Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Saudações! Novo Integrante do Grupo - Opala STD 1977
Hoje à(s) 13:26:23 por thalesteixeira93

» Tenho um coamando 290 isk ,posso usar no motor original 6cc ?
Hoje à(s) 13:16:10 por diplomata1985

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Hoje à(s) 13:02:11 por joaoc

» Lampada/Pistola de ponto
Hoje à(s) 12:32:51 por diplomata1985

» Restauração 76
Hoje à(s) 11:57:58 por pacato

» Sair do 228 para o 3E
Hoje à(s) 11:57:31 por DiogoGarbin

» Caravan comodoro 1988
Hoje à(s) 11:38:36 por pacato

» aspirado vira cursado
Hoje à(s) 11:13:23 por PIZZOLO

» [VENDA] Rodas Ranger aro 15" com pneus
Hoje à(s) 11:11:54 por Rubão6cc

Quem está conectado

57 usuários online :: 4 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 53 Visitantes :: 2 Motores de busca

diplomata1985, FF Rodrigues, JoséPaulo, Rubão6cc


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9352)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7886)
 
100 (7771)
 

Duvida com a bateria

Compartilhe

TIAO
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1133
Idade : 30
Localização : Barra Mansa - RJ
Modelo do carro : Opala Coupe standard 1976
Cilindros : 4 Cilindros
Data de inscrição : 02/07/2008

Duvida com a bateria

Mensagem por TIAO em Qua 15 Out - 12:00:14

Boa tarde,

Depois de muito sumido estou devolta!

Bem o caso é a bateria, depois da ultima vez que ela descarregou por desuso eu passei a desconectar ela! (Rá inteligente eu não uhahuahuauhahhuaah)
A duvida é... eu tenho que desconectar o POSITIVO e o NEGATIVO? Estou perguntando porque eu só desconecto o NEGATIVO, mesmo porque pela ordem de Ligar e Desligar fica mais facil! Até agora não tive problema algum, vai fazer 1 mes mais ou menos que estou deixando so com o positivo ligado e de semana em semana eu vou e dou uma ligada no carro, a bateria se mantem com carga, a unica coisa estranha é que notei foi o acumulo de um treco branco em volta do terminal, isso é normal, da problema?


abraço

Eduardo SSa
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 8678
Idade : 39
Localização : Arapongas/Pr
Modelo do carro : Opala SS79 / Diplo 88 coupé 250-S / Diplo 88 4 portas 4.100

Cilindros : 16 Cilindros
Data de inscrição : 26/12/2007

Re: Duvida com a bateria

Mensagem por Eduardo SSa em Qua 15 Out - 13:40:08

Só o negativo no meu caso resolveu também.

Esse treco branco é um zimbrado nem sei com se escreve, é comum, mas tem que limpar, pois atrapalha, se tiver muito dá mal contato OKK


_________________

_____________________
Opala Branco Coupé SS79 / Diplo Azul Coupé 88
Diplomata 88 Azul 4.100 Sedan
"Opala mais que um carro um estilo de vida"
Edu SSa
www.opaleirosdoparana.com

Eduardo SSa
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 8678
Idade : 39
Localização : Arapongas/Pr
Modelo do carro : Opala SS79 / Diplo 88 coupé 250-S / Diplo 88 4 portas 4.100

Cilindros : 16 Cilindros
Data de inscrição : 26/12/2007

Re: Duvida com a bateria

Mensagem por Eduardo SSa em Qua 15 Out - 13:40:46

A chave é uma Boa como o Alisson disse, só não fiz ainda por falta de tempo OKK


_________________

_____________________
Opala Branco Coupé SS79 / Diplo Azul Coupé 88
Diplomata 88 Azul 4.100 Sedan
"Opala mais que um carro um estilo de vida"
Edu SSa
www.opaleirosdoparana.com

Jean Bida
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9311
Idade : 42
Localização : Paraná
Modelo do carro : Diplomata SE 89

Cilindros : 250-S
Data de inscrição : 04/01/2008

Re: Duvida com a bateria

Mensagem por Jean Bida em Qua 15 Out - 13:43:28

Alisson Pissetti escreveu:TIAO,

Conselho de amigo cara...faz como fizemos na Mercedes do pai, uma 82 impecável, a gente levou num eletricista pra não dar m.... e pedimos pra ele fazer uma chave (liga/desliga) comum para manter em isolado o cabo da bateria quando desligado, como o carro fica muito parado, foi a melhor coisa, está perfeito agora, a bateria nunca descarregou e essa chave ficou 10!

