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por que quinta marcha só no final ?
alessandro tadeu- Opaleiro
- Número de Mensagens : 259
Idade : 48
Localização : santa fé do sul -sp
Modelo do carro : caravan diplomata se/completa a álcool 1988
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 29/12/2008
- Mensagem nº1
por que quinta marcha só no final ?
galera alguém sabe o por que só saiu opala e a caravan de quinta marcha no mortor de 6 cil só a partir do 91 ? ou seja já no final da vida do opala ? por que não antes ? será que por causa do motor não acomodava esse cambio overdrive de 5 velocidades que só apareceu em 91 e 92 ? ou tem a ver com diferencial ? alguem sabe ? porque nos 4 cil ja tinha a 5 marcha em 83 me parece e por que não no de 6 cil ?
Glaucio Missioneiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4821
Idade : 36
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012
- Mensagem nº2
Re: por que quinta marcha só no final ?
com exatidão, acredito que só a GM pra te responder isso.
minha opinião:
- opala 4 era mais carro de família/trabalho
já o 6, de repente pra não perder a esportividade do motor, sei lá
ou também custo de projeto e fabricação, pra de repente não encarecer o carro.
minha opinião:
- opala 4 era mais carro de família/trabalho
já o 6, de repente pra não perder a esportividade do motor, sei lá
ou também custo de projeto e fabricação, pra de repente não encarecer o carro.
Mafioso 1989- Opaleiro
- Número de Mensagens : 41
Idade : 48
Localização : Minas Gerais
Modelo do carro : Caravan Diplomata SE 4.1
Cilindros : 6 bocas,
Data de inscrição : 05/03/2010
- Mensagem nº3
Re: por que quinta marcha só no final ?
Deve ser pelo mesmo motivo que ainda hj carro sai de fábrica sem air bag, sem direção hidráulica ou vidro elétrico, e faltando até tapete... Pra dar mais lucro pra montadora reduzindo custos.
skuzam- Opaleiro
- Número de Mensagens : 992
Localização : floripa-sc
Modelo do carro : Comodoro
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 09/07/2012
- Mensagem nº4
Re: por que quinta marcha só no final ?
Porque são uns malandros e não queriam investir no carro
alessandro tadeu- Opaleiro
- Número de Mensagens : 259
Idade : 48
Localização : santa fé do sul -sp
Modelo do carro : caravan diplomata se/completa a álcool 1988
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 29/12/2008
- Mensagem nº5
Re: por que quinta marcha só no final ?
então pessoal, uma vez eu vi e todos podem ver no acervo digital da revista quatro rodas a comparação da caravan diplomata 6 cil top de linha contra a quantum 2.0 tbm top de linha. o resultado disso é que a caravan só perdeu no item consumo que ela teve a nota 1 é claro kkkk, estabilidade e não me lembro mais o que , só o resto era pau em tudo. mas no final a própria revista questionava o por que do câmbio de 4 marchas da caravan contra o de 5 da quantum e outro item a ser tbm discutido era o de perua de 2 portas contra 4 da quantum . será que esses caras não enchergavam isso ?
alessandro tadeu- Opaleiro
- Número de Mensagens : 259
Idade : 48
Localização : santa fé do sul -sp
Modelo do carro : caravan diplomata se/completa a álcool 1988
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 29/12/2008
- Mensagem nº6
Re: por que quinta marcha só no final ?
obs: isso está na edição de 1988alessandro tadeu escreveu:então pessoal, uma vez eu vi e todos podem ver no acervo digital da revista quatro rodas a comparação da caravan diplomata 6 cil top de linha contra a quantum 2.0 tbm top de linha. o resultado disso é que a caravan só perdeu no item consumo que ela teve a nota 1 é claro kkkk, estabilidade e não me lembro mais o que , só o resto era pau em tudo. mas no final a própria revista questionava o por que do câmbio de 4 marchas da caravan contra o de 5 da quantum e outro item a ser tbm discutido era o de perua de 2 portas contra 4 da quantum . será que esses caras não enchergavam isso ?
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 48
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Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº7
Re: por que quinta marcha só no final ?
alessandro tadeu escreveu:obs: isso está na edição de 1988alessandro tadeu escreveu:então pessoal, uma vez eu vi e todos podem ver no acervo digital da revista quatro rodas a comparação da caravan diplomata 6 cil top de linha contra a quantum 2.0 tbm top de linha. o resultado disso é que a caravan só perdeu no item consumo que ela teve a nota 1 é claro kkkk, estabilidade e não me lembro mais o que , só o resto era pau em tudo. mas no final a própria revista questionava o por que do câmbio de 4 marchas da caravan contra o de 5 da quantum e outro item a ser tbm discutido era o de perua de 2 portas contra 4 da quantum . será que esses caras não enchergavam isso ?
Qual um dos motivos e comprar um opala..força...e para GM a 5º marcha era o contrário disto.
A Volks usava primeiro o câmbio 4E que é uma 5º marcha que na verdade era uma 4º alongada (acho que foi no Passat)...depois veio o 5 marchas original.
Então quando notaram que o publíco "GM" queria economia e não potência, imstalaram a 5º marcha....mas era só para vender um pouco mais...eu acho...
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15334
Localização : Austrália
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
Ranger Sport 08/08 Preto Gales
Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
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Data de inscrição : 14/02/2013
- Mensagem nº8
Re: por que quinta marcha só no final ?
Provavelmente não colocaram o cambio de 5 marchas no 6 cc logo porque o Opala era um carro de projeto "ultrapassado" já na década de 80 e não compensaria grandes investimentos em melhorias desse tipo. O que toda montadora faz e que a própria Gm tava esperando era o momento que as vendas caissem pra substituir por outro projeto mais moderno. Mas o que ocorreu foi o contrário, o opala nunca deixou de vender bem, até mesmo nos últimos anos de fabricaçao. Fora isso outros projetos mais modernos, como o monza e o kadett roubaram as atenções da montadora.
