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[Artigo] Adaptação do câmbio NV3500 no Opala

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[Artigo] Adaptação do câmbio NV3500 no Opala

Mensagem por Wevertonvb em Seg 17 Dez - 9:47:54

Boa Tarde,

Havia dito em um tópico que detalharia a adaptação do câmbio NV3500 no Opala, então segue mais um artigo detalhado de como adaptar o câmbio da S10/Blazer 4.3 V6 no Opala. Foi o que fiz no meu Opala e estou compartilhando todas informações para quem tiver interesse.

http://spartaepa.blogspot.com.br/2012/12/opala-sparta-adaptacao-do-cambio-nv3500.html

Fanpage: https://www.facebook.com/SpartaEpa

Abraços.


Última edição por Wevertonvb em Seg 17 Dez - 11:01:08, editado 1 vez(es)

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Re: [Artigo] Adaptação do câmbio NV3500 no Opala

Mensagem por RedinBlaster em Seg 17 Dez - 9:57:16

Putz agora sim, Baita artigo hehe
study

tcheco 8687
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Re: [Artigo] Adaptação do câmbio NV3500 no Opala

Mensagem por tcheco 8687 em Seg 17 Dez - 10:15:57

BOA POSTAGEM.

ALGUEM SABE QUANTO CUSTA UM CAMBIO DE BLASER OU S-10?

Brunugomes
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Re: [Artigo] Adaptação do câmbio NV3500 no Opala

Mensagem por Brunugomes em Seg 17 Dez - 10:17:56

Muito bom! Agora só uma duvida, esse cambio aguenta sem problemas potencia de uns 300 cvs? Obg

pézão opaleiro
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Re: [Artigo] Adaptação do câmbio NV3500 no Opala

Mensagem por pézão opaleiro em Seg 17 Dez - 10:32:43

Ja ouvi falar que esse canbio aguenta ums 350cv a 400cv mas vai saber 400cv e muita coisa muita mesmo.

RedinBlaster
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Re: [Artigo] Adaptação do câmbio NV3500 no Opala

Mensagem por RedinBlaster em Seg 17 Dez - 10:34:37

Eu to de cambio Dodge, mas cara, 3 marchas é chato, gasta muito combustível por que não dá pra relaxar em 5, só tem 3 marchas, e tem menos velocidade
To doido pra por um 5 marchas, assim eu posso repousar na 5 e deixar o carro ir...
Fora que 5 marchas o carro fica mais esperto, por que 1 e 2 ficam mais curtas...


Última edição por RedinBlaster em Seg 17 Dez - 10:45:07, editado 1 vez(es)

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Re: [Artigo] Adaptação do câmbio NV3500 no Opala

Mensagem por Wevertonvb em Seg 17 Dez - 10:42:35

RedinBlaster escreveu:Putz agora sim, Baita artigo hehe
study

Pô! Então os outros são muito fracos! Very Happy

Valeu.

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Re: [Artigo] Adaptação do câmbio NV3500 no Opala

Mensagem por Wevertonvb em Seg 17 Dez - 10:43:52

tcheco 8687 escreveu:BOA POSTAGEM.

ALGUEM SABE QUANTO CUSTA UM CAMBIO DE BLASER OU S-10?

Depende da cidade onde vai comprar, numa cidade do interior de GO paguei 600, mas esse preço é meio complicado de achar hein. No mercadolivre, já tinha visto de 2.000.

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Re: [Artigo] Adaptação do câmbio NV3500 no Opala

Mensagem por RedinBlaster em Seg 17 Dez - 10:44:40

Wevertonvb escreveu:
RedinBlaster escreveu:Putz agora sim, Baita artigo hehe
study

Pô! Então os outros são muito fracos! Very Happy

Valeu.

Não hSAPKSPAAKKSP
é Que esse parece que você sabia que eu tava procurando por isso
Exatamente o que eu queria

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Re: [Artigo] Adaptação do câmbio NV3500 no Opala

Mensagem por luciano76 em Seg 17 Dez - 10:46:38

Weverton, o câmbio não fica muito proximo ao chão? Ou foi impressão minha pela foto?

