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""GRANDES PROMOÇÕES RACING PARTS 101""

Seg 24 Fev - 14:51:04 por Eduardo SSa

Opaleiros é com grande satisfação que comemoramos o primeiro ano de parceria com a equipe da 101 Racing Parts, para comemorar esta data especial apresento as novas promoções aos nossos membros Opaleiros  OKK 



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Ajuda com Ignição Eletrônica

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TIAO
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Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por TIAO em Sab 8 Nov - 9:28:22

Boa tarde,


Aqui estou, finalmente resolvi dar uma geral nesse tópico também! Assim como a grande parte dos proprietários de Opala's mais antigos ../83, o meu veio com Ignição Convencional Delco que utiliza Platinado em seu sistema. Não tenho nada contra a utilização desse tipo de Ignição, mas eu prefiro a Ignição Eletrônica Bosch devido algumas de suas características! Gostaria de pedir a todos que não transformem esse tópico em briga de qual é melhor e qual é pior, o tópico foi feito para ajudar quem QUER TROCAR a Ignição Convencional Delco pela Ignição Eletrônica Bosch. Não sou nenhum expert, então se você tem alguma informação importante ou se identificar alguma coisa errada, peço que ajude o tópico e a todos que lêem ele!

O Sistema de Ignição tem como Função Básica provocar uma centelha dentro do cilindro capaz de inflamar a mistura ali contida. Essa centelha deve ocorrer no momento preciso, a fim de se obter uma queima homogênea da mistura e consequentemente conseguir extrair a máxima energia do combustível utilizado. Logo quanto mais preciso e adequado for o sistema, melhor para o carro e para o rendimento dele!

Pelo que eu conheço, existem seis tipos de sistema de ignição, mas no Opala só é possível a utilização de três desses sistemas:

Sistema de Ignição Convencional: Vinha originalmente nos Opalas até 83, seu maior problema é a vida útil do platinado, em alguns tipos de instalação existe um transistor que diminui a corrente que o platinado interrompe. Quando se molha a parte de dentro da tampa, ou o sistema fica sem utilização por um tempo pode haver problemas no funcionamento do conjunto. Devido aos inconvenientes e o baixo preço é sempre bom ter um Platinado e um Condensador extra para emergência. Animação sobre o funcionamento: http://www.burgoseletronica.net/ignicaoconvencional.htm

Sistema de Ignição Eletrônica: Passou a ser parte dos Opalas a partir de 84, sistema moderno que possibilita um melhor acerto, não há mais problema com a ausência de utilização, mas ainda há problema caso a parte de dentro da tampa do distribuidor se molhe. Devido o alto preço do Modulo de Ignição é sempre bom ter um extra para emergência.

Sistema de Ignição Assistida: Não é original de nenhum Opala, para quem não quer mexer na originalidade do carro e evitar os problemas com o platinado e condensador é uma boa opção. Esse sistema funciona em cima do Sistema de Ignição Convencional com auxilio de um modulo extra. Devido a falta de suporte é sempre bom ter um modulo extra para emergência.

Como podem ver, cada um tem seus problemas e suas vantagens, é claro que há muito mais para se falar sobre eles, mas esse tópico foi feito para tirar duvidas e mostrar mais sobre o Sistema de Ignição Eletrônica, então vamos ficar só com os conceitos básicos para titulo de curiosidade.


Antes de começar eu gostaria de esclarecer algumas duvidas padrões, assim ja evitamos aquelas famosas perguntas!


P.: Posso adaptar Ignição Eletrônica no Distribuidor da Ignição Convencional?
R.: Não! Os dois tem sistemas totalmente diferentes, começando pelo encaixe da tampa do distribuidor!

P.: Posso adaptar algo que transforme a Ignição Convencional em Ignição Eletrônica?
R.: Não, mas existe um sistema chamado Ignição Assistida que com um auxilio de um módulo a Ignição Convencional é modificada!

P.: O que preciso para ter Ignição Eletrônica no meu carro?
R.: Modulo de Ignição de seis pinos; Chicote da Ignição Eletrônica; Distribuidor Bosch com cabo; Tampa e Rotor.

P.: Posso reutilizar alguma coisa da minha Ignição Convencional?
R.: Sim. Bobina e Cabos de Vela, porem é aconselhável a troca da bobina original por uma Bosch KW-12V. Essa bobina é prata com etiqueta vermelha, no seu fundo tem gravado KW-12V e tem o final "67".

P.: A tampa, rotor e avanço são parecidos, não posso reutilizar mesmo não?
R.: Não! Repare bem e notará diferença na fixação e na utilização!

P.: Tem diferença na ignição do 4CC para o 6CC?
R.: Sim. Apesar de serem parecidos, somente a bobina, bobina impulsora, chicote, cabos e modulo de ignição são iguais.

P.: Tem problema utilizar um Distribuidor de combustivel diferente do meu motor?
R.: Aparentemente não, nunca vi ninguem com problemas, já as outras peças tem que ser equivalente ao combustivel utilizado pelo seu motor.

P.: Ainda acho peças novas, sendo vendidas no mercado?
R.: Sim, você acha praticamente tudo, menos o distribuidor, esse já parou de ser fabricado.

P.: Posso utilizar a bobina do MI ao em vez da bobina convencional (Asfaltica)?
R.: Se o seu carro for 4CC sim, pois há relatos ruins sobre o uso dela no 6CC.

P.: Posso utilizar outro distribuidor sem ser o de Opala para poder ter Ignição Eletrônica?
R.: Não sei, mas tem gente que faz gambiarra com o do Escort.

P.: Em alguns carros o avanço é desligado, então o uso do avanço não é obrigatório?
R.: Não, mas em carro preparados ou com comandos "maiores" o avanço causa uma variação que atrapalha o acerto e a regulagem da lenta.

P.: Quais os tipos de Ignição utilizada no Opala?
R.: Convencional, Transistorizada e Assistida, sendo a ultima não original.


Esquema do Distribuidor Convencional

Ob.: Reparem que existe a discriminação de cada peça, de modo a ter seu nome e número original da GM.

Esquema do Distribuidor Eletrônico

Ob.: Reparem que existe a discriminação de cada peça, de modo a ter seu nome e número original da GM.

Esquema de ligação do Sistema de Ignição Eletrônica

Ob.: O esquema de ligação é o mesmo, só os desenhos que mudam.