Essa é minha opinião.
Essa é minha opinião.
j ricardo- Moderadores
- Número de Mensagens : 9376
Idade : 47
Localização : sao paulo
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010
- Mensagem nº9
Re: por que quinta marcha só no final ?
quinta marcha foi só uma tentativa de deixar o 6cil mais economico na estrada... e tambem porque o torque caiu, com o estrangulamento dos motores com 3E...
tanto que opala 6cil a alcool NÃO saiu com cambio 5 marchas... saiu com o mesmo 4 marchas ré pra frente... porque o motor continuava com bom torque...
tanto que opala 6cil a alcool NÃO saiu com cambio 5 marchas... saiu com o mesmo 4 marchas ré pra frente... porque o motor continuava com bom torque...
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NÃO TENHO MSN!!!!
Glaucio Missioneiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4821
Idade : 36
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Data de inscrição : 12/07/2012
- Mensagem nº10
Re: por que quinta marcha só no final ?
então o 5 marchas tinha a 1ª e 2ª mais curtas, pra ter mais força em baixa?
alessandro tadeu- Opaleiro
- Número de Mensagens : 259
Idade : 48
Localização : santa fé do sul -sp
Modelo do carro : caravan diplomata se/completa a álcool 1988
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 29/12/2008
- Mensagem nº11
Re: por que quinta marcha só no final ?
é isso tudo é relativo , porque os 4 marchas tinham relação 3,0/3,54 ou a 2,73, mas nunca pensaram em colocar ou "adaptar " uma relação que favorecesse câmbio de 5 marchas e relação para o opala de 6 cil , mesmo com a forte concorrencia da quantum . outra pergunta será que o opala 91 ou 92 anda mais que os de 90 p baixo ? ou seja os 5 marchas andam mais que os de 4 ?
Esdras Peracchi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 368
Idade : 58
Localização : Poços de Caldas
Modelo do carro : Opala Diplomata Se 1989 Modelo 1990
Cilindros : 6cc Gasolina
Data de inscrição : 26/05/2011
- Mensagem nº12
Re: por que quinta marcha só no final ?
Bem Alessandro eu não posso te afirmar com certeza sobre o desempenho dos 92 mas acho que é menor do que os anteriores; o J. Ricardo disse ai em cima que era para economia,então não visava desempenho..Mas acho que o próprio J. Ricardo pode nos informar melhor.
alessandro tadeu- Opaleiro
- Número de Mensagens : 259
Idade : 48
Localização : santa fé do sul -sp
Modelo do carro : caravan diplomata se/completa a álcool 1988
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 29/12/2008
- Mensagem nº13
Re: por que quinta marcha só no final ?
é mesmo porque no manual da minha caravan que é 1988 ela vem com 135kw de força e no manual do opala 91 álcool 140kw ou seja 5 kw á mais . que palhaçada !
Glaucio Missioneiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4821
Idade : 36
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012
- Mensagem nº14
Re: por que quinta marcha só no final ?
é motor elétrico? (zuera)
tua caravan 88 é alcool também?
carro a alcool sempre tem mais potência
tua caravan 88 é alcool também?
carro a alcool sempre tem mais potência
alessandro tadeu- Opaleiro
- Número de Mensagens : 259
Idade : 48
Localização : santa fé do sul -sp
Modelo do carro : caravan diplomata se/completa a álcool 1988
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 29/12/2008
- Mensagem nº15
Re: por que quinta marcha só no final ?
no manual 1988 fala motor 4.1 álcool 135 cv e não kw kkkkk, desculpe e no 91 140 cv . o 6 cil 5 marchas adquiriu mais potencia só gostaria de saber se anda mais que o 6 4 marchas .valeu
Diegoj- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2326
Localização : SC
Modelo do carro : Diplomata 88
Cilindros : 6
Data de inscrição : 27/02/2012
- Mensagem nº16
Re: por que quinta marcha só no final ?
A relação das marchas é quase a mesma de 1ª a 4ª (muda coisa minima, insignificante mesmo), só que o diferencial é o 3.07, por isso as primeiras marchas parecem mais curtas. O 6cil com 4m tem diferencial 2.73 (que eu saiba, só o 250s e 91/92 e 92/92 vinham original com 3.07), por isso fica tão "longo".
No fim a 5ª marcha overdrive fica pouca coisa mais 'longa' que o 4m. Dá pra dizer que o 5m com 3.07 fica "meia marcha" mais curto que o 4m com 2.73 de 1ª a 4ª e a 5ª um pouco mais longa que a 4ª do 4m. Só que a diferença na economia é perceptivel, na hora que joga a 5ª dá pra perceber que o motor fica mais "solto"
No fim a 5ª marcha overdrive fica pouca coisa mais 'longa' que o 4m. Dá pra dizer que o 5m com 3.07 fica "meia marcha" mais curto que o 4m com 2.73 de 1ª a 4ª e a 5ª um pouco mais longa que a 4ª do 4m. Só que a diferença na economia é perceptivel, na hora que joga a 5ª dá pra perceber que o motor fica mais "solto"
kdt_go- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1870
Localização : Goiânia-GO
Modelo do carro : Opala Coupé 250-S 1979
Comodoro 4100 coupe 1982
Caravan Diplomata SE 4.1/S Aut4 1988
Cilindros : 6c, 250-S
6c, 4100
6c, 4100
Data de inscrição : 29/05/2009
- Mensagem nº17
Re: por que quinta marcha só no final ?
O Diplomata era o carro mais potente, luxuoso e mais caro do Brasil, portanto na miha opnião custos são a última preocupação, por isso não penso ser esse o motivo de nao ter tido desde sempre o 6 cilindros com 5 marchas.
Acho que na real, é porque quem tem muito motor não precisa de tanta marcha.
olha os carrinhos de hoje, já tão chegando nas 6 marchas.
Acho que na real, é porque quem tem muito motor não precisa de tanta marcha.
olha os carrinhos de hoje, já tão chegando nas 6 marchas.
