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CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



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Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

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Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Hot Chilli Speed Shop em Dom 3 Mar - 15:49:09

Vejo muita gente aqui ter muitas dúvidas em relação a comandos de valvulas... muitos que, nitidamente, tem uma visão erronea do funcionamento do comando especial e outros ainda que falam muita bobagem...

Pensei em concentrar nesse tópico todas as informações sobre comandos de valvulas, teoria e prática...

Mitos a serem derrubados:

1) Tuchos mecanicos são mais "performance" que os hidraulicos...

Para carros de rua que giram até 7000rpm (e duvido que alguem aqui gire mais que isso na rua) tanto faz tuchos mecanicos ou tuchos hidraulicos... Os tuchos hidraulicos em bom estado e de boas marcas (gringas, é claro) não descarregam antes de 7000rom... 6500rpm no mínimo... o que derruba por terra a teoria de que o tucho mecanico é mais "performance" que os hidraulicos porque não descarregam... Prova disso é que a Nascar usa tuchos hidraulicos roletados, assim como a Stock Car nacional... Esse mito surgiu porque os corvette's e os Opala's mais apimentados de fábrica (Z28 e SS, respectivamente) sairam de fábrica com tuchos mecanicos...

2) Quanto maior a graduação do comando, mais embaralhado é o motor...

O quanto a marcha lenta é embarada depende de inumeros fatores... lobe center do comando... graduação real do comando (já explico o que é isso)... acerto de carburação.... caneta do carburador... taxa de compressão... enquadramento do comando... e inumeros outros fatores... é perfeitamente possivel deixar um motor com comando Isky 298x298 com 105 de lobe BEM mais liso que outro motor com comando ISKY 268x268 com 109 de lobe...

3) Quanto mais alta a graduação do comando, mais forte ele é...

Esse pode parecer o mais correto dos mitos, mas não é verdade... As fábricas divulgam 2 ou 3 formas de medição de graduação de comando... "Advertised" que tem como tradução "anunciado" ou "alegado" é medido de acordo com uma norma interna de cada fabricante, geralmente quando a valvula inicia o movimento pelo lobe do comando, considerando-se como folga ZERO (impossivel na prática)... outra forma é medir o movimento do balanceiro, considerando-se uma folga de 0.050pol... e ainda outra forma de medição a folga 0.200pol... outro fator é o levante da valvula...

Vamos comparar o comando ISKY 298x298 com o Crane 310x320... (será que o crane 310x320 é mais "brabo" que o Isky???)

ISKY 298x298
Graduação alegada = 298x298
Graduação a 0.050pol = 254x254
Graduação a 0.200pol = ???

CRANE 310x320
Graduação alegada = 310x320
Graduação a 0.050pol = 248x258
Graduação a 0.200pol = ???

E agora? o Crane continua mais brabo que o Isky???




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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Fefo em Dom 3 Mar - 15:52:30

study

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por j ricardo em Dom 3 Mar - 17:31:45

E isso aí, Red hot chilli peppers!

eu digo pro pessoal aqui.... tucho hidráulico é a perfeição... mecanico é um mal nescessário...
por causa da rampa do comando... se o comando é para tucho hidráulico, não tem porque colocar tuchos mecanicos... e ao contrário tambem é igual...


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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Bob 151 em Dom 3 Mar - 17:55:46

eu to falando cara tem q voltar a seção de "reportagens" no site de vocês era mt bom, mais uma vez se provou isso

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Hot Chilli Speed Shop em Dom 3 Mar - 18:21:24

Olá Bob...

Nós vamos voltar...

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Hot Chilli Speed Shop em Dom 3 Mar - 18:40:06

Complementando o tópico inicial...

O levante puro do comando é o tanto que o tucho levanta em relação ao bloco quando o lobe aciona-o... o levante total da valvula é a multiplicação do levante puro pela relação do balanceiro utilizado, geralmente 1,75... ou seja, para cada milimetro que o tucho sobe, 1,75mm são aplicados na valvula...

Ocorre que, quando se usa tuchos mecanicos, deve-se deixar uma "folga", que é especificada pelo fabricante do comando...

Vamos comparar os comandos Isky 278x278 (mecanico) com o Howards 277x285 (hidraulico)...

