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Retirar Pino Guia do Virabrequim?

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Retirar Pino Guia do Virabrequim?

Mensagem por Pedrão B. em Seg 4 Mar - 18:41:12

Salve Moçada!
Estamos para acoplar o cambio no motor do 76, mas o motor que vou usar era de um automático e o bendito não tem os pinos guias do vira X volante.
Como tenho um vira de retentor parado, que tem os 3 pinos, queria saber como consigo tirá-los, pois tentei com um alicate de pressão e não saiu!
Tem algum macete?
Fiquei com medo de detoná-los!
Devo mandar o torneiro fazer eles novos?

Valeu!

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Re: Retirar Pino Guia do Virabrequim?

Mensagem por pézão opaleiro em Seg 4 Mar - 18:48:44

Fico te devendo mano.

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Re: Retirar Pino Guia do Virabrequim?

Mensagem por Donida6cc em Seg 4 Mar - 19:33:54

Melhor opção é um torneiro, faz com um aço bom e já era.

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Re: Retirar Pino Guia do Virabrequim?

Mensagem por Pedrão B. em Seg 4 Mar - 20:23:59

pézão, valeu a intenção!

Donida, estou pensando em fazer isto...
O problema é que já foram mais de R$ 350,00 de torneiro...ele está adorando a montagem do meu 76.
Acho que vou levar o vira que tenho e está desmontado para ele tirar a medida do pino e só medir a profundidade do furo do vira do motor amarelo.
Acho que daí não tem erro...

Valeu!

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Re: Retirar Pino Guia do Virabrequim?

Mensagem por Donida6cc em Seg 4 Mar - 20:31:55

Torneiro É PHODA, eu montava suspensão a rosca pra gol, entregava o material e ele fazia os tubos e as rosca por 80 pila, depois que descobriu por quanto eu vendia......
Desisti do negocio
Se levar a peça pra ele medir, ai não tem erro.

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Re: Retirar Pino Guia do Virabrequim?

Mensagem por Pedro Fagundes em Seg 4 Mar - 21:27:31


aqui em BH eu paguei 120,00 pra colocar dois pinos extras num vira que só tinha um... Pra tirar deve ser bem mais barato.. se for olhar, procure um uma retífica.. costuma ser mais barato, pois pra eles é um serviço mais simples..

mas eu acho mais indicado furar o volante do que tirar esses pinos, principalmente se vc um dia pretende fazer uma preparação ou colocar volante do 4c ou do 6c 92, que são mais leves..

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Re: Retirar Pino Guia do Virabrequim?

Mensagem por Pedrão B. em Seg 4 Mar - 21:38:11

Fala Xará!
Então, o vira do motor que vou usar, já tem os 3 furos, mas não tem os pinos.
Daí, eu queria tirar os pinos de outro vira que eu tenho.
Porém, estou pensando em mandar o torneiro fazer 3 pinos novos para eu colocar no vira do motor que não tem, daí eu não corro o risco de detonar o outro vira e seus pinos.
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Re: Retirar Pino Guia do Virabrequim?

Mensagem por Pedro Fagundes em Seg 4 Mar - 21:44:42


ah, entendi agora.. aí sim..

na retífica fizeram esses pinos pra mim,foi com um e voltou com os três perfeitinhos.. isso que foi R$ 120,00... acho besteira tirar do outro e muito perigoso pra tentar fazer em casa..


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Re: Retirar Pino Guia do Virabrequim?

Mensagem por j ricardo em Ter 5 Mar - 6:12:04

os pinos são encaixados por interferencia, ou seja, vira aquecido e pino congelado...

pra tirar acho que só quecendo o vira...


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Re: Retirar Pino Guia do Virabrequim?

Mensagem por pézão opaleiro em Ter 5 Mar - 6:23:35

Tava olhando o vira do meu motor e ums dos antigos donos passou no esmeril.

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Re: Retirar Pino Guia do Virabrequim?

Mensagem por luciano76 em Ter 5 Mar - 6:28:30

Mudando um pouco o assunto, o balanceamento de motores com câmbio automático não é dierente dos com câmbio mecânico, não? Pelo menos nos 302 eu tenho quase certeza que sim.

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Re: Retirar Pino Guia do Virabrequim?

Mensagem por adpachec em Ter 5 Mar - 6:45:22

j ricardo escreveu:os pinos são encaixados por interferencia, ou seja, vira aquecido e pino congelado...

pra tirar acho que só quecendo o vira...

Não..aí você dilata o pino e a peça, na aviação eu brocava o pino com um furo menor que seu diâmetro e batia com saca pino.
EX: se o pino é 5/16, passa a broca 3/16 depois 1/4 e bate o saca pino, o ideal seria passar um alargador no furo depois e usinar outro pino. OKK

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Re: Retirar Pino Guia do Virabrequim?