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Re: [Artigo] Adaptação do câmbio NV3500 no Opala

Mensagem por Wevertonvb em Seg 17 Dez - 10:48:53

Brunugomes escreveu:Muito bom! Agora só uma duvida, esse cambio aguenta sem problemas potencia de uns 300 cvs? Obg

Câmbio é dimensionado pelo torque, é torque que quebra câmbio. Repare que os APs turbo de arrancada com aquele lixo de câmbio, sempre jogam a potência para as mais altas rotações possíveis, pois assim ganha-se potência com a rotação e não com torque, assim se tenta fazer com que o câmbio dure mais.

Esse câmbio da S10 é dimensionado, como dito no blog, para 41,5 Kgf.m. É com isso que vc tem que se preocupar e não com potência.

Repare tb nos câmbio da GM, dos carros mais novos, sempre são chamados de F15, F17, F18, F23. Esse números que vem na frente do F se referem ao torque para qual foram dimensionados.

Wevertonvb
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Re: [Artigo] Adaptação do câmbio NV3500 no Opala

Mensagem por Wevertonvb em Seg 17 Dez - 10:50:39

pézão opaleiro escreveu:Ja ouvi falar que esse canbio aguenta ums 350cv a 400cv mas vai saber 400cv e muita coisa muita mesmo.

Como disse acima, câmbio é dimensionado pelo torque. Um mesmo carro com 300 cv pode ter 30kgf.m de torque quanto 50 kgf.m, só exemplificando. O que tem 50 precisa de câmbio mais forte, mesmo tendo os mesmos 300 cv.

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Re: [Artigo] Adaptação do câmbio NV3500 no Opala

Mensagem por Wevertonvb em Seg 17 Dez - 10:53:19

RedinBlaster escreveu:Eu to de cambio Dodge, mas cara, 3 marchas é chato, gasta muito combustível por que não dá pra relaxar em 5, só tem 3 marchas, e tem menos velocidade
To doido pra por um 5 marchas, assim eu posso repousar na 5 e deixar o carro ir...
Fora que 5 marchas o carro fica mais esperto, por que 1 e 2 ficam mais curtas...

Eu, pessoalmente, curti demais esse cruzamento de cambio da S10 com diferencial curto (3,53) que estou usando. Ficaram 5 marchas bem casadas, sem overdrive. Dai tenho um carro bom de arrancada e bom de final.

Não consigueria ter um câmbio de 3 marchas! Very Happy

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Re: [Artigo] Adaptação do câmbio NV3500 no Opala

Mensagem por Wevertonvb em Seg 17 Dez - 10:53:48

RedinBlaster escreveu:
Wevertonvb escreveu:

Pô! Então os outros são muito fracos! Very Happy

Valeu.

Não hSAPKSPAAKKSP
é Que esse parece que você sabia que eu tava procurando por isso
Exatamente o que eu queria

To de sacanagem! Very Happy

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Re: [Artigo] Adaptação do câmbio NV3500 no Opala

Mensagem por Wevertonvb em Seg 17 Dez - 10:56:47

luciano76 escreveu:Weverton, o câmbio não fica muito proximo ao chão? Ou foi impressão minha pela foto?

Sim, ele fica mais baixo que o original, mas no meu caso o problema é que meu carro está jogado no chão mesmo! Vou levantar ele um pouco, para evitar que seja parado pela polícia. Dias atrás arrastei um lata de skol deitada na rua! Dps disso tive a certeza absoluta que levantarei o carro. Shocked

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Re: [Artigo] Adaptação do câmbio NV3500 no Opala

Mensagem por wyllerson punk em Seg 17 Dez - 11:03:54

esse e meu sonho... ainda chego la

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Re: [Artigo] Adaptação do câmbio NV3500 no Opala

Mensagem por luciano76 em Seg 17 Dez - 11:05:04

Wevertonvb escreveu:
luciano76 escreveu:Weverton, o câmbio não fica muito proximo ao chão? Ou foi impressão minha pela foto?

Sim, ele fica mais baixo que o original, mas no meu caso o problema é que meu carro está jogado no chão mesmo! Vou levantar ele um pouco, para evitar que seja parado pela polícia. Dias atrás arrastei um lata de skol deitada na rua! Dps disso tive a certeza absoluta que levantarei o carro. Shocked

Que se abaixem as formigas, rsrss

Valeu!

