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16 participantes
Ventoinha Elétrica - dois estágios?????
Paulo Corso- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3566
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- Mensagem nº1
Ventoinha Elétrica - dois estágios?????
Fui no auto elétrico esses dias para regular o faixo do farol e estavamos falando do ar condicionado, o cara me falou que a vontoinha do opala tem dois estágios de velocidade devido ao ar e que a minha não tava acionando, isto é, quando ligava o ar ela não girava mais forte. Nunca vi isso, achei estranho, o que vcs sabem disso???
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Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!
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Donida6cc- Opaleiro
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Fusca 72 (era do vô)
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- Mensagem nº2
Re: Ventoinha Elétrica - dois estágios?????
Dois estagios não, mas duas ventoinhas sim
Paulo Corso- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3566
Idade : 45
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008
- Mensagem nº3
Re: Ventoinha Elétrica - dois estágios?????
Duas ventoinhas somente nos 92 uma na frente dos radiadores e outra no cofre do motor. Mas o que ocara quiz dizer é o seguinte: vc liga o carro e sair andando com o ar ligado, a ventoinha funcioanndo girando mais devagar quando chega na temperatura que arma o cebolão ela gira mais rapido ainda, nunca vi isso no opala!
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Donida6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 950
Idade : 39
Localização : Passo Fundo RS
Modelo do carro : Opala Diplomata 1992
Fusca 72 (era do vô)
Cilindros : 6 bocas
1300
Data de inscrição : 09/09/2012
- Mensagem nº4
Re: Ventoinha Elétrica - dois estágios?????
tu tem que fazer o esquema eletrico com um cebolão de 3 terminais, um acionado pelo compressor do ar con. que aciona a primeira velocidade, e outro pela temperatura do motor, que aciona a mais rapida, Mas não sei se isso é original.
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4054
Idade : 40
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
Cilindros : 20 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008
- Mensagem nº5
Re: Ventoinha Elétrica - dois estágios?????
Desconheço.
Minha Caravan 91, cãmbio manual, tem A/C e a ventoinha atrás do radiador (não tem na frente). A ventoinha aciona qdo chega na temperatura ou qdo liga o A/C, mesmo antes de atingir a temperatura. Sempre à mesma velocidade. Não tem essa de 2 velocidades.
Minha Caravan 91, cãmbio manual, tem A/C e a ventoinha atrás do radiador (não tem na frente). A ventoinha aciona qdo chega na temperatura ou qdo liga o A/C, mesmo antes de atingir a temperatura. Sempre à mesma velocidade. Não tem essa de 2 velocidades.
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Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
Omega CD 4.1 95/96
Brunugomes- Opaleiro
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Localização : Natal/RN
Modelo do carro : Opala 73 cupê
Cilindros : 6cil 4.4
Data de inscrição : 22/11/2012
- Mensagem nº6
Re: Ventoinha Elétrica - dois estágios?????
Aproveitando o papo, alguem já colocou duas dessas no opalão? Pretendo colocar ar e como está na hora da adaptação do radiador já quero colocar as ventoinhas eletricas.. Obrigado: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-463586112-ventoinha-eletrica-14-120w-cromada-radiador-v8-_JM
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº7
Re: Ventoinha Elétrica - dois estágios?????
SIM!!!!!Paulo Corso escreveu:Fui no auto elétrico esses dias para regular o faixo do farol e estavamos falando do ar condicionado, o cara me falou que a vontoinha do opala tem dois estágios de velocidade devido ao ar e que a minha não tava acionando, isto é, quando ligava o ar ela não girava mais forte. Nunca vi isso, achei estranho, o que vcs sabem disso???
Está certo......o carro esquenta........aciona o 1° estágio.......não abiaxou a temperatura aciona o 2° estágaio
isso é comandado por relê !
Não tem nada haver com ar-condicionado...........é só temperatura !
próxima .
eduardobezera- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1369
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- Mensagem nº8
Re: Ventoinha Elétrica - dois estágios?????
exatamente o que o badit falou, acianada por relé.
no meu opala a ventoinha aciona quando eu ligo o ar.
no meu opala a ventoinha aciona quando eu ligo o ar.
