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Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

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Itacaçador
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Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por Itacaçador em Ter 21 Out - 18:31:39

Bom galera to montando um motor virtual no exel...Dolar aumentou o dindin ta curto e por enquanto ta so nos calculos da parada.... Tava meio sumito pois eu to lendo um monte de coisas sobre motores performance.....To criando esse topico pois eu descobri um monte de coisas a respeito de preparação e espero aprender com a galera....Pra começo de papo minha idea seria um motor girador pra andar nas ruas...tem que ser forte pra dar serviço pra caixa....mas quero que gire....Dai descobri uma tal relação r/l ou lambda r/l....O que seria isso??? E uma formula matematica nada de complicado que calcula a geometria do motor para que seja ideal...O motor seja suave tenha um bom torque e tals a formula e a seguinte: relação r/l = (curso do vira/2)/tamanho da biela....O valor que eu andei pesquisando para ser o ideal entre torque e giro seria 0,28...No maximo toleravel para um motor seria a relação r/l esta em 0.30 isso seria um motor com muito torque....ja um motor com 0,27 ou 0,26 seria mais para giro com menos torque....Alguem sabe algo mais sobre isso??? Bom por hoje é só...
Um abração a todos
Ita

PIÁ
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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por PIÁ em Qua 22 Out - 9:41:06

Eu fiz um curso de preparação..bem reba

e vi isso...é bem como vc comento sobre a relação r/l
mas sei lá o volante do motor não influencia sobre giro e torque do motor ???

vc não usa aquele programa dyno...não sei das quantas????

Itacaçador
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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por Itacaçador em Qua 22 Out - 10:11:52

Creio eu que o alivio de peso no volante influencia sim no giro e torque do motor mas não no aspecto do motor girar mais....Sua função basica seria de acumular e liberar hp e torque para o cambio e consequntemente para as rodas...So que ate aonde alivira o peso do volante....Qual o limite pra isso...digamos que a resistencia de um tal material seja "indestrutivel" vc usaria um volante de 1 Kg na nascar tem volante que pesa 7 libras + embreagem de 7 polegadas e quase isso mas são para carros que giram com v8 a 9 mil rpm constantantemente...Mas para um carro de rua qual seria o efeito sobre um "beneficio" desses???? acho eu que para um carro que gire em menor faixa de giro seria mais adequado um volante mais pesado devido a necessidade de ter mais acumulo de torque para subir ladeiras, por ter mais peso, baixo rpm...A logica creio eu que e essa mas essas formulas ate agora eu não achei algum calculo para isso...

Isso acontece com virabrequim aliviado + bielas + pistoes....vc simplismente quando alivia transfere a faixa de torque...

Não uso programa (so no lapis)...

PIÁ
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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por PIÁ em Qua 22 Out - 11:07:14

usando a lógica fica tudo mais fácil,agora formula matematica complica cara...como vc vai desenvolver uma equação pra descobrir em valores esse beneficio..é muita variavel.
tipo do material(virabrequim,bielas,pistões,volante...até bronzina),inércia,o quanto seu motor ta transformando realmente...

putz...motor é uma coisa que fascina,mas deixa biruta também..aeuaheuaea

acho que não to captando vossa mensagem....

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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por Itacaçador em Qua 22 Out - 20:53:00

Desenvolver nada.... Sou pessimo em integral...Mas tem muita coisa ao alcance de nos como livrs, net...Muito bem esplicado....Ops lapis não exel...

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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por Itacaçador em Qui 23 Out - 9:58:44

O pra todo mundo que gosta de calcular algo ta ai um site bem legal de calculadoras va de taxa de compressão dinamica com turbo e sem turbo relação de diferencial cambio um monte de coisas....

http://www.wallaceracing.com/Calculators.htm

PIÁ
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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por PIÁ em Sex 24 Out - 13:49:15

óia...legal mesmo,eu vo faze umas contas lá...
depois escrevo alguma coisa aqui

Abraço,Piá

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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por Itacaçador em Seg 27 Out - 19:36:41

E as contas????

leao
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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por leao em Seg 27 Out - 21:11:59

olá amigos nao sou o melhor de todos mas qualquer duvidas responderei todas pois em motor de opala entendo muito bem ok só pedirem! desculpem mas fico de boca aberta lendo algumas barbaries que colocam aí me perguntem em taxas, comandos, volante tipos de motores etc e tal ok abraços a todos.

leao
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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por leao em Seg 27 Out - 21:15:05

entendo muito bem em diferencial, qual seria o ideal p/ cada opala, entendo muito bem em comandos, taxas. carburaçao tipos de motores tuchos, como fazer um tucho idraulico tornar mecanico etc tenho dois opalas um preparado pra competiçao e um de passeio que mesmo assim dou laço em todos que apostamos até hoje ok sem me gavar! hehehe .

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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por Itacaçador em Seg 27 Out - 21:17:25

Conta pra nois a formula da taxa de compressão dinamica que so achei calculos em calculadoras de sites....

leao
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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por leao em Seg 27 Out - 23:44:20

cara a tacha de compressao aqui nos mede na scaner equipamento preciso ok

leao
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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por leao em Seg 27 Out - 23:45:03

nao sei se tu entendeu mas mede a compressao de cada cilindro ok

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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por Itacaçador em Ter 28 Out - 10:07:13

Scaner??? Nunca ouvi falar sobre isso!!! Conta pra nos como e medida atraves do scaner?? E medido com o motor ligado??? Sim claro cada cilindro...Mas agora não entendi sobre este equipamento....Explica melhor...

