Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

Quem está conectado

17 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 17 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9352)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7883)
 
100 (7771)
 

Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Compartilhe

Mottin
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 126
Idade : 34
Localização : Curitiba - PR
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990 Automática
Cilindros : 6, 4100cc, Álcool
Data de inscrição : 10/06/2013

Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Mottin em Sab 15 Jun - 22:09:00

Boa noite pessoal, finalmente peguei o Opalão! Apelidei ele de Gandalf, o Cinzento! hahaha Very Happy

Sexta feira foi uma correria, saí meio dia do trabalho, fui no cartório, no banco, aí meu amigo foi me buscar em São José dos Pinhais pra eu buscar o carro no Portão e voltar pra São José dos Pinhais até as 16:00 que eu tinha compromisso marcado. Saí da casa dele com o Opala as 16:30, e pra ajudar a Linha verde e BR 277 estavam daquele jeito.

O que importa é que cheguei as 17:20 na empresa e deu tudo certo! Nem fui pra aula só pra poder namorar o carro, hahahaa lol!

Então vamos às fotos!
Sexta feira - 14/06/2013 - O Opala ganha um novo dono!



Sábado - 15/06/2013 - Primeira verificação, furo no escape (devido a ter ficado muito tempo parado)





Visitando amigos pra mostrar a criança! Smile



Aproveitei e fui buscar a placa que mandei fazer esta semana, pra usar em eventos:



Ahh, conheci pessoalmente o Xis, pena que ele estava de moto, só porque eu queria ver o Chepala! aehueheauaeh

Bônus:
Manual original, só tem preenchido nome dos 2 primeiros donos. Sendo assim sou oficialmente o 4º dono, pois meu amigo não preencheu o manual! A chave reserva está com o chaveiro que eu usava no meu Corsa, da gravatinha dourada da Chevrolet, enquanto que a chave do dia-a-dia está com o chaveiro Comodoro!


Primeiro problema com o carro: fui levar meu primo pra dar uma volta, e aí quando entrei na BR acelerando em 1ª, 2ª e 3ª, deu um estouro e começou a fazer um barulho muito alto. Parei pra ver e era barulho de ar vazando, mas não sabia se era furo no escape ou algo parecido, pois pela manhã tinha feito uma solda e achei que pudesse ser outro furo... meu carro está com um barulho parecido de um fusca falhando... aehuaehueahae

Não sei o que pode ser, talvez seja só a junta do escape, mas meus conhecimentos ainda são muito limitados. Será que é isso ou existem outras possibilidades?

Críticas, sugestões e opiniões são bem vindas!

Abraços!
Danilo Mottin

kio75
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2010
Idade : 24
Localização : Sp - Capital
Modelo do carro : Opala 1975
Cilindros : 4 cc
Data de inscrição : 01/03/2013

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por kio75 em Sab 15 Jun - 22:20:23

haha cara ta legal esse comodoro em 
esse escapamento ta melhor que o meu kkkk o meu ta com o abafador so por estar mesmo kkk tem mais ferrugem que um ford 1929

*Mix*
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1610
Localização : Chapecó - SC
Modelo do carro : Opala Comodoro 88 Coupe
Cilindros : 4 caneco
Data de inscrição : 14/12/2012

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por *Mix* em Sab 15 Jun - 22:24:03

Opalao ta inteiro mesmo hein?
até manual o bicho tem... 
Parabens pelo carro.

Maycon-MT
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 234
Idade : 27
Localização : Varzea Grande - MT
Modelo do carro : Kadett GL 1.8
Data de inscrição : 19/08/2012

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Maycon-MT em Dom 16 Jun - 0:16:44

parabens pelo opalao..

Mottin
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 126
Idade : 34
Localização : Curitiba - PR
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990 Automática
Cilindros : 6, 4100cc, Álcool
Data de inscrição : 10/06/2013

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Mottin em Dom 16 Jun - 9:13:33

kio75 escreveu:haha cara ta legal esse comodoro em 
esse escapamento ta melhor que o meu kkkk o meu ta com o abafador so por estar mesmo kkk tem mais ferrugem que um ford 1929

hehehe, obrigado guri! Ahh, ferrugem é normal, não desanima não!

*Mix* escreveu:Opalao ta inteiro mesmo hein?
até manual o bicho tem... 
Parabens pelo carro.

Bem inteiro! Lacrado de frente e traseira, tem até uns adesivos da concessionária onde foram feitas algumas revisões! O manual está perfeito! Muito obrigado Very Happy

Maycon-MT escreveu:parabens pelo opalao..


Muito obrigado!

----[ Atualização ]----

Comprei agora cedo a junta de admissão/escape e vou trocar! Desejem-me sorte! hahahahha



Abraços!
Danilo Mottin

tHiago Soares
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2323
Idade : 27
Localização : Blumenau, SC
Modelo do carro : Opala Standard 1976
Opala Comodoro 1979
Cilindros : 4cil, 4cil

Data de inscrição : 04/11/2009

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por tHiago Soares em Dom 16 Jun - 10:41:48

Parabéns pelo opalão.. Esse teu coletor de admissão é aquecido a água? Valeu!!!!

tcheco 8687
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3678
Idade : 56
Localização : parana
Modelo do carro : coupe diplomata 8687
Cilindros : 4cc , melhorado.......
Data de inscrição : 04/07/2012

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por tcheco 8687 em Dom 16 Jun - 10:47:10

Lindo Opala.
Parabens e uma raridade.

Diego Darth
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1345
Idade : 38
Localização : Guarulhos
Modelo do carro : Santana Quantum CL 1.8 - 1989 - Etanol

Data de inscrição : 20/07/2012

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Diego Darth em Dom 16 Jun - 11:00:17

Cara quase infartei agora... esse Comodoro é extamente igual a um Comodoro 89/90 4.1 que eu tinha... a mesma cor, alinhadíssimo como esse seu... a única diferença sao as rodas (o meu estava com as ralinho) e o AC que o seu nao tem e o meu tinha... de resto é o mesmo carro... deu saudade agora... Sad

Parabéns pelo exemplar lindíssimo que adquiriu, esse merece ser tratado a pao de ló!!!!!

Mottin
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 126
Idade : 34
Localização : Curitiba - PR
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990 Automática
Cilindros : 6, 4100cc, Álcool
Data de inscrição : 10/06/2013

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Mottin em Dom 16 Jun - 11:23:03

tHiago Soares escreveu:Parabéns pelo opalão.. Esse teu coletor de admissão é aquecido a água? Valeu!!!!

Muito obrigado Thiago! Infelizmente não sei te dizer, conheço pouco sobre Opalas e estou aprendendo ainda! Como posso fazer pra identificar isso?

tcheco 8687 escreveu:Lindo Opala.
Parabens e uma raridade.

Muito obrigado! Very Happy

Diego Darth escreveu:Cara quase infartei agora... esse Comodoro é extamente igual a um Comodoro 89/90 4.1 que eu tinha... a mesma cor, alinhadíssimo como esse seu... a única diferença sao as rodas (o meu estava com as ralinho) e o AC que o seu nao tem e o meu tinha... de resto é o mesmo carro... deu saudade agora... Sad

Parabéns pelo exemplar lindíssimo que adquiriu, esse merece ser tratado a pao de ló!!!!!


Oooo guri, infarta não!!! Se infartar eu não tenho nada a ver com isso!

Hehehe, pode deixar que será muito bem cuidado!

----[ Atualização ]----

Visão geral da interna:



Alarme de época:



Visão do painel:



Visão dos fios pendurados, o primeiro da esquerda liga os faróis de milha, aí tem o botão do gás, uma chavinha pra trocar a meia luz pras setas e no lado direito um botão pra injetar gasolina. Está tudo assim pois o dono anterior não quis fazer furos no painel ou no console. Ele ia fazer uma chapa de metal pra deixar todos os botões juntos. Quero ver se faço algo diferente, aproveitando o espaço do console ali do lado direito da foto.



