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    Mensagem por rogerio.seider Qui 9 maio - 20:24:17

    ai galera,seguinte:meu motor 6cc alcool nao qria pegar,depois d tantas tentativas chamei um mecanico meia boca p/ dar uma olhada,tentou umas vzs entao tirou a tampa d valvula tinha umas muito soltas e outras enforcadas diz ele...percebeu q o carbura tava soprondo o alcool p/ fora em vez d sugaragora ele até pega fica na lenta e tal,mas p/ pegar tenque afundar o pé entao ele engrena de vagarinho,e tambm ele ta esquentando ligeiro tipo uns 5 minutos o ponteiro passa um poco do meio e liga a ventoinha q nao para mais d funcionar...resumindo o cara falou q vo tr q tirar o cabeçote fora p/ fazr assento d valvulas, trocar as vedaçao das valvula (pois ha oleo na admissao) e q derrepente deve tr fervido o motor...alguem ja teve esse problema no carbura?
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    Mensagem por rogerio.seider Qui 9 maio - 21:38:18

    alguma ideia?
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    Mensagem por Diegoj Qui 9 maio - 22:04:03

    Leva pra um mecanico de verdade antes de desmontar o cabeçote. Provavelmente ele não pegava e tava jogando combustivel pra fora pq tava fora de ponto, valvula desregulada também é "comum", mas é só fazer a regulagem nos balanceiros.

    E oleo na admissao é 'normal' até, tem uma mangueira ligada na tampa de valvulas e vai direto pra admissao e tem outra que vai ligada da tampa de valvulas pro carburador (e do carburador vai pra admissao), suja mesmo. Pode ser que tenha um pouco de oleo demais, ai vc deixa tirar o cabeçote pra arrumar, mas não é por isso que não funciona direito.

    Meu opala provavelmente tá com anel alinhando em um pistão, pq suja a vela todinha de oleo em 1 dia, chega pingar oleo quando tira ela fora e funciona normal (tá dando faisca ainda nela e ja troquei de vela pra ver, é oleo mesmo que ta sujando ali).

    Acha um mecanico bom pra regular o ponto pra ti, limpa o sistema de arrefecimento, verifica se a valvula termostatica está correta (tem valvula pra gasolina e pra alcool, cada uma com uma temperatura) e se ela tá abrindo e fechando normal, se a ventoinha ta girando pro lado certo (acredite, acontece de montarem ao contrario as vezes). É algo bem mais simples e barato pra se verificar do que ir logo arrancando o cabeçote fora. Esse cara quer é te arrancar dinheiro
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    Mensagem por rogerio.seider Sex 10 maio - 18:14:21

    Diegoj escreveu:Leva pra um mecanico de verdade antes de desmontar o cabeçote. Provavelmente ele não pegava e tava jogando combustivel pra fora pq tava fora de ponto, valvula desregulada também é "comum", mas é só fazer a regulagem nos balanceiros.

    E oleo na admissao é 'normal' até, tem uma mangueira ligada na tampa de valvulas e vai direto pra admissao e tem outra que vai ligada da tampa de valvulas pro carburador (e do carburador vai pra admissao), suja mesmo. Pode ser que tenha um pouco de oleo demais, ai vc deixa tirar o cabeçote pra arrumar, mas não é por isso que não funciona direito.

    Meu opala provavelmente tá com anel alinhando em um pistão, pq suja a vela todinha de oleo em 1 dia, chega pingar oleo quando tira ela fora e funciona normal (tá dando faisca ainda nela e ja troquei de vela pra ver, é oleo mesmo que ta sujando ali).

    Acha um mecanico bom pra regular o ponto pra ti, limpa o sistema de arrefecimento, verifica se a valvula termostatica está correta (tem valvula pra gasolina e pra alcool, cada uma com uma temperatura) e se ela tá abrindo e fechando normal, se a ventoinha ta girando pro lado certo (acredite, acontece de montarem ao contrario as vezes). É algo bem mais simples e barato pra se verificar do que ir logo arrancando o cabeçote fora. Esse cara quer é te arrancar dinheiro

    Acontece q eu peguei esse carro a poco e d começo ja to me incomodando,quanto ao oleo na admissao ele tem óleo em cima da valvula entao seria os retentores ressecados,já fiz tud q tinha possibilidade e nao tem jeito, hj falei com um cara bm amigo meu e ele manja de opalas dai expliquei tud q eu ja tinha feito daí ele disse q vai ter q tirar igual e dar uma vereficada no bixo p/ c ter uma ideia de como ta por dentro dele, q desse jeito nao tem como adivinhar..amanha vou tirar o cabeçote e vamos vr!!
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    Mensagem por Tcpthiago Sex 10 maio - 18:26:55

    A melhor saída é levar pra algum mecânico de verdade! Você mesmo descreveu que o mecânico é meia boca.