Abração
Ita

darlon
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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por darlon em Ter 28 Out - 10:35:21

temos aqui na oficina esse equipamento,desliga a bobina ou os bicos pra nao pegar,tira a vela e rosquei ele no lugar,dai toca o arranque,entao vc analiza a compressao em um manomentro....mas nos verificamos as valvulas ou se o sincronismo da dentada esta certo,coisa do tipo e nao para calcula taxa de compressao dinamica...e outra nao tem vantagem o aparelho pra isso,pois tera que montar o motor pra fazer algum teste e o calculo te adianta os resultado.....

PIÁ
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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por PIÁ em Ter 28 Out - 19:15:28

cara essa da compressão dinamica eu quero saber....

a estática eu sei...é a compressão teorica!?!?!?!!?...aquela que fazemos as contas e tals...(tira as medidas do cilindro em pms e pmi e tals....)
é é é é é é é é é é ????


orra ita...calculadoras doidas,mas eu não tendi direito...
vamo supor...tem aquela que estima os hp's de acordo com uma distancia percorrida durante um tempo x

o peso tem que colocar em libras,o tempo fica em segundos mesmo....

mas aí que tá....conta como o carro tá em top speed ?????

leao
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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por leao em Ter 28 Out - 21:50:17

cara existe um equipamento que med com precisao todos os cilindros o valor custa hoje entorno de 50.000,00 reais mas vou te passar um equipamento que tu pode fazer em casa Ferramenta artesanal
Medidor de compressão

Relógio Comparador de compressão de cilindros (Passo a Passo)


Materiais necessários:

Uma vela de carro, dependendo da aplicação, de rosca longa ou curta, pode ser queimada mesmo.
Uma mangueira tipo gás de preferência nova + ou – uns 90 centímetros. (é mais maleável e resistente)
Duas braçadeiras para a mangueira de gás, tipo chave de fenda.
Um medidor de pressão com escala de 0 a 21 Kgf/cm quadrados ou de 0 a 300 lb f/pol quadradas.
Um tubo de aço de cerca de 10 cm de comprimento, por 3 cm de largura.
Uma câmera de ar de motocicleta e outra de bicicleta estragada.
Uma porca para chave de boca 12 ou 13 e um tubo de aço de mesma medida interna da mangueira de gás

Ferramentas usadas para construção:

Lixadeira angular ou segueta com torno para firmar as peças a serem cortadas e adaptadas.
Solda elétrica, MIG ou amarela
Araldite
Chave de fenda, martelo e pequena talhadeira.

Primeiro questionamento:

Por qual motivo algumas peças são estragadas?
R. Pelo fato de que não precisam ser novas.

Segundo questionamento:

Onde localizo o medidor de pressão?
R. Pode comprar em lojas de mangueiras de pressão ou em camelô mesmo (é o mesmo relógio usado em bombas de encher pneu de bicicletas) mais ou menos uns 10 reais cada.

E as demais peças?
R. Em lojas de fogões, depósitos de construção ou em “sucata” dentro de casa

Como fazer:

Pegar uma vela de carro com anel de vedação e rosca em bom estado (se for usar somente em carro com cilindro de rosca curta) usar a vela de rosca curta a fim de não haver a possibilidade de se danificar a cabeça do pistão, ou então usar a cabeça de vela de rosca longa usando dois anéis de vedação da própria vela.
Sem danificar a rosca da vela, quebrar a parte de louça da vela usando o martelo e retirando todo o “miolo” da vela com a talhadeira pequena, sobrará ao final o tubo da vela com rosca e oco por dentro.
Apanhar o tubo de 10 cm soldando-o ao tubo da vela ( O tubo que usei foi de dois pinos munhão de pistão de moto e soldados com solda mig para não ter vazamentos ).
Soldar no tubo, a porca de chave 12 ou 13 e nela o último tubo que será usado como encaixe para a mangueira.
Para não perder a ordem ficou assim definido:

Parte de metal da vela (rosqueável)
Tubo de 10 cm
Porca para chave 12 ou 13
Tubo onde será acoplada a mangueira de gás.
Depois do conjunto já ter esfriado as soldas, tampar uma das pontas do tubo e soprar para ver se o conjunto apresenta vazamentos (faça igual a soprar uma flauta). Recomendo usar água e detergente tendo atenção especial nos locais onde foram feitas as soldas para ver se não saem bolhas externas. Se sair, refaça a solda nos pontos com problema até o conjunto ficar completamente selado.
Retirar, da câmera de moto, o bico em metal tipo latão, Somente em câmeras de moto o bico é em metal e rosqueado.
Embutir o bico de ferro da câmera de moto no interior da cabeça da vela oca, (usando a segueta e ou lixadeira angular colando o conjunto do bico internamente com Araldite. A idéia é que o bico da câmera de moto servirá como válvula de retenção da compressão (Cuidado especial deve ser feito no sentido de que o Araldite não caia na parte interna da válvula de moto)
Deixar secar o Araldite por 24 Hs e usando um saca válvula trocar a válvula de moto por uma de bicicleta. O motivo de trocar as válvulas é que nas válvulas de bicicleta a pressão para encher é menor (Vc consegue encher um pneu de bicicleta com qualquer tipo de bomba, já com a válvula da moto não pois tem que fazer uma pressão maior.
Colocar a mangueira de gás no medidor de pressão e a outra ponta dela no cilindro rosqueável apertando os conjuntos com braçadeira, sendo assim está pronta a ferramenta Tabajara, made in Bráulio X12 4x4 de BH.
Como usar a ferramenta