Componentes do Sistema de Ignição Eletrônica



1ª Foto - TC 0134 - Chicote para Ignição Eletrônica, Opala/Caravan, Unidade de Comando Bosch 9.220.087.004
2ª Foto - TC 0137 - Cabo de Ligação do Distribuidor VW/Fiat/GM Chevette
3ª Foto - KW-12V - Bobina Bosch 9.220.081.067
4ª Foto - Rotor - Rotor Bosch 1.234.332.215
5ª Foto - Jogo de Cabo de Vela
6ª Foto - Tampa - Tampa Bosch 9.231.086.056
7ª Foto - Distribuidor Bosch
8ª Foto - Modulo de Ignição Bosch 9.220.087.004




Abraços


Última edição por TIAO em Seg 5 Out - 16:06:59, editado 2 vez(es)

TIAO
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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por TIAO em Sab 8 Nov - 17:17:12

Limpeza do Distribuidor e do Avanço

Devido ao preço, disponibilidade e segurança eu acabei comprando o meu Distribuidor Eletrônico em um Ferro-Velho, é claro que comprar um todo revisado e pronto para instalação é melhor, como isso nem sempre isso é possível é sempre bom estar preparado para dar uma geral. Quando comprei o distribuidor, ele veio bem sujo e agarrando, logo tive que dar uma geral, mas nada impede de você dar uma geral no seu. Ao contrario do que muitos imaginam a limpeza não é difícil...

1º - Retire os Parafusos
Quando for retirar os parafusos que estão fixados na lateral do Copo/Carcaça do distribuidor, preste atenção no tamanho deles, pois há lugares que exigem parafusos menores e outros maiores.

2º - Retire as Presilhas
Não tem mistério, mas é chatinho devido as presilhas ficarem na frente do parafuso.

3º - Retire o Cabo
Quando for retirar o cabo do distribuidor, desparafuse o conector e puxe ele sempre em linha reta em sua direção para não estragar o conector da bobina impulsora. Caso o cabo esteja ruim/ressecado, os conectores permitem ser abertos e ter seus fios trocados. Do contrario, se você quiser trocar o cabo por um novo, a TC Chicotes ainda fabrica ele, seu modelo é chamado de TC 0137 e o site do fabricante é http://www.tcchicotes.com.br

4º - Retire o Avanço
O que prende o avanço é um pino, ao lado dele tem uma saliência que impede que ele saia. Por conta disso, o avanço tem um jeito certo de ser fixado e removido, do contrario você passará muita raiva. Eu não consegui descobrir o jeito correto, caso alguém saiba qual é a manha eu agradeço a ajuda.

5º - Retire a Engrenagem
Não há mistério, localize e remova o pino que trava a engrenagem do distribuidor. Pegue um prego grosso ou um ferro que tenha a largura do pino, coloque em cima do pino e com auxilio de um martelo e muito cuidado vá dando umas marteladinhas. Quando o pino todo sair é só você retirar a engrenagem e empurrar o eixo para cima, neste momento você deve tomar cuidado com as duas arruelas que vão entre a base do eixo e a base do Copo/Carcaça. Se repararem bem, o pino é igual ao pino de porta, ele é reutilizável, não há necessidade de comprar um novo, a não ser que você queira trocar ou se ele estiver ruim.

6º - Retire a Bobina Impulsora
Com o conjunto do eixo separado do Copo/Carcaça, solte a arruela de pressão que fica na base superior do eixo e solte o parafuso que fica dentro da parte superior do eixo. Após isso, é só puxar a bobina, cuidado porque junto virá a "aranha".

7º - Limpando as Peças do Distribuidor
Corte a parte superior de uma garrafa de PET, coloque o óleo diesel e deixe as peças do distribuidor de molho. De tempos em tempos vá com um pincel macio e esfregue com cuidado, depois que toda sujeira sair, faça o mesmo com gasolina. Desse jeito o grude, a viscosidade e aquele restinho de sujeira sairão. Lembrando que somente se a sua Bobina Impulsora estiver muiiito suja que você deve deixá-la de molho, passe somente um pincel macio e de leve, nunca a esfregue.

8º - Limpando o Avanço
Repita o processo de limpeza do distribuidor. Caso o avanço esteja entupido, com auxilio de um clipes e muito cuidado, desentupa o bico e deixe ele de molho, de tempos em tempo empurre e puxe a alavanquinha que tem nele.










Teste/Montagem do Distribuidor e seus componentes

1º - Teste do Avanço
O Avanço nada mais é do que uma câmara com um diafragma dentro e uma alavanca que o aciona, por meio do diafragma o avanço desloca a mesa do distribuidor antecipando o momento da ignição. Logo se o seu avanço estiver enferrujado/feio não é motivo para troca, a troca do avanço só é necessária quando ele tem seu diafragma rompido/estragado. Para se testar o avanço você precisa que ele esteja limpo e desentupido, então com a boca você puxará o ar pelo caninho e verá se há pressão e se a alavanca esta recuando para dentro da câmara do avanço, ao tirar a boca do caninho você terá que ver a alavanca voltar para a posição original. Caso não aconteça nada disso seu avanço tem de ser trocado, ao contrario do Avanço do Sistema de Ignição convencional, o da Ignição Eletrônica tem diferença entre 4CC e 6CC, então na hora de comprar especifique qual você quer!




2º - Teste da Bobina Impulsora
A Bobina Impulsora substitui o platinado, é um gerador de sinal indutivo, ela controla o momento e a intensidade de cada faísca. Logo se o seu enrolamento estiver danificado ou outra parte com defeito poderá ocorrer falha e até mesmo curto circuito. Para se testar a Bobina Impulsora você deve utilizar um multímetro e testar a sua resistência. Caso a resistência não esteja entre 1.000 e 1.200Ω você deverá trocar a Bobina Impulsora.




3º - Teste da Engrenagem
A engrenagem é responsável pela captação do movimento do motor, você deve verificar se a mesma se encontra inteira, se está gasta ou com avarias. Não é algo que se troque sempre, mas é bom ter certeza que ela está boa, só necessita ser trocada quando apresenta desgaste ou imperfeição.


