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Calculador de CFM

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Jean Michel Colet
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Calculador de CFM

Mensagem por Jean Michel Colet em Qua 20 Fev - 17:52:51

Bom pessoal desenvolvi este excel para ajudar o pessoal a tirar as duvidas !

Link para download

http://www.4shared.com/file/prBg-HgS/Calculador_de_CFM.html?

Vou usar um exemplo de um motor de 151 pol3 que se pretenda fazer girar a 6.000 rpm..

Converte-se pol3 para pé3 , divide-se a cilindrada por dois (de cada giro do virabrequim só um aspira) e multiplica-se pela rotação (em 1 minuto) = Constante multiplicativa.

CFM bruto foi o calculo geral ,Só que dificilmente o motor consegue aspirar com eficiência maior que 80%, portanto um carburador de CFM Bruto x 0,80 = " Valor Correto" pé3/min atende a essa necessidade particular.

Como voce vai usar ?

---- Simples em pol3 coloque a polegada de seu motor em polegadas cubicas...Ah Jean eu nao sei quanto tem.. TAHHHH vou ensinar.

Exemplo:

1cm x 1cm x1 cm = 1cm3 " 1 centrimetro cubico ou 1ml ou uma cilindrada " ok

1pol x 1pol x1pol = 1pol3 = 16,38 cm3

Simples entao, se vc tem um motor de 2500 cm3 divida por pol3 que terá as polegadas. 2500/ 16,38 = 152,62.
Nossa mais meu opala é 151 Jean, sim ele nao tem 2500... ele tem aproximadamente 2473 cm3 .

----- Depois ,nao altere a constante multiplicativa, como propio nome se refere é uma constante !

-----Pronto analise em cada rotaçao o que seu motor precisa para se alimentar , agora fica mais facil o que escolher para seu projeto a alimentacao correta para nao ter faltas ...

OBS : Se vc precisar de um carburador 350 CFM , e colocar um 450 o que vai acontecer ??
R : Usando as sabias palavras de Mr. Bandit , fica melhor !! " Pratica "
Lembrando que a tabela tem base de CFM , para queima estequiométrica !

Definindo Combustão Estequiométrica

A intensidade da combustão depende da quantidade relativa de combustível e comburente.

A combustão Estequiométrica é aquela em que a quantidade de combustível e comburente oxidante é tal que todo o combustível é queimado.

Nestas condições a eficiência da combustão é máxima e, portanto, deve ser teoricamente o ponto ideal de funcionamento de todas as máquinas térmicas.

Quando a quantidade de comburente é insuficiente para garantir a combustão completa do combustível, dizemos que a mistura é rica.

Por outro lado, se a quantidade de comburente for maior do que a necessária, dizemos que a mistura é pobre.

Para se medir corretamente a concentração de combustível e comburente numa mistura, define-se a relação combustível-oxidante da seguinte maneira:



Analogamente, a relação combustível-ar é dada por:



Onde:

mc é a massa de combustível;
mo é a massa de oxidante;
ma é a massa de ar.

Apesar dessas relações serem adimensionais, é conveniente normalizá-las tendo como base a relação estequiométrica.

Desta forma, define-se a relação combustível-comburente normalizada da seguinte maneira:



Onde o subescrito est significa a grandeza estequiométrica.

A relação combustível-comburente normalizada varia entre zero e infinito, dependendo da relação combustível-comburente.

A relação combustível-comburente normalizada tende a zero quando a quantidade de combustível, comparada com a quantidade de comburente/ar, tende a zero.

Por outro lado, esta mesma relação tende a infinito quando a quantidade de comburente/ar, comparada com a quantidade de combustível, tende a zero.

A tabela abaixo classifica as misturas de acordo com a relação combustível-comburente normalizada.



Pessoal, foi só um pouco de teoria sobre a mistura estequiométrica , desculpe se eu peguei pesado com a explicação , mais qualquer coisa ignorem !!