Desligar completamente o cabo de vela da bobina, para que o carro não dê partida de centelha em hora nenhuma e vá funcionar os cilindros com a ignição ativada.
Retirar uma vela de cada vez e rosquear o tubo de aço do relógio em seu lugar.
Dar o aperto na porca que você usou tipo 13 ou 14, usando chave de boca.
Girar o carro no motor de arranque (com a chave) e ir acompanhando a evolução do ponteiro do medidor de pressão por cerca de meio minuto.
Quando o medidor estabilizar anotar os dados da compressão do cilindro e repetir a operação em todos os cilindros.
Verificar se há discrepância de compressão dos cilindros. Não se justifica o fato de ter cilindros com boa compressão e outros em mau estado. Todos tem que ter a mesma medida. Obs: Consegue-se maior padronização de medidas de compressão com giro de motor de arranque, ao invés de se ligar o carro.
Relógio do tipo para medir pressão de pneus, facilmente encontrável em lojas especializadas ou camelôs.
Foto mostrando o encaixe da mangueira no conjunto.
Detalhe da solda na vela no tubo de metal.
Detalhe do bico de latão, da câmara de moto, dentro da vela.
Foto do conjunto pronto para uso. nao vai tudo mas acho q ajudou ok.

leao
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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por leao em Ter 28 Out - 21:55:19

PIÁ escreveu:Eu fiz um curso de preparação..bem reba

e vi isso...é bem como vc comento sobre a relação r/l
mas sei lá o volante do motor não influencia sobre giro e torque do motor ???

vc não usa aquele programa dyno...não sei das quantas????
amigo desculpa mas vou dar uma opiniao quanto mais pesado ou maiór o volante ou gramanheira! menostorque ou seja maiór a traçao e menor rotaçao, pra ti ter uma ideia num volante de um motor de um opala eu tirei 3,5 kilo de peso na arancada, no giro deu uma diferença que todos notaram na largada onde eu corro no autódromo ok o torque é tao grande a diferença que meu carro em chao batido patina até os 200 metros e antes nao fazia isso ok deu pra entender. abraço.

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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por leao em Ter 28 Out - 21:59:10

outra coisa , tem que saber a medida sertaok pois pode até ser perigoso um amigo preparrou um chevete motor 6 de opala e tirrou quase tudo o peso e na hora da largada partiu o volante ao meio que atorou a capa ceca da caixa e atorou o asoalho e quase perdeu um perna entende , bom lembrar isso ainda mais o chevete que com 6 cil o motor fica muito pra dentro do carro entao torna perigoso nas pernas numa cituaçao dessa!.

leao
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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por leao em Ter 28 Out - 22:04:55

tenho um comando pra venda do 6 cil comando novo sem uso muito forte mais bem mais forte que o do 250s 298° original 700,00, se for aliviado o peso faço 800,oo interressados tratar 49-84036589

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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por PIÁ em Qua 29 Out - 7:58:22

leao escreveu:
PIÁ escreveu:Eu fiz um curso de preparação..bem reba

e vi isso...é bem como vc comento sobre a relação r/l
mas sei lá o volante do motor não influencia sobre giro e torque do motor ???

vc não usa aquele programa dyno...não sei das quantas????
amigo desculpa mas vou dar uma opiniao quanto mais pesado ou maiór o volante ou gramanheira! menostorque ou seja maiór a traçao e menor rotaçao, pra ti ter uma ideia num volante de um motor de um opala eu tirei 3,5 kilo de peso na arancada, no giro deu uma diferença que todos notaram na largada onde eu corro no autódromo ok o torque é tao grande a diferença que meu carro em chao batido patina até os 200 metros e antes nao fazia isso ok deu pra entender. abraço.

ah cara...eu acho que o alivio de volante,só altera a curva de torque(imagina um grafico torque x giro)

um volante pesado...o giro mais devagar em contra partida,tem um torque maior.
volante leve...o giro sobe rapidooooo,mas perde torque

leao
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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por leao em Qua 29 Out - 9:45:58

amigo aí q tu se engana pois um volante de um trator por exemplo pesa 75 kilos e veja a velocidade dele, ele só nao vai patinar por causa do peso do volante pois motor ele tem, outra veja uma silverado com o mesmo motor de um opala e veja a diferença da final de um e o outro oque muda é o volante, eu tive a esperiencia com meu 6 cil onde tirei 3,5 de peso, temos tambem um 147 um pouco tachado e tiramos todo o peso do volante ele andou junto com um vectra em dusentos metros, entao assim pra tirro curto melhor é tirar o peso do volante, sem duvidas alguma.

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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por Itacaçador em Qua 29 Out - 18:57:18

PIÁ escreveu:cara essa da compressão dinamica eu quero saber....

a estática eu sei...é a compressão teorica!?!?!?!!?...aquela que fazemos as contas e tals...(tira as medidas do cilindro em pms e pmi e tals....)
é é é é é é é é é é ????


orra ita...calculadoras doidas,mas eu não tendi direito...
vamo supor...tem aquela que estima os hp's de acordo com uma distancia percorrida durante um tempo x

o peso tem que colocar em libras,o tempo fica em segundos mesmo....

mas aí que tá....conta como o carro tá em top speed ?????