Essa sugeira branca, puxa vida eu sabia o que era, tive esse problema uma vez mas não me lembro, Laughing
Boa mesmo,essa chave Alisson, prático.


_________________
[img][/img]

Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


...Eterno Apaixonado...


jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!!

kevin.caravela
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 28
Idade : 28
Localização : curitiba
Modelo do carro : caravan 1990
Cilindros : 6
Data de inscrição : 13/10/2008

Re: Duvida com a bateria

Mensagem por kevin.caravela em Qua 15 Out - 14:54:49

Eduardo SSa escreveu:Só o negativo no meu caso resolveu também.

Esse treco branco é um zimbrado nem sei com se escreve, é comum, mas tem que limpar, pois atrapalha, se tiver muito dá mal contato OKK


me desculpe ser chato rsrsr, mas o nome é zinabre, e é normal acontecer quando o plug da bateria não tem contato total com o polo...agora por favor me corrijam se eu estiver errado... Very Happy

tabarbosa
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 16851
Idade : 41
Localização : São Carlos - SP
Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
Cilindros : 4 cil, ambos
Data de inscrição : 01/05/2008

Re: Duvida com a bateria

Mensagem por tabarbosa em Qua 15 Out - 16:53:47

Tem uma chave bem legal a venda ein..

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-80771656-chave-geral-universal-dodge-maverick-landau-opala-etc-_JM

tabarbosa
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 16851
Idade : 41
Localização : São Carlos - SP
Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
Cilindros : 4 cil, ambos
Data de inscrição : 01/05/2008

Re: Duvida com a bateria

Mensagem por tabarbosa em Qua 15 Out - 16:54:30

tem ate essa de competição....

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-80006481-chave-geral-hella-jeep-buggy-rally-arrancada-corrida-_JM

tabarbosa
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 16851
Idade : 41
Localização : São Carlos - SP
Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
Cilindros : 4 cil, ambos
Data de inscrição : 01/05/2008

Re: Duvida com a bateria

Mensagem por tabarbosa em Qua 15 Out - 16:55:07

diz que o tal do zinabre sai bem com agua e bicarbonato...

TIAO
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1133
Idade : 30
Localização : Barra Mansa - RJ
Modelo do carro : Opala Coupe standard 1976
Cilindros : 4 Cilindros
Data de inscrição : 02/07/2008

Re: Duvida com a bateria

Mensagem por TIAO em Qua 15 Out - 19:13:23

Powwwww... malandro, que m3333rda emmmmmmmm!
E eu aqui querendo meter um disjuntor de rede eletrica, daqueles pretão de bomba d'agua! PQP! hauhuahuahuahuahuhau Laughing

Imagina um desses no caput!!!! Coisa linda!!!! huahuahuahuahu




Vlw pela ideia gente, vou ver se compro mesmo, pois o terminal positivo trincou em um momento de furia huahuahuahuahuhauhuahuahuahua
De tanto eu aperta chingando por ter que mandar recarregar a bateria ele trinco auhhuahuahuahuahuahuahu Embarassed


vlw mesmo gente!

100
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 7771
Data de inscrição : 21/01/2008

Re: Duvida com a bateria

Mensagem por 100 em Qua 15 Out - 19:19:32

tabarbosa escreveu:diz que o tal do zinabre sai bem com agua e bicarbonato...

O zinabre sai com qualquer coisa...o problema é que ele é ácido então,onde cair pode corroer..o bicabonato por ser um sal,anula o efeito do ácido!!!!

Até mais

100

100
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 7771
Data de inscrição : 21/01/2008

Re: Duvida com a bateria

Mensagem por 100 em Qua 15 Out - 19:20:40

kevin.caravela escreveu:
Eduardo SSa escreveu:Só o negativo no meu caso resolveu também.

Esse treco branco é um zimbrado nem sei com se escreve, é comum, mas tem que limpar, pois atrapalha, se tiver muito dá mal contato OKK


me desculpe ser chato rsrsr, mas o nome é zinabre, e é normal acontecer quando o plug da bateria não tem contato total com o polo...agora por favor me corrijam se eu estiver errado... Very Happy

Corretíssimo!!!!

