Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» Fabricando um Rotisserie
Hoje à(s) 10:38:00 por Heitor_Ruschmann

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Hoje à(s) 10:34:36 por joaoc

» Chevrolet Caravan 1979 2500 - Customização simples e de bom gosto
Hoje à(s) 10:31:29 por Lukaoneves

» RONCO DO 6 CILINDROS
Hoje à(s) 10:20:38 por oXLS

» Caravan comodoro 1988
Hoje à(s) 9:27:15 por Rubão6cc

» Opala 1978 Diplomata
Hoje à(s) 8:05:25 por Caravan88

» Qual e meu opala
Hoje à(s) 8:03:38 por Caravan88

» Câmbio 6cc
Hoje à(s) 7:34:17 por srorto

» Positivo - Palao75(Caio Cardoso)
Hoje à(s) 6:52:46 por srorto

Quem está conectado

86 usuários online :: 3 usuários cadastrados, 1 Invisível e 82 Visitantes :: 2 Motores de busca

:: Wagner ::, FERNANDO KOPETSKI, Villas Boas


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9352)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7879)
 
100 (7771)
 

Preparação Opala Envemo - Carter

Compartilhe

parrud0www
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 112
Localização : Barretos SP
Modelo do carro : Diplomata Coupé 86/87
Cilindros : 6cil Alcool
Data de inscrição : 11/11/2011

Preparação Opala Envemo - Carter

Mensagem por parrud0www em Sex 19 Abr - 0:22:15

Galera, eu dando uma olhada na net vi uma "receitinha" de preparação do opala envemo, nela muita coisa a gente já sabe mas uma coisa me chamou atenção. "Carter com maior capacidade" isso existe em preparações pesadas ou até medianas? Deem uma olhada na foto study


rafa_pr
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1057
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Diplomata 90
Cilindros : 6
Data de inscrição : 12/12/2011

Re: Preparação Opala Envemo - Carter

Mensagem por rafa_pr em Sex 19 Abr - 7:46:51

É bom p/ não secar o óleo do cárter em preparações extremas que sobe muito óleo em giros altos.

Nesse caso aí, eu chuto que por na época o óleo ser muito ruim, era necessário fazer isso até para uma preparação mais simples!

BANDIT
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 13534
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009

Re: Preparação Opala Envemo - Carter

Mensagem por BANDIT em Sex 19 Abr - 12:05:26

1° que net....não vale porcaria nehuma........DIFICIL....de se encontrar alguma coisa de últil....tipo (beste car)
Sobre o cárter Envemo
VIADAGEM !!!!!
Achoe qu etudo dessa encemo é uma porcaria......por isso não sobreviveu !!!!
Não adinta aumenatr o volume de óleo do oapla !!!! Não adina ......ali foi aumentado o "poço" só !!!! pra que + óleo ?????
oque tem que ser feito......
oque em que fazer
é defletor de cárter !!!!!
isso sim tem que ser feito........
é colocado uma chapa no cárter pra na aceleração.....o óleo NÃO ir todo pra tráz!!!!! isso sim !!!!! todo carro moderno tem isso !!!!
por isso que eu digo......de nada adianta colocar + 3 litros de óleo.....se não tivere esse defletor de cárter :
Tem que ter bomba de óleo Higt Volume Melling....não adianta montar com bomba paralela ...a 15 anos atraz NÃO se comrava bomba em loja de reposição ...o a bomba é original GM (vindo na caixinha) ou é importada....as bombas que vc. compra em auto-peças NÃO prestam...é tudo 5° categoria !!!!

O defeltor de Cartér serve ....

pra numa arrancada....o óleo não ir todo pra traz....ou numa freiada forte seguida de contra-esterço....o óleo não ir todo pra fente e o lado ....por iso se faz o defletor de carter....

Ele é um poço..onde fica "armazenadpo" + óleo ...simplesmente isso



Por isso que eu diogo que não tem aqui 1 único motor montadoi corretamente como se deve ......

Fotos do Defeltor :

Gabarito :


Gabarito feito de papelão...madeirinha....eucatex....seja oque for.....como eu uso (faço) bastante isso....por isso já tenho um Gabarito....mas vc. não precisa....faça num paleão um desenho e depois passe pra chapa >

Chapa de aço:


Não muito fina ...não muito grossa.....muito fina a solda derrete ela

Aplica-se o gabarito em cima da chapa ....e faz o "desenho" depois recorta com tesoura de chapa

Já montado no cartér ( esse cárter é de ômega Stock Car


Isso sim (sitema Power of BANDIT ) é eficiente .....
só aumentar o volume de óleo......é pida .....
melhor que esse meu sistem de defltetor....só cárter seco!!!!!!