Lâmpada de led pra luz central do teto, esta esquenta menos e consequentemente não deforma o plástico!



Fui retirar o rádio e como a moldura em volta dele estava ressecada acabou quebrando. Já colei, estou esperando secar pra colocar no carro de volta:



Aqui uma surpresa, tem uns fios ali que eu jurava que era de luz, mas ao ler os escritos tinha lá: "Sigma sound car". =P E também tem 2 RCA's que já estão até o porta-malas, então pra instalar um módulo no futuro não vou precisar me preocupar em tirar a forração só pra passar os fios!



E aqui a dor de cabeça, o último parafuso do coletor de escape que não estou conseguindo tirar... vou almoçar agora e depois vejo como resolver Razz



Por enquanto é só. Vão se acostumando com a quantidade de fotos, pois gosto de documentar tudo que faço!

Comentem, opinem, dêem sugestões!

Abraços!
Danilo Mottin

Diego Darth
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1345
Idade : 38
Localização : Guarulhos
Modelo do carro : Santana Quantum CL 1.8 - 1989 - Etanol

Data de inscrição : 20/07/2012

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Diego Darth em Dom 16 Jun - 11:32:45

O coraçao já voltou aos batimentos normais!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

A caixinha do GNV vc pode comprar fita dupla face e colar na parte de baixo do painel, do lado direito, eu tinha colocado a do meu ali, aí nao tem que cortar nada e nem furar e se um dia tirar a cola sai fácil!

Os outros botoes eu daria um jeito de esconder, o do farol de milha eu coloquei aquele botao original do Diplomata, ele fica ao lado do acendedor de cigarro, meu eletricista fez ele funcionar como o original e acender qdo liga o milha, ficou 100% todo mundo que via achava que era original de fábrica! Aí vai sobrar um que vc pode fixar am baixo do painel ao lado do botáo da trava do porta-malas...

Abraço

Mottin
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 126
Idade : 34
Localização : Curitiba - PR
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990 Automática
Cilindros : 6, 4100cc, Álcool
Data de inscrição : 10/06/2013

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Mottin em Seg 17 Jun - 8:18:17

Diego Darth escreveu:O coraçao já voltou aos batimentos normais!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

A caixinha do GNV vc pode comprar fita dupla face e colar na parte de baixo do painel, do lado direito, eu tinha colocado a do meu ali, aí nao tem que cortar nada e nem furar e se um dia tirar a cola sai fácil!

Os outros botoes eu daria um jeito de esconder, o do farol de milha eu coloquei aquele botao original do Diplomata, ele fica ao lado do acendedor de cigarro, meu eletricista fez ele funcionar como o original e acender qdo liga o milha, ficou 100% todo mundo que via achava que era original de fábrica! Aí vai sobrar um que vc pode fixar am baixo do painel ao lado do botáo da trava do porta-malas...

Abraço

Hahaha, então tá tranquilo!

Vou fazer isso então com a caixa do GNV, agora sobre os outros botões vou pesquisar sobre o assunto. Botão de farol de milha você já me disse que tem, então posso dar uma procurada e instalo no local original. Agora minha dúvida é sobre o botão injetor de gasolina, será que acho fácil estes dois botões? O botão que muda a meia luz pros piscas já estou pensando em eliminar e deixar a meia luz no local original. Se bem que acho bonito, aí estou em dúvida se mantenho.

----[ Atualização ]----

A troca da junta de admissão/escape foi um sucesso, consegui fazer em 10 horas! aheueahaueheueah

Pensa num tróço trabalhoso de fazer sozinho... Ainda bem que meu primo apareceu lá em casa após o almoço e me ajudou.

Final das contas, o problema estava na junta do cabeçote, aí já deixei o carro hoje cedo na oficina pra verificar isto. Aproveitei que deixei lá e já pedi a troca de óleo, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, esgotar a água do radiador, fazer uma limpeza no sistema de arrefecimento, colocar fluído, trocar o cabo do acelerador que estava travando e acho que é só.

Com relação a vazamento de óleo do motor, descobri que este motor que está no carro utiliza gaxetas. O que vocês recomendam?

Abraços e obrigado pelos comentários!
Danilo Mottin

Diego Darth
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1345
Idade : 38
Localização : Guarulhos
Modelo do carro : Santana Quantum CL 1.8 - 1989 - Etanol

Data de inscrição : 20/07/2012

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Diego Darth em Seg 17 Jun - 10:35:47

O botao ara injetar gasolina vc pode fixar ao lado do botao de abrir o porta-malas, no mesmo suporte, é bom que vc nao precisa fazer nenhum furo extra, o da meia luz... sei lá eu deixaria no padrao original, até pq nao pode andar com meia luz nos piscas, só se for original de fábrica, entao se vc for pego numa blitz já viu, vao mandar mudar

Diego Darth
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1345
Idade : 38
Localização : Guarulhos
Modelo do carro : Santana Quantum CL 1.8 - 1989 - Etanol

Data de inscrição : 20/07/2012

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Diego Darth em Seg 17 Jun - 15:55:27

Olha aqui o link do anuncio do botao do farol de milha original, o valor é um pouco salgado, se procurar acho que encontra mais barato, principalmente em desmanches...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-487915710-boto-interruptor-farol-milha-do-opala-ac-delco-rarissimo-_JM

Flws!

Mottin
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 126
Idade : 34
Localização : Curitiba - PR
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990 Automática
Cilindros : 6, 4100cc, Álcool
Data de inscrição : 10/06/2013

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Mottin em Seg 17 Jun - 16:44:39

Diego Darth escreveu:O botao ara injetar gasolina vc pode fixar ao lado do botao de abrir o porta-malas, no mesmo suporte, é bom que vc nao precisa fazer nenhum furo extra, o da meia luz... sei lá eu deixaria no padrao original, até pq nao pode andar com meia luz nos piscas, só se for original de fábrica, entao se vc for pego numa blitz já viu, vao mandar mudar

Existe algum botão 'original' no Opala pra injetar gasolina? Aí não precisaria ficar escondido com o botão do porta-malas, daria pra deixar no painel mesmo! A meia luz acho que vou desativar mesmo =P

Diego Darth escreveu:Olha aqui o link do anuncio do botao do farol de milha original, o valor é um pouco salgado, se procurar acho que encontra mais barato, principalmente em desmanches...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-487915710-boto-interruptor-farol-milha-do-opala-ac-delco-rarissimo-_JM

Flws!

Opa, obrigado pela ajuda! Bacana o desenho do botão! Mas 150,00 é abuso! Vou ver se algum amigo consegue, pois trabalho num lugar longe de tudo e pra ir num desmanche durante a semana é impossível! Se eu não trabalhasse sábado de manhã já daria um jeito de passear pelos desmanches em Curitiba. O jeito é procurar pela internet mesmo!

----[ Atualização ]----

Hoje cedo deixei o Gandalf na oficina pra trocar a junta do cabeçote, óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, cabo do acelerador, esgotar o sistema de arrefecimento, fazer uma limpeza do mesmo e depois colocar fluído. Ufa, acho que é só isso. Espero que fique pronto até quarta-feira, pois andar com carro emprestado é tenso.

Abraços!
Danilo Mottin

kio75
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2010
Idade : 24
Localização : Sp - Capital
Modelo do carro : Opala 1975
Cilindros : 4 cc
Data de inscrição : 01/03/2013

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por kio75 em Seg 17 Jun - 16:48:34

cara qual dos dois é o mais mimado kkkk
cara brisei nessa placa preta que vc fez
se tem uma coisa que nao consegui trocar no carro é o filtro de oleo nao consigo soltar ele de jeito nem um

Mottin
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 126
Idade : 34
Localização : Curitiba - PR
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990 Automática
Cilindros : 6, 4100cc, Álcool
Data de inscrição : 10/06/2013

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Mottin em Ter 18 Jun - 7:22:25

kio75 escreveu:cara qual dos dois é o mais mimado kkkk
cara brisei nessa placa preta que vc fez
se tem uma coisa que nao consegui trocar no carro é o filtro de oleo nao consigo soltar ele de jeito nem um

Hahaha, por enquanto o mais mimado será o Gandalf, mas o Bruce não será deixado de lado, até porque o agendamento pra fazer a lataria dele teve uns imprevistos, e aí estou aguardando o latoeiro me ligar.

