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Duvidas com o motor da Ranger STX 97 4.0 V6

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Jean Michel Colet
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Duvidas com o motor da Ranger STX 97 4.0 V6

Mensagem por Jean Michel Colet em Qui 7 Fev - 18:58:49

Amigos queria saber de vcs se posso passar a alcool esse trem...
Sabendo que a taxa de compreencao e de 9,7:1 ...e nao vou alterar isso, e ela eh injetada...
Qual os procedimentos ?

rafa_pr
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Re: Duvidas com o motor da Ranger STX 97 4.0 V6

Mensagem por rafa_pr em Qui 7 Fev - 19:48:55

chipar...

vai andar meia roda, mas melhora um pouco no chip pq vc consegue acertar o ponto dela e deixar melhor pro álcool!

Isso considerando que a ignição dela já é controlada pela injeção, se não for, daí não resolve muito tbm...

Jean Michel Colet
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Re: Duvidas com o motor da Ranger STX 97 4.0 V6

Mensagem por Jean Michel Colet em Qui 7 Fev - 21:20:40

Mais esse chipar que vc fala e uma peca ou simplesmente passa no raster ?
Ja ouvi falar em chipar mais nao sei o procedimento!

rafa_pr
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Re: Duvidas com o motor da Ranger STX 97 4.0 V6

Mensagem por rafa_pr em Sex 8 Fev - 9:56:19

Cara, depende do carro. Eu tive um Omega CD 4.1 que eu chipei pra rodar no álcool. Ficou ótimo, mas cada carro é um carro. Esse chip que eu usei era pronto, um cara de SP fazia. Os Omegas que usavam ele ainda ganhavam alguns cv's, mediram coisa de ~180cv no dinamômetro (contra os 168cv originais).

A questão é que no caso do Omega, ele possui muita folga de trabalho nos bicos originais. Quero dizer, no acerto original pra gasolina, os bicos trabalham com duty cicle bem baixo. Por isso vc consegue ainda corrigir o acerto pro álcool mantendo os bicos originais, pois vamos dizer que, a grosso modo, eles tem vazão de "sobra" pro motor original. Mas ainda assim o "chipador" deixou claro que pra rodar no álcool os bicos chegariam a 100% de duty cicle, ou seja, a vida útil é bastante reduzida (é por isso que a fábrica usa com tanta folga).

Fora isso, o chip mudava bastante a curva do avanço de ignição, pra compensar a falta de taxa de compressão pra queimar o álcool (só 8,5:1 a taxa original do Omega).

No meu caso ele mandou o chip pronto pelos correios e eu mesmo retirei o meu antigo da injeção e soldei o novo. Não é trivial de fazer para quem não manja um mínimo de eletrônica.

Isso no caso do Omega, mas existem sim carros onde vc pode mexer em todos parâmetros da injeção pela porta de diagnóstico, mas daí eu já não sei dizer se é o caso da Ranger. Creio que não, por causa do ano dela, deve ser um sistema de injeção mais rudimentar como o do Omega. Teria que pesquisar pra ter certeza...

E tbm teria que pesquisar se vc tem folga no bicos originais pra trabalhar com álcool, senão tem que estudar a troca dos bicos por outros maiores também!

Jean Michel Colet
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Re: Duvidas com o motor da Ranger STX 97 4.0 V6

Mensagem por Jean Michel Colet em Sex 8 Fev - 11:42:43

Entendi sim , mais eu sei que ela influencia muito pelo raster cara... Quando começei a usar ela direto, ela engasgava em baixa, tive que passar alisou denovo....
To pensando em colocar um pouco de alcool por vez e ir corrigindo para ver como fica...

