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Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

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Israel DMM
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Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por Israel DMM em Dom 9 Jun - 21:54:54

Olá pessoal , depois de meses afastado do fórum , estou de volta e estou querendo a opinião de vcs .
O seguinte , tenho um diplomata SE 91/92. Estou pensando se daqui a um tempo não ficaria interessante colocar injeção eletrônica nele. O seguinte , meu motor é totalmente original , 80mil km originais lacradinho que eu saiba hahaah . Não apresenta barulho , queima de óleo , nada mas nada mesmo de anormal até pq a maneira com que ando com o carro é tranquila , faço todas a manutenções no carro como devem ser feitas.
Só que infelizmente o projeto dos nossos motores "não atende" mais com condições ideais para queimar essa porcaria de gasolina que é nos enfiada goela abaixo . Quem não sofre quando deixa o carro parado por uns 15 dias ? da pra ver que o carburador seca e só pega depois que vc vira o arranque até que a bomba faça chegar gasolina no carburador, aí sim , se a bateria ainda tiver fôlego o motor pega na hora e funciona perfeitamente ( pra ser sincero , tom com nojo de carburador apesar do meu funcionar muito bem).
Só que minha dúvida é o seguinte QUERO UM CARRO COM A MESMA CONFIABILIDADE QUE TENHO HOJE, então NUNCA faria uma instalação gambiarra cheia de improvisos e etc . Por isso prefiro que eu mesmo faça a instalação da injeção. Para que entendam , eu tenho uma empresa que trabalha no projeto e fabricação de máquinas , equipamentos e etc na área industrial e com foco no ramo de Automação Industrial . Logo tenho um conhecimento teórico e prático que ao meu ver pode ajudar muito nesse projeto, e meu sócio já tem experiência com a injeção da Fueltech pois ele instalou e colocou num motor V8 318 que depois foi passado para BI TURBO e foi instalado numa lancha então já teria mais uma pessoa pra me ajudar no projeto.

Vejam bem o que eu quero :
Apesar de já ter lido inúmeras vezes aqui no fórum que "para aumentar a potência do motor é necessário aumentar consumo"
DISCORDO, eu não quero um motor preparado , eu quero um motor com uma eficiência maior , que tenha um rendimento na queima e na entrada e saída dos gases melhor que o nosso amado 4.1/S.
Para se atingir isso tenho algumas idéias como elevar um pouquinho a taxa de compressão( pra compensar a diferença do combustível da época do projeto do motor com o atual), coletores e por aí vai .
Nem decidi ainda se irei trocar comando de válvulas , colocar tucho mecânico etc , pq eu adoro o "silêncio " do tucho hidráulico e minha idéia não é girar a 5500 6500 rpm .
Eu quero um carro com características originais e um motor que consiga empurrar bem o dito diferencial 2,73.

Óbvio que irei optar por 6 bicos de injeção e estou pensando até em fabricar um corpo de borboleta duplo mesmo sendo injetado ( eis o ponto que gostaria de ouvir a opinião dos especialistas aqui ).
Hoje meu carburador é o famoso 3E que todos sabem que é totalmente subdimensionado para um motor do porte do 4100, então vamos lá ao que tenho em mente:
OPINIÃO PRÓPRIA
Porque o carburador 3E é econômico?
pelo CFM baixo em relação aos demais, mas tem uma coisa que na minha opinião " engana um pouco o motorista " ou pelo menos me engana hahaha , pra vc fazer um 3E andar um poquinho vc é obrigado a meter o pé no fundo , então vc tem um bom curso de acelerador até abrir o segundo estágio que é a vácuo , apesar de já ter ouvido aqui de muitos que o 2° abre a 3000 rpm , na minha opinião isto está errado , ele vai abrir se vc enfiar o pé de vez em qualquer rotação principalmente se for em uma subida, no plano por exemplo a 3000 rpm vc anda com o 2 estágio fechado e com o pé lá em cima , mas tudo bem .
Esse curso até abrir o segundo estágio, pelo fato de o 1° estágio ter um CFM muiiiiito baixo faz com que vc sem querer não acelere muito o motor ( espero que de pra entender kkkk )mesmo com o pé na metade do acelerador.

Então eu pensei em fabricar um corpo de borboleta que siga mais ou menos o mesmo princípio, a 1° entrada de ar menor que a segunda , para que quando vc pegue a estrada e que queira um motor que faça na média 9,5 - 10,5KM/l ( que é o que eu faço hoje andando entre 90 e 120KM/H) vc trabalhe apenas com um curso de 50a 60% de acelerador .
Se deseja potência afunda o pé e abra a segunda borboleta , aí sim uma borboleta que na soma das duas de uma resposta parecida com uma W40 ou uma W44 , pra isso vc tem a injeção , monitorando a posição do corpo de borboleta ,e que faça os 6 bicos de injeção colocarem o combustível necessário que o 4100 precisa .


REPITO: eu sei que potência exige petróleo , mas não quero um carro de arrancada ou um carro que eu pise e ele faça um risco preto de 100 m no asfalto . Tenho certeza que com um sistema de alimentação bem projetado e acertado , e com mais alguma melhorias em taxa e nos coletores , seja possível aumentar a eficiência do motor .

Alguém já viu ou já fez alguma corpo de borboletas que funcione como eu descrevi ?
Acham que meu carro perderia confiabilidade? ( fazendo uma instalação de qualidade com peças e material de qualidade )

Alguém se anima a dar dicas , sugestões e idéias para que juntos possamos elaborar uma coisa talvez melhor que colocar pedaços de outros carros no opala ?

Conto com uma estrutura na minha cidade , inclusive empresas que presto serviços com tudo que é tipo de equipamento de usinagem onde o que projetássemos eu faço virar uma peça!


Jean Michel Colet
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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por Jean Michel Colet em Dom 9 Jun - 23:11:14

Essa economia que você busca é o seguinte.

Taxa "próxima" de bater pino, uma injeção programável com um canal pobre, nada dessas suas ideias de TBI abrindo antes e e outra depois , por isso se chama injeção programável, deixa como quer .

Aconselho antes de tudo mesmo, entrar nos sites da fueltech , Pandoo, injforce ..etc e baixar todos os pdf´s disponíveis e come-los de trás pra frente e depois começar a pensar em colocar a injeção..

Sobre a segurança no carro, tenha certeza que a injeção lhe dará mais segurança que o famoso 3E, pois bem montado é próximo de perfeito!

E outra sendo bomba elétrica acaba a ideia de gasolina no carburador para partidas de 15 em 15 dias !

Israel DMM
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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por Israel DMM em Dom 9 Jun - 23:31:46

Jean Michel Colet escreveu:Essa economia que você busca é o seguinte.

Taxa "próxima" de bater pino, uma injeção programável com um canal pobre, nada dessas suas ideias de TBI abrindo antes e e outra depois , por isso se chama injeção programável, deixa como quer .

Aconselho antes de tudo mesmo, entrar nos sites da fueltech , Pandoo, injforce ..etc e baixar todos os pdf´s disponíveis e come-los de trás pra frente e depois começar a pensar em colocar a injeção..

Sobre a segurança no carro, tenha certeza que a injeção lhe dará mais segurança que o famoso 3E, pois bem montado é próximo de perfeito!

E outra sendo bomba elétrica acaba a ideia de gasolina no carburador para partidas de 15 em 15 dias !

Oi Jean , quanto seria próximo a bater pino pra vc ?
Esse lance das TBI , é uma idéia que me veio na cabeça, a idéia é ver a opinião da galera mesmo , o lance da injeção eu sei que você programa como quiser, digo isso para se ter um melhor controle de aceleração , evitando uma admissão muito alta de mistura a não ser que eu queira realmente potência do motor , se você tem mais acelerador antes de os bicos mandarem combustível pra valer vc sem querer vai fazer uma tocada mais econômica, quando eu quiser andar pra valer, mete o pé e deixa comer gasolina com farinha! .
Aí vc vai me dizer " é só controlar no pé " , concordo que da na mesma , mas seria interessante pois vc iria ter como se fosse um 2° estágio a vácuo de um carburador , lembrando que a idéia das TBI seria fzer o acionamento da 2°TBI mecanicamente e não a vácuo , mas enfim é uma coisa que me veio na cabeça e que está aqui pra ser discutida.

O lance das partidas , lógico que a injeção não dá bola pra isso afinal ela injeta gasolina na hora da partida.

Existem algumas motos esportivas onde vc escolhe o modo que quer rodar , " passeio ou sport" claro que existem muitas diferenças de projeto no caso dessas motos , mas a idéia é exatamente a mesma , poder ter 2 comportamentos no motor .
" economico " e esportivo

Confiabilidade eu também acho que é possível aumentar a confiabilidade do carro com uma injeção eletrônica , desde que seja feita no capricho.

Outro detalhe , pessoal entendam , eu não quero diminuir o consumo do carro , quero aumentar a eficiência do motor , é diferente.

Jean Michel Colet
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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por Jean Michel Colet em Seg 10 Jun - 6:24:12

Seria algo assim:

Gasolina 10:1 e Álcool 12:1 de taxa!