Essa placa saiu R$ 35,00, só não veio os furos pra colocar no carro, mas aí já estou pensando em fazer alguma presilha com elásticos pra não ter que ficar desparafusando a placa original do carro pra colocar ela (igual eu faço com o Bruce).

Pra tirar o filtro de óleo não precisa de uma ferramenta especial? Tenta enrolar uma borracha ou algo assim pra não escorregar, aí você tenta com a mão mesmo!

Ainda na ansiedade de buscar o Gandalf na oficina, pois não ficou pronto ontem. Tomara que termine hoje e amanhã eu já possa vir trabalhar com ele! 8)Cool

Abraços!
Danilo Mottin

kio75
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2010
Idade : 24
Localização : Sp - Capital
Modelo do carro : Opala 1975
Cilindros : 4 cc
Data de inscrição : 01/03/2013

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por kio75 em Ter 18 Jun - 9:48:34

hohoh que bom cara
cara vai em uma loja que vende peças para fusca compra presilhas de calotas de fusca e usa elas na placa como um gancho so vc fazer um furinho e rebitar eles ai vc coloca por cima da placa

presilhas http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-487165174-presilhas-grampos-calota-roda-fusca-5-furos-antigo-_JM

Guima Schreiner
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 95
Localização : São José dos Pinhais
Modelo do carro : Comodoro 80 4P MONTANDO TT #80.
Gol 1.0 2003 DIA-DIA
Cilindros : 4cc TT
Data de inscrição : 11/03/2013

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Guima Schreiner em Ter 18 Jun - 9:58:06

Mottin escreveu:Boa noite pessoal, finalmente peguei o Opalão! Apelidei ele de Gandalf, o Cinzento! hahaha Very Happy

Sexta feira foi uma correria, saí meio dia do trabalho, fui no cartório, no banco, aí meu amigo foi me buscar em São José dos Pinhais pra eu buscar o carro no Portão e voltar pra São José dos Pinhais até as 16:00 que eu tinha compromisso marcado. Saí da casa dele com o Opala as 16:30, e pra ajudar a Linha verde e BR 277 estavam daquele jeito.

O que importa é que cheguei as 17:20 na empresa e deu tudo certo! Nem fui pra aula só pra poder namorar o carro, hahahaa lol!

Então vamos às fotos!
Sexta feira - 14/06/2013 - O Opala ganha um novo dono!



Sábado - 15/06/2013 - Primeira verificação, furo no escape (devido a ter ficado muito tempo parado)





Visitando amigos pra mostrar a criança! Smile



Aproveitei e fui buscar a placa que mandei fazer esta semana, pra usar em eventos:



Ahh, conheci pessoalmente o Xis, pena que ele estava de moto, só porque eu queria ver o Chepala! aehueheauaeh

Bônus:
Manual original, só tem preenchido nome dos 2 primeiros donos. Sendo assim sou oficialmente o 4º dono, pois meu amigo não preencheu o manual! A chave reserva está com o chaveiro que eu usava no meu Corsa, da gravatinha dourada da Chevrolet, enquanto que a chave do dia-a-dia está com o chaveiro Comodoro!


Primeiro problema com o carro: fui levar meu primo pra dar uma volta, e aí quando entrei na BR acelerando em 1ª, 2ª e 3ª, deu um estouro e começou a fazer um barulho muito alto. Parei pra ver e era barulho de ar vazando, mas não sabia se era furo no escape ou algo parecido, pois pela manhã tinha feito uma solda e achei que pudesse ser outro furo... meu carro está com um barulho parecido de um fusca falhando... aehuaehueahae

Não sei o que pode ser, talvez seja só a junta do escape, mas meus conhecimentos ainda são muito limitados. Será que é isso ou existem outras possibilidades?

Críticas, sugestões e opiniões são bem vindas!

Abraços!
Danilo Mottin



Parabéns pelo opalão, na vdd pelos dois!!
Mora em São José Danilo?

Mottin
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 126
Idade : 34
Localização : Curitiba - PR
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990 Automática
Cilindros : 6, 4100cc, Álcool
Data de inscrição : 10/06/2013

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Mottin em Ter 18 Jun - 10:44:46

kio75 escreveu:hohoh que bom cara
cara vai em uma loja que vende peças para fusca compra presilhas de calotas de fusca e usa elas na placa como um gancho so vc fazer um furinho e rebitar eles ai vc coloca por cima da placa

presilhas http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-487165174-presilhas-grampos-calota-roda-fusca-5-furos-antigo-_JM

Bacana essas presilhas aí! E pelo valor de 8 pila por 5 acho que vou comprar direto no mercado livre mesmo, não estou tendo tempo de sair daqui a procura de lojas ou auto peças. Saio de casa as 07:30 e volto só as 22:30, e onde eu trampo é longe de tudo, heuehuahuhaeu

Obrigado pela dica!

Guima Schreiner escreveu:Parabéns pelo opalão, na vdd pelos dois!!
Mora em São José Danilo?

Obrigado!

Moro em Quatro Barras, mas trabalho em São José dos Pinhais, pertinho da Renault. Na verdade comprei o Chevette aqui em SJP e o Opala em Curitiba, e o antigo dono do Opala trabalhava aqui comigo! Então é capaz de você já ter visto este carro pelas ruas de SJP!

Abraços!
Danilo Mottin

kio75
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2010
Idade : 24
Localização : Sp - Capital
Modelo do carro : Opala 1975
Cilindros : 4 cc
Data de inscrição : 01/03/2013

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por kio75 em Ter 18 Jun - 10:52:03

Mottin escreveu:
kio75 escreveu:hohoh que bom cara
cara vai em uma loja que vende peças para fusca compra presilhas de calotas de fusca e usa elas na placa como um gancho so vc fazer um furinho e rebitar eles ai vc coloca por cima da placa

presilhas http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-487165174-presilhas-grampos-calota-roda-fusca-5-furos-antigo-_JM

Bacana essas presilhas aí! E pelo valor de 8 pila por 5 acho que vou comprar direto no mercado livre mesmo, não estou tendo tempo de sair daqui a procura de lojas ou auto peças. Saio de casa as 07:30 e volto só as 22:30, e onde eu trampo é longe de tudo, heuehuahuhaeu

Obrigado pela dica!

Guima Schreiner escreveu:Parabéns pelo opalão, na vdd pelos dois!!
Mora em São José Danilo?

Obrigado!

Moro em Quatro Barras, mas trabalho em São José dos Pinhais, pertinho da Renault. Na verdade comprei o Chevette aqui em SJP e o Opala em Curitiba, e o antigo dono do Opala trabalhava aqui comigo! Então é capaz de você já ter visto este carro pelas ruas de SJP!

Abraços!
Danilo Mottin




--------------------------------------------------------------------------------------
entao somos 2 kkkk
cara comprei 3 pacotinhos e chegaram co ver como coloco nas rodas para colocar a calota ja que minha roda nao tem a parte que prende as mesma s

tiagocaravan79
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 70
Idade : 22
Localização : Curitiba-PR
Modelo do carro : Caravan 79'
Cilindros : 4 cc (por enquanto)
Data de inscrição : 23/02/2012

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por tiagocaravan79 em Ter 18 Jun - 11:41:50

Agora sim heim Danilo, pessoalmente o opalão é bem mais bonito heheh, parabéns pela compra, se der quinta-feira já podemos ir no encontro !!!

