Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Preparação da Chapa Para Pintura EmptyHoje à(s) 9:11:09 por Tonho_RS

» Tampão Caravan Diplomata
Preparação da Chapa Para Pintura EmptyOntem à(s) 18:50:37 por Müller

» Motor 4cil 2.8
Preparação da Chapa Para Pintura EmptyOntem à(s) 14:17:19 por LEOGC

» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
Preparação da Chapa Para Pintura EmptyOntem à(s) 12:56:23 por bybecker

» Ferramenta para travar volante do opala
Preparação da Chapa Para Pintura EmptyOntem à(s) 11:33:01 por opala4cc

» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
Preparação da Chapa Para Pintura EmptyOntem à(s) 8:42:36 por Bre4100

» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
Preparação da Chapa Para Pintura EmptySeg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena

» NUMERAÇÃO DE MOTOR
Preparação da Chapa Para Pintura EmptySeg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS

» chaves do opala
Preparação da Chapa Para Pintura EmptySeg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86

Quem está conectado?

140 usuários online :: 1 registrado, 1 invisível e 138 visitantes :: 2 motores de busca

FabioM


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Preparação da Chapa Para Pintura Bar_leftPreparação da Chapa Para Pintura BarPreparação da Chapa Para Pintura Bar_right 
tabarbosa (16850)
Preparação da Chapa Para Pintura Bar_leftPreparação da Chapa Para Pintura BarPreparação da Chapa Para Pintura Bar_right 
Rubão6cc (15319)
Preparação da Chapa Para Pintura Bar_leftPreparação da Chapa Para Pintura BarPreparação da Chapa Para Pintura Bar_right 
BANDIT (13573)
Preparação da Chapa Para Pintura Bar_leftPreparação da Chapa Para Pintura BarPreparação da Chapa Para Pintura Bar_right 
Xann (10394)
Preparação da Chapa Para Pintura Bar_leftPreparação da Chapa Para Pintura BarPreparação da Chapa Para Pintura Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Preparação da Chapa Para Pintura Bar_leftPreparação da Chapa Para Pintura BarPreparação da Chapa Para Pintura Bar_right 
j ricardo (9376)
Preparação da Chapa Para Pintura Bar_leftPreparação da Chapa Para Pintura BarPreparação da Chapa Para Pintura Bar_right 
Jean Bida (9320)
Preparação da Chapa Para Pintura Bar_leftPreparação da Chapa Para Pintura BarPreparação da Chapa Para Pintura Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Preparação da Chapa Para Pintura Bar_leftPreparação da Chapa Para Pintura BarPreparação da Chapa Para Pintura Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Preparação da Chapa Para Pintura Bar_leftPreparação da Chapa Para Pintura BarPreparação da Chapa Para Pintura Bar_right 

+12
Projeto 676
juninhocomodoro
Dhiego Michel
opaa
jeferson carlos ternauski
chicano
rodrigogsi
dugato
frederico santos
Victor4100
rafinhajuliao
barraforte
16 participantes

    Preparação da Chapa Para Pintura

    barraforte
    barraforte
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 28
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : Opala
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 09/12/2012

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por barraforte Sex 21 Dez - 0:36:19

    Cada um tem uma técnica, e uma forma com que se adapta melhor. Minha intenção é explanar algumas que dão certo comigo. Very Happy Very Happy

    Independente do que é feito no carro, e qual vai ser a pintura, sempre falamos sobre o fundo, a preparação da chapa e os anti-oxidantes ou removedores de ferrugem. Mas nem sempre damos uma sequência dos produtos, e como utilizá-los de uma forma correta. No confused Preparação da Chapa Para Pintura 695742 Preparação da Chapa Para Pintura 695742

    - *Fundo Fosfatizante: Pode ser vários produtos. Estes produtos, "interrompem" e isolam a chapa do oxigêncio (Fosfatização), evitando a ferrugem
    - Quimox: Removedor de Ferrugem. Serve somente para remover a ferrugem. Deve ser completamente limpo para a aplicação de qualquer camada de Fundo Fosfatizante (Ferrox, Wash Primmer, Zarcão, Preto Vinílico).
    - PCF/TF7: Fundo Convertedor de Ferrugem. Interrompe o processo de ferrugem. Pode ser usado também como fundo. Aplicado com estopa ou pincel.
    - Ferrox: Fundo Fosfatizante. Interrompe o processo de ferrugem, e fosfatiza a chapa, de modo que não tenha contato com o ar, evitando a ferrugem. Não precisa ser removido para pintura. Apenas lixar para remover imperfeições. Aplicado com estopa ou pincel.
    - Zarcão: Fundo Protetor de Metais. Interrompe o processo de ferrugem. E pode ser usado como fundo. Tem atuação parecida com o PCF. Usar pistola com copo de Nylon/Plástico.
    - Preto Vinílico: Protetor de Metais. Aguenta alta Temperatura e Impactos. Tem a mesma atuação do Fundo Fosfatizante. Pode ser usado como fundo, ou como tinta para motor e escapamento por suportar altas temperaturas. Pode ser aplicado direto na chapa nua. Deve ser usado pistola com copo de Nylon/Plástico.
    - Wash Primer: Fundo Fosfatizante, que adere na chapa nua e aumenta a aderência para o Primer. Deve ser aplicado uma fina camada “empoeirando” com pistola com copo de Nylon/Plástico. E ao aplicar o Primer por cima, o Wash Primer NÃO pode estar seco.
    - Primer: Pode ser em Poliuretano (PU) ou em Laca (Duco). Depende do tipo de tinta que se pretende usar.
    Deve ser aplicado minutos após a aplicação do Wash Primer. Ou em cima do Ferrox/Zarcão/Preto Vinílico já secos.
    - Primer Rápido: É igual ao Primer, mas tem secagem rápida para ser aplicado sobre a Massa Plástica, e logo em seguida receber a pintura evitando diferenças de tom.
    - KPO/Veda Capô: Adesivo Selante (Poliuretano/PU). Pode ser aplicado em cima do Primer ou do Fundo Fosfatizante. Serve para vedar e evitar a entrada de umidade entre chapas, onde a tinta não consegue vedar. Também é usado na vedação de pára-lamas, assoalhos, capô, porta-malas e etc.

