs rs

Abrass

Raphael Manenti escreveu:Jota.. excelente texto....bastante didático e de fácil leitura

Dicas muito valiosas.... tenho certeza que irá ajudar muita gente

Abrçs

Olá Raphael!

Valeu! Estamos aqui justamente para isso, ajudar e colaborar para o crescimento da nossa comunidade!

Abrass


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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por Eduardo518 em Qua 5 Set - 17:47:08

muito bom amigo, agora ja fico sabendo um pouco mais!

Paulo Fabris
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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por Paulo Fabris em Seg 22 Out - 14:57:08

Muito boas as dicas. Comecei a RESTAURAR o meu, um 73 neste fim de semana. Não penso muito em quanto vou gastar, mais o que quero é deixar ele novinho só pra causar torcicolo quando passar.

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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por evandroopala em Sex 26 Out - 15:34:54

Muito bom Jota... Vai ser de grande valia para mim... Ao contrário das opiniões o meu coupê 1976 chega semana que vem e vou começar do zero!!! Abração!!!

Gasparluis
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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por Gasparluis em Sex 26 Out - 15:55:59

Um dos melhores tópicos que acompanhei no OP. instrutivo e bem escrito.

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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por *JOTA250s* em Seg 29 Out - 15:34:23

Paulo Fabris escreveu:Muito boas as dicas. Comecei a RESTAURAR o meu, um 73 neste fim de semana. Não penso muito em quanto vou gastar, mais o que quero é deixar ele novinho só pra causar torcicolo quando passar.

Olá Paulo,

Boa sorte nessa empreitada, estando com dinheiro em caixa ajuda muito na hora de reformar um carro, mas não significa que irá evitar todas dores de cabeça que uma restauração prepara.

Espero que possa ter ajudado com o texto, e se houver dúvidas no meio do projeto estou a disposição para ajudar.

Abrass

evandroopala escreveu:Muito bom Jota... Vai ser de grande valia para mim... Ao contrário das opiniões o meu coupê 1976 chega semana que vem e vou começar do zero!!! Abração!!!

Olá Evandro,

Parabéns pelo carro! apesar de gostar de todos anos dos Opalas o meu preferido são os coupes de 75 à 79. É muito legal tirar um lazer dando aquele trato no carro, seja na primeira lavada geral ou já trocando algumas peças.

Boa sorte com o carro e precisando estamos ai OKK

Abrass

Gasparluis escreveu:Um dos melhores tópicos que acompanhei no OP. instrutivo e bem escrito.

Olá!

Obrigado Gasparluis, espero poder estar ajudando os amigos do Fórum.

Abrass


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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por opalassa78 em Seg 29 Out - 15:50:44

Show de bola muito boa a abordagem,realmente uma restauração nao e fácil se quando resolvi comprar meu opala tivesse o conhecimento que tenho hoje teia gastobem menos,pois as vezes vc vê uma carro ruim de lata mas tem todos os acessórios.e complicado. Parabéns.

DIEGO DIPLOMA88
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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por DIEGO DIPLOMA88 em Seg 29 Out - 16:43:42

wyllerson punk escreveu:so digo uma coisa... se vc for fazer como eu, desmontar e remontar em casa, tome bastante suco de maracuja e saiba q se vc resolver colocar fogo de tanta raiva q ele vai te fazer. nao o faça.. va descansar e deixe ele la uns dias sem olhar pra ele q a vontade volta....

to quase interando 1 ano pra por o meu pra rodar, mas compensa...

PARABÉNS PELO TOPICO!
MUITO BOM!

tambem estou nessa dura realidade parceiro, mais é a vida, tambem estou fazendo ele em casa, tem horas dificeis, mais ae é so ouvi um som da hUNGRIA e tals que o OPALAO FICA LINDO

RSRSRSSS

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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por Edson Cunha 1976 em Sab 17 Nov - 7:57:40

Parabéns, são excelentes dicas, valew...

TomLima
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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por TomLima em Sab 17 Nov - 8:09:49


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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por gabriel.acosta em Sab 17 Nov - 9:33:35

muito bom, parabéns!

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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por pet veras em Sab 17 Nov - 19:28:14

muito bom o topico. mandou bem.

cupê 76
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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por cupê 76 em Qui 29 Nov - 17:24:49

caramba levei um susto srsrs mas é tarde ja tem um cupê 76 no meu quintal rsrs, embora eu fosse leigo o funileiro de confiança eu levei srsr abraço e logo vai começar a minha batalha mitológica srs abraço ótimo post..

FR1974
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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por FR1974 em Qui 29 Nov - 20:08:24

Gostei! Vai me ajudar muito... mas ja identifiquei um problema sério em mim... controlar a vontade de comprar/restaurar acabamentos.

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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por rafaelcaravamss em Qui 29 Nov - 20:17:20

Excelente tópico,como você descreveu no texto as diferenças da

reforma e da restauração,da paciência que o dono tem que ter e do

dinheiro que se investe para conseguir terminar o carro!