Glaucio Missioneiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4821
Idade : 36
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012
- Mensagem nº18
Re: por que quinta marcha só no final ?
alessandro tadeu escreveu: no manual 1988 fala motor 4.1 álcool 135 cv e não kw kkkkk, desculpe e no 91 140 cv . o 6 cil 5 marchas adquiriu mais potencia só gostaria de saber se anda mais que o 6 4 marchas .valeu
cara, desculpe caso eu não esteja entendendo o que tu está perguntando,
mas uma marcha a mais não dá potência pro motor, pode dar é velocidade final maior
Glaucio Missioneiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4821
Idade : 36
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012
- Mensagem nº19
Re: por que quinta marcha só no final ?
....o que é acredito que não é o caso do opala 6, em que a 5ª é só pra economia, acho que a máxima dá em 4ª mesmo.
pézão opaleiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2491
Idade : 31
Localização : 085 9 96913915 zap
Modelo do carro : A procura de um opala
Cilindros : 0
Data de inscrição : 15/11/2011
- Mensagem nº20
Re: por que quinta marcha só no final ?
Pelo que eu sei os motores 90 pra frente eram os mais fracos
pelo meu pouco conhecimento o opala mais forte que sail foi o SS com 170cv,, não sei qual o ano mas e isso.
pelo meu pouco conhecimento o opala mais forte que sail foi o SS com 170cv,, não sei qual o ano mas e isso.
Diegoj- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2326
Localização : SC
Modelo do carro : Diplomata 88
Cilindros : 6
Data de inscrição : 27/02/2012
- Mensagem nº21
Re: por que quinta marcha só no final ?
pézão opaleiro escreveu:Pelo que eu sei os motores 90 pra frente eram os mais fracos
pelo meu pouco conhecimento o opala mais forte que sail foi o SS com 170cv,, não sei qual o ano mas e isso.
Não que o motor seja mais fraco, o que enfraqueceu os ultimos opalas foi o minusculo carburador 3e
E esses 170cv são brutos, depois de nao sei qual ano a potencia oficial passou a ser a potencia liquida, por isso que os opalas "ficaram fracos"
alessandro tadeu- Opaleiro
- Número de Mensagens : 259
Idade : 48
Localização : santa fé do sul -sp
Modelo do carro : caravan diplomata se/completa a álcool 1988
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 29/12/2008
- Mensagem nº22
Re: por que quinta marcha só no final ?
é muito bem explicado lá em cima diegoj , aqui na minha cidade tem uma caravan 1988 6 cil 5 marchas mas é claro ela foi adaptada, o cara falou que anda mais . no meu caso comparando com meu outro carro (focus) que tem 5 marchas eu percebo que na minha caravan que tem uma relação 2.73 em quarta a 120km/h ela fica em 3000rpm mais ou menos e no focus fica em torno de 2900 uma coisa assim ele da uma diferença mínima de giro a menos isso comparando a 5 e a 4 marcha da caravan porque as outras 3/2/1 a caravan dá um show sobra rotação. mas o que eu quero dizer é que mesmo a 4 sendo alongada ela não é igual aos carros de 5 marchas de hoje isso em relação só na ultima marcha , dai acho que por isso só colocaram esse 5 marchas nos ultimos modelos, mas mesmo assim eu adoro minha caravan 4 marchas, porq ela acaba "esticando" todas se precisar numa boa , ja cheguei a dar 130km/h na terceira e rapidinho é uma coisa de louco coisa que meu focus 1.8 16v parece até meio "choxão"kkkk demora muito mais . enfim pra mim nada a reclamar só nunca andei em um 6ão de 5 marchas mas acho que não deve esticar tanto assim . aliás alguem sabe qual a velocd final desse motor de 5 marchas ? porq nesse ano da minha caravela deu 176km/k parece que de final alguém sabe o do 5 marchas ? valeu abraço
Jean Bida- Moderadores
- Número de Mensagens : 9320
Idade : 49
Localização : Paraná
Modelo do carro : Diplomata SE 89
Cilindros : 250-S
Data de inscrição : 04/01/2008
- Mensagem nº23
Re: por que quinta marcha só no final ?
Mas segundo o manual o torque não caiu J e a potencia aumentou... a perda de torque causada pelo 3E tecnicamente foi compensada pelo aumento das bielas de 5,7 pra 6"e a potência mesmo com o dito comando mais bicha de toda linha 250 melhorou. Isto se deve aos pistões mais leves e anéis mais finos, menos atrito.Contudo na prática pra mim que já tive 4.1 (pós agosto de 90) com mecânica do fim da produção, posso afirmar que o desempenho de aceleração e máxima é bem inferior aos 4.1 88 e 89 que tive.Só pode ser pela carburação, tanto que uma vez vendi uma 446 bem zerada a um cara que tirou o 3E do 92 dele mandou a 446, o relato do cara agradecendo e contando sobre o "novo" Opala foi empolgante e sincero...Com certeza a culpa é da carburação, os motores 91/92 são melhores em construção, mais harmoniosos...mas usavam comando que é tido como o mais manso e carburação de Santana e Del Rey...Estes aliás eram os concorrentes do Opala no fim de carreira, não havia mais por que a GM brigar por velocidade e arrancada como no passado, e mesmo assim o 4.1 moderno com 3E ainda era carro de ponta e o consumo,que era o que importava no momento e assim é até hoje melhorou muito...a GM arrastou por vezes o fim do Opala,por último até a preparação do substituto que já estava atrasado... Diplomata e Comodoro já não vendiam mais nada comparando com os Top de Linha da época e motor 4 cil,então a intensão era "empurrar com a barriga", tentar amenizar o consumo até o Omega ficar apto,e nunca ficou, não deu conta da substituição...mas o mercado, a época dos grandes carrões nacionais já tinha passado também...Acho que a caixa 5 marchas foi uma jogadinha comercial pra ajudar em consumo,um atrativo e assim talvez ajudar nas vendas muito baixas...A ficha de produção do Opala e de qualquer carro da época de 89,90,91,92,93,94 e tal...mostra um desinteresse total do público por carros a álcool de todas as marcas e modelos, era gasolina que dominava desde 88, e talvez por isso o atrativo do Opala 4.1 gasolina,a cobiçada CL2205B tenha ficado somente no foco gasolina. Já li sobre não ter 4.1 álcool com caixa 2205B por que ela é fraca e não suportaria o motor(essa é froid rsrs), tem também a plausível até, que a temperatura de trabalho na estrada, em quinta seria prejudicial ao funcionamento/consumo do motor a 100 Km-H...mas esta acho que a engenharia resolveria sem problemas.Na minha idéia a 5 marcha dos 6 cil. álcool era pra GM como enxugar gelo, e no 6 cil. gasolina um empurradinha(mais uma) no fim de carreira do Opala. Agora dizer o que? um carro Top do país, o mais caro e usava uma carburação(espirrador de combustível) arcaica e deficiente como a 446...acho que da década de 50...mais descaso que isso...Mas um 4.1 com diferencial 2,73 não é sentida a falta de quinta em nenhum momento...só que com certeza a longa relação fragiliza o conjunto, muito mais fácil quebrar um 2,73 do que um 3,08 da Braseixos...Agora , descaso de montadora no Brasil quase não existe rsrs...j ricardo escreveu:quinta marcha foi só uma tentativa de deixar o 6cil mais economico na estrada... e tambem porque o torque caiu, com o estrangulamento dos motores com 3E...