4º - Montagem e verificação do Distribuidor
A montagem é o inverso do que foi feito, sendo que ao montar eu aconselho que joguem um pouco de óleo de maquina dentro do Copo/Carcaça do distribuidor, assim o rotação ficará mais livre. Cuidado com as Arruelas que vão entre a base do eixo e a base do Copo/Carcaça, a arruela mais fina vai primeiro, ficando a mais grossa em contato com o Copo/Carcaça. A folga entre a Engrenagem e a base do Copo/Carcaça é necessária, deixe com 3 e 4MM. Coloque o Avanço no lugar e parafuse ele, depois coloque o restante dos Parafusos e Presilhas. Com o Distribuidor montado verifique se o calibre dos quatro Pontos de Ignição está entre 0,22 e 0,66MM, verifique também a existência de folga radial no eixo.





Depois eu termino...


Última edição por TIAO em Ter 6 Out - 16:40:45, editado 4 vez(es)

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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por 100 em Sab 8 Nov - 17:27:11

Tiao,só seguir o esquema da foto que dará certo!!!

Sobre corte de giro,p/ que quer colocar?? dinheiro sobrando????

Até mais

100

TIAO
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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por TIAO em Sab 8 Nov - 17:35:53

100 escreveu:Tiao,só seguir o esquema da foto que dará certo!!!

Sobre corte de giro,p/ que quer colocar?? dinheiro sobrando????

Até mais

100

Eu não manjo desse negocio de distribuidor não, então estou meio perdido!
Agora que descobri que tem diferença do distribuidor convencional para o eletronico, com isso descobri que é só eu comprar um distribuidor eletronico e usar esse esquema! Só que tenho uma outra duvida, o avanço é o mesmo, vou ter que regular algo?

Sobre o cortar giro eu queria colocar pois tenho medo de subir muito e como não corta o giro o motor bater.. tem outras pessoas que dirigem o carro...


abraço

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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por 100 em Sab 8 Nov - 17:39:30

TIAO escreveu:

Eu não manjo desse negocio de distribuidor não, então estou meio perdido!
Agora que descobri que tem diferença do distribuidor convencional para o eletronico, com isso descobri que é só eu comprar um distribuidor eletronico e usar esse esquema! Só que tenho uma outra duvida, o avanço é o mesmo, vou ter que regular algo?

Sobre o cortar giro eu queria colocar pois tenho medo de subir muito e como não corta o giro o motor bater.. tem outras pessoas que dirigem o carro...


abraço

Tiao,

Só terá que regular o ponto inicial quando colocar o distribuidor!!!

Sobre o corte,me desculpe,não é preconceito mas,num L4 você pode ficar sossegado que não vai sair de giro a ponto de estourar não!!! nem que queira!!!

Gaste o dinheiro com outra coisa!!!

Até mais

100

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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por TIAO em Sab 8 Nov - 17:54:24

100 escreveu:
TIAO escreveu:

Eu não manjo desse negocio de distribuidor não, então estou meio perdido!
Agora que descobri que tem diferença do distribuidor convencional para o eletronico, com isso descobri que é só eu comprar um distribuidor eletronico e usar esse esquema! Só que tenho uma outra duvida, o avanço é o mesmo, vou ter que regular algo?

Sobre o cortar giro eu queria colocar pois tenho medo de subir muito e como não corta o giro o motor bater.. tem outras pessoas que dirigem o carro...


abraço

Tiao,

Só terá que regular o ponto inicial quando colocar o distribuidor!!!

Sobre o corte,me desculpe,não é preconceito mas,num L4 você pode ficar sossegado que não vai sair de giro a ponto de estourar não!!! nem que queira!!!

Gaste o dinheiro com outra coisa!!!

Até mais

100


Sério 100? Bom ouvir isso, assim posso trocar aquele trambulador... era o danado que estava ruim, até achei um por aqui!

Andei olhando aqui e vou ter que trocar o avanço tambem, tem diferença :/

Achei 2 kits de Ignição Eletrônica por R$ 360.00 (Distribuidor Completo (Tampa, Rotor e Avanço), Módulo BOSCH, Bobina Eletrônica, Chicote), a bobina é aquela vermelha da Bosh (KW) está bom o preço?

Andei vendo por aqui o preço das coisas e só não achei uma coisa... o distribuidor eletronico!
Quanto custa um distribuidor eletrônico? Se for até ums R$100,00 vale a pena comprar aqui, porque saberei que é tudo zero!

TAMPA DISTRIBUIDOR FIAT/ FORD / GM / VW - IGNICAO ELETRONICA - BOSCH - R$ 13,09
AVANCO DISTRIBUIDOR OPALA 4CC 84/89 IGNICAO ELETRONICA - PERFTUBO - R$ 38,92
MODULO IGN.ELETR. VW /87 - FORD/GM/FIAT - BOSCH - R$ 235,10
MODULO IGN.ELETR. VW /87 - FORD/GM/FIAT - MOBILETRON - R$ 54,15


abraço

100
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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por 100 em Sab 8 Nov - 18:01:31

TIAO escreveu:

Sério 100? Bom ouvir isso, assim posso trocar aquele trambulador... era o danado que estava ruim, até achei um por aqui!

Andei olhando aqui e vou ter que trocar o avanço tambem, tem diferença :/

Achei 2 kits de Ignição Eletrônica por R$ 360.00 (Distribuidor Completo (Tampa, Rotor e Avanço), Módulo BOSCH, Bobina Eletrônica, Chicote), a bobina é aquela vermelha da Bosh (KW) está bom o preço?

Andei vendo por aqui o preço das coisas e só não achei uma coisa... o distribuidor eletronico!
Quanto custa um distribuidor eletrônico? Se for até ums R$100,00 vale a pena comprar aqui, porque saberei que é tudo zero!

TAMPA DISTRIBUIDOR FIAT/ FORD / GM / VW - IGNICAO ELETRONICA - BOSCH - R$ 13,09
AVANCO DISTRIBUIDOR OPALA 4CC 84/89 IGNICAO ELETRONICA - PERFTUBO - R$ 38,92
MODULO IGN.ELETR. VW /87 - FORD/GM/FIAT - BOSCH - R$ 235,10
MODULO IGN.ELETR. VW /87 - FORD/GM/FIAT - MOBILETRON - R$ 54,15


abraço

Sim,é sério!!!

Sobre o trambulador,eu te disse lá que chutava em 99% que seria só troca mesmo e não regulagem!!!

Um distribuidor novo (se achar) é mais de 500...

Este kit aí tá meio carinho hein!!! qual estado das peças??? num desmanche deve achar na faixa de uns 250...pelo menos por aqui...

