Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Compro ou aceito doação kkk
Hoje à(s) 13:25:58 por FR1974

» OPALA DE LUXO 78
Hoje à(s) 13:24:40 por sergiomed

» se fizer a parte de cima do motor tenho que fazer a debaixo?
Hoje à(s) 13:17:58 por FR1974

» Aberrações
Hoje à(s) 12:22:57 por Rubão6cc

» ??
Hoje à(s) 12:08:10 por Arthur Proença

» Bobinas individuais
Hoje à(s) 11:16:37 por ^Marcos^

» Esquema ligação fios bobina e arranque
Hoje à(s) 9:32:45 por Rubão6cc

» Melhorando a Iluminação dos Painéis 81/87
Hoje à(s) 9:03:52 por Marcos Adriano

» Vendo Comodoro 84
Hoje à(s) 3:42:26 por jeniferdracena

Quem está conectado

57 usuários online :: 6 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 51 Visitantes :: 2 Motores de busca

alex force, barnividal, FR1974, opalagyn, Rodrigo N, sergiomed


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de importação postem …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13573)
 
Xann (10395)
 
Rubão6cc (9546)
 
j ricardo (9352)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8503)
 
100 (7771)
 

Tubulação de Freio

Compartilhe
avatar
Smoke
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 190
Localização : Hell
Data de inscrição : 17/06/2010

Tubulação de Freio

Mensagem por Smoke em Ter 7 Ago - 17:30:55

Srs,

desculpem a ignorância.
estou pesquisando sobre a tubulação de fluido de freio para opala.

no meu caso, preciso por uma tubulação nova. pois a minha estava cheia de emendas, vazamentos, etc.. não presta.

não encontro nenhuma referencia.

alguem tem uma sugestão, qual tipo de tubo utilizar, qual o nome desta tubulação. Se compro por metro. Qual o diametro do tubo, qual especura de parede recomendada.

qual material, aço, cobre, aluminio...

procurei no forum, por algum post a respeito e não encontrei nada.
se alguem tiver algum dica.
desde já, obrigado.
avatar
wyllerson punk
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 6736
Idade : 45
Localização : igarapé-mg
Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
Cilindros : 6 caneco
256s
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por wyllerson punk em Ter 7 Ago - 17:57:18

cara, em loja de peças vc compra tubo de cobre, as conexoes e tudo, flexiveis ja veem prontos, de aço e mais dificil, mas tambem tem por ai, mas de cobbre e mais facil de dobrar sem quebrar...

vou refazer o meu freio quase todo pelo fato de estar tudo ruim tambem.... mas ja achei tudo aqui

tira um pedaço do cano e os modelos das conexoes q vc acha nas lojas de auto peças
avatar
Sool
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 721
Idade : 27
Localização : Indaiatuba/SP
Modelo do carro : Opala 87 cupe
Cilindros : 6 Cc injetado
Data de inscrição : 08/08/2010

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por Sool em Ter 7 Ago - 18:38:58

È de cobre !
Se não me engano é 1/4 coisa assim


OBS: As porcas da sua antiga tubulação vc tem que guardar ! Pois não se acha outra para comprar !

Modo de fazer !

Pegue a tubulação antiga e corte os novos tubos do mesmo tamanho !

Pra fazer é o seguinte !
Vai precisar de uma serrinha ! ' aquelas amarela ' e um alargador ! ele é tipo um saca rolamento ou polia !

Esse aqui olha !

http://www.bracomel.com.br/ecommerce_site/produto_6302_5025_Kit-Flangeador-275%3Cbr%3EConjunto-Flangeador-e-Alargador-de-Tubos%3Cbr%3EKit-Flangeador-para-Refrigeracao-e-Ar-Condicionado

1º coloque a porca da tubulação antiga sobre o cano de cobre !

2º Pegue o flangeador e prenda o tubo Com 2 a 3 milimetros com a pontinha sobrando pra cima !

Pegue o alargador esse com cara de saca polia e desça ele até ficar com um chanfro ! tipo um funil !



3º Veja se esse chanfro vai encaixar certo sobre a porca !
Se SIM seje feliz ! Se NÂO corte novamente e diminua o tamanho ! de 3mm deixe com 2mm

Qualquer duvida me da um toke !


