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Troca de marchas na hora certa ?

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worm
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Troca de marchas na hora certa ?

Mensagem por worm em Qui 18 Out - 14:04:23

Galera o seguinte.
Vamos supor que eu queira ir do Ponto "A" até o ponto "B" o mais rápido possível com meu carro (linha reta).

Pelo que eu sei, eu preciso esticar as marchas até uma determinada rotação, para que a rotação do motor (RPM) caia (depois da marcha trocada) bem no momento do torque máximo.

Vamos dar um exemplo.

Meu carro tem 15 kgfm a 3000 RPM. A relação da primeira marcha é de 5:1, segunda de 3,8:1, qual seria a rotação ideal para eu trocar da primeira para a segunda, para que a rotação caia exatamente em 3000 RPM ?

Eu sei que existe um calculo, mas não encontrei nada na net sobre o assunto, alguém pode me dar uma luz ?

skuzam
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Re: Troca de marchas na hora certa ?

Mensagem por skuzam em Qui 18 Out - 14:36:34

Acho que deve se trocar a marcha um pouco depois de atingir a potencia maxima, que no caso do opala original 4.1 se não me engano é em 3.800 RPM mais eu normalmente quando quero dar uma esticada troco aos 4.000/4.200 por ai.

Glaucio Missioneiro
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Re: Troca de marchas na hora certa ?

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Qui 18 Out - 14:39:54

no manual tem tudo isso!

wyllerson punk
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Re: Troca de marchas na hora certa ?

Mensagem por wyllerson punk em Qui 18 Out - 15:36:23

mas tem o caso de dependendo da situaçao eu trocar de marcha antes do motor encher... aproveito mais o torque da marcha seguinte e ganho velocidade mais rapido... tipo uma estilingada....

se o carro tiver motor da certo... todas as marchas antes de encher o motor...
scratch
pelo menos parece ser melhor, nunca medi especificamente...


Luis_555
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Re: Troca de marchas na hora certa ?

Mensagem por Luis_555 em Qui 18 Out - 16:01:11

Eu vou empilhando marcha haha parece um Mercedão cruzando marcha kkkkkk

worm
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Re: Troca de marchas na hora certa ?

Mensagem por worm em Qui 18 Out - 16:37:10

O que eu achei na net, não tem nada haver com o meu pensamento inicial.

Dizem que se deve trocar a marcha quando o giro chega no limite de torque do motor, pois acima disso não tem mais torque.

Fiquei confuso, sempre pensei que teria que trocar a marcha quase no limite para que a próxima marcha caia bem encima do torque máximo que o motor entrega.

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Re: Troca de marchas na hora certa ?

Mensagem por Pedrão B. em Qui 18 Out - 17:16:30

Luis_555 escreveu:Eu vou empilhando marcha haha parece um Mercedão cruzando marcha kkkkkk

Nem me fale...só que sou vou ter três para empilhar.
No meu Jeep que tem diferencial curto, eu coloco quarta em uma quadra, roncão do 6 cilindros vai que vai!

[]'s


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Re: Troca de marchas na hora certa ?

Mensagem por Pedrão B. em Qui 18 Out - 17:19:20

worm escreveu:O que eu achei na net, não tem nada haver com o meu pensamento inicial.

Dizem que se deve trocar a marcha quando o giro chega no limite de torque do motor, pois acima disso não tem mais torque.

Fiquei confuso, sempre pensei que teria que trocar a marcha quase no limite para que a próxima marcha caia bem encima do torque máximo que o motor entrega.

Se tiver quatro marchas, somente segunda e quarta chegarão ao torque máximo?
Acha certo?
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Re: Troca de marchas na hora certa ?

Mensagem por mauriciodonizetifernandes em Qui 18 Out - 18:17:23

OQUE SEI É MOTORZINHO 1,0 TEM QUE TRABALHAR ESGUUELADO PELA FALTA DE TORQUE,NO MEU,NÃO CHEGO A ATINGIR MUITO RPMS COMO NÃO TEM CONTA GIROS VAI PELA "ORELHA" MAS ACREDITO MESMO EM TORNO DE 3.000/3500.
ACELERO ATÉ ROTAÇÃO ALTA(SEM FORÇAR)AI TOME-LHE MARCHAS PRA CIMA.

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Re: Troca de marchas na hora certa ?

Mensagem por cwaintuch em Qui 18 Out - 19:00:12

worm escreveu:O que eu achei na net, não tem nada haver com o meu pensamento inicial.