Última edição por Jean Michel Colet em Sex 22 Mar - 9:51:33, editado 1 vez(es)

PIZZOLO
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Re: Calculador de CFM

Mensagem por PIZZOLO em Qua 20 Fev - 18:28:11


ola jean...tudo joia.

muito boa sua iniciativa.....viu

estes calculos sempre ajuda, porem eles sâo apenas um norte para quem nâo tem rumo algum.

principalmente no motor do opala....

um exemplo disso é que todos sabem que um 4cc original fica liso com uma dfv 446, que segundo os calculos passa bastante do ideal....

eu mesmo instalei num motor 250s original um holley 450cfm....ou seja, segundo os calculos 150cfm a mais que o indicado, e o resultado foi otimo, o carro melhoro em todos os regimes.

mas eu discordo quando voce diz que, instalando uma carburaçâo enorme o motor utiliza somente oque quer e o resto fica tipo em off???

nâo pratica nâo é bem assim nâo!! quando isso ocorre o motor perde drasticamente o vacuo, e nâo cresce mais.

dá buraco na aceleraçâo e tudo mais, mais voltando...

neste mesmo motor original que utilizei a holley 450cfm, depois meti uma 600cfm e o resultado em termos de performace foi o mesmo ( num motor original).

porem a entrada do segundo estagio no 450cfm era mais linear compardo ao de 600cfm.... que é uma carburador com mais ganho...pump no 2º... e tal

hoje estou brincando com uma edelbrock 750cfm, neste mesmo motor original, estou tentando diversos acertos, quando estiver pronto falo qual a minha conclusâo.

abraço!

PIZZOLO
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Re: Calculador de CFM

Mensagem por PIZZOLO em Qua 20 Fev - 18:58:42


amigo...nâo olhei errado nâo, talvez eu nâo me fiz enterder, oque eu quero dizer é que atravez dos calculos estaria sobrando os 150cfm.

repito quando forem utilizar carburaçâo gigante, muito cuidado!!
neste ponto o acerto fica dificio, as vezes nuca 100% sempre um buraquinho.

ah gostei muito do papo de churrasco e comer carne.....era oque tava faltando, hum.hum bateu até uma fominha.

abraçO!

BANDIT
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Re: Calculador de CFM

Mensagem por BANDIT em Qua 20 Fev - 19:02:59

Vou fazer 2 cometários
o 1° O motor do oapla (6cc) é o motor + FDP !!!! que se tem noticias..........essa merda é toda ERRADA !!!!!Quem é engenheiro mecânico (se fizer no papel ) essa porcaria não tem como render HP
pegue por exemplo o motor 6cc com 4-jet olhe a desgraça que é ( na TEORIA!)
tem um carburadorzão........o fluxo cai desçe no coletor------ uma caixa quadrada.....ai já teria matado o fluxo........desçe pelos dutos de admissão.........e entra no cabeçote.......--------tipo vem por um cano.......e entra num salão ........e dai entra por um valvula que é menor que o duto.......etc...etc....
então vejam que no papel é uma desgraça completa !!!!
e na vida real funciona muito bem ...........rende Hp pra kacete!!!! Rende + que um 302,318....e até 350 da década de 70(cabeçote originais !!!)
é só ver na pista !!!
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2° Tem uns 2 tópicos ai de Calculador de CFM........um eu me lembro que é da própria Holley........outro é esse aqui :
http://www.opaleirosdoparana.com/t15001-calculador-de-cfm?highlight=calculador

Jean Michel Colet
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Re: Calculador de CFM