Até mais

100

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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por TIAO em Sab 8 Nov - 19:55:53

Ah! O estado do kit eu não sei, achei ele no ML, olha o link ai!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-82221630-ignico-eletronica-opala-4cc-maverick-4cc-jeep-4cc-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-81287222-ignico-eletronica-opala-caravan-4cc-frete-gratis-_JM


abraço

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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por 100 em Sab 8 Nov - 20:50:43

TIAO escreveu:Ah! O estado do kit eu não sei, achei ele no ML, olha o link ai!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-82221630-ignico-eletronica-opala-4cc-maverick-4cc-jeep-4cc-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-81287222-ignico-eletronica-opala-caravan-4cc-frete-gratis-_JM


abraço

Tente comprar em desmanche...os vendedores do ML são tudo mercenário!!!

Até mais

100

TIAO
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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por TIAO em Qui 11 Jun - 0:24:14

Boa noite,

Pronto! Consegui achar um Distribuidor Eletrônico no ferro velho, mas ele veio naquele estado! Será que alguem podia me dar algumas dicas de como dar uma geral nele, pois eu gostaria de desmontar, limpar e montar tudo novamente...

Alguem sabe me dizer se é o mesmo chicote da Ignição Eletronica do Monza ../86?
http://www.nafil.com.br/autopecas.php?pid=5731


abraços


Última edição por TIAO em Dom 14 Jun - 14:46:05, editado 4 vez(es)

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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por TIAO em Sab 13 Jun - 23:59:57

Aloww.... preciso de ajuda!!!! Alguem pode me ajudar?

abraços

fabio_jordan_ctba
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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por fabio_jordan_ctba em Qua 17 Jun - 0:15:14

amigão td bem? assim é a mesma coisa, mas por desencargo de conciencia, confira a pinagem aqui tem um link pra vc com a pinagem da caixinha, ela é a mesma desse monza, é pra ser td a mesma coisa sim ta mas confere isso, e fora isso no distribuidor a ligação é a mesma, e é um item dificil esse ein pode comprar, abcs

http://www.opala.com/forum/viewtopic.php?f=19&t=7747

TIAO
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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por TIAO em Qua 17 Jun - 12:59:54

To ficando puto ja em postar, vira e meche da pau e eu perco tudo que escrevo! Mas.. vamos resumir, a boa vontade de escrever ja se foi :/

Achei um site com chicotes, parece ser uma produção própria. Olhando melhor o catalogo notei dois tipos de Chicote de Iginição para o Opala e para o Monza, todos indicados para o mesmo Modulo de Ignição.

TC-0130 - Chicote para Ignição Eletrônica, Monza até 86 Gasolina, Unidade de Comando Bosch 9.220.087.004
TC-0134 - Chicote para Ignição Eletrônica, Opala/Caravan, Unidade de Comando Bosch 9.220.087.004
TC-0135 - Chicote para Ignição Eletrônica, Opala/Caravan 89 GM, com Fio Resistivo, Unidade de Comando Bosch 9.220.087.004
TC-0136 - Chicote para Ignição Eletrônica, Monza após 86 Gasolina/Álcool, com Fio Resistivo, Unidade de Comando Bosch 9.220.087.004

O que é esse fio resistivo, para que serve, como sei qual comprar para o meu distribuidor?

fabio_jordan_ctba
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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por fabio_jordan_ctba em Qua 17 Jun - 13:04:03

entao, o fio resistivo é o que vai pra ignição, pra chave quero dizer, entao, assim, pode comprar qualquer um destes que dará certo, mas é o que eu te disse Tião, só confere os pinos ta e os fios, o resto é só instalar, tipo plug and play, eu ja me bati muito com isso, mas depois vc ve que nao é nada complicado, vc na hora de instalar vai ficar com raiva pq é algo tão simples, ou assim, segunda alternativa. compra os conectores tanto da caixinha quanto do distribuidor e monta o chicote vc mesmo, é muito simples, pela pinagem da caixinha vc consegue fazer um chicote novo e instalar em meia hora, qualquer coisa me chama no msn: silverheart92@hotmail.com que posso te ajudar se vc precisar ok, abcs

TIAO
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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por TIAO em Qua 17 Jun - 13:50:03

Fabio, até pensei em fazer o Chicote, mas não achei o conector que vai no Modulo de Ignição! Você sabe onde eu posso comprar ou então tem alguma referencia/modelo/nome para ver se em lojas de elétrica eles encomendão?

Tenho outra duvida, achei dois tipos de ligação da Ignição Eletrônica Transistorizada, uma passa pelo arranque e a outra não, veja os esquemas:




Qual a diferença?

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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por fabio_jordan_ctba em Qua 17 Jun - 14:01:11

Tião, é o seguinte quanto ao conector, aqui em curitiba nao achei novo, só em ferro velho, paga uns 5 pila, quanto aos esquemas acima é o seguinte, o positivo que sai do arranque pra bobina, não fica ligado direto pois se nao esquenta a bobina e ela explode, esse positivo que sai do arranque só passa corrente quando você vira a chave, dai ele libera a corrente, pode reparar que o positivo que sai da chave entra no arranque e dele vai pra bobina, certo, em seguida repare que nos dois esquemas tem um fio saindo da caixinha no pino 4 pro positivo da bobina, esse é o tal fio resistivo, da ignição, assim, quanto ao arranque nao aparecer no esquema dois nao se preocupe, pq todos os sistemas tem isso, só sai positivo pra bobina depois de virada a chave e passa pelo arranque sempre, nao tem galho Tião, a hora que vc meter a mão vc vai ver, to sintindo que vc ta meio receoso de começar a fazer isso, não tem erro, é assim que funciona, não é dificil, segue bem essas ligações que nao tem erro, siga a primeira direitinho que da td certo, meu msn ta a tua disposição ta, qualquer coisa grita abcs

TIAO
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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por TIAO em Qua 17 Jun - 14:36:09

Boa noite,


Humm... por hora tenho que ficar somente nas especulações mesmo, estou em época de prova na faculdade, então me sobra pouco tempo para os devaneios automobilisticos ahuauhahuahuhuahuauhauha

No post passado eu andei perguntando sobre o Chicote da Ignição. Ainda não descobri se o Chicote do Monza ../86 a Gasolina serve no Opala, mas deve entrar no fórum do "Monzeiros" e perguntar, se nada der certo eu vou começar a caçar em ferro velho um chicote usado! Como dito antes, passiei um pouco pela internet eu achei um site com Chicotes, parece ser uma produção própria. Olhando melhor o catalogo notei dois tipos de Chicote de Ignição para o Opala e para o Monza, todos indicados para o mesmo Modulo de Ignição.