Isso no carburador... Agora na injeção mais um fator que ela ajuda ela atrasa o ponto conforme vê que vai bater pino... Ou seja você eleva mais ainda se quiser ...

rafa_pr
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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por rafa_pr em Seg 10 Jun - 7:10:35

Pra chegar nesse nível de eficiência sem inventar moda com TBI aftermarket e injeção programável, o mais fácil pra vc é comprar a parte de cima completa (cabeçote, admissão, bicos etc) + comando do Omega 4.1i!

A GM já fez todo esse trabalho de melhorar a eficiência pra vc e nenhuma injeção programável tem a eficiência de uma injeção completa original, ainda mais a do Omega que já possui sensor de fase e trabalha de modo 100% sequencial!

O Ivo Filho aqui do fórum tem um carro feito assim e pelo que já li dos relatos dele aqui no fórum, ficou bem do jeito que vc espera!

Israel DMM
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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por Israel DMM em Seg 10 Jun - 14:28:28

não acredito que a gm fez todo esse trabalho muito bem feito não , já andei de omega 4.1 e a diferença não é nada demais , eu ouço muito falar que melhora isso e aquilo , mas nunca vi numeros que mostrem toda essa melhoria .
E tem mais , o desafio é justamente trabalhar no motor do opala , pra mim colocar o cabeçote do omega é igual fzer um fusca com motor ap . Mesmo assim valeu a sugestão

Sr.Bianchi
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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por Sr.Bianchi em Seg 10 Jun - 14:52:15

Eu estou usando o sistema todo do omega, porém com comando comp 280, 9,5:1 de taxa, filtro cônico K&N, 6x2 Dudu escapamentos e alívio do volante, ou seja, preparação leve... mas dá uma diferença absurda de um opala original com dfv, é outro carro. O consumo não sei, mas depois do acerto fino, deverá ficar nos 5,5-6,5 em trajeto urbano. O problema é o custo da instalação do sistema do omega...não sei se vale a pena.

Uma bomba elétrica já melhoraria a questão da partida a frio. O uso de gas. podium deverá melhorar vários aspectos também. Bobina tipo do gol mi também ocasiona uma pequena melhora no funcionamento. Um 6x2 e mais taxa já ia te trazer mais potência.

Ou, talvez poderia apostar numa injeção monoponto, com tbi de corpo duplo e 4 bicos, como a do usuario Starscream aqui do forum. Depois com acerto fino e a utilização do recursos de criação de até 5 mpas da FT, você pode alcançar melhor eficiencia, criando uma mapa com paramentro direcionados a economia de combustível. De preferecia troque o maldito comando original do opala... essa "imundicia" é pra camionete. Coloque um 260 ou 268 hidráulico da Comp cams, ou do omega, mas aí é comando usado né... Não esqueça do 6x2, pelo menos o do omega já ajuda (se quiser tenho um disponível a venda).

Espero ter ajudado.

Israel DMM
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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por Israel DMM em Seg 10 Jun - 15:19:29

Sr.Bianchi escreveu:Eu estou usando o sistema todo do omega, porém com comando comp 280, 9,5:1 de taxa, filtro cônico K&N, 6x2 Dudu escapamentos e alívio do volante, ou seja, preparação leve... mas dá uma diferença absurda de um opala original com dfv, é outro carro. O consumo não sei, mas depois do acerto fino, deverá ficar nos 5,5-6,5 em trajeto urbano. O problema é o custo da instalação do sistema do omega...não sei se vale a pena.

Uma bomba elétrica já melhoraria a questão da partida a frio. O uso de gas. podium deverá melhorar vários aspectos também. Bobina tipo do gol mi também ocasiona uma pequena melhora no funcionamento. Um 6x2 e mais taxa já ia te trazer mais potência.

Ou, talvez poderia apostar numa injeção monoponto, com tbi de corpo duplo e 4 bicos, como a do usuario Starscream aqui do forum. Depois com acerto fino e a utilização do recursos de criação de até 5 mpas da FT, você pode alcançar melhor eficiencia, criando uma mapa com paramentro direcionados a economia de combustível. De preferecia troque o maldito comando original do opala... essa "imundicia" é pra camionete. Coloque um 260 ou 268 hidráulico da Comp cams, ou do omega, mas aí é comando usado né... Não esqueça do 6x2, pelo menos o do omega já ajuda (se quiser tenho um disponível a venda).


EU faria algo bem semelhante em relação a taixa , coletor , ignição só que sem colocar nada do ômega , chegou a colocar o carro no dinamometro para saber que potencia o motor está ?

Obrigado pela contribuição
Espero ter ajudado.

rafa_pr
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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por rafa_pr em Seg 10 Jun - 16:56:43

Israel DMM escreveu:não acredito que a gm fez todo esse trabalho muito bem feito não , já andei de omega 4.1 e a diferença não é nada demais , eu ouço muito falar que melhora isso e aquilo , mas nunca vi numeros que mostrem toda essa melhoria .
E tem mais , o desafio é justamente trabalhar no motor do opala , pra mim colocar o cabeçote do omega é igual fzer um fusca com motor ap . Mesmo assim valeu a sugestão

Sobre os números que você fala, o motor 4.1i ganhou 47cv com relação ao último 4.1 gasolina com 3E, puxa um carro quase 200kg mais pesado e ainda é mais econômico que o Opala.

De qualquer forma, boa sorte na sua empreitada!

BANDIT
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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por BANDIT em Seg 10 Jun - 18:09:40

]quote="Israel DMM"]Olá pessoal , depois de meses afastado do fórum , estou de volta e estou querendo a opinião de vcs .
O seguinte , tenho um diplomata SE 91/92. Estou pensando se daqui a um tempo não ficaria interessante colocar injeção eletrônica nele. O seguinte , meu motor é totalmente original , 80mil km originais lacradinho que eu saiba hahaah .


DESCULPE ME METER AQUI !!!!
Desculpe te perguntar , mas como vc. tem certeza que tem motor tem só 80mil Km ...originais ??


Não apresenta barulho , queima de óleo , nada mas nada mesmo de anormal até pq a maneira com que ando com o carro é tranquila , faço todas a manutenções no carro como devem ser feitas.
Se esse motor for meio pauleado......dura em torno de 200mil km .....ai começa a baixar óleo !!!!! Se só foi andado(carro de passei chega ai a 220mil....240mil km rodados
Só que infelizmente o projeto dos nossos motores "não atende" mais com condições ideais para queimar essa porcaria de gasolina que é nos enfiada goela abaixo . Quem não sofre quando deixa o carro parado por uns 15 dias ? da pra ver que o carburador seca e só pega depois que vc vira o arranque até que a bomba faça chegar gasolina no carburador, aí sim

Se for a gasolina vc. pode "bombar" o pedal do acelerador......até vira a gasolina na cuba .....álcool já não né !!!!
, se a bateria ainda tiver fôlego o motor pega na hora e funciona perfeitamente ( pra ser sincero , tom com nojo de carburador apesar do meu funcionar muito bem).
Só que minha dúvida é o seguinte QUERO UM CARRO COM A MESMA CONFIABILIDADE QUE TENHO HOJE, então NUNCA faria uma instalação gambiarra cheia de improvisos e etc . Por isso prefiro que eu mesmo faça a instalação da injeção. Para que entendam , eu tenho uma empresa que trabalha no projeto e fabricação de máquinas , equipamentos e etc na área industrial e com foco no ramo de Automação Industrial . Logo tenho um conhecimento teórico e prático que ao meu ver pode ajudar muito nesse projeto, e meu sócio já tem experiência com a injeção da Fueltech pois ele instalou e colocou num motor V8 318 que depois foi passado para BI TURBO e foi instalado numa lancha então já teria mais uma pessoa pra me ajudar no projeto.


Nunca via uma lancha turbo.....(só algumas a diesel)



Vejam bem o que eu quero :
Apesar de já ter lido inúmeras vezes aqui no fórum que "para aumentar a potência do motor é necessário aumentar consumo"
DISCORDO, eu não quero um motor preparado , eu quero um motor com uma eficiência maior , que tenha um rendimento na queima e na entrada e saída dos gases melhor que o nosso amado 4.1/S.
Para se atingir isso tenho algumas idéias como elevar um pouquinho a taxa de compressão( pra compensar a diferença do combustível da época do projeto do motor com o atual), coletores e por aí vai .
ótima ideia essa de aumentar a taxa !!!!
Nem decidi ainda se irei trocar comando de válvulas , colocar tucho mecânico etc , pq eu adoro o "silêncio " do tucho hidráulico e minha idéia não é girar a 5500 6500 rpm .
Eu quero um carro com características originais e um motor que consiga empurrar bem o dito diferencial 2,73.