    Grande parte das pinturas, são feitas em cima de chapas com ferrugem/oxidação. O que recomendo, é a remoção da ferrugem. Com lixa, escova de aço (Rotativa ou Manual). Pode ser usado o Quimox para ajudar. OKK

    Até hoje tive bons resultados com Ferrox. Mesmo fora da validade. Uso sempre como proteção até receber a pintura. Evito usar como Fundo Fosfatizante em pinturas mais elaboradas. Mas para pinturas mais simples, pode ser usado no lugar do Wash Primer, embora não dê o mesmo resultado.

    Evito usar o PCF/TF7, pois eles somente interrompem o processo de oxidação, e não removem a ferrugem. Neste caso, com o Ferrox (nas minhas peças) tive mais sucesso, parecendo que o Ferrox é mais forte. Preparação da Chapa Para Pintura 695742 Preparação da Chapa Para Pintura 695742 Preparação da Chapa Para Pintura 695742

    Nunca usei Zarcão para pintura automotiva. Mas para pintura sem exigências, ou mesmo proteção, serve. Por exemplo, a pintura de portões residenciais. Mesmo nesse caso, o ideal seria a completa remoção da ferrugem. Mas como ele interrompe a ferrugem (na teoria), muitos utilizam como Fundo Fosfatizante aplicado direto na ferrugem. Preparação da Chapa Para Pintura 459730


    Supondo que já fiz a completa lanternagem/funilaria/chapeação, e todas as peças foram protegidas durante o processo com Ferrox. Procuro remover com lixa o Ferrox, e então limpar as peças com Solução Desengraxante (Benzina).

    Então preparo duas pistolas. Uma para o Wash Primer (copo de Plástico) e outra com o Primer. Vou pintando as peças por partes, com uma camada leve de Wash Primer, e então antes de secar, aplico o Primer por cima.
    Dá pra fazer com uma única pistola e com um pequeno compressor. Mas tem que administrar muito bem a limpeza da pistola, e o tempo de recarga do compressor, para não extrapolar o tempo limite de aplicação do Primer sobre o Wash Primer. OKK

    Deixo todas as peças secar bem. E começo a aplicação da Massa Plástica para acabamento. Após a secagem, aplico a Massa Poliéster para pequenas imperfeições.
    Nessa etapa, pode ser aplicado o KPO/Veda Capô.

    Após lixar, lavo a peça com água e sabão. Então passo a Solução Desengraxante, e aplico o Primer Rápido, ou o Primer (maior tempo de secagem).
    A tinta Poliuretano (PU), pode ser aplicada diretamente em cima da massa. Mas pode ocorrer, de dar diferenças de tons, pois a massa pode ser branca e o primer cinza. OKK



    Recomendo a leitura deste tópico: Removendo ferrugem com Quimox e Protegendo com Ferrox Preparação da Chapa Para Pintura 122938 Preparação da Chapa Para Pintura 122938 Preparação da Chapa Para Pintura 122938

    Se tiver algum erro, por favor, me corrijam. Edito aqui pra ficar tudo certinho OKK
    ABS


    Última edição por barraforte em Sáb 22 Dez - 16:10:45, editado 2 vez(es)

    GranTurismo gosta desta mensagem

    rafinhajuliao
    rafinhajuliao
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4255
    Localização : campo grande
    Modelo do carro : _______________________

    Opala 1975

    Opala 77

    Opala 82 151 aspirado leve (ex)

    Caravan ss 1980 151 original (ex)



    Cilindros : 6

    ________________________
    Data de inscrição : 23/11/2009

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por rafinhajuliao Sex 21 Dez - 6:35:19

    otimo topico, vai me ajudar muito
    abraços
    e parabens pela iniciativa
    Victor4100
    Victor4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 909
    Idade : 35
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Diplomata SE 1990 (Zerado)
    Opala SS 1979 (a reformar)
    Opala STD 1976 (a restaurar)
    Cilindros : 6cc, 6cc futuro, 4cc
    Data de inscrição : 02/07/2009

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por Victor4100 Sex 21 Dez - 14:41:40

    Amigo...tenho meio que uma ideia diferente do que está dizendo:

    * Removo toda a tinta do peça,
    * Se tiver ferrugem, etc...faço o processo pra remover,
    * Quando a chapa crua, corrijo as imperfeições com Massa Poliester (massa plastica se utiliza para economizar, já que a poliester é um pouco mais caro que a plastica),
    * Lixa tudo deixando uniforme (lixa 80 o minimo que uso pra não agredir tanto a lata e antes do Wash Primer, 150. Capricho nunca é demais, rs);
    * Desengraxante para limpar e aplica o Wash Primer,
    * Depois dos minutos necessários minimo, aplica-se o Primer PU (o melhor de se usar porque preenche as leves imperfeições que não reparamos...não é milagroso mas ajuda);
    * Depois de aplicado o primer e inicio do lixamento, se pode usar a massa acrilica (normalmente vendida em tubo) para corrigir defeitos minimos (sempre comprando produtos que seguem uma ordem de cor).
    * Lixar primer com 320, 400, 600 e 800 (muita gente usa a 800 só pro Prata, mas pra ter a perfeição usa-se em qualquer aplicação),
    * Desengraxante e ta pronto pra pintar (no maximo 3 demãos pra tinta para se pintar sem diferença de cor e risco de escorrer por excesso),
    * Verniz, se for metalico, com 2 demãos apenas.

    Volto a usar agua na peça somente depois de pintado, para o polimento...para todos os processo se limpa com desengraxante.

    Espero complementar mais pra galera! Preparação da Chapa Para Pintura 933234
    barraforte
    barraforte
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 28
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : Opala
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 09/12/2012

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por barraforte Sáb 22 Dez - 12:50:13

    Opa Victor4100! Bacana, como disse, é um dos métodos... e o que deu certo "praeu" Very Happy

    Não gosto de aplicar a massa (Plástica ou Poliéster) em cima da chapa crua. Prefiro aplicar em cima do Primer, até porque, posso dar o acabamento com água (evita enferrujar a chapa), e nas minhas experiências, grudou melhor. Por mais que se limpe a chapa, nunca se chega ao grau de adesão do Wash Primer + Primer direto na chapa crua.
    Esse processo de corrigir imperfeições para depois passar o Primer, é da época do Estanho. Que ai sim, era necessário aplicar diretamente sobre a chapa.