TC-0130 - Chicote para Ignição Eletrônica, Monza até 86 Gasolina, Unidade de Comando Bosch 9.220.087.004
TC-0134 - Chicote para Ignição Eletrônica, Opala/Caravan, Unidade de Comando Bosch 9.220.087.004
TC-0135 - Chicote para Ignição Eletrônica, Opala/Caravan 89 GM, com Fio Resistivo, Unidade de Comando Bosch 9.220.087.004
TC-0136 - Chicote para Ignição Eletrônica, Monza após 86 Gasolina/Álcool, com Fio Resistivo, Unidade de Comando Bosch 9.220.087.004

Quem quiser olha o site é esse: http://www.pennarepresentacoes.com.br/Janelas/tcchicotes.php


Aproveitando o espaço, deixa eu colocar umas fotos do Distribuidor e do Modulo de Ignição.




Depois coloco uma foto dele por cima, ele está bem sujo e feio. Assim que sobrar tempo vou deixá-lo de molho do Diesel, jogar uma gasolina e mais para frente eu pretendo desmontar ele e dar aquela geral!

Se reparem nele, vão notar que alem do Chicote da Ignição eu tenho que arrumar o Chicotinho do Distribuidor! Curioso também são os vestígios de tinta amarela. Pelo que entendo, o motor amarelo é a movido a Álcool! Existe diferença do Avanço utilizado no carro a Álcool e no carro a Gasolina, ou é o mesmo para ambos combustíveis?

Andei pesquisando sobre a aplicação dos Módulos de Ignição e notei que a aplicação dos Módulos se da ao Ângulo de Permanência. Descobri também que não existe somente um Modulo de Ignição por Ângulo e sim uma faixa de Módulos. Lendo mais a respeito vi que alguns módulos vêm com limitador de rotação! Esse limitador seria o corte em X RPM?

Esse lance do Ângulo de Permanência eu achei em um fórum de Fiat 147, pesquisei mais e encontrei um PDF. Agora estou tentando pesquisar mais sobre os Módulos de Ignição e o tal Ângulo de Permanência. Parece que ele tem algo relacionado com desempenho...

http://www.147fiatclube.com.br/viewtopic.php?t=1455
http://gw-scl.tecnomotor.com.br/ManuaisProdutos/TM525.pdf


Página muito boa que fala sobre Ignição!
http://www.autonewsbr.hpg.ig.com.br/Materias/ignicao.htm


abraços

fabio_jordan_ctba
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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por fabio_jordan_ctba em Qui 18 Jun - 13:52:52

quanto ao chicote, vc é teimoso mesmo né cara rs, mas td bem, quanto ao angulo é pouca a diferença, não tenho nenhuma informação técnica sobre isso mas vou procurar me informar, alguns módulos tem um corte de corrente de repouso chamado CCR, isso nao saiu em opala, mas é uma solução prática pra evitarmos torrar bobinas e afins quando estamos apenas com a chave ligada, quanto ao resto depois escrevo o que eu sei e vou correr atras dessas informações abcs

TIAO
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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por TIAO em Qui 18 Jun - 14:10:17

Fala fabio!

Pow.. eu repeti o lance dos chicote para colocar o site junto, vai que alguem quer olhar...
Estive lendo sobre esse lance do corte, parece que esses modulos vinham com um pino a mais, ou seja sete (7) pinos.

Andei falando com os "Monzeiros" e um deles me disse que é o mesmo chicote!
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=6&t=8971&p=101961

Eu prefiro fazer um Chicote, tanto o grande que liga no módulo, quanto o pequeno que liga no distribuidor! O problema é que não acho conector para vender! :/

Poww.. se você puder dar mais informações ai eu agradeço, como disse, por hora vou somente ficar especulando! Por hora a faculdade está comendo o meu tempo com as provas...


abraços

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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por TIAO em Sex 19 Jun - 12:56:28

Bom dia,


Como eu sempre digo, nada como um dia após o outro! Ontem me estressei e me aborreci ao extremo. Hoje, inocentemente e meio cabisbaixo fui buscar a minha bateria no eletricista. Após quatro descarregadas eu pedi que dessem uma carga e que testasem ela para min. A noticia boa é que ela estava boa, a ruim é que colocaram ela em um carro para testar e o carro tinha saido, mas tudo bem o Marcão ficou de trazer a bateria para min! Aproveitando a visita fui conversar com o Gilmar sobre a Ignição Eletrônica, para minha surpresa ele tinha o Chicote da Ignição Eletrônica do Opala! De quebra ele também tinha a Bobina KW-12V, para não perder a viagem eu aproveitei e comprei o rotor também.

Agora pela tarde resolvi passar na NAFIL e comprar a Tampa do Distribuidor e um Jogo de Cabo de Vela. Novamente aproveitando a visita resolvi perguntar se tinha o Cabo do Distribuidor e o resultado foi o mesmo, achei o cabo! Tanto o Chicote do Opala que eu achei no ZIZI, quanto o Chicote do Monza e o Cabo do Distribuidor que eu achei na NAFIL são da TC - Chicotes! Se alguém precisar do Chicote da Ignição ou no Cabo procure por esse nome, TC - Chicotes!

TC 0137 - Cabo de Ligação do Distribuidor VW/Fiat/GM Chevette
TC 0134 - Chicote para Ignição Eletrônica, Opala/Caravan, Unidade de Comando Bosch 9.220.087.004

http://www.tcchicotes.com.br/

Caso alguem queira comparar:



Aproveitando o embalo eu começei a limpar o Distribuidor! Sentei lá atrás de casa e depois de muito limpar ele ficou com uma aparencia melhor, ao final da limpeza constatei que ele veio de um motor Amarelo, ou seja, a Álcool! Alem de limpar o Distribuidor, eu tive que limpar o avanço, pois o mesmo estava com aquele "biquinho" entupido. Para desentupir eu enfiei um ferrinho e a sujeira entrou...