Óbvio que irei optar por 6 bicos de injeção e estou pensando até em fabricar um corpo de borboleta duplo mesmo sendo injetado ( eis o ponto que gostaria de ouvir a opinião dos especialistas aqui ).
Não adianta colocar bicos com o cabeçote do opala.....pra se ter eficiência......só com o cabeçote de ômega......pois com o cabeçote do opala um cilindro rouba do outro.....vc. NÃO tem como controlar isso !!!!
A não ser que vc. faça Injeção Direta ......só que vai$$$$$$$$$$$
Hoje meu carburador é o famoso 3E que todos sabem que é totalmente subdimensionado para um motor do porte do 4100, então vamos lá ao que tenho em mente:
Então isso é um fato ele realmente é subdimensionado..........um carburador "meia boca " pro 6cc...........é a DFV......e veja que de 7.0km por litro (3E) se colocara dfv......cai pra 5.5km litro.....A diferença é tão grande que o minúsculo 3E......ainda sofre com aquecimento no coletor de admissão!!!!!! Por isso consegue fazer os 7.0km por litro............é praticamente um carro a GÁS (literalmente!!!)
OPINIÃO PRÓPRIA
Porque o carburador 3E é econômico?
pelo CFM baixo em relação aos demais, mas tem uma coisa que na minha opinião " engana um pouco o motorista " ou pelo menos me engana hahaha , pra vc fazer um 3E andar um poquinho vc é obrigado a meter o pé no fundo , então vc tem um bom curso de acelerador até abrir o segundo estágio que é a vácuo , apesar de já ter ouvido aqui de muitos que o 2° abre a 3000 rpm , na minha opinião isto está errado , ele vai abrir se vc enfiar o pé de vez em qualquer rotação principalmente se for em uma subida,

Errado!! Oque funciona assim é carburador mecânico......o 2° estágio abre se houver depressão no motor.....o 3E abre por volta dos 3mil rpm......no plano por exemplo a 3000 rpm vc anda com o 2 estágio fechado e com o pé lá em cima , mas tudo bem .
Esse curso até abrir o segundo estágio, pelo fato de o 1° estágio ter um CFM muiiiiito baixo faz com que vc sem querer não acelere muito o motor ( espero que de pra entender kkkk )mesmo com o pé na metade do acelerador.
Um dado curiosos é que se vc. tem o 3E...........e diminuiu um monte os gigles ( menores) .......quando acelera o carro.....o carburador puxa tanto pelo difusor que , ele consome quase como um dfv......isso sendo um 3E.....com gigles bem pequenos !!!

Então eu pensei em fabricar um corpo de borboleta que siga mais ou menos o mesmo princípio, a 1° entrada de ar menor que a segunda , para que quando vc pegue a estrada e que queira um motor que faça na média 9,5 - 10,5KM/l ( que é o que eu faço hoje andando entre 90 e 120KM/H) vc trabalhe apenas com um curso de 50a 60% de acelerador .
Se deseja potência afunda o pé e abra a segunda borboleta , aí sim uma borboleta que na soma das duas de uma resposta parecida com uma W40 ou uma W44 , pra isso vc tem a injeção , monitorando a posição do corpo de borboleta ,e que faça os 6 bicos de injeção colocarem o combustível necessário que o 4100 precisa .
a tua ideia é boa , mas injetado não funciona assim !!!! te dou o exemplo do corpo (4 borboletas) pra FORD 302..........são 900cfm !!!!
que vc. monta em ORIGINAL (com comando original) até FORD347/8......com 500Hp no motor........tudo com mesma TBi




REPITO: eu sei que potência exige petróleo , mas não quero um carro de arrancada ou um carro que eu pise e ele faça um risco preto de 100 m no asfalto . Tenho certeza que com um sistema de alimentação bem projetado e acertado , e com mais alguma melhorias em taxa e nos coletores , seja possível aumentar a eficiência do motor .

Alguém já viu ou já fez alguma corpo de borboletas que funcione como eu descrevi ?
Acham que meu carro perderia confiabilidade? ( fazendo uma instalação de qualidade com peças e material de qualidade )

Alguém se anima a dar dicas , sugestões e idéias para que juntos possamos elaborar uma coisa talvez melhor que colocar pedaços de outros carros no opala ?

Cabeçote de ômega !!!!

Conto com uma estrutura na minha cidade , inclusive empresas que presto serviços com tudo que é tipo de equipamento de usinagem onde o que projetássemos eu faço virar uma peça!

[/quote]

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por BANDIT em Seg 10 Jun - 18:15:25

Israel DMM escreveu:
Jean Michel Colet escreveu:Essa economia que você busca é o seguinte.

Taxa "próxima" de bater pino, uma injeção programável com um canal pobre, nada dessas suas ideias de TBI abrindo antes e e outra depois , por isso se chama injeção programável, deixa como quer .

Aconselho antes de tudo mesmo, entrar nos sites da fueltech , Pandoo, injforce ..etc e baixar todos os pdf´s disponíveis e come-los de trás pra frente e depois começar a pensar em colocar a injeção..

Sobre a segurança no carro, tenha certeza que a injeção lhe dará mais segurança que o famoso 3E, pois bem montado é próximo de perfeito!

E outra sendo bomba elétrica acaba a ideia de gasolina no carburador para partidas de 15 em 15 dias !

Oi Jean , quanto seria próximo a bater pino pra vc ?
Esse lance das TBI , é uma idéia que me veio na cabeça, a idéia é ver a opinião da galera mesmo , o lance da injeção eu sei que você programa como quiser, digo isso para se ter um melhor controle de aceleração , evitando uma admissão muito alta de mistura a não ser que eu queira realmente potência do motor , se você tem mais acelerador antes de os bicos mandarem combustível pra valer vc sem querer vai fazer uma tocada mais econômica, quando eu quiser andar pra valer, mete o pé e deixa comer gasolina com farinha! .


Mesmo que tenha o cabeçote do ômega.....vai ter que ter uma injeção que faça sequencial....a Maga faz.....(se adaptar uma placa extra , internamente dentro dela .....) Essa última Fuel Tech , nãos ei se já é sequencial .......se não for , esqueça eficiência e potência


Aí vc vai me dizer " é só controlar no pé " , concordo que da na mesma , mas seria interessante pois vc iria ter como se fosse um 2° estágio a vácuo de um carburador , lembrando que a idéia das TBI seria fzer o acionamento da 2°TBI mecanicamente e não a vácuo , mas enfim é uma coisa que me veio na cabeça e que está aqui pra ser discutida.
Isso não vai funcionar......não pelo menos do jeito que vc. está planejando.

O lance das partidas , lógico que a injeção não dá bola pra isso afinal ela injeta gasolina na hora da partida.

Existem algumas motos esportivas onde vc escolhe o modo que quer rodar , " passeio ou sport" claro que existem muitas diferenças de projeto no caso dessas motos , mas a idéia é exatamente a mesma , poder ter 2 comportamentos no motor .
" economico " e esportivo

Confiabilidade eu também acho que é possível aumentar a confiabilidade do carro com uma injeção eletrônica , desde que seja feita no capricho.

Outro detalhe , pessoal entendam , eu não quero diminuir o consumo do carro , quero aumentar a eficiência do motor , é diferente.
Só com cabeçote de ômega !!!!

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por BANDIT em Seg 10 Jun - 18:17:52

rafa_pr escreveu:Pra chegar nesse nível de eficiência sem inventar moda com TBI aftermarket e injeção programável, o mais fácil pra vc é comprar a parte de cima completa (cabeçote, admissão, bicos etc) + comando do Omega 4.1i!

A GM já fez todo esse trabalho de melhorar a eficiência pra vc e nenhuma injeção programável tem a eficiência de uma injeção completa original, ainda mais a do Omega que já possui sensor de fase e trabalha de modo 100% sequencial!

O Ivo Filho aqui do fórum tem um carro feito assim e pelo que já li dos relatos dele aqui no fórum, ficou bem do jeito que vc espera!

nenhuma injeção programável tem a eficiência de uma injeção completa original,

Concordo 100% com vc. sobre tudo oque postou !
Vai no tópico do IVO FILHO.....e veja tudo oque ele postou lá !!!!

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por BANDIT em Seg 10 Jun - 18:27:46

Israel DMM escreveu:não acredito que a gm fez todo esse trabalho muito bem feito não , já andei de omega 4.1 e a diferença não é nada demais , eu ouço muito falar que melhora isso e aquilo , mas nunca vi numeros que mostrem toda essa melhoria .
E tem mais , o desafio é justamente trabalhar no motor do opala , pra mim colocar o cabeçote do omega é igual fzer um fusca com motor ap . Mesmo assim valeu a sugestão

Eu disse aqui.....que o Opala com motor 250/S ORIGINAL.....da pau...coro....kacete em ômega 4.1 !!!!
Eu já fiz isso vária vezes isso ( na época que ômega era carro!!!!)
Não tem tanta diferença......pelo peso do ômega 1500kg. Então num opala 4.1 vc. nem precisa de tanta potência um 4.1 álcool já bate no ômega !!!!
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Se servir como parâmetro......o tipo de corpo que + rende potência no opala (com cabeçote de opala ) são com os bicos antes da TBi......como o Opala do LICINO JR. !!!!
apesar de parecer arcaico ou enjabre.......esse sistema.....é parecido com o da Formula-3 !
O bico externo, fica antes da TBi.....
e veja que interessante no regulamento deles.....vc. pode alterar 0.5cm. a posição do bico , pra cima ou pra baixo......esse "quase nada"!!!!!! É suficiente pra alterar totalmente o comportamento do carro......dependendo do tipo de pista essa simples (tosca) regulagem.....deixa o carro com + força de baixa......ou + pegada de alta!!!!
Isso com 0.5cm!!!!!
Então mexer com injeção no cabeçote do opala ......querendo eficiência......
vc. vai ter muito trabalho !