tanto que opala 6cil a alcool NÃO saiu com cambio 5 marchas... saiu com o mesmo 4 marchas ré pra frente... porque o motor continuava com bom torque...
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alessandro tadeu- Opaleiro
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- Mensagem nº24
Re: por que quinta marcha só no final ?
rpaz bem pensado que aula é isso mesmo , valeu jean. vc vendeu sua caravela ? ou não ?
skuzam- Opaleiro
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- Mensagem nº25
Re: por que quinta marcha só no final ?
Opala com 3E o desempenho é pelo menos pra mim ridiculo demais, só melhora quando abre o segundo estágio e pelo menos no meu isso só acontece la nos 3 mil rpm e o comando original gira até 4 mil rpm.
Jean Bida- Moderadores
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- Mensagem nº26
Re: por que quinta marcha só no final ?
Vendi Alessandro...to sem Opala ...E tem o lance clichê de Opala ser uma pena não ter 5 marchas,todo mundo vem com essa...Pessoas que nunca pilotaram um 4.1 já vem como o papo de: Pow..foda que é 4 marchas...ou seja, nem sabem que não faz falta na prática...Uma vez tive a sorte de ter um comentário deste dentro na Comodoro, ai mostrei pro cara o que ela fazia com 4 marchas como chegar de boa a 190....o cara: Pow...imagina se tivesse 5 rsrs...Então esta de : Foda que só tem 4 marcha!...isto virou uma coisa ruim pro 4.1 acho...os com caixa varetada e DANA 3,07 nunca tive o prazer de ter nem pilotar...mas nos 85/ não vejo necessidade, porém preferia que fosse em conjunto com diferencial mais curto e seguro assim como é o 92.
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Jean Bida- Moderadores
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- Mensagem nº27
Re: por que quinta marcha só no final ?
Isso quando abre rsrs...Bom, da minha 4.1 90 o 3E nunca sabia se abria ou não...revisei o que pude,o desempenho era muito ruim pra um 6 cil...se abria então era ruim em dobro rsrs...skuzam escreveu:Opala com 3E o desempenho é pelo menos pra mim ridiculo demais, só melhora quando abre o segundo estágio e pelo menos no meu isso só acontece la nos 3 mil rpm e o comando original gira até 4 mil rpm.
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Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº28
Re: por que quinta marcha só no final ?
alessandro tadeu escreveu:é muito bem explicado lá em cima diegoj , aqui na minha cidade tem uma caravan 1988 6 cil 5 marchas mas é claro ela foi adaptada, o cara falou que anda mais . no meu caso comparando com meu outro carro (focus) que tem 5 marchas eu percebo que na minha caravan que tem uma relação 2.73 em quarta a 120km/h ela fica em 3000rpm mais ou menos e no focus fica em torno de 2900 uma coisa assim ele da uma diferença mínima de giro a menos isso comparando a 5 e a 4 marcha da caravan porque as outras 3/2/1 a caravan dá um show sobra rotação. mas o que eu quero dizer é que mesmo a 4 sendo alongada ela não é igual aos carros de 5 marchas de hoje isso em relação só na ultima marcha , dai acho que por isso só colocaram esse 5 marchas nos ultimos modelos, mas mesmo assim eu adoro minha caravan 4 marchas, porq ela acaba "esticando" todas se precisar numa boa , ja cheguei a dar 130km/h na terceira e rapidinho é uma coisa de louco coisa que meu focus 1.8 16v parece até meio "choxão"kkkk demora muito mais . enfim pra mim nada a reclamar só nunca andei em um 6ão de 5 marchas mas acho que não deve esticar tanto assim . aliás alguem sabe qual a velocd final desse motor de 5 marchas ? porq nesse ano da minha caravela deu 176km/k parece que de final alguém sabe o do 5 marchas ? valeu abraço
Um 6 cc original não tinha q dar uns 190?