BANDIT
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 13534
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009

Re: Preparação Opala Envemo - Carter

Mensagem por BANDIT em Sex 19 Abr - 12:07:02

Se tiver Comando .....dai ainda tem que fazer os Respiros de Cartér .....
( que o piá Luis 666 gosta de debochar deles !!!!)

Luis_555
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4934
Localização : Jaraguá do Sul - SC
Modelo do carro : Opala de Luxo 1978 =D
Data de inscrição : 26/05/2008

Re: Preparação Opala Envemo - Carter

Mensagem por Luis_555 em Sex 19 Abr - 14:01:01



Se for assim adiciona 2cvs em relação aos de metal.

Brunugomes
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1833
Idade : 29
Localização : Natal/RN
Modelo do carro : Opala 73 cupê

Cilindros : 6cil 4.4

Data de inscrição : 22/11/2012

Re: Preparação Opala Envemo - Carter

Mensagem por Brunugomes em Sex 19 Abr - 14:08:57

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

parrud0www
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 112
Localização : Barretos SP
Modelo do carro : Diplomata Coupé 86/87
Cilindros : 6cil Alcool
Data de inscrição : 11/11/2011

Re: Preparação Opala Envemo - Carter

Mensagem por parrud0www em Sex 19 Abr - 18:01:12

Porra bandit... gostei disso aí. O pescador vai dentro desse buraco na chapa ou só fica meio por cima?

Pedro Fagundes
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 492
Idade : 33
Localização : Belo Horizonte - MG
Modelo do carro : Especial 72
Cilindros : 6c 4.4 Apimentado
Data de inscrição : 22/10/2012

Re: Preparação Opala Envemo - Carter

Mensagem por Pedro Fagundes em Sex 19 Abr - 22:04:26


legal esse esquema aí..

me dá uma tristeza quando o assunto vem depois que eu já mexi na peça..
há pouco tempo mandei desentortar o carter, já poderia ter feito algo assim..

agora ficou pra minha lista de coisas a fazer..

Brunugomes
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1833
Idade : 29
Localização : Natal/RN
Modelo do carro : Opala 73 cupê

Cilindros : 6cil 4.4

Data de inscrição : 22/11/2012

Re: Preparação Opala Envemo - Carter

Mensagem por Brunugomes em Sab 20 Abr - 6:44:21

Olha como tah ficando no meu..

Levei pra soldar agora pouco.. Ai só falta furar pra o pescador entrar direitim.. xD Espero que essa seja a maneira certa de fazer...


















Só uma duvida que ainda tenho, vou fazer os respiros da parte de baixo, no bloco, usando o orificil que era da antiga bomba de gasolina, Aonde é mais seguro pra eu fazer um outro buraco no bloco?
Existe algum lugar que n tenha risco de furar? Por exemplo, exatamente ao lado do lugar onde a bomba de gasola ficaria.. Ou mais longe, ou do outro lado.. Etc.. =/

O bloco está na retifica e já mandaria eles fazerem a abertura lá...

Desde já obrigado..


BANDIT
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 13534
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009

Re: Preparação Opala Envemo - Carter

Mensagem por BANDIT em Sab 20 Abr - 10:32:57

parrud0www escreveu:Porra bandit... gostei disso aí. O pescador vai dentro desse buraco na chapa ou só fica meio por cima?

é óbvio que o Pescador vai dentro do poço !!!!!
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Todo carro moderno já sai com isso ......ou seja .....é praticamente INDESPENSAVEL......
Exceto pra que anda de 4cc.............ai não precisa !!!!!!!
Ai pode usar os Snorkel que o Luis 666 postou!!!! (e não da 2hp nunca!!!)
Veja o cárter do meu Ford Taurus ......olhe o tamanho do "poço" que ele tem !!!