Isky 278x278
Graduação "alegada" = 278x278
Graduação 0.050pol = 238x238
Levante Total = 0.525 x 0.525 (não esquecer de excluir a folga de 0,025pol)
Levante Efetivo = 0.500 x 0.500

Howards 277x285
Graduação "alegada" = 277x285
Graduação 0.050pol = 223x231
Levante Total = 0.525 x 0.548
Levante Efetivo = 0.525 x 0.548

Qual dos dois comandos é mais brabo???

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Hot Chilli Speed Shop em Dom 3 Mar - 18:58:32

A resposta é..... DEPENDE DO CABEÇOTE.....

Vou explicar...

O pessoal fala que o cabeçote original do opala tem aprox. 90cfm de fluxo de admissão... mas a pergunta que merece resposta é: esse fluxo é em que medida de abertura de valvula...

O padrão americano de medição é a cada 0.100pol... e faz-se um gráfico fluxo x abertura de valvula a cada 0.100pol....

Por motivos obvios, o fluxo do cabeçote com a valvula fechada é 0cfm...

Com a valvula aberta a 0.100pol (2,54mm ou quase fechada) deve ser de 20cfm +/- (chute)
Com a valvula aberta a 0.200pol (5,08mm) deve ser de 40cfm +/- (chute)
e assim por diante até que vai chegar num ponto que não adianta abrir mais a valvula porque o fluxo não aumentará ou aumentará muito pouco, pois o "gargalo" não é mais a valvula, mas o duto do cabeçote...
Digamos que, com a valvula aberta em 0.500pol o fluxo deve ser de 85cfm...
Com a valvula aberta 0.600pol o fluxo náo deve passar de 87cfm...
Se tirarmos a valvula do lugar o fluxo deve chegar em 90cfm...

Claro que esses valores são hipotéticos, e servem de base apenas para comparação entre os levantes citados acima...

Voltando ao exemplo do post anterior...

Qual comando é melhor com esse cabeçote citado acima????

É muito mais eficiente um comando (com esse exemplo de cabeçote) que tenha mais duração (no caso 15 graus a mais de admissão e 7 graus a mais de escape a 0.050pol), mesmo que tenha um levante um pouco menor...

De nada adianta, nesse exemplo, um comando de abra 1pol a valvula se o cabeçote não possui fluxo suficiente... é a mesma coisa que deixar a valvula mais tempo aberta em 0.500pol...

Esses dois exemplos, olhando somente a ficha dos cabeçotes, são muito parecidos (278x278 contra 277x285, e levante praticamente iguais 0.525x0.525 contra 0.525x0.548)... Com um olhar mais atento, percebe-se que o Isky é BEM mais forte de alta que o Howards...



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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Bob 151 em Dom 3 Mar - 19:21:30

Isky

não é a toa q dizem q um comando isky é mais forte que outro de mesma graduacao, isso no q se analisa a graduação alegada.

mas é como num outro topico o pessoal querendo meter comando 290, 288 mas e o cabecote? e todo o resto?

nao sei se to pensando certo mas comprei e to "montando" o cabeçote de acordo com o comando que queria usar, o Isky 278

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Hot Chilli Speed Shop em Dom 3 Mar - 19:29:13

Bob...

vc tem a ficha do cabeçote???

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por BANDIT em Dom 3 Mar - 19:31:07

Ótimo tópico meu amigo!!!
Parabéns por ele .................acho que a 1ano e meio atráz.....eu tinha produzido.....7 documentos ......que viarariam tópicos...........um dele ..........é muito semelhante a esse seu.........e comparando justamente esses 2 comandos ! o Isky 298° e o Crane 10 x 20 !
Eus empre digo que graduação final...........não diz "quase" nada !!!!!
Eu não cheguei a postar esse tópico......pois tive "problemas " aqui no fórum !!!!! e deletei todos os 7 documentos !!!!! Incluindo acerto de weber e 4-jet , cabeçote , comando..... !!!!!
Tanto que não tenho nehum tópico ai na seção de perparação !!!!! Oque eu posto é pra ajudar quem tem dúvidas ( eu não perdi nada.............já.......)
Sobre adiscussão de tuchos mecânicos e hidráulicos ....eu no oapla (pra mim ) ainda prefiro os mecânicos............pois eu posso ajustar ao meu gosto.........e junto com ouros acertos ............eu jogo o torque pra baixo..........pra cima ......onde quero !
Já aqui pro Fórum sempre recomendo comando Hidráulicos , justamente por não precisar de manutenção ........e ser + fácil o acerto e regulagem !!!! por isso eu normalmente indico comando hidráulicos !!!!!!
Parabén pela iniciativa