Parabéns! OKK

*JOTA250s*
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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por *JOTA250s* em Sex 30 Nov - 7:39:45

cupê 76 escreveu:caramba levei um susto srsrs mas é tarde ja tem um cupê 76 no meu quintal rsrs, embora eu fosse leigo o funileiro de confiança eu levei srsr abraço e logo vai começar a minha batalha mitológica srs abraço ótimo post..

Olá Amigo!

Boa sorte com o seu 76!

Dê uma lida nos tutoriais do fórum ( http://www.opaleirosdoparana.com/f52-conheca-as-funcionalidades-do-forum ) e depois abra um tópico sobre o seu carro, postando fotos e comentando sobre a maquina!

Se tiver dúvidas aqui tem muita gente bacana dispostas a ajudar!

Abrass!

FR1974 escreveu:Gostei! Vai me ajudar muito... mas ja identifiquei um problema sério em mim... controlar a vontade de comprar/restaurar acabamentos.

Blz FR1974?

Rapaz... isso é um problema! rs rs rs eu estava fazendo um coupe 79, mandei reformar bancos, laterais de porta, comprei emblemas, painel, calotas, volante... tudo isso para descobrir a pouco tempo que a estrutura do carro não estava boa Mad ... Vou fazer o que com tudo isso agora? rs rs

Comprar acabamentos só se a oportunidade for muito boa se não é melhor esperar para comprar só quando for nescessário! OKK

Abrass!

rafaelcaravamss escreveu:Excelente tópico,como você descreveu no texto as diferenças da

reforma e da restauração,da paciência que o dono tem que ter e do

dinheiro que se investe para conseguir terminar o carro!

Parabéns!

Valeu Rafael!

To nessa vida de reforma e restauração há 2 anos... já deu vontade de tacar fogo nesses carros e largar tudo! rs rs rs mas o objetivo é maior! Ver o Opalão vir crescendo de um casco de lata, tomar forma e ficar com cara de 0km não tem preço!

Abrass OKK


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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por Gustavo 1976 em Sex 30 Nov - 8:07:11

Muito bom o tópico

kelvisson
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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por kelvisson em Dom 30 Dez - 19:34:01

Uma dica q deixo pro pessoal aqui é medir as longarinas (estrutura do carro) da seguinte maneira.

Com uma trena meça do meio do pivo da bandeja inferior dianteira até o meio do parafuso q prende a bandeja traseira. os dois lados tem q ter a mesma medida aprox. 2.16m a 2.17m, assim vc evita pegar um opala q tenha batido ou passado por um buraco ou q esteja com as longarinas empenadas.

Passei por isso....


Valeu

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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por Bruno Eduardo em Sex 11 Jan - 20:55:32

Muito bom o Tutorial, pretendo começar a restauração do meu Comodoro 1980 em breve, me esclareçeu muitas duvidas Very Happy

murilloalanis
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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por murilloalanis em Ter 5 Fev - 16:43:43

excelente tópico.. estou pra me casar com um 74

a ideia inicialmente seria uma reforma básica, com o tempo ir comprando algumas coisas de acabamento e guardando, acertando detalhes mecanicos, e restaurando as coisas mais grosseiras, e daui um bom tempo encosta pra um restauro cauteloso

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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por trespontozero em Qua 20 Fev - 8:19:37

Uma verdadeira aula sobre Opalas, depois de ler seu texto acho que o caminho menos complicado é comprar um modelo mais inteiro...rsrsrs

Abs.

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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por carlos a m vargas em Qua 20 Fev - 9:20:54

Bom dia! Jota,voçe já pensou em montar um jornal????cara voçe é shooow de bola meu parabens k...materia muito boa..

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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por COSSETI em Qua 20 Fev - 11:44:14

Tópico fantástico, agora só entra em fria quem quer. Obrigado Jota por compartilhar conosco um pouco do seu conhecimento.

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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por *JOTA250s* em Qui 28 Fev - 9:25:28

carlos a m vargas escreveu:Bom dia! Jota,voçe já pensou em montar um jornal????cara voçe é shooow de bola meu parabens k...materia muito boa..

Blz Carlos?

kkkkkk... pior... acho que isso é sindrome de escritor frustrado... um dia ainda escreverei um livro... esse é o meu projeto!

Falow abrass

COSSETI escreveu:Tópico fantástico, agora só entra em fria quem quer. Obrigado Jota por compartilhar conosco um pouco do seu conhecimento.

Blz Cosseti?

Passei e passo muito apuro com a reforma dos meus carros, no começo foi tudo as cegas, até conhecer o fórum e encontrar mais informações quebrei muito a cabeça, pensando nisso achei legal poder ajudar aqueles que estão passando pelo que um dia já passei, as vezes uma coisa boba pode iluminar muito o caminho de outro.

Não sou o sabe tudo em Opalas, estou longe ainda, mas o pouco que aprendi compartilho aqui com os amigos de bom grado.

Falow abrass!