Dizem que se deve trocar a marcha quando o giro chega no limite de torque do motor, pois acima disso não tem mais torque.

Fiquei confuso, sempre pensei que teria que trocar a marcha quase no limite para que a próxima marcha caia bem encima do torque máximo que o motor entrega.

Na verdade assim:
Tudo depende da curva de torque, o valor máximo se refere a um pico a uma determindada rotação,serve como referência, mas dependendo desta curva, o torque cai mais ou menos abaixo ou acima desta rotação de pico.

Isso muda de motor para motor, e normalmente a curva não é divulgada pelo fabricante.
No meu caso ( que ando de 1.0 fire seg/sex a 4.1 nos fim de semana ), o jeito é se acostumar com o motor e " sentir " a melhor hora de " cambiar".
Ou levar num dinamômetro para avaliar a curva torque x rotação.

Erthal
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Re: Troca de marchas na hora certa ?

Mensagem por Erthal em Qui 18 Out - 19:58:19

Estica até o torque máximo, o giro vai cair de acordo com a sua velocidade na embreagem (?), mudando de motor pra motor.

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Re: Troca de marchas na hora certa ?

Mensagem por mauriciodonizetifernandes em Qui 18 Out - 19:59:42

OU COLOQUE UM VACÔMETRO,AI TERÁ A EXATA NOÇÃO DA HORA DE TROCAR MARCHAS.

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Re: Troca de marchas na hora certa ?

Mensagem por Erthal em Qui 18 Out - 20:01:09

Mas na verdade também tem o princípio das competições, já que varia de carro pra carro, o piloto coloca o carro na reta, e vai testando, marcha por marcha, até achar o correto, e daí configura o canhão...

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Re: Troca de marchas na hora certa ?

Mensagem por BANDIT em Qui 18 Out - 20:01:48

worm escreveu:O que eu achei na net, não tem nada haver com o meu pensamento inicial.

Dizem que se deve trocar a marcha quando o giro chega no limite de torque do motor, pois acima disso não tem mais torque.

Fiquei confuso, sempre pensei que teria que trocar a marcha quase no limite para que a próxima marcha caia bem encima do torque máximo que o motor entrega.



Oque vc. achou nessa informação é pra economia de combustivél ...........

Cara esse assunto que vc. abortou pareçe fácil......de 1 única resposta......mas não é ....isso é que nem regular diferencial...........Tem sim um calculo bem preciso..........só que nesse qusesito não entra só motor...entra relação de caixa , diferencial, aro de roda, altura de pneu, e é claro motor.

Vc trocando de marcha no torque máximo que no 6cc é algo entre 2500rpm ........vc. cambeia exatamente onde o motor rende + força ( não potência) ou seja o carro não prede força (apanha) e nem tem excesso de rpm (desperdicio) por isso que fica economico !

Agora pra fazer o carro andar vc. tem que cambiar na potência máxima .........algo como 4400rpm ...então num 4100 vc. tem que esticar isso até uns 4800rpm ........porque cada cambia da (no geral) o motor perde 2000rpm .........vc cambeia nos 4800rpm ele cai pra 3000rpm ........como ficou perto do torque máximo ele recupera rápido o giro até os 4800rpm .

Tem o outro lado não adianta tentar gira de + no caso do 4100 ....porque vc. fica muito acima do torque máximo e da potência máxim ......tentar levar o 4100 até a 5200rpm ......o ponteiro demora muito pra subir ....ai vc. está perdendo tempo .....

tem muito + calculo ai pra se fazer.....se vc. souber trabalhar o distribuidor a rotação entre uma cambiada e outra não cai tanto (cai menos)

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Re: Troca de marchas na hora certa ?

Mensagem por BANDIT em Qui 18 Out - 20:03:35

Erthal escreveu:Mas na verdade também tem o princípio das competições, já que varia de carro pra carro, o piloto coloca o carro na reta, e vai testando, marcha por marcha, até achar o correto, e daí configura o canhão...



Exite a particularidade de cada piloto sim........tem cara que acelera + (+ rpm ) só que demora + pra cambiar(trocar de marcha) ...tem cara que acelera menos........mas cambeia muito + rápido

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Re: Troca de marchas na hora certa ?

Mensagem por Erthal em Qui 18 Out - 20:30:51

BANDIT escreveu:
Erthal escreveu:Mas na verdade também tem o princípio das competições, já que varia de carro pra carro, o piloto coloca o carro na reta, e vai testando, marcha por marcha, até achar o correto, e daí configura o canhão...