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Bob 151 em Dom 3 Mar - 19:32:03

velho é o mesmo comando pro 6cc Isky 278, com 109 de lb e o mesmo que tu citou ai em cima, sei q tem esse mesmo comando so q com 105 de lb se nao me engano


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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Hot Chilli Speed Shop em Dom 3 Mar - 19:34:11

Bob.. mas como vc sabe que esse comando é bom para o seu cabeçote?

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Bob 151 em Dom 3 Mar - 19:35:14

infelizmente aqui nos foruns se perde mt coisa boa por causa de idiotice de alguns q só metem o pau e falam merda, dai quem quer ajudar ou mostrar infos tira o time de campo, infelizmente

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Bob 151 em Dom 3 Mar - 19:35:51

eu to fazendo o contrario o cabecote pensado pra esse comando

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Hot Chilli Speed Shop em Dom 3 Mar - 19:41:44

Bob...

Eu já arranjei briga com muita gente porque eu "ensino o segredo" da coisa... principalmente com mecanicos que se acham preparador...

Tive uma treta que chegou a evoluir para ameaça de morte... assalto a mão armada... tentativa de invasão da casa dos meus pais pela gangue completa de um mexanico conhecido aqui de curitiba...

O bandit conhece essa historia...

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Hot Chilli Speed Shop em Dom 3 Mar - 19:48:18

Voltando ao tópico...

Agora ficou clara a importância de passar o cabeçote na banca de fluxo depois de trabalhado???

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Bob 151 em Dom 3 Mar - 19:52:13

CAMADONEGA, velho essa é punk

bom essas historias de corrida e coisa meu mecanico me conto cada uma q sério é um horror, calote, ameças, brigas enfim acredito que a treta tenha sido bem séria, bom um causo que me contaram foi que um cidadão destruiu um Fórmula truck pra cair fora de uma corrida e falir a equipe pra dai um outro conseguir comprar a vaga, isso pq o piloto foi comprado pra fazer isso ...

outra que achamos que aconteceu foi uma "sabotagem" num teste, o motor era zero recem montado e ainda acerto foi pra pista mais pra acerta a suspenção e td mais dai segunda volta do carro o piloto acelera td q da numa saida de curva e oq acontece ... mando o motor pro ar, isso pra desistirem do projeto do segundo carro e ficarem so com o dele, piloto ....

eu sei q é mt sugeira e oq tem de bandido é algo inacreditavel,

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por BANDIT em Dom 3 Mar - 19:52:34

Hot Chilli Speed Shop escreveu:Bob...

Eu já arranjei briga com muita gente porque eu "ensino o segredo" da coisa... principalmente com mecanicos que se acham preparador...

Tive uma treta que chegou a evoluir para ameaça de morte... assalto a mão armada... tentativa de invasão da casa dos meus pais pela gangue completa de um mexanico conhecido aqui de curitiba...

O bandit conhece essa historia...

Aqui é :
Deus no céu e ele na Terra !!!!!
..................................
mas logo logo pegamos ele na pista............la´nos 402m.
E do jeito que o cara ta fazendo.........ele por si está se enterrando ............SOZINHO !

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Bob 151 em Dom 3 Mar - 19:55:49

mas a banca de fluxo pra preparar mesmo um carro é sim impressindivel, é como um dinamometro, hj isso nao eh mais uma fortuna, ta eh caro mas o beneficio é algo de outro nivel,

cm eu disse em outro topico oq meu mecanico tiro de fluxo do cabecote dele medido em bancada ngm acredito mas ta la medido, dai ele achou q tinha q mudar a rampa de entrada mexeu mexeu e o cabecote fico a mesma coisa, volto pro q era q chegou,

por isso q to pedindo pra prepara o comando pra aquilo q vou usar.