Mottin
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 126
Idade : 34
Localização : Curitiba - PR
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990 Automática
Cilindros : 6, 4100cc, Álcool
Data de inscrição : 10/06/2013

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Mottin em Ter 18 Jun - 12:37:15

tiagocaravan79 escreveu:Agora sim heim Danilo, pessoalmente o opalão é bem mais bonito heheh, parabéns pela compra, se der quinta-feira já podemos ir no encontro !!!

Valeu piá, espero que o mecânico termine hoje meu carro pra eu ir pra aula com ele amanhã. Não aguento mais esperar, hahahaha

Abraços!
Danilo Mottin

kio75
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2010
Idade : 24
Localização : Sp - Capital
Modelo do carro : Opala 1975
Cilindros : 4 cc
Data de inscrição : 01/03/2013

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por kio75 em Ter 18 Jun - 12:55:15

cara se tu que ta sem o carro a 3 dias e ta loco imagina eu que to com ele a 4 meses e so andei 3 vezes kkk

Mottin
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 126
Idade : 34
Localização : Curitiba - PR
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990 Automática
Cilindros : 6, 4100cc, Álcool
Data de inscrição : 10/06/2013

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Mottin em Ter 18 Jun - 13:11:06

kio75 escreveu:cara se tu que ta sem o carro a 3 dias e ta loco imagina eu que to com ele a 4 meses e so andei 3 vezes kkk

Hahhaaha, te entendo!

Mas eu tinha um Corsa 1.nada que usava no dia-a-dia, e o Opala veio pra entrar no lugar do Corsa, entendeu? Não posso ficar emprestando carro dos outros pra vir trabalhar, pois o meu trajeto diário é de ~90-100 km! Meu desespero maior é em devolver o carro que estou emprestado aehuhuhueahaeu 

O meu Chevette está 'in progress' a 2 anos já, pensa no desespero de ter um kit turbo e um motor completo e não poder acelerar, é triste!

Abraços, e boa sorte com o teimoso!
Danilo Mottin

Diego Darth
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1345
Idade : 38
Localização : Guarulhos
Modelo do carro : Santana Quantum CL 1.8 - 1989 - Etanol

Data de inscrição : 20/07/2012

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Diego Darth em Ter 18 Jun - 16:44:16

Mottin que eu saiba de 85 pra frente nao tem botao injetor de gasolina pq eles saim de fábrica com o injetor automático, eu se fosse vc comprava um botao igul o do porta-malas e colocava em baixo, é uma sugestao...

O do milha fica bacana e o carro merece, mas procura no OLX tbm que vc acaba achando com um preço mais camarada!

Abraço.

Mottin
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 126
Idade : 34
Localização : Curitiba - PR
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990 Automática
Cilindros : 6, 4100cc, Álcool
Data de inscrição : 10/06/2013

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Mottin em Qua 19 Jun - 7:09:34

Diego Darth escreveu:Mottin que eu saiba de 85 pra frente nao tem botao injetor de gasolina pq eles saim de fábrica com o injetor automático, eu se fosse vc comprava um botao igul o do porta-malas e colocava em baixo, é uma sugestao...

O do milha fica bacana e o carro merece, mas procura no OLX tbm que vc acaba achando com um preço mais camarada!

Abraço.

Entendi, e como que funciona esse automático? Será que é muita encrenca tentar fazer funcionar assim ao invés de ter o botão?! Se não tiver como aí faço o esquema do botão junto com o do porta-malas!

Estou a procura já do botão do farol de milha, falta só achar um com preço decente, não de especulador.

Abraços!
Danilo Mottin

Diego Darth
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1345
Idade : 38
Localização : Guarulhos
Modelo do carro : Santana Quantum CL 1.8 - 1989 - Etanol

Data de inscrição : 20/07/2012

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Diego Darth em Qua 19 Jun - 13:16:53

Cara nao compensa reativar o automático, aliás a maioria do pessoal desativa ele, pq é o seguinte, se tiver muito frio e vc der na partida umas 2 vezes ou 3 e ele nao pegar o automático nao injeta mais, por isso é melhor o botao que vc dosa a qtde e nao fica sem ter como injetar.

Mottin
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 126
Idade : 34
Localização : Curitiba - PR
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990 Automática
Cilindros : 6, 4100cc, Álcool
Data de inscrição : 10/06/2013

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Mottin em Qua 19 Jun - 15:00:47

Diego Darth escreveu:Cara nao compensa reativar o automático, aliás a maioria do pessoal desativa ele, pq é o seguinte, se tiver muito frio e vc der na partida umas 2 vezes ou 3 e ele nao pegar o automático nao injeta mais, por isso é melhor o botao que vc dosa a qtde e nao fica sem ter como injetar.

Entendi! Então vou procurar um botão um pouco mais bacana pra fazer de injetor de gasolina, tipo isso:



Hahhaha =P

Abraços!
Danilo Mottin

Mottin
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 126
Idade : 34
Localização : Curitiba - PR
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990 Automática
Cilindros : 6, 4100cc, Álcool
Data de inscrição : 10/06/2013

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Mottin em Sex 21 Jun - 15:42:34

Atualização!

Busquei ontem o carro na oficina, agora está zero bala!

O que foi feito:
- Plaina do cabeçote
- Troca da junta do cabeçote
- Esvaziado o radiador e feito limpeza no sistema de arrefecimento
- Troca do filtro de óleo
- Troca de um coxim do motor
- Regulado o cabo do acelerador que ficava preso (provavelmente pelo tempo que ficou parado)
- Troca de óleo

Não foram trocados os filtros de ar e combustível pois estão novos!

Olha onde estourou a junta no 5º cilindro:




Dei muita sorte de não entrar água ou óleo no motor, senão o estrago seria maior!

Final de semana, se o tempo ajudar, farei o seguinte:
- Verificação do cabeamento atual dos alto-falantes e chicote do rádio
- Instalação de um CD Pioneer antigo que eu tenho, um dos primeiros que saiu com suporte a MP3 (não tem nem USB Sad)
- Organização dos fios que estão abaixo da coluna de direção, pois tá uma bagunça ali
- Verificação dos fusíveis, pois o ventilador de ar não funciona, nem a tomada 12V do acendedor de cigarros (que eu uso pra carregar o celular)
- Verificação da portinhola que tampa o bocal de combustível, que sempre quando eu paro em algum lugar ela está aberta, já estou ficando injuriado com isso, haueheuheueh
- Lubrificação com grafite em pó nas canaletas dos vidros traseiros, pois os mesmos aparentam estar 'presos' e descem muito devagar
- Verificação do botão do vidro elétrico que 'trava' os vidros traseiros por segurança (tem horas que funciona e horas que não funciona)

A princípio é isso, mas tem bastante coisa ainda que vou querer mexer. Tem uns fios no cofre do motor que eu acho que estão sobrando... hahaha

Dúvidas, sugestões, reclamações: podem falar, estou aberto a críticas!

Abraços!
Danilo Mottin

Sr.Bianchi
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1961
Localização : Passo Fundo-RS
Modelo do carro : GM Opala SS 79
Bmw E36 coupé 328I
Ford F-250 4x4

Cilindros : 6+6+4
Data de inscrição : 16/02/2012

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Sr.Bianchi em Sex 21 Jun - 15:53:30

Muito bonito o comodoro. Ficou ótimo essas rodas.
Da pra ver que ta lisão de lata e super inteiro na parte inferior, inclusive; ainda tem o verdinho bem nítido...
O escape ta bem legal, mas eu te aconselharia a passar uma tinta alta temperatura para evitar oxidação prematura. Se preparar bem a superfície dura muito tempo.
Parabéns pelo carro.

kio75
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2010
Idade : 24
Localização : Sp - Capital
Modelo do carro : Opala 1975
Cilindros : 4 cc
Data de inscrição : 01/03/2013

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por kio75 em Sex 21 Jun - 15:54:52

e agora o gandalf ta roncando que só

Mottin
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 126
Idade : 34
Localização : Curitiba - PR
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990 Automática
Cilindros : 6, 4100cc, Álcool
Data de inscrição : 10/06/2013

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Mottin em Sab 22 Jun - 8:25:49

Sr.Bianchi escreveu:Muito bonito o comodoro. Ficou ótimo essas rodas.
Da pra ver que ta lisão de lata e super inteiro na parte inferior, inclusive; ainda tem o verdinho bem nítido...
O escape ta bem legal, mas eu te aconselharia a passar uma tinta alta temperatura para evitar oxidação prematura. Se preparar bem a superfície dura muito tempo.
Parabéns pelo carro.