Forma por mal contato!!!

P/ não voltar a acumular,basta passar um pouco de graxa branca ou vazelina no borne da batera!!!!

Até mais

100

100
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 7771
Data de inscrição : 21/01/2008

Re: Duvida com a bateria

Mensagem por 100 em Qua 15 Out - 19:25:08

TIAO escreveu:Powwwww... malandro, que m3333rda emmmmmmmm!
E eu aqui querendo meter um disjuntor de rede eletrica, daqueles pretão de bomba d'agua! PQP! hauhuahuahuahuahuhau Laughing

Imagina um desses no caput!!!! Coisa linda!!!! huahuahuahuahu




Vlw pela ideia gente, vou ver se compro mesmo, pois o terminal positivo trincou em um momento de furia huahuahuahuahuhauhuahuahuahua
De tanto eu aperta chingando por ter que mandar recarregar a bateria ele trinco auhhuahuahuahuahuahuahu Embarassed


vlw mesmo gente!

Tião,

Coloca uma desta :



a haste fica na grade e nem precisa abrir o capuz Wink Wink Wink

Até mais

100

TIAO
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1133
Idade : 30
Localização : Barra Mansa - RJ
Modelo do carro : Opala Coupe standard 1976
Cilindros : 4 Cilindros
Data de inscrição : 02/07/2008

Re: Duvida com a bateria

Mensagem por TIAO em Qua 15 Out - 19:39:00

Tião,

Coloca uma desta :



a haste fica na grade e nem precisa abrir o capuz Wink Wink Wink

Até mais

100[/quote]


Que isso... estou me sentindo um indio!!!! Coisas que eu nunca imagina existir hauhuahuahuahuauhauha
Powww... esse ultimo é maneiro e bem mais pratico, o ruim deve ser o preço e achar para comprar!
Você sabe onde tem e quanto é 100 ?


abraço

100
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 7771
Data de inscrição : 21/01/2008

Re: Duvida com a bateria

Mensagem por 100 em Qua 15 Out - 19:40:25

TIAO escreveu:
Que isso... estou me sentindo um indio!!!! Coisas que eu nunca imagina existir hauhuahuahuahuauhauha
Powww... esse ultimo é maneiro e bem mais pratico, o ruim deve ser o preço e achar para comprar!
Você sabe onde tem e quanto é 100 ?


abraço


Tiao,

Em comparação ao que diz respeito a peças,TODOS nós somos indios e os americanos já são astronautas!!!!

Só tem lá fora...custa só 98 doletas Shocked Shocked Sad Sad Sad

Até mais

100

TIAO
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1133
Idade : 30
Localização : Barra Mansa - RJ
Modelo do carro : Opala Coupe standard 1976
Cilindros : 4 Cilindros
Data de inscrição : 02/07/2008

Re: Duvida com a bateria

Mensagem por TIAO em Qua 15 Out - 19:46:14

100 escreveu:
TIAO escreveu:
Que isso... estou me sentindo um indio!!!! Coisas que eu nunca imagina existir hauhuahuahuahuauhauha
Powww... esse ultimo é maneiro e bem mais pratico, o ruim deve ser o preço e achar para comprar!
Você sabe onde tem e quanto é 100 ?


abraço


Indido foi boa kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Tiao,

Só tem lá fora...custa só 98 doletas Shocked Shocked Sad Sad Sad

Até mais

100


Que esso, é mais caro que uma bateria nova! auhhuahuahuahuahuahu
Oh! Não é por mal não, agora que coçei os olhos percebi que o dijuntor é melhor... R$5,00 ahuahuahuhauhua What a Face

Agora falando sério, esse é muito bom e pratico, mas falando em custo X beneficio aquele que o tabarbosa mostrou primeiro é melhor!

100
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 7771
Data de inscrição : 21/01/2008

Re: Duvida com a bateria

Mensagem por 100 em Qua 15 Out - 19:52:54

TIAO escreveu:

Que esso, é mais caro que uma bateria nova! auhhuahuahuahuahuahu
Oh! Não é por mal não, agora que coçei os olhos percebi que o dijuntor é melhor... R$5,00 ahuahuahuhauhua What a Face

Agora falando sério, esse é muito bom e pratico, mas falando em custo X beneficio aquele que o tabarbosa mostrou primeiro é melhor!