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por BANDIT em Dom 3 Mar - 19:56:08

Só pra curiosidade.......vc. se lembra o comando original do Camaro Z-28...acho que ano 69, que vc. me mostrou ......
era um comando com graduação final exorbitante...........acima dos 330° ............
e é equipamento original GM
lembra desse comando ai ???? só pra postar............sobre graduação final......não é tudo...........é apenas 1 iten a ser levado em consideração .

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Hot Chilli Speed Shop em Dom 3 Mar - 20:08:51

Antigamente (decada de 60) era comum a fábrica utilizar um cabeçote original com um "comandão" de fábrica para melhorar as vendas de seu esportivos...

Ex.: Camaro Z28 1969...

http://www.summitracing.com/parts/cca-12-107-3/overview/

Esse comando acima é 346x346... Gigante né????

Não... a 0.050 eram 254x254 (o mesmo que o Isky 298x298) e o levante míseros 0.485pol...

O cabeçote original não comporta levantes maiores que 0.500pol...

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por pontespunk em Dom 3 Mar - 20:11:31

study study study
Como e quão é importante tópicos como esse, parabéns por compartilhar tanta informação pessoal..... tem até pipoca e refri aqui na mesa pra eu ficar lendo os post's What a Face

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Donida6cc em Dom 3 Mar - 20:18:25

Tópico interessante e exclarecedor,
Parabens

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Hot Chilli Speed Shop em Dom 3 Mar - 20:18:45

Procurando o comando acima na Summit, olha o que eu achei...

http://www.summitracing.com/parts/cca-11-755-14/overview/

O Comando não fecha no escape... 360 graus.... hahhaha

É possivel sim... está certo... Matem a xarada!!!

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por j ricardo em Dom 3 Mar - 20:19:11

e Sobre lobe center, varia muito de motor pra motor... tambem... caracteristicas de construção...

tem comando Isky pra AP, que é 102 de lobe... tem comando schrick que é 99º de lobe....

enquanto isso, os big block chevy, que segundo o povo pensa, tem muito torque e "aguentaria" usar comando com pouco lobe, é justamente ao contrário... comando de pro-stock de 1300cv tem lobe center de 116,5º... e isso pra girar 9000 num V8 de 500 polegadas!

por isso que só olhando UM dado do aomando não diz quase nada... tem que olhar a ficha inteira... pensamento global, igual um motor...


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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por j ricardo em Dom 3 Mar - 20:19:40

Hot Chilli Speed Shop escreveu:Procurando o comando acima na Summit, olha o que eu achei...

http://www.summitracing.com/parts/cca-11-755-14/overview/

O Comando não fecha no escape... 360 graus.... hahhaha

É possivel sim... está certo... Matem a xarada!!!
posso, posso, posso?


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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Hot Chilli Speed Shop em Dom 3 Mar - 20:22:40

manda bala...

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por j ricardo em Dom 3 Mar - 20:33:10

hehhehe sopu meio ruim pra explicar as coisas que aprendo na pratica, sem ler em algum lugar...

são 360º sobre o giro do virabrequim... e não do comando... que é a metade dessa graduação...

o vira da uma volta completa, mas o comando só da meia volta... sendo assim na valvula, ela começa a abrir por exemplo, a 20 graus depois do PMS de explosão (hipoteticamente), e fecha 20 graus depois do proximo PMS, que é de opa! exaustão...


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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Hot Chilli Speed Shop em Dom 3 Mar - 20:45:53

J Ricardo...

Exatamente... só vou explicar melhor...

A Graduação do comando é medida contando os graus do virabrequim... a cada meia volta do virabrequim (uma caminhada do pistão para cima ou para baixo) é uma fase do motor,que tem 4 fases... Admissão o pistão desce puxando a mistura pela valvula de admissão... Compressão o pistão sobe, comprimindo a mistura tantas vezes quanto for a taxa do motor com as valvulas fechadas... quando o pistão chegar a X graus do topo (X graus = ponto de igniÇão) explode a mistura e a expansão ocorre, pois o pistão é empurrado para baixo, com as valvulas ainda fechadas... Exaustão quando o pistão chegou em baixo, a valvula de escape abre e o pistão sobe,jogando os gases para fora, pelo coletor do escape... e começa tudo de novo...

Tudo isso ocorre em duas voltas do virabrequim (uma volta do comando)... 2 voltas = 720 graus... metade desse tempo a valvula de esc esta aberta, nesse caso...