Mensagem por Jean Michel Colet em Qua 20 Fev - 19:27:11

BANDIT escreveu:Vou fazer 2 cometários
o 1° O motor do oapla (6cc) é o motor + FDP !!!! que se tem noticias..........essa merda é toda ERRADA !!!!!Quem é engenheiro mecânico (se fizer no papel ) essa porcaria não tem como render HP
pegue por exemplo o motor 6cc com 4-jet olhe a desgraça que é ( na TEORIA!)
tem um carburadorzão........o fluxo cai desçe no coletor------ uma caixa quadrada.....ai já teria matado o fluxo........desçe pelos dutos de admissão.........e entra no cabeçote.......--------tipo vem por um cano.......e entra num salão ........e dai entra por um valvula que é menor que o duto.......etc...etc....
então vejam que no papel é uma desgraça completa !!!!
e na vida real funciona muito bem ...........rende Hp pra kacete!!!! Rende + que um 302,318....e até 350 da década de 70(cabeçote originais !!!)
é só ver na pista !!!
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2° Tem uns 2 tópicos ai de Calculador de CFM........um eu me lembro que é da própria Holley........outro é esse aqui :
http://www.opaleirosdoparana.com/t15001-calculador-de-cfm?highlight=calculador

Fiz o tópico com humildade , eu estudei por alguns dias e resolvi dividir meu conhecimento..
Sobre esse que postou por segundo , vi ele antes de postar.
Nao estava funcionado..
Bom fiz para ajudar os amigos, por que acho que a ideia me parece real.
Mais concordo que é teoria, mais obrigado pelas criticas !

Já o primeiro, não entendi a ideia em relação a CFM .

Jean Michel Colet
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Re: Calculador de CFM

Mensagem por Jean Michel Colet em Qua 20 Fev - 19:28:59

PIZZOLO escreveu:
amigo...nâo olhei errado nâo, talvez eu nâo me fiz enterder, oque eu quero dizer é que atravez dos calculos estaria sobrando os 150cfm.

repito quando forem utilizar carburaçâo gigante, muito cuidado!!
neste ponto o acerto fica dificio, as vezes nuca 100% sempre um buraquinho.

ah gostei muito do papo de churrasco e comer carne.....era oque tava faltando, hum.hum bateu até uma fominha.

abraçO!

Ah entendi pizzolo, rsrs

Cara, minha caixa ainda esta em balneario , se acredita ?

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Re: Calculador de CFM

Mensagem por BANDIT em Qua 20 Fev - 19:32:01

é exatamante oque o Pizzolo postou............
vc. calcula algo...........tipo x
só que o oapla consegue puxar XX !!!!
o 1° comentário......foi no "geral" porque no papel o motor6cc não rende HP !!!! só que no Dino , eles aperçem !!!!! ou melhor (????????????)

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Re: Calculador de CFM

Mensagem por Jean Michel Colet em Qua 20 Fev - 19:37:08

BANDIT escreveu:é exatamante oque o Pizzolo postou............
vc. calcula algo...........tipo x
só que o oapla consegue puxar XX !!!!
o 1° comentário......foi no "geral" porque no papel o motor6cc não rende HP !!!! só que no Dino , eles aperçem !!!!! ou melhor (????????????)

A sim , motor supernatural.

Devemos mandar uma dica para ser um episodio de supernatural, para eles investigar que tipo de espirito ou demônio que tem possuído neste motor ! Shocked Shocked Shocked

skuzam
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Re: Calculador de CFM

Mensagem por skuzam em Qua 20 Fev - 19:42:48

Pra um motor 4.1/S original intaum se for botar uma holley 450cfm e uma quickfuel 650cfm o resultado vai ser o mesmo?

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Re: Calculador de CFM

Mensagem por BANDIT em Qua 20 Fev - 19:44:35

Jean Michel Colet escreveu:
BANDIT escreveu:é exatamante oque o Pizzolo postou............
vc. calcula algo...........tipo x
só que o oapla consegue puxar XX !!!!
o 1° comentário......foi no "geral" porque no papel o motor6cc não rende HP !!!! só que no Dino , eles aperçem !!!!! ou melhor (????????????)

A sim , motor supernatural.