    Quem faz esses serviços de fim de semana, muitas vezes deixa a peça de lado durante a semana. Por isso prefiro aplicar logo o Primer e proteger a peça, evitando o mínimo de exposição a umidade.

    ABS
    frederico santos
    frederico santos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3117
    Idade : 47
    Localização : Guarapari es
    Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
    Cilindros : 6CILINDROS
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por frederico santos Sáb 22 Dez - 17:17:32

    O pcf (convertedor de ferrugens),no meu caso, depois de um bom tempo a ferrugem voltou a tomar conta da região onde havia aplicado o produto mesmo respeitando o modo de uso.Foi observado que o produto em questão tenha um periodo limitado de proteção,não aconselharia ele como um protetor definitivo mas sim temporário.Ele foi usado na extenção do cano de descarga de ponta a ponta,ficando c um acabamento legal,e no portão dos fundos de minha casa..
    avatar
    dugato
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 351
    Localização : Por aí
    Data de inscrição : 21/04/2009

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por dugato Qua 26 Dez - 21:47:12

    Boa noite a todos,
    Qual seria mais ou menos o tempo que devo esperar para passar o primer PU após a aplicação do wash primer? Sei que devo espera-lo quase secar, mas qual seria esse tempo máximo?
    E outra dúvida, sobre o primer PU, devo lixá-lo a cada demão ou somente na última antes da pintura?
    Abraços
    barraforte
    barraforte
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 28
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : Opala
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 09/12/2012

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por barraforte Qui 27 Dez - 0:24:03

    frederico santos escreveu:O pcf (convertedor de ferrugens),no meu caso, depois de um bom tempo a ferrugem voltou a tomar conta da região onde havia aplicado o produto mesmo respeitando o modo de uso.Foi observado que o produto em questão tenha um periodo limitado de proteção,não aconselharia ele como um protetor definitivo mas sim temporário.Ele foi usado na extenção do cano de descarga de ponta a ponta,ficando c um acabamento legal,e no portão dos fundos de minha casa..

    Não gosto do PCF, também tive os mesmos problemas...
    O jeito é sempre remover a ferrugem "mecanicamente" e proteger a chapa com Wash Primer ou Ferrox.

    Dugato escreveu:Boa noite a todos,
    Qual seria mais ou menos o tempo que devo esperar para passar o primer PU após a aplicação do wash primer? Sei que devo espera-lo quase secar, mas qual seria esse tempo máximo?
    E outra dúvida, sobre o primer PU, devo lixá-lo a cada demão ou somente na última antes da pintura?
    Abraços

    Procure fazer por peças. Pois eu espero algo por volta de 5 minutos. Mas isso depende do ambiente e de cada fabricante. Geralmente vem especificado na lata.
    Logo que você aplica, ele brilha, quando começa a ficar "fosco"/semi-brilho eu aplico o Primer.

    Dependendo da peça e de como se aplica, em algumas partes fica a poeira da tinta que secou antes de grudar na chapa. Eu procuro sempre lixar (mesmo entre as demãos) para remover essa poeira e alguma pequena imperfeição que não tenha visto.
    Mas tem gente que só lixa na ultima camada, e no final fica quase a mesma coisa.

    ABS
    Victor4100
    Victor4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 909
    Idade : 35
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Diplomata SE 1990 (Zerado)
    Opala SS 1979 (a reformar)
    Opala STD 1976 (a restaurar)
    Cilindros : 6cc, 6cc futuro, 4cc
    Data de inscrição : 02/07/2009

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por Victor4100 Qui 27 Dez - 8:13:38

    barraforte escreveu:
    frederico santos escreveu:O pcf (convertedor de ferrugens),no meu caso, depois de um bom tempo a ferrugem voltou a tomar conta da região onde havia aplicado o produto mesmo respeitando o modo de uso.Foi observado que o produto em questão tenha um periodo limitado de proteção,não aconselharia ele como um protetor definitivo mas sim temporário.Ele foi usado na extenção do cano de descarga de ponta a ponta,ficando c um acabamento legal,e no portão dos fundos de minha casa..

    Não gosto do PCF, também tive os mesmos problemas...
    O jeito é sempre remover a ferrugem "mecanicamente" e proteger a chapa com Wash Primer ou Ferrox.

    Dugato escreveu:Boa noite a todos,
    Qual seria mais ou menos o tempo que devo esperar para passar o primer PU após a aplicação do wash primer? Sei que devo espera-lo quase secar, mas qual seria esse tempo máximo?
    E outra dúvida, sobre o primer PU, devo lixá-lo a cada demão ou somente na última antes da pintura?
    Abraços

    Procure fazer por peças. Pois eu espero algo por volta de 5 minutos. Mas isso depende do ambiente e de cada fabricante. Geralmente vem especificado na lata.
    Logo que você aplica, ele brilha, quando começa a ficar "fosco"/semi-brilho eu aplico o Primer.

    Dependendo da peça e de como se aplica, em algumas partes fica a poeira da tinta que secou antes de grudar na chapa. Eu procuro sempre lixar (mesmo entre as demãos) para remover essa poeira e alguma pequena imperfeição que não tenha visto.
    Mas tem gente que só lixa na ultima camada, e no final fica quase a mesma coisa.

    ABS

    Sobre o Wash Primer, cada produto tem sua diferença de tempo escrita na lata...escolha a marca a ser utilizada e verifique...

    Sobre o Primer PU...no maximo em cada peça são 3 demãos...a unica coisa que vc tem que se atentar é que antes de aplicar a proxima demão vc deve deixar que o Primer "respire" antes de jogar a segunda demão....senão depois fica com o aspecto de queimadura no primer...espere uns 3 a 5 min a cada demão de Primer...