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Licinio jr em Seg 4 Mar - 18:22:59

Pegadinha do Malandro... ieié...

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por carlos felipe em Seg 4 Mar - 18:32:29

Contribuindo ao tópicoMatéria | Comando de Válvulas

Um motor de combustão interna resume-se a uma seqüência cronológica de acontecimentos, os quais resultam em produção de energia.

Excluindo as características de resistência dos materiais empregados na construção de seus componentes, o ponto chave dos motores é a sintonia do giro do virabrequim com a abertura das válvulas de admissão e escape.

Quem manda na abertura das válvulas é o comando de válvulas, um eixo formado por ressaltos excêntricos (descentralizados), também chamado de cames, responsáveis por empurrar os tuchos e abrir as válvulas.

Este eixo é movimentado pelo virabrequim através de correia, corrente ou engrenagens.

O quanto a válvula abre (levante), o período que a mesma permanecerá aberta (duração) e o intervalo entre o levante máximo da admissão e do escape (lobe center) são grandes responsáveis pelo comportamento do motor. Por isso, a escolha sábia do comando é vital na preparação.

Construção e especificações

Os ressaltos de um comando são matematicamente calculados, desenhados e precisamente usinados no eixo.

O design desses cames é o que determina o levante e a duração do comando, enquanto a posição entre os cames de admissão e de escape de um mesmo cilindro define o famoso lobe center – características descritas a seguir.Existem modelos do tipo "eixo bruto" e "cópia".

Cida Fernandes, da Sam Cams, fabricante de comandos para performance, explica: “O eixo bruto pode ser fundido em ferro com liga de níquel ou maciço em aço, ambos posteriormente usinados para as dimensões desejadas.

Os cópia são um retrabalho feito em cima de comandos originais, onde os cames são retificados para novas medidas”. Comandos-cópia construídos com critério, e aí entenda como precisão de usinagem e tratamento térmico adequado, são confiáveis e acessíveis ao bolso.

O levante é a medida, expresa em milímetros ou polegadas, que indica o quanto à válvula se distanciará da sede de descanso no cabeçote. Teoricamente, quanto maior o levante, maior será fluxo de ar admitido. Em comandos para tuchos mecânicos, o levante é sempre informado com uma determinada folga de válvula maior, o levante é reduzido e, por outro lado, montado menor, o valor é ampliado. Comandos hidráulicos, por não necessitarem de regulagem de folga, têm o valor real de levante expresso em suas fichas.

A duração é a medida em graus do virabrequim de quanto tempo a válvula permanecerá aberta. Quanto maior a duração de abertura das válvulas, maiores são as chances de colocar ar dentro do cilindro e, conseqüentemente, de produzir mais potência. Para efeito de comparação entre comandos, como no caso do levante, as durações informadas nas fichas devem utilizar o mesmo método de avaliação. O padrão é informar a duração a uma folga de 0,005 de polegada. Por exemplo: um comando que tem 274º de duração, ao ser informado a 0,05” indica 234º.

Um ponto crucial no desempenho do motor, porém considerado apenas por preparadores experientes, é o lobe center. Para da cilindro, há cames de admissão e escape. E lobe center é exatamente a diferença em graus entre os picos dos dois ressaltos. Para os preparadores, a melhor faixa de lobe center está entre 104º e 115º. Como regra geral, as graduações mais baixas resultam em maior pressão no cilindro, pioram a marcha lenta, elevam o pico de torque e melhoram o desempenho em altas rotações. Valores altos geram torque em baixas rpm, suavizam a lenta e mantêm a cura de torque plana. Motores aspirados usam lobe center baixo, enquanto motores turbo agradecem valores acima de 110º.

Com essas informações, você não se tornará o mago dos comandos, mas certamente será capaz de escolher perfis e andar na frente de muitos adversários.

