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Caixa de marcha! Estou com a pulga atras da orelha!!

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TIAO
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Caixa de marcha! Estou com a pulga atras da orelha!!

Mensagem por TIAO em Qua 29 Out - 6:56:29

Bom dia,

Eu to meio irritado com o meu carro, o danado num que ir pra lanternagem, sempre aparece algo pra comprar ou mecher! Dessa vez é a caixa de marcha que está me deixando confuso! Quando vou manobrar não to podendo passar uma marcha para a outra direta, tenho que por no ponto morto tirar o pé da embreaje e engatar a outra! O estranho é que isso só acontece quando o carro está manobrando, na rua andando fica tudo 100%. Eu nunca tinha reparado isso, só agora que tive que manobrar ele na garagem e na rua aqui de casa que vi!

Ah! A marcha PARECE que entrou, a alavanca muda de posição e fica... mas no que você vai tirando o pé da embreaje e começa a acelerar ve que o carro vai morrer... ou seja a marcha engatou, mas o carro não anda... como se estivese em ponto morto! Como estou manobrando o carro parado o problema é da 1ª para a 2ª, as outra nem da para tentar testar pq morre mesmo...

No transito eu não tenho problema, nenhuma marcha agarra... oleo eu acho dificil porque a poco tempo eu troquei o oleo todo do motor e mandei dar uma olhada no resto... pelo que vejo no chão da garagem não ta vazando não!


Alguem tem ideia do que seja?


abraço

Jean Bida
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Re: Caixa de marcha! Estou com a pulga atras da orelha!!

Mensagem por Jean Bida em Qua 29 Out - 12:01:18

Deve ser a regulagem das varetas ou trambulador... ou ambos Tião.


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watercelo
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Re: Caixa de marcha! Estou com a pulga atras da orelha!!

Mensagem por watercelo em Qua 29 Out - 15:16:56

É acho que o Jean pode estar certo se desregular pode estar encavalando,por isso ele morre,ficam 02 marchas engatadas!!

Jeferson_Heerdt
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Re: Caixa de marcha! Estou com a pulga atras da orelha!!

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Qua 29 Out - 16:30:16

Se for a caixa varetada, além da regulagens das varetas, de uma boa examinada no próprio trambulador... quando ele folga demais é normal acontecer encavalamento, comigo acontecia direto entre ré e outra marcha qualquer....

pedromusculini
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Re: Caixa de marcha! Estou com a pulga atras da orelha!!

Mensagem por pedromusculini em Qua 29 Out - 16:56:58

opa, no meu o mesmo problema que chegou a ser cronico, alem do trambulador que é bom dar uma apertada pra ele ficar justo, tem tambem a própria alavanca de cambio que no final dela a ponta tende a entortar e depois de vc engatar uma marcha a alavanca passa direto e não desengata dai vc engata outra e entra duas marchas ao mesmo tempo... no meu caso da ré para a 1o... a ré não desegatava hehehe, agora depois que eu mechi encavalou 2 vezes ainda mas só vou mecher em alavanca e trambulador mias pra frente....

100
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Re: Caixa de marcha! Estou com a pulga atras da orelha!!

Mensagem por 100 em Qua 29 Out - 19:55:20

Tiao,

O que está acontecendo é que a ré está ficando engatada e,quando você leva na primeira,fica a as duas engatadas (primeira e ré) então,o carro trava e não anda...

Chuto 99% que é trambulador...

Até mais

100

TIAO
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Re: Caixa de marcha! Estou com a pulga atras da orelha!!

Mensagem por TIAO em Qua 29 Out - 20:39:39

HUmm... mas não parece estar ENCAVALANDO!
A marcha sai tranquilamente, ela não fica presa!
A unica coisa de diferente é que eu tenho que jogar a marcha para ponto morto, tirar o pé da embreiaje e novamente apertar a embreiaje e passar a nova marcha!

Se eu fizer isso é 1000%, mas se eu quiser jogar direto uma para outra não vai, mas tambem não agarra, não fica dura, não acontece nada... alem de o carro estar engrenado em uma marcha que eu não sei pois ele não se meche quando eu acelero hehehehehe


Não entendo muito esse lance de aperta, sera que alguem poderia me ajudar, coloca umas fotos ai e mostrar onde aperto e tal?


abraço

100
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Re: Caixa de marcha! Estou com a pulga atras da orelha!!

Mensagem por 100 em Qua 29 Out - 20:47:37

TIAO escreveu:HUmm... mas não parece estar ENCAVALANDO!
A marcha sai tranquilamente, ela não fica presa!
A unica coisa de diferente é que eu tenho que jogar a marcha para ponto morto, tirar o pé da embreiaje e novamente apertar a embreiaje e passar a nova marcha!