Diegoj- Opaleiro
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- Mensagem nº29
Re: por que quinta marcha só no final ?
alessandro tadeu escreveu:é muito bem explicado lá em cima diegoj , aqui na minha cidade tem uma caravan 1988 6 cil 5 marchas mas é claro ela foi adaptada, o cara falou que anda mais . no meu caso comparando com meu outro carro (focus) que tem 5 marchas eu percebo que na minha caravan que tem uma relação 2.73 em quarta a 120km/h ela fica em 3000rpm mais ou menos e no focus fica em torno de 2900 uma coisa assim ele da uma diferença mínima de giro a menos isso comparando a 5 e a 4 marcha da caravan porque as outras 3/2/1 a caravan dá um show sobra rotação. mas o que eu quero dizer é que mesmo a 4 sendo alongada ela não é igual aos carros de 5 marchas de hoje isso em relação só na ultima marcha , dai acho que por isso só colocaram esse 5 marchas nos ultimos modelos, mas mesmo assim eu adoro minha caravan 4 marchas, porq ela acaba "esticando" todas se precisar numa boa , ja cheguei a dar 130km/h na terceira e rapidinho é uma coisa de louco coisa que meu focus 1.8 16v parece até meio "choxão"kkkk demora muito mais . enfim pra mim nada a reclamar só nunca andei em um 6ão de 5 marchas mas acho que não deve esticar tanto assim . aliás alguem sabe qual a velocd final desse motor de 5 marchas ? porq nesse ano da minha caravela deu 176km/k parece que de final alguém sabe o do 5 marchas ? valeu abraço
A diferença de velocidade das marchas só se deve a mudança de diferencial. Lembrando que o "normal" dos opalas 6c e cambio 4 marchas era diferencial 2.73. Pq até onde eu sei, apenas os 250s, automaticos, os com diferencial dana (era opcional) e os modelos 92 que sairam com diferencial 3.07
Se pegar um opala 4m e botar o cambio 5m sem alterar mais nada, vai andar igualzinho (na verdade com cambio 5m a 1ª, 2ª e 3ª marchas vão dar um pouquinho a mais de velocidade, o máximo que vai dar é 2,5km/hr a mais na 3ª marcha, insignificante a diferença e a 4ª marcha tem exatemente a mesma relação nos 2 cambios), só que vai ter mais uma marcha.
Olha nessa tabela que eu tenho aqui que vai ficar mais facil pra entender o que eu quero dizer
Aqui é o exemplo que eu disse, um opala 4m passado pra 5m sem trocar o diferencial. Fica exatamente igual, só que tem uma marcha a mais:
Aqui é o "normal" de cada cambio com seu respectivo diferencial (4m com diferencial 2.73 e 5m com 3.07):
Só lembrando que aquela velocidade máxima de 5ª marcha é quase impossivel de se conseguir com um opala, pq o calculo só diz qual é a velocidade que ele vai estar a cada determinada rotação levando em conta só relação de cambio, diferencial e pneu, coeficiente aerodinamico, potencia e etc ficam de fora. As velocidades e rotações estão corretas, se alguém tiver um opala forte o suficiente pra chegar naquelas velocidades, a rotação vai ser aquela lá.
alessandro tadeu- Opaleiro
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- Mensagem nº30
Re: por que quinta marcha só no final ?
puxa diegoj, que tabela da hora ! pelo que eu vejo a diferença é no "descanso" do motor prq a diferença da minha de 4 m para o de 5 mar a 100km/h é de 457rpm á mais para a minha . valeu obrigado pela explic
Diegoj- Opaleiro
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- Mensagem nº31
Re: por que quinta marcha só no final ?
alessandro tadeu escreveu:puxa diegoj, que tabela da hora ! pelo que eu vejo a diferença é no "descanso" do motor prq a diferença da minha de 4 m para o de 5 mar a 100km/h é de 457rpm á mais para a minha . valeu obrigado pela explic
Eu sabia que se botasse a tabela ia ficar mais facil pro pessoal entender, pq se eu for só escrever pra tentar explicar alguma coisa o pessoal vai ficar mais confuso ainda kkk
Mas é bem isso ai mesmo, quando vc joga a 5ª o motor fica mais "solto" mesmo, só que se vc socar o pé dá pra perceber que ele não responde tão rapido quando em 4ª marcha, mas mesmo assim vale a pena, principalmente na economia que vc consegue usando a 5ª marcha
alessandro tadeu- Opaleiro
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- Mensagem nº32
Re: por que quinta marcha só no final ?
diegoj, me responde uma coisa pelos calculos da tabela acima fazendo uma regra de 3 pela sua tabela minha caravan a 120km/h deveria estar a 2740rpm pelo meu diferencial sendo 2.73, não é isso ? mas na verdade eu percebo que ela está a 3000 ou 3100 uma coisa assim não era pra estar a menos ? então eu penso será que meu diferencial é realmente 2,73 ou 3,0 ? ou será que o conta giros pode marcar errado ? o que vc acha ?
Diegoj- Opaleiro
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- Mensagem nº33
Re: por que quinta marcha só no final ?
alessandro tadeu escreveu:diegoj, me responde uma coisa pelos calculos da tabela acima fazendo uma regra de 3 pela sua tabela minha caravan a 120km/h deveria estar a 2740rpm pelo meu diferencial sendo 2.73, não é isso ? mas na verdade eu percebo que ela está a 3000 ou 3100 uma coisa assim não era pra estar a menos ? então eu penso será que meu diferencial é realmente 2,73 ou 3,0 ? ou será que o conta giros pode marcar errado ? o que vc acha ?
Teu conta giros é daqueles conta giros "bobo" que quando da uma acelerada ele bate la em 6mil e fica "quicando" até parar na rotação certa?
Pq assim, dizem que o conta giros original do opala marca a menos (pouca coisa), mas o ponteiro tem um pequeno peso pra "equilibrar" ele, as vezes isso cai fora, ai ele fica bobão e marca a mais.
E também tem o detalhe que o velocimetro nem sempre marca 100% certo né...
Com diferencial 3,07 ele deveria estar a 3109rpm a 120km/hr, se o conta giros estiver "bom" (marcando a menos) ia ficar la nos 3mil rpm no painel.