Alguém sabe...
Testar o Avanço?
Se tem diferença do Avanço do motor a Gasolina para o motor a Álcool?
Testar a Bobina Impulsora que fica dentro do Distribuidor com o multímetro?
Como limpar o Módulo de Ignição?





Agora a seção... "O que um pouco de Óleo Diesel e um Pincel não faz" hehehehehe







abraços

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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por TIAO em Sab 20 Jun - 0:18:29

Boa noite

Achei um video que demonstra o teste do avanço!

http://www.youtube.com/watch?v=FfbPwiyGniY


Não é o mesmo tipo de avanço, mas vale a pena conferir!

http://www.youtube.com/watch?v=O6Y8Ax9z6yc



abraços

TIAO
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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por TIAO em Sab 20 Jun - 2:49:37

Boa noite,


Humm... falta de sono acaba com a pessoa! Pois bem, são 2h da manhã e lá fui eu testar o Avanço... Testei ele separado e notei uma presão! Montei ele no distribuidor e testei, novamente notei uma presão e vi a mesa se mover! Terminei de colocar as presilhas e o restante dos parafusos que ficam na carcaça e fiz um novo teste, dessa vez mesa se moveu bem menos, isso é normal?

Um dos quatro "Pontos" do Distribuidor esta raspando na "Aranha", é assim mesmo ou eu tenho que desempenar o "Ponto" que esta raspando na "Aranha"?



O "Pino" que fica no meio do Distribuidor, aquele que é fixado a engrenagem esta com uma folga, ele sobe e desce +/- 1mm, é assim mesmo ou eu tenho que arrumar isso?



A Bobina está meio torta, é assim mesmo ou eu tenho que e acertar a Bobina para que ela fique nivelada?


abraços

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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por TIAO em Seg 22 Jun - 3:22:55

Boa noite,

Humm... novamente a falta de sono me persegue! Pois bem, são quase 3h da manhã e lá fui eu testar a Bobina Impulsora... Testei a resistência para ver se algum enrolamento da bobina estava arrebentado, pois para testar o estado dela é necessário mais do que um multímetro... caso alguém compre um distribuidor e queira testar é bem fácil, siga os dois passos!

1º - Remoção da tampa e do cabo.

Retire a tampa do distribuidor e logo em seguida retire o cabo que nele é preso. Após a remoção você verá dois terminais! Caso não consiga ou não entenda como remover o cabo que sai do distribuidor, verifique que o mesmo tem um parafuso, após desparafusa-lo você terá que ir puxando ele devagar, lembre-se de puxa-lo em linha reto no sentido do distribuidor para você!



2º - Medindo a resistência.

Para medição eu utilizei o Multímetro ICEL - IK 1000, ele é facilmente encontrado em lojas de elétrica e tem um preço bem acessível, custa em torno de R$20,00 a R$30,00! Como nó iremos testar resistência, utilizaremos o campo com o símbolo Ω, ou seja, Omega símbolo da resistência. Para que a medição fiquei mais precisa coloque em 2000Ω e coloque as pontas de teste nos terminais da Bobina Impulsora, lembrando que nesse caso não faz diferença de lado! Para saber se o enrolamento da bobina está bom, o resultado tem que vir em torno de 1.000 a 1.200Ω.




abraços

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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por TIAO em Seg 22 Jun - 4:31:39

Voltei,


Lembra que eu falei em um "postagem" anterior que a Bobina estáva desnivelada, a "Aranha" estava raspando em um dos "Pontos" do distribuidor e que o eixo estava com uma folga... Muito curioso sai perguntando e depois fui mexer no Distribuidor. O Desnivel foi só acertar ela e apertar o parafuso; A "Aranha" raspando eu apenas tive que pegar o alicate e chegar ela um pouquinho pro canto; Somente a folga do Eixo que eu não consegui resolver!

Após os novos fatos ficaram algumas duvidas...

Existe algum macete ou jeito para sacar o Avanço, pois lance de colocar a ponta do rotor de frente com o primeiro cilindro não deu certo! Para tirar o meu eu tiver que soltar todos os parafusos e balançar muiiito mesmo, por fim ele saiu, tanto na primeira vez quando estava imundo, quanto agora que estava limpo!

Quero saber tambem como tira a engrenagem da ponta do eixo, pois quero terminar de sacar todo o miolo do distribuidor para limpar!




abraços

lucasfernandes1989
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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por lucasfernandes1989 em Qui 16 Jul - 14:50:01

TIAO, não sei se você ainda precisa ou se já descobriu, mas em todo caso, fica para caso alguém precise.


Para tirar a engrenagem do eixo do distribuidor basta bater com um prego que tenha mais ou menos o mesmo diâmetro de um pino elástico que prende a engrenagem ao eixo. É bem simples. O pino atravessa a engrenagem e o eixo.


Apenas recomendo a substituição do pino quando tirar o mesmo. É bem baratinho. Comprei na NAFIL ontem por R$1,51 (original da GM). O código dele é 94.626.110.





Abraços.

TIAO
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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por TIAO em Qui 16 Jul - 15:04:36

Opa! Vlw lucas!!!!

Eu parei com o distribuidor por um tempo, juntei tudo em uma caixinha e guardei. No momento estou mechendo com o estofamento do carro e tentando montar ele... mas vou passar hoje mesmo na Nafil e comprar essa pecinha, vou comprar até duas de uma vez!!! Vlw mesmo pela dica!!!!


abraços

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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por pu1bzz em Qua 5 Ago - 19:02:40

Pois é, tambem entrei pra turma da ignicao eletronica. Hoje eu coloquei o distribuidor no carro e instalei a caixinha/chicote. Tem umas duvidas, vamos ver se a turma pode ajudar:

- Qual é a posicao que o rotor do distribuidor deve ficar para uma determinada posicao da polia do motor? É que pelo que entendi, voce pode deixar o rotor apontando pra ambas as posicoes (frente/costas por exemplo) e uma delas certamente está errada Smile

- Minha bobina é a E12V. Eu tenho que **obrigatoriamente** usar a K12 ou pode deixar essa mesmo?

- Onde é o ponto "inicial" de ajustes do ponto do motor? Acabei de instalar tudo, ok, vamos testar. Qual posicao deixar o distribuidor?

- Pra quem nao tem lampada de ponto, há como ajustar o ponto com segurança ou vai no "a vontade" mesmo?

