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Virabrequim e mancal

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Alexandre Opaleiro
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Virabrequim e mancal

Mensagem por Alexandre Opaleiro em Qua 17 Out - 18:10:36

Galera, queria a opinião de vocês sobre o seguinte:

Virabrequim com um pouco de folga (se mexer na polia na frente do motor da pra ver que ele desliza, anda um pouco, e retirando o cártezinho do câmbio dá pra percebe rali na cremalheira) tem que retificar o vira?

E segundo, o que provoca isso? Me falaram que mal uso da embreagem (pé apoiado principalmente) faz gastar o mancal de apoio que fica na ponta, por isso pode ter criado essa folga no vira. Procede isso?

Sou um pouco leigo nesses quesitos.

Abraço

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Re: Virabrequim e mancal

Mensagem por 100 em Sex 19 Out - 22:36:24

esta folga axial é sim porque gastou o colo de encosto e/ou as bronzinas de encosto...

sobre o que ocasiona,pode ser sim pé descansando na embreagem como também o próprio uso...ou seja,a alta kilometragem já rodada!!

p/ acertar isto fazendo um serviço 100%,só retirando o vira,mandando p/ retífica!

Até mais...

100

Alexandre Opaleiro
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Re: Virabrequim e mancal

Mensagem por Alexandre Opaleiro em Sab 20 Out - 5:36:59

Só vc mesmo pra me salvar 100 hehe, obrigado por comentar.

Esse serviço que vc sugeriu foi exatamente o que o mecânico disse, tira o vira, retifica (deve ficar 0,25), daí troca os mancais/bronzinas de acordo com a medida que o vira ficar, e monta. Como o vira tá fora, faz uma gaxeta nova para melhorar o vazamento (já vi em outros tópicos sua opinião em relação a rosca contrária)

Eu acho que isso foi da embreagem mesmo (que já trocaria também pois está muito muito ruim mesmo), pois o carro ao que me consta tem 100.000km ainda (anotações no manual, NFs ao longo dos anos e estado de conservação mesmo, a pintura original do motor quase não descascou, a junta do coletor ainda é original, etc pouco mexido mesmo - claro que não dá pra afirmar com toda certeza apesar do que falei, tenho consciência disso)

Outro fator é que o carro ficou 11 anos sem rodas parado, dá uma olhada no tópico dele:

http://www.opaleirosdoparana.com/t21986-opala-diplomata-1985-cupe-preto-250-s

Porém deu essa zica aí, que já devia ter, mas percebi pois começou a fazer um "glok glok" no motor, que também não sei se é reflexo dessa folga que surgiu ou aumentou ou outra coisa, pois também já me disseram que o álcool dá uma batidinha em saia/pino, mas não fazia barulho nenhum.

Vou primeiro arrumar essa parte de baixo e ver como fica (abrindo em baixo já dá pra ter uma idéia da km pela coloração das peças). Mais uma pergunta, não compensa ir atrás de um vira stardart (não sei se é assim a nomenclatura) em bom estado ao invés de arrumar o que está no carro?

Abraço

Alexandre

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Re: Virabrequim e mancal

Mensagem por BANDIT em Sab 20 Out - 10:31:46

Pode ter certeaz que com 100mil km NÃO da problema de virabrequim .....nem se vc. andar todo dia com o pé na embreagem !

Se o motor tá folgado assim no virabrequim já pssou do 250mil....o pé no pedal da embreagem pode ajudar a ocasionar isso .......mas não é o culpado em hipótese nehuma....

esse "glok" que vc. escuta se é só quando vc. pisa na emnbreagem.....é viabrequim .....se ele é continuo o barulho "glock" e vc. pisa na embreagem para .........ai é caixa .....

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Re: Virabrequim e mancal

Mensagem por 100 em Sab 20 Out - 12:54:56

é,100 mil é pouco mesmo...ainda mais embreagem original...

sobre o vira,se for p/ 025,pode usar tranquilo...não há problema se for retificado por uma ótima retifica,for ajustado cada bronzina na hr de montar etc...outra que não acha um stander(ou standart) novo ou seja,vc irá comprar um usado...aí vai ter que retificar do mesmo jeito...melhor usar o seu...

sobre a gaxeta,experimenta usar retentor bi partido...é melhor que gaxeta...

Até mais...

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Re: Virabrequim e mancal

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