Paulo Corso- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3566
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Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
Cilindros : 6 cil - 250S
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- Mensagem nº9
Re: Ventoinha Elétrica - dois estágios?????
O meu ligou o ar liga a vontoinha, mesmo se soltar os fios do cebolão, mas gira na mesma velocidade sempre, ar ligado ou desligado, foi o que falei pro cara.
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Henrique cardoso- Opaleiro
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gol g5 1.0 2012 (RED)(vendido)
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chevette 1.6/s 1989 (CHEVETÃO) (atual carro)
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- Mensagem nº10
Re: Ventoinha Elétrica - dois estágios?????
eu to tendo um probleminha diferente mais vo aproveita o topico ai Paulo Corso
a ventoinha do meu tah ligando quando a temperatura chega em 1/4 (não é normal neh? teria que ligar na metade?)
ele tem ar mais tah desligado (sem a correia dentada)
o cebolão é de 2 polos e a valvula termostatica tava imunda, a agua em si do radiador tava parecendo nescau de tão suja de terra quando eu comprei o carro, agora tah melhor a coloração da agua mais ainda não perfeito.
iai galera oq teria q troca? cebolão ow termostatica?
ow dah uma verificada na eletrica da temperatura?
a ventoinha do meu tah ligando quando a temperatura chega em 1/4 (não é normal neh? teria que ligar na metade?)
ele tem ar mais tah desligado (sem a correia dentada)
o cebolão é de 2 polos e a valvula termostatica tava imunda, a agua em si do radiador tava parecendo nescau de tão suja de terra quando eu comprei o carro, agora tah melhor a coloração da agua mais ainda não perfeito.
iai galera oq teria q troca? cebolão ow termostatica?
ow dah uma verificada na eletrica da temperatura?
eduardobezera- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1369
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- Mensagem nº11
Re: Ventoinha Elétrica - dois estágios?????
cara se eu fosse voce trocaria a termostatica e daria uma limpeza no sistema. pode ser que seu problema seja somente isso.
Dijm- Opaleiro
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- Mensagem nº12
Re: Ventoinha Elétrica - dois estágios?????
E ae galera,
Retomando um pouco ae, quando eu ligo o AR condicionado e a ventoinha já esta ligada, ela realmente aciona um segunda velocidade muito rapida, e isso só aconteceu depois que botei o ar a funcionar novamente.
Abraços
Retomando um pouco ae, quando eu ligo o AR condicionado e a ventoinha já esta ligada, ela realmente aciona um segunda velocidade muito rapida, e isso só aconteceu depois que botei o ar a funcionar novamente.
Abraços
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº13
Re: Ventoinha Elétrica - dois estágios?????
Pra mim era uma velocidade só...até que provem o contrário..
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Paulo Corso- Opaleiro
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- Mensagem nº14
Re: Ventoinha Elétrica - dois estágios?????
Então Rubão, também sei que é uma velocidade só no opala, só criei o tópico e faz tempo justamente pra matar a duvida de uma vez. No Opala é só uma velocidade na ventoinha. A minha quando perguntei isso não tava legal, tava girando meia boca, no fim acabei trocando por uma nova.
Última edição por Paulo Corso em Sex 21 Nov - 13:30:07, editado 1 vez(es)
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- Mensagem nº15
Re: Ventoinha Elétrica - dois estágios?????
Mas o mistério continua.... o amigo Dijm afirma que a dele aciona dois estágios, com o ar ligado, e o carro quente...
Outros dizem o contrário...
E a minha aciona quando ligo o carro... pois é 77
Outros dizem o contrário...
E a minha aciona quando ligo o carro... pois é 77
Paulo Corso- Opaleiro
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- Mensagem nº16
Re: Ventoinha Elétrica - dois estágios?????
Só se ele usa outro tipo de ventoinha que não a original. No corsa da patroa é assim dois estágios.
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Tonho_RS- Opaleiro
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- Mensagem nº17
Re: Ventoinha Elétrica - dois estágios?????