Fonte: Revista FullPower

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por carlos felipe em Seg 4 Mar - 18:38:26

Hoje liguei no Sobe comandos espertos segundo um dos melhores nacionais copias, ele me disse que para um 4cil o 278 e lob 109 fica exelente com weber 446 alcool, já de 286 acima precisaria de 2 weber 446 ou 2 solex h40 ou weber 40 ou 44.
o comando a base de troca sairia 466,00 com frete. Segundo o mesmo até graduação 290º não precisa de molas duplas ou preparação no cabeçote é bom mais não exige não muda tanto mais sim alimentação.
Amanha vou ver os Sam Cams que vi falar serem os melhores de eixo bruto tropical, tem um site aqui que vendem eles só não comprei pois o amigos do forum me indicaram que para rua é bom lob center auto tipo 109 e 110, esse site vende Sam cams http://www.aerotetic.com/produtos.asp?lang=pt_BR&tipo_busca=subcategoria&codigo_categoria=25&codigo_subcategoria=5

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Licinio jr em Ter 5 Mar - 14:37:00

Já que é pra fazer pegadinha, então lá vai a minha:
-Porque todo mundo diz que lobe center (LSA) baixo tipo 105° são os comandos mais agressivos e específicos pra pista, sendo que os comandos de dragster são lá na casa dos 114° de lobe center (LSA) ? 114° pra maioria das pessoas é comando pra turbo.
Chupa essa manga galera!!!!!
Abraço.

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por WILMAR 250 em Ter 5 Mar - 17:36:10

Pessoal, alguem aki conheçe ou ja usou o comando 310/310 da Isky?
Me corrigem se meu pensamento esta errado... Dadas tais informações acima, quer dizer então que montando um motor como realmente deve ser montado, (enquadramento, acerto, etc), e possivel usar um comandão tipo o 298 na rua sem muito desconforto?
Estou perguntando isso pq tenho muita vontade de um 6cc com comandão, andar forte msm, mais nada de carro pra usar so em pista.
Obrigado galera.
Acompanhando o tópico.

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Licinio jr em Ter 5 Mar - 18:13:05

Wilmar, não existe mágica, se o comando tem muita duração, principalmente a 0,050" então vai perder força em baixa. A única forma de você ganhar muita potência sem perder força em baixa é partindo pra comando roletado, porque aí vc pode ter levantes absurdos e rampas super agressivas, que seriam impossíveis em comando com tuchos mecânicos.
Cara, o comando 298 é o maior e mais nervoso comando mecânico da Isky, pro nosso motor, então só por aí eu acho que já respondi a sua pergunta sobre andar com conforto na rua usando esse comando.
Esse comando 310 x 310 deve ser do motor 292 porque pro 250 não existe essa graduação.

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Hot Chilli Speed Shop em Ter 5 Mar - 19:56:53

Licinio... um comando com lobe separation angle muito baixo (105-107) acaba tendo a faixa de potência restrita a uma pequena faixa (Ex.: 4000-7000) enquanto que o LSA maior (114-118) a faixa de potência é mais larga (Ex.: 3000-8000)...

Um Dragster geralmente tem 2 marchas (Powerglide, geralmente) quando a marcha é passada, de primeira para segunda, a rotação cai muitos giros... e é necessário muita potência em baixa para levar o carro até o limite de giro da segunda exatamente no fim dos 402m...

Acho que é isso...


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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Hot Chilli Speed Shop em Ter 5 Mar - 20:20:25

Licinio...

A Isky não possui comando "de prateleira" maior que 298x298....

Mas possui, por encomenda, o comando:
Adv: 304x314
0.050: 264x272
0.100: 225x232
0.200: 166x174
0.300: 102x110
Levante: 0.639x0.653

Um foguete no cursado....

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Licinio jr em Ter 5 Mar - 20:34:00

Hot Chilli, isso que você falou também é um fator, mas não é a explicação principal. A questão é que o que importa realmente é o overlap e não o LSA (também chamado de lobe center). Como os comandos de dragster tem durações muito grandes, como esse que vc postou, então se tivéssemos um lobe center baixo, o overlap ficaria muito alto (alto cruzamento das válvulas). Então o que eles fazem é colocar um lobe center grande, para separar um pouco os lóbulos de admissão e escape e assim deixar o overlap na medida que eles querem. Trocando em miudos, eles usam o lobe center para conseguir o overlap ideal, que é o que realmente importa. É por isso que atualmente as publicações mais modernas pregam que devemos iniciar a escolha do comando pelo overlap e por último chegamos à duração.
Abraço.