Última edição por Sool em Ter 7 Ago - 18:46:45, editado 1 vez(es)
avatar
wyllerson punk
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 6736
Idade : 45
Localização : igarapé-mg
Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
Cilindros : 6 caneco
256s
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por wyllerson punk em Ter 7 Ago - 18:43:21

tem como kit o bagúio de cortar... melhor q serrinha, nao da rebarba, eu comprei o kit flangeador e de corte e deu 80 conto tudo... e aqui se acha as conexoes, deve ser q alguns lugares nao tem...
avatar
nachtwolf
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 376
Localização : Paraná
Modelo do carro : Monza SL/e
Cilindros : 2000cc
Data de inscrição : 12/08/2008

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por nachtwolf em Ter 7 Ago - 18:43:58

Smoke escreveu:Srs,

desculpem a ignorância.
estou pesquisando sobre a tubulação de fluido de freio para opala.

no meu caso, preciso por uma tubulação nova. pois a minha estava cheia de emendas, vazamentos, etc.. não presta.

não encontro nenhuma referencia.

alguem tem uma sugestão, qual tipo de tubo utilizar, qual o nome desta tubulação. Se compro por metro. Qual o diametro do tubo, qual especura de parede recomendada.

qual material, aço, cobre, aluminio...

procurei no forum, por algum post a respeito e não encontrei nada.
se alguem tiver algum dica.
desde já, obrigado.

Smoke, refiz a tubulação do meu inteira, usei tubos de aço.

os de cobre tendem a rachar quando são usados em altas pressões, ainda mais hidráulica.

não é de imediato, mas pode saber que vai explodir.

eu comprei por metro aqui: http://www.azevedotubos.com.br/catalogo.htm

só que no meu caso foi uma aplicação especial, ja que o hidrovácuo e o cilindro mestre são do santana, e as pinças da GM, cada ponta foi feita sob medida.

ficou R$100 toda a tubulação dianteira, então ja da pra ter uma idéia.

espero que ajude
avatar
BANDIT
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por BANDIT em Ter 7 Ago - 19:01:55

De cobre vinha original nos opalas....se vc. ficar mexendo neles....ai sim pode rachar.......mas do contrario....ficam lá anos ..e anos .....

o meus são como nos STOCK .tudo aero quip :

.











O Problema é o preço........na época R$100.oo o metro.......no opala vai 10M........mas isso é pra vida toda

Isso é teflow revestido de malha de aço....é muito + rigido......que o original.....como os flexiveis .......que se expandem !!!!

meu conselho:

Faça como o ORIGINAL !!!!
avatar
nachtwolf
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 376
Localização : Paraná
Modelo do carro : Monza SL/e
Cilindros : 2000cc
Data de inscrição : 12/08/2008

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por nachtwolf em Qua 8 Ago - 0:01:49

avatar
Smoke
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 190
Localização : Hell
Data de inscrição : 17/06/2010

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por Smoke em Qua 8 Ago - 10:40:31

Muito obrigado pelas dicas, hoje a noite vou ler com calma cada comentário.
vlw
avatar
thallisguimaraes
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 17463
Idade : 25
Localização : Goiânia-GO
Modelo do carro : Caravan 1988
Cilindros : 4.1i
Data de inscrição : 16/01/2008

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por thallisguimaraes em Qua 8 Ago - 18:21:04

Lembro o Ivo dando uma dica de usar a tubulaçao da kombi


_________________
ANTES UM SONHO, HOJE NEM DURMO
avatar
kelvisson
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 470
Idade : 25
Modelo do carro : Opala Standart 1979 coupê
Monza SL/E 87/88
Pampa L 1988
Toyota Bandeirante 1976
F-1000 ss 1991
Cilindros : 6+4+4+4+4
Data de inscrição : 01/06/2009

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por kelvisson em Qua 8 Ago - 19:11:55

A tubulação de freio do meu opala na parte do diferencial traseiro é toda de cobre....e aguenta q é uma blz.

Muito facil de moldar, não quebra e nem enferruja.


Valeu

100
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 7771
Data de inscrição : 21/01/2008

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por 100 em Qui 9 Ago - 22:29:33

me seguro o máximo mas tem coisa que é duro ouvir(ou ler hehehe)

NUNCA que carro algum vem com tubo de cobre original de fábrica!!!

tubo de cobre não aguenta a pressão...se precisar dar uma estancada no freio,o cano de cobre abre!!!

o que dá p/ fazer e comprar tubos da KOMBI em concessionário,fazer as curvas,cortar etc e adaptar no Opala...é o que fazia quando mexia...

até mais...