Paulo Corso escreveu:Só se ele usa outro tipo de ventoinha que não a original. No corsa da patroa é assim dois estágios.
Paulo Corso, não precisa ter uma ventoinha diferente para ter dois estágios, a ventoinha original do opala pode ser adaptada para funcionar assim.
A maioria das ventoinha tem 2 polos (positivo e negativo), o negativo é ligado diretamente a bateria ou chassis, já o positivo vem de 2 relés, um relé envia a corrente vindo direto da bateria e o outro relé manda uma corrente que passa por um resistor cerâmico que diminui a voltagem, fazendo com que ela gire menos.
Essa imagem pode ajudar no entendimento:
Agora como esse sistema será aplicado, isso depende de cada carro, geralmente ventoinha de 2 estágios só é instalada em carros com ar condicionado. Há várias formas de usar esse sistema, por exemplo:
- O primeiro estágio (baixa velocidade) é acionado por um cebolão de 2 pinos e o segundo estágio (alta velocidade) é acionado apenas quando se liga o ar condicionado;
- O primeiro estágio (baixa velocidade) é acionado pelo primeiro pino de um cebolão de 3 pinos e o segundo estágio (alta velocidade) é acionado pelo segundo pino do cebolão ou quando se liga o ar condicionado;
- Os dois estágios são acionados pela injeção eletrônica.
Na minha opinião, o opala usa o sistema do primeiro exemplo que eu citei, mas somente nos opalas com ar condicionado, entretanto eu nunca vi um assim, pode ter sido uma adaptação.
Para descobrir se tem dois estágios, basta procurar se o opala tem um resistor como este ligado na ventoinha:
Ou assim:
Boa sorte.
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº18
Re: Ventoinha Elétrica - dois estágios?????
Foi muito esclarecedor!
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Paulo Corso- Opaleiro
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- Mensagem nº19
Re: Ventoinha Elétrica - dois estágios?????
Mas como você memso falou Tonho RS " ....., a ventoinha original do opala pode ser adaptada para funcionar assim"
Isso é fato, mas originalmente é um estágio só. Tendo A/C, ligou o Ar a ventoinha ja entra em pleno funcionamento, mesmo com motor frio. Deixando sob responsabilidade da válvula termostática a manutenção da temperatura dentro dos padrões normais de funcionamento do motor.
Isso é fato, mas originalmente é um estágio só. Tendo A/C, ligou o Ar a ventoinha ja entra em pleno funcionamento, mesmo com motor frio. Deixando sob responsabilidade da válvula termostática a manutenção da temperatura dentro dos padrões normais de funcionamento do motor.
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Falves- Opaleiro
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- Mensagem nº20
Re: Ventoinha Elétrica - dois estágios?????
Originalmente, a ventoinha do Opala possui apenas um estágio, não existe resistência no circuito elétrico do motoventilador, para que se tenha mais de uma velocidade. E sim, independente de quando se liga o ar ou o cebolão atinge a temperatura para chavear a ventoinha, a mesma gira exatamente na mesma rotação, exatamente como o Paulo Corso percebeu em seu Diplomata.
É Sr Bandit, melhor se informar um pouco mais antes de dar respostas erradas e ainda terminar com a expressão "próxima"...!
É Sr Bandit, melhor se informar um pouco mais antes de dar respostas erradas e ainda terminar com a expressão "próxima"...!
Fabinho70 gosta desta mensagem
Diplo87- Opaleiro
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Data de inscrição : 05/10/2010
- Mensagem nº21
Re: Ventoinha Elétrica - dois estágios?????
Olá amigos,
Concordo com os amigos que o projeto orignal da ventoinha elétrica é só 1 estágio, liga/desliga, inclusive as dos modelos 92/92.
Se tem 2 estágios com velocidades diferentes é adaptação.
O que pode acontecer é se ela girar sem força ou em baixa velocidade nos sistemas originais é que o rolamento interno pode estar ferrado, freando o eixo, isso aconteceu comigo, é possível fazer a substituição do rolamento e também das escovas, mas dá um certo trabalho meio chato para desmontar o motor e remover a chapa frontal, aonde o rolamento fica cravado com rebites, feito isso, troca-se o rolamento e tem que cravar os rebites na chapa novamente para montar o motor.