    Tenha calma em ir desmontando tudo, pois as vezes é coisa boba. Enfim, leva nesse seu amigo e pede pra ele averiguar certinho.

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    Mensagem por adpachec Sex 10 maio - 18:33:14

    Amigo...em primeiro lugar...OPALA A ÁLCOOL COSTUMA TER UMA MANGUEIRA QUE SAI DA TAMPA DE VÁLVULA E ENTRA NO COLETOR EMBAIXO DO CARBURADOR...ali tem uma valvula que muitos "mexânicos" a tiram e ligam direto,,,aí o vácuo é alto e puxa o óleo...esta conexão tem uma válvula que se abre só em alto giro...seu carbura está jogando combustível pelas frestas tem que trocar as juntas (e olhar se a base não empenou).
    Primeiro troca as juntas do carbura...confere a base dele com uma escala (reguá metálica) ou até um esquadro de metal...verifica o espaçador (aquela peça entre o carbura e a base do coletor) se está legal (se não estiver troca)...por enquanto não mexe no motor não...conserta o carburador e se quiser pode desconectar aquela mangueira...e outra, as válvulas do motor a álcool tem maior levante e mistura um pouco de álcool no óleo e pode escorrer um pouco nas camaras também.
    Primeiro comece pelo mais simples...carburador...tem muita gente entendida aqui... OKK
    http://www.opaleirosdoparana.com/t9764-ligacao-coletor-e-tampa-de-valvulas
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    Mensagem por rogerio.seider Sex 10 maio - 19:26:48

    [quote="adpachec"]Amigo...em primeiro lugar...OPALA A ÁLCOOL COSTUMA TER UMA MANGUEIRA QUE SAI DA TAMPA DE VÁLVULA E ENTRA NO COLETOR EMBAIXO DO CARBURADOR...ali tem uma valvula que muitos "mexânicos" a tiram e ligam direto,,,aí o vácuo é alto e puxa o óleo...esta conexão tem uma válvula que se abre só em alto giro...seu carbura está jogando combustível pelas frestas tem que trocar as juntas (e olhar se a base não empenou).
    Primeiro troca as juntas do carbura...confere a base dele com uma escala (reguá metálica) ou até um esquadro de metal...verifica o espaçador (aquela peça entre o carbura e a base do coletor) se está legal (se não estiver troca)...por enquanto não mexe no motor não...conserta o carburador e se quiser pode desconectar aquela mangueira...e outra, as válvulas do motor a álcool tem maior levante e mistura um pouco de álcool no óleo e pode escorrer um pouco nas camaras também.
    Primeiro comece pelo mais simples...carburador...tem muita gente entendida aqui... OKK
    O carbura esta legal juntas novas e tal,mas ele joga alcool pela boca dele nao pelos lados, tirei o carburador fora e dei partida ele puxa e assopra d volta e isso nao é normal pois tenq só puxar...e essa mangueira da tampa ja andaram tirando,e o óleo nao ped ficar empossado o q pod ficar um pouco umido até ond pesquisei e as velas tambm sempre estao com óleo...eu to achando q as valvulas nao estao vedand ai nao da pressao direito p/ queimar o combustivel
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    Mensagem por rogerio.seider Sex 10 maio - 19:58:38

    alguem tem alguma ideia como posso testar c as valvulas estao vedando bm,sem precisar retirar o cabeçote fora??
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    Mensagem por adpachec Sex 10 maio - 20:17:37

    Se vaza por cima é boia alta, para saber se tem vazamento nos cilindros faz um teste de compressão dos cilindros em uma oficina, agora "assoprar de volta", não é a mangueira de retorno que você está dizendo.. scratch ... e o coletor esta com a "tal mangueira"?
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    Mensagem por rogerio.seider Sex 10 maio - 20:46:35

    adpachec escreveu:Se vaza por cima é boia alta, para saber se tem vazamento nos cilindros faz um teste de compressão dos cilindros em uma oficina, agora "assoprar de volta", não é a mangueira de retorno que você está dizendo.. scratch ... e o coletor esta com a "tal mangueira"?