100
avatar
wyllerson punk
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 6736
Idade : 45
Localização : igarapé-mg
Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
Cilindros : 6 caneco
256s
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por wyllerson punk em Sex 10 Ago - 8:00:21

ja ouvi essa historia, mas sera q abre pelo fato de estar quente?
avatar
Smoke
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 190
Localização : Hell
Data de inscrição : 17/06/2010

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por Smoke em Sex 10 Ago - 14:16:14

100 escreveu:
o que dá p/ fazer e comprar tubos da KOMBI em concessionário,fazer as curvas,cortar etc e adaptar no Opala...é o que fazia quando mexia...


Consigo flangear estes tubos de aço com kit flangeador do ML?
tipo este?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-431128282-kit-flangeador-e-cortador-de-tubos-uso-em-cobre-e-plastico-_JM
avatar
Tonho_RS
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 842
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul
Modelo do carro : Opala Especial 1972
Cilindros : 4 cil - 2500
Data de inscrição : 26/05/2011

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por Tonho_RS em Sex 10 Ago - 14:48:44

100 escreveu:me seguro o máximo mas tem coisa que é duro ouvir(ou ler hehehe)

NUNCA que carro algum vem com tubo de cobre original de fábrica!!!

tubo de cobre não aguenta a pressão...se precisar dar uma estancada no freio,o cano de cobre abre!!!

o que dá p/ fazer e comprar tubos da KOMBI em concessionário,fazer as curvas,cortar etc e adaptar no Opala...é o que fazia quando mexia...

até mais...

100

affraid affraid affraid

Ano passado furou um cano de freio do opalão, o que leva o fluido do tambor traseiro até uma espécie de T, não queria fazer gambiarra de solda, entao comprei um de cobre e o mecânico trocou.

Agora to receoso de andar com o bicho.
avatar
Sool
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 721
Idade : 27
Localização : Indaiatuba/SP
Modelo do carro : Opala 87 cupe
Cilindros : 6 Cc injetado
Data de inscrição : 08/08/2010

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por Sool em Sex 10 Ago - 14:49:13

Smoke escreveu:
100 escreveu:
o que dá p/ fazer e comprar tubos da KOMBI em concessionário,fazer as curvas,cortar etc e adaptar no Opala...é o que fazia quando mexia...


Consigo flangear estes tubos de aço com kit flangeador do ML?
tipo este?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-431128282-kit-flangeador-e-cortador-de-tubos-uso-em-cobre-e-plastico-_JM

Sim consegue sim !

O meu eu fiz com esse ai !

avatar
Sool
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 721
Idade : 27
Localização : Indaiatuba/SP
Modelo do carro : Opala 87 cupe
Cilindros : 6 Cc injetado
Data de inscrição : 08/08/2010

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por Sool em Sex 10 Ago - 14:50:27

100 escreveu:me seguro o máximo mas tem coisa que é duro ouvir(ou ler hehehe)

NUNCA que carro algum vem com tubo de cobre original de fábrica!!!

tubo de cobre não aguenta a pressão...se precisar dar uma estancada no freio,o cano de cobre abre!!!

o que dá p/ fazer e comprar tubos da KOMBI em concessionário,fazer as curvas,cortar etc e adaptar no Opala...é o que fazia quando mexia...

até mais...

100

Já tento trocar esse fio da KOMBI e colocar um de cobre no lugar e ficar socando o pé no freio pra ve se estora ?
avatar
Ivo Filho
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 4363
Idade : 44
Localização : Americana
Modelo do carro : Diplomata 91 Injetado
Opala de luxo 72 automatic 3 ""agora com cambio na coluna e direção hidraulica""
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 22/01/2010

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por Ivo Filho em Sex 10 Ago - 15:35:54

nesse topico aqui eu falo e mostro como fazer com o cano de freio da kombi...

atentar que nem sempre os terminais dao certo devido aos sistemas bendix ou varga....

http://www.opaleirosdoparana.com/t16097-ressucitando-o-91



_________________
Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]
avatar
wyllerson punk
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 6736
Idade : 45
Localização : igarapé-mg
Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
Cilindros : 6 caneco
256s
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por wyllerson punk em Sex 10 Ago - 18:18:30

vou seguir o conselho, ia fazer de cobre,, vou atras do caninho de kombi

100
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 7771
Data de inscrição : 21/01/2008

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por 100 em Sab 11 Ago - 12:32:20

Smoke escreveu:
100 escreveu:
o que dá p/ fazer e comprar tubos da KOMBI em concessionário,fazer as curvas,cortar etc e adaptar no Opala...é o que fazia quando mexia...