Exite a particularidade de cada piloto sim........tem cara que acelera + (+ rpm ) só que demora + pra cambiar(trocar de marcha) ...tem cara que acelera menos........mas cambeia muito + rápido
Basta uma ida ao autódromo pra perceber, tem piloto que joga 3 marchas nos 201mts, e piloto que faz em segunda esticado

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Re: Troca de marchas na hora certa ?

Mensagem por Luis_555 em Sex 19 Out - 6:37:17

Erthal escreveu:
BANDIT escreveu:



Exite a particularidade de cada piloto sim........tem cara que acelera + (+ rpm ) só que demora + pra cambiar(trocar de marcha) ...tem cara que acelera menos........mas cambeia muito + rápido
Basta uma ida ao autódromo pra perceber, tem piloto que joga 3 marchas nos 201mts, e piloto que faz em segunda esticado

Não é uma escolha do piloto na maioria dos casos... leu tudo que ele postou????

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Re: Troca de marchas na hora certa ?

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Sex 19 Out - 7:45:08

essa de esticar eu noto, tipo no meu gol ap 1.6, em 2ª marcha, até uns 70 km/h vai rápido, mas de 70 a 80 (que é onde se chega na potência máxima se desperdício) já demora.

e só ratificando o que o amigo falou acima, cambiar na rotação de torque máximo é pra economia.

Eu quando rodo na cidade, as vezes prefiro manter uma 3ª marcha em 40 km;h +- do que passar pra 4ª como muitos fazem.

Pelo menos no meu caso, o carro consome menos andando com motor +- cheio, do que se andasse com marcha alta e giro baixo. Acredito que tenha a ver com o distribuidor, pois em baixa rpm, a faísca fica mais fraca.

Com o Opala ainda não tive muitas experiências pra opinar.

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Re: Troca de marchas na hora certa ?

Mensagem por wyllerson punk em Sex 19 Out - 8:13:46

entao eu nao to muito por fora nao, gosto de trocar sem encher o giro todo, tipo acima da metade de giro e enfio marcha... e volto muita marcha pra nao deixar o carro baixar o giro se precisar retomar em caso de curva ou ultrapassar,,, sempre numa faixa de media e alta...

depois q pega a mao do carro q esta guiando e q vem as manias...

mania de trocar marcha e colar no banco... em alto regime nao da certo...

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Re: Troca de marchas na hora certa ?

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Sex 19 Out - 8:22:12

bem nessa, um tio meu uma vez de zuera, baixou uma 3ª com o 6zão dele, no meio de uma curva......
quase dava pra ver a placa traseira pelo retrovisor

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Re: Troca de marchas na hora certa ?

Mensagem por BANDIT em Sex 19 Out - 11:23:09

Glaucio Missioneiro escreveu:bem nessa, um tio meu uma vez de zuera, baixou uma 3ª com o 6zão dele, no meio de uma curva......
quase dava pra ver a placa traseira pelo retrovisor



Levou muita sorte de não ter rodado.........não se pode cambiar "dentro de uma curva".......ou vc. cambeia antes ou depois.........

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Re: Troca de marchas na hora certa ?

Mensagem por wyllerson punk em Sex 19 Out - 12:19:24

prefiro frear antes , na maioria das vezes da ate pra acelerar no meio da curva em diante... mas nao reduzo desse jeito nao, so se for de imprevisto a frente, mas so o tanto de continuar depois num giro que o carro se comporte bem...


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Re: Troca de marchas na hora certa ?

Mensagem por mauriciodonizetifernandes em Sex 19 Out - 12:31:28

mas will, o opala é um carro mal comportado!

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Re: Troca de marchas na hora certa ?

Mensagem por wyllerson punk em Sex 19 Out - 15:27:14

meio incontrolavel ne?

q nem pit bull.. tem q ficar esperto com eles...

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Re: Troca de marchas na hora certa ?

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Sex 19 Out - 16:01:42

se o meu 4 caneco eu já acho nervoso, nem imagino um 6zão, um dia ainda vou guiar um.

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Re: Troca de marchas na hora certa ?

Mensagem por lobo2 em Sex 19 Out - 16:08:29

Pra quem quiser ler um pouco sobre esse assunto... Esse link aqui tem uma literatura muito boa. Veja o gráfico dente de serra na páginas 28-33.

http://www.damec.ct.utfpr.edu.br/automotiva/downloadsAutomot/c1Transmissoes.pdf


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Re: Troca de marchas na hora certa ?

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