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por BANDIT em Seg 10 Jun - 18:36:48

rafa_pr escreveu:
Israel DMM escreveu:não acredito que a gm fez todo esse trabalho muito bem feito não , já andei de omega 4.1 e a diferença não é nada demais , eu ouço muito falar que melhora isso e aquilo , mas nunca vi numeros que mostrem toda essa melhoria .
E tem mais , o desafio é justamente trabalhar no motor do opala , pra mim colocar o cabeçote do omega é igual fzer um fusca com motor ap . Mesmo assim valeu a sugestão

Sobre os números que você fala, o motor 4.1i ganhou 47cv com relação ao último 4.1 gasolina com 3E, puxa um carro quase 200kg mais pesado e ainda é mais econômico que o Opala.

De qualquer forma, boa sorte na sua empreitada!

Só discordo da parte do econômico !!!!
porque o opala (motor90/92) com o 3E.....é + econômico que o ômega!!!.....Essa economia é por restrição......um micro-carburador.....aquecimento na admissão ( mesmo o carro sendo a gasolina ) ....nesse caso é um carro a GÁSolina ! Pois esse aquecimento no coletor de admissão faz ferver a gasolina ....
Então comparado a esse motor (90/92) o ômega tem ai sim essa vantagem ai de uns 47Hp.....
Pois são 6 bicos .....SEM VENTURE
sem aquecimento ....
e não é só isso !!!!
a a parte eletrônica do ômega é muito superior ao do opala !!!!! São 3 bobinas duplas !!!!
não tem distribuidor !!!!! Correia poly -V
É dai que vem a potência do ômega !
E assim mesmo inferior aos do opalas 250/S de 80/84......que saiam com 170HP ........numa carroceria de 1.250kg. ( e faz 5.5km por litro !!!!)
contra os 168Hp do ômega e seus 1.500kg. !!!!

Já posso ir jantar.

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por Israel DMM em Seg 10 Jun - 19:48:10

Bandit , vamos lá
Eu não tenho certeza , até pq se vc ler , eu escrevi ( que eu saiba ) , e realmente o motor dele faz os mecânicos ficarem admirados tanto com o som quanto com a originalidade do cofre.

Bombar a gasolina na cuba eu faço , mas mesmo assim não pega na primeira virada depois que o carro fica uns 20 dias parado .

Sobre o v8 bi turbo , te mando o vídeo se quiser do motor no cavalete.

Sobre abertura do 2° estágio do carburador , ele não abre por RPM , e sim pelo vácuo gerado no diafragma , esse que é gerado por vários fatores, e por exemplo quando é exigido força do motor ele irá abrir com mais facilidade devido a alguns fatores físicos. O que eu quis dizer é que eu eu tiver em 2° marcha por exemplo e eu meter o pé no fundo ele vai abrir antes do 3000 rpm .

Cabeçote de ômega eu não colocaria , mas mesmo assim é bom trocar conhecimento e opiniões com vocês.
Me perdoem ,mas as vezes eu sinto que aqui a galera sempre que ir no pronto , e não tentar bolar, desenvolver algo específico sem que seja peça de outro carro .
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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por Israel DMM em Seg 10 Jun - 19:53:21

Na minha humilde opinião , trocando o comando de válvulas , taxando um pouquinho o motor e trabalhando um pouco no cabeçote do opala , com um mísero corpo de borboleta se chega próximo disso( 47 cv ) , e se alguém duvidar eu vou meter o carro no dino e mostrar números ( eita porra kkkk )

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por Diegoj em Seg 10 Jun - 20:26:05

Opiniões a parte, não adianta colocar 6 bicos com cabeçote de opala. Se quiser algo realmente eficiente com 6 bicos vai ter que usar o cabeçote de omega (ou então dar um jeito de separar os dutos do cabeçote do opala, se não me engano o ^Marcos^ aqui do fórum tem um cabeçote de opala com dutos separados).

Da uma olhada nesse tópico, é grande pra cara*** mas tem muita informação boa, realmente vale muito a pena ler ele:
http://www.opaleirosdoparana.com/t17951-opala-91-com-injecao-eletronica-cabecote-de-omega-terminei

Já faz muito tempo q eu li esse tópico, mas se não me engano, o Ivo da uma explicação do porque não dá certo injeção multiponto com cabeçote de opala (dutos siameses). Mas se não tiver ali, vc acha em outro tópico ou logo alguem aperece aqui pra explicar certinho essa questão.

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por Sr.Bianchi em Ter 11 Jun - 6:58:23

Israel DMM escreveu:
Me perdoem ,mas as vezes eu sinto que aqui a galera sempre que ir no pronto , e não tentar bolar, desenvolver algo específico sem que seja peça de outro carro .
Opinião própria

Entendo sua frustração eheheh mas aconteece que, será que conseguimos mesmo fazer melhor que a Lotus?

Se para tornar o 4.1 mais eficiente eles se utilizaram de todo aquele sistema, como nós poderemos fazer melhor com uma fração dos recursos técnicos e financeiros?

Eu optei pela injeção do omega por isso. Não sei se valeu a pena todo o investimento, mas continuo achando, insisto na opinião de que é o sistema de injeção que permite o funcionamento mais otimizado do 4.1. Se não é melhor, é porque a GM não deixou que fosse por questões de custo. Daí para frente, somente balanceiros roletados, comando variável, injeção direta e por aí vai.

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por rafa_pr em Ter 11 Jun - 7:15:58

Israel DMM escreveu:Bandit , vamos lá
Eu não tenho certeza , até pq se vc ler , eu escrevi ( que eu saiba ) , e realmente o motor dele faz os mecânicos ficarem admirados tanto com o som quanto com a originalidade do cofre.

Bombar a gasolina na cuba eu faço , mas mesmo assim não pega na primeira virada depois que o carro fica uns 20 dias parado .

Sobre o v8 bi turbo , te mando o vídeo se quiser do motor no cavalete.

Sobre abertura do 2° estágio do carburador , ele não abre por RPM , e sim pelo vácuo gerado no diafragma , esse que é gerado por vários fatores, e por exemplo quando é exigido força do motor ele irá abrir com mais facilidade devido a alguns fatores físicos. O que eu quis dizer é que eu eu tiver em 2° marcha por exemplo e eu meter o pé no fundo ele vai abrir antes do 3000 rpm .

Cabeçote de ômega eu não colocaria , mas mesmo assim é bom trocar conhecimento e opiniões com vocês.
Me perdoem ,mas as vezes eu sinto que aqui a galera sempre que ir no pronto , e não tentar bolar, desenvolver algo específico sem que seja peça de outro carro .
Opinião própria

Eu sentia muito isso quando ficava só na internet, lendo coisas, imaginando, pensando na teoria!

Depois de mexer de fato no motor do Opala, eu descobri que as coisas não são tão simples quanto parecem na teoria. Não to falando que vc só vive de teoria, pois nem te conheço e vc mesmo falou que trabalha com mecânica industrial.

Vc já tem um ponto a favor que é o conhecimento de uma área próxima, mas essa "sabedoria geral" que a galera comenta por aí, normalmente é fruto de anos e anos de trabalhos e experimentos das próprias pessoas e de diversos preparadores e mecânicos por aí.

Meu carro é feito pelo preparador referência daqui, e eu cheguei lá cheio de ideias e pitacos e pensava igual vc: po, os caras não querem fazer nada além do "comum"!! Depois de testar várias ideias mirabolantes baseando-me em teoria escrita e coisas da internet e acabar tendo que fazer do jeito "comum" que o preparador tinha falado pra funcionar bem, eu aprendi que certas coisas não são apenas uma questão de "opinião própria", mas sim de muita experiência e trabalho que os preparadores já tiveram em outros carnavais. Por isso que de pronto muitas ideias "geniais" já são descartadas pelos preparadores experientes, pois eles já sabem no que vai dar!! Os caras trabalham só com isso há anos, fazem carros de rua, de pista, de qqr jeito; hoje eu penso que era muita pretensão minha querer questionar certas coisas...

Veja, nada disso eu estou falando querendo te desanimar. Mas agora sou eu que concordo 100% com o Bandit: vc pode fazer do jeito que quer, mas prepare-se para uma longa empreitada, com muito trabalho e paciência! Usar as peças originais é simplesmente um caminho mais simples e que muitas vezes pode ser mais interessante, pois essas coisas, quando vc mexe, mexe e demora pro resultado aparecer, normalmente começam a desanimar. Eu particularmente detesto o carro parado na garagem! E pelo que vc falou no tópico inicial, vc tb não curte muito o carro parado, então...