Devemos mandar uma dica para ser um episodio de supernatural, para eles investigar que tipo de espirito ou demônio que tem possuído neste motor ! Shocked Shocked Shocked

NoNoNoNo
desculpe estragar seu tópico..........DR.

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Re: Calculador de CFM

Mensagem por Donida6cc em Qua 20 Fev - 19:51:04

Jean Michel Colet escreveu:
BANDIT escreveu:é exatamante oque o Pizzolo postou............
vc. calcula algo...........tipo x
só que o oapla consegue puxar XX !!!!
o 1° comentário......foi no "geral" porque no papel o motor6cc não rende HP !!!! só que no Dino , eles aperçem !!!!! ou melhor (????????????)

A sim , motor supernatural.

Devemos mandar uma dica para ser um episodio de supernatural, para eles investigar que tipo de espirito ou demônio que tem possuído neste motor ! Shocked Shocked Shocked
Simplesmente o L6 é um motor do caralho.!!!!!!

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Re: Calculador de CFM

Mensagem por Jean Michel Colet em Qua 20 Fev - 20:01:41

skuzam escreveu:Pra um motor 4.1/S original intaum se for botar uma holley 450cfm e uma quickfuel 650cfm o resultado vai ser o mesmo?

Nao, até onde eu li ficaria mais ruim com o 650.
Motivos, vc colocaria muito combustível e ar pra dentro, ele original não precisa disso!! Ele nao dá conta !
Por leituras vistas e de relatos como o amigo pizzolo disse, devido ao excesso fique difícil acertar..
Pela minha opinião , vc não deve fugir muito do ideal, acredito que no máximo 50 CFM !

Para o seu 4.1 adotando que ele chegue a 5000 rpm , no máximo 350 CFM !
Já para um 250 S , que querendo ou não, muda o funcionamento do motor, acredito que uns 400 CFM .

Mais que isso, eu já acho difícil. Ou leve pela experiencia do Pizzolo com a 450 CFM
Agora eu nao sei se o motor dele é com 250S ou 4.1 .

Lembrando o que mede CFM é a POL3 do motor e o que ele gira ou seja RPM de alcançe !!!
E o que comanda o que ele gira ?
Comando ...tuchos ...escape ....peso .... alimentação ...fluxo de admisao e escape !

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Re: Calculador de CFM

Mensagem por PIZZOLO em Qua 20 Fev - 20:29:58


o motor dos testes é um MC 250s original, só mesmo 6x2...já testei ate tripla de weber 40 nele. ahaha

nos diversos testes de carburaçâo que fiz neste motor no sistema single,o que mais se destaco foi o holley 450cfm.

agora tó com a edelbrock 750cfm também pra testes vamu ve noque dá....

tó com o kit de calibre na mâo....no edelbrock s/ o kit pode esquecer acerto No

AH!! procurem sempre utilizar coletor proprio para a carburaçâo escolhida, ajuda muito...pricipalmente em alta.

quanto a caixa, essa o teu amigo facina já deve ter trocado ela por outra weber.....hahaha

abraçO! OKK

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Re: Calculador de CFM

Mensagem por Jean Michel Colet em Qua 20 Fev - 20:31:58

Ele nao é louco ,rsrs

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Re: Calculador de CFM

Mensagem por Jean Michel Colet em Sex 22 Mar - 9:27:38

Estou atualizando a tabela, já posto o link !