    Sobre o lixamento por demão...não faria isso porque ai sim que você pode trabalhar com mais poeira ainda sobre a peça...apesar de sempre limpar com o desengraxante a cada lixada, mesmo assim vai ficar poeira! Trabalhe num ambiente limpo e sem sujeira, aplique o wash primer, deixe pelo tempo indicado na lata, de as 2 ou 3 demãos de Primer PU e depois lixa com 320, 400, 600 e 800, deixando pronto pra pintura...esse é o método mais comum! Preparação da Chapa Para Pintura 728473
    rodrigogsi
    rodrigogsi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 176
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Kadett GSi 94
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 05/05/2012

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por rodrigogsi Dom 30 Dez - 8:28:08

    Show de bola o tópico!
    Tenho utilizado o mecanismo do ferrox (mais simples) para pequenos serviços, como a pintura dos limpadores de para brisa e somente em lugares bem localizados aonde temos que retpintar a peça fazendo o minimo possível de reparos na lata, ou seja, com pontos de ferrugem muito localizados.
    Com relação ao lixamento do fundo pu, procuro fazer isso com no máximo 3 lixas, sendo que só utilizo gama abaixo de 400 no caso de primer de enchimento.
    Nos demais casos, somente quebra com 400 ou 600 dependendo da base a ser aplicada e finalizando com 600 / 800 respectivamente.
    Com relação ao uso de massa plástica ou poliester, particularmente não gosto de aplicar sobre a chapa nua também, prefiro tratar no fundo e depois fazer aplicação da massa + fundo novamente, porém é mais demorado e trabalhoso, além de consumir mais material obviamente.
    Com relação aos compressores, se for fazer reparos localizados e pintura "peça a peça", consegue-se tranquilamente utilizando um modelo de 50L e algumas pistolas de pintura LVLP.
    Lixamento em chapa de aço focando remoção de ferrugem, sempre à seco, nada de lixa d'aguá. Lixamento a umido só no primmer e mesmo assim com muita cautela.
    []'s
    avatar
    dugato
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 351
    Localização : Por aí
    Data de inscrição : 21/04/2009

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por dugato Sáb 5 Jan - 21:38:42

    Boa noite pessoal,
    Peguei uma porta para fazer alguns testes de funilaria, passei removedor pastoso e terminei com lixadeira,deixei a peça brilhando.
    Acontece que ela tinha muitos detalhes, então passei massa plástica Ligth, bem fácil para lixar.
    Eu lixei com lixa 80 e deixei bem liso, porém acredito que eu tenha tirado demais, e que agora não consiga refinar mais com lixas, 150 e 220 para poder passar o primer, pois já a massa já ficou alinhada com a lataria, a minha dúvida é a seguinte, até que ponto tenho que lixar com a 80 para poder iniciar o desbaste com lixa acima dela preparando para o primer?
    Abraços
    chicano
    chicano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 331
    Idade : 42
    Localização : PLANALTINA-GO
    Modelo do carro : opala comodoro sle 89
    4.4 ASPIRADO...
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 01/05/2009

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por chicano Dom 6 Jan - 5:39:54

    ótimo tópico
    rodrigogsi
    rodrigogsi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 176
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Kadett GSi 94
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 05/05/2012

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por rodrigogsi Dom 6 Jan - 14:34:24

    dugato escreveu:Boa noite pessoal,
    Peguei uma porta para fazer alguns testes de funilaria, passei removedor pastoso e terminei com lixadeira,deixei a peça brilhando.
    Acontece que ela tinha muitos detalhes, então passei massa plástica Ligth, bem fácil para lixar.
    Eu lixei com lixa 80 e deixei bem liso, porém acredito que eu tenha tirado demais, e que agora não consiga refinar mais com lixas, 150 e 220 para poder passar o primer, pois já a massa já ficou alinhada com a lataria, a minha dúvida é a seguinte, até que ponto tenho que lixar com a 80 para poder iniciar o desbaste com lixa acima dela preparando para o primer?
    Abraços

    Cara, o fundo vai nivelar legal mesmo com lixa 80. Basta utilizar o fundo para enchimento por 2 motivos:
    1 - Proteção: Chapa muito exposta corre mais risco de corrosão.
    2 - Enchimento: Ele vai preencher melhor os riscos e poros da massa.
    Aplique demão cruzadas Wink.
    jeferson carlos ternauski
    jeferson carlos ternauski
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 465
    Idade : 34
    Localização : campo largo
    Modelo do carro : Diplomata 1986 250s Coupe/ Comodoro 1981 coupe
    Cilindros : 6 cilindros/ 4 cilindros
    Data de inscrição : 11/05/2011

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por jeferson carlos ternauski Dom 6 Jan - 14:58:52

    Preparação da Chapa Para Pintura 56741
    avatar
    dugato
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 351
    Localização : Por aí
    Data de inscrição : 21/04/2009

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por dugato Dom 6 Jan - 17:27:25

    rodrigogsi escreveu:
    Cara, o fundo vai nivelar legal mesmo com lixa 80. Basta utilizar o fundo para enchimento por 2 motivos:
    1 - Proteção: Chapa muito exposta corre mais risco de corrosão.
    2 - Enchimento: Ele vai preencher melhor os riscos e poros da massa.
    Aplique demão cruzadas Wink.

    Comprei primer PU da Dupont, no caso para eu usa-lo como primer de enchimento, basta somente cataliza-lo sem dilui-lo?Ou se for diluir, faze-lo somente a 10%?
    rodrigogsi
    rodrigogsi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 176
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Kadett GSi 94
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 05/05/2012

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por rodrigogsi Dom 6 Jan - 18:00:32

    Tem que diluir para a maioria das pistolas (exceto as de emborrachamento).
    Qual pistola tu tá utilizando para fazer aplicação?
    É a diluição minima sim, o catalisador deve ser seguido À RISCA em qualquer produto.
    Já aplicou ele?
    Tu viu como ele é bem viscoso?
    É quase uma massa rápida.
    Tu tá aplicando em ambiente aberto?
    Fica esperto na temperatura e ur...se a pistola é hvlp, fique sempre com um copinho com pincel e thinner pu para ir limpando o bico da pistola durante a aplicação. Normalmente agente limpa entre demãos, mas com esse tempo quente e seco ele encrosta na capa de ar com facilidade, prejudicando a aplicação (a pistola literalmente cospe o fundo seco da capa de ar).
    A primeira demão passe sempre nas áreas dos retoques, depois passe uma demão geral pela peça, cobrindo tudo inclusive os cantinhos e os defeitos que tu começou, aí sim vem a segunda demão. Na segunda demão, caso já esteja bem nivelado os defeitos (bem cobertos, sem poros de massa) tu pode diluir mais, para facilitar o acabamento.
    As demãos cruzadas preenchem melhor a peça como um todo Wink.
    Tem defeitos de ondulação que com paciência e tato vc tb consegue resolver só na aplicação do fundo..
    Abs!
    avatar
    dugato
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 351
    Localização : Por aí
    Data de inscrição : 21/04/2009