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por BANDIT em Ter 11 Jun - 11:05:50

Israel DMM escreveu:Na minha humilde opinião , trocando o comando de válvulas , taxando um pouquinho o motor e trabalhando um pouco no cabeçote do opala , com um mísero corpo de borboleta se chega próximo disso( 47 cv ) , e se alguém duvidar eu vou meter o carro no dino e mostrar números ( eita porra kkkk )

Mas veja bem amiguinho......
agora vc. está indo pro outro lado !
o teu tópico se iniciou com o sentido de EFICIÊNCIA ! ( é oque eu entendi)
que seria o máximo de potência com o mínimo de consumo ! ( a grosso modo)
Veja um ômega faz 6.0km por litro......um carro de 168HP......numa carroceria de 1500kg.( hoje em dia NÃO consegue fazer isso !!!)
um opala 90 faz os 7.0km/l com 120hp ( ou 116hp se for Comodoro)..... numa carroceria de 1250kg.
Então se nos só trocássemos o motor ! colocando o motor do ômega no opala ....teríamos um opala BEM + rápido que o ômega .......e com menor consumo !!!!
...............................................................................
Agora vc. só está indo para o outro lado......vc. está querendo recuperar os 47Hp......¨roubados ¨ do seu motor.....a qualquer custo !
Se fosse montar um motor original GM 250/S (comando final 882) colocar tuchos mecânicos ...admissão com carburador DFV.( preparadinho) ....escape 6x2.....e fizer esse trabalhinho de cabeçote .....Vc chega nos 185HP !!!!!
A injeção que + rende no opala são essa TBi ......tipo a do Licino jr.

http://www.opaleirosdoparana.com/t29604-video-do-meu-opala-injetado-corpo-duplo-e-4-chuveirinhos

Na verdade a que + rende ( com cabeçote de Opala !!!) são os 3 corpos deitados com esse sistema .....tipo Fórmula -3 ( que eu citei acima )
Mas esse sitema do Licino com 1 corpo....é bem superior ao convencional
Então recuperar esse 47`Hp....isso é teta !!!!
Agora recuperar os 47HP.....mantendo o ÓTIMO......consumo do seu opala original com carburador 3E !!!!! Ai é difícil !
Eu nunca vi um opala Injetado ser + econômico que com o carburador 3E !
(e nem + potente que com o 4jet)
Vc ainda esbarra principalmente no cabeçote ............o sistema do Licino ...é o + potente ....( e eu diria o + eficiente pro opala ......com cabeçote siamês)
E em 2° lugar vc. esbarra no módulos de injeção......que são bem inferiores aos módulos originais !
Veja aqui:
http://www.opaleirosdoparana.com/t15419-tripla-weber-vs-tripla-tbi-vs-4jet

Bem se vc. só quer recuperar os seu 47Hp roubados é fácil !!!!
se vc. quer recuperar com eficiência ai é um baita de um desafio ........
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Como Vc gosta de fabricar peças.......( eu fabrico muita coisa pro opala ......e sei o pepino que é ....)
Pense na possibilidade de se instalar a Injeção Direta no Opala .........( acredito eu ) que não teria contra indicação de se usar o cabeçote siamês do opala com esse sistema !!!!!!
dê uma lida aqui......e veja se bola alguma coisa :
http://www.opaleirosdoparana.com/t28493-injecao-direta?highlight=direta

Boa Sorte ai no seu projeto

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por BANDIT em Ter 11 Jun - 11:23:58

Sr.Bianchi escreveu:
Israel DMM escreveu:
Me perdoem ,mas as vezes eu sinto que aqui a galera sempre que ir no pronto , e não tentar bolar, desenvolver algo específico sem que seja peça de outro carro .
Opinião própria


.

Eu não tiro a sua razão Israel sobre esse seu ponto de vista !
Já faz muito tempo que eu luto ai sobre a inserção do carburador 4-jet no Opala .......com um comando um pouquinho melhor (comando 250/S ...final 882....) um coletor de admissão própria e uma 4-jet ....fazem um milagre no opala !!!!
Isso que os melhores preparadores de Curitiba deram risada da minha cara !!!!!
E é basicamente montagem básica....colocar o coletor e carburador.....e pronta ta feito um canhão.....em cima de um motor ORIGINAL GM !!!!!
Aqui só se fala em Webber.....
Eu insisto na 4-jet.....não porque sou representante.....mas porque é + simples que uma DFV de se mexer....e muito superior a uma webber 40/44 ......com praticamente o mesmo consumo !( de um dfv)
Não faço isso pelos Opaleiros....faço isso pelo carro....pelo Opala .....Eu conheço vários Opaleiros que vão pro lado da webber e não conseguem nada ! só um carro que tem consumo de álcool (rodando na gasolina !!!) e desempenho até inferior ao DFv !!!!
dai o cara desanima e vende o opala !!!!
As receitas de motores realmente vem de 30 anos atrás !
se o cara montou a 30 anos atrás e deu certo.....acabou!!!! o cara monta assim até se aposentar!!!!
Eles não tem visão doque tem ao lado!!!!
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
o resultado que vc. conseguir vai ser esbarrado pelos eu comando de válvulas.....que é PÉSSIMO!!! o comando 4.1.......é ridiculamente ruim !!!!
http://www.opaleirosdoparana.com/t12322-troquei-o-meu-motor-6cc

Dai vc. vai ter que recorrer a um comando importado !!!!!
Dia sim vc. vai sentir oque é um 6cc !!!!
De original tem o comando do 250/S (final 882) esse comando apesar de baixinho...fraquinho.....se bem alimentado......já da uma diferença enorme .....do desempenho do opala !!!!
Hoje em dia é raro e difícil de se achar (na caixa GM ) !!!! E se encontra é no preço de um importado......dai já não vale apenas!!!!
Mas par um comando original ...se alimentar ele ....funciona muito bem !!!!!
http://www.youtube.com/watch?v=RdHHHU7IFjs


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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por Israel DMM em Ter 11 Jun - 18:04:04

Oi bandit , agora sim começamos a falar a mesma língua , estamos começando a nos entender hhahaha
Concordo com vc , webber e webber, é só isso que se ouve falar , ta na hora de quebrar esse paradigma , mas vamos lá .
Eu tenho um raciocínio lógico e algum conhecimento como falei antes, você tem muuuuuuuuuuito mais experiência que eu nessa área. Sobre usar 6 bicos já entendi qual o motivo , afinal iríamos ter 2 bicos alimentado " o mesmo ponto " e não há espaço para dividir os fluxos a não ser que se instale os bicos praticamente dentro câmara.
Então o máximo que se pode fazer é colocar 3 corpo de borboleta um para cada 2 cilindros , que por sinal deve ter um P......... resultado.
Acho que não é impossível tentar separar as janelas e tornar elas individuais , mas o ferro fundido é problemático , por exemplo , se tentasse acrescentar material através de solda pra depois usinar , acredito que iriam abrir muitas microtrincas ou trincas em torno. Teria que ser uma coisa feita muito na calma . Mas é um bom desafio , mas isso eu não faria no meu cabeçote , quem sabe comprar outro e tentar fazer seria uma opção .
Essa de colocar 3 corpos de borboleta individuais eu achei ótimo, só requer uma boa precisão no comando das 3 juntas , mas não é muito difícil de se obter um bom resultado.
Comando de válvulas eu acho interessante trocar , andei pesquisando um pouco e percebi essa necessidade , mas gostaria de manter os tuchos hidráulicos pq a idéia não é que o motor gire mais que o original , 4500 rpm já estaria dentro do que tenho em mente.
É a potência que tenho em mente, uns 170 , 180 CV já estaria ótimo.
Uma coisa que não me entra na cabeça é o seguinte:
Se eu tenho um carburador monstro , ou uma injeção monstra , que realmente alimente o motor como ele merece porque que o carro tem que virar um beberrão ? ( LEIAM TUDO PARA QUE NÃO PENSEM QUE SOU LOUCO )

Consumo é diretamente proporcional a eficiência do meu motor e a quanta potência eu irei tirar dele.
Vamos supor que eu tenha 3 corpos de borboleta como vc falou, e eu tenha uma tocada mansa ( o que provavelmente não iria acontecer sempre kkkk ) porque o consumo do meu carro aumenta? Já que por exemplo a 100KM/h na estrada , num regime constante vamos supor que seja exigido do motor sei lá, não sei o valor , mas digamos que 15 cavalos para manter o carro a essa velocidade. Onde está indo a gasolina que o pessoal diz que gasta a mais que um 3E??? Saindo pela descarga? Tanque furado ? ( estou de brincadeira , mas não entra na minha cabeça e é contra as leis da física )
O atrito perdido no motor é o mesmo que com o 3E , o arrasto aerodinâmico do carro é o mesmo , as perdas por calor desperdiçado é o mesmo , o peso do carro é o mesmo , o atrito dos pneus com o asfalto é o mesmo .
Se alguém me explicar isso eu tiro o chapéu!
O que eu quero é conseguir ter um consumo proporcional ao que eu exigir , se eu quero andar como ando com um 3E eu ando , se eu quero andar mais forte , a admissão tem que dar conta . Isso com carburação até é capaz de ser possível , mas com a injeção é com certeza muito mais fácil .

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por Israel DMM em Ter 11 Jun - 18:26:48

Porque os desgraçados da GM não fizeram a janela de admissão do opala 6 igual ao do 4 a alcool? Ao me ver com ela teria lógica 6 bicos , procede ? Desde que o coletor tivesse a mesma lógica
http://www.opalaparts.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=390
http://images01.olx.com.br/ui/13/37/36/1362518578_467863136_3-Cabecote-Opala-4-Cilindros-Pecas-e-Acessorios.jpg

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por rafa_pr em Ter 11 Jun - 20:38:23

Israel DMM escreveu:Porque os desgraçados da GM não fizeram a janela de admissão do opala 6 igual ao do 4 a alcool? Ao me ver com ela teria lógica 6 bicos , procede ? Desde que o coletor tivesse a mesma lógica
http://www.opalaparts.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=390
http://images01.olx.com.br/ui/13/37/36/1362518578_467863136_3-Cabecote-Opala-4-Cilindros-Pecas-e-Acessorios.jpg

Eles fizeram isso no motor do Omega que vc acha que não evoluiu nada!