Consigo flangear estes tubos de aço com kit flangeador do ML?
tipo este?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-431128282-kit-flangeador-e-cortador-de-tubos-uso-em-cobre-e-plastico-_JM

conseguir consegue...mas tá um trabalho DANADO!!! como o aço do tubo não tem muita elasticidade,tem que ir flangeando bem de vagar p/ não abrir "a boquinha" do tubo...mas é só ir fazendo com calma...

melhor ainda se vc comprar de aço inox...só que é caro p/ caramba...mas NUNCA mais oxida...

tanto é que por isto que os fuçadores usam o de cobre pois é moleza flangear...tubos de cobre são p/ refrigeração na maioria das vezes e como não precisa ageuntar muita pressão,eles são feito com solda no sentido linear ou seja,na fábrica do tudo eles pegam uma "folha" de cobre,enrolam p/ formar um tubo e soldam...a emenda do cano é fraca...tende a abrir com a pressão do sistema de freio...



espero ter ajudado...

até mais...

100

100
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 7771
Data de inscrição : 21/01/2008

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por 100 em Sab 11 Ago - 12:38:03

Sool escreveu:
Já tento trocar esse fio da KOMBI e colocar um de cobre no lugar e ficar socando o pé no freio pra ve se estora ?

poxa,desculpe,não fiz este teste prático...mas fica aí a dica,faça este teste no seu carro e depois conte aí o que acontece...

até mais...

100
avatar
nachtwolf
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 376
Localização : Paraná
Modelo do carro : Monza SL/e
Cilindros : 2000cc
Data de inscrição : 12/08/2008

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por nachtwolf em Sab 11 Ago - 19:12:47

100 escreveu:
Sool escreveu:
Já tento trocar esse fio da KOMBI e colocar um de cobre no lugar e ficar socando o pé no freio pra ve se estora ?

poxa,desculpe,não fiz este teste prático...mas fica aí a dica,faça este teste no seu carro e depois conte aí o que acontece...

até mais...

100


de preferência numa rua sem saida com matagal lá na frente
avatar
BANDIT
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por BANDIT em Ter 21 Ago - 19:00:31

Que bom que vc. votou 100........e sempre com sua enorme simpatia ...muito amigavél.....agradavél .....gentil .....e áté afetuoso !!!

mas discordo.....tem vários carros que andam com tubulaçõens de freio de Cobre ....e não estoram ...já fiz Dodge ...Galaxie ....e nada de estourar...oque NÃO pode é usar emenda nos canos de cobre ai SIM !!! Estoura na emenda .....se fizer com cobre ...usa-se cano de qualidade....e faz inteiriço sem emendas....não da problema ....se quiser qualidade acima da média ....faz como o meu carro....tudo em aero quip .
avatar
Bandit 100
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 10
Idade : 53
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 22/08/2012

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por Bandit 100 em Qui 23 Ago - 12:46:43

Quanto as bitolas, dê uma olhada neste link:
.
http://www.azevedotubos.com.br/catalogo/11.html
.
http://www.azevedotubos.com.br/catalogo.htm
.
Esse cara fornece...

100
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 7771
Data de inscrição : 21/01/2008

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por 100 em Sab 1 Set - 13:08:58

BANDIT escreveu:Que bom que vc. votou 100........e sempre com sua enorme simpatia ...muito amigavél.....agradavél .....gentil .....e áté afetuoso !!!

mas discordo.....tem vários carros que andam com tubulaçõens de freio de Cobre ....e não estoram ...já fiz Dodge ...Galaxie ....e nada de estourar...oque NÃO pode é usar emenda nos canos de cobre ai SIM !!! Estoura na emenda .....se fizer com cobre ...usa-se cano de qualidade....e faz inteiriço sem emendas....não da problema ....se quiser qualidade acima da média ....faz como o meu carro....tudo em aero quip .

Novidade vc discordando de alguém?? hehehe

então,eu também discordo de vc!!

1º-vc disse que Opala vem com cano de cobre,e NÃO vem!!! são todo de aço!!!

2º-vc não falou no seu primeiro post sobre cano de cobre "especial" sem emenda!!

3º-foi o que eu disse,que nas auto peças descobriram o canos de cobre de refrigeração (que tem emenda) e vendem como cano de freio,estes NÃO aguentam!!

4º-montar Dodge,Galaxie que anda vez na vida outra na morte e uma coisa,montar um cano destes num carro de uso diário,outros até um pouco mexidos,já é outra coisa...

5º-o que vc monta fora do padrão não pode ser levado como exemplo...eu já fiz coisa que vcs que se intitulam preparadores condenam: montei já L6 sem damper,só com o cubinho do 4 cilindro mas p/ MEU uso: comando,taxa,andei de 446,depois de holley,esmirilhei sem dó...não deu nada...agora porque COMIGO deu certo uma coisa que sei que é fora do padrão,não vou sair indicando como regra...vc como tem conhecimento sabe que o padrão é cano em aço!!