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por dugato Dom 6 Jan - 21:10:26

    Ainda não passei, enrolei no fim de semana, não deu pra fazer quase nada.
    Minha pistola é HVLP com bicos 1.4 e 2 mm, vou usar o 2 mm para o Primer.
    A aplicação será feita dentro da área dos fundos da minha casa (minha esposa fica muito contente com isso hehe).
    Em caso de precisar fazer algum acabamento pequeno final, ao invés de usar massa rápida, comprei massa-para-pequenas-correcoes-sherwin-williams-lazzuril, uma massa pronta que vem em um tubo parecido com pasta de dente, seca rapidamente e pode ser aplicado em cima de massa ou primer (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-454120984-massa-para-pequenas-correcoes-sherwin-williams-lazzuril-_JM).
    rodrigogsi
    rodrigogsi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 176
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Kadett GSi 94
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 05/05/2012

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por rodrigogsi Ter 8 Jan - 15:03:08

    Com essa pistola precisa de diluição sim, utilize enchimento com o 2mm e segue a dica da limpeza.
    Eu utilizei essa mesma massa recentemente para fazer micro pintura, gostei muito do acabamento e com certeza vale o preço!
    Mas só para pequenos reparos..nada de querer fazer milagre com massa sem catalisador Wink.
    rafinhajuliao
    rafinhajuliao
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4255
    Localização : campo grande
    Modelo do carro : _______________________

    Opala 1975

    Opala 77

    Opala 82 151 aspirado leve (ex)

    Caravan ss 1980 151 original (ex)



    Cilindros : 6

    ________________________
    Data de inscrição : 23/11/2009

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por rafinhajuliao Qua 9 Jan - 7:42:32

    Rodrigo, qual a melhor pistola de pintura pra quem ta começando agora?
    mexo com carros a 10 anos, porem nunca me arrisquei em pintura..
    e vou pintar meus tres carros..
    dois metalicos e um pu
    de 1,0mm é boa? pra pintar com a pressão baixa. em torno de 20bar
    valeu
    rodrigogsi
    rodrigogsi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 176
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Kadett GSi 94
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 05/05/2012

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por rodrigogsi Qua 9 Jan - 14:47:04

    Depende do teu compressor...
    Se vai pintar forte mesmo, manda ver em um de 150L no minimo...de baixa rotação..
    A pistola, o legal é uma HVLP ou LVLP por gravidade.
    Eu tenho ambas.
    Utilizo a HVLP com bico 1.7 para fundo e a LVLP para tinta / verniz com bico 1.4. Ambas tem kit de capa de ar, 1.3 e 2.0 para cada uma respectivamente.
    A vantagem da lvlp é que ela faz menos nevoa que a hvlp e puxa menos ar...
    Ambas são baixa pressão. Com cerca de 25PSI tu consegue aplicar tinta e verniz sem crise com uma precisão excelente.
    EU sugiro comprar uma Arprex 827 LVLP para inicio. Vem completa, com manômetro e kit bico 1.4 e 2.0, portanto faz todo o tipo de aplicação, desde primer de enchimento até verniz.
    A diferença entre os bicos varia de acordo com a viscosidade e tamanho da área a pintar, tu regula abertura de leque X saída de fluído e tem uma melhor cobertura.
    Bico 1.0 é legal pra retoque.
    Abs!
    opaa
    opaa
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 167
    Localização : sp
    Data de inscrição : 28/05/2009

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por opaa Qua 9 Jan - 15:13:01

    olá amigos
    vocês usaram esta maquina para qual serviço de funilaria? e de pois qual lixa se usa?
    abraços
    rodrigogsi
    rodrigogsi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 176
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Kadett GSi 94
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 05/05/2012

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por rodrigogsi Qua 9 Jan - 16:48:08

    Qual máquina?
    opaa
    opaa
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 167
    Localização : sp
    Data de inscrição : 28/05/2009

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por opaa Qui 10 Jan - 4:38:01

    olá amigo
    quando escrevi errei. seria sobre a massa de pequenos reparos
    abraços
    rafinhajuliao
    rafinhajuliao
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4255
    Localização : campo grande
    Modelo do carro : _______________________

    Opala 1975

    Opala 77

    Opala 82 151 aspirado leve (ex)

    Caravan ss 1980 151 original (ex)



    Cilindros : 6

    ________________________
    Data de inscrição : 23/11/2009

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por rafinhajuliao Qui 10 Jan - 7:00:37

    rodrigogsi escreveu:Depende do teu compressor...
    Se vai pintar forte mesmo, manda ver em um de 150L no minimo...de baixa rotação..
    A pistola, o legal é uma HVLP ou LVLP por gravidade.
    Eu tenho ambas.
    Utilizo a HVLP com bico 1.7 para fundo e a LVLP para tinta / verniz com bico 1.4. Ambas tem kit de capa de ar, 1.3 e 2.0 para cada uma respectivamente.
    A vantagem da lvlp é que ela faz menos nevoa que a hvlp e puxa menos ar...
    Ambas são baixa pressão. Com cerca de 25PSI tu consegue aplicar tinta e verniz sem crise com uma precisão excelente.
    EU sugiro comprar uma Arprex 827 LVLP para inicio. Vem completa, com manômetro e kit bico 1.4 e 2.0, portanto faz todo o tipo de aplicação, desde primer de enchimento até verniz.
    A diferença entre os bicos varia de acordo com a viscosidade e tamanho da área a pintar, tu regula abertura de leque X saída de fluído e tem uma melhor cobertura.
    Bico 1.0 é legal pra retoque.
    Abs!