Mensagem por j ricardo em Ter 5 Mar - 8:12:05

adpachec escreveu:
j ricardo escreveu:os pinos são encaixados por interferencia, ou seja, vira aquecido e pino congelado...

pra tirar acho que só quecendo o vira...

Não..aí você dilata o pino e a peça, na aviação eu brocava o pino com um furo menor que seu diâmetro e batia com saca pino.
EX: se o pino é 5/16, passa a broca 3/16 depois 1/4 e bate o saca pino, o ideal seria passar um alargador no furo depois e usinar outro pino. OKK

como imagina que se põe pino de pistão na biela? e como se tira?

e se brocar o pino, ele não mais prestar, oras! então não faz sentido tirar de um vira pra por no outro... melhor fazer outro pino...


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Re: Retirar Pino Guia do Virabrequim?

Mensagem por BANDIT em Ter 5 Mar - 10:35:32

Pedrão B. escreveu:Salve Moçada!
Estamos para acoplar o cambio no motor do 76, mas o motor que vou usar era de um automático e o bendito não tem os pinos guias do vira X volante.
Como tenho um vira de retentor parado, que tem os 3 pinos, queria saber como consigo tirá-los, pois tentei com um alicate de pressão e não saiu!
Tem algum macete?
Fiquei com medo de detoná-los!
Devo mandar o torneiro fazer eles novos?

Valeu!

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Olha na Stock.......
já retirei os pinos ...........e coloquei parafuso !!!!
(Prafuso de qualidade)
vai embora........parafusos de maior diâmetro que os pinos ! pra corrida que é pauldada!!!! aguanta pe vai embora..........ainda + que o carro tinha volante de C-10..........
Então é pauldada mesmo
Eu tive em oapla esse sitema também.....e rodei por muito tem...........e não deu problema nisso!
...............................................
Só que isso tem que ser feito por tornero............com precisão cirúgirca!!!!!!!
Os pinos de dão a Guia..........e os parafusos o aperto a união !!!!!
retiarndo os pinos.........ou pinos.vc não tem + a guia..........então...........tem que ser muito bom ..........pra montar assim !
Dá certo se bem feito !!!!
Eu indico a vc. não fazer isso !!!!
Sobre gastar $ em tornearia..............eu gastei no meu Opala + De R$2.5 mil em tornearia...............fabriquei várias peças.........o maior gasto foi no sitema de freio..........mas fiz pnahard regulavel.....e tantas outras coisa !!!!
Bem feito gasta mesmo

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Re: Retirar Pino Guia do Virabrequim?

Mensagem por BANDIT em Ter 5 Mar - 10:48:51

luciano76 escreveu:Mudando um pouco o assunto, o balanceamento de motores com câmbio automático não é dierente dos com câmbio mecânico, não? Pelo menos nos 302 eu tenho quase certeza que sim.
Não !!!!
Oque muda é o balanceamento dos motoeres em linha X..........
comparado aos motores em " V " .é totalmente diferente !!!
Os motores em linha...........tem diferença de até 300g. no conjunto pistão biela !!!!!
no V8...........não tem .............e NÃO PODE TER!!!!!!!!!
se existir isso no V8............vc. terá uma Poltrona de massagem !!!! de tanto que vibra.e com um agravante ..........vc. tem até 4 pistão no alto (no caso do V8)..............ou seja .........o balancemanto é diferente !!!!! é feito metade pra cima e metade pra baixo............pra tudo ter o mesmo peso!!!! ( que é o ideal ) ......mas no originalzão chega a isso !!!!! Mas tá perto .........tipo 50g. até !!!
O motor em linha o pistão só sobe e desçe...............no em "V" ele fica de lado....é é claro que sobe e desçe !
..........................................................
Por isso que na década de 80.e 90 aqui no Brasil.............carro só tinha valor se fosse com motor STD..............não retificado!!!!
Porque ninguém sabia montar motor em V...............tipo as oficinas boas sabiam!!! ..............ma 90%................as "Boca de porco".............NÃO.............metiam pistão de qualquer jeito.lá pra dentro...........e tá feito!!!!
dai eses motores V8...............vibravão.............um motor.....original..........assim vibador......(mal montado)..............não dura nem 30mil KM...............isso pra um ford 302 original...........é um ultraje !!!!
Daia fama que motors e não for STD "original" não presta............se espalhou pra todos os motores...........incluindo os de linha...........
Pode ter certeza que tem muitos V6..............montados ai nas "boca de porco" .................que são verdadeiras poltronas de massagem !!!!
.......................................................................
Se aqui fosse um fórum de Maverick ( o mesmo tanto de usuáriso e carros com V8)
Vc veria A MAIORIA dos montores montados aqui............assim :
Vibrando!!!!