Dá uma olhada no diferencial, se não me engano tem a relação gravada na carcaça do diferencial e também na plaquetinha que tem perto da roda. Claro que dentro pode ter sido trocado ja pra coroa e pinhao de outra relação, mas já da pra ter uma noção
alessandro tadeu- Opaleiro
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- Mensagem nº34
Re: por que quinta marcha só no final ?
não diegoj , é o seguinte, ele marca certinho mesmo quando acelero ele vai até no giro que eu acelerei correto, acontece que quando eu comprei essa caravan ela estava com uma relação 3,54 porq havia dado problema na original e o cara colocou uma 3,54. mas pra mim ficou horrivel prq a 160 ela ja tava entrando no "vermelho". ai entrei no site opalaparts que tem tudo de opala e comprei uma "suposta" relação 2.73 . os mecanicos aqui falaram que era original sim 2.73 e colocaram nela . deu uma diferença enorme claro. mas com isso tive que mandar tbm "acertar o velocimetro que estava marcando "a mais" tipo eu estava a 100 enquanto na verdade ela ja estava a 120 entendeu ? talves quando o cara calibrou o vel na máquina pode ter algum erro mínimo sim mas acho que é realmente a relação 2.73 com erro sim é no velocimetro entendeu ? valeu
Diegoj- Opaleiro
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- Mensagem nº35
Re: por que quinta marcha só no final ?
alessandro tadeu escreveu:não diegoj , é o seguinte, ele marca certinho mesmo quando acelero ele vai até no giro que eu acelerei correto, acontece que quando eu comprei essa caravan ela estava com uma relação 3,54 porq havia dado problema na original e o cara colocou uma 3,54. mas pra mim ficou horrivel prq a 160 ela ja tava entrando no "vermelho". ai entrei no site opalaparts que tem tudo de opala e comprei uma "suposta" relação 2.73 . os mecanicos aqui falaram que era original sim 2.73 e colocaram nela . deu uma diferença enorme claro. mas com isso tive que mandar tbm "acertar o velocimetro que estava marcando "a mais" tipo eu estava a 100 enquanto na verdade ela ja estava a 120 entendeu ? talves quando o cara calibrou o vel na máquina pode ter algum erro mínimo sim mas acho que é realmente a relação 2.73 com erro sim é no velocimetro entendeu ? valeu
Mas erro de velocidade por troca de relação do diferencial não se arruma no painel, se arruma trocando o pinhaozinho do velocimetro que vai lá no cambio. Tenta medir com GPS qual a velocidade real, pq pode ser que esteja dando diferença. Em baixa velocidade não se percebem esses erros, mas em alta dá pra notar (o meu marca 40km/hr no painel mas já está em 50 e quando marca 80 já está em 100km/hr na realidade, esse "erro" é meio que proporcional ao aumento de velocidade)
alessandro tadeu- Opaleiro
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- Mensagem nº36
Re: por que quinta marcha só no final ?
áh tá , é bom ficar sabendo prq quando eu troquei de relação eu levei ela em um cara aqui que só mexe com velocimetro, ai ele desmontou e chegou até a tirar o painel inteiro dela, digo só o frontal do motorista (a caixa retangular que fica o vel , rpm , temp e combust) ai ele colocou meu painel em "uma máquina" que eu nunca vi e quando ele ligou a maquina o meu vel começou a andar 20,40,60 enfim até os 220, enquanto isso ele ia regulando em um botão, bom isso tudo demorou cerca de uma hora e meia mais ou menos , depois ele falou pronto agora tá regulado. expliquei p ele da relação e tudo o mais e realmente diegoj ele me falou e me mostrou que nessa máquina tinha um painel digital que marcava a velocidade digamos "real" em cima estava o meu vel com a suposta vel errada. e realmente quando ele "calibrou" ou como ele falou "atrasou" meu vel com a mesma velocidade da máquina ai ele falou "agora tá certo", maaaassssss realmente após uns 140,160 ou mais entre a máquina e o vel ele dava uma certa diferença tipo na máquina á 200 o meu vel tava a 206 mais ou menos mas de 120 p baixo ele andava igual a da máquina entendeu ? mas como vc falou ele não mexeu em nada além da retirada do painel e essa regulada na máquina. isso eu tive que fazer prq o antigo dono dessa caravan por ter colocado uma relaçao de 3,54 ele resolveu "atrasar" esse veloc pra vel ficar certa entendeu ? não cara é uma coisa de doido , se eu contar o que eu já gastei e o que eu já fiz nessa caravan com certeza daria pra comprar outra kkkkk. minha mulher fala "rapaz vc ja gastou nela mais do que se vc tivesse uma amante kkkk , tenho até um pouco de ciumes dela .mas enfim a história é essa resumindo tudo isso diegoj eu acredito realmente que esse meu vel é que está me "enganando" na verdade eu acho que a 120 eu já deva estar a uns 126 mais ou menos daí o rpm marcar um pouco a mais sacou ? é essa a minha conclusão o preço disso ? 150,00. então eu fico pensando se eu já dei atá uns 205 no meu vel eu estava a quanto ? jesus ! valeu abraço
Diegoj- Opaleiro
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- Mensagem nº37
Re: por que quinta marcha só no final ?