Obrigado! Pense que namorei este carro desde a Opalapa em Novembro do ano passado e só consegui comprar agora! Very Happy

Também gostei destas rodas, mas estou querendo as originais dele, pois pra usar no dia-a-dia com estas 17" acaba chamando muito a atenção. Aí como vou pra aula e o carro fica na rua, vai ser complicado ficar com elas. Como só tenho mais 1 ano de curso, penso em colocar umas rodas de ferro ou até mesmo o modelo Serrinha do Diplomata que meu primo tem sobrando na casa dele. As rodas estão riscadas e sem a tampinha do meio, então acredito que assim fique mais discreto o carro. Claro que depois que eu terminar o curso volto as 17" pra ele :twisted:hehehe

Uma pergunta, o que seria este verdinho pintado no assoalho, é tipo um 'bate-pedra'?

Anotada a sugestão da pintura do escape! Lá onde levei pra trocar o abafador, o dono do lugar já deu a idéia de tirar o coletor de escape e fazer o tratamento com cerâmica, que além de ajudar a deixar o cofre numa temperatura decente, aumenta a durabilidade dos tubos! Vou ver se faço isso nas férias! OKK

kio75 escreveu:e agora o gandalf ta roncando que só

Por incrível que pareça, em marcha lenta e até 2 mil RPM ele é silencioso, só acima disso que começa a roncar forte! Twisted Evil


Abraços!
Danilo Mottin

Sr.Bianchi
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1961
Localização : Passo Fundo-RS
Modelo do carro : GM Opala SS 79
Bmw E36 coupé 328I
Ford F-250 4x4

Cilindros : 6+6+4
Data de inscrição : 16/02/2012

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Sr.Bianchi em Sab 22 Jun - 9:21:15

Mottin escreveu:

Obrigado! Pense que namorei este carro desde a Opalapa em Novembro do ano passado e só consegui comprar agora! Very Happy

Também gostei destas rodas, mas estou querendo as originais dele, pois pra usar no dia-a-dia com estas 17" acaba chamando muito a atenção. Aí como vou pra aula e o carro fica na rua, vai ser complicado ficar com elas. Como só tenho mais 1 ano de curso, penso em colocar umas rodas de ferro ou até mesmo o modelo Serrinha do Diplomata que meu primo tem sobrando na casa dele. As rodas estão riscadas e sem a tampinha do meio, então acredito que assim fique mais discreto o carro. Claro que depois que eu terminar o curso volto as 17" pra ele :twisted:hehehe

Uma pergunta, o que seria este verdinho pintado no assoalho, é tipo um 'bate-pedra'?

Anotada a sugestão da pintura do escape! Lá onde levei pra trocar o abafador, o dono do lugar já deu a idéia de tirar o coletor de escape e fazer o tratamento com cerâmica, que além de ajudar a deixar o cofre numa temperatura decente, aumenta a durabilidade dos tubos! Vou ver se faço isso nas férias! OKK



Abraços!
Danilo Mottin

Particularmente eu investiria em dispositivos de segurança antes de trocar as rodas, ele tá muito bonito assim. As serrinha vão acabar com o visual do carro.
Pelo que eu sei, esse verdinho na verdade é um fundo/primer que a fabrica usava e que tinha essa coloração. Ele na verdade parece cobrir o batepedra.
Dar um banho de cerâmica no coletor é uma boa, sim. Mesmo tinta alta temperatura não vai aguentar muito tempo, devido ao intenso aquecimento e desaquecimento constantes. Mas nos canos após o 6x2, se você remover bem a ferrugem, dsengraxar bem e dar duas demãos de alta temperatura, sendo a primeira bem fina, para criar uma melhor aderência para a 2° demão, você vai conservar por muito tempo o escape. O meu pintei o escape dessa maneira e chega a ser difícil remover a tinta, mesmo com faca/espatula.

raphaelcaronti
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 8482
Idade : 23
Localização : Belo Horizonte
Modelo do carro : Opala Diplomata 1988
Renault Sandero
Opala Diplomata SE 88/89(EX)
Opala Deluxo 1970 (EX)
Caravan deluxo 1977 151 (EX)
Caravan STD 1976[EX]
Gol MI 1998[EX]
Caravan Diplomata 1987[EX]
Classic 08/09 (EX)
Opala STD 1975 (EX)



Cilindros : 4 cil 16v e 6 cil
Data de inscrição : 30/10/2008

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por raphaelcaronti em Sab 22 Jun - 10:02:45

Parabéns pelo Comodoro!!

Bonito mesmo!

willian fóquinha
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4554
Idade : 23
Localização : Maringa-Pr
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1991/1992
Opala SilverStar 1982
Cilindros : 6 e 4 cilindros
Data de inscrição : 17/04/2009

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por willian fóquinha em Sab 22 Jun - 13:58:20

Parabens Pelo comodoro  amigo

Mottin
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 126
Idade : 34
Localização : Curitiba - PR
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990 Automática
Cilindros : 6, 4100cc, Álcool
Data de inscrição : 10/06/2013

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Mottin em Sab 22 Jun - 18:54:45

Sr.Bianchi escreveu:Particularmente eu investiria em dispositivos de segurança antes de trocar as rodas, ele tá muito bonito assim. As serrinha vão acabar com o visual do carro.
Pelo que eu sei, esse verdinho na verdade é um fundo/primer que a fabrica usava e que tinha essa coloração. Ele na verdade parece cobrir o batepedra.
Dar um banho de cerâmica no coletor é uma boa, sim. Mesmo tinta alta temperatura não vai aguentar muito tempo, devido ao intenso aquecimento e desaquecimento constantes. Mas nos canos após o 6x2, se você remover bem a ferrugem, dsengraxar bem e dar duas demãos de alta temperatura, sendo a primeira bem fina, para criar uma melhor aderência para a 2° demão, você vai conservar por muito tempo o escape. O meu pintei o escape dessa maneira e chega a ser difícil remover a tinta, mesmo com faca/espatula.

Então, dispositivo de segurança tem, 3 pra ser exato. Meu medo é ter um carro onde vou deixar na rua em frente ao SENAI onde estudo. Só que o bairro onde está localizado o SENAI é muito violento, por isso meu medo de andar por aí com as rodas 17" enquanto estudo. Depois que terminar o curso tudo bem, pois aí não passaria por este lugar perigoso.

Eu sei que as rodas feias vão deixar o carro pra baixo, mas não posso arriscar ser assaltado ou ter levado o carro no sinaleiro por causa das rodas, entende?

A questão do escape vou deixar pras férias mesmo, pois aí vou ter grana pra mexer no carro. Por enquanto esgotei minhas reservas comprando o carrão, heheh OKK

raphaelcaronti escreveu:Parabéns pelo Comodoro!!

Bonito mesmo!

Muito obrigado! Very Happy

willian fóquinha escreveu:Parabens Pelo comodoro  amigo


Muito obrigado Willian!OKK

----[ Atualização ]----

Lembram que falei da luz ficar acesa direto quando o carro é desligado? Ele tem o dispositivo que mantém a luz alta acesa um tempo depois que o carro é desligado. Pra isso funcionar é só dar um toque na luz alta com as luzes do carro desligado. O grande problema é que não está desligando depois dos 30 segundos. Fiquei uns 2 minutos esperando e nada... Alguém saberia me dizer se isto é um módulo, relé ou algum dispositivo a parte da iluminação? Desta parte não manjo, se puderem me indicar alguma leitura, ficaria grato!