Depois ia ser legal um manualzinho de "Instalacao da ignição" com fotos. Vou tentar fazer algo nesse sentido aqui

Obrigado!
Alexandre

- Alguem tem a pinagem (e como se conecta a caixinha da ignicao) das bobinas de "3 fios"? Um amigo tem uma jogada la, com conector e tudo. Creio que possa usa-la no carro, nao? E as de 2 fios?

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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por TIAO em Seg 21 Set - 16:09:15

Boa tarde,


Então... resolvi retomar o meu projeto da ignição eletronica, pedi que um eletrecista viesse me auxiliar, enquanto ele não vem eu resolvi dar uma olhada no material e ja deixar o modulo no lugar. Depois que furei eu fui por curiosidade comparar o meu chicote que comprei pronto, com os esquemas da internet. Nessa hora eu levei um susto, fiquei sem intender, mas como o eletrecista vai vir aqui em casa amanhã, nem me preocupei em tentar entender!

O caso é, parece que tem fio a mais e conector a menos! Partindo do exemplo comumente encontrado na net...



O meu cabo é este aqui...



1º - Se virarmos o conector do modulo de ponta cabeça ou não, a sequencia não bate com a do esquema!
2º - No conector do modulo está faltando um plug, no esquema mostra a presença de cinco plugs.
3º - Se comparar a quantidade de fios que saem do chicote com as ligações do esquema, sobrará dois fios


Alguem resolve a charada?!

DIPLO86
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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por DIPLO86 em Ter 22 Set - 7:58:24

TIAO escreveu:Boa tarde,


Então... resolvi retomar o meu projeto da ignição eletronica, pedi que um eletrecista viesse me auxiliar, enquanto ele não vem eu resolvi dar uma olhada no material e ja deixar o modulo no lugar. Depois que furei eu fui por curiosidade comparar o meu chicote que comprei pronto, com os esquemas da internet. Nessa hora eu levei um susto, fiquei sem intender, mas como o eletrecista vai vir aqui em casa amanhã, nem me preocupei em tentar entender!

O caso é, parece que tem fio a mais e conector a menos! Partindo do exemplo comumente encontrado na net...



O meu cabo é este aqui...



1º - Se virarmos o conector do modulo de ponta cabeça ou não, a sequencia não bate com a do esquema!
2º - No conector do modulo está faltando um plug, no esquema mostra a presença de cinco plugs.
3º - Se comparar a quantidade de fios que saem do chicote com as ligações do esquema, sobrará dois fios


Alguem resolve a charada?!
Tião o plug do esquema esta certo.

TIAO
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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por TIAO em Ter 22 Set - 8:46:51

Ok... mas e quanto ao cabo, minha duvida maior é ele!!!

TIAO
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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por TIAO em Seg 5 Out - 10:08:53

Bom dia,

Olha, vou ser sincero com vocês... sempre que posso tento concertar algo no meu carro, na maioria das vezes são coisas pequenas. Eu concerto porque gosto e também para aprender e caso algum dia meu carro de problema na rua/estrada eu não dependa de um mecânico para vir fazer um socorro! Depois de mexer um pouquinho em cada coisa eu posso falar, tem coisas que são tão simples que nós mesmos podemos fazer! O que falta às vezes, é aquela ajuda ou explicação, se todo mundo dividi-se o conhecimento que tem, seria bem mais fácil lidar ou fazer concertos nos nossos carros. Tudo bem que esse é o ganha pão de muita gente, mas eu acho que ajudar alguém a resolver pequenos problemas, ou simplesmente tirar uma duvida não atrapalha ninguém, até mesmo porque as vezes as pessoas moram em cidades e estados diferentes!

De volta a vaca fria...

Finalmente eu abri o distribuidor para terminar de dar uma geral e olhar o estado real dele. Para quem não conhece a história, eu comprei ele em um Ferro-Velho e comecei a dar um trato nele... coloquei de molho, escovei, testei bobina, comprei os chicotes, etc. Apropósito, tomem cuidado com as duas arruelas que vão entre o Copo/Carcaça e os componentes internos, tambem aconselho que coloquem um poco de óleo por dentro do copo, pois a movimentação fica muito mais macia. Até pouco tempo atrás, eu estava com algumas duvidas...


P.: Vi um distribuidor cromado, queria saber como faria para cromar o meu.
R.: Depois que você remove todos os parafusos fixados no corpo e remove a engrenagem, o eixo sai completamente ficando somente o Copo/Carcaça do distribuidor.

P.: Estava com duvida sobre a folga que tem entre a engrenagem e a base do distribuidor.
R.: O buraco aonde o pino da engrenagem é fixado, não é redondo, ele é oval, podendo regular a folga, sendo essa necessária.

P.: Estava com duvida sobre o pino da engrenagem do distribuidor.
R.: O pino da engrenagem é re-aproveitável, se você precisar desmontar, não se preocupe em comprar outro. Ele é igual a um pino de porta, para remover o pino, basta um prego/ferro e um martelo. A fixação do pino é mais simples, basta colocar ele no lugar e ir dando umas marteladinhas!

P.: Estava curioso para saber como era dentro do copo do distribuidor, compreender o funcionamento, peças moveis e etc.
R.: O distribuidor é basicamente o Copo/Carcaça, Eixo, Engrenagem, bobina, e mais algumas peça mecânicas. Não há nada complexo, pelo contrario, tudo bem simples! A única coisa que você deve prestar atenção quando for compra é nas duas molinhas que tem dentro dele, se uma estiver solta ou quebrar o distribuidor agarra e consequentemente vai dar problema! O restante é tudo muito simples e difícil de dar problema...

P.: Fixação/Remoção do avanço.
R.: Olha, isso eu apanhei e não consegui descobrir o jeito certo! Estou falando isso porque para fixar e retirar o avanço foi HORRIVEL, então deve haver um jeito ou um macete para fixa-lo e retirá-lo. Com o Eixo fora do Copo/Carcaça o encaixe do Avanço é tranquilo, você só precisa coloca-lo de frente ao pino de fixação, o problema é quando monta-se tudo, pois esse pino fica de lado dentro do ditribuidor e ao lado dele tem uma saliencia que serve para não deixar o Avanço sair ou cair! Para facilitar o serviço eu passei a ponta do avanço na esmerilhadeira.

P.: Compatibilidades das garras que seguram a tampa do distribuidor.
R.: Uma coisa comum de acontecer é a quebra das duas garras que prendem a tampa do distribuidor, mas se você perguntar se tem qualquer peça para Opala, a resposta é sempre a mesma, NUNCA TEM! Gostaria de saber se vocês sabem se tem alguma garra de outro distribuidor que serve no do Opala.

