Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Bons negocios que achamos por aí...
Hoje à(s) 10:34:54 por onivaldo.gm

» [COMPRO] Interruptor do limpador traseiro Caravan
Hoje à(s) 10:20:12 por N474N

» Saudações! Novo Integrante do Grupo - Opala STD 1977
Hoje à(s) 10:17:27 por Black

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Hoje à(s) 10:15:09 por joaoc

» [VENDA] Rodas Ranger aro 15" com pneus
Hoje à(s) 10:11:15 por N474N

» Restauração 76
Hoje à(s) 10:08:49 por Black

» Problemas com o comando de valvula
Hoje à(s) 8:44:56 por Iagobaggio

» me apresentando
Hoje à(s) 7:22:57 por erpower2

» Lampada/Pistola de ponto
Hoje à(s) 6:53:42 por super5

Quem está conectado

71 usuários online :: 3 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 68 Visitantes :: 2 Motores de busca

onivaldo.gm, Paulo Corso, rofrigo


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9352)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7883)
 
100 (7771)
 

dimensionado x freio de mao

Compartilhe

satoro74
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 126
Idade : 40
Localização : Bauru/SP
Modelo do carro : Opala Coupe 74
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 08/04/2009

dimensionado x freio de mao

Mensagem por satoro74 em Seg 17 Set - 11:47:59

Caros Opaleiros, comprei (e ainda nao instalei) um dimensionado de inox (Truck) para o Opala 74 6 cilindros, informaçao que tive que tenho que retirar o pino da alavanca do freio de mao que fica na longarina e adaptar um conjunto de alavanca de freio de mao no tunel como nos Opalas 79 em diante, procede essa informação?

100
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 7771
Data de inscrição : 21/01/2008

Re: dimensionado x freio de mao

Mensagem por 100 em Seg 17 Set - 17:12:22

olha,
não vou dizer sobre pegar ou não no pino do freio de mão pois não conheço o esacp desta marca que vc citou...mas sobre adaptar a alavanca dos mais novos,vai ter um bom trabalho p/ isto...

terá que comprar o pedaço do túnel dum Opala 79 em diante...cortar o túnel do seu p/ soldar o "novo" pedaço no seu túnel...se for um carro original na parte da lata...EU não faria uma coisa destas...melhor ir numa loja que faça escap sob medida,e faça um p/ seu carro...

Até mais...

100

wyllerson punk
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 6736
Idade : 44
Localização : igarapé-mg
Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
Cilindros : 6 caneco
256s
Data de inscrição : 09/06/2010

Re: dimensionado x freio de mao

Mensagem por wyllerson punk em Seg 17 Set - 17:17:51

to com o 100. vi acabar com o carro por causa dum caxo de banana... alguem deve fazer especifico pra esse carro... frei di mao em cima...


100
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 7771
Data de inscrição : 21/01/2008

Re: dimensionado x freio de mao

Mensagem por 100 em Seg 17 Set - 18:02:29

wyllerson punk escreveu:to com o 100. vi acabar com o carro
...


esta é uma das desvantagens de comprar dimensionado "pronto uso"...pois,fazem padrão p/ o ano mais vendido...

Até mais...

100

Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Masculino Número de Mensagens : 913
Idade : 35
Localização : Toledo/Cascavel - PR
Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
Cilindros : 250cid (original)
Data de inscrição : 06/01/2008

Re: dimensionado x freio de mao

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Ter 18 Set - 7:48:09

Se for um escape TRUCK dos bons, eu retirava a alavanca do freio de mão, pq escape dos bons é dificil econtrar, mas se for daqueles de prateleira, comunzinho vende e troca por outro modelo.

Quando eu comprei o meu dimensionado na Soffiatto também tive de retirar a alavanca do freio de mão na longarina, mas preferi fazer isto pq o escape todo artesanal, dobrado na areia, sem emendas, nem rugas, todos os canos com exatamente o mesmo comprimento, funil exatamente no tamanho que eu pedi com prisma interno e tal.... não ia encontrar outro que desviasse da alavanca, não há espaço. Estou andando até hoje sem freio de mão... mas assim que der vou colocar o freio de mão no assoalho, ja até comprei o console monocromático pra ficar tudo original 79, como meu carro é 78 a diferença maior é o console...

No 74 vc deve pesar o que quer manter de original, se teu carro for totalmente original, não vale a transformação, mas se tiver um motor mais esperto, visual mais esportivo e tal... eu mudaria a posição do freio de mão...

Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Masculino Número de Mensagens : 913
Idade : 35
Localização : Toledo/Cascavel - PR
Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
Cilindros : 250cid (original)
Data de inscrição : 06/01/2008

Re: dimensionado x freio de mao

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Ter 18 Set - 7:53:47

Pensando a respeito do que eu fiz na época, e com essa sua dúvida, ainda há mais uma forma de fazer o freio de mão continuar sob o painel e montar o dimensionado retirando a alavanca da longarina.

Se mandar fazer o cabo do freio de estacionamento um pouco mais longo e montar um conduite entre o painel corta-fogo e algum ponto sob o carro (existe algumas esperas por onde o cabo de aço passa que podem servir de apoio para o conduíte), basta enrolar o conduíte naquelas mantas térmicas e prede-lo um pouco afastado do dimensionado... o cabo de embreagem tb passa do lado do dimensionado, e derrete se não enrolar nada...

Hehehe, gostei dessa idéia, acho até que vou fazer na minha Caravan tb... assim posso voltar o console da 78 que é mais bonito e não precisa soldar nada no túnel, mantem original...

Me ajudem a pensar pessoal, acho que essa pode ser a solução... quem tem mais idéias??

satoro74
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 126
Idade : 40
Localização : Bauru/SP
Modelo do carro : Opala Coupe 74
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 08/04/2009

Re: dimensionado x freio de mao

Mensagem por satoro74 em Ter 18 Set - 18:44:26

Obrigado pelas ideias Jeferson, o escape é artesanal feito sob medida para os Opalas de 69 ate 74, mas como voce disse com os dutos com medidas iguais não é possivel utilizar o pino do freio de mão, o escape de inox Truck que adquiri é TOP, foi feito sob medida para um Opala 72 que era aspirado agora anda com Turbo,meu preparador disse a mesma coisa que voce e o 100 disseram, é melhor adaptar um cabo/capa do cabo de aço do freio de mão e mante-lo no painel, ja que meu Opala 74 tem aparencia externa de tiozão, mas estou batalhando para ter um coraçao nervoso, carroceria de rua com rodas 14 e calotinhas e motor de carro de arrancada(ainda adquirindo peças)faltando o Dana 44 e a montagem do conjunto, valeu.

100
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 7771
Data de inscrição : 21/01/2008

Re: dimensionado x freio de mao

Mensagem por 100 em Ter 18 Set - 20:51:39

Jeferson_Heerdt escreveu:Pensando a respeito do que eu fiz na época, e com essa sua dúvida, ainda há mais uma forma de fazer o freio de mão continuar sob o painel e montar o dimensionado retirando a alavanca da longarina.

Se mandar fazer o cabo do freio de estacionamento um pouco mais longo e montar um conduite entre o painel corta-fogo e algum ponto sob o carro (existe algumas esperas por onde o cabo de aço passa que podem servir de apoio para o conduíte), basta enrolar o conduíte naquelas mantas térmicas e prede-lo um pouco afastado do dimensionado... o cabo de embreagem tb passa do lado do dimensionado, e derrete se não enrolar nada...

Hehehe, gostei dessa idéia, acho até que vou fazer na minha Caravan tb... assim posso voltar o console da 78 que é mais bonito e não precisa soldar nada no túnel, mantem original...

Me ajudem a pensar pessoal, acho que essa pode ser a solução... quem tem mais idéias??

satoro74 escreveu:Obrigado pelas ideias Jeferson, o escape é artesanal feito sob medida para os Opalas de 69 ate 74, mas como voce disse com os dutos com medidas iguais não é possivel utilizar o pino do freio de mão, o escape de inox Truck que adquiri é TOP, foi feito sob medida para um Opala 72 que era aspirado agora anda com Turbo,meu preparador disse a mesma coisa que voce e o 100 disseram, é melhor adaptar um cabo/capa do cabo de aço do freio de mão e mante-lo no painel, ja que meu Opala 74 tem aparencia externa de tiozão, mas estou batalhando para ter um coraçao nervoso, carroceria de rua com rodas 14 e calotinhas e motor de carro de arrancada(ainda adquirindo peças)faltando o Dana 44 e a montagem do conjunto, valeu.