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por WILMAR 250 em Ter 5 Mar - 20:37:41

Licinio jr escreveu:Wilmar, não existe mágica, se o comando tem muita duração, principalmente a 0,050" então vai perder força em baixa. A única forma de você ganhar muita potência sem perder força em baixa é partindo pra comando roletado, porque aí vc pode ter levantes absurdos e rampas super agressivas, que seriam impossíveis em comando com tuchos mecânicos.
Cara, o comando 298 é o maior e mais nervoso comando mecânico da Isky, pro nosso motor, então só por aí eu acho que já respondi a sua pergunta sobre andar com conforto na rua usando esse comando.
Esse comando 310 x 310 deve ser do motor 292 porque pro 250 não existe essa graduação.

http://www.101racingparts.com/v2/principal/home2/?sistema=ecommerce|detalhe_produto&id_produto=463
Realmente e para o 292, não tinha prestado atenção.
Valeu pelas informações Licinio

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Licinio jr em Ter 5 Mar - 20:48:26

Hot Chilli, não conhecia esse special order da Isky, porque eu sempre olhava só pelo catálogo. Esse é uma das vantagens de você ser lojista.
Esse comando é do mal hein... Com 0,653 de levante no escape, haja cava de válvula no motor 250. Se estiver rodando no metanol com 15 de taxa a cava de válvula vai furar o pistão!!!! Se for com nitrometano aí não tem tanto problema porque a taxa é baixa. No cursado também deve passar longe porque o pistão não precisa ficar tão rente pra dar taxa.
Esse comandinho deve ser ótimo pra ir com o carro na padaria. Uma diliça.

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Hot Chilli Speed Shop em Ter 5 Mar - 20:52:30

Licinio....

Eu prefiro trabalhar com a Comp cams... eles tem comandos (special order) muito mais variados e fazem quakquer coisa por encomenda....

Eles tem maid de 5000 lobes... a isky tem uns 400....

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Licinio jr em Ter 5 Mar - 20:56:57

Eu comecei a estudar essa questão do lobe center, depois que eu comecei pedir no software Dyno 2003, pra que ele simulasse pra mim qual era o melhor comando pro meu motor, e ele sempre vinha com comandos na casa dos 113 ou 114 de lobe center e eu achava que o software esta louco. Ai eu pensava, ou o projetista desse software é burro ou sou eu que estou por fora. Eu resolvi acreditar na segunda hipótese e fui estudar um pouco e comprovei que o software realmente estava certo. O Dyno 2003 realmente é um programa muito bacana. Ele previu a potência do meu motor com uma margem de erro de menos de 4%.

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Hot Chilli Speed Shop em Ter 5 Mar - 21:00:36

Eu uso o Dinomation... é o dyno2003 mais completo... fantastico... 6 meses para aprender a usar...

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Licinio jr em Ter 5 Mar - 21:04:16

Também gosto mais dos Comp Cams. Aquele comando 294A-8 deles é o comando de prateleira que eu mais gosto pro opala. Eles usam o critério do comando pequeno que é grande ao mesmo tempo, ou seja, duração mais curta mas com rampa agressiva. Com isso o comando fica mais manso, mas se ficar o pé ele responde como gente grande, porque tem muita área sob a curva do lóbulo.

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Licinio jr em Ter 5 Mar - 21:05:10

Esse Dinomation dá pra baixar de graça ou tem que comprar ?

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Hot Chilli Speed Shop em Ter 5 Mar - 21:08:47

tem que comprar... ele tem um "pen drive" que só deixa o programa rodar se estiver plugado o pen drive...

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Licinio jr em Ter 5 Mar - 21:10:21

Valeu galera, a patroa tá chamando pra dormir. Té mais.

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por Hot Chilli Speed Shop em Ter 5 Mar - 21:11:07

o 61-664-5 é o canhão... uso no omega de corrida....

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por j ricardo em Ter 5 Mar - 21:11:30

Eu prefiro o EAP: http://performancetrends.com/Engine-Analyzer-Pro.htm


muito mais completo do que o dino 2003

é o que eu digo, os programas são muito ocnfiaveis, quando da muita diferença entre o resultado do programa e a realidade, o erro esta no programador, que insere dados errados...


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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

Mensagem por sergio luis em Ter 5 Mar - 21:43:11

Hot chilli como faço para comprar esse programa?, não tenho cartão internacional.

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Re: Teorias e Práticas sobre Comando de Valvulas

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