alessandro tadeu escreveu:áh tá , é bom ficar sabendo prq quando eu troquei de relação eu levei ela em um cara aqui que só mexe com velocimetro, ai ele desmontou e chegou até a tirar o painel inteiro dela, digo só o frontal do motorista (a caixa retangular que fica o vel , rpm , temp e combust) ai ele colocou meu painel em "uma máquina" que eu nunca vi e quando ele ligou a maquina o meu vel começou a andar 20,40,60 enfim até os 220, enquanto isso ele ia regulando em um botão, bom isso tudo demorou cerca de uma hora e meia mais ou menos , depois ele falou pronto agora tá regulado. expliquei p ele da relação e tudo o mais e realmente diegoj ele me falou e me mostrou que nessa máquina tinha um painel digital que marcava a velocidade digamos "real" em cima estava o meu vel com a suposta vel errada. e realmente quando ele "calibrou" ou como ele falou "atrasou" meu vel com a mesma velocidade da máquina ai ele falou "agora tá certo", maaaassssss realmente após uns 140,160 ou mais entre a máquina e o vel ele dava uma certa diferença tipo na máquina á 200 o meu vel tava a 206 mais ou menos mas de 120 p baixo ele andava igual a da máquina entendeu ? mas como vc falou ele não mexeu em nada além da retirada do painel e essa regulada na máquina. isso eu tive que fazer prq o antigo dono dessa caravan por ter colocado uma relaçao de 3,54 ele resolveu "atrasar" esse veloc pra vel ficar certa entendeu ? não cara é uma coisa de doido , se eu contar o que eu já gastei e o que eu já fiz nessa caravan com certeza daria pra comprar outra kkkkk. minha mulher fala "rapaz vc ja gastou nela mais do que se vc tivesse uma amante kkkk , tenho até um pouco de ciumes dela .mas enfim a história é essa resumindo tudo isso diegoj eu acredito realmente que esse meu vel é que está me "enganando" na verdade eu acho que a 120 eu já deva estar a uns 126 mais ou menos daí o rpm marcar um pouco a mais sacou ? é essa a minha conclusão o preço disso ? 150,00. então eu fico pensando se eu já dei atá uns 205 no meu vel eu estava a quanto ? jesus ! valeu abraço
Por falar nisso eu tenho até que pegar os documentos do meu opala e olhar no site do detran pra ver se nao tem nenhuma multa por excesso de velocidade, pq eu sabia q ele dava uma diferença de uns 10km/hr a 50km/hr por causa das lombadas eletronicas, mas nao sabia q tava tanta diferença em alta velocidade. Eu andava sempre a 100km/hr de painel na br, ai um dia tava indo de boa a 80km/hr e pedi pro meu amigo olhar no gps dele pra ver se dava diferença, ai ele falou: agora tá a 100km/hr
Ai acelerei até 100km/hr de painel e ja deu 120km/hr no GPS,ai fiquei pensando: pronto, daqui a pouco tá chegando as multas la em casa...
kkkkkkk
Mas eu também ja tive opala com diferencial de 4c e era cambio 4m... pensa na raiva que eu passava com aquele negocio... chegava na BR e tinha que ir de boa, pq parecia q o motor ia explodir se acelerasse de tao alto que ficava a rotação...
Mas olha pelo lado bom, caravan é carro "velho" já, é de se esperar que de problema, mas o irmão de um amigo meu tem um audi que ele ja gastou o preço de outro audi só em conserto, fora o motor que foi pro pau mas tava na garantia da loja ainda e ele nao precisou pagar.
Carros...
j ricardo- Moderadores
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- Mensagem nº38
Re: por que quinta marcha só no final ?
Jean Bida escreveu:Mas segundo o manual o torque não caiu J e a potencia aumentou... a perda de torque causada pelo 3E tecnicamente foi compensada pelo aumento das bielas de 5,7 pra 6"e a potência mesmo com o dito comando mais bicha de toda linha 250 melhorou. Isto se deve aos pistões mais leves e anéis mais finos, menos atrito.Contudo na prática pra mim que já tive 4.1 (pós agosto de 90) com mecânica do fim da produção, posso afirmar que o desempenho de aceleração e máxima é bem inferior aos 4.1 88 e 89 que tive.Só pode ser pela carburação, tanto que uma vez vendi uma 446 bem zerada a um cara que tirou o 3E do 92 dele mandou a 446, o relato do cara agradecendo e contando sobre o "novo" Opala foi empolgante e sincero...Com certeza a culpa é da carburação, os motores 91/92 são melhores em construção, mais harmoniosos...mas usavam comando que é tido como o mais manso e carburação de Santana e Del Rey...Estes aliás eram os concorrentes do Opala no fim de carreira, não havia mais por que a GM brigar por velocidade e arrancada como no passado, e mesmo assim o 4.1 moderno com 3E ainda era carro de ponta e o consumo,que era o que importava no momento e assim é até hoje melhorou muito...a GM arrastou por vezes o fim do Opala,por último até a preparação do substituto que já estava atrasado... Diplomata e Comodoro já não vendiam mais nada comparando com os Top de Linha da época e motor 4 cil,então a intensão era "empurrar com a barriga", tentar amenizar o consumo até o Omega ficar apto,e nunca ficou, não deu conta da substituição...mas o mercado, a época dos grandes carrões nacionais já tinha passado também...Acho que a caixa 5 marchas foi uma jogadinha comercial pra ajudar em consumo,um atrativo e assim talvez ajudar nas vendas muito baixas...A ficha de produção do Opala e de qualquer carro da época de 89,90,91,92,93,94 e tal...mostra um desinteresse total do público por carros a álcool de todas as marcas e modelos, era gasolina que dominava desde 88, e talvez por isso o atrativo do Opala 4.1 gasolina,a cobiçada CL2205B tenha ficado somente no foco gasolina. Já li sobre não ter 4.1 álcool com caixa 2205B por que ela é fraca e não suportaria o motor(essa é froid rsrs), tem também a plausível até, que a temperatura de trabalho na estrada, em quinta seria prejudicial ao funcionamento/consumo do motor a 100 Km-H...mas esta acho que a engenharia resolveria sem problemas.Na minha idéia a 5 marcha dos 6 cil. álcool era pra GM como enxugar gelo, e no 6 cil. gasolina um empurradinha(mais uma) no fim de carreira do Opala. Agora dizer o que? um carro Top do país, o mais caro e usava uma carburação(espirrador de combustível) arcaica e deficiente como a 446...acho que da década de 50...mais descaso que isso...Mas um 4.1 com diferencial 2,73 não é sentida a falta de quinta em nenhum momento...só que com certeza a longa relação fragiliza o conjunto, muito mais fácil quebrar um 2,73 do que um 3,08 da Braseixos...Agora , descaso de montadora no Brasil quase não existe rsrs...j ricardo escreveu:quinta marcha foi só uma tentativa de deixar o 6cil mais economico na estrada... e tambem porque o torque caiu, com o estrangulamento dos motores com 3E...
tanto que opala 6cil a alcool NÃO saiu com cambio 5 marchas... saiu com o mesmo 4 marchas ré pra frente... porque o motor continuava com bom torque...