Olha,

eu faltei nas aulas de interpretação de texto...mas pelo que entendi,o Jeferson sugere retirar a haste e o pino e colocar um cabo direto da alanvaca(no painel no caso) até o cabo que vem das rodas...

se for isto,digo que não fica bom...já fiz...o Jeferson deve lembrar daquele meu ex cupe amarelo que estava montando V8...

pois bem,no caso do V8,não é só cano que entra em briga com o pino do freio e sim,cabeçote,dimensionado etc...tive a brilhante ideia de cotar o pino(disto não me arrependendo,por causa do motor)e fazer um cabo direto saindo da alavanca até lá atrás...

pois bem,fiz assim: peguei p/ o conduíte o próprio cabo traseiro do freio...corte e retirei o cabo de aço e usei só o conduíte...usei ele virado,ou seja,a parte que entra no espelho lá atrás cabe certinho no furo da corta fogo...e a outra ponta onde vai na carroceria originalmente,deixei passei pela travessa do câmbio

p/ o cabo,peguei um cabo de embreagem da Kombi por 2 motivos: é bem comprido e dava p/ eu "levar" a ponta até onde quisesse lá atrás do opala e outra,ele tem a ponta com rosca de regulagem da embreagem assim,esta ponta usaria p/ encaixar naquela latinha que une os cabos tendo assim,regulagem como original...

desmontei a alavanca do painel,embuti o cabo nela(não pode esquecer de passar pelo conduíte antes de travar na alavanca.se não,depois não passa a outra ponta por causa da regulagem...)tudo uma beleza...fiz um furo na travessa do câmbio...passei o cabo,chegou até a chapinha que une os 2...regulei...tudo uma maravilha...

até que fui ver...não prendia as rodas...pensa daqui...dali e descobri:

como retirei a haste e coloquei o cabo direto,retirei assim o fenômeno de alavanca ou seja,a ação de multiplicar a força que a haste fazia...ou seja,apenas puxando a alavanca direto no painel,a força não é suficiente p/ travar as rodas...(a não ser que puxe com o pé no painel)...

só que no meu caso,era freio a disco na traseira...a haste da pinça é bem pequena...no caso de freio a tambor,a haste do patim é maior...pode ser que melhore um pouco...mas não sera 100% como no original...reparando bem,vcs verão que a haste tem um movimento de multiplicação de força MUITO grande pois ela é bem comprida com o apoio bem próximo à ponta que vai exercer a força...

bom,agora sobre adaptar a alavanca no assoalho,no caso da Caravan,até que vai pois é 78...e a maioria já está acostumando a ver o freio de mão entre os bancos...mas no caso do seu carro Satoro,aí EU acho que não fica legal...o carro pode ser 100% mas imagina vc olhar e ver a alavanca do freio entre os bancos...entrega na hr que é adaptação...

bom,EU acho assim...prefiro andar sem freio de mão do que matar o carro com uma simples alavanca...


Até mais...

100

agnaldo rocha
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 369
Localização : parana
Modelo do carro : opala comodoro coupe 78
Cilindros : 6 cil

Data de inscrição : 02/08/2008

Re: dimensionado x freio de mao

Mensagem por agnaldo rocha em Qua 19 Set - 6:16:39

Deve existir alguem que faça um coletor top, sobe medida sem precisar mexer com o freio de mão, então não mexeria no carro e sim trocaria o coletor

Smoke
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 176
Localização : Hell
Data de inscrição : 17/06/2010

Re: dimensionado x freio de mao

Mensagem por Smoke em Qua 19 Set - 12:10:14

aproveitando o tópico.

quero por um dimensionado no meu 73;

tipo este: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-437118018-coletor-4x1-opala-4c-aspirado-_JM

o freio de mão interfere?
quero manter o freio de mão original;
vlw.

Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Masculino Número de Mensagens : 913
Idade : 35
Localização : Toledo/Cascavel - PR
Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
Cilindros : 250cid (original)
Data de inscrição : 06/01/2008

Re: dimensionado x freio de mao

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Qua 19 Set - 14:44:37

100, exelente contribuição... eu lembro do cupê v8, mas não lembrava dessa multiplicação de força feita pela alavanca presa na longarina (ja faz tanto tempo que montei o dimensionado, e quanto mais passa o tempo, menos eu ando com a Caravan...).

Realmente, vai valtar força pra puxar.

Mas dando continuidade a idéia do conduíte, agora sabendo que é obrigatória a presença daquela alavanca na longarina, seria possível transferir a alavanca para debaixo do assoalho? talvez em posição horizontal pra não bater em lombadas, assim seria necessário soldar um pino novo em algum lugar, montar a alavanca na horizontal e refazer os cabos, lembrando que do puxador do freio de mão no painel até a alavanca vai ter de ter algum conduíte...