Entendeu agora pq todo mundo sugeriu logo p/ usar a parte de cima dele? Wink

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por Israel DMM em Ter 11 Jun - 21:57:34

Sim rafa , entendi perfeitamente , mas não colocaria no meu , questão de gosto , e em hora nenhuma falei que não evoluiu nada, só achei muito pouca diferença pra " tanta evolução ". Mas como eu disse , sugestões são bem vindas e estou aqui pra trocar idéias

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por skuzam em Ter 11 Jun - 22:18:06

Acho que é bem como o bandit fala mesmo, sai mais barato botar uma quadrijet+coletor do que injetar o carro. Agora se quiser injetar o pessoal já deu o toque ai como fica bom.

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por Israel DMM em Qua 12 Jun - 10:59:07

Então Bandit , vc disse que é representante , tens esse quadrijet pra venda , qual modelo , qual marca , atende as condições que falei acima? qual comando indica pra um motor original com esse carburador ? 
Acerto dele é tranquilo ? Qual coletor precisa pra instalar ele ? terias esse coletor ?

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por BANDIT em Qua 12 Jun - 11:53:36

Israel DMM escreveu:Então Bandit , vc disse que é representante , tens esse quadrijet pra venda , qual modelo , qual marca , atende as condições que falei acima? qual comando indica pra um motor original com esse carburador ? 
Acerto dele é tranquilo ? Qual coletor precisa pra instalar ele ? terias esse coletor ?

Ocorreu um erro de concordância !!!
Eu NÃO sou representante ......eu compro como qualquer usuário ....apenas isso !
eu compro deles ;
http://www.hotchilli.com.br/index.php?route=product/category&path=25&page=2

........................................
coletor pra 4jet ....tipo Engine !
e um comando tipo Comp Cam 268H !   Um pouco + fraco que o do Sr. Bianchi ......decreve acima.....ou até mesmo o dele ....(280°)

É + fácil e simples lidar com 4-jet que com  DFV !OKK

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por BANDIT em Qua 12 Jun - 12:04:58

Israel DMM escreveu:Porque os desgraçados da GM não fizeram a janela de admissão do opala 6 igual ao do 4 a alcool? Ao me ver com ela teria lógica  6 bicos , procede ? Desde que o coletor tivesse a mesma lógica
http://www.opalaparts.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=390
http://images01.olx.com.br/ui/13/37/36/1362518578_467863136_3-Cabecote-Opala-4-Cilindros-Pecas-e-Acessorios.jpg

Mas vc. nunca se perguntou como 9porque???) que um carro com motor 6cc......de 4.1 litros .....consegue andar junto....ou até na frente de carro com motor V8......5.0.....ou até + tipo 5.2L. ???????
Isso não é mágica , não é porque a concorrência não presta (Maverick e Dodge)
É pelo  cabeçote.....os dutos siameses.....dão o mesmo efeito de um dutão......
se vc. colocar os cabeçotes de alumínio da Pro Comp (ou Edelbrock) no Ford 302!!!!  Vai ser o mesmo efeito que o cabeçote do opala !!!!!
Esses cabeçotes de alumínio são tudo gigantes.....são tudo dutão!!!!  (individuais ....)

E veja que quando se compara em revistas da época  Opala X Maverick x Dodge ......sempre se compara o opala  com motor 250/S.......por casa do comando....carburação maior.....porque o 4100( tucho hidráulico) leva ferro .....feio!

...............................................................
Duto individual pega o cabeçote do ômega ......
repare que o ômega é injetado
6bicos
tem 3 bobinas duplas
não tem distribuidor
e rende SÓ ......168HP
MENOS  que um opala de 80/84 com motor 250/S  que rende 171HP
E como .......se o ômega só tem melhorias  comparado ao motor 250/S.....e a péssima carburação DFv ??????
O ômega rende menos por causa dos dutos individuais !!!!!!
Mesmo tendo 6 bicos ....3 bobinas .....pistão é biela + leve ...e melhor R/L ......Não chega na potência de um motor veio ......com um carburação redicula !!!
Essa é a vantagem dos dutos siameses  do opala !!!OKK

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por Israel DMM em Qua 12 Jun - 12:20:57

Fala Bandit , cara se arrisca a responder minha pergunta ? ahahahaha
EU consigo isso com um quadrijet? vou colar o que eu havia postado pra vc analisar meu raciocínio 


Consumo é diretamente proporcional a eficiência do meu motor e a quanta potência eu irei tirar dele. 
Vamos supor que eu tenha 3 corpos de borboleta como vc falou, e eu tenha uma tocada mansa ( o que provavelmente não iria acontecer sempre kkkk ) porque o consumo do meu carro aumenta? Já que por exemplo a 100KM/h na estrada , num regime constante vamos supor que seja exigido do motor sei lá, não sei o valor , mas digamos que 15 cavalos para manter o carro a essa velocidade. Onde está indo a gasolina que o pessoal diz que gasta a mais que um 3E??? Saindo pela descarga? Tanque furado ? ( estou de brincadeira , mas não entra na minha cabeça e é contra as leis da física )
O atrito perdido no motor é o mesmo que com o 3E , o arrasto aerodinâmico do carro é o mesmo , as perdas por calor desperdiçado é o mesmo , o peso do carro é o mesmo , o atrito dos pneus com o asfalto é o mesmo . 
Se alguém me explicar isso eu tiro o chapéu!

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por BANDIT em Qua 12 Jun - 12:28:10

Israel DMM escreveu:Oi bandit , agora sim começamos a falar a mesma língua , estamos começando a nos entender hhahaha
Concordo com vc , webber e webber, é só isso que se ouve falar , ta na hora de quebrar esse paradigma , mas vamos lá .
Eu tenho um raciocínio lógico e algum conhecimento como falei antes, você tem muuuuuuuuuuito mais experiência que eu nessa área. Sobre usar 6 bicos já entendi qual o motivo , afinal iríamos ter 2 bicos alimentado " o mesmo ponto " e não há espaço para dividir os fluxos a não ser que se instale os bicos praticamente dentro câmara.
Então o máximo que se pode fazer é colocar 3 corpo de borboleta um para cada 2 cilindros , que por sinal deve ter um P......... resultado.


Acho que não é impossível tentar separar as janelas e tornar elas individuais , mas o ferro fundido é problemático , por exemplo , se tentasse acrescentar material através de solda pra depois usinar , acredito que iriam abrir muitas microtrincas ou trincas em torno. Teria que ser uma coisa feita muito na calma . Mas é um bom desafio , mas isso eu não faria no meu cabeçote , quem sabe comprar outro e tentar fazer seria uma opção .
Essa de colocar 3 corpos de borboleta individuais eu achei ótimo, só requer uma boa precisão no comando das 3 juntas , mas não é muito difícil de se obter um bom resultado.
Comando de válvulas eu acho interessante trocar , andei pesquisando um pouco e percebi essa necessidade , mas gostaria de manter os tuchos hidráulicos pq a idéia não é que o motor gire mais que o original , 4500 rpm já estaria dentro do que tenho em mente.
É a potência que tenho em mente, uns 170 , 180 CV já estaria ótimo.
Uma coisa que não me entra na cabeça é o seguinte:
Se eu tenho um carburador monstro , ou uma injeção monstra , que realmente alimente o motor como ele merece porque que o carro tem que virar um beberrão ? ( LEIAM TUDO PARA QUE NÃO PENSEM  QUE SOU LOUCO ) 


Consumo é diretamente proporcional a eficiência do meu motor e a quanta potência eu irei tirar dele.
Vamos supor que eu tenha 3 corpos de borboleta como vc falou, e eu tenha uma tocada mansa ( o que provavelmente não iria acontecer sempre kkkk ) porque o consumo do meu carro aumenta?

Ar filho!!!! Isso ai existe na própria linha de montagem .....a BMW  M-3 ano 95......o motor dela do carro de linha norma 325......acho que 170Hp.....faz ai na cidade 7.0km por litro......a irmã dela a M-3.( 280HP) .....faz 3.0km litro....e acelerando 2.0km por litro ......a m3 tem + curso de virabrequim .......sitema vanus ......e 6 corpos de borboletas......a 325....tem 1 único corpo só !!!!
Já que por exemplo a 100KM/h na estrada , num regime constante vamos supor que seja exigido do motor sei lá, não sei o valor , mas digamos que 15 cavalos para manter o carro a essa velocidade. Onde está indo a gasolina que o pessoal diz que gasta a mais que um 3E??? Saindo pela descarga? Tanque furado ? ( estou de brincadeira , mas não entra na minha cabeça e é contra as leis da física )
O atrito perdido no motor é o mesmo que com o 3E , o arrasto aerodinâmico do carro é o mesmo , as perdas por calor desperdiçado é o mesmo , o peso do carro é o mesmo , o atrito dos pneus com o asfalto é o mesmo .

Oque eu fiz .....e vi.....é o seguinte Hoje em dia um Opala 250/S original faz 5.5km por litro na cidade .....sem pisar!!!!
Se vc. colocar um 4-jet de 650Cfm....num coletor Engine......ele faz 5.0km por litro !!!! O motor parece um 4pol de tanta força que ganha ......e gira 6000rpm ......o 250/S ORIGINAL....com DFV.....gira 5200rpm !!!