É..........dói mesmo!!!!

Cara,coloque um daquele mesmo...o meu foi furado a corta fogo e colocaram a porca da chave por dentro...basta abaixar próximo ao porta-luvas e desligar!!!!

Se bem que o dijuntor bem no meio da grade eu acho mais "shike" mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Até mais

100

Xann
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 10387
Idade : 41
Localização : GO
Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/01/2008

Re: Duvida com a bateria

Mensagem por Xann em Sex 2 Jan - 11:17:21

Vixi, meio atrasado, mas cuidado com essas chaves, não podem se esquecer que a amperagem que passa por ela é muito grande, uma chave fraca ou de má qualidade pode derreter ou então prejudicar a carga da bateria e funcionamento de alguma coisa.

Tião, até mesmo esse disjuntor pode não aguentar a amperagem.


_________________
6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito

TIAO
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1133
Idade : 30
Localização : Barra Mansa - RJ
Modelo do carro : Opala Coupe standard 1976
Cilindros : 4 Cilindros
Data de inscrição : 02/07/2008

Re: Duvida com a bateria

Mensagem por TIAO em Dom 8 Fev - 23:49:09

Boa noite,

Em breve vou ter que mecher na elétrica, então vou
aproveitar para colocar a chave geral! Minha duvida é... coloco ela no borne negativo ou positivo?!
Pela ordem correta de se conectar e desconectar, a chave geral teria que ficar no negativo, mas tem gente que usa ela no positivo! Qual é o borne certo de colocar a chave geral?

abraço

Xann
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 10387
Idade : 41
Localização : GO
Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/01/2008

Re: Duvida com a bateria

Mensagem por Xann em Seg 9 Fev - 13:34:16

Tião, eu desconecto sempre o negativo e nunca deu nada até hoje. Coloca onde fica melhor pra vc de mexer, acho que isso não influi em nada.


_________________
6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito

TIAO
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1133
Idade : 30
Localização : Barra Mansa - RJ
Modelo do carro : Opala Coupe standard 1976
Cilindros : 4 Cilindros
Data de inscrição : 02/07/2008

Re: Duvida com a bateria

Mensagem por TIAO em Seg 9 Fev - 19:32:36

Xann escreveu:Tião, eu desconecto sempre o negativo e nunca deu nada até hoje. Coloca onde fica melhor pra vc de mexer, acho que isso não influi em nada.

Nãooo eu falo porque tem ordem...

*Para conectar a bateria - Primeiro conecte o positivo, depois conecte o negativo.
*Para desconectar a bateria - Primeiro desconete o negativo, depois desconete o positivo.

Se analizar um poco, caso ligue ou desligue ao contrario pode levar choque... afinal em ambos os caso você vai anular pela fase que não conduz!
Tem que diz que pode dar curto em carro novo e estragar central e mais algumas coisas... mas o unico fato real que eu conheço é esse que eu falei...

Bemm... tenho algum receio pois penso que sem o negativo ainda resta o positivo ligado, se reparem o zinabre continua comendo solto e mais forte ainda!
Com isso pensei... se desconectar e deixar somente o negativo, será que continuará a produção de zinabre? será que no momento que eu for por o pino da chave geral, não pode dar um mal contatozinho e fechar um curto, mesmo que pequeno?


abraço

Xann
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 10387
Idade : 41
Localização : GO
Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/01/2008

Re: Duvida com a bateria

Mensagem por Xann em Ter 10 Fev - 18:36:51

TIAO escreveu:
Xann escreveu:Tião, eu desconecto sempre o negativo e nunca deu nada até hoje. Coloca onde fica melhor pra vc de mexer, acho que isso não influi em nada.

Nãooo eu falo porque tem ordem...

*Para conectar a bateria - Primeiro conecte o positivo, depois conecte o negativo.
*Para desconectar a bateria - Primeiro desconete o negativo, depois desconete o positivo.

Se analizar um poco, caso ligue ou desligue ao contrario pode levar choque... afinal em ambos os caso você vai anular pela fase que não conduz!
Tem que diz que pode dar curto em carro novo e estragar central e mais algumas coisas... mas o unico fato real que eu conheço é esse que eu falei...