100
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 7771
Data de inscrição : 21/01/2008

Re: dimensionado x freio de mao

Mensagem por 100 em Qua 19 Set - 17:51:21

Jeferson_Heerdt escreveu:100,...mas não lembrava dessa multiplicação de força feita pela alavanca presa na longarina ...

Jeferson,

hehehe,nem eu lembrei...fiz toda a engenharia...mas na hr de funcionar Sad Sad Sad

transferir dá sim...em C10/Veraneiro é assim...a "nova" haste seria presa na travessa do câmbio...mas como vendi o carro sem terminar,não deu tempo de pensar de fazer assim...

só que não dá p/ usar a própria haste que foi retirada da longarina pois ela inverte a força(vc puxa a parte de cima p/ trás e ela puxa o cabo p/ frente na parte de baixo)então tem que fazer uma nova haste...ou mesmo usar a original mas refazer o apoio p/ o cabo a ser puxado(que vai p/ as rodas) ficar no mesmo lado do cabo que vem da alavanca...deu p/ entender o que quis dizer??

já o conduíte,é fácil...é só usar o próprio cabo do Opala...

Até mais...

100

Malves
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2987
Localização : Curitiba
Modelo do carro : 77 Standard
Cilindros : 4tão

Data de inscrição : 03/02/2011

Re: dimensionado x freio de mao

Mensagem por Malves em Qui 12 Fev - 19:46:52

Ressuscitando o tópico...

Alguém saberia dizer se estes dimensionados para o 4cc dão certo sem remover o freio de mão?

No caso é um 4x1. alguém já fez a instalação?

Sérgio_Monteiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 169
Idade : 28
Localização : Governador Valadares - MG
Modelo do carro : Comodoro 1978 coupé - Las Vegas
Cilindros : 6 cilindros (Loading.....)
Data de inscrição : 08/12/2011

Re: dimensionado x freio de mao

Mensagem por Sérgio_Monteiro em Qui 19 Fev - 8:39:46

Vixe, dessa eu não sabia.....

Estou pra comprar um coletor essa semana da Soffiato e meu opala é 1978 com freio de mão no painel.

No caso terei dor de cabeça para instalar esse coletor? Pelo jeito.....

Abraços a todos

Sossa
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1255
Idade : 29
Localização : Seara - SC
Modelo do carro : Opala SS4 78 + Caravan Comodoro 85
Cilindros : 4 + 6
Data de inscrição : 10/02/2014

Re: dimensionado x freio de mao

Mensagem por Sossa em Qui 19 Fev - 9:00:58

Vou acompanhar pois tenho a mesma duvida que o Sergio!


Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Masculino Número de Mensagens : 913
Idade : 35
Localização : Toledo/Cascavel - PR
Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
Cilindros : 250cid (original)
Data de inscrição : 06/01/2008

Re: dimensionado x freio de mao

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Sex 27 Fev - 7:34:09

Encontrei no Maverick nossa solução pro freio de mão embaixo do painel...

O Mav usa uma alavanca de multiplicação de força deitado sob o assoalho, um lado da alavanca preso numa travessa própria e a outra ponta no cabo que vem do puxador...
O detalhe mais legal pra não ter de inverter a força (como no Opala), é passa o cabo que vai para as rodas para o outro ponto de fixação, entre o ponto fixo e o cabo que vem do painel (mantendo as devidas proporções).... assim o sentido da força será o mesmo e manterá o efeito da alavanca...

Sérgio_Monteiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 169
Idade : 28
Localização : Governador Valadares - MG
Modelo do carro : Comodoro 1978 coupé - Las Vegas
Cilindros : 6 cilindros (Loading.....)
Data de inscrição : 08/12/2011

Re: dimensionado x freio de mao

Mensagem por Sérgio_Monteiro em Sex 27 Fev - 8:03:09

Comprei meu dimensionado ontem com a Soffiato. Relatei o problema com o freio de mão e o Ezequiel me informou que tem um gabarito lá para carros com freio de mão no assoalho e que o ideal seria eu levar meu carro pra eles mas como moro no interior de MG e a empresa é de SP fica inviável, mas ele me garantiu que dá pra fazer com o mínimo de interferência em relação ao cabo e que já fez vários carros assim. Quando for instalar eu posto as fotos e impressões aqui.

Grande abraço.