Vejam nas fotos do motor Bosch:
Depois do serviço ficou 100%
Abraço a todos.
Concordo com os amigos que o projeto orignal da ventoinha elétrica é só 1 estágio, liga/desliga, inclusive as dos modelos 92/92.
Se tem 2 estágios com velocidades diferentes é adaptação.
O que pode acontecer é se ela girar sem força ou em baixa velocidade nos sistemas originais é que o rolamento interno pode estar ferrado, freando o eixo, isso aconteceu comigo, é possível fazer a substituição do rolamento e também das escovas, mas dá um certo trabalho meio chato para desmontar o motor e remover a chapa frontal, aonde o rolamento fica cravado com rebites, feito isso, troca-se o rolamento e tem que cravar os rebites na chapa novamente para montar o motor.
Vejam nas fotos do motor Bosch:
Depois do serviço ficou 100%
Abraço a todos.
eleandro kalckmann- Opaleiro
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Modelo do carro : Comodoro cupe 86/87
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- Mensagem nº22
Re: Ventoinha Elétrica - dois estágios?????
nao sei como q é o sistema de ventoinha do ar do opala original........mas normalmente os carros ligam apenas a primeira velocidade quando é ligado o A/C e se essa 1 velocidade(reduzida por uma resistencia) nao der conta de baixar a pressao do sistema ai é acionado a 2 velocidade (maxima),ambas acionadas por rele,pressostato(sensor de pressao do A/C), comando de A/C ou central de injeçao(quando injetado original)...com o ar ligado dificilmente a ventoinha é acionada pelo cebolao.mas isso é meio basico,cada carro tem um sistema proprio de controle das ventoinhas!!!!!
Paulo Corso- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3566
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- Mensagem nº23
Re: Ventoinha Elétrica - dois estágios?????
Eleandro, no opala é como a gente falou, um estágio só. Em qualquer ano que teve ventoinha elétrica.
Diplo87, no meu eu troquei a ventoinha, ela não tava girando legal, e pra reparar não ficava muita coisa diferente de uma ova, optei por uma nova. Ficou outra coisa, a ventilação é bem mais eficiente agora.
Diplo87, no meu eu troquei a ventoinha, ela não tava girando legal, e pra reparar não ficava muita coisa diferente de uma ova, optei por uma nova. Ficou outra coisa, a ventilação é bem mais eficiente agora.
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Diplo87- Opaleiro
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- Mensagem nº24
Re: Ventoinha Elétrica - dois estágios?????
Paulo Corso escreveu:
Diplo87, no meu eu troquei a ventoinha, ela não tava girando legal, e pra reparar não ficava muita coisa diferente de uma ova, optei por uma nova. Ficou outra coisa, a ventilação é bem mais eficiente agora.
Fala Paulo,
Com certeza o custo para esse tipo de serviço não justifica, mais vale mesmo é comprar uma nova, mas como fui eu que fiz..... hehehe
... ficou 100% também......
Abraço!
italo_- Opaleiro
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- Mensagem nº25
Re: Ventoinha Elétrica - dois estágios?????
Legal o topico. Tambem entendo que no opala a ventoinha originalmente somente possui 1 velocidade: ou ela é ativada quando se atinge certa temperatura ou quando se liga o AC, independentemente da temperatura do motor, como varios amigos disseram.
hiuri-4100- Opaleiro
- Número de Mensagens : 81
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Modelo do carro : Caravan 6cc 1976
Opala Diplomata 6cc 1987
Opala Especial 4cc 4 portas 1973
Caravan 1990
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 13/07/2008
- Mensagem nº26
Manutenção Ventoinha
Bha, esta manutenção na ventoinha seria ótimo ter um tutorial, ou se tiver as dimensões das escovas e dos rolamentos. Muito bom pois na minha opinião é melhor fazer a manutenção na ventoinha do carro do que comprar uma paralela.
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