Luis_555
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4934
Localização : Jaraguá do Sul - SC
Modelo do carro : Opala de Luxo 1978 =D
Data de inscrição : 26/05/2008

Re: Preparação Opala Envemo - Carter

Mensagem por Luis_555 em Sab 20 Abr - 17:32:55

4cil não tem torque pra jogar o óleo pra trás hauhuahuahuhuahuahuhuahua

Bob 151
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1500
Localização : Rio Grande do Sul
Data de inscrição : 08/02/2010

Re: Preparação Opala Envemo - Carter

Mensagem por Bob 151 em Sab 20 Abr - 17:56:42

tem coisa que nao muda nunca Cool

Jean Michel Colet
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2842
Localização : Maringá - PR
Modelo do carro : Comodoro 87 Cupê - 6 Cil Aspirado

Chevette 89 SL - Aspirado
Cilindros : Comodoro 6 Cil e o Chevette 4 Cil
Data de inscrição : 25/08/2009

Re: Preparação Opala Envemo - Carter

Mensagem por Jean Michel Colet em Sab 20 Abr - 17:58:00

Bob 151 escreveu:tem coisa que nao muda nunca Cool

Verdade ! Wink

Bob 151
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1500
Localização : Rio Grande do Sul
Data de inscrição : 08/02/2010

Re: Preparação Opala Envemo - Carter

Mensagem por Bob 151 em Sab 20 Abr - 17:59:13

por isso que as vezes da enjoo de olhar o forum

Isael
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 847
Idade : 29
Localização : Taubaté-SP
Modelo do carro : Opala de Luxo cupê 1978 branco perolizado
Cilindros : 4.1s + CompCams 280H + H34 + 6x2
Data de inscrição : 22/04/2013

Re: Preparação Opala Envemo - Carter

Mensagem por Isael em Sex 26 Abr - 9:22:30

Oh Bandit...a gente devia mandar vc de volta no tempo p ensinar isso td p GM...
ía ser mais fácil...hahahahaha
Não cara, sério...como funciona esses respiros???
devo fazer uma saída no carter msm???
tipo aquelas q fazem de retorno de óleo p carro com turbo???
Uma coisa, talvez nada a ver...pra que serve aquela mangueira da tampa até o coletor,
se tem outra da tampa até o filto???
elas não vão pro msm lugar??? ou seja, pra dentro do motor???

Brunugomes
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1833
Idade : 29
Localização : Natal/RN
Modelo do carro : Opala 73 cupê

Cilindros : 6cil 4.4

Data de inscrição : 22/11/2012

Re: Preparação Opala Envemo - Carter

Mensagem por Brunugomes em Sex 26 Abr - 9:28:52

Isael escreveu:Oh Bandit...a gente devia mandar vc de volta no tempo p ensinar isso td p GM...
ía ser mais fácil...hahahahaha
Não cara, sério...como funciona esses respiros???
devo fazer uma saída no carter msm???
tipo aquelas q fazem de retorno de óleo p carro com turbo???
Uma coisa, talvez nada a ver...pra que serve aquela mangueira da tampa até o coletor,
se tem outra da tampa até o filto???
elas não vão pro msm lugar??? ou seja, pra dentro do motor???


Cara não sou o Bandit mas já tive as mesmas duvidas que vc, e enxi muito o saco dele até entender... Rsrs
O respiro é colocado no lugar da bomba mecânica. Ou seja, precisa usar bomba elétrica no lugar da mecânica...
Não é igual aos do turbo...
A mangueira da tampa tem a ver com o respiro.. Ele na realidade não deveria ir para o coletor ou para o filtro, pq ele "lubrifica" o carburador e o interior da câmara, porem o fato de aspirar ar "sujo" de óleo traz mais malefícios que benefícios...
O certo é eles irem pra um reservatório a parte que capte esses gases...

Abraços e espero ter respondido td certinho.. Caso contrario por favor alguém me corrija.

Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Masculino Número de Mensagens : 913
Idade : 35
Localização : Toledo/Cascavel - PR
Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
Cilindros : 250cid (original)
Data de inscrição : 06/01/2008

Re: Preparação Opala Envemo - Carter

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Sex 26 Abr - 10:05:57

Aumentar o volume de óleo no motor Opala só em 2 casos:
1º: Girando acima de 8000rpm, tem-se um efeito colateral, mesmo que acontecia nos AP tempos atráz, sobe muito óleo e não desce... isso falando pra carro de circuito ou arrancada... o efeito é o mesmo.
A bomba do Opala, seja original GM antiga ou HV são excelentes, mas se girar demais não da tempo do óleo voltar ao cárter, então nestes casos é conveniente sim aumentar o volume de óleo.
2º: Falta de radiador de óleo. Se não houver, aumentando o volume de óleo consegue-se manter a temperatura num nível melhor para a condição extrema de funcionamento, carro de circuito por exemplo.