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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por Brunugomes em Qui 28 Fev - 11:12:50

Não tinha visto ainda esse tópico, ficou muito legal Jota..
Li praticamente tudo... Mesmo já tendo passado por muita coisa.. Rsrs
Agora o que eu me espanto de verdade é o valor de pequenos frisos e emblemas.. Puts como são caros.. Os para-choques do meu carro estão (estavam) um pouco enferrujados, fui procurar pra comprar novos, absurdo! Dei um baita polimento e pintei por dentro de preto fosco! Rsrs
Ficou zeradinho! Jogo de frisos no ML 1600 reais se n me engano.. Só Deus sabe quando vou poder comprar esses frisos!..
Mas vamos que vamos..
Abração e td de bom!

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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por IVAN4100 em Ter 5 Mar - 17:43:22

*JOTA250S* : Parabéns pela iniciativa! Gostei muito do tópico e já está me ajudando bastante, principalmente nos pontos e itens a que devemos prestar atenção na hora da compra do Opala/Caravan. Essas peças de acabamento da década de 1970 realmente são ruins de achar...

Muito obrigado pelas dicas!

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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por henrique maciel em Ter 12 Mar - 12:59:40



acredito que muita gente ja tenha visto esse projeto. eu o encontrei a um tempo, e aprecio mto pela "ousadia" do mesmo. espero que a galera goste.

abraçs

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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por henrique maciel em Ter 12 Mar - 13:01:27

henrique maciel escreveu:

acredito que muita gente ja tenha visto esse projeto. eu o encontrei a um tempo, e aprecio mto pela "ousadia" do mesmo. espero que a galera goste.

abraçs

http://img849.imageshack.us/img849/2184/opaladiplomata2ptas.jpg

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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por robson ap torres em Dom 17 Mar - 18:55:15

é muito bom esse tópico,realmente uma restauração requer tbm muita calma e atenção no trabalho em que está sendo feito..

abraço a todos.

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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por Erthal em Dom 17 Mar - 18:57:49

henrique maciel escreveu:
henrique maciel escreveu:

acredito que muita gente ja tenha visto esse projeto. eu o encontrei a um tempo, e aprecio mto pela "ousadia" do mesmo. espero que a galera goste.

abraçs

http://img849.imageshack.us/img849/2184/opaladiplomata2ptas.jpg
Dá pra ver claramente que as rodas são uma montagem.. E a cor também parece ser obra de um computador.

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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por Jean Michel Colet em Dom 17 Mar - 19:11:38

Parabéns !

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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por adpachec em Dom 17 Mar - 19:12:48

!

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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por henrique maciel em Seg 18 Mar - 7:20:48

Erthal escreveu:
henrique maciel escreveu:

http://img849.imageshack.us/img849/2184/opaladiplomata2ptas.jpg
Dá pra ver claramente que as rodas são uma montagem.. E a cor também parece ser obra de um computador.

Siim jovem, é como eu falei PROJETO. esse é apenas um modelo feito via computador para se fazer na prática !

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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por dinartebot em Seg 18 Mar - 8:35:27

Parabéns pela sua iniciativa! Com certeza isso vai ajudar muitas pessoas que estão iniciando um sonho de reformar ou comprar pronto.

Cheguei a conclusão que é muito mais barato comprar pronto, pois é impossível a pessoa conseguir vender colocando no preço todos os custos que teve. Única ressalva neste caso é saber se o carro pronto que se está comprando foi bem feito.

Mas há também o outro lado de se pegar um carro acabado e restaurar do seu jeito! Com detalhes únicos que fazem do carro um modelo único! Além de todas as histórias de madrugadas inteiras mexendo no carro, aventuras que nunca se esquece e que viram conversas divertidas com os amigos!!!

A minha Caravam eu reformei. Tem um valor sentimental muito grande pois meu Pai a deixou para mim antes de morrer. Para mim foi a realização de um sonho eu reformá-la...

Mas com certeza é mais barato comprar um carro pronto ou até em processo de finalização da reforma!

Mais uma vez parabéns pelo texto!

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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por Ossian Opala SS73 em Qua 27 Mar - 0:38:38


faça sempre o melhor possível .










mais detalhes desta restauração aqui no topico

http://www.opaleirosdoparana.com/t15678-opala-ss4-1977-restauracao



obrigado desde já

odi
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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por odi em Sex 5 Abr - 9:32:36

show de bola

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Mensagem por PAULOJULIANELLI em Qui 16 Maio - 21:09:43

boa noite gostaria de saber qual nome do tecido do banco do opala diplomata 1980 e um tecido tipo veludo mas tem um nome pois quero comprar exatamente igual muito obrigado

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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por andre chips em Dom 19 Maio - 17:36:51

muito bom , parabens estou apendendo muito aqui.....

andre chips
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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por andre chips em Dom 19 Maio - 17:37:44

mas sera facil de refazer um motor do 4cc

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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

Mensagem por andre chips em Dom 19 Maio - 17:39:00

tipo encontrar peças

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Re: Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala.

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