Bemm... tenho algum receio pois penso que sem o negativo ainda resta o positivo ligado, se reparem o zinabre continua comendo solto e mais forte ainda!
Com isso pensei... se desconectar e deixar somente o negativo, será que continuará a produção de zinabre? será que no momento que eu for por o pino da chave geral, não pode dar um mal contatozinho e fechar um curto, mesmo que pequeno?


abraço

Tião, em se falando em tirar e por bateria, eu já fiz de todo jeito que vc imagina, há muitos mitos que não procedem, pelo menos comigo nunca aconteceu, eu faço "chupeta" nas baterias com duas chaves "L" e nunca levei choque, desconecto a bateria com o carro funcionando e fico segurando os dois cabos, um em cada mão enquanto outra pessoa troca a bateria, nunca levei choque, inclusive já fiz isso tudo debaixo de chuva e nada, nunca queimou um alternador por isso, nunca fechou curto em nada, somente uma vez que fui trocar as baterias com carro em funcionamento e ao por a outra (do MOnza), não ví que os polos eram invertidos, aí ao por, o carro apagou e quando fui ver tinha queimado o alternador. Mas mesmo assim nem choque eu levei.

Mas levando em consideração o que vc falou que o negativo é sempre o ultimo a ser colocado e o primeiro a ser retirado, então a chave em questão vai ter que ficar no negativo mesmo.


_________________
6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito

TIAO
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1133
Idade : 30
Localização : Barra Mansa - RJ
Modelo do carro : Opala Coupe standard 1976
Cilindros : 4 Cilindros
Data de inscrição : 02/07/2008

Re: Duvida com a bateria

Mensagem por TIAO em Ter 10 Fev - 20:13:03

É xann... o jeito vai ser ir no meu tio que é eletrecista e perguntar para ele, assim fico mais seguro! auhuhahuahuahua

abraço

Fabiobaneful
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 67
Idade : 35
Localização : Foz do Iguaçu
Modelo do carro : Opala SS 4
Cilindros : 4 cc 151 S
Data de inscrição : 05/02/2009

opala

Mensagem por Fabiobaneful em Sab 28 Fev - 19:50:28

Opa tião tranquilo ?
To vendo meio atrazado seu topico mas espero ainda poder ser útil vamos lá, 12 volts não dá choque ! ! os terminais são tirados primeiro negativo e depois positivo para não acontecer de encostar chave ou algo assim na lata do carro e provocar um curto e ao contrario para montar tbn pelo mesmo motivo,(se não tivermos negativo podemos encostar o positivo na lata sem problemas) quanto a chave geral tem dois modelos baratos e faceis de instalar, uma de rosquear que pode ser instalada em cima dos bornes, aqui custa R$ 25,00 ou a do trator caterpilar que tem até chave essas duas suportam bem a amperagem e com certeza não vão te dar problemas, e quanto a qual polo usar tanto faz, se quizer tiro fotos e posto para ser visto.
O 100 está corretissimo o zinabre é facil de ser removido e use vaselina ou graxa nautica essa ultima tem a vantagem de repelir a água.
Espero ter ajudado.
Abraços

Xann
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 10387
Idade : 41
Localização : GO
Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/01/2008

Re: Duvida com a bateria

Mensagem por Xann em Dom 1 Mar - 12:36:20

Fabiobaneful escreveu:"... os terminais são tirados primeiro negativo e depois positivo para não acontecer de encostar chave ou algo assim na lata do carro e provocar um curto e ao contrario para montar tbn pelo mesmo motivo,(se não tivermos negativo podemos encostar o positivo na lata sem problemas)
Abraços

Boa explicação Fábio, por isso que recomendam fazer dessa forma, não por perigo de estragar algo, mas justamente por esse fato OKK

O meu por exemplo, o positivo da bateria fica muito perto do compressor do AC, coisa de poucos sentímetros, então quase sempre que estou soltando a bateria a chave encosta no compressor, aí já viu né o tamanho do estralo e as faiscas.


_________________
6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito

Conteúdo patrocinado

Re: Duvida com a bateria

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 14:28:03


    Data/hora atual: Sex 9 Dez - 14:28:03