    po rodrigo valeu pela aula
    meu compressor é de 150l
    abraços
    rodrigogsi
    rodrigogsi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 176
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Kadett GSi 94
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 05/05/2012

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por rodrigogsi Sex 11 Jan - 18:49:37

    opaa escreveu:olá amigo
    quando escrevi errei. seria sobre a massa de pequenos reparos
    abraços

    Essa massa é para reparos MUITO pontuais.
    Veja nesse vídeo um exemplo de aplicação:

    Eu fiz uma micro pintura no kadett e utilizei essa massa para reparo.
    rodrigogsi
    rodrigogsi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 176
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Kadett GSi 94
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 05/05/2012

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por rodrigogsi Sex 11 Jan - 18:50:38

    rafinhajuliao escreveu:
    po rodrigo valeu pela aula
    meu compressor é de 150l
    abraços

    Que nada cara, aula seria se eu manjesse muito mais.
    Boa sorte na compra ae!
    avatar
    dugato
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 351
    Localização : Por aí
    Data de inscrição : 21/04/2009

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por dugato Seg 14 Jan - 8:17:46

    Rodrigo,

    Ontem cedo passei o primer PU e deixei secar o dia todo, e ontem a noite fui lixar a peça e percebi que o pó que sai é diferente da massa ou da tinta, é um pó mais "úmido".
    Lixei a seco um pedaço e outro pedaço com lixa d`água 400.
    O lixamento a seco parece que vai emplastando na lixa o pó, como eu disse parece úmido, e no lixamento com água o primer parece que vai voltando à sua forma liquida, fica um caldo grosso, isso é normal?

    Lembrando que o primer é da marca dupont, utilizei caneca milimetrada com a mistura 8:1:10%, então creio que não seja problema de catalize ou diluição.

    Abraços
    Victor4100
    Victor4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 909
    Idade : 35
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Diplomata SE 1990 (Zerado)
    Opala SS 1979 (a reformar)
    Opala STD 1976 (a restaurar)
    Cilindros : 6cc, 6cc futuro, 4cc
    Data de inscrição : 02/07/2009

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por Victor4100 Ter 15 Jan - 19:30:03

    dugato escreveu:Rodrigo,

    Ontem cedo passei o primer PU e deixei secar o dia todo, e ontem a noite fui lixar a peça e percebi que o pó que sai é diferente da massa ou da tinta, é um pó mais "úmido".
    Lixei a seco um pedaço e outro pedaço com lixa d`água 400.
    O lixamento a seco parece que vai emplastando na lixa o pó, como eu disse parece úmido, e no lixamento com água o primer parece que vai voltando à sua forma liquida, fica um caldo grosso, isso é normal?

    Lembrando que o primer é da marca dupont, utilizei caneca milimetrada com a mistura 8:1:10%, então creio que não seja problema de catalize ou diluição.

    Abraços

    Pelo o que disse...tudo está nos conformes cheers
    avatar
    dugato
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 351
    Localização : Por aí
    Data de inscrição : 21/04/2009

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por dugato Ter 15 Jan - 20:15:53

    Hoje conversei com um funileiro e ele disse que é normal, e sugeriu que eu lixe com lixa dàgua, acontece que comprei controle de lixamento norton em pó para lixar a seco, se eu for lixar com àgua dai terei que dar uma esfumaciada com uma tinta preta bem diluida para servir de controle de lixamento, procede?
    rodrigogsi
    rodrigogsi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 176
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Kadett GSi 94
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 05/05/2012

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por rodrigogsi Qua 16 Jan - 14:46:56

    É normal sim. Caso ele estivesse molhado ele ia empastar na lixa perdendo a aderência da lixa na superfície facilmente.
    Cara, utiliza uma tinta spray preto fosco das mais baratas que já está de bom tamanho.
    Não se esqueça que tem que ter uma gama para a 600 no caso de acabamento pu e 800 para poliester.
    Abs!
    barraforte
    barraforte
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 28
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : Opala
    Cilindros : 4cil
    Data de inscrição : 09/12/2012

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por barraforte Qui 14 Fev - 21:33:28

    Tava dando uma lida aqui, e vocês falaram sobre diluição e catálise.

    No caso de tinta PU, você precisa catalizar, as quantidades sempre vem nas latas.
    Você pode diluir a tinta, e deve fazer isso conforme o bico da pistola. E conforme a sua forma de pintar...
    Mas preste atenção. Sempre PRIMEIRO a catálise e DEPOIS a diluição.

    Faça as marcações corretas, coloque a quantidade de tinta, e a quantidade correta de catalizador. misture bem. Após isso coloque "Diluente para PU". Não use Tinner.


    @rodrigogsi Excelente dica da limpeza do bico. Eu uso um pano com o Diluente para PU. Mas a escova também dá certo!

    ABS
    rodrigogsi
    rodrigogsi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 176
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Kadett GSi 94
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 05/05/2012

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por rodrigogsi Dom 17 Fev - 12:27:02

    Pessoal, dando mais uma apimentada no tópico:
    Segue o primeiro vídeo que fiz sobre lixamento:

    Vou levar adiante o assunto até a etapa do uso de lixas no polimento e manutenção do dia a dia.
    Abs!
    rafinhajuliao
    rafinhajuliao
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4255
    Localização : campo grande
    Modelo do carro : _______________________

    Opala 1975

    Opala 77

    Opala 82 151 aspirado leve (ex)

    Caravan ss 1980 151 original (ex)



    Cilindros : 6

    ________________________
    Data de inscrição : 23/11/2009

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por rafinhajuliao Seg 18 Fev - 7:12:36

    rodrigogsi escreveu:Pessoal, dando mais uma apimentada no tópico:
    Segue o primeiro vídeo que fiz sobre lixamento:

    Vou levar adiante o assunto até a etapa do uso de lixas no polimento e manutenção do dia a dia.
    Abs!

    pode passar o link do video..
    to no trampo youtube é bloqueado.. mas tenho um jeito de fazer download do video
    abraço
    rodrigogsi
    rodrigogsi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 176
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Kadett GSi 94
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 05/05/2012

