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CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
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Trocando todo o freio do opalão

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Fernando Canabrava
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Trocando todo o freio do opalão

Mensagem por Fernando Canabrava em 26/04/13, 10:07 am

E aí galera beleza?

Comprei meu opalão dia 09/04/13 (depois posto fotos, não tenho aqui). Fui dar um rolê pra agilizar a parte elétrica e ver o que precisava ser feito e tals, quando o bicho fica sem freio no meio da rua. Consegui levar até uma oficina, que por sinal um camarada já conhecia e recomendado.

Muito bem, levantamos o opala e vi que não tinha freios traseiros. O antigo dono devia gostar de um borrachão e simplesmente removeu TODO o sistema de freio traseiro. E na frente a fera colocou os discos sólidos, sendo que as pinças eram do ventilado (vai entender) Então tive que refazer tudo. Isto foi o que eu tive que fazer:

- 2 Kits sapata completa R$60
- Cabo freio de mão R$50
- 2 cilindros de roda R$120
- 1 cilindro mestre R$250
- Caninho de freio, T do freio e cano flexível R$60

- Pastilha de freio R$45
- Manga do eixo com os discos ventilados R$200
- Rolamento de roda R$260
- Torno do disco ventilado (estava com ferrugem) e das pinças (entortadas) R$340

- Mão de Obra R$280

TOTAL: R$1.665

As peças pesquisei e a maioria está +- dentro do valor, e mão de obra não achei caro.

Queria a opinião dos nobres quanto aos valores e peças trocadas, já que não entendo muito disto.

Valew!

Fernando


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Re: Trocando todo o freio do opalão

Mensagem por Rubão6cc em 26/04/13, 10:14 am

Que caçetada véio! Independende das peças estarem no preço ficou caro o conserto hein..


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Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

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Re: Trocando todo o freio do opalão

Mensagem por kio75 em 26/04/13, 11:08 am

cara o mano vai comprar peças de ouro é kkk poxa o meu ta no mesmo caminho mas é so trocar as pastilhas graças a deus mas ainda não vi o de traz mas vou trocar tambem
mas cara da uma olhada na net ou em lojas pequenas pela cidade que voce acha esses peças mais baratas

Fernando Canabrava
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Re: Trocando todo o freio do opalão

Mensagem por Fernando Canabrava em 26/04/13, 11:22 am

Pois eh fiquei de cara tbm, mas o phoda eh q não rolava nem andar com a barca neh.

E tbm freio tem que ser cuidadoso, não dá pra improvisar.

Mas ficou caro mesmo, muito acima do que planejava...

kio75
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Re: Trocando todo o freio do opalão

Mensagem por kio75 em 26/04/13, 11:40 am

Fernando Canabrava escreveu:Pois eh fiquei de cara tbm, mas o phoda eh q não rolava nem andar com a barca neh.

E tbm freio tem que ser cuidadoso, não dá pra improvisar.

Mas ficou caro mesmo, muito acima do que planejava...

por isso e bom olhar em varias lojas desde que tenho meu opala uns 3 meses ja aprendi muita coisa uma delas é:
lojas de nome peças caras entao vasculhe muito por ai outra é nem todas as peças de um desmanche (ferro velho) são inuteis pois de tudo que ja comprei até agora 40% foi de desmanche e por um preço justo mas tem outras peças exemplo a grade que é uma facada no peito

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Re: Trocando todo o freio do opalão

Mensagem por raphaelcaronti em 26/04/13, 02:50 pm

Olha essas peças em:

www.nafil.com.br

Lá costuma ter o preço muito bom.

parra
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Re: Trocando todo o freio do opalão

Mensagem por parra em 26/04/13, 02:54 pm

ta caro essas peças ...
mestre varga sai por R$100,00
completo mestre mais hidro vargas sai por 350,00

o cabo do freio é 30 reais ... no max ...

a pastilha comprei esses dias atras paguei miseros 12 reais !

Com o preço de passar no torno esses disco, vc compra um par novo em folha e ainda sobra troco.

Pesquise melhor ... isso ta fora da realidade ...

como base pode usar os preços da Nafil.com.br

Aqui na minha cidade (campinas)

tem os mesmos preços e até melhores que na nafil na acacia auto peças.


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Re: Trocando todo o freio do opalão

Mensagem por rafa_pr em 26/04/13, 02:58 pm

Fernando Canabrava escreveu:E aí galera beleza?

Comprei meu opalão dia 09/04/13 (depois posto fotos, não tenho aqui). Fui dar um rolê pra agilizar a parte elétrica e ver o que precisava ser feito e tals, quando o bicho fica sem freio no meio da rua. Consegui levar até uma oficina, que por sinal um camarada já conhecia e recomendado.

Muito bem, levantamos o opala e vi que não tinha freios traseiros. O antigo dono devia gostar de um borrachão e simplesmente removeu TODO o sistema de freio traseiro. E na frente a fera colocou os discos sólidos, sendo que as pinças eram do ventilado (vai entender) Então tive que refazer tudo. Isto foi o que eu tive que fazer:

- 2 Kits sapata completa R$60
- Cabo freio de mão R$50
- 2 cilindros de roda R$120
- 1 cilindro mestre R$250
- Caninho de freio, T do freio e cano flexível R$60

- Pastilha de freio R$45
- Manga do eixo com os discos ventilados R$200
- Rolamento de roda R$260
- Torno do disco ventilado (estava com ferrugem) e das pinças (entortadas) R$340

- Mão de Obra R$280

TOTAL: R$1.665

As peças pesquisei e a maioria está +- dentro do valor, e mão de obra não achei caro.