Minha caravana motor 90.....tem no doc...116HP.....andando de boa .....faz 7.0km por litro.....com carburador 3E !
(se eu for puxar contra um Renault Clio 2013.....motor 1.0.....acredito que eu perca......isso com um motor 6cc....de 4.1 litros !!!!)
Parece piada + é a realidade !!!!!

Oque eu fiz.....com boa eficiência ....foi num motor de A-20.....caminhonete álcool......já era rodadinho.....no mínimo tinha 80mil Km !!!!
Montei um motor 250/S em cima dele !!!

Esse motor era STD.....pistão cabeçudo(dome)......eu cubei o cabeçote.....deixei todas as câmaras iguais.....peguei o maior duto....e deixei os outros 5 iguais.....tirei todos os cantos vivos do cabeçote ...fiz balanceamento da parte de baixa.....uma leve aliviada no vira.....e montei com anéis novos....Dumper....e rebaixei acho que 0.3 o cabeçote (uma limpada)  tudo balanceado.....com uam DFV....escape 6x2......
Esse motor com diferencial 2;73:1...e cambio 5M......fazia os mesmo 7.0km por litro que  o motor original com carburador 3E !
Se pisasse   ele bebia....mas de boa  acompanhando o trânsito ia de boa.....igual ao motor de 116HP !(esse por sua fez se pisar não anda!!!)

Em viagem pra SC. aluguei um Palio 1.0.....
na viagem seguinte fui como Opala .......
esse opala motor 250/S álcool RODANDO  na gasolina.....com cambio 5M....e diferencial longo.....foi + econômico  que o Palio 1.0!!!
Eu viajo na média de 130km/h   a 140km/h .......o Opala gastou menos que o Palio.....
nessa velocidade do Palio .....já ta perto do máximo dele !!!!
Ai bebeu!!!!

Se eu fosse a 100Km h com o palio .....com certeza ele consumisse menos que o opala ......mas em velocidade maio.....o Opala Extra-longo......foi + econômico !!!!


Se alguém me explicar isso eu tiro o chapéu!
O que eu quero é conseguir ter um consumo proporcional ao que eu exigir , se eu quero andar como ando com um 3E eu ando , se eu quero andar mais forte , a admissão tem que dar conta . Isso com carburação até é capaz de ser possível , mas com a injeção é com certeza muito mais fácil .

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por BANDIT em Qua 12 Jun - 12:30:48

Israel DMM escreveu:Fala Bandit , cara se arrisca a responder minha pergunta ? ahahahaha
EU consigo isso com um quadrijet? vou colar o que eu havia postado pra vc analisar meu raciocínio 


Consumo é diretamente proporcional a eficiência do meu motor e a quanta potência eu irei tirar dele. 
Vamos supor que eu tenha 3 corpos de borboleta como vc falou, e eu tenha uma tocada mansa ( o que provavelmente não iria acontecer sempre kkkk ) porque o consumo do meu carro aumenta? Já que por exemplo a 100KM/h na estrada , num regime constante vamos supor que seja exigido do motor sei lá, não sei o valor , mas digamos que 15 cavalos para manter o carro a essa velocidade. Onde está indo a gasolina que o pessoal diz que gasta a mais que um 3E??? Saindo pela descarga? Tanque furado ? ( estou de brincadeira , mas não entra na minha cabeça e é contra as leis da física )
O atrito perdido no motor é o mesmo que com o 3E , o arrasto aerodinâmico do carro é o mesmo , as perdas por calor desperdiçado é o mesmo , o peso do carro é o mesmo , o atrito dos pneus com o asfalto é o mesmo . 
Se alguém me explicar isso eu tiro o chapéu!
Ar filho!!!! Isso ai existe na própria linha de montagem .....a BMW  M-3 ano 95......o motor dela do carro de linha norma 325......acho que 170Hp.....faz ai na cidade 7.0km por litro......a irmã dela a M-3.( 280HP) .....faz 3.0km litro....e (acelerando 2.0km por litro )......a m3 tem + curso de virabrequim .......sitema vanus ......e 6 corpos de borboletas......a 325....tem 1 único corpo só !!!!

.....................................
Se meter ar pra dentro......tem que dar mé !!!
Tipo Turbo.....
e se não der mé !
derrete!!!!!OKK

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por Israel DMM em Qua 12 Jun - 12:55:23

Ok , então vc concorda comigo que se hoje eu retirasse apenas meu 3E e colocasse um 4jet , para a mesma tocada o consumo não iria ter nenhum aumento significativo? LÓGICO se o motora não aguentar e quiser fazer andar vai beber mais , isso é óbvio . A mistura que o motor vai admitir para andar a 100KM/h é teóricamente a mesma com os dois carburadores 3E e 4 jet isso sem trocar comando ou arrombar o cabeçote. 
Eu trocaria o comando nem que o consumo mudasse um pouco , afinal colocar um 4jet com um comando original é piada

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por BANDIT em Qua 12 Jun - 17:18:54

Israel DMM escreveu:Ok , então vc concorda comigo que se hoje eu retirasse apenas meu 3E e colocasse um 4jet , para a mesma tocada o consumo não iria ter nenhum aumento significativo? LÓGICO se o motora não aguentar e quiser fazer andar vai beber mais , isso é óbvio . A mistura que o motor vai admitir para andar a 100KM/h é teóricamente a mesma com os dois carburadores 3E e 4 jet isso sem trocar comando ou arrombar o cabeçote. 
Eu trocaria o comando nem que o consumo mudasse um pouco , afinal colocar um 4jet com um comando original é piada

Não , não concordo !
Se vc. tirar o 3E......e colocar um DFV ( original de opala 250/S) ......teu consumo já vai cair ......
ai entra também o tamanho do carburador (cfm...etc...)
Tanto que eu nunca vi...um opala injetados ser + econômico (ou no mínimo manter o mesmo consumo que um com carburador 3E. )
Interessante se vc. tiver uma  a DFV .....se vc. for trocar por  uma 4-jet .....(isso que existem variáveis ) vai ter pouca diferença de consumo DFv  x 4-jet
Eu nunca testei uma 4-jet de 450cfm...........mas (eu) acredito que ela fique + econômica que a DFV !

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::;;
O teu pensamento está parecido com uns que ouvi várias vezes na vida ......
(arredondando)
um opala com Webber 40......com gigle 300mm.
então se for colocar 3 webber 40......vc. vai usar gigle 100mm. em cada webber(???....!!!)
ERRADO!
Se no teu  motor com uma webber 40......e gigle 300.....
se vc. coloca 3 webber 40......vai usar no mínimo gigle 250mm. em cada carburador!!!!
Por conta do maior volume de ar admitido!!!!
Essa Estorinha de 3 webers ser + econômico  que 1 só !!!!!  Eu já ouvi várias vezes na vida!!!!
e é claro que é piada!!!!

Por isso que se vc. colocar  o 4-jet......o conumo vai aumentar.....
se colocar a webber 40/44....vai aumentar......até com a DFv   vai aumentar o consumo!!!!

Pense o seguinte o carburador 3E estrangula o motor 6cc......

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por Diegoj em Qua 12 Jun - 21:04:35

Não precisa nem chegar na DFV pra mostrar isso, só de trocar o 3E pelo H34 ja da pra perceber a diferença.
3E só pra economia mesmo (mas infelizmente ainda não con$egui me livrar do meu 3E)

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por Israel DMM em Qui 13 Jun - 16:50:42

Ok, eu discordo mas enfim , opinião cada um tem a sua . 
Quanto ao meu pensamento que você falou sobre giclagem, eu acho que vc está coberto de razão , pois quando eu penso eu penso em mistura e não apenas em gasolina . 
Acredito que isso está mais ligado a maneira que o motorista irá andar com o carro , pois quando se tem um motor que responde bem , a graça é acelerar.
Um 3E estrangula um motor e um quadrijet sem acelerar também " estrangula " . Sei lá , não sei se consigo explicar de forma clara o meu raciocínio. Ainda não tive uma explicação com uma teoria que realmente explique porque que pra extrair  a mesma potência eu precise de mais volume de ar/comb.

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por Eduardo Cruz em Qui 13 Jun - 17:22:57

aconpanhando

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por Sool em Qui 13 Jun - 17:48:56

Israel já pesquisei e repesquisei bem sobre o assunto !

Esse negocio de você querer colocar uma injeção programável Fueltech , Pandoo etc pra ISSO QUE  VOCÊ TÀ QUERENDO È ILUSÃO !!!!! Exclamation

Segue o exemplo nos carros que o Ivo Filho fez !

Pra que você vai querer gastar ai R$ 1.600 em uma fueltech só pra fazer o papel de manter a originalidade do carro ? Se fosse turbinar , ou algum tipo de preparação tudo bem eu concordava !

1º como todo mundo diz !  O CABEÇOTE DO OPALA NÂO SERVE PARA TRABALHAR COM 6 BICOS DIRETO a não ser que vc use uma TBI igual do RICARDO SCHOBERT  ! que os bicos ficam ali em cima !

2º Vai ter que comprar um Cabeçote do Omega R$1.500 a R$2.000 + R$ 1.600 do Modulo de injeção ( Fueltech ou pandoo ) + Instalação e Acerto do carro ! creio por volta de R$ 1.000

Resumindo você vai gastar ai por volta de R$ 4.600,00 reais só pra injetar ! 