P.: Troca do distribuidor e acerto de ponto.
R.: Isso eu estou resolvendo ainda, o Seu Jão me deu umas dicas e depois eu tiro umas fotos e monto uma explicação detalhada.

P.: Instalação Elétrica do Sistema de Ignição.
R.: Tem muita teoria por ai, ta difícil alguém tirar foto e explicar na pratica...

P.: Tipos de Chicote de Ignição Eletrônica.
R.: Eu já vi três tipos até agora.


Agora vão algumas fotos do distribuidor desmontado. Só não reparem na qualidade, não foi com o meu celular que eu tirei a foto...





abraços

oriço
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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por oriço em Sab 7 Nov - 22:59:40

boa noite sou novo po aq mas gostaria se alguem pudesse me ajudar estou montando um motor 151 4 cc com ignição eletronica e ele da so sinal de pegar e ñ funciona. Vc dando partida ele da sinal de pegar qdo o motor de partida ta girando e ñ funciona e estou com uma duvida gostaria que vcs me ajudassem qdo o rotor esta indicado para o primeiro cilindro aquela aranha do distribuido como é deve ficar dentro os pinos dela deve estar quase juntos ou distanciados se alguem me ajudar agradeço..............

TIAO
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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por TIAO em Seg 9 Nov - 0:55:32

oriço escreveu:boa noite sou novo po aq mas gostaria se alguem pudesse me ajudar estou montando um motor 151 4 cc com ignição eletronica e ele da so sinal de pegar e ñ funciona. Vc dando partida ele da sinal de pegar qdo o motor de partida ta girando e ñ funciona e estou com uma duvida gostaria que vcs me ajudassem qdo o rotor esta indicado para o primeiro cilindro aquela aranha do distribuido como é deve ficar dentro os pinos dela deve estar quase juntos ou distanciados se alguem me ajudar agradeço..............

Boa noite,

Amigo, não entendi direito a sua duvida... vou dar uma revisada no assunto!

1º - Verifique a ordem de ignição, pois ela começa do 1º ou do 4º cilindro... olhe a ordem dos cabos de vela!
2º - Verifique o estado do Rotor e da Tampa do Distribuidor. Motivos para troca: O Rotor fica marcado e com aparencia de gasto; A Tampa apresenta rachaduras e o carvão fica gasto!
3º - Verifique se a ignição começa pelo 1º ou pelo 4º cilindro, após identificar, retire a vela referente ao cilindro responsavel pelo inicio da ignição. Com a mão rode a Élice do Radiador ou o Volante do carro, colocando o pistão do cilindro em questão no PMS - Ponto morto superior. Remova a Tampa do Distribuidor e verifique se a ponta do Rotor está de frente para a marca que indica o cilindro responsavel pelo inicio da ignição, caso não esteja, solte o distribuidor e acerte!

Se mesmo assim o carro não funcionar, verifique se a bomba de gasolina está enviando gasolina, se o carburador está injetando combustivel, se há energia chegando na bobina, se há energia chegando nas velas, se os cabos de vela estão bons, se o modulo de ignição está bom... caso esteja tudo em ordem e o carro não funciona, leve a um mecanico/eletrecista!


Marca do distribuidor que indica o cilindro responsavel pelo inicio da ignição


Calibragem da aranha com os contados do distribuidor


Ordem dos cabos de vela iniciando do primeiro cilindro



abraços

TIAO
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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por TIAO em Seg 1 Mar - 8:34:22

Bom dia,

Tenho que confessar, quase desisti de postar! Somente depois de quatro tentativas a internet resolveu colaborar... Enfim, sempre tive a curiosidade de saber como era dentro do Modulo de Ignição Eletrônica, mas nunca consegui abrir. Navegando pela internet encontrei algumas fotos do mesmo aberto. Observando com atenção as fotos, da para se notar que a tampa é cravada com pinos e não parafusada, ou seja, para abrir tem que enfiar a broca ou cortar a cabeça dos pinos!





Navegando um pouco mais na internet eu encontrei o (Esquema Elétrico/PCI - Placa de Circuito Interno/PCB - Printed Circuit Board) do Modulo de Ignição Eletrônica Bosch - E122 707 N1. O engraçado é que estava aqui no fórum e eu nunca vi!


http://www.opaleirosdoparana.com/eletrica-f32/esquema-eletronico-modulo-bosch-e122-707-n1-t6276.htm

Bem... agora resta abrir os Modulos paralelos (E-KLASS, Gauss e etc) para descobrir o porque da diferença de preço, afinal um Bosch zero na loja é vendido na faixa de R$200,00, enquanto os paralelos são vendidos na faixa de R$50,00.

E-Klass - http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=10288
Bosch - http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=2185
Gauss - http://www.netpec.com.br/produto.php?id_prod=15954


abraços

TIAO
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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por TIAO em Ter 2 Mar - 13:12:10

Boa tarde,


Amigos, será que alguem poderia tirar uma foto do resistor que vem no chicote para min?
É só procurar entre o Terminal nº15 da Bobina e o Terminal nº4 do modulo!

abraços

frederico santos
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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por frederico santos em Qua 3 Mar - 14:21:01

De primeira a matéria ai em primo!!!

pastoryus
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como instalar uma ignição eletronica no 6cc a gasolina

Mensagem por pastoryus em Dom 27 Jun - 19:56:47

Tião achei bem interessante sua matéria,mas tem como postar como se instala uma ignição eletronica no 6cc para leigos como eu.Se der faz um tutorial com fotos ,onde vai fio marrom ,fio verde fio positivo ,fio da chave e etc.Por que estou tentando e ainda não consegui achar nada sobre isso.Se tiver algum post aqui desse tipo me de uma luz por favor,não aguento mais o platinado no meu 6cc.

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Re: Ajuda com Ignição Eletrônica

Mensagem por Opaleiro_21 em Dom 13 Abr - 21:00:22

Galera. Li as respostas aqui, mas não solucionei somente uma duvida. O modulo (caixinha) da ignição bosch do 4cc, é o mesmo do 6cc? Fiz a elétrica do meu carro nova pro 4cc, e agora estou colocando um 6cc. O distribuidor sei que muda, mas o modulo não sei.

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