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Re: [Artigo] Adaptação do câmbio NV3500 no Opala

Mensagem por Brunugomes em Seg 17 Dez - 11:23:19

Wevertonvb escreveu:
Brunugomes escreveu:Muito bom! Agora só uma duvida, esse cambio aguenta sem problemas potencia de uns 300 cvs? Obg

Câmbio é dimensionado pelo torque, é torque que quebra câmbio. Repare que os APs turbo de arrancada com aquele lixo de câmbio, sempre jogam a potência para as mais altas rotações possíveis, pois assim ganha-se potência com a rotação e não com torque, assim se tenta fazer com que o câmbio dure mais.

Esse câmbio da S10 é dimensionado, como dito no blog, para 41,5 Kgf.m. É com isso que vc tem que se preocupar e não com potência.

Repare tb nos câmbio da GM, dos carros mais novos, sempre são chamados de F15, F17, F18, F23. Esse números que vem na frente do F se referem ao torque para qual foram dimensionados.




Entendi, existe uma forma simples de estimar o valor do torque de um carro? Pq se o original tem 30kgfm fico um pouco preocupado.. N percebi, mas no blog tem as discrições da preparação do seu carro?
Obg

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Re: [Artigo] Adaptação do câmbio NV3500 no Opala

Mensagem por skuzam em Seg 17 Dez - 11:25:00

Amigo quanto será que custa essa adaptção desse cambio no opala?

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Re: [Artigo] Adaptação do câmbio NV3500 no Opala

Mensagem por Wevertonvb em Seg 17 Dez - 11:42:35

Brunugomes escreveu:Entendi, existe uma forma simples de estimar o valor do torque de um carro? Pq se o original tem 30kgfm fico um pouco preocupado.. N percebi, mas no blog tem as discrições da preparação do seu carro?
Obg

Sim, dependendo da situação pode calcular mesmo.

Potência = (Torque X RPM)/726,4, para Pot em [cv] e torque em [kgf.m]

Exemplificando:

Opala com 140 cv em 4.000 RPM e 30 kgf.m em 2.000 RPM

Então, em 2.000 RPM, o Opala desenvolve 82,6 cv.
E o torque em 4.000 RPM, é de 25,42 kgf.m

Entendeu?

O torque máximo aparece em 2.000 RPM e vai caindo, e na potência máxima é de 25,42 kgf.m.

Agora tem um detalhe, vc precisa da curva de potência do carro.

Mas, não é porque um carro tem 300 cv, que ele terá um torque gigantesco. Por exemplo, um Opala com 300 cv a 6.000 rpm, terá 36,32 de torque. Dai se vc não tem a curva de potência, tem que fazer um estimado mesmo, que vai basear no tipo de preparação que vc fez, por exemplo, turbo ou aumento de cilindrada aumentam bem o torque. Enfim, dai vale um pouco de experiência para estimar.

Quanto a preparação do meu Opala, acredito que tenha um post dos primeiros falando sobre. A única modificação nos últimos meses foi a utilização do volante de motor do 4 cil, que troquei quando modifiquei o câmbio.

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Re: [Artigo] Adaptação do câmbio NV3500 no Opala

Mensagem por Wevertonvb em Seg 17 Dez - 11:45:41

skuzam escreveu:Amigo quanto será que custa essa adaptção desse cambio no opala?

Ih, rapaz, se o preço do câmbio varia muito de cidade para cidade, imagina o valor de mão-de-obra que varia de cidade para cidade e ainda de preparador para preparador e de como será feita a adaptação, já que tem outros métodos! Isso ai é perguntando para cada um mesmo.

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Re: [Artigo] Adaptação do câmbio NV3500 no Opala

Mensagem por skuzam em Seg 17 Dez - 11:52:06

Hmmmm mais é que eu queria só pra ter uma idéia mesmo que sempre vi gente falando da adpatação mais nunca vi valores mesmo isso sem contar com o valor do cambio só o da adaptação mesmo, sera que vai uns 600 pila pra mais?

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Re: [Artigo] Adaptação do câmbio NV3500 no Opala

Mensagem por Wevertonvb em Seg 17 Dez - 12:04:20

skuzam escreveu:Hmmmm mais é que eu queria só pra ter uma idéia mesmo que sempre vi gente falando da adpatação mais nunca vi valores mesmo isso sem contar com o valor do cambio só o da adaptação mesmo, sera que vai uns 600 pila pra mais?

De mão-de-obra mesmo, vai por volta de 800 reais. Mas aposto que vai encontrar valores de todo tipo.