Se eu fizer isso é 1000%, mas se eu quiser jogar direto uma para outra não vai, mas tambem não agarra, não fica dura, não acontece nada... alem de o carro estar engrenado em uma marcha que eu não sei pois ele não se meche quando eu acelero hehehehehe


Não entendo muito esse lance de aperta, sera que alguem poderia me ajudar, coloca umas fotos ai e mostrar onde aperto e tal?


abraço

O "encavalar" as vezes não é que fica travada a alavanca,é porque engatou a primeira e a ré juntas!!!

P/ regular basta deitar debaixo,desligar as 3 varetas do trambulador...nas hastes (onde vai ligada as varetas) do trambulador,tem um furo em cada uma delas..,com a alavanca em neutro coloque um pino que "transpasse" o furo nas 3 hastes....depois coloque as varetas na posição de encaixar o pino delas,se em alguma o furo da haste não bater casado com o da vareta,é porque ela precisa ser regulada e p/ isso,basta soltar a contra porca e mexer na regulagem da ponta da vareta até casar o furo...depois das 3 ficarem com o furo casado,basta colocar e cupilhar os pinos que estará com o trambulador regulado...

Até mais

100

felipew
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Re: Caixa de marcha! Estou com a pulga atras da orelha!!

Mensagem por felipew em Qua 29 Out - 21:41:26

o que seria cupilhar?

O resto eu acho q entendi, boa dica!

fabio_jordan_ctba
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Re: Caixa de marcha! Estou com a pulga atras da orelha!!

Mensagem por fabio_jordan_ctba em Qui 30 Out - 12:01:27

felipew escreveu:o que seria cupilhar?

O resto eu acho q entendi, boa dica!

cupilhar seria o ato de colocar as cupilhas nos pinos que transpassam as varetas, onde elas se apóiam, e trava-las somente isso

felipew
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Re: Caixa de marcha! Estou com a pulga atras da orelha!!

Mensagem por felipew em Qui 30 Out - 17:17:23

Ah tá, agora entendi

valeu

TIAO
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Re: Caixa de marcha! Estou com a pulga atras da orelha!!

Mensagem por TIAO em Ter 11 Nov - 10:43:24

Tenho uma outra duvida! Apareceu uma caixa moderna 5M o preço está bom e ela tambem! Dizzzzzzzzzzzzz o "Seu Jão" meu mecânico bolado, que caixa moderna 5M é uma porcaria, que a 5ª quando da problema é um saco pra arrumar porque tem que regular e tambem a caixa é maior, então tem que mudar o cardã!

Levando em conta que o "Seu Jão" é teimoso e duro na queda quando se fala em modificações.... ta certo isso que ele falou sobre a 5ª marcha? Sobre o cardã ele tambem estava certo?


abraço

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Re: Caixa de marcha! Estou com a pulga atras da orelha!!

Mensagem por thallisguimaraes em Ter 11 Nov - 11:05:15

TIAO escreveu:Tenho uma outra duvida! Apareceu uma caixa moderna 5M o preço está bom e ela tambem! Dizzzzzzzzzzzzz o "Seu Jão" meu mecânico bolado, que caixa moderna 5M é uma porcaria, que a 5ª quando da problema é um saco pra arrumar porque tem que regular e tambem a caixa é maior, então tem que mudar o cardã!

Levando em conta que o "Seu Jão" é teimoso e duro na queda quando se fala em modificações.... ta certo isso que ele falou sobre a 5ª marcha? Sobre o cardã ele tambem estava certo?


abraço

Sobre o cardã é sim, tem que reduzir ele e balancear, sobre os problemas eu nao sei!!


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Re: Caixa de marcha! Estou com a pulga atras da orelha!!

Mensagem por TIAO em Ter 11 Nov - 11:07:13

thallisguimaraes escreveu:
TIAO escreveu:Tenho uma outra duvida! Apareceu uma caixa moderna 5M o preço está bom e ela tambem! Dizzzzzzzzzzzzz o "Seu Jão" meu mecânico bolado, que caixa moderna 5M é uma porcaria, que a 5ª quando da problema é um saco pra arrumar porque tem que regular e tambem a caixa é maior, então tem que mudar o cardã!

Levando em conta que o "Seu Jão" é teimoso e duro na queda quando se fala em modificações.... ta certo isso que ele falou sobre a 5ª marcha? Sobre o cardã ele tambem estava certo?


abraço

Sobre o cardã é sim, tem que reduzir ele e balancear, sobre os problemas eu nao sei!!

Poww... é muito complicado esse lance do cardan?
Caso eu pegue o cardan jundo da caixa ai fica tudo beleza?
tem diferença de comprimento do 2 e 4 portas?


abraço

Xann
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Re: Caixa de marcha! Estou com a pulga atras da orelha!!

Mensagem por Xann em Ter 11 Nov - 11:35:47

Tião, sobre o lance da 5º eu tb não sei, mas sobre o cardan, se vc pega a caixa e cardan juntos é firmeza OKK

Outra coisa a levar em consideração é que vc vai ter que trocar tb a travessa do câmbio ou fazer uma adaptação na sua mesmo, e o furo da alavanca no túnel é um pouco diferente, o do 5M é mais no centro, vc vai ter que rasgar um pouco pro centro, mas isso é de boa já que o carro vai fazer lanternagem, o cara faz o trampo e já dá o acabamento certinho.

Tião não tenho nada a reclamar desse câmbio 5 Marchas, o lance é aquele que já sabemos, se vc pegar ele já ruim ou meia boca vai te dar dor de cabeça com certeza, mas se pegar um bom, é tranquilo. Câmbio é uma das coisas que menos dá trabalho, á não ser em carros muito fortes preparados, nesses sim quebra direto.


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Re: Caixa de marcha! Estou com a pulga atras da orelha!!

Mensagem por TIAO em Ter 11 Nov - 11:50:20

Xann escreveu:Tião, sobre o lance da 5º eu tb não sei, mas sobre o cardan, se vc pega a caixa e cardan juntos é firmeza OKK

Outra coisa a levar em consideração é que vc vai ter que trocar tb a travessa do câmbio ou fazer uma adaptação na sua mesmo, e o furo da alavanca no túnel é um pouco diferente, o do 5M é mais no centro, vc vai ter que rasgar um pouco pro centro, mas isso é de boa já que o carro vai fazer lanternagem, o cara faz o trampo e já dá o acabamento certinho.

Tião não tenho nada a reclamar desse câmbio 5 Marchas, o lance é aquele que já sabemos, se vc pegar ele já ruim ou meia boca vai te dar dor de cabeça com certeza, mas se pegar um bom, é tranquilo. Câmbio é uma das coisas que menos dá trabalho, á não ser em carros muito fortes preparados, nesses sim quebra direto.

Xiiii.. acho que vou deixar isso para lá!
Eu não sei se tem cardã la e tambem vai estourar o limite de grana a aquisição de um cardã junto e dessa outra peça que você falou ai!
O intuito da caixa moderna era a 5ª, assim ele andaria mais macio, a economia e o interruptor de ré ainda acha para comprar!
Não tenho nada a reclamar do meu cambio, mas ele fica pedindo marcha e não acha mais o interruptor da ré.

Vlw!!

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Re: Caixa de marcha! Estou com a pulga atras da orelha!!

Mensagem por Xann em Ter 11 Nov - 11:56:40

Esse interruptor da ré é canceira mesmo, o jeito é vc botar a cachola pra funcionar e adaptar outro tipo de interruptor lá, o do freio tal vez, mas esse funciona ao contrário né, quando aperta o freio e o botão solta que a luz acende, outro que seria legal tb seria o da luz do porta malas, só que esse tb funciona ao contrário. É, se o câmbio tiver fora fica mais fácil pra tentar achar a solução.


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Re: Caixa de marcha! Estou com a pulga atras da orelha!!

Mensagem por TIAO em Ter 11 Nov - 12:03:16

Xann escreveu:Esse interruptor da ré é canceira mesmo, o jeito é vc botar a cachola pra funcionar e adaptar outro tipo de interruptor lá, o do freio tal vez, mas esse funciona ao contrário né, quando aperta o freio e o botão solta que a luz acende, outro que seria legal tb seria o da luz do porta malas, só que esse tb funciona ao contrário. É, se o câmbio tiver fora fica mais fácil pra tentar achar a solução.

Ah! Até da colocando um suporte com o do freio atras da posição da alavanda da ré... ou colocar um botão como fiz no meu... mas o bom mesmo era ter um iterruptor novo e bom! ahuahuahuauhhuauha

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Re: Caixa de marcha! Estou com a pulga atras da orelha!!

Mensagem por Xann em Ter 11 Nov - 12:04:32

TIAO escreveu:... mas o bom mesmo era ter um iterruptor novo e bom! ahuahuahuauhhuauha

Isso é verdade OKK Rssss.


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Re: Caixa de marcha! Estou com a pulga atras da orelha!!

Mensagem por mar_fu em Sex 27 Mar - 6:29:19

AEh.
O Interruptor de ré dos antigos ainda é fabricado...
Comprei um ZERO R$ 45,00
Em curitiba, Mas a fábrica é em São PAulo.

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Re: Caixa de marcha! Estou com a pulga atras da orelha!!

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