Compressão estatica...Com o motor parado sem movimento...Taxa de compressão dinamica e com o motor em movimento...Pra calcular isso tem que saber o lift a 0.050 do comando...Funciona mais ou menos assim: Quando o motor gira o trabalho do comando em abrir e fechar as valvulas faz com que destache ocorra uma perca de compressão no momento em que uma valvula abre e outra fecha...Tipo um comando original destaxa pouco...porem um comando embaralhador destacha muito e por isso que quando é escolhido o comando a taxa tem que ser mais alta...E ate que ponto a taxa deve ser mais alta pro camando escolhido...E por isso que eu acho de suma importancia a taxa dinamica pra se determinar pra mim bem mais importante que a taxa estatica...Formulas é um monte de coisarada que envolve a taxa dinamica, como o idice P/V tamanho da biela, claro a taxa de compressão estatica, comprimento do curso dinamico do virabrequim, sobreposisão do camando... deus o livre...So no exel mesmo e ainda to ficando biruta... Graças ao mundo moderno cheers sunny ...Tem uma q o 100 falou q e bem precisa e muitos foruns americanos tbem fala bem da calculadora e da kb pistons
http://kb-silvolite.com/calc.php

Eu acho que é meio toxada essa calculadora de hp no motor existem milhares de variantes que determinam o quanto teu motor rende....

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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por 100 em Qua 29 Out - 19:00:07

leao escreveu:cara existe um equipamento que med com precisao todos os cilindros o valor custa hoje entorno de 50.000,00 reais mas vou te passar um equipamento que tu pode fazer em casa Ferramenta artesanal
Medidor de compressão

Relógio Comparador de compressão de cilindros (Passo a Passo)


Materiais necessários:

Uma vela de carro, dependendo da aplicação, de rosca longa ou curta, pode ser queimada mesmo.
Uma mangueira tipo gás de preferência nova + ou – uns 90 centímetros. (é mais maleável e resistente)
Duas braçadeiras para a mangueira de gás, tipo chave de fenda.
Um medidor de pressão com escala de 0 a 21 Kgf/cm quadrados ou de 0 a 300 lb f/pol quadradas.
Um tubo de aço de cerca de 10 cm de comprimento, por 3 cm de largura.
Uma câmera de ar de motocicleta e outra de bicicleta estragada.
Uma porca para chave de boca 12 ou 13 e um tubo de aço de mesma medida interna da mangueira de gás

Ferramentas usadas para construção:

Lixadeira angular ou segueta com torno para firmar as peças a serem cortadas e adaptadas.
Solda elétrica, MIG ou amarela
Araldite
Chave de fenda, martelo e pequena talhadeira.

Primeiro questionamento:

Por qual motivo algumas peças são estragadas?
R. Pelo fato de que não precisam ser novas.

Segundo questionamento:

Onde localizo o medidor de pressão?
R. Pode comprar em lojas de mangueiras de pressão ou em camelô mesmo (é o mesmo relógio usado em bombas de encher pneu de bicicletas) mais ou menos uns 10 reais cada.

E as demais peças?
R. Em lojas de fogões, depósitos de construção ou em “sucata” dentro de casa

Como fazer:

Pegar uma vela de carro com anel de vedação e rosca em bom estado (se for usar somente em carro com cilindro de rosca curta) usar a vela de rosca curta a fim de não haver a possibilidade de se danificar a cabeça do pistão, ou então usar a cabeça de vela de rosca longa usando dois anéis de vedação da própria vela.
Sem danificar a rosca da vela, quebrar a parte de louça da vela usando o martelo e retirando todo o “miolo” da vela com a talhadeira pequena, sobrará ao final o tubo da vela com rosca e oco por dentro.
Apanhar o tubo de 10 cm soldando-o ao tubo da vela ( O tubo que usei foi de dois pinos munhão de pistão de moto e soldados com solda mig para não ter vazamentos ).
Soldar no tubo, a porca de chave 12 ou 13 e nela o último tubo que será usado como encaixe para a mangueira.
Para não perder a ordem ficou assim definido:

Parte de metal da vela (rosqueável)
Tubo de 10 cm
Porca para chave 12 ou 13
Tubo onde será acoplada a mangueira de gás.
Depois do conjunto já ter esfriado as soldas, tampar uma das pontas do tubo e soprar para ver se o conjunto apresenta vazamentos (faça igual a soprar uma flauta). Recomendo usar água e detergente tendo atenção especial nos locais onde foram feitas as soldas para ver se não saem bolhas externas. Se sair, refaça a solda nos pontos com problema até o conjunto ficar completamente selado.
Retirar, da câmera de moto, o bico em metal tipo latão, Somente em câmeras de moto o bico é em metal e rosqueado.
Embutir o bico de ferro da câmera de moto no interior da cabeça da vela oca, (usando a segueta e ou lixadeira angular colando o conjunto do bico internamente com Araldite. A idéia é que o bico da câmera de moto servirá como válvula de retenção da compressão (Cuidado especial deve ser feito no sentido de que o Araldite não caia na parte interna da válvula de moto)
Deixar secar o Araldite por 24 Hs e usando um saca válvula trocar a válvula de moto por uma de bicicleta. O motivo de trocar as válvulas é que nas válvulas de bicicleta a pressão para encher é menor (Vc consegue encher um pneu de bicicleta com qualquer tipo de bomba, já com a válvula da moto não pois tem que fazer uma pressão maior.
Colocar a mangueira de gás no medidor de pressão e a outra ponta dela no cilindro rosqueável apertando os conjuntos com braçadeira, sendo assim está pronta a ferramenta Tabajara, made in Bráulio X12 4x4 de BH.
Como usar a ferramenta

Desligar completamente o cabo de vela da bobina, para que o carro não dê partida de centelha em hora nenhuma e vá funcionar os cilindros com a ignição ativada.
Retirar uma vela de cada vez e rosquear o tubo de aço do relógio em seu lugar.
Dar o aperto na porca que você usou tipo 13 ou 14, usando chave de boca.
Girar o carro no motor de arranque (com a chave) e ir acompanhando a evolução do ponteiro do medidor de pressão por cerca de meio minuto.
Quando o medidor estabilizar anotar os dados da compressão do cilindro e repetir a operação em todos os cilindros.
Verificar se há discrepância de compressão dos cilindros. Não se justifica o fato de ter cilindros com boa compressão e outros em mau estado. Todos tem que ter a mesma medida. Obs: Consegue-se maior padronização de medidas de compressão com giro de motor de arranque, ao invés de se ligar o carro.
Relógio do tipo para medir pressão de pneus, facilmente encontrável em lojas especializadas ou camelôs.
Foto mostrando o encaixe da mangueira no conjunto.
Detalhe da solda na vela no tubo de metal.
Detalhe do bico de latão, da câmara de moto, dentro da vela.
Foto do conjunto pronto para uso. nao vai tudo mas acho q ajudou ok.