    No coletor tem apenas a mangueira q vai no hidrovacua a q vai na tampa d valvula foi desligado e fecharam no coletor,e nao eh nada d vazamento em juntas nem na base nem bóia, ali na boca onde puxa ar/combustivel onde vai o filtro de ar,ali joga alcool de volta envez de sugar p/ dentro do coletor e só acontece qndo acelera,por isso to achando q as valvula nao estao vedando dai o pistao puxa e na hr de dar a compressao ela nao veda atirando o combustivel d volta...
    adpachec
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    Mensagem por adpachec Sáb 11 maio - 11:14:54

    Então esta é com excesso (boia alta) ou a agulha não esta vedando direito, ou dependendo da situação seu carburador vai precisar de uma linha de retorno (combustível que volta para o tanque).
    Esqueça o óleo por enquanto, para mim suas velas estão ficando enxarcadas com excesso de combustível...mai a sujeira da combustão imcompleta da câmara. OKK
    Nem perguntei...qual é o carburador...tem uma foto? scratch
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    Mensagem por rogerio.seider Sáb 11 maio - 11:22:51

    adpachec escreveu:Então esta é com excesso (boia alta) ou a agulha não esta vedando direito, ou dependendo da situação seu carburador vai precisar de uma linha de retorno (combustível que volta para o tanque).
    Esqueça o óleo por enquanto, para mim suas velas estão ficando enxarcadas com excesso de combustível...mai a sujeira da combustão imcompleta da câmara. OKK
    Nem perguntei...qual é o carburador...tem uma foto? scratch
    esperimentei com 2, com o q estava nele um 446 e um outro q peguei emprestado um h34,mas sei la derrepente pod ser mas tenho quase certeza q o problema ta no cabeçote, mas segunda vou levar p/ oficina e vr no q dá!!
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    Mensagem por rogerio.seider Sáb 11 maio - 12:05:17

    galera fiz o seguinte,tirei a tampa d valvulas agora poco e dei umasoltada em todas as valvulas toquei arranq o carro pegou de prima e parou d empurar o combustivel d volta,com a tampa ainda aberta e funcionando ele ficou dando um tek-tek-tek-tek aquele barulinho chato alguem sab como fazr o ajuste certinho delas?
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    Mensagem por Diegoj Sáb 11 maio - 12:20:19

    Supondo que seja tucho hidraulico, com ele ligado vá apertando/afrouxando até parar de fazer barulho. Um "truque" é usar uma mangueira com uma ponta no ouvido e outra bem perto do balanceiro, ai tu consegue ouvir certinho se ainda tá batendo ou não. O certo mesmo é regular com ele desligado, mas com ele ligado também dá certo, mas é bom tu botar ele em algum lugar que a traseira fique mais alta que a frente pq ai o motor fica 'reto', pq se tiver num lugar plano a inclinação do motor vai fazer o oleo escorrer pra tras e vai lambuzar tudo.
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    Mensagem por Diegoj Sáb 11 maio - 12:23:36

    Faz tempo que não regulo valvula, mas pelo que me lembre quando tá muito solto ele faz 'tec tec tec tec' e quando tá muito apertado faz 'toc toc toc toc', tem que deixar entre o tec tec e o toc toc, ai nessa hora tu vai perceber que não ta fazendo barulho.

    Mas se tiver tucho ruim não vai ficar 100% regulado
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    Mensagem por rogerio.seider Sáb 11 maio - 14:40:09

    blz regulei ele + o -,quase paro com o tec tec,mas segunda vou levar na oficina igual p/ mecanico dar uma olhada derrepente tirar o cabeçote e esmilhar as valvulas e trocar os retentores pois igual terei q fazr mais p/ frente...valw por inquanto pela ajuda galera.

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