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Re: Duvidas com o motor da Ranger STX 97 4.0 V6

Mensagem por BANDIT em Sex 8 Fev - 12:15:07

A maioria dos chips.........só engana a central........sempre dizendo que o motor está "gelado" dai que vem o combustivél a +....extra .......
E tem como fazer um chipe.........reprogramando tudo mesmo.........eu sei que o Ômega aceita.........os Celtas já não........a Ranger já não sei !
Agora veja bem a Ranger já faz 4.0km/L...............e vc. vai passar ela pro álcool sem taxa .........ela vai te fazer 2.5km/l a 3.0km/L na cidade!!!!
O motor dela é pra torque é pra força ........não rende muito bem ...........pra preparar não vale muito apenas

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Re: Duvidas com o motor da Ranger STX 97 4.0 V6

Mensagem por Jean Michel Colet em Sex 8 Fev - 12:39:23

BANDIT escreveu:A maioria dos chips.........só engana a central........sempre dizendo que o motor está "gelado" dai que vem o combustivél a +....extra .......
E tem como fazer um chipe.........reprogramando tudo mesmo.........eu sei que o Ômega aceita.........os Celtas já não........a Ranger já não sei !
Agora veja bem a Ranger já faz 4.0km/L...............e vc. vai passar ela pro álcool sem taxa .........ela vai te fazer 2.5km/l a 3.0km/L na cidade!!!!
O motor dela é pra torque é pra força ........não rende muito bem ...........pra preparar não vale muito apenas

A minha faz 5,5 km/L ... cidade e 8,0 km/L BR

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Re: Duvidas com o motor da Ranger STX 97 4.0 V6

Mensagem por Jean Michel Colet em Sex 8 Fev - 12:43:54

Quero saber onde desliga o limitador de giro dela ...Ela corta a 165km/h a menos de 3000 rpm ...
Sendo que nas outras marchas cansei de colocar 6500 rpm ..

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Re: Duvidas com o motor da Ranger STX 97 4.0 V6

Mensagem por BANDIT em Sex 8 Fev - 12:45:24

5.5km/l pra uma Ranger....já é um ótimo consumo.........nunca fiz + de 4.0km/l..........isso quando eram novas.........ou semi-novos ....
mas de qualquer forma se vc. meter álcool ai sem taxa..........vai cair muito o consumo !

Jean Michel Colet
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Re: Duvidas com o motor da Ranger STX 97 4.0 V6

Mensagem por Jean Michel Colet em Sex 8 Fev - 20:20:23

BANDIT escreveu:5.5km/l pra uma Ranger....já é um ótimo consumo.........nunca fiz + de 4.0km/l..........isso quando eram novas.........ou semi-novos ....
mas de qualquer forma se vc. meter álcool ai sem taxa..........vai cair muito o consumo !

A duvida eh como faço para funcionar ... e nao se vai fazer 2km/L ...se ligasse pra media não tinha essa ranger e nem um opala.. kkk

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Re: Duvidas com o motor da Ranger STX 97 4.0 V6

Mensagem por BANDIT em Sab 9 Fev - 11:35:06

Jean Michel Colet escreveu:
BANDIT escreveu:5.5km/l pra uma Ranger....já é um ótimo consumo.........nunca fiz + de 4.0km/l..........isso quando eram novas.........ou semi-novos ....
mas de qualquer forma se vc. meter álcool ai sem taxa..........vai cair muito o consumo !

A duvida eh como faço para funcionar ... e nao se vai fazer 2km/L ...se ligasse pra media não tinha essa ranger e nem um opala.. kkk

???????????/
Não vai adiantar nada ......Não tem taxa pra queimar o álcool.....
não vai andar + ...só vai gastar um monte.....
Isso de dizer que nãos e importa é da boca pra fora.....

Jean Michel Colet
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Re: Duvidas com o motor da Ranger STX 97 4.0 V6

Mensagem por Jean Michel Colet em Sab 9 Fev - 13:03:54

Encontrei isso...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/3086-adaptacao-ranger-alcool.html

Pedrão B.
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Re: Duvidas com o motor da Ranger STX 97 4.0 V6

Mensagem por Pedrão B. em Sab 9 Fev - 13:20:14

Por que quer passar ela à Álcool?
[]'s


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Re: Duvidas com o motor da Ranger STX 97 4.0 V6

Mensagem por Jean Michel Colet em Sab 9 Fev - 13:26:24

Pedrão B. escreveu:Por que quer passar ela à Álcool?
[]'s

Só pra testar .. Gosto de testes..Nao gosto de deixar parado funcionando belezinha, gosto de sempre estar mexendo..Pra ver o que dá ...rs

Pedrão B.
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Re: Duvidas com o motor da Ranger STX 97 4.0 V6

Mensagem por Pedrão B. em Sab 9 Fev - 13:38:07

Tem um velho mecânico amigo meu que sempre me fala:
"Quem num tem pobrema, qué arrumá!"
[]'s