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Re: Retirar Pino Guia do Virabrequim?

Mensagem por adpachec em Ter 5 Mar - 11:00:13

j ricardo escreveu:
adpachec escreveu:

Não..aí você dilata o pino e a peça, na aviação eu brocava o pino com um furo menor que seu diâmetro e batia com saca pino.
EX: se o pino é 5/16, passa a broca 3/16 depois 1/4 e bate o saca pino, o ideal seria passar um alargador no furo depois e usinar outro pino. OKK

como imagina que se põe pino de pistão na biela? e como se tira?

e se brocar o pino, ele não mais prestar, oras! então não faz sentido tirar de um vira pra por no outro... melhor fazer outro pino...

Correto amigo, usinar é fazer outro, só um mal entendido.
E eu já fui torneiro, então eu faço um novo brincando...cada um faz ao seu modo, e de acordo com a habilidade de cada um....desculpa aí! OKK


Última edição por adpachec em Ter 5 Mar - 11:02:25, editado 1 vez(es)

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Re: Retirar Pino Guia do Virabrequim?

Mensagem por BANDIT em Ter 5 Mar - 11:01:25

luciano76 escreveu:Mudando um pouco o assunto, o balanceamento de motores com câmbio automático não é dierente dos com câmbio mecânico, não? Pelo menos nos 302 eu tenho quase certeza que sim.
Se vc. está falando por causa do volante de motor.............ai não tem muito haver.
O volante do automático............deve pesar ai uns 1.5kg.........ele é fininho e todo furado.........
e volante do cambio mecânico uns 11kg. !!!
só que o conversor de torque cheio de óleo.... vai pesar isso !!!! é + peso que o volante de cambio mecânico!!!!
No resto o balanceamento é o mesmo !

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Re: Retirar Pino Guia do Virabrequim?

Mensagem por j ricardo em Ter 5 Mar - 15:04:20

adpachec escreveu:
j ricardo escreveu:

como imagina que se põe pino de pistão na biela? e como se tira?

e se brocar o pino, ele não mais prestar, oras! então não faz sentido tirar de um vira pra por no outro... melhor fazer outro pino...

Correto amigo, usinar é fazer outro, só um mal entendido.
E eu já fui torneiro, então eu faço um novo brincando...cada um faz ao seu modo, e de acordo com a habilidade de cada um....desculpa aí! OKK

trabalhou em aviação? tem um amigo nosso que esta estudando mecanica de avião... não conto quem é... Rolling Eyes


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Re: Retirar Pino Guia do Virabrequim?

Mensagem por adpachec em Ter 5 Mar - 17:17:40

Eu já sei quem é. OKK

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Re: Retirar Pino Guia do Virabrequim?

Mensagem por Pedrão B. em Ter 5 Mar - 19:59:59

Fala Moçada!

Agradeço a atenção e colaboração de todos!

Vou mandar o torneiro fabricar eles, daí não tenho que tirar do meu outro vira.
O duro é arrumar tempo para fazer isto.
Valeu!
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Re: Retirar Pino Guia do Virabrequim?

Mensagem por Hot Chilli Speed Shop em Ter 5 Mar - 20:41:48

Luciano76...

Sou especialista em balanceamento dinâmico de motores... faço muito de 302...

Ocorre que, no 302 até 1979 o contrapeso era de 28oz... a partir de 1979 passou a ser 50oz...

Por coincidência o Maverick (maioria mecanico) saiu de linha em 79 e a partir de 80 a maioria dos galaxies/landau eram automáticos...

Passaram a dizer que o 28oz é mecanico e o 50oz é automático, mas não é verdade... o mustang 95 é mecanico com 50oz... o galaxie automatico 1976 é 28oz...

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Re: Retirar Pino Guia do Virabrequim?

Mensagem por luciano76 em Qua 6 Mar - 6:49:47

Hot Chilli Speed Shop escreveu:Luciano76...

Sou especialista em balanceamento dinâmico de motores... faço muito de 302...

Ocorre que, no 302 até 1979 o contrapeso era de 28oz... a partir de 1979 passou a ser 50oz...

Por coincidência o Maverick (maioria mecanico) saiu de linha em 79 e a partir de 80 a maioria dos galaxies/landau eram automáticos...

Passaram a dizer que o 28oz é mecanico e o 50oz é automático, mas não é verdade... o mustang 95 é mecanico com 50oz... o galaxie automatico 1976 é 28oz...

Valeu, obrigado pela explicação.

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Re: Retirar Pino Guia do Virabrequim?