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por rodrigogsi Seg 18 Fev - 17:19:51

    https://www.youtube.com/watch?v=GZBBtFcNCmM
    Do trabalho não consigo acessar o fórum, mas se ainda servir o link está aqui.
    Smile
    avatar
    dugato
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 351
    Localização : Por aí
    Data de inscrição : 21/04/2009

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por dugato Seg 18 Fev - 20:22:46

    Boa noite,
    Meu pai tem uma saveiro com a pintura bem queimada, no caso o verniz, só de passar a unha ele sai fácil pois queimou pelo carro ficar no tempo, sem garagem, nas laterais onde não pega orvalho e sol ainda está bom, mas da metade pra cima já foi.
    Comecei a lixar com taco e lixa 200 água, e tá ficando bacana, depois vou desengraxar, passar fundo PU, lixar (400,600 e 800), desengraxar, pintar e envernizar, assim como já fiz alguns testes em casa e ficou bacana o resultado.
    Agora a minha pergunta é: Posso lixar o carro utilizando uma rookit ou tem que ser no taco grande mesmo? Porque um colega tá fazendo o serviço de troca de assoalho e eu estou preparando a lata, e ele me disse para não usar rookit pois ficará ondulado a pintura, com o taco grande ele vai plainar mais. Eu até concordo com ele no argumento do uso do taco, porém a lata da saveiro é muito inteira, ela é lisa, sem massa, será que posso usar rookit para o processo?
    Abraços
    Victor4100
    Victor4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 909
    Idade : 35
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Diplomata SE 1990 (Zerado)
    Opala SS 1979 (a reformar)
    Opala STD 1976 (a restaurar)
    Cilindros : 6cc, 6cc futuro, 4cc
    Data de inscrição : 02/07/2009

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por Victor4100 Ter 19 Fev - 10:53:38

    dugato escreveu:Boa noite,
    Meu pai tem uma saveiro com a pintura bem queimada, no caso o verniz, só de passar a unha ele sai fácil pois queimou pelo carro ficar no tempo, sem garagem, nas laterais onde não pega orvalho e sol ainda está bom, mas da metade pra cima já foi.
    Comecei a lixar com taco e lixa 200 água, e tá ficando bacana, depois vou desengraxar, passar fundo PU, lixar (400,600 e 800), desengraxar, pintar e envernizar, assim como já fiz alguns testes em casa e ficou bacana o resultado.
    Agora a minha pergunta é: Posso lixar o carro utilizando uma rookit ou tem que ser no taco grande mesmo? Porque um colega tá fazendo o serviço de troca de assoalho e eu estou preparando a lata, e ele me disse para não usar rookit pois ficará ondulado a pintura, com o taco grande ele vai plainar mais. Eu até concordo com ele no argumento do uso do taco, porém a lata da saveiro é muito inteira, ela é lisa, sem massa, será que posso usar rookit para o processo?
    Abraços

    Eae amigo...

    A gente que é bem chato com o nivel de qualidade de acabamento é cruel...mas concordo com o amigo ao dizer que a pintura fica marcada se usar maquinas de lixamento no Primer.

    A dica que dou é: no processo de arrancar tinta e tratamento da chapa crua...manda maquina mesmo pois ajuda demais...só nas ultimas duas lixas do primer que EU e muita gente utiliza o taco mesmo..até mesmo a roto-orbital tem gente que não usa...vai só no controle de lixamento a seco, desengraxante e manda tinta!!! OKK
    Victor4100
    Victor4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 909
    Idade : 35
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Diplomata SE 1990 (Zerado)
    Opala SS 1979 (a reformar)
    Opala STD 1976 (a restaurar)
    Cilindros : 6cc, 6cc futuro, 4cc
    Data de inscrição : 02/07/2009

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por Victor4100 Ter 19 Fev - 10:54:48

    Victor4100 escreveu:
    dugato escreveu:Boa noite,
    Meu pai tem uma saveiro com a pintura bem queimada, no caso o verniz, só de passar a unha ele sai fácil pois queimou pelo carro ficar no tempo, sem garagem, nas laterais onde não pega orvalho e sol ainda está bom, mas da metade pra cima já foi.
    Comecei a lixar com taco e lixa 200 água, e tá ficando bacana, depois vou desengraxar, passar fundo PU, lixar (400,600 e 800), desengraxar, pintar e envernizar, assim como já fiz alguns testes em casa e ficou bacana o resultado.
    Agora a minha pergunta é: Posso lixar o carro utilizando uma rookit ou tem que ser no taco grande mesmo? Porque um colega tá fazendo o serviço de troca de assoalho e eu estou preparando a lata, e ele me disse para não usar rookit pois ficará ondulado a pintura, com o taco grande ele vai plainar mais. Eu até concordo com ele no argumento do uso do taco, porém a lata da saveiro é muito inteira, ela é lisa, sem massa, será que posso usar rookit para o processo?
    Abraços

    Eae amigo...

    A gente que é bem chato com o nivel de qualidade de acabamento é cruel...mas concordo com o amigo ao dizer que a pintura fica marcada se usar maquinas de lixamento no Primer.

    A dica que dou é: no processo de arrancar tinta e tratamento da chapa crua...manda maquina mesmo pois ajuda demais...só nas ultimas duas lixas do primer que EU e muita gente utiliza o taco mesmo..até mesmo a roto-orbital tem gente que não usa...vai só no controle de lixamento a seco, desengraxante e manda tinta!!! OKK

    E o bom é que pega um musculo né...kkkkkkkkkk
    avatar
    dugato
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 351
    Localização : Por aí
    Data de inscrição : 21/04/2009

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por dugato Ter 19 Fev - 11:49:02

    Então rapaz, mas meu fisico ta mais é pra chassis de grilo!! hehe
    Trabalho com informática e sou professor, então já viu né, sombra e ar condicionado hehe.
    opaa
    opaa
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 167
    Localização : sp
    Data de inscrição : 28/05/2009

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por opaa Ter 19 Fev - 12:26:14

    olá Dugato
    você não usou washprimer? qual tipo de desengraxante que você usa?
    abraços
    avatar
    dugato
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 351
    Localização : Por aí
    Data de inscrição : 21/04/2009

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por dugato Ter 19 Fev - 12:51:01

    opaa escreveu:olá Dugato
    você não usou washprimer? qual tipo de desengraxante que você usa?
    abraços