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Re: [Artigo] Adaptação do câmbio NV3500 no Opala

Mensagem por pézão opaleiro em Seg 17 Dez - 12:07:14

Como ele falou, aqui onde moro essas coisas São uma pechincha ja tem um canbio de c20 5m que estou quase conprando 600 pilas.

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Re: [Artigo] Adaptação do câmbio NV3500 no Opala

Mensagem por skuzam em Seg 17 Dez - 12:17:26

Wevertonvb escreveu:
skuzam escreveu:Hmmmm mais é que eu queria só pra ter uma idéia mesmo que sempre vi gente falando da adpatação mais nunca vi valores mesmo isso sem contar com o valor do cambio só o da adaptação mesmo, sera que vai uns 600 pila pra mais?

De mão-de-obra mesmo, vai por volta de 800 reais. Mas aposto que vai encontrar valores de todo tipo.



hmmm queria ter só uma idéia mesmo, vlw ai amigo e parabéns pelo blog tenho certeza que vai ajudar muita gente OKK

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Re: [Artigo] Adaptação do câmbio NV3500 no Opala

Mensagem por frederico santos em Seg 17 Dez - 13:24:48

legal..

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Re: [Artigo] Adaptação do câmbio NV3500 no Opala

Mensagem por AndersonJF em Seg 17 Dez - 13:29:08

Posta a matéria aqui pra gente vê.......

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Re: [Artigo] Adaptação do câmbio NV3500 no Opala

Mensagem por Wevertonvb em Seg 17 Dez - 13:43:09

AndersonJF escreveu:Posta a matéria aqui pra gente vê.......

Anderson, eu já faço pelo blog pois sempre coloco em outros fóruns que participo tb, dai fica mais fácil para mim.

Cara, tem tanta foto nesse post que me daria um trabalho enorme para postar ele aqui tb.

Não consegue acessar o blog?

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Re: [Artigo] Adaptação do câmbio NV3500 no Opala

Mensagem por Brunugomes em Seg 17 Dez - 14:15:37

Wevertonvb escreveu:
Brunugomes escreveu:Entendi, existe uma forma simples de estimar o valor do torque de um carro? Pq se o original tem 30kgfm fico um pouco preocupado.. N percebi, mas no blog tem as discrições da preparação do seu carro?
Obg

Sim, dependendo da situação pode calcular mesmo.

Potência = (Torque X RPM)/726,4, para Pot em [cv] e torque em [kgf.m]

Exemplificando:

Opala com 140 cv em 4.000 RPM e 30 kgf.m em 2.000 RPM

Então, em 2.000 RPM, o Opala desenvolve 82,6 cv.
E o torque em 4.000 RPM, é de 25,42 kgf.m

Entendeu?

O torque máximo aparece em 2.000 RPM e vai caindo, e na potência máxima é de 25,42 kgf.m.

Agora tem um detalhe, vc precisa da curva de potência do carro.

Mas, não é porque um carro tem 300 cv, que ele terá um torque gigantesco. Por exemplo, um Opala com 300 cv a 6.000 rpm, terá 36,32 de torque. Dai se vc não tem a curva de potência, tem que fazer um estimado mesmo, que vai basear no tipo de preparação que vc fez, por exemplo, turbo ou aumento de cilindrada aumentam bem o torque. Enfim, dai vale um pouco de experiência para estimar.

Quanto a preparação do meu Opala, acredito que tenha um post dos primeiros falando sobre. A única modificação nos últimos meses foi a utilização do volante de motor do 4 cil, que troquei quando modifiquei o câmbio.






Muito obrigado amigo!... abraço..

AndersonJF
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Re: [Artigo] Adaptação do câmbio NV3500 no Opala

Mensagem por AndersonJF em Ter 18 Dez - 6:24:39

Wevertonvb escreveu:
AndersonJF escreveu:Posta a matéria aqui pra gente vê.......

Anderson, eu já faço pelo blog pois sempre coloco em outros fóruns que participo tb, dai fica mais fácil para mim.

Cara, tem tanta foto nesse post que me daria um trabalho enorme para postar ele aqui tb.

Não consegue acessar o blog?


Opa!
Não dá tô sem nete em casa a uma semana, e aqui no serviço é bloqueado, blog, fotolog, muiézinha pelada,kkk qualquer coisa desse tipo.....mas tranquilho mais pra frente eu olho...
Valeu
Abraço

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Re: [Artigo] Adaptação do câmbio NV3500 no Opala

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