Mensagem por luciano76 em Qua 6 Mar - 7:07:15

BANDIT escreveu:
luciano76 escreveu:Mudando um pouco o assunto, o balanceamento de motores com câmbio automático não é dierente dos com câmbio mecânico, não? Pelo menos nos 302 eu tenho quase certeza que sim.
Se vc. está falando por causa do volante de motor.............ai não tem muito haver.
O volante do automático............deve pesar ai uns 1.5kg.........ele é fininho e todo furado.........
e volante do cambio mecânico uns 11kg. !!!
só que o conversor de torque cheio de óleo.... vai pesar isso !!!! é + peso que o volante de cambio mecânico!!!!
No resto o balanceamento é o mesmo !

Não, não, falei por causa disso:

http://www.opaleirosdoparana.com/t20600p50-compro-galaxie-landau-comprado?highlight=galaxie

mensagem 65.



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Re: Retirar Pino Guia do Virabrequim?

Mensagem por pézão opaleiro em Qua 20 Mar - 19:44:21

Bandit vi la em cima que teve caso que vc retirou os pinos e botou parafusos,,,, vc fes rosca no vira? ou botou porca por trás??,,,, cara tava olhando aqui e passaram o esmeril nos três pinos do vira do meu motor,,,,,, que dizer ja peguei esse motor assim. OKK

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Re: Retirar Pino Guia do Virabrequim?

Mensagem por j ricardo em Qui 21 Mar - 7:24:55

pézão opaleiro escreveu:Bandit vi la em cima que teve caso que vc retirou os pinos e botou parafusos,,,, vc fes rosca no vira? ou botou porca por trás??,,,, cara tava olhando aqui e passaram o esmeril nos três pinos do vira do meu motor,,,,,, que dizer ja peguei esse motor assim. OKK

não foi pra mim a pergunta, mas ja digo: fez rosca ...


porca nesses casos NON ECXISTE...


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Re: Retirar Pino Guia do Virabrequim?

Mensagem por pézão opaleiro em Qui 21 Mar - 18:05:19

j ricardo escreveu:
pézão opaleiro escreveu:Bandit vi la em cima que teve caso que vc retirou os pinos e botou parafusos,,,, vc fes rosca no vira? ou botou porca por trás??,,,, cara tava olhando aqui e passaram o esmeril nos três pinos do vira do meu motor,,,,,, que dizer ja peguei esse motor assim. OKK

não foi pra mim a pergunta, mas ja digo: fez rosca ...


porca nesses casos NON ECXISTE...
pois e JRicardo mesmo assim valeu a atenção,,,, o meu um dos antigos dono cortou os três,,e hoje estava olhando e o volante que veio so tem um furo para guia,, seria o volante do 4cc??

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Re: Retirar Pino Guia do Virabrequim?

Mensagem por BANDIT em Qui 21 Mar - 20:18:39

pézão opaleiro escreveu:
j ricardo escreveu:

não foi pra mim a pergunta, mas ja digo: fez rosca ...


porca nesses casos NON ECXISTE...
pois e JRicardo mesmo assim valeu a atenção,,,, o meu um dos antigos dono cortou os três,,e hoje estava olhando e o volante que veio so tem um furo para guia,, seria o volante do 4cc??

É como o J falou....é feito rosca
e mete travante nele ( loctite).......travante pra rosca vermelho!!!!
que é pra não soltar

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Re: Retirar Pino Guia do Virabrequim?

Mensagem por pézão opaleiro em Qui 21 Mar - 20:28:46

BANDIT escreveu:
pézão opaleiro escreveu:pois e JRicardo mesmo assim valeu a atenção,,,, o meu um dos antigos dono cortou os três,,e hoje estava olhando e o volante que veio so tem um furo para guia,, seria o volante do 4cc??

É como o J falou....é feito rosca
e mete travante nele ( loctite).......travante pra rosca vermelho!!!!
que é pra não soltar
esse loctite vermelho eu tenho,, mas como eu falei o volante so tem um furo do guia será que so um guenta??

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Re: Retirar Pino Guia do Virabrequim?

Mensagem por j ricardo em Sex 22 Mar - 7:10:28

pézão opaleiro escreveu:
BANDIT escreveu:

É como o J falou....é feito rosca
e mete travante nele ( loctite).......travante pra rosca vermelho!!!!
que é pra não soltar
esse loctite vermelho eu tenho,, mas como eu falei o volante so tem um furo do guia será que so um guenta??

vai ser preparado, ne?

ou coloca os tres pinos guia, ou pelo menos usa parafusos ARP no volante...

e não sei se os ARP substituem os tres pinos... mas é melhor que nada...


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Re: Retirar Pino Guia do Virabrequim?

Mensagem por pézão opaleiro em Sex 22 Mar - 7:51:35

Valeu a dica Jricardo vou procurar os parafusos arp OKK

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Re: Retirar Pino Guia do Virabrequim?

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