Cara,

Este "relógio"que você explica como fazer não é p/ medir a taxa de compressão,quanto mais a dinâmica...este é o "relógio"de medir a pressão da compressão...

P/ medir taxa dinâmica em tese,seria só com o motor ligado pois,dependendo da graduação do comando entre tantos outros fatores,faz com que a taxa de compressão dinâmica NUNCA seja igual a taxa estática em motores aspirados mas,pelo tanto que você disse que sabe de mecânica em seus post,você deve saber que se medir com o motor desligado não conseguirá encontrar o valor real Rolling Eyes Rolling Eyes

Até mais

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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por 100 em Qua 29 Out - 19:06:32

Itacaçador escreveu:

Compressão estatica...Com o motor parado sem movimento...Taxa de compressão dinamica e com o motor em movimento...Pra calcular isso tem que saber o lift a 0.050 do comando...Funciona mais ou menos assim: Quando o motor gira o trabalho do comando em abrir e fechar as valvulas faz com que destache ocorra uma perca de compressão no momento em que uma valvula abre e outra fecha...Tipo um comando original destaxa pouco...porem um comando embaralhador destacha muito e por isso que quando é escolhido o comando a taxa tem que ser mais alta...E ate que ponto a taxa deve ser mais alta pro camando escolhido...E por isso que eu acho de suma importancia a taxa dinamica pra se determinar pra mim bem mais importante que a taxa estatica...Formulas é um monte de coisarada que envolve a taxa dinamica, como o idice P/V tamanho da biela, claro a taxa de compressão estatica, comprimento do curso dinamico do virabrequim, sobreposisão do camando... deus o livre...So no exel mesmo e ainda to ficando biruta... Graças ao mundo moderno cheers sunny ...Tem uma q o 100 falou q e bem precisa e muitos foruns americanos tbem fala bem da calculadora e da kb pistons
http://kb-silvolite.com/calc.php

Eu acho que é meio toxada essa calculadora de hp no motor existem milhares de variantes que determinam o quanto teu motor rende....

Ita,

Já PROCUREI e MUITO sobre taxa dinâmica mas,é quase impossível conseguir calcular então,deixei que procurar,eu deixo em alguns motores que mexo,a taxa estática um pouco acima do valor sugerido p/ tal comando assim,sei que pelo ao menos a dinâmica ficará um pouco mais próxima do valor ideal...

Já ouvi de daqueles que se auto intitulam PREPARADORES que o valor da taxa dinâmica tem o mesmo valor que a taxa estática...p/ seu igual ou maior só mesmo em motores sobrealimentados mas é aquela:

Falar até papagaio fala,o duro é ele saber escrever Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por Itacaçador em Qua 29 Out - 19:06:41

leao escreveu:cara existe um equipamento que med com precisao todos os cilindros o valor custa hoje entorno de 50.000,00 reais mas vou te passar um equipamento que tu pode fazer em casa Ferramenta artesanal
Medidor de compressão

Relógio Comparador de compressão de cilindros (Passo a Passo)


Materiais necessários:

Uma vela de carro, dependendo da aplicação, de rosca longa ou curta, pode ser queimada mesmo.
Uma mangueira tipo gás de preferência nova + ou – uns 90 centímetros. (é mais maleável e resistente)
Duas braçadeiras para a mangueira de gás, tipo chave de fenda.
Um medidor de pressão com escala de 0 a 21 Kgf/cm quadrados ou de 0 a 300 lb f/pol quadradas.
Um tubo de aço de cerca de 10 cm de comprimento, por 3 cm de largura.
Uma câmera de ar de motocicleta e outra de bicicleta estragada.
Uma porca para chave de boca 12 ou 13 e um tubo de aço de mesma medida interna da mangueira de gás

Ferramentas usadas para construção:

Lixadeira angular ou segueta com torno para firmar as peças a serem cortadas e adaptadas.
Solda elétrica, MIG ou amarela
Araldite
Chave de fenda, martelo e pequena talhadeira.

Primeiro questionamento:

Por qual motivo algumas peças são estragadas?
R. Pelo fato de que não precisam ser novas.

Segundo questionamento:

Onde localizo o medidor de pressão?
R. Pode comprar em lojas de mangueiras de pressão ou em camelô mesmo (é o mesmo relógio usado em bombas de encher pneu de bicicletas) mais ou menos uns 10 reais cada.