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Re: Duvidas com o motor da Ranger STX 97 4.0 V6

Mensagem por BANDIT em Sab 9 Fev - 13:44:58

Jean Michel Colet escreveu:
Pedrão B. escreveu:Por que quer passar ela à Álcool?
[]'s

Só pra testar .. Gosto de testes..Nao gosto de deixar parado funcionando belezinha, gosto de sempre estar mexendo..Pra ver o que dá ...rs

Cuidado com os testes............
isso já é um motor veio......a nossa gasolina tá cheia de lixo...solvente...aditivos..álcool........sei lá + oque ....a porcariada fica toda armazenada no bloco...cabeçote.......são as crostas de "sujeira" carvão.como chamem.....devido também aos sitema de respiros do motor.........que vão todo la pra dentro novamente ........
então motor injetado é + sujo que motor carburado.........issos e agrava pelo combustivel:
ruim .....péssimo........brasileiro......deploravél.......lixo .....se vc. abastecia com algo abaixo do ruim .....+ borra tem teu motor
Vc convertendo pra álcool.........o novo combustivél.......vai fazer o papel de derreter essa borra.........ai pode fuder de verdade
(pode ser que teu motor não esteja sujo por dentro....) mas pode ser que esteja péssimo.........depende dos cuidados............troca de óleo ...filtros .........e o combustivél !
Então uma brincaderirinha dessas pode sair caro !!!!!

BANDIT
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Re: Duvidas com o motor da Ranger STX 97 4.0 V6

Mensagem por BANDIT em Sab 9 Fev - 13:48:10

O meu Ford 3.0 (motor de Ranger Splash) Diz no odômetro tinha 93mil km.............NÃO tinha sujeira interna...........abrindo a tampa de valvulas.....intrenamente já é um indicio..........se tivre limpinho............pouco provavél estar sujo internamente !!!! Assim mesmo fiz um fuxem............e acabei com os retentores de valvula !!!! Um cuidado excessivo que não precisava...........e saiu caro!!!!

Jean Michel Colet
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Re: Duvidas com o motor da Ranger STX 97 4.0 V6

Mensagem por Jean Michel Colet em Sab 9 Fev - 14:42:28

Vou colocar um pouquinho de alcool uns 5L para 15 de gasolina só para ver o comportamento...se começar a falhar ai vou deixar quieto..
Eu quando usava gasolina Paraguaia nela, ela demorava uns 30 km para acostumar e a central remapear tudo denovo , acredito que a octanagem era diferente ela ia acertando ar e o escambal a 4 ...
Ai quando ela tava quase boa... tu desligava ela....
espera uns 2 minutos e ligava, funcionava serena e estável ....

Vou fazer isso com o alcool para ver se ela faz a mesma coisa ou se fica um nojo..

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Re: Duvidas com o motor da Ranger STX 97 4.0 V6

Mensagem por BANDIT em Sab 9 Fev - 17:56:39

A gasolina Paraguai tem chumbo.......ela é diferente da nossa
Essse 25% que vc. quer colocar...........o carro vai andar de boa ..........até 50% vai de boa .......
mas para andar de boa ...........não socar o pé andar de boa ......
se vc. socar o pé com essa mistura de 50%.......vc. vai escutar de dentro do carro ....o distribuidor...atrazando.e adiantando bem rápido...e constantemente .............por isso que eu digo......o carro anda..........mas pra passeio !

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Re: Duvidas com o motor da Ranger STX 97 4.0 V6

Mensagem por Jean Michel Colet em Sab 9 Fev - 22:26:43

BANDIT escreveu:A gasolina Paraguai tem chumbo.......ela é diferente da nossa
Essse 25% que vc. quer colocar...........o carro vai andar de boa ..........até 50% vai de boa .......
mas para andar de boa ...........não socar o pé andar de boa ......
se vc. socar o pé com essa mistura de 50%.......vc. vai escutar de dentro do carro ....o distribuidor...atrazando.e adiantando bem rápido...e constantemente .............por isso que eu digo......o carro anda..........mas pra passeio !

Bom, vou fazer um teste...para ver ...Mais, vou para casa na terça denovo!

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Re: Duvidas com o motor da Ranger STX 97 4.0 V6

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