6º-muitos do usuário aqui são do interior,será MUITO mais difícil e caro encontrar um cano de cobre sem emenda do que ir numa loja e pedir um cano em aço (indico o da Kombi pelo tamanho) próprio p/ freios!!

7º-vc fala de aeroquip em tudo,qual a vantagem disto?nos que montei,usei em carros,motos etc,só vi vantagem usando no lugar os flexíveis de borracha...agora no lugar dos canos,não vi mudar nada!

agora por favor,não leve p/ o lado pessoal...sei que vc é como eu,fala o que pensa na lata e pronto...mas já cansei disto,to tentando voltar de boa pois alguns me pediram...só quero ajudar e aprender(como aprendo muito lendo (e rindo)com seus posts) com o pessoal...não quero criar atrito...ok!

bom é isto...

até mais...

100

avatar
RICARDOADG
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 735
Localização : Santo André
Data de inscrição : 28/06/2010

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por RICARDOADG em Sab 1 Set - 13:19:34

100 escreveu:
BANDIT escreveu:Que bom que vc. votou 100........e sempre com sua enorme simpatia ...muito amigavél.....agradavél .....gentil .....e áté afetuoso !!!

mas discordo.....tem vários carros que andam com tubulaçõens de freio de Cobre ....e não estoram ...já fiz Dodge ...Galaxie ....e nada de estourar...oque NÃO pode é usar emenda nos canos de cobre ai SIM !!! Estoura na emenda .....se fizer com cobre ...usa-se cano de qualidade....e faz inteiriço sem emendas....não da problema ....se quiser qualidade acima da média ....faz como o meu carro....tudo em aero quip .

Novidade vc discordando de alguém?? hehehe

então,eu também discordo de vc!!

1º-vc disse que Opala vem com cano de cobre,e NÃO vem!!! são todo de aço!!!

2º-vc não falou no seu primeiro post sobre cano de cobre "especial" sem emenda!!

3º-foi o que eu disse,que nas auto peças descobriram o canos de cobre de refrigeração (que tem emenda) e vendem como cano de freio,estes NÃO aguentam!!

4º-montar Dodge,Galaxie que anda vez na vida outra na morte e uma coisa,montar um cano destes num carro de uso diário,outros até um pouco mexidos,já é outra coisa...

5º-o que vc monta fora do padrão não pode ser levado como exemplo...eu já fiz coisa que vcs que se intitulam preparadores condenam: montei já L6 sem damper,só com o cubinho do 4 cilindro mas p/ MEU uso: comando,taxa,andei de 446,depois de holley,esmirilhei sem dó...não deu nada...agora porque COMIGO deu certo uma coisa que sei que é fora do padrão,não vou sair indicando como regra...vc como tem conhecimento sabe que o padrão é cano em aço!!

6º-muitos do usuário aqui são do interior,será MUITO mais difícil e caro encontrar um cano de cobre sem emenda do que ir numa loja e pedir um cano em aço (indico o da Kombi pelo tamanho) próprio p/ freios!!

7º-vc fala de aeroquip em tudo,qual a vantagem disto?nos que montei,usei em carros,motos etc,só vi vantagem usando no lugar os flexíveis de borracha...agora no lugar dos canos,não vi mudar nada!

agora por favor,não leve p/ o lado pessoal...sei que vc é como eu,fala o que pensa na lata e pronto...mas já cansei disto,to tentando voltar de boa pois alguns me pediram...só quero ajudar e aprender(como aprendo muito lendo (e rindo)com seus posts) com o pessoal...não quero criar atrito...ok!

bom é isto...

até mais...

100





Pô 100, não some não!!
O fórum está precisando da sua experiência pra dar uma oxigenada na área.
E toda discussão enriquece o resultado final OKK OKK
avatar
Bandit 100
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 10
Idade : 53
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 22/08/2012

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por Bandit 100 em Sab 1 Set - 15:07:58

Em partes (técnica), concordo com o 100....

Os tubos originais são de aço...usar de cobre, tem que ter muita (eu disse MUITA) atenção com a qualidade do material, do serviço, e do flangeador....pois há dois pontos (principais) que não se brinca, FREIO e DIREÇÃO...