E as demais peças?
R. Em lojas de fogões, depósitos de construção ou em “sucata” dentro de casa

Como fazer:

Pegar uma vela de carro com anel de vedação e rosca em bom estado (se for usar somente em carro com cilindro de rosca curta) usar a vela de rosca curta a fim de não haver a possibilidade de se danificar a cabeça do pistão, ou então usar a cabeça de vela de rosca longa usando dois anéis de vedação da própria vela.
Sem danificar a rosca da vela, quebrar a parte de louça da vela usando o martelo e retirando todo o “miolo” da vela com a talhadeira pequena, sobrará ao final o tubo da vela com rosca e oco por dentro.
Apanhar o tubo de 10 cm soldando-o ao tubo da vela ( O tubo que usei foi de dois pinos munhão de pistão de moto e soldados com solda mig para não ter vazamentos ).
Soldar no tubo, a porca de chave 12 ou 13 e nela o último tubo que será usado como encaixe para a mangueira.
Para não perder a ordem ficou assim definido:

Parte de metal da vela (rosqueável)
Tubo de 10 cm
Porca para chave 12 ou 13
Tubo onde será acoplada a mangueira de gás.
Depois do conjunto já ter esfriado as soldas, tampar uma das pontas do tubo e soprar para ver se o conjunto apresenta vazamentos (faça igual a soprar uma flauta). Recomendo usar água e detergente tendo atenção especial nos locais onde foram feitas as soldas para ver se não saem bolhas externas. Se sair, refaça a solda nos pontos com problema até o conjunto ficar completamente selado.
Retirar, da câmera de moto, o bico em metal tipo latão, Somente em câmeras de moto o bico é em metal e rosqueado.
Embutir o bico de ferro da câmera de moto no interior da cabeça da vela oca, (usando a segueta e ou lixadeira angular colando o conjunto do bico internamente com Araldite. A idéia é que o bico da câmera de moto servirá como válvula de retenção da compressão (Cuidado especial deve ser feito no sentido de que o Araldite não caia na parte interna da válvula de moto)
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Colocar a mangueira de gás no medidor de pressão e a outra ponta dela no cilindro rosqueável apertando os conjuntos com braçadeira, sendo assim está pronta a ferramenta Tabajara, made in Bráulio X12 4x4 de BH.
Como usar a ferramenta

Desligar completamente o cabo de vela da bobina, para que o carro não dê partida de centelha em hora nenhuma e vá funcionar os cilindros com a ignição ativada.
Retirar uma vela de cada vez e rosquear o tubo de aço do relógio em seu lugar.
Dar o aperto na porca que você usou tipo 13 ou 14, usando chave de boca.
Girar o carro no motor de arranque (com a chave) e ir acompanhando a evolução do ponteiro do medidor de pressão por cerca de meio minuto.
Quando o medidor estabilizar anotar os dados da compressão do cilindro e repetir a operação em todos os cilindros.
Verificar se há discrepância de compressão dos cilindros. Não se justifica o fato de ter cilindros com boa compressão e outros em mau estado. Todos tem que ter a mesma medida. Obs: Consegue-se maior padronização de medidas de compressão com giro de motor de arranque, ao invés de se ligar o carro.
Relógio do tipo para medir pressão de pneus, facilmente encontrável em lojas especializadas ou camelôs.
Foto mostrando o encaixe da mangueira no conjunto.
Detalhe da solda na vela no tubo de metal.
Detalhe do bico de latão, da câmara de moto, dentro da vela.
Foto do conjunto pronto para uso. nao vai tudo mas acho q ajudou ok.

Brigadão pela bela dica!!! Eu ia comprar um medidor de compressaõ pra mim mas assi fica bem mais facil e barato!!! valeo OKK

Mas Leão acho que vc não entendeu direito...e o seguinte to comprando pecinha por pecinha las nos eua pra trazer pra ca custa uma banana e sendo assim eu quero fazer meu motor com a maxima performance sem gastar duas vezes...E o meio menos barato pra se fazer isso que calcula tudinho pra ver se tudo casa e estimar um ideal de hp neste motor... OKK

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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por Itacaçador em Qua 29 Out - 19:17:49

100 escreveu:
Itacaçador escreveu:

Compressão estatica...Com o motor parado sem movimento...Taxa de compressão dinamica e com o motor em movimento...Pra calcular isso tem que saber o lift a 0.050 do comando...Funciona mais ou menos assim: Quando o motor gira o trabalho do comando em abrir e fechar as valvulas faz com que destache ocorra uma perca de compressão no momento em que uma valvula abre e outra fecha...Tipo um comando original destaxa pouco...porem um comando embaralhador destacha muito e por isso que quando é escolhido o comando a taxa tem que ser mais alta...E ate que ponto a taxa deve ser mais alta pro camando escolhido...E por isso que eu acho de suma importancia a taxa dinamica pra se determinar pra mim bem mais importante que a taxa estatica...Formulas é um monte de coisarada que envolve a taxa dinamica, como o idice P/V tamanho da biela, claro a taxa de compressão estatica, comprimento do curso dinamico do virabrequim, sobreposisão do camando... deus o livre...So no exel mesmo e ainda to ficando biruta... Graças ao mundo moderno cheers sunny ...Tem uma q o 100 falou q e bem precisa e muitos foruns americanos tbem fala bem da calculadora e da kb pistons
http://kb-silvolite.com/calc.php

Eu acho que é meio toxada essa calculadora de hp no motor existem milhares de variantes que determinam o quanto teu motor rende....

Ita,

Já PROCUREI e MUITO sobre taxa dinâmica mas,é quase impossível conseguir calcular então,deixei que procurar,eu deixo em alguns motores que mexo,a taxa estática um pouco acima do valor sugerido p/ tal comando assim,sei que pelo ao menos a dinâmica ficará um pouco mais próxima do valor ideal...

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Sim mas vc não usa nem a calculadora da KB pra testar a dinamica?? o unico empecilho foi descobrir o overlap a 0.050 dos comandos na admição ABDC...To te mandando um presentinho bem massa!!!!

Abração
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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por Itacaçador em Qua 29 Out - 19:18:17

Ou vci....