SevenFifty
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1241
Idade : 30
Localização : Guaratinguetá-SP
Modelo do carro : Opala Especial 1973 cupê
Cilindros : 4 (151)
Data de inscrição : 06/09/2010

Re: dimensionado x freio de mao

Mensagem por SevenFifty em Sex 27 Fev - 8:04:58

Jeferson_Heerdt escreveu:Encontrei no Maverick nossa solução pro freio de mão embaixo do painel...

O Mav usa uma alavanca de multiplicação de força deitado sob o assoalho, um lado da alavanca preso numa travessa própria e a outra ponta no cabo que vem do puxador...
O detalhe mais legal pra não ter de inverter a força (como no Opala), é passa o cabo que vai para as rodas para o outro ponto de fixação, entre o ponto fixo e o cabo que vem do painel (mantendo as devidas proporções).... assim o sentido da força será o mesmo e manterá o efeito da alavanca...

Jeferson, que legal! Você tem alguma imagem do esquema?

Sossa
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1255
Idade : 29
Localização : Seara - SC
Modelo do carro : Opala SS4 78 + Caravan Comodoro 85
Cilindros : 4 + 6
Data de inscrição : 10/02/2014

Re: dimensionado x freio de mao

Mensagem por Sossa em Sex 27 Fev - 9:42:44

Acho que o que o Jeferson quis dizer é que a alavanca do maverick fica na posição horizontal "deitada" e não na vertical como no opala "em pé"

Bom saber que a soffiato faz escape sem cortar o esquema la OKK

Abraçoss

sezil
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 151
Idade : 49
Localização : anapolis
Modelo do carro : Opala ss
Cilindros : 6CC
Data de inscrição : 28/05/2010

Re: dimensionado x freio de mao

Mensagem por sezil em Sex 27 Fev - 10:05:45

Que legal este topico, mas ja comprei o coletor 6x2 da general sem saber deste detalhe e o meu opala e freio de mao no painel, sera que vai dar problemas na hora de instalar o coletor?

SevenFifty
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1241
Idade : 30
Localização : Guaratinguetá-SP
Modelo do carro : Opala Especial 1973 cupê
Cilindros : 4 (151)
Data de inscrição : 06/09/2010

Re: dimensionado x freio de mao

Mensagem por SevenFifty em Sex 27 Fev - 13:27:21

Sossa22 escreveu:Acho que o que o Jeferson quis dizer é que a alavanca do maverick fica na posição horizontal "deitada" e não na vertical como no opala "em pé"

Bom saber que a soffiato faz escape sem cortar o esquema la OKK

Abraçoss

Você "desenhou" pra mim... Laughing Agora eu entendi! Very Happy

Sossa
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1255
Idade : 29
Localização : Seara - SC
Modelo do carro : Opala SS4 78 + Caravan Comodoro 85
Cilindros : 4 + 6
Data de inscrição : 10/02/2014

Re: dimensionado x freio de mao

Mensagem por Sossa em Seg 9 Mar - 8:48:56

SevenFifty escreveu:

Você "desenhou" pra mim... Laughing Agora eu entendi! Very Happy

Que nada Sevenfifty, foi oque eu entendi pelo menos, estou no aguardo das fotos do coletor da soffiato agora..

Abraçoss

SevenFifty
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1241
Idade : 30
Localização : Guaratinguetá-SP
Modelo do carro : Opala Especial 1973 cupê
Cilindros : 4 (151)
Data de inscrição : 06/09/2010

Re: dimensionado x freio de mao

Mensagem por SevenFifty em Seg 9 Mar - 9:27:26

Uma alternativa "intermediária" seria o uso do coletor 6x2 do Omega/Silverado (foto do usuário Renato732):

Reparem na haste e cabo de freio de mão:

Alexandre Vicentin
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3
Localização : Cafelandia SP
Modelo do carro : Opala de Luxo 77/78
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 10/02/2015

Re: dimensionado x freio de mao

Mensagem por Alexandre Vicentin em Ter 11 Out - 21:37:33

Olá amigos, está é minha primeira contribuição para o site, estava tendo o mesmo problema, fiz um suporte com uma roldana (daquelas da porta do opala), com uma chapa que vai parafusada no coxim do cambio, vou postar as fotos ( se eu conseguir é claro kkk),

" />







Ela funciona tipo um tensor, e ali no coxim do cambio fiz um corte na chapa da poder "esticar" mais se necessario.

Conteúdo patrocinado

Re: dimensionado x freio de mao

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:35:37


    Data/hora atual: Sex 9 Dez - 10:35:36