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Re: Calculador de CFM

Mensagem por skuzam em Sex 22 Mar - 9:37:06

Uma coisa que eu sempre me perguntei sobre essa tabela, ela não leva em conta o comando e trabalho de cabeçote que possui um motor? Porque muita gente que acha 4jet demais pra opala fala que só se usa em opala brabão com comandão mais segundo essa tabela ai tanto com comandão ou com um comando 4100 precisaria dos mesmos cfm? scratch

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Re: Calculador de CFM

Mensagem por Jean Michel Colet em Sex 22 Mar - 9:54:50

skuzam escreveu:Uma coisa que eu sempre me perguntei sobre essa tabela, ela não leva em conta o comando e trabalho de cabeçote que possui um motor? Porque muita gente que acha 4jet demais pra opala fala que só se usa em opala brabão com comandão mais segundo essa tabela ai tanto com comandão ou com um comando 4100 precisaria dos mesmos cfm? scratch

Skuzam , com toda certeza muda o valor de CFM que o motor vai precisar..
Se você mudar de comando.... provavelmente muda a faixa de rotação máxima !

A tabela leva em consideração a faixa de RPM que o motor atinge !
Sendo diretamente proporcional o valor de CFM para o valor de RPM !
Isso por que a constante é multiplicativa !
Obrigado !

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Re: Calculador de CFM

Mensagem por Jean Michel Colet em Sex 22 Mar - 9:58:19

Está imagem compara a mesma faixa de RPM da minha tabela com a da summit , veja ai skuzam.


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Re: Calculador de CFM

Mensagem por skuzam em Sex 22 Mar - 11:14:15

Hmmm intaum essa tabela no caso seria pra motores originais né?

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Re: Calculador de CFM

Mensagem por Jean Michel Colet em Sex 22 Mar - 11:16:56

skuzam escreveu:Hmmm intaum essa tabela no caso seria pra motores originais né?
Não nessesáriamente...
Vc só deve saber o tamanho do seu motor em pol cubicas e a rotação máxima que ele atinge!

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Re: Calculador de CFM

Mensagem por Brunugomes em Sex 22 Mar - 11:25:51

Jean Michel Colet escreveu:
skuzam escreveu:Hmmm intaum essa tabela no caso seria pra motores originais né?
Não nessesáriamente...
Vc só deve saber o tamanho do seu motor em pol cubicas e a rotação máxima que ele atinge!



Mas suponhamos que o motor gire igual. Um original girando 5.500 RPM, o meu ficara com isso tbm.. limitador em 5.500 porem com comando 280°.. N precisa de mais ar?
Com certeza se colocar o mesmo carburador nos 2 daria diferença n eh mesmo? É claro que com o calculo se tem alguma ideia.. Mas n daria pra levar ao pé neh?!
Abraços

Jean Michel Colet
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Re: Calculador de CFM

Mensagem por Jean Michel Colet em Sex 22 Mar - 11:35:22

Brunugomes escreveu:
Jean Michel Colet escreveu:
Não nessesáriamente...
Vc só deve saber o tamanho do seu motor em pol cubicas e a rotação máxima que ele atinge!



Mas suponhamos que o motor gire igual. Um original girando 5.500 RPM, o meu ficara com isso tbm.. limitador em 5.500 porem com comando 280°.. N precisa de mais ar?
Com certeza se colocar o mesmo carburador nos 2 daria diferença n eh mesmo? É claro que com o calculo se tem alguma ideia.. Mas n daria pra levar ao pé neh?!
Abraços

Sim, por isso tem uma faixa de incerteza na tabela entre rua e pista!
OBS: Carro ariginal não gira 5500 até onde eu li e nem até onde eu andei..
Mais vai saber !!

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Re: Calculador de CFM

Mensagem por Brunugomes em Sex 22 Mar - 11:43:24

Eh realmente 5500 já está nos ultimos, ouvi esses dias um amigo do forum ai dizendo que o dele girava 6 mil com molas e comando original.. Verdade ou n eu n sei.. rsrs
Enfim.. Dá pra ter uma ideia com a tabela e os calculos...
No meu usarei 650CFM, o indicado seria 500cfm, n sei se tem muito haver.. Mas o fato do calculo deles lá serem feitos com combustivel de 1° e n nosso gasoalcool influenciaria nos calculos? Outra, existem perdas no "caminho" entre o carburador e o cilindro?
Obg..