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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por darlon em Qua 29 Out - 19:27:10

o manometro pra medir compressao nao custa essa fortuna toda...na epoca que foi comprado aqui na oficina era um pouco mais de 2mil reais e lembrando que ja era um absurdo o valor....se quiserem bato umas fotos...
com esse manometro a compressao e media com o motor em movimento,so que em baixa rotação,pois é o motor de partida que toca.....

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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por Itacaçador em Qua 29 Out - 19:33:13

darlon escreveu:o manometro pra medir compressao nao custa essa fortuna toda...na epoca que foi comprado aqui na oficina era um pouco mais de 2mil reais e lembrando que ja era um absurdo o valor....se quiserem bato umas fotos...
com esse manometro a compressao e media com o motor em movimento,so que em baixa rotação,pois é o motor de partida que toca.....

esse medidor que custa 2000,00???? What a Face What a Face


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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por PIÁ em Qua 29 Out - 19:39:30

Itacaçador escreveu:
PIÁ escreveu:cara essa da compressão dinamica eu quero saber....

a estática eu sei...é a compressão teorica!?!?!?!!?...aquela que fazemos as contas e tals...(tira as medidas do cilindro em pms e pmi e tals....)
é é é é é é é é é é ????


orra ita...calculadoras doidas,mas eu não tendi direito...
vamo supor...tem aquela que estima os hp's de acordo com uma distancia percorrida durante um tempo x

o peso tem que colocar em libras,o tempo fica em segundos mesmo....

mas aí que tá....conta como o carro tá em top speed ?????

Compressão estatica...Com o motor parado sem movimento...Taxa de compressão dinamica e com o motor em movimento...Pra calcular isso tem que saber o lift a 0.050 do comando...Funciona mais ou menos assim: Quando o motor gira o trabalho do comando em abrir e fechar as valvulas faz com que destache ocorra uma perca de compressão no momento em que uma valvula abre e outra fecha...Tipo um comando original destaxa pouco...porem um comando embaralhador destacha muito e por isso que quando é escolhido o comando a taxa tem que ser mais alta...E ate que ponto a taxa deve ser mais alta pro camando escolhido...E por isso que eu acho de suma importancia a taxa dinamica pra se determinar pra mim bem mais importante que a taxa estatica...Formulas é um monte de coisarada que envolve a taxa dinamica, como o idice P/V tamanho da biela, claro a taxa de compressão estatica, comprimento do curso dinamico do virabrequim, sobreposisão do camando... deus o livre...So no exel mesmo e ainda to ficando biruta... Graças ao mundo moderno cheers sunny ...Tem uma q o 100 falou q e bem precisa e muitos foruns americanos tbem fala bem da calculadora e da kb pistons
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Eu acho que é meio toxada essa calculadora de hp no motor existem milhares de variantes que determinam o quanto teu motor rende....

então bele...era isso mesmo que eu achava....

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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por 100 em Qua 29 Out - 19:40:14

Itacaçador escreveu:
Sim mas vc não usa nem a calculadora da KB pra testar a dinamica?? o unico empecilho foi descobrir o overlap a 0.050 dos comandos na admição ABDC...To te mandando um presentinho bem massa!!!!

Abração
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Na on-line eu uso sim!! e a da KB lógico hehehe

Sobre o overlap, nos manuais online é difícil conter mas nos impressos que vem com o comando,fala qual é,ai fica fácil hehehe

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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por 100 em Qua 29 Out - 19:47:36

Itacaçador escreveu:...quero fazer meu motor com a maxima performance ...

Já definiu qual o uso irá fazer do carro??? antes de estimar potência máxima,qual comando etc.,eu acho correto definir qual uso fará do carro e assim,escolher as peças que atenderam a tal propósito ou caso contrário,corre-se o risco( e é o que vemos MUITO no dia-a-dia na oficina) ter um carro forte mas ruim de andar Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

No meu mesmo já estou repensando a idéia de usar os AFR pois quero um carro prazeroso de andar e,indo pelo caminho que estava pensando em ir (comandão,cabeçotão etc.) acho que não será isso que vai acontecer Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

Estou preferindo ter um carro com 70 Kgfm de torque e 370cv (só ex.) a um com 500cvs e 60 de torque...o torque num carro que rua é o que mais dá divertimento hehehe se é que entende o tipo de divertimento que tô falando



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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por Itacaçador em Qua 29 Out - 20:03:36

100
Vou usar o carro pra brincar nas arrancadas de vez em quando...Dar uns role fazer tempinho nos asfalto...Coisa de gente sem cabeça...

AFR e baita cabeçote mas é um japones que se chama TAKARO....Achei outro cabeçote mais em conta e de o desempenho dele para o meu caso fica perdendo muito pouco pros AFR...Muito pouco mesmo experimenta usar os flow numbers desse cabeçote naquele programinha q vc vai ver...
o cabeçote se chama RHS180....
http://www.racingheadservice.com/Information/Technical/Heads/SBChevy_180cc.asp

Tbem tem os EQ heads que são bala....Mas por enquanto to namorando esses...

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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por Itacaçador em Qua 29 Out - 20:04:17

Haaaaaaaa os pro comp são uma merda....So superam os edelbrock performer...

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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por 100 em Qua 29 Out - 20:09:23

Itacaçador escreveu:Haaaaaaaa os pro comp são uma merda....So superam os edelbrock performer...

Eu tô indo de Perfermer mesmo,p/ o uso que vou fazer do carro,me satisfarão perfeitamente!!!

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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por Itacaçador em Qua 29 Out - 20:11:12

Comprou os performer ja????

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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por Itacaçador em Qua 29 Out - 20:12:00

Veja os RHS180 muito bala mesmo!!!