Quanto a dica do tubo de freio da Kombi, concordo, desde que tomados os devidos cuidados, pois caso compre esse, e decida cortar, o cuidado com a flange a ser feita é muito grande.....
avatar
wyllerson punk
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 6736
Idade : 45
Localização : igarapé-mg
Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
Cilindros : 6 caneco
256s
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por wyllerson punk em Dom 2 Set - 6:21:27

fui m ontar o meu e o cano da kombi nao du no compreimento, faltou uns 30 cm... ou entao me deram de fusca... vou fazer uma pequena emenda no final...

100
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 7771
Data de inscrição : 21/01/2008

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por 100 em Seg 3 Set - 17:19:14

RICARDOADG escreveu:

Pô 100, não some não!!
O fórum está precisando da sua experiência pra dar uma oxigenada na área.
E toda discussão enriquece o resultado final OKK OKK

valeu OKK

vou tentar não sumir...

Bandit 100 escreveu:
Quanto a dica do tubo de freio da Kombi, concordo, desde que tomados os devidos cuidados, pois caso compre esse, e decida cortar, o cuidado com a flange a ser feita é muito grande.....

Exatamente,p/ flangear tubo de aço não é NADA fácil...racha com facilidade...tem que tomar MUITO cuidado....por isto que nas auto peças é sempre cano que cobre que vendem...flangear cobre é mais mole que sopa de minhoca kkkkkkkk

tem que ir flangeando bem devagar p/ não trincar...quando faço,ainda deixo o "lábio" maior que a porquinha p/ dar uma acabamento na lixa...mas é duro...já vi cano que fizeram só uma flangezinha aí ficou vazando,quando mexi no cano,saiu fora sem nem soltar a porca...fui ver,o cara flangeou pouco e acabou que na hora do aperto,o cano passou por dentro da porca...

eu nem gosto de pegar p/ fazer...não compensa...

wyllerson punk escreveu:fui m ontar o meu e o cano da kombi nao du no compreimento, faltou uns 30 cm... ou entao me deram de fusca... vou fazer uma pequena emenda no final...

não faça atrás não,faça a emenda próximo ao motor de partida...aliás,o Opala já tem originalmente uma emenda por ali mesmo!!!

só tome cuidado com a qualidade dos canos...eu prefiro sempre comprar em revenda autorizada...

até mais

100
avatar
Sool
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 721
Idade : 27
Localização : Indaiatuba/SP
Modelo do carro : Opala 87 cupe
Cilindros : 6 Cc injetado
Data de inscrição : 08/08/2010

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por Sool em Seg 3 Set - 17:26:35

BANDIT escreveu:Que bom que vc. votou 100........e sempre com sua enorme simpatia ...muito amigavél.....agradavél .....gentil .....e áté afetuoso !!!

mas discordo.....tem vários carros que andam com tubulaçõens de freio de Cobre ....e não estoram ...já fiz Dodge ...Galaxie ....e nada de estourar...oque NÃO pode é usar emenda nos canos de cobre ai SIM !!! Estoura na emenda .....se fizer com cobre ...usa-se cano de qualidade....e faz inteiriço sem emendas....não da problema ....se quiser qualidade acima da média ....faz como o meu carro....tudo em aero quip .


Concordo PLENAMENTE com o BANDIT =)

Poxa to com meu opala a 9 anos e ainda não estragou os encanamentos de cobre que meu pai fez na epoca em que eu peguei ele !
avatar
wyllerson punk
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 6736
Idade : 45
Localização : igarapé-mg
Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
Cilindros : 6 caneco
256s
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por wyllerson punk em Seg 3 Set - 20:08:08

agora ja foi, fiz de aço mesmo, ta de boa... valeu a dica 100
avatar
Bandit 100
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 10
Idade : 53
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 22/08/2012

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por Bandit 100 em Seg 3 Set - 20:36:27

Dica para flangear tubo de ferro (aço de baixa dureza) aquecimento.....já devem ter visto ao vivo ou em filmes o que o ferreiro faz para moldar ferro....é o mesmo caso, mas sempre com EXTREMO CUIDADO.....aquecido torna-se mais fácil flangear....

Quanto ao tubo de cobre....é muito simples...como falado acima, a grande maioria dos tubos de cobre são fabricados de chapa, tem emenda, e sabendo disso, podemos afirmar que pode durar muito....mas pode romper com pressão excessiva de um momento para outro....

DETALHE, para os tubos que estão durando muito, lembrem-se....só terão essa pressão excessiva num momento de extrema precisão....ou seja, exatamente na hora em que espera-se que aguentem......