O defletor de óleo é excelente, e realmente funcional, no caso do cárter do Opala, numa arrancada o óleo ja vai naturalmente todo para tráz... então necessidade não há, mas na freada a tendencia é ir para frente, e ai sim um defletor simples ja ajuda muito em relação a não ter nada.
O cárter do Omega ja tem originalmente, pois o pescador é na frente do motor, e são apenas duas abas, ja funciona muito bem, do jeito que o Bandit faz... melhor ainda...

Outro método pra evitar óleo sacolejando dentro do cárter, é o sistema ''carter seco'', alguns motores de arrancada ja utilizam, pode ser utilizado na rua sem problemas pois só traz benefícios (aumenta a capacidade de refrigeração do óleo, aumenta o volume do óleo, a própria bomba externa se encarrega e tirar o óleo de baixo do motor e consequentemente ventilar o motor mais eficientemente...)
Obs.: esses da arrancada que passaram a cárter seco, só mudaram o sistema original por estarem girando acima dos 8.000rpm e começarem a perceber que faltava óleo para o virabrequim, aquecimento nas bronzinas, desgaste excessivo na bomba etc... os AP 16/20V á uns 3 ou 4 anos, acontecia a mesma coisa, fundiam no final dos 402mts por falta de lubrificação, óleo subia mas não dava tempo de descer, chega um momento que acaba o óleo embaixo.... BUMMM, aumentaram de 3 para 5 litros de óleo no motor.... acabou os problemas em 400mts

BANDIT
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 13534
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009

Re: Preparação Opala Envemo - Carter

Mensagem por BANDIT em Sex 26 Abr - 12:05:01

Sem dúvida o cárter seco é a melhor alternativa......com 3 entradas !!!! ( vc. deve conseguir até fazer looping)
o oapla gira até 7500rpm ........com bomba higt volume........locura tentra fazer isso com a original.....
nos 8000rpm .........nem bomba higt volume da conta !!!!
ai vc. tem que fazer a lubrificação do virabrequim e bronzina .........
ai o motor tem uma sobre vida até os 8500rpm !!!

Isael
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 847
Idade : 29
Localização : Taubaté-SP
Modelo do carro : Opala de Luxo cupê 1978 branco perolizado
Cilindros : 4.1s + CompCams 280H + H34 + 6x2
Data de inscrição : 22/04/2013

Re: Preparação Opala Envemo - Carter

Mensagem por Isael em Ter 30 Abr - 8:09:17

Putz...falei q aki só tem ninja!!!! Laughing
Ah...achei o outro tópico q o BANDIT mostrou essa instalação...show hein
Como já tenho bomba elétrica vou fazer uma tampinha com um cotovelo...agora só falta comprar o reservatório de óleo!!!!
Valew!!!! Twisted Evil

paulo_bomber
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 105
Localização : ijui RS
Data de inscrição : 30/10/2011

Re: Preparação Opala Envemo - Carter

Mensagem por paulo_bomber em Qui 14 Jan - 9:28:44

eai galera, sera q alguém pode upar as fotos do defletor do carter? ate fiz um, mas acho q acabou piorando, pois quando freio forte a pressão cai a zero, nao consegui encontrar em lugar nenhum as imagens, mas lembro de ter visto aqui no forum, caso alguem puder repostar agraço, quero consertar a cagada, vlw

paulo_bomber
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 105
Localização : ijui RS
Data de inscrição : 30/10/2011

Re: Preparação Opala Envemo - Carter

Mensagem por paulo_bomber em Dom 17 Jan - 10:00:22






estou fazendo este modelo... se vai dar certo? nao faço ideia, mas vou testar, tbm vou melhorar o defletor q vai no fundo do carter, pois desconfio q ali que se encontra meu problema

SevenFifty
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1241
Idade : 30
Localização : Guaratinguetá-SP
Modelo do carro : Opala Especial 1973 cupê
Cilindros : 4 (151)
Data de inscrição : 06/09/2010

Re: Preparação Opala Envemo - Carter

Mensagem por SevenFifty em Seg 18 Jan - 19:14:45

Falando nos defletores, é o mesmo princípio da água no tanque do caminhão do bombeiro... se não houvesse esse sistema, a massa da água (tanque cheio) tombaria o caminhão em curva acentuada.

Conteúdo patrocinado

Re: Preparação Opala Envemo - Carter

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:12:53


    Data/hora atual: Qui 8 Dez - 11:12:53