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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por 100 em Qua 29 Out - 20:25:37

Itacaçador escreveu:Comprou os performer ja????

Ainda não!!!

Vou ver estes que está falando!!!

Até mais

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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por leao em Qua 29 Out - 20:33:47

amigo desculpa mas esse mamometro que tu fala q custa 2000,00 reais eu faço em casa e custa 20 reais. eu falo de um equipamento de 50.000,00 esse é o único que é 100% pra ti ter uma ideia numa oficina de ponta na minha cidade à dois anos compraram um equipamento que custou 27.000,00 hoje já está ultrapassado semana passada compraram um que custou entorno de 50.000,00 ok e ele mede com o carro em funcionamento inclusivel mede a tachas de todos os cilindro de uma vez só, é muito dez esse equipamento por exempo se um veiculo parou de func coloca no aparelho bate aranque mesmo nao pegando ele mostra onde está o defeito em qualquer parte no veiculo, envez de o mecanico ficar quebrando a cabeça , já vai direto na peça estragada.

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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por leao em Qua 29 Out - 20:42:12

Itacaçador escreveu:100
Vou usar o carro pra brincar nas arrancadas de vez em quando...Dar uns role fazer tempinho nos asfalto...Coisa de gente sem cabeça...

AFR e baita cabeçote mas é um japones que se chama TAKARO....Achei outro cabeçote mais em conta e de o desempenho dele para o meu caso fica perdendo muito pouco pros AFR...Muito pouco mesmo experimenta usar os flow numbers desse cabeçote naquele programinha q vc vai ver...
o cabeçote se chama RHS180....
http://www.racingheadservice.com/Information/Technical/Heads/SBChevy_180cc.asp

Tbem tem os EQ heads que são bala....Mas por enquanto to namorando esses...

cara que carro tu está preparando? se for um 6 cil eu preparo um cabeçote se nao ganhar 80 hp no minimo só no cabeçote eu nao te cobro o mesmo! tenho um opala praparado só no comando e cabeçote e uma weber 40 ele está com 8600 cil e está entorno de 400 cv eu faço ele levantar um metro do chao nas arancadas vou ver se consigo te mandar uns videos pra ti ver ok

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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por oumgue em Qua 29 Out - 22:09:07

leao escreveu:
Itacaçador escreveu:100
Vou usar o carro pra brincar nas arrancadas de vez em quando...Dar uns role fazer tempinho nos asfalto...Coisa de gente sem cabeça...

AFR e baita cabeçote mas é um japones que se chama TAKARO....Achei outro cabeçote mais em conta e de o desempenho dele para o meu caso fica perdendo muito pouco pros AFR...Muito pouco mesmo experimenta usar os flow numbers desse cabeçote naquele programinha q vc vai ver...
o cabeçote se chama RHS180....
http://www.racingheadservice.com/Information/Technical/Heads/SBChevy_180cc.asp

Tbem tem os EQ heads que são bala....Mas por enquanto to namorando esses...

cara que carro tu está preparando? se for um 6 cil eu preparo um cabeçote se nao ganhar 80 hp no minimo só no cabeçote eu nao te cobro o mesmo! tenho um opala praparado só no comando e cabeçote e uma weber 40 ele está com 8600 cil e está entorno de 400 cv eu faço ele levantar um metro do chao nas arancadas vou ver se consigo te mandar uns videos pra ti ver ok


80 cv só no cabeçote? Mas tu não diz isso pra motor original né?

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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por darlon em Qui 30 Out - 10:28:31

o manometro e o mesmo sistema da foto...e a respeito de fazer em casa,sou contra gambiarra,se voce nao tem,vai a uma oficina que tem e pague pelo serviço..garanto que vai ser bem barato...sou dessa opiniao

esse aperelho de 50.000 deve ser bom mesmo,nao precisa nem de mecanico.......

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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por Itacaçador em Qui 30 Out - 19:21:13

leao escreveu:
Itacaçador escreveu:100
Vou usar o carro pra brincar nas arrancadas de vez em quando...Dar uns role fazer tempinho nos asfalto...Coisa de gente sem cabeça...

AFR e baita cabeçote mas é um japones que se chama TAKARO....Achei outro cabeçote mais em conta e de o desempenho dele para o meu caso fica perdendo muito pouco pros AFR...Muito pouco mesmo experimenta usar os flow numbers desse cabeçote naquele programinha q vc vai ver...
o cabeçote se chama RHS180....
http://www.racingheadservice.com/Information/Technical/Heads/SBChevy_180cc.asp

Tbem tem os EQ heads que são bala....Mas por enquanto to namorando esses...

cara que carro tu está preparando? se for um 6 cil eu preparo um cabeçote se nao ganhar 80 hp no minimo só no cabeçote eu nao te cobro o mesmo! tenho um opala praparado só no comando e cabeçote e uma weber 40 ele está com 8600 cil e está entorno de 400 cv eu faço ele levantar um metro do chao nas arancadas vou ver se consigo te mandar uns videos pra ti ver ok


To montando um v8 chevy 350...Brigadão mesmo!!! OKK

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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por Itacaçador em Sab 1 Nov - 16:44:56

O pra galera entender o funcionamento do comando tem uma animação de um motor com 2 tipos de comando nessa pagina um comando original e outro comando agressivo da pra ter bem a ideia de o que acontece com a sobreposição dos comandos e posteriormente por que que um motor destaxa quando bota um comandão no carro ..... E por que e importante saber calcular a taxa dinamica antes de escolher o comando....

http://auto.howstuffworks.com/camshaft.htm

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Re: Geometria de motores, Taxa de compressão, comandos.....

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:13:28


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