RECOMENDO SERIAMENTE QUE VOCÊ VAI EM ALGUM DESMANCHE E FAÇA IGUAL EU ! COMPRE A PARTE DE CIMA DO OMEGA 4.1 QUE VAI TE ATENDER TODAS SUAS NECESSIDADES E TE GARANTO !!!!!! 
-------- " VAI SAIR BEEEEEMMMMM MAIS BARATO !!!!!! " --------- OKK

Agora ! Se você é bem de vida e adora gastar ! meta a cara na fueltech ! Exclamation

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por Diegoj em Qui 13 Jun - 19:16:49

Israel DMM escreveu:Ok, eu discordo mas enfim , opinião cada um tem a sua . 
Quanto ao meu pensamento que você falou sobre giclagem, eu acho que vc está coberto de razão , pois quando eu penso eu penso em mistura e não apenas em gasolina . 
Acredito que isso está mais ligado a maneira que o motorista irá andar com o carro , pois quando se tem um motor que responde bem , a graça é acelerar.
Um 3E estrangula um motor e um quadrijet sem acelerar também " estrangula " . Sei lá , não sei se consigo explicar de forma clara o meu raciocínio. Ainda não tive uma explicação com uma teoria que realmente explique porque que pra extrair  a mesma potência eu precise de mais volume de ar/comb.


O negócio não é que o 4jet 'também' estrangula o motor sem acelerar, é que o 4jet consegue alimentar o motor quando exigido.
O 3E é um ótimo carburador, o problema é que ele é pequeno pra litragem do motor do opala. Se tivesse um 5E, 6E e etc. ai a história seria outra.



Opala com 4jet




Opala com 3E

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por skuzam em Qui 13 Jun - 19:22:10

Gostei da comparação com fotos 

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por Gustavo-mg em Qui 13 Jun - 19:26:51

Kkkkkkkkk falta ilustrar os outros buras! E o 446?

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por lako em Qui 13 Jun - 20:13:09

si vc quer injeção pq não coloca o motor da silverado tem muito o paleiro fazendo iso
é o mesmo motor praticamente e ja é injeção 
bom seila ne^^

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por FERNANDO_SOARES em Qui 13 Jun - 20:52:49

Muito interessante o tópico, vou acompanhar pois tenho interesse em injetar o meu futuramente...

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por Israel DMM em Qui 13 Jun - 20:56:23

Olha, eu acho que falar que um dragster gasta mais que um UNO é fácil. Mas a explicação que eu pedi até agora ninguém conseguiu me dar. Peço a todos que leiam tudo que foi escrito pra poder tirar alguma conclusão , a discussão não é colocar um 4 jet e acelerar querendo economia. 
Vou repetir a pergunta :

Porque que pra extrair  a mesma potência eu precise de mais volume de ar/comb.????????
Lembrando que eu não estou afirmando pq nunca tive um quadrijet e não sei o que acontece , mas a pergunta é uma questão de física e não de motor.



O negócio não é que o 4jet 'também' estrangula o motor sem acelerar, é que o 4jet consegue alimentar o motor quando exigido.


Tudo que estou tentando dizer é o que vc disse no final dessa frase acima.

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por Diegoj em Qui 13 Jun - 21:46:06

Israel DMM escreveu:
Porque que pra extrair  a mesma potência eu precise de mais volume de ar/comb.????????

Isso eu não vou saber te explicar, mas o négocio do 3e é como o BANDIT disse lá encima, é praticamente 'a gás', pq ele não 'mija' gasolina igual os outros caburadores do opala (o DFV vomita gasolina), ele solta só um 'spray' (esqueci a palavra certa pra isso, mas vc entende o que eu quero dizer né?) de combustivel, e o coletor dele com aquecimento por agua consegue quase que evaporar esse combustivel.

Ja viu aqueles sistema de Cold Air Intake em que fazem a tomara de ar em um lugar onde consegue o ar mais frio possivel pro carro? Essa situação do 3E com aquecimento é exatamente ao contrario disso.

Se tiver a possibilidade de fazer um teste, desligue o aquecimento do coletor e acerte o 3E pra ficar bem afinado sem o aquecimento. Vc vai perceber q vai conseguir um pouco a mais de potencia, mas o consumo vai cair.

Aquela pergunta ali eu não sei te responder, mas o segredo da economia do 3E é isso ai.

Mas eu também fiquei bem curioso pra saber a resposta dessa pergunta, vou procurar isso pra ver se consigo achar.

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por skuzam em Qui 13 Jun - 21:54:12

Eu confesso que não entendi a pergunta, como assim pra extrair a mesma potencia precise de mais ar/combustivel? Se vai extrair a mesma potencia o normal é continuar o mesmo consumo.

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por Israel DMM em Qui 13 Jun - 21:57:36

Diegoj escreveu:
Israel DMM escreveu:
Porque que pra extrair  a mesma potência eu precise de mais volume de ar/comb.????????







Isso eu não vou saber te explicar, mas o négocio do 3e é como o BANDIT disse lá encima, é praticamente 'a gás', pq ele não 'mija' gasolina igual os outros caburadores do opala (o DFV vomita gasolina), ele solta só um 'spray' (esqueci a palavra certa pra isso, mas vc entende o que eu quero dizer né?) de combustivel, e o coletor dele com aquecimento por agua consegue quase que evaporar esse combustivel.

Ja viu aqueles sistema de Cold Air Intake em que fazem a tomara de ar em um lugar onde consegue o ar mais frio possivel pro carro? Essa situação do 3E com aquecimento é exatamente ao contrario disso.

Se tiver a possibilidade de fazer um teste, desligue o aquecimento do coletor e acerte o 3E pra ficar bem afinado sem o aquecimento. Vc vai perceber q vai conseguir um pouco a mais de potencia, mas o consumo vai cair.

Aquela pergunta ali eu não sei te responder, mas o segredo da economia do 3E é isso ai.

Mas eu também fiquei bem curioso pra saber a resposta dessa pergunta, vou procurar isso pra ver se consigo achar.





Sobre o aquecimento do coletor tem lógica sim, e a admissão de ar original do meu carro vai aquela tomada de ar que sai do filtro e termina em cima do farol esquerdo do carro , justamente pra puxar o ar mais frio, e logicamente um ar mais frio é mais denso, quando a mistura explode ele vai expandir mais do que um ar quente , o que dá um ganho de potência . Eu particularmente , sinto diferença de andar com o carro em dias frios e dias quentes, mas quando falo dias frios é frio mesmo , aqui onde moro essa época chega a dar temperatura negativa . Outra coisa que da diferença e bastante é quando viajo e ando ao nível do mar , da pra sentir o motor " respirando " melhor por causa da maior pressão atmosférica. 
Sobre o que vc falou do 3E soltar um spray , é o que se espera de um carburador funcionando bem , carburador que mija gasolina em estado praticamente líquido ou não presta ou está desrregulado , todo carburador deve fazer a função de misturar o ar e a gasolina de forma a vaporizar a mistura, se não fizer isso , a mistura NUNCA vai chegar homogênea ao motor . Por isso muita gente coloca bico auxiliar na frente do compressor das turbinas em carro turbo , o combustível quando entra ali , mistura na marra com o ar  e chega no motor vaporizado completamente.
Até que enfim alguém entendeu minha pergunta e ficou curioso como eu para achar a resposta.


Última edição por Israel DMM em Qui 13 Jun - 22:06:16, editado 2 vez(es)

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por Israel DMM em Qui 13 Jun - 22:00:21

skuzam escreveu:Eu confesso que não entendi a pergunta, como assim pra extrair a mesma potencia precise de mais ar/combustivel? Se vai extrair a mesma potencia o normal é continuar o mesmo consumo.


então skuzam , é isso que digo , pra manter meu carro  100km/h em regime constante no plano eu preciso de uma potência "X" usando um carburador 3E , porque que se eu colocar um 4jet ou um "8jet" ou um "800jet" meu carro vai consumir mais pra continuar andando aos mesmos 100KM/h????????
Das duas uma , ou a mistura ar/combustível no 4jet não está certa , pra se ter uma queima ideal dentro do motor , ou isso não existe .

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por Esdras Peracchi em Qui 13 Jun - 22:17:25

Bom só para ilustrar o que você e o diegoj estavam falando sobre aquecimento do coletor. Eu uso no meu coletor de 446 uma Flange de 3cm de altura e um carburador 3e sem aquecimento no coletor e te digo que ficou muito bom o desempenho, só que gasta mais também!!!
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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

Mensagem por skuzam em Qui 13 Jun - 22:34:02

Israel DMM escreveu:
skuzam escreveu:Eu confesso que não entendi a pergunta, como assim pra extrair a mesma potencia precise de mais ar/combustivel? Se vai extrair a mesma potencia o normal é continuar o mesmo consumo.




então skuzam , é isso que digo , pra manter meu carro  100km/h em regime constante no plano eu preciso de uma potência "X" usando um carburador 3E , porque que se eu colocar um 4jet ou um "8jet" ou um "800jet" meu carro vai consumir mais pra continuar andando aos mesmos 100KM/h????????
Das duas uma , ou a mistura ar/combustível no 4jet não está certa , pra se ter uma queima ideal dentro do motor , ou isso não existe .

Pode crer, agora eu entendi certinho rsrsrsrsrsrsr mais mesmo assim não faço ideia da resposta

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Re: Dúvidas sobre colocar ou não injeção eletrônica

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