E agora algumas peças:
- Rádio Pioneer CD/MP3. Não tem USB e não tem auxiliar frontal. Dá pra usar o RCA traseiro pra adaptar um cabo RCA>P2 pra ligar em celulares, mas o cabo que tenho aqui tá quebrado, então depois posso atualizar isso sem dificuldades
- Calhas de chuva originais que vieram com o carro
- Par de piscas originais Cibié que vieram junto. Os que estão no carro são os brancos (do Diplomata)
- Friso da tampa do porta-malas



Bom, cheguei em casa do trabalho, lavei o carro e fui mexer um pouco nos fios. Pensem na salada que estava...



Depois de cortar o chicote que estava no rádio antigo, que não é padrão igual aos carros atuais, refiz o chicote pro meu rádio:

 

Funciona! Hahaha:cheers:

Claro que só funcionar não adianta, aí organizei os fios:



E aqui dá pra ver a moldura que quebrei na semana passada, já colada:



Por último, o rádio no local correto:



E o que sobrou no chão do lado do passageiro:



Amanhã se me animar e não chover vou tentar mexer na fiação.

Sugestões, críticas e opiniões são sempre bem-vindas!

Abraços!
Danilo Mottin

Diegoj
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2316
Localização : SC
Modelo do carro : Comodoro 92
Cilindros : 6
Data de inscrição : 27/02/2012

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Diegoj em Sab 22 Jun - 19:19:48

Mottin escreveu:
Sr.Bianchi escreveu:Particularmente eu investiria em dispositivos de segurança antes de trocar as rodas, ele tá muito bonito assim. As serrinha vão acabar com o visual do carro.
Pelo que eu sei, esse verdinho na verdade é um fundo/primer que a fabrica usava e que tinha essa coloração. Ele na verdade parece cobrir o batepedra.
Dar um banho de cerâmica no coletor é uma boa, sim. Mesmo tinta alta temperatura não vai aguentar muito tempo, devido ao intenso aquecimento e desaquecimento constantes. Mas nos canos após o 6x2, se você remover bem a ferrugem, dsengraxar bem e dar duas demãos de alta temperatura, sendo a primeira bem fina, para criar uma melhor aderência para a 2° demão, você vai conservar por muito tempo o escape. O meu pintei o escape dessa maneira e chega a ser difícil remover a tinta, mesmo com faca/espatula.

Então, dispositivo de segurança tem, 3 pra ser exato. Meu medo é ter um carro onde vou deixar na rua em frente ao SENAI onde estudo. Só que o bairro onde está localizado o SENAI é muito violento, por isso meu medo de andar por aí com as rodas 17" enquanto estudo. Depois que terminar o curso tudo bem, pois aí não passaria por este lugar perigoso.

Eu sei que as rodas feias vão deixar o carro pra baixo, mas não posso arriscar ser assaltado ou ter levado o carro no sinaleiro por causa das rodas, entende?

A questão do escape vou deixar pras férias mesmo, pois aí vou ter grana pra mexer no carro. Por enquanto esgotei minhas reservas comprando o carrão, heheh OKK

raphaelcaronti escreveu:Parabéns pelo Comodoro!!

Bonito mesmo!

Muito obrigado! Very Happy

willian fóquinha escreveu:Parabens Pelo comodoro  amigo


Muito obrigado Willian!OKK

----[ Atualização ]----

Lembram que falei da luz ficar acesa direto quando o carro é desligado? Ele tem o dispositivo que mantém a luz alta acesa um tempo depois que o carro é desligado. Pra isso funcionar é só dar um toque na luz alta com as luzes do carro desligado. O grande problema é que não está desligando depois dos 30 segundos. Fiquei uns 2 minutos esperando e nada... Alguém saberia me dizer se isto é um módulo, relé ou algum dispositivo a parte da iluminação? Desta parte não manjo, se puderem me indicar alguma leitura, ficaria grato!

E agora algumas peças:
- Rádio Pioneer CD/MP3. Não tem USB e não tem auxiliar frontal. Dá pra usar o RCA traseiro pra adaptar um cabo RCA>P2 pra ligar em celulares, mas o cabo que tenho aqui tá quebrado, então depois posso atualizar isso sem dificuldades
- Calhas de chuva originais que vieram com o carro
- Par de piscas originais Cibié que vieram junto. Os que estão no carro são os brancos (do Diplomata)
- Friso da tampa do porta-malas



Bom, cheguei em casa do trabalho, lavei o carro e fui mexer um pouco nos fios. Pensem na salada que estava...



Depois de cortar o chicote que estava no rádio antigo, que não é padrão igual aos carros atuais, refiz o chicote pro meu rádio:

 

Funciona! Hahaha:cheers:

Claro que só funcionar não adianta, aí organizei os fios:



E aqui dá pra ver a moldura que quebrei na semana passada, já colada:



Por último, o rádio no local correto:



E o que sobrou no chão do lado do passageiro:



Amanhã se me animar e não chover vou tentar mexer na fiação.

Sugestões, críticas e opiniões são sempre bem-vindas!

Abraços!
Danilo Mottin

Fiação de opala é geralmente uma desgraça, o diplomata q eu tinha tava uma desgraça a fiação, fiquei mais de um ano com ele e nao tive coragem de mexer naquilo, só ia arrumando o q aparecia de problema. Tinha central velha de alarme, a atual, tinha fiação velha do som, a fiação atual de som, tudo lá. Alguem simplesmente cortava, emendava e botava mais tranqueira la e não tirava as coisas velhas. Não dava pra entender nada naquela fiação No

Esse negócio da luz, pelo que me lembre é um rele temporizador que mandei a luz ligada por um tempo.

Tenho um cabo RCA > P2 que usava no outro opala e quebrava um galho legal, paguei R$7 no cabo com 1m de comprimento (uso ele tbm no pc ligando o audio em um aparelho de som) e as pontas banhadas em ouro (diz o cara da eletronica onde fizeram o cabo q é ouro, ja passou uns 3 anos e ainda nao escureceu nem descascou)

Mottin
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 126
Idade : 34
Localização : Curitiba - PR
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990 Automática
Cilindros : 6, 4100cc, Álcool
Data de inscrição : 10/06/2013

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Mottin em Dom 23 Jun - 9:08:20

Diegoj escreveu:Fiação de opala é geralmente uma desgraça, o diplomata q eu tinha tava uma desgraça a fiação, fiquei mais de um ano com ele e nao tive coragem de mexer naquilo, só ia arrumando o q aparecia de problema. Tinha central velha de alarme, a atual, tinha fiação velha do som, a fiação atual de som, tudo lá. Alguem simplesmente cortava, emendava e botava mais tranqueira la e não tirava as coisas velhas. Não dava pra entender nada naquela fiação No

Esse negócio da luz, pelo que me lembre é um rele temporizador que mandei a luz ligada por um tempo.

Tenho um cabo RCA > P2 que usava no outro opala e quebrava um galho legal, paguei R$7 no cabo com 1m de comprimento (uso ele tbm no pc ligando o audio em um aparelho de som) e as pontas banhadas em ouro (diz o cara da eletronica onde fizeram o cabo q é ouro, ja passou uns 3 anos e ainda nao escureceu nem descascou)

Hahahaha, e a desgraça acordou aqui! Levantei 7:30 da manhã pensando em sair com o carro e nada de pegar, fui colocar a bateria do Chevette nele e também não pegou, nem fazendo 'ligação auxiliar' com outro carro ele deu partida.