TODO CUIDADO É POUCO.....mesmo alguns tubos de ferro custando um pouco mais caro, ainda acho que será mais barato que dar de frente com um poste....
avatar
Sool
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 721
Idade : 27
Localização : Indaiatuba/SP
Modelo do carro : Opala 87 cupe
Cilindros : 6 Cc injetado
Data de inscrição : 08/08/2010

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por Sool em Ter 4 Set - 5:16:17

Bandit 100 escreveu:Dica para flangear tubo de ferro (aço de baixa dureza) aquecimento.....já devem ter visto ao vivo ou em filmes o que o ferreiro faz para moldar ferro....é o mesmo caso, mas sempre com EXTREMO CUIDADO.....aquecido torna-se mais fácil flangear....

Quanto ao tubo de cobre....é muito simples...como falado acima, a grande maioria dos tubos de cobre são fabricados de chapa, tem emenda, e sabendo disso, podemos afirmar que pode durar muito....mas pode romper com pressão excessiva de um momento para outro....

DETALHE, para os tubos que estão durando muito, lembrem-se....só terão essa pressão excessiva num momento de extrema precisão....ou seja, exatamente na hora em que espera-se que aguentem......

TODO CUIDADO É POUCO.....mesmo alguns tubos de ferro custando um pouco mais caro, ainda acho que será mais barato que dar de frente com um poste....


Valeu pela dica OKK
avatar
Rafael_81
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 692
Idade : 36
Localização : Araucária
Modelo do carro : Diplomata SE 89/90 (Vendido)
Caravan 79/79
Cilindros : 4100
2500
Data de inscrição : 27/10/2010

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por Rafael_81 em Ter 4 Set - 11:41:34

Pessoal, posso dar uns pitacos...

Trabalho na empresa que fornece a tubulação de freio para quase todas as montadoras do mundo, deixa eu exclarecer algumas coisas...

O tubo de freio é de aço, não tenham dívidas disso...

O nome do tubo é Bundy Welding, podem procurar na internet, foi inventado em 1930 no Estados Unidos.

Para fabricar é utilizado um tira de aço revestida com cobre, por isso muitos acham que é de cobre, esta tira passa pela formação, dando 2 voltas, por isso também chamado de tubo de padere dupla, depois o tubo é colocado dentro de um forno e por brasagem são unidos as faces e o tubo é fechado. Não tem costura.

Desenho esquemático do tubo


Foto da secção transversal do tubo


Foto do tubo base, sem camada de proteção (zinco, poliamida, PVF, etc)


Em sua grande maioria, para não dizer 100% os tubos de freio são de Ø 4,76mm (3/16") com parede de 0,71mm. Isso para o tubo base, dependendo da proteção altera.

Nas extremidades são feitas flanges para união com o flexível, cilindro mestre, etc. Estas podem ser macho (115º) ou fêmea (120º ou 90º).

A GM utiliza 115º e 90º




Tem que se tomar muito cuidado na hora de realizar as dobras, as mesmas não podem vincar, pois fragilizam o material e pode com o tempo vasar.

Outra coisa importante, nunca pode dar o torque na conexão, soltar e dar o torque novamente... a possibilidade de vazar é muito grande, pois já houve deformação nas flanges e o acentamento não vai ser igual.

O torque a ser aplicado na união é de 10 Nm à 17 Nm.
avatar
ThiagoMM
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 16
Localização : Campinas-SP
Data de inscrição : 20/01/2012

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por ThiagoMM em Sab 15 Set - 7:09:53

Bom dia Smoke!
Tubo 3/16"

Minha opnião!

Tubo de cobre
Vantagens--- não enferruja, facil manuseio nas dobras e flanges, não estoura (a não ser que seja de péssima qualidade) te garanto afinal uso em equipamentos em que a pressão de trabalho constante é mais de 3 vezes maior que uma freiada brusca.

Desvantagem---caso fique enconstado em alguma peça metalica, o atrito fará com que se desgaste rapidamente (caso escolha o de cobre, então tenha cuidado ao instalar, prender sempre nas prisilhas que tem na estrutura do veiculo usando uma borracha. Outra desvantagem é que não aguenta muita vibração, o tubo tem que ficar muito bem fixado.

Tubo de aço
Vantagens--- a questão de ficar enconstado em parte metalicas não estragaria o tubo tão rapidamente, mais sim em um tempo maior, aguenta mais vibração do que o de cobre.
Desvantagem--- Ele enferruja com o tempo, e muitas vezes vc só saberá quando estourar. Periodo bem longo, mais acontece.