    Nos meus testes, apesar de ter chegado na lata, não usei, pois estava mais treinando pintura, verniz e tal.
    Porém numa pintura real, se a lata ficar exposta, é importante o uso de washprimer, tanto para protege-la como para auxiliar na aderência do Primer PU.
    Sobre o desengraxante, eu uso da maxirubber http://maxirubber.com.br/produtos-solucao-desengraxante.asp?grupo=10 , vi um vídeo da 3m que o cara utilizava esse tb, mas tem de outras marcas.
    E na saveiro do meu pai, vou utilizar sim o washprimer, mas vai ser em poucos pontos, pois estou lixando somente o verniz e tinta velha, a base em baixo estou mantendo pois esta boa, mas em alguns pontos a lixa acaba encontrando a lata.
    rafinhajuliao
    rafinhajuliao
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4255
    Localização : campo grande
    Modelo do carro : _______________________

    Opala 1975

    Opala 77

    Opala 82 151 aspirado leve (ex)

    Caravan ss 1980 151 original (ex)



    Cilindros : 6

    ________________________
    Data de inscrição : 23/11/2009

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por rafinhajuliao Ter 19 Fev - 13:24:55

    rodrigogsi escreveu:https://www.youtube.com/watch?v=GZBBtFcNCmM
    Do trabalho não consigo acessar o fórum, mas se ainda servir o link está aqui.
    Smile

    cara.. brigadaoo..

    muito bom o videoo
    to reformando dois opalas.. em casa
    me ajudou bastante o video
    rodrigogsi
    rodrigogsi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 176
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Kadett GSi 94
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 05/05/2012

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por rodrigogsi Qui 21 Fev - 10:36:08

    Rafinha, então fica de olho que essa série eu vou continuar logo logo..ontem gravei o audio do segundo vídeo..
    Com relação as hookits: Fica ondulado porquê não utilizam da maneira adequada, em locais não planos sem a devida interface.
    Estarei disponibilizando em breve as interfaces para utilizar no lixamento tanto com roto orbital como com rotativa, em diversas configurações incluindo o adaptador para uso manualmente.
    Dhiego Michel
    Dhiego Michel
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 768
    Idade : 36
    Localização : Curitiba - PR
    Modelo do carro : OPALA Comodoro 86"
    Cilindros : 6cil - 250 pol³ - 4.100cc
    Data de inscrição : 26/07/2010

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por Dhiego Michel Qui 21 Fev - 11:56:28

    ótimo tópico!
    Na minha opinião, nada melhor do que Wash+Primer+Pintura! E sempre com lixamento e correção de superfície a cada demão! SEM MASSA!
    Victor4100
    Victor4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 909
    Idade : 35
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Diplomata SE 1990 (Zerado)
    Opala SS 1979 (a reformar)
    Opala STD 1976 (a restaurar)
    Cilindros : 6cc, 6cc futuro, 4cc
    Data de inscrição : 02/07/2009

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por Victor4100 Seg 25 Fev - 14:47:10

    Dhiego Michel escreveu:ótimo tópico!
    Na minha opinião, nada melhor do que Wash+Primer+Pintura! E sempre com lixamento e correção de superfície a cada demão! SEM MASSA!

    Alguma correçãozinha infima vai na massa...não tem como escapar da Iberê!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Só não pode fazer reboque...ai é cruel!!!
    rodrigogsi
    rodrigogsi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 176
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Kadett GSi 94
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 05/05/2012

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por rodrigogsi Seg 25 Fev - 15:44:03

    Reboque é soda..huehiehuiehieheiheuie
    rodrigogsi
    rodrigogsi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 176
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Kadett GSi 94
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 05/05/2012

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por rodrigogsi Seg 25 Fev - 17:24:55

    Para não poluir o tópico, continuando a falar sobre lixamento..
    https://www.youtube.com/watch?v=V03_VEOdSuU
    No próximo vou falar sobre as lixadeiras e fundo pu.
    Abs!
    juninhocomodoro
    juninhocomodoro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 89
    Idade : 29
    Localização : Mauá- SP
    Modelo do carro : Comodoro 1980
    Cilindros : 4canecos
    Data de inscrição : 17/01/2013

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por juninhocomodoro Ter 26 Fev - 17:58:55

    Qual seria o ideal, tipo do zero, quais produtos deveria usar primes, anti ferrugem etc, como seria um fundo perfeito para um preto cadilac ?
    Projeto 676
    Projeto 676
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 335
    Idade : 45
    Localização : Cariacica E.S
    Modelo do carro : Opala Standard 1978.
    Cilindros : 4 Baldes
    Data de inscrição : 21/09/2010

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por Projeto 676 Ter 26 Fev - 18:59:33

    Massa light ou poliéster, somente na lata sem nenhum fundo.
    rodrigogsi
    rodrigogsi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 176
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Kadett GSi 94
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 05/05/2012

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por rodrigogsi Qui 28 Fev - 16:02:38

    juninhocomodoro escreveu:Qual seria o ideal, tipo do zero, quais produtos deveria usar primes, anti ferrugem etc, como seria um fundo perfeito para um preto cadilac ?

    Marcas boas nacionais ou importadas. Materiais da linha poliuretano, massa poliéster, tinta pu ou acabamento com verniz pu, catalise adequada para cada uma das áreas, capricho, nada de pressa e principalmente saber o que está fazendo.
    anildo81
    anildo81
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2
    Localização : São Luiz Gonzaga RS
    Data de inscrição : 28/02/2013

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por anildo81 Qui 28 Fev - 21:37:20

    Tava dando uma olhada no tópico e achei muito interessante comprei a
    pouco um corcel com ferrugem em alguns ponto e vou fazer um reparo
    na lataria e gostei muito das dicas do pessoal ta de parabéns o
    tópico.
    RicoHP
    RicoHP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 7
    Localização : Belo Horizonte
    Data de inscrição : 04/03/2013

    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por RicoHP Seg 22 Jul - 10:45:28

    Muito legal o tópico. study 
    Acompanhado...

    Conteúdo patrocinado


    Preparação da Chapa Para Pintura Empty Re: Preparação da Chapa Para Pintura

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 9:15:36