Jean Michel Colet
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Re: Calculador de CFM

Mensagem por Jean Michel Colet em Sex 22 Mar - 12:25:43

Brunugomes escreveu:Eh realmente 5500 já está nos ultimos, ouvi esses dias um amigo do forum ai dizendo que o dele girava 6 mil com molas e comando original.. Verdade ou n eu n sei.. rsrs
Enfim.. Dá pra ter uma ideia com a tabela e os calculos...
No meu usarei 650CFM, o indicado seria 500cfm, n sei se tem muito haver.. Mas o fato do calculo deles lá serem feitos com combustivel de 1° e n nosso gasoalcool influenciaria nos calculos? Outra, existem perdas no "caminho" entre o carburador e o cilindro?
Obg..

Olha se formos pensar pelo combustivel realmente é de se desejar o brasil ....
Mais te digo , a conta para está parte é bem complexa , mais eu preciso ir para faculdade bruno , outra hora vamos falando sobre isso, adoro esses papos abraços!

skuzam
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Re: Calculador de CFM

Mensagem por skuzam em Sex 22 Mar - 12:29:01

Eu acho que essa tabela é só pra dar um norte mesmo, porque tem varias variaveis pois se pegar um motor GM 350 não é só as polegadas cubicas que mudam pra um GM 250. Muda cabeçote, comando, disposição dos cilindros e varias outras coisas.

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Re: Calculador de CFM

Mensagem por Brunugomes em Sex 22 Mar - 12:46:00

Jean Michel Colet escreveu:
Brunugomes escreveu:Eh realmente 5500 já está nos ultimos, ouvi esses dias um amigo do forum ai dizendo que o dele girava 6 mil com molas e comando original.. Verdade ou n eu n sei.. rsrs
Enfim.. Dá pra ter uma ideia com a tabela e os calculos...
No meu usarei 650CFM, o indicado seria 500cfm, n sei se tem muito haver.. Mas o fato do calculo deles lá serem feitos com combustivel de 1° e n nosso gasoalcool influenciaria nos calculos? Outra, existem perdas no "caminho" entre o carburador e o cilindro?
Obg..

Olha se formos pensar pelo combustivel realmente é de se desejar o brasil ....
Mais te digo , a conta para está parte é bem complexa , mais eu preciso ir para faculdade bruno , outra hora vamos falando sobre isso, adoro esses papos abraços!


Rsrs blza parceiro! Apesar de n entender muito tbm gosto muito de aprender com quem sabe! Rsrs Pois vá lá então parceiro.. Depois falamos mais sobre o assunto!
Abraço!!!


Última edição por Brunugomes em Sex 22 Mar - 14:02:46, editado 1 vez(es)

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Re: Calculador de CFM

Mensagem por Jean Michel Colet em Sex 22 Mar - 13:56:15

skuzam escreveu:Eu acho que essa tabela é só pra dar um norte mesmo, porque tem varias variaveis pois se pegar um motor GM 350 não é só as polegadas cubicas que mudam pra um GM 250. Muda cabeçote, comando, disposição dos cilindros e varias outras coisas.

Minha tabela é baseada na mesma da summit,que segue o link:

http://www.summitracing.com/popup/calcsandtools/cfm-calculator

Veja que os resultados batem... Very Happy Very Happy

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Re: Calculador de CFM

Mensagem por bruno silverstar83 em Sex 22 Mar - 18:09:06

Quantos RPMs faria um 6 cil original?


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Re: Calculador de CFM

Mensagem por jeferson carlos ternauski em Sab 23 Mar - 17:30:56

bacana...
por que será que na prática é uma coisa, e na teoria muda muito...??????
um exemplo é o próprio L6, que na teoria seria ruim, mas na prática altos coros em v8 antigos.
vá entender..kkkkkkk
abraços cheers

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Re: Calculador de CFM

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