Faça sua escolha e leve a uma oficina especializada em freio, lá normalmente eles já tem tudo no jeito para fazer o seus tubos rapidamente e com mais segurança.
Abraço
avatar
Rodrigo Padilha
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 26
Localização : joinville-sc
Data de inscrição : 16/12/2014

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por Rodrigo Padilha em Seg 23 Fev - 20:13:22

ressussitando o topico !! esse cano de kombi consigo flangear a ponta dele ? tenho um corcel 1 e os tubo originais(creio eu) eles racham na hora de flangear !!! abraços
avatar
Tonho_RS
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 842
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul
Modelo do carro : Opala Especial 1972
Cilindros : 4 cil - 2500
Data de inscrição : 26/05/2011

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por Tonho_RS em Seg 23 Fev - 22:37:31

Rodrigo Padilha escreveu:ressussitando o topico !! esse cano de kombi consigo flangear a ponta dele ? tenho um corcel 1 e os tubo originais(creio eu) eles racham na hora de flangear !!! abraços

Precisa esquentar a ponta do tubo e depois flangear, senão racha mesmo. Eu fiz no meu, esquentei na boca do fogão, kkkkkkkk, esquentava a ponta do cano e depois colocava no flangeador, senão queima e estraga todo o cromado da ferramenta, da um serviço violento, sem falar que as chances de se queimar são bem grandes, é bom usar luvas. Boa sorte.
avatar
francisco6>8
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 130
Idade : 22
Localização : Rio de Janeiro
Modelo do carro : Diplomata 83 Coupé
Cilindros : 4
Data de inscrição : 01/11/2015

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por francisco6>8 em Ter 8 Ago - 14:03:01

Com freio e direção não se brinca, de fato. Mas como ter certeza sobre qual material utilizar???????????????????????????????????????????
Tô perdido e preciso trocar a tubulação traseira de freio do Opalão porque algum cavalo comeu a porca do nipple e agora não dá aperto nos cilindros de roda.
De um lado o cobre sem emenda, que dizem ser eficiente porém difícil de achar. Meu medo é não saber diferenciar ele e acabar comprando gato por lebre (ou tubo de refrigeração por tubo de freio);
De outro os tubos de aço que também não podem ter costura, sendo assim, também difíceis de encontrar.
Tenso! Mad Mad Mad Mad
Vou tentar encontrar algum tubo bom em desmanche e torcer para não ser extorquido.
avatar
oXLS
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 229
Idade : 32
Localização : Campinas-SP
Modelo do carro : Opala Coupe 73
Cilindros : L6 TwinTurbo 1JZGTE
Data de inscrição : 01/10/2015

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por oXLS em Qua 9 Ago - 9:02:31

Galera, como chama essas ferramentas aqui no Brasil??
Lá eu acho como Brake Line Tube Bending Pliers, mas o brasileiro coloca cada nome em ferramenta, nunca acho nada aqui.



Vlw!
avatar
adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 5640
Idade : 42
Localização : Jacareí SP
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por adpachec em Qua 9 Ago - 10:25:04

oXLS escreveu:Galera, como chama essas ferramentas aqui no Brasil??
Lá eu acho como Brake Line Tube Bending Pliers, mas o brasileiro coloca cada nome em ferramenta, nunca acho nada aqui.



Vlw!

Um nome muito complexo....curvadora de tubos.....cobre e alumínio....

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-705189941-curvador-de-tubos-180-graus-3-em-1-14-516-e-38-_JM?source=gps
avatar
oXLS
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 229
Idade : 32
Localização : Campinas-SP
Modelo do carro : Opala Coupe 73
Cilindros : L6 TwinTurbo 1JZGTE
Data de inscrição : 01/10/2015

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por oXLS em Qua 9 Ago - 12:44:59

Ah n, eu juro q procurei por esse nome e n achei nada no ML, foi o primeiro palpite, alicate dobrador linha de freio rs.

Vlw !

EDIT: Realmente se eu colocar dobrador n aparece nada so bicicletas, tem que ser curvador hehe.
avatar
faustobjorge
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 15
Idade : 34
Localização : Indaiatuba SP
Modelo do carro : Opala chateau 79
Cilindros : 4
Data de inscrição : 20/04/2010

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por faustobjorge em Seg 14 Ago - 23:15:45

Bom dia Galera! Eu apanhei muito com o meu 1979, antes de desenvolver a solução, realizei uma medição detalhada de toda a tubulação de Freio de meu Opala e solicitei a uma loja aqui da cidade que adaptasse as pontas. Gostei tanto que vou disponibilizando para os colegas que precisarem http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-898653412-cano-tubo-tubulaco-de-freio-opala-75-76-77-78-79-_JM Um abraço Fausto

Conteúdo patrocinado

Re: Tubulação de Freio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Dom 22 Out - 13:35:51