Tenho certeza que tem algum dispositivo roubando corrente da bateria, mas com aquela bagunça de fios vai demorar pra encontrar. Mesmo assim não vou desistir e agora mesmo vou começar a organizar aquela bagunça embaixo do painel Razz

Então se é relé, vou procurar o 'maledeto' pra poder substituir, pois ele fica ligado infinito quando é acionado Sad

Eu tenho uns 4 cabos desse RCA>P2, mas todos eles quebraram por dentro e fui jogando num canto. Preciso comprar um decente, provavelmente igual a este seu, aí já compro uns 5, pois também uso no PC!

Bom, desejem-me boa sorte, pois vou começar os trabalhos com os fios.

Abraços!
Danilo Mottin

Mottin
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 126
Idade : 34
Localização : Curitiba - PR
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990 Automática
Cilindros : 6, 4100cc, Álcool
Data de inscrição : 10/06/2013

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Mottin em Seg 24 Jun - 9:05:44

É, tive muita sorte ontem...

Primeiramente, acordei Domingo (23/06/2013) as 07:30 da manhã, planejando sair cedo pra passear até a praça Afonso Botelho no Rebouças. Mas já na primeira partida do dia, o motor só virou a primeira vez e já morreu. Aí pensei que a bateria que eu tinha colocado na semana passada (a que estava no Chevette) que tinha falecido. Comprei uma nova, instalei e pegou o carro, mas nisso já era meio dia e eu tinha desistido do passeio. Só que eu já tinha ficado sem bateria umas 2x na semana passada, aí achei que pudesse ser a bateria velha, mas não era... Leiam abaixo:

Aproveitei a tarde e comecei os trabalhos de organização dos cabos, aí primeiramente removi o anti-furto que estava instalado já que não estava funcionando. Como eu ganhei outro anti-furto mais novo, resolvi instalar.

Depois de instalado o anti-furto, comecei a organizar os fios e fui bater na partida pra ver se o mesmo estava funcionando. Tudo ok! Só que conforme eu ia arrumando os fios, fui dando partida várias vezes pra ver se não teria problemas. Numa dessas partidas começou a fumacear tudo dentro do carro, aí corri pra bateria e tirei o pólo negativo. Se eu tivesse demorado mais 5 segundos com certeza teria pego fogo no carro Sad

'Ibagens':

Começando a organização dos fios:



Depois do susto:



O motivo do fogo na fiação. Neste furo que sai da cabine e vai pra frente do carro, os cabos estavam sem a borracha protetora, aí acredito que conforme fui andando com o carro durante a semana o fio ficou roçando ali até cortar. Na verdade acredito que estava assim a muito tempo, mas como o antigo dono quase não usava o carro, não chegou a cortar muito. E como eu estava ficando sem bateria sempre que dava a partida, com certeza o fio que vai pro motor de arranque já estava descascado e dando curto na lata, mas não rompeu antes pois eu não ficava forçando.



Hoje (24/06/2013) pela manhã indo levar na auto-elétrica:



É isso aí, muita sorte não ter pego fogo no feltro do assoalho... Senão já estaria sem carro.

Abraços,
Danilo Mottin

kio75
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2010
Idade : 24
Localização : Sp - Capital
Modelo do carro : Opala 1975
Cilindros : 4 cc
Data de inscrição : 01/03/2013

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por kio75 em Seg 24 Jun - 9:48:00

putis man que zebra ta ai meu medo toda vez que do partida no teimoso o extintor ja fica até no colo kk

mas so dar uns tapinhas que ele volta a ronronar

Xis
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 315
Idade : 30
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Chepala 2.8
Cilindros : 4
Data de inscrição : 29/09/2011

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Xis em Seg 24 Jun - 10:36:04

oh loko mano!
Imagino o susto!!

Ainda bem que vc foi rapido e isso nao resultou numa catastrofe!
O.O

Mottin
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 126
Idade : 34
Localização : Curitiba - PR
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990 Automática
Cilindros : 6, 4100cc, Álcool
Data de inscrição : 10/06/2013

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Mottin em Ter 25 Jun - 7:38:36

kio75 escreveu:putis man que zebra ta ai meu medo toda vez que do partida no teimoso o extintor ja fica até no colo kk

mas so dar uns tapinhas que ele volta a ronronar

Ô loko, então tem que ver essa fiação aí, pra não pegar fogo em tudo! :Paehuaehuhuhe

Xis escreveu:oh loko mano!
Imagino o susto!!

Ainda bem que vc foi rapido e isso nao resultou numa catastrofe!
O.O

Cara, acho que se eu demorasse mais 5 segundos tinha pego fogo no feltro do assoalho, pois a fiação por dentro passa muito perto!

----[ Atualização ]----

Falei com o eletricista, o fio queimou desde o motor de arranque até o miolo da chave affraidaffraidaffraid

Ele ficou de mexer no carro agora de manhã, pois é trabalhoso tirar toda a fiação queimada pra passar a nova. Pedi pra ele ver se não danificou mais nada, por isso que pode demorar um pouco pra ficar pronto. Mas eu prefiro que demore e eu tenha algo seguro do que me arriscar andar assim todo dia.

Conforme eu tiver notícias vou postando aqui!

Abraços!
Danilo Mottin

Mottin
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 126
Idade : 34
Localização : Curitiba - PR
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990 Automática
Cilindros : 6, 4100cc, Álcool
Data de inscrição : 10/06/2013

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Mottin em Qui 27 Jun - 17:04:32

Caras, eu devo ter grudado chiclete no cabelo de Jesus, só pode...

É muita coisa errada pra um dia só, mas vamos lá.

Ontem (26/06/2013) liguei pro eletricista e perguntei se ele estava mexendo no carro. A resposta foi positiva e perguntei se até o final da tarde estaria pronto e ele me garantiu que não teria problemas.

Só que ele perdeu o código do alarme de época que eu tinha deixado e também o meu número de celular, pois quando ele foi ligar o carro este alarme fez o corte e não deixava dar partida. Resultado, saí mais cedo da empresa só pra buscar o carro, cheguei lá e não estava pronto. Nisso ele identificou que o comutador de ignição também tinha queimado, não era só a fiação. E ele me disse que não conseguiu testar esta peça antes por causa do alarme... AFF! Evil or Very Mad

Resumo disso, fui embora sem o carro e fiquei de comprar hoje (27/06) o tal comutador.

Como achei que seria algo rápido, comprei de uma auto-peças de São José dos Pinhais o comutador por telefone mesmo, perguntei se o cara tinha certeza que era pro Opala moderno e só depois que o cara me confirmou pedi pra entregar via motoboy. O motoboy me levou de manhã mesmo lá na empresa onde trabalho e eu saí as 10:30 achando que resolveria tudo até o almoço... aí que começou o estresse.

Cheguei na oficina, e depois que abri a caixa e o eletricista viu a peça disse: isso aí é comutador de luz, não de ignição. Na mesma hora liguei na auto-peças e perguntei se o cara trocava. Ele disse que sim e até se prontificou a pagar a gasolina que eu tinha gasto, pois a oficina é em Campina Grande do Sul. Falei pra ele que chegava na empresa até as 11:30 e ele garantiu que já estava mandando o motoboy (eram 11:10). Ou seja, o tempo que eu ia demorar até lá seria mais ou menos o tempo do motoboy chegar.

Resumindo: fiquei das 11:30 até as 13:10 na frente da empresa esperando o motoboy, sem almoço, ninguém atendia o telefone na auto peças e fui retirar pessoalmente lá no centro de São José dos Pinhais, na Av. Rui Barbosa perto da Av. das Torres pra daí voltar pra Campina Grande do Sul e entregar a peça correta pro eletricista.

Só que liguei as 17:30 pra ele perguntando se estava pronto e lá vem mais uma história falando que a peça teria que ser adaptada pois tinha um pino a mais, blá blá blá e o carro só vai ficar pronto amanhã, sabe-se lá que horas.

