Independente do que é feito no carro, e qual vai ser a pintura, sempre falamos sobre o fundo, a preparação da chapa e os anti-oxidantes ou removedores de ferrugem. Mas nem sempre damos uma sequência dos produtos, e como utilizá-los de uma forma correta.
- *Fundo Fosfatizante: Pode ser vários produtos. Estes produtos, "interrompem" e isolam a chapa do oxigêncio (Fosfatização), evitando a ferrugem
- Quimox: Removedor de Ferrugem. Serve somente para remover a ferrugem. Deve ser completamente limpo para a aplicação de qualquer camada de Fundo Fosfatizante (Ferrox, Wash Primmer, Zarcão, Preto Vinílico).
- PCF/TF7: Fundo Convertedor de Ferrugem. Interrompe o processo de ferrugem. Pode ser usado também como fundo. Aplicado com estopa ou pincel.
- Ferrox: Fundo Fosfatizante. Interrompe o processo de ferrugem, e fosfatiza a chapa, de modo que não tenha contato com o ar, evitando a ferrugem. Não precisa ser removido para pintura. Apenas lixar para remover imperfeições. Aplicado com estopa ou pincel.
- Zarcão: Fundo Protetor de Metais. Interrompe o processo de ferrugem. E pode ser usado como fundo. Tem atuação parecida com o PCF. Usar pistola com copo de Nylon/Plástico.
- Preto Vinílico: Protetor de Metais. Aguenta alta Temperatura e Impactos. Tem a mesma atuação do Fundo Fosfatizante. Pode ser usado como fundo, ou como tinta para motor e escapamento por suportar altas temperaturas. Pode ser aplicado direto na chapa nua. Deve ser usado pistola com copo de Nylon/Plástico.
- Wash Primer: Fundo Fosfatizante, que adere na chapa nua e aumenta a aderência para o Primer. Deve ser aplicado uma fina camada “empoeirando” com pistola com copo de Nylon/Plástico. E ao aplicar o Primer por cima, o Wash Primer NÃO pode estar seco.
- Primer: Pode ser em Poliuretano (PU) ou em Laca (Duco). Depende do tipo de tinta que se pretende usar.
Deve ser aplicado minutos após a aplicação do Wash Primer. Ou em cima do Ferrox/Zarcão/Preto Vinílico já secos.
- Primer Rápido: É igual ao Primer, mas tem secagem rápida para ser aplicado sobre a Massa Plástica, e logo em seguida receber a pintura evitando diferenças de tom.
- KPO/Veda Capô: Adesivo Selante (Poliuretano/PU). Pode ser aplicado em cima do Primer ou do Fundo Fosfatizante. Serve para vedar e evitar a entrada de umidade entre chapas, onde a tinta não consegue vedar. Também é usado na vedação de pára-lamas, assoalhos, capô, porta-malas e etc.
Grande parte das pinturas, são feitas em cima de chapas com ferrugem/oxidação. O que recomendo, é a remoção da ferrugem. Com lixa, escova de aço (Rotativa ou Manual). Pode ser usado o Quimox para ajudar.
Até hoje tive bons resultados com Ferrox. Mesmo fora da validade. Uso sempre como proteção até receber a pintura. Evito usar como Fundo Fosfatizante em pinturas mais elaboradas. Mas para pinturas mais simples, pode ser usado no lugar do Wash Primer, embora não dê o mesmo resultado.
Evito usar o PCF/TF7, pois eles somente interrompem o processo de oxidação, e não removem a ferrugem. Neste caso, com o Ferrox (nas minhas peças) tive mais sucesso, parecendo que o Ferrox é mais forte.
Nunca usei Zarcão para pintura automotiva. Mas para pintura sem exigências, ou mesmo proteção, serve. Por exemplo, a pintura de portões residenciais. Mesmo nesse caso, o ideal seria a completa remoção da ferrugem. Mas como ele interrompe a ferrugem (na teoria), muitos utilizam como Fundo Fosfatizante aplicado direto na ferrugem.
Supondo que já fiz a completa lanternagem/funilaria/chapeação, e todas as peças foram protegidas durante o processo com Ferrox. Procuro remover com lixa o Ferrox, e então limpar as peças com Solução Desengraxante (Benzina).
Então preparo duas pistolas. Uma para o Wash Primer (copo de Plástico) e outra com o Primer. Vou pintando as peças por partes, com uma camada leve de Wash Primer, e então antes de secar, aplico o Primer por cima.
Dá pra fazer com uma única pistola e com um pequeno compressor. Mas tem que administrar muito bem a limpeza da pistola, e o tempo de recarga do compressor, para não extrapolar o tempo limite de aplicação do Primer sobre o Wash Primer.
Deixo todas as peças secar bem. E começo a aplicação da Massa Plástica para acabamento. Após a secagem, aplico a Massa Poliéster para pequenas imperfeições.
Nessa etapa, pode ser aplicado o KPO/Veda Capô.
Após lixar, lavo a peça com água e sabão. Então passo a Solução Desengraxante, e aplico o Primer Rápido, ou o Primer (maior tempo de secagem).
A tinta Poliuretano (PU), pode ser aplicada diretamente em cima da massa. Mas pode ocorrer, de dar diferenças de tons, pois a massa pode ser branca e o primer cinza.
Recomendo a leitura deste tópico: Removendo ferrugem com Quimox e Protegendo com Ferrox
Se tiver algum erro, por favor, me corrijam. Edito aqui pra ficar tudo certinho
ABS
Última edição por barraforte em Sáb 22 Dez - 16:10:45, editado 2 vez(es)
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