Queria a opinião dos nobres quanto aos valores e peças trocadas, já que não entendo muito disto.

Valew!

Fernando


Os preços em geral, não sei dizer, comparare com os da nafil.com.br como o amigo acima falou que lá é uma boa referência.

O cabo eu paguei esse preço tbm na Alvorada. Os discos/tambores, normalmente fica mais em conta vc pedir novo direto da Fremax, caso vc tenha disponibilidade de esperar chegar...

E a minha dica, tem o pessoal da Lincoln freios no Boqueirão que manda bem e não é careiro. De repente, faça um orçamento lá!!

Paulo Corso
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Re: Trocando todo o freio do opalão

Mensagem por Paulo Corso em 27/04/13, 11:15 am

Fiz os meus no meio do ano passado:

Par de discos com cubo 170,00
Jogo de rolamentos 100,00
Par de campanas - 100,00
jogo de pastilhas - 25,00
jogo de lonas rebitadas 35,00
reparo da pinça 70,00 cada
par de cilindros de roda - 48,00
par de retentor do disco 24,00

Mao de obra 100,00


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Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

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Re: Trocando todo o freio do opalão

Mensagem por parrud0www em 27/04/13, 12:21 pm

Tem coisa que da pra vc comprar num ferro velho, tipo um cilindro mestre e talvez mais alguma coisa, pelo que você falou um cilindro mestre novo é muito caro, num ferro velho vc vai comprar por trocadinhos

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Re: Trocando todo o freio do opalão

Mensagem por parra em 28/04/13, 04:19 pm

o mestre novo é menos de 100 reais .... não compensa comprar usado, sendo uma peça tão importante pra segurança do carro.
Eu uso um desses.

http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=807


Última edição por parra em 29/04/13, 08:52 am, editado 1 vez(es)

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Re: Trocando todo o freio do opalão

Mensagem por raphaelcaronti em 29/04/13, 08:02 am

parra escreveu:o mestre novo é menos de 100 reais .... não compensa comprar usado, sendo uma peça tão importante pra segurança do carro.

Verdade, segurança em primeiro lugar!

Fernando Canabrava
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Re: Trocando todo o freio do opalão

Mensagem por Fernando Canabrava em 29/04/13, 09:03 am

É rapazeada, depois desta vou fazer tudo o que precisar agora em casa mesmo..

Correr atrás pra aprender, comprar peças baratas e mandar bala.

Se for fazer tudo em oficina eu vou à falência.


Aproveitando o tópico, o próximo passo é fazer a elétrica dele, funciona algumas coisas, outras não, e tá bem bagunçado os fios.. Alguma dica de onde começar? Vale a pena comprar os fios e fazer em casa mesmo, ou é jogo levar em auto-elétrica?

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Re: Trocando todo o freio do opalão

Mensagem por parra em 29/04/13, 09:11 am

comece pela caixa de fusível.
veja se ela nao esta com zinabre, suja, terminais podres ...
o melhor, é desconectar os fios, marque a posição com etiqueta pra nao se confundir depois ...
manda um limpa contato em tudo, esfregue com um escova de dentes velha ...
Limpe os conectores, e de um aperto neles ...
troque os fusiveis queimados ...
Geralmente com isso ja mata os problemas ...

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Re: Trocando todo o freio do opalão

Mensagem por raphaelcaronti em 29/04/13, 09:24 am

parra escreveu:comece pela caixa de fusível.
veja se ela nao esta com zinabre, suja, terminais podres ...
o melhor, é desconectar os fios, marque a posição com etiqueta pra nao se confundir depois ...
manda um limpa contato em tudo, esfregue com um escova de dentes velha ...
Limpe os conectores, e de um aperto neles ...
troque os fusiveis queimados ...
Geralmente com isso ja mata os problemas ...

Mas tem hora que está tudo tão ruim é tem que trocar a caixa de fusível e os fios.
Mas mesmo para quem for refazer geral, é um bom lugar para começar!

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Re: Trocando todo o freio do opalão

Mensagem por parra em 29/04/13, 10:33 am

Verdade ... mas fico na torcida ára que não precise trocar fiação ...
outra coisa ... teste os relés que ficam ali por de baixo do painel, são umas caixinhas, pretas, azuis ... na dúvida ja troca eles.

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Re: Trocando todo o freio do opalão

Mensagem por raphaelcaronti em 29/04/13, 12:48 pm

parra escreveu:Verdade ... mas fico na torcida ára que não precise trocar fiação ...
outra coisa ... teste os relés que ficam ali por de baixo do painel, são umas caixinhas, pretas, azuis ... na dúvida ja troca eles.

Sim,
Mas dependendo é preferível trocar tudo,
pois essa fiação já tem mais de 20 anos ou até mais.
Dependendo tudo oxidado por dentro e meio derretido.
E ainda cheio de gambiarra de alarme, som e etc

É mais seguro trocar.

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Re: Trocando todo o freio do opalão

Mensagem por Rubão6cc em 29/04/13, 03:30 pm

Paulo Corso escreveu:Fiz os meus no meio do ano passado:

Par de discos com cubo 170,00
Jogo de rolamentos 100,00
Par de campanas - 100,00
jogo de pastilhas - 25,00
jogo de lonas rebitadas 35,00
reparo da pinça 70,00 cada
par de cilindros de roda - 48,00
par de retentor do disco 24,00

Mao de obra 100,00

Eu troquei tb recentemente:
Par de discos dianteiros (195 $)
Par de cilindros de freio (90 $)
Mão de obra não me lembro..

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Re: Trocando todo o freio do opalão

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