Desculpem o texto enorme, mas perder 1 dia inteiro de trabalho mais algumas horas do dia anterior é de fo@#$...

Bônus:

Não foi nenhum corte que fez os fios pegarem fogo, foi o automático do motor de arranque que entrou em curto:



E hoje comprei a tampinha de uma das rodas que estava faltando:



Bom, o jeito é esperar mais um dia Crying or Very sadCrying or Very sadCrying or Very sad

Não aguento mais andar de carro emprestado, da última vez que emprestei carro tive o azar de ter o estepe roubado (era um Ford Ka 2012), aí já foi 350 conto num estepe nos moldes do original, pra não colocar roda velha e pneu usado... TOCAGADO! ahueahaueheuehu

Abraços,
Danilo Mottin

raphaelcaronti
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 8482
Idade : 23
Localização : Belo Horizonte
Modelo do carro : Opala Diplomata 1988
Renault Sandero
Opala Diplomata SE 88/89(EX)
Opala Deluxo 1970 (EX)
Caravan deluxo 1977 151 (EX)
Caravan STD 1976[EX]
Gol MI 1998[EX]
Caravan Diplomata 1987[EX]
Classic 08/09 (EX)
Opala STD 1975 (EX)



Cilindros : 4 cil 16v e 6 cil
Data de inscrição : 30/10/2008

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por raphaelcaronti em Qui 27 Jun - 18:52:49

No cara!
Faz parte, vai melhorar, e eu sei bem como é essa situação sua!

Mottin
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 126
Idade : 34
Localização : Curitiba - PR
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990 Automática
Cilindros : 6, 4100cc, Álcool
Data de inscrição : 10/06/2013

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Mottin em Sex 28 Jun - 8:19:23

raphaelcaronti escreveu:No cara!
Faz parte, vai melhorar, e eu sei bem como é essa situação sua!

Obrigado pelas palavras guri, mas ontem foi tenso mesmo! Eu tava muito bravo com a falta de comprometimento das pessoas. Já passou, agora falta só esperar o carro ficar pronto!

Abraços!
Danilo Mottin

raphaelcaronti
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 8482
Idade : 23
Localização : Belo Horizonte
Modelo do carro : Opala Diplomata 1988
Renault Sandero
Opala Diplomata SE 88/89(EX)
Opala Deluxo 1970 (EX)
Caravan deluxo 1977 151 (EX)
Caravan STD 1976[EX]
Gol MI 1998[EX]
Caravan Diplomata 1987[EX]
Classic 08/09 (EX)
Opala STD 1975 (EX)



Cilindros : 4 cil 16v e 6 cil
Data de inscrição : 30/10/2008

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por raphaelcaronti em Sex 28 Jun - 16:02:31

Mottin escreveu:
raphaelcaronti escreveu:No cara!
Faz parte, vai melhorar, e eu sei bem como é essa situação sua!

Obrigado pelas palavras guri, mas ontem foi tenso mesmo! Eu tava muito bravo com a falta de comprometimento das pessoas. Já passou, agora falta só esperar o carro ficar pronto!

Abraços!
Danilo Mottin


E o que falta agora!

kio75
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2010
Idade : 24
Localização : Sp - Capital
Modelo do carro : Opala 1975
Cilindros : 4 cc
Data de inscrição : 01/03/2013

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por kio75 em Sex 28 Jun - 17:41:24

cara esse diplo ta completo, só acerta as coisas pequenas rs e ronca nas estradas por ai

Sr.Bianchi
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1961
Localização : Passo Fundo-RS
Modelo do carro : GM Opala SS 79
Bmw E36 coupé 328I
Ford F-250 4x4

Cilindros : 6+6+4
Data de inscrição : 16/02/2012

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Sr.Bianchi em Sab 29 Jun - 7:27:23

Carro velho ferra com a vida do indivíduo mesmo...
Que nada, bola pra frente.

Mottin
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 126
Idade : 34
Localização : Curitiba - PR
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990 Automática
Cilindros : 6, 4100cc, Álcool
Data de inscrição : 10/06/2013

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Mottin em Sab 29 Jun - 8:58:43

raphaelcaronti escreveu:E o que falta agora!

Sinceramente, falta refazer tudo desde o dia que comprei, pois ainda não deu nada certo Sad

kio75 escreveu:cara esse diplo ta completo, só acerta as coisas pequenas rs e ronca nas estradas por ai

Não é diplomata não, nem ar quente tem esse carinha. Só ar frio e o ventilador não funciona, ahueaheuehaeue. geek 

Sr.Bianchi escreveu:Carro velho ferra com a vida do indivíduo mesmo...
Que nada, bola pra frente.

Verdade, mas precisar dele pro dia-a-dia é o que tá matando. Meus pais reclamaram de eu ter vendido o Corsa 1.nada pra comprar esse carro, e agora que tá dando todos esses problemas está escrito na testa deles: "Eu avisei". Mas isso não vai interferir, vou arrumar e continuar com o carro, pois comprei ele pra mim e não pros outros!

----[ Atualização ]----

Desculpem novamente o longo texto, mas é que se resumir pode ser que eu perca algum detalhe Sad

"... se der uma chuva de Xuxa, no meu colo cai Pelé..."

Tentativas de falar com o eletricista, que pediu para que eu ligasse de manhã pra saber se ele terminaria o carro até meio dia, aí eu não precisaria perder a viagem de 30km da empresa onde trabalho até a oficina só pra saber se o carro estaria pronto ou não.



Já que o infeliz não quis atender as ligações, pedi pra minha mãe tentar ligar... e se não conseguisse fosse até a oficina pra ver se estava pronto. Finalmente, na tarde de ontem (28/06/2013) minha mãe e meu tio foram buscar o carro. Saí da empresa 14:45, planejando gastar 15 minutos até em casa, mais 5 minutos até pegar a chave e abrir o portão e estar de volta em mais 20 minutos. Aí só perderia 40 min. de trabalho.

Cheguei em casa, o carro estava na garagem, aí fui pegar os documentos e procurar a chave pra poder desligar o alarme. Aí começou a sessão: o carro estava sem a chave e quando liguei pra minha mãe perguntando da chave ela nem sabia do que se tratava. Vocês já devem imaginar o que tinha acontecido...

Fui até a oficina pedir a chave, e no meio do caminho vi que não estava funcionando o anti-furto, nem a buzina. Mas como estava com pressa de voltar ao trabalho, só peguei a chave (fui até a oficina com a chave reserva, pra garantir que não ia travar o volante) e fui pra empresa. Chegando na empresa testei piscas, meia luz, farol baixo e alto. Ufa, pelo menos isso funciona.

Aí no fim da tarde fui cortar o cabelo, e na saída da barbearia fui na casa de um amigo mostrar o carro, que era na mesma rua.

Chegando lá, escutei um barulho de ar vazando, tipo 'SHHHHHH' muito forte. Vi que o marcador de temperatura estava no vermelho e deixei o carro desligado pra esfriar.

Assim que esfriou, abri o radiador e estava SECO, completamente sem água. Completamos a água, deixei o carro com o motor girando pra ativar a válvula termostática pra poder completar a água corretamente e não ficar ar no sistema. O barulho que estava era somente falta de água. Menos mal. Testamos separadamente o ventilador, relé de acionamento e depois que colocamos água testamos o sensor de temperatura deixando o carro ligado. Como ligou a ventoinha depois que o ponteiro da temperatura passou do meio, então estava tudo certo.

Depois do susto, fui pra um churrasco na oficina de um professor meu do SENAI, parei o carro na frente e fiquei ali. Nisso chegou um amigo meu procurando posto de gasolina pra comprar sei lá o quê, e eu me ofereci pra dar carona pois aí já aproveitaria pra abastecer com álcool+GNV.

Cheguei no posto e ouvi de volta o 'SHHHHH' e agora também um barulho de 'borbulhação'. Até pensei que era o escape batendo... mas não era. