Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO EmptyHoje à(s) 9:11:09 por Tonho_RS

» Tampão Caravan Diplomata
REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO EmptyOntem à(s) 18:50:37 por Müller

» Motor 4cil 2.8
REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO EmptyOntem à(s) 14:17:19 por LEOGC

» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO EmptyOntem à(s) 12:56:23 por bybecker

» Ferramenta para travar volante do opala
REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO EmptyOntem à(s) 11:33:01 por opala4cc

» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO EmptyOntem à(s) 8:42:36 por Bre4100

» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO EmptySeg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena

» NUMERAÇÃO DE MOTOR
REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO EmptySeg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS

» chaves do opala
REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO EmptySeg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86

Quem está conectado?

135 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 135 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Bar_leftREGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO BarREGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Bar_right 
tabarbosa (16850)
REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Bar_leftREGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO BarREGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Bar_right 
Rubão6cc (15319)
REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Bar_leftREGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO BarREGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Bar_right 
BANDIT (13573)
REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Bar_leftREGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO BarREGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Bar_right 
Xann (10394)
REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Bar_leftREGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO BarREGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Bar_leftREGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO BarREGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Bar_right 
j ricardo (9376)
REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Bar_leftREGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO BarREGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Bar_right 
Jean Bida (9320)
REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Bar_leftREGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO BarREGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Bar_leftREGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO BarREGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Bar_leftREGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO BarREGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Bar_right 

5 participantes

    REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO

    MANDRAKE-PX®
    MANDRAKE-PX®
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 86
    Idade : 43
    Localização : BIRIGUI-SP
    Modelo do carro : OPALA DIPLAMATA COUPE ANO 86
    Cilindros : 4CC Á ALCOOL
    Data de inscrição : 10/01/2012

    REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Empty REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO

    Mensagem por MANDRAKE-PX® Seg 28 Jan - 8:03:39

    QUERIA SABER SE ALGUEM NAO POSTA PASSO A PASSO COMO REGULAR O PONTO DO OPALA DESDE A POLIA ALINHADA COM A MARCA DA REGUA NA CARCAÇA DO MOTOR, ATÉ COMO DEVE SER ENCAIXADO O DISTRIBUIDOR, POIS TIREI ELE FORA DO LUGAR E PERDI A MARCAÇÃO,E SEQUENCIA DOS CABOS DE VELA, COMO FAÇO A CONTAGEM NO DISTRIBUIDOR E CILINDROS, A MINHA POLIA É DUPLA, COM AR CONDICIONADO, A MARCA CORRETA É A DA POLIA DA FRENTE OU DE TRAZ?, JA QUE PERCEBI QUE TEM 2 MARCAÇÃO 1 EM CADA POLIA, NA POLIA DA FRENTE A MARCA É EM "V", NA POLIA DE TRAS EXISTE UM PEQUENO RISCO, PORISSO A DUVIDA...JA VI VARIOS ARTIGOS NA NET, MAIS TA FOD... DE ACERTAR...DESDE JA AGRADEÇO
    Andre_SP
    Andre_SP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 358
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro Cupe 1988 Alcool.
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 28/09/2012

    REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Empty Re: REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO

    Mensagem por Andre_SP Seg 28 Jan - 16:58:17

    http://www.opaleirosdoparana.com/t19980-tutorial-para-montar-o-distribuidor
    MANDRAKE-PX®
    MANDRAKE-PX®
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 86
    Idade : 43
    Localização : BIRIGUI-SP
    Modelo do carro : OPALA DIPLAMATA COUPE ANO 86
    Cilindros : 4CC Á ALCOOL
    Data de inscrição : 10/01/2012

    REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Empty Re: REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO

    Mensagem por MANDRAKE-PX® Ter 29 Jan - 6:28:59

    O ANDRE_SP BOM DIA, EU TINHA LIDO ESSE TOPICO, MAIS FICOU ALGUMAS DUVIDAS, EU ENTENDI COMO COLOCA O PISTAO EM PMS, MAIS MINHA DUVIDA É O DISTRIBUIDOR, ELE TA FORA DO LUGAR, NA HORA QUE ENCAIXA, O MARTELETE TEM QUE APONTAR PARA QUE LADO? JA LI UNS TOPICOS QUE FALA QUE TEM QUE APONTAR PARA O PRIMEIRO PISTAO, OUTROS FALAM QUE TEM QUE APONTAR PARA UMA MARQUINHA NA CARCAÇA DO DISTRIBUIDOR, JA VI TBM FALAREM QUE TEM UMA MARCA NA ENGRENAGEM DO DISTRIBUIDOR QUE TEM QUE APONTAR PARA O PRIMEIRO PISTAO,E NA TAMPA DO DISTRIBUIDOR POR ONDE COMEÇO A CONTAGEM DA SEQUENCIA DOS CABOS(1,3,4,2)?, TEVE UMA HORA LA QUE SAIU FAISCA, DEI PARTIDA, E TIREI O CABO DA BOBINA QUE VAI ENCAIXADO NA TAMPA DO DISTRIBUIDOR E SAIU UMA FAISCA ATÉ FORTE, MAIS NAO SEI SE TA CERTA A SEQUENCIA DOS CABOS E A POSIÇÃO QUE O MARTELETE TA PARANDO, O CARRO FUNCIONOU, MAIS FALHANDO E DANDO ESTOURO, AS VEZES AFIRMAVA EM ALTA, MAIS LENTA NAO TA DANDO COPIOOO?
    Andre_SP
    Andre_SP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 358
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro Cupe 1988 Alcool.
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 28/09/2012

    REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Empty Re: REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO

    Mensagem por Andre_SP Ter 29 Jan - 13:57:01

    Eu faço asssim:Coloco em PMS e a marca da polia em 0º, coloco o distribuidor com o rotor apontando para um risco que tem na carcaça do distribuidor, esse vai ser o primeiro cilindro, a partir dai coloco os cabos na sequecia de ignição ( 1,3,4,2 ), no sentido horário, depois da partida coloco no ponto com pistola, ou no ouvido mesmo. Uma vez coloquei os cabos na sequencia errada ( cabo do primeiro cilindro no quarto cilindro, e a partir dai a sequencia de ignição), dei a partida e foi um estouro bem alto pale , a vareta e a tampa de abastecimento de oleo foram parar longe, tome cuidado.
    *OBS, o caninho do avanço a vacuo do distribuidor tem que apontar para frente, recomendo procurar alguma imagem ou foto do distribuidor instalado.
    MANDRAKE-PX®
    MANDRAKE-PX®
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 86
    Idade : 43
    Localização : BIRIGUI-SP
    Modelo do carro : OPALA DIPLAMATA COUPE ANO 86
    Cilindros : 4CC Á ALCOOL
    Data de inscrição : 10/01/2012

    REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Empty Re: REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO

    Mensagem por MANDRAKE-PX® Ter 29 Jan - 15:48:18

    o valeu andre a força ai, vou tentar aqui, se nao funcionar explode...rsrsrsrs,mais vou ter que aprender, vou tentando, depois posto o resultado
    MANDRAKE-PX®
    MANDRAKE-PX®
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 86
    Idade : 43
    Localização : BIRIGUI-SP
    Modelo do carro : OPALA DIPLAMATA COUPE ANO 86
    Cilindros : 4CC Á ALCOOL
    Data de inscrição : 10/01/2012

    REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Empty Re: REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO

    Mensagem por MANDRAKE-PX® Qua 30 Jan - 13:10:22

    ANDRE_SP, MAIS UMA DUVIDA, BLZ SIGO OS PASSO COLOCO O PISTAO EM PMS NA MARCA "O" ALINHANDO A MARCA DA POLIA COM A REGUA GRADUADA AI DEPOIS COLOCO O DISTRIBUIDOR E ALINHO O MARTELETE COM O RISCO DA CARÇAÇA DO DISTRIBUIDOR, E DEPOIS SIGO A SEQUENCIA DOS CABOS, MAIS AINDA NAO TA NO PONTO ENTÃO?, TEM QUE IR GIRANDO O DISTRIBUIDOR NO SENTIDO HORARIO E ANTIHORARIO ATÉ ACHAR O PONTO NO OUVIDO É ISSO? E O PESSOAL FALA PARA ALINHAR O MOTOR A ALCOOL COM A REGUA GRADUADA ENTRE 12 A 18 GRAUS COMO FAÇO ISSO?, SENDO QUE COLOQUEI A MARCA DA POLIA EM PMS"O"...DESDE JA AGRADEÇO SE PUDER ME AJUDAR...É QUE VOU MEXER SABADÃO E JA TO GUARDANDO TUDO NA MENTE AQUI
    Andre_SP
    Andre_SP
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 358
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Opala Comodoro Cupe 1988 Alcool.
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 28/09/2012

    REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Empty Re: REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO

    Mensagem por Andre_SP Qua 30 Jan - 15:40:38

    É isso mesmo, não estará no ponto ainda, vai continuar em 0º, só depois com o motor em funcionamento, e com uma pistola de ponto é possivel colocar no ponto correto, entre 14º a 18º, se não tiver uma pistola de ponto vai ter que ir girando o distribuidor devagar até encontrar a melhor estabilidade do motor em marcha lenta, girando no sentido horário: atrasa (rotação começa a diminuir), sentido anthorário: adianta (rotação se eleva).Comece adiantando (sentido anthorário), a rotação de marcha lenta começa a elevar, continue até a rotação começar a diminuir, agora gire lentamento no sentido horário (atrasando) até a rotação subir novamente, TUDO ISSO com a magueira de vacuo desligada, desligue o motor e ligue denovo, se na partida der sintoma de bateria fraca (motor de partida girando com muita dificuldade) é porque está muito adiantado, gire só um pouquinho (coisa de milimetros) no sentido horário, até a partida ficar leve e facil.
    *OBS: espere esquentar o motor para colocar no ponto.
    MANDRAKE-PX®
    MANDRAKE-PX®
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 86
    Idade : 43
    Localização : BIRIGUI-SP
    Modelo do carro : OPALA DIPLAMATA COUPE ANO 86
    Cilindros : 4CC Á ALCOOL
    Data de inscrição : 10/01/2012

    REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Empty Re: REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO

    Mensagem por MANDRAKE-PX® Qui 31 Jan - 5:25:23

    o andre_sp bom dia amigo, então ontem mexi no opalao, mais ainda nao consegui regular, mais sinto que to perto da vitoria,rsrsr,ahh uma coisa importante que vc disse ai e eu nao fiz, foi tirar a mangueira do avanço, ontem tentei regular com ela conectada, outra coisa,antes de eu querer acertar o ponto do carro e abrir esse topico, o carro tipo ficava falhando, eu acelerava e parecia tipo vazando na tubagem do escapamento ou tipo funcionando 3 pistoes, de imediato pensei que fosse carburador, desmontei inteiro meu solex duplo H34 e limpei, mais tive que fazer uma rosca no eixo da borboleta do primeiro estagio, que vai a porquinha e que segura uma pecinha que empura o bracinho que pressiona o diafragma para injetar o alcool, mesmo apos esse trampo ficou falhando ainda, parecendo funcionar 3 pistoes e só afirmava em alta, lenta nao dava nem com bomba, foi ai que resolvi mecher no ponto do carro, revisei o distribuidor inteiro,verifiquei folga no eixo, embuchamento, o fio da bobina que sai do distribuidor tava rachado a capinha, ai como tenho outro opala atrasado la para tirar peças,troquei a bobina completa, pois o fio da minha estava descascado,troquei a carcaça, pois a minha tava ruim o embuxamento, o buraco ja tava até meio disguei, de dois distribuidores eu fiz um com as melhores peças entre os dois entendeu, lembrando que o opala atrasado que tirei o distribuidor, para fazer de dois 1 bom estava funcionando ok...mais vamos continuar a luta então ok, ai posto o resultado
    MANDRAKE-PX®
    MANDRAKE-PX®
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 86
    Idade : 43
    Localização : BIRIGUI-SP
    Modelo do carro : OPALA DIPLAMATA COUPE ANO 86
    Cilindros : 4CC Á ALCOOL
    Data de inscrição : 10/01/2012

    REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Empty Re: REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO

    Mensagem por MANDRAKE-PX® Sex 1 Fev - 12:26:44

    VAMOS SUPOR QUE EU QUEIRA REGULAR O OPALA NO OUVIDO, PQ NAO POSSUO A PISTOLA DE PONTO, DE 14 A 18 GRAUS,QUE SERIA A REGULAGEM DO OPALA A ALCOOL, JA QUE O MEU É A ALCOOL, PELA REGUA GRADUADA,ALINHANDO COM A MARCA DA POLIA, EU POSSO ALINHAR, VAMOS SUPOR EM 14 GRAUS, PELA REGUA E POLIA? SEM COLOCAR EM PMS"0", E JA DIRETO EM 14 GRAUS, COMO SERIA O PROCEDIMENTO, TERIA QUE ALINHAR O PRIMEIRO PISTAO NO PONTO MAIS ALTO, E NA REGUA E POLIA EM 14 GRAUS?
    jeniferdracena
    jeniferdracena
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 470
    Idade : 40
    Localização : dracena-sp
    Modelo do carro : 1984 comodoro
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 27/11/2012

    REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Empty Re: REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO

    Mensagem por jeniferdracena Dom 14 Abr - 21:41:55

    Aproveitando o tópico aqui, estou com problemas com meu ponto, pois meu motor é álcool 4cc, tive problemas essa semana com a válvula do hidrovacuo e pensei que era carburador ou ponto, depois de mecher muito, descobri que era a válvula, agora ficou o ponto para acertar, e regular o carburador, já vi lugar falando que motor álcool tem que ser adiantado, outros falando que tem que ser atrasado, virou uma salada na minha cabeça, não tenho pistola de ponto, tem que ser no ouvido, mais ta difícil
    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 595
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Empty Re: REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO

    Mensagem por chevy250 Seg 15 Abr - 6:32:44

    jeniferdracena escreveu:Aproveitando o tópico aqui, estou com problemas com meu ponto, pois meu motor é álcool 4cc, tive problemas essa semana com a válvula do hidrovacuo e pensei que era carburador ou ponto, depois de mecher muito, descobri que era a válvula, agora ficou o ponto para acertar, e regular o carburador, já vi lugar falando que motor álcool tem que ser adiantado, outros falando que tem que ser atrasado, virou uma salada na minha cabeça, não tenho pistola de ponto, tem que ser no ouvido, mais ta difícil

    Vamos lá. O ponto de qualquer modelo de motor do Opala à alcool ou à gasolina (e acho que de qualquer carro) é sempre ADIANTADO. Em relação aos motores à alcool, ele só é MAIS adiantado do que os à gasolina. Mas o à gasolina é também adiantado.

    Veja os valores do motor do 1988, como exemplo:

    REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Pontoo10

    O avanço do ponto (adiantamento) é sempre necessário pois a ignição do combustivel (quando "pega" fogo) leva um tempo para ocorrer assim como a expansão dos gases. Se não houver avanço (adiantamento), a faísca seria no PMS o pistão comecaria a descer e só depois viria a explosao completa com a expansao dos gases. Mas ai voce já perde eficiencia pois o pistao ja comecou a descer.
    Quando o ponto é adiantado, ele ocorre ANTES do PMS. Logo apos o PMS (milimetricamente apos) a expansao dos gases já começa e fica exatamente sincronizada com a descida do pistão.
    É essa a razao da necessidade de AVANÇO do ponto em qualquer motor.

    Veja esse video que mostra um motor a combustao em camara lenta com um cabeçote transparente. Dá para ver claramente porque precisa adiantar.

    https://www.youtube.com/watch?v=jdW1t8r8qYc
    jeniferdracena
    jeniferdracena
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 470
    Idade : 40
    Localização : dracena-sp
    Modelo do carro : 1984 comodoro
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 27/11/2012

    REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Empty Re: REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO

    Mensagem por jeniferdracena Seg 15 Abr - 8:27:38

    Obrigado parceiro,boa explicação, bem detalhada, vou hj mecher nesse ponto e ver se acerto, pois estava confuso já. Vlw
    jeniferdracena
    jeniferdracena
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 470
    Idade : 40
    Localização : dracena-sp
    Modelo do carro : 1984 comodoro
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 27/11/2012

    REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Empty Re: REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO

    Mensagem por jeniferdracena Seg 15 Abr - 9:43:05

    Não tá dando muito certo, fui mecher agora, e oq acontece é o seguinte, não consigo conciliar regulagem ponto com o carburador, pois se coloco em um determinado ponto onde o motor consiga tirar, sem sinônimo de bateria fraca, ele fica acelerado, que baixo o regulador (borboleta) ele não cai a rotação, ai quando vou para o misturador de ar ele baixa fácil, se vou voltando ele sobe logo a rotação, ta difícil colocar os dois em sintonia
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Empty Re: REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO

    Mensagem por adpachec Seg 15 Abr - 9:57:51

    Não existe esta coisa de ponto adiantado ou atrasado.

    A não ser que você queira "mexer" no motor.

    Em todo o motor existem referências para colocar cada parte "no ponto".

    O ponto no distribuidor se refere ao momento de disparo da faísca.

    Adiantar demais pode fazer a faísca sair muito cedo e o motor "bater pino", super aquecer, ou pior, contra golpe (girar ao contrário) e quebrar a biela.

    Ponto atrasado a faísca ocorre com o pistão descendo perdendo parte da força compressão e a explosão do cilindro é mais fraca.

    Em um turbo ou motor taxado pode se atrasar um pouco o ponto.
    Em um carro normal pode se adiantar um pouco o ponto.


    AGORA, O QUE VOCÊ FEZ AÍ?

    Se retirou TODO O MOTOR DO PONTO tem que começar do zero.

    Se foi somente o distribuidor, após aquecer o motor, e sem a mangueira do vácuo do avanço ligada, gire lentamente o distribuidor na mão.

    Sentido anti horário adianta o ponto e horário atrasa.

    Faça com o motor ligado.

    Quando o motor atingir um "ritimo" uniforme trave o distribuidor, ligue o avanço, desligue o motor e tente dar partida.

    Se a partida ficou pesada ATRASE UM POUCO O PONTO, se ficou boa VÁ TESTAR NA RUA, principalmente em uma subida, se bater pino atrase um pouco, se não, pode tentar adiantar mais um pouco.

    SE DEPOIS DE O MOTOR ESFRIAR E A PARTIDA FICOU PESADA ATRASE UM POUCO O PONTO.

    Neste acerto pode ser com motor desligado.

    O avanço a vácuo tem a função de adiantar o ponto em rotações mais elevadas, depois dela entra o avanço centrífugo (pesos com molas dentro do distribuidor).

    Quando começa a aceleração o vácuo que aciona o avanço a vácuo começa a diminuir, por isto o avanço centrífugo.

    Este avanço do ponto é necessário com o aumento da rotação do motor, a faísca tem que sair alguns milésimos de segundo mais cedo para compensar a maior velocidade de rotação dos cilindros.

    Se adiantar demais o ponto, quando entrar o avanço a vácuo com o carro tracionado (andando) pode bater pino.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Empty Re: REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO

    Mensagem por adpachec Seg 15 Abr - 10:02:50

    jeniferdracena escreveu:Não tá dando muito certo, fui mecher agora, e oq acontece é o seguinte, não consigo conciliar regulagem ponto com o carburador, pois se coloco em um determinado ponto onde o motor consiga tirar, sem sinônimo de bateria fraca, ele fica acelerado, que baixo o regulador (borboleta) ele não cai a rotação, ai quando vou para o misturador de ar ele baixa fácil, se vou voltando ele sobe logo a rotação, ta difícil colocar os dois em sintonia


    Adiante o ponto.

    Ficou acelerado, feche as borboletas e mistura da lenta (parafuso de marcha lenta).

    Não reduziu a rotação, atrase o ponto, se ficou "xoxo" acerte o carburador.

    Se acertar o carburador funcionou mas não 100% volte ao distribuidor.

    Se é o H-34 solex observe a borboleta do segundo estágio também.

    Combustível pingando dentro do carburador...

    E assim vai....
    jeniferdracena
    jeniferdracena
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 470
    Idade : 40
    Localização : dracena-sp
    Modelo do carro : 1984 comodoro
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 27/11/2012

    REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Empty Re: REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO

    Mensagem por jeniferdracena Seg 15 Abr - 14:07:15

    Obrigado adpachec pela ajuda,fiz da seguinte forma,cheguei o distribuidor em uma posição onde o motor começa pesar,daí voltei um pouco para aliviar a partida,tirei a mangueira de vácuo e fui atrasando pois ficou numa rotação alta,quando caiu um pouco a rotação,fixei o distribuidor,coloquei a mangueira novamente e tentei um acerto no carburador,ficou até mais estável,o motor fica bem paradinho,somente percebo que as vezes dá uma tosse,mais mantém,sai com ele,andou bem,desliguei ele num posto de gasolina daqui depois dei partida,ele pegou e em seguida afogou, tipo acabou combustível,dei outra partida,e ele pegou pisei fundo e ele manteve.agora vou ver o comportamento dele por esses dias.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Empty Re: REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO

    Mensagem por adpachec Seg 15 Abr - 15:37:41

    jeniferdracena escreveu:Obrigado adpachec pela ajuda,fiz da seguinte forma,cheguei o distribuidor em uma posição onde o motor começa pesar,daí voltei um pouco para aliviar a partida,tirei a mangueira de vácuo e fui atrasando pois ficou numa rotação alta,quando caiu um pouco a rotação,fixei o distribuidor,coloquei a mangueira novamente e tentei um acerto no carburador,ficou até mais estável,o motor fica bem paradinho,somente percebo que as vezes dá uma tosse,mais mantém,sai com ele,andou bem,desliguei ele num posto de gasolina daqui depois dei partida,ele pegou e em seguida afogou, tipo acabou combustível,dei outra partida,e ele pegou pisei fundo e ele manteve.agora vou ver o comportamento dele por esses dias.

    Se está afogando pode ser excesso de combustível ou carburador vazando.
    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 595
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Empty Re: REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO

    Mensagem por chevy250 Seg 15 Abr - 18:40:31

    adpachec escreveu:Não existe esta coisa de ponto adiantado ou atrasado.

    A não ser que você queira "mexer" no motor.

    Em todo o motor existem referências para colocar cada parte "no ponto".

    O ponto no distribuidor se refere ao momento de disparo da faísca.

    Adiantar demais pode fazer a faísca sair muito cedo e o motor "bater pino", super aquecer, ou pior, contra golpe (girar ao contrário) e quebrar a biela.

    Ponto atrasado a faísca ocorre com o pistão descendo perdendo parte da força compressão e a explosão do cilindro é mais fraca.

    Em um turbo ou motor taxado pode se atrasar um pouco o ponto.
    Em um carro normal pode se adiantar um pouco o ponto.


    AGORA, O QUE VOCÊ FEZ AÍ?

    Se retirou TODO O MOTOR DO PONTO tem que começar do zero.

    Se foi somente o distribuidor, após aquecer o motor, e sem a mangueira do vácuo do avanço ligada, gire lentamente o distribuidor na mão.

    Sentido anti horário adianta o ponto e horário atrasa.

    Faça com o motor ligado.

    Quando o motor atingir um "ritimo" uniforme trave o distribuidor, ligue o avanço, desligue o motor e tente dar partida.

    Se a partida ficou pesada ATRASE UM POUCO O PONTO, se ficou boa VÁ TESTAR NA RUA, principalmente em uma subida, se bater pino atrase um pouco, se não, pode tentar adiantar mais um pouco.

    SE DEPOIS DE O MOTOR ESFRIAR E A PARTIDA FICOU PESADA ATRASE UM POUCO O PONTO.

    Neste acerto pode ser com motor desligado.

    O avanço a vácuo tem a função de adiantar o ponto em rotações mais elevadas, depois dela entra o avanço centrífugo (pesos com molas dentro do distribuidor).

    Quando começa a aceleração o vácuo que aciona o avanço a vácuo começa a diminuir, por isto o avanço centrífugo.

    Este avanço do ponto é necessário com o aumento da rotação do motor, a faísca tem que sair alguns milésimos de segundo mais cedo para compensar a maior velocidade de rotação dos cilindros.

    Se adiantar demais o ponto, quando entrar o avanço a vácuo com o carro tracionado (andando) pode bater pino.

    Só para esclarecer a termiologia que usei na explicaçào que dei para que quem originou o post compreenda e entenda o que ouviu por ai (não necessariamente foi bobagem - tem que entender o contexto)

    Sei que voce @Adpachec gosta dos detalhes também.

    Quando o motor está popularmente dito como "no ponto" significa que a centelha está disparando no momento certo e nas condições indicadas pelo fabricante.
    Porém, em geral, esse momento do disparo da centelha é avançado (adiantado) em relação ao PMS.
    Tanto é que no próprio manual do Opala está escrito APMS - Antes do PMS.
    Assim, o ponto de disparo da centelha correto normalmente é um ponto "avançado" ou "adiantado" - sempre em relação ao PMS.

    Agora se alguem disse que atrasou o "ponto" do motor, apenas significa que ele atrasou em relaçào ao APMS recomendado pelo fabricante.
    Exemplo: fabricante indica 14 graus APMS. O ponto tem que estar adiantado em relação ao PMS em 14 graus.
    Se eu atraso um pouco esse ponto para 9 graus APMS eu vou dizer que o ponto está "atrasado", mas isso em relação ao ponto ideal do fabricante.
    Esse ajuste de 9 graus APMS ainda é um ponto adiantado em relação ao PMS, pois a centelha ocorre 9 graus ANTES do PMS.

    Atrasar e adiantar sempre precisa ter referencia em alguma coisa.
    A confusão gerada sobre o assunto inicial do post é devida a popularmente muita coisa fica subentendida e, dai, derivam-se simplificações do tipo "to usando ponto atrasado".
    Tipicamente, está usando "atrasado" em relacao ao "adiantamento" recomendado pelo fabricante.

    @Adpachec: você conhece algum motor ou preparacao que use ponto realmente atrasado em relação ao PMS? Acho que não tem, né?

    Espero que esse exercicio de palavras esclareça quem originou o post.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Empty Re: REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO

    Mensagem por adpachec Seg 15 Abr - 19:44:18

    chevy250 escreveu:
    adpachec escreveu:Não existe esta coisa de ponto adiantado ou atrasado.

    A não ser que você queira "mexer" no motor.

    Em todo o motor existem referências para colocar cada parte "no ponto".

    O ponto no distribuidor se refere ao momento de disparo da faísca.

    Adiantar demais pode fazer a faísca sair muito cedo e o motor "bater pino", super aquecer, ou pior, contra golpe (girar ao contrário) e quebrar a biela.

    Ponto atrasado a faísca ocorre com o pistão descendo perdendo parte da força compressão e a explosão do cilindro é mais fraca.

    Em um turbo ou motor taxado pode se atrasar um pouco o ponto.
    Em um carro normal pode se adiantar um pouco o ponto.


    AGORA, O QUE VOCÊ FEZ AÍ?

    Se retirou TODO O MOTOR DO PONTO tem que começar do zero.

    Se foi somente o distribuidor, após aquecer o motor, e sem a mangueira do vácuo do avanço ligada, gire lentamente o distribuidor na mão.

    Sentido anti horário adianta o ponto e horário atrasa.

    Faça com o motor ligado.

    Quando o motor atingir um "ritimo" uniforme trave o distribuidor, ligue o avanço, desligue o motor e tente dar partida.

    Se a partida ficou pesada ATRASE UM POUCO O PONTO, se ficou boa VÁ TESTAR NA RUA, principalmente em uma subida, se bater pino atrase um pouco, se não, pode tentar adiantar mais um pouco.

    SE DEPOIS DE O MOTOR ESFRIAR E A PARTIDA FICOU PESADA ATRASE UM POUCO O PONTO.

    Neste acerto pode ser com motor desligado.

    O avanço a vácuo tem a função de adiantar o ponto em rotações mais elevadas, depois dela entra o avanço centrífugo (pesos com molas dentro do distribuidor).

    Quando começa a aceleração o vácuo que aciona o avanço a vácuo começa a diminuir, por isto o avanço centrífugo.

    Este avanço do ponto é necessário com o aumento da rotação do motor, a faísca tem que sair alguns milésimos de segundo mais cedo para compensar a maior velocidade de rotação dos cilindros.

    Se adiantar demais o ponto, quando entrar o avanço a vácuo com o carro tracionado (andando) pode bater pino.

    Só para esclarecer a termiologia que usei na explicaçào que dei para que quem originou o post compreenda e entenda o que ouviu por ai (não necessariamente foi bobagem - tem que entender o contexto)

    Sei que voce @Adpachec gosta dos detalhes também.

    Quando o motor está popularmente dito como "no ponto" significa que a centelha está disparando no momento certo e nas condições indicadas pelo fabricante.
    Porém, em geral, esse momento do disparo da centelha é avançado (adiantado) em relação ao PMS.
    Tanto é que no próprio manual do Opala está escrito APMS - Antes do PMS.
    Assim, o ponto de disparo da centelha correto normalmente é um ponto "avançado" ou "adiantado" - sempre em relação ao PMS.

    Agora se alguem disse que atrasou o "ponto" do motor, apenas significa que ele atrasou em relaçào ao APMS recomendado pelo fabricante.
    Exemplo: fabricante indica 14 graus APMS. O ponto tem que estar adiantado em relação ao PMS em 14 graus.
    Se eu atraso um pouco esse ponto para 9 graus APMS eu vou dizer que o ponto está "atrasado", mas isso em relação ao ponto ideal do fabricante.
    Esse ajuste de 9 graus APMS ainda é um ponto adiantado em relação ao PMS, pois a centelha ocorre 9 graus ANTES do PMS.

    Atrasar e adiantar sempre precisa ter referencia em alguma coisa.
    A confusão gerada sobre o assunto inicial do post é devida a popularmente muita coisa fica subentendida e, dai, derivam-se simplificações do tipo "to usando ponto atrasado".
    Tipicamente, está usando "atrasado" em relacao ao "adiantamento" recomendado pelo fabricante.

    @Adpachec: você conhece algum motor ou preparacao que use ponto realmente atrasado em relação ao PMS? Acho que não tem, né?

    Espero que esse exercicio de palavras esclareça quem originou o post.

    Conheço sim.

    Motores super taxados ou turbinados.

    Gol quadrado 1.6 turbo (2010/2011).
    Um opala com pistão passando do bloco e 15:1 de taxa (2013/2014).
    E recentemente um opala que conversei com o dono por WhatsApp.
    chevy250
    chevy250
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 595
    Localização : SP
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1990 4.1/S
    Cilindros : 6 cil
    Data de inscrição : 29/06/2014

    REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Empty Re: REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO

    Mensagem por chevy250 Seg 15 Abr - 21:01:06

    Uhm...interessante! São casos de preparacao bem especifica, então.

    Obrigado!
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Empty Re: REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO

    Mensagem por adpachec Seg 15 Abr - 22:46:30

    chevy250 escreveu:Uhm...interessante! São casos de preparacao bem especifica, então.

    Obrigado!

    O texto é longo e não o li por inteiro.

    O ponto de ignição – Com relação à necessidade do atraso do ponto de ignição num motor turbo, lembre-se que ao turbinar um motor injetamos muito mais ar na câmara de combustão. Essa maior quantidade de ar faz a taxa de compressão aumentar muito. E como qualquer aumento de taxa de compressão faz a velocidade de queima da mistura também aumentar muito, temos que atrasar o ponto de ignição para evitar a destruidora batida de pino. E porque ela é destruidora? Porque aumenta a pressão de expansão contínua e “controlada” na câmara de combustão de umas 1300 Libras por polegada quadrada (90 quilos por centímetro quadrado) para mais de 3.000 libras por polegada quadrada (208 quilos por centímetro quadrado) de pressão “descontrolada e instantânea”, e ai tome canaleta de pistão quebrada ou pistão furado! Entenderam porque é necessário usar o MEG para atrasar o ponto de ignição e injetar mais combustível?


    http://www.cmracing.com.br/turbocomp2.htm

    Conteúdo patrocinado


    REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO Empty Re: REGULAR PONTO OPALA 4CC A ALCOOL, IGNIÇÃO

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 14:03:28