Denovo isso de potencia do manual, no documento?
mas é NUNCA que os motores com 3E tem mais torque do que os antigos... isso ´ta facil pra qualquer leigo que dirija os dois modelos perceber...
na teoria: bielas mais longas previlegian a potencia em altas rotações... por isso estrangularam com o 3E... ainda assim a rotação de torque caiu, mas não aumentou a quantidade de força disponivel... voce mesmo sentiu... é diferente...
tanto que no teste da 4 rodas o '92 teve velocidade maxima de 168 km/h... comtra mais de 186km/h da caravan 4.1 alcool(com 4 marchas e 2,73), e 193km/h(com 4 marchas e 3,07) dos SS 70 e algo...
então NAO foi por velocidade final que colocaram a caixa 5 marchas no 6cil, foi por "marketing da economia"...
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- Mensagem nº39
Re: por que quinta marcha só no final ?
Mas J, motor bielão pra giro alto? Quanto maior a alavanca, menos esforço...camionete usam motores de biela longa...A carburação dos 91-92 fazem ele não ter resposta rápida por motivos claros.Com certeza a caixa 5 marchas veio por marketing e melhora de consumo que era o foco na época dos modelos gasolina que correspondiam a quase totalidade de vendas.mas Biela longa pra giro alto pra mim é novidade.
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Re: por que quinta marcha só no final ?
sim, sim, jean... bielas pequenas fazem o pistão ficar mais tempo nos PMS e menor tempo "viajando"... o que ajuda no torque e deixa o motor aspero pra altos giros porque a biela "deita mais" em relação ao vira... (pra explicar isso melhor só o weverton, acho)
e ao contrario para as bielonas... deixa mais suave e perde torque de baixa... o que ajudou foi os pistões curtos e aneis finos... tanto pode ver que quem trocou o 3E pela 446 nos '91/92 , achou fenomenal o resultado... quem injetou tambem...
e ao contrario para as bielonas... deixa mais suave e perde torque de baixa... o que ajudou foi os pistões curtos e aneis finos... tanto pode ver que quem trocou o 3E pela 446 nos '91/92 , achou fenomenal o resultado... quem injetou tambem...
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Re: por que quinta marcha só no final ?
Tá certo e não existe explicação melhor!!!j ricardo escreveu:sim, sim, jean... bielas pequenas fazem o pistão ficar mais tempo nos PMS e menor tempo "viajando"... o que ajuda no torque e deixa o motor aspero pra altos giros porque a biela "deita mais" em relação ao vira... (pra explicar isso melhor só o weverton, acho)
e ao contrario para as bielonas... deixa mais suave e perde torque de baixa... o que ajudou foi os pistões curtos e aneis finos... tanto pode ver que quem trocou o 3E pela 446 nos '91/92 , achou fenomenal o resultado... quem injetou tambem...
E isto prova que não existe o motor ideal para tudo (torque em baixa e em alta e etc..), e estamos pensando do ponto de vista do CLIENTE de colocar no opala 6 cc um câmbio de 5 marchas...mas do ponto de vista do FABRICANTE não compensava modificar um câmbio de 5 marchas para o 6 cc, só quando ele foi "estrangulado" com o 3E é que o assunto se tornou viavél.
Jean Bida- Moderadores
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Re: por que quinta marcha só no final ?
Então o câmbio 5 marchas foi resultado do 3E??? ...lembrando que 3E tem desde 90...e câmbio 5 marchas só em 92...e tem ainda os 6 cil. álcool 91 3 92 que usavam 3E e câmbio 4 marchas. A explicação do J está se referindo ao r/l dos motores 250...e me confundiu mais a cabeça ainda rsrs...Mas não concordo que a carburação obrigou o uso do 2205B.adpachec escreveu:Tá certo e não existe explicação melhor!!!j ricardo escreveu:sim, sim, jean... bielas pequenas fazem o pistão ficar mais tempo nos PMS e menor tempo "viajando"... o que ajuda no torque e deixa o motor aspero pra altos giros porque a biela "deita mais" em relação ao vira... (pra explicar isso melhor só o weverton, acho)
e ao contrario para as bielonas... deixa mais suave e perde torque de baixa... o que ajudou foi os pistões curtos e aneis finos... tanto pode ver que quem trocou o 3E pela 446 nos '91/92 , achou fenomenal o resultado... quem injetou tambem...
E isto prova que não existe o motor ideal para tudo (torque em baixa e em alta e etc..), e estamos pensando do ponto de vista do CLIENTE de colocar no opala 6 cc um câmbio de 5 marchas...mas do ponto de vista do FABRICANTE não compensava modificar um câmbio de 5 marchas para o 6 cc, só quando ele foi "estrangulado" com o 3E é que o assunto se tornou viavél.
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- Mensagem nº43
Re: por que quinta marcha só no final ?
Não Jean..o que eu queria dizer é o seguinte...alguém lá na GM tinha a idéia de colocar um 5 marchas no 6 cc e ninguém queria..muito custo...aí apareceu a idéia de colocar o 3E...então o cara "desengavetou" a idéia do 5 marchas e apresentou ela de novo..já vi isto acontecer...só isto...
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Re: por que quinta marcha só no final ?
E a biela é relativo ao tamanho do vira..uma biela curta com um vira "grande" ela deita e perde muita força no momento de empurrar o pistão para cima...é igual bicicleta quando o cara sobe o banco e pedala quase na ponta dos pés (igual ciclista de corrida), aí tem menos esforço...agora abaixa o banco e tenta correr...o esforço que você faz só para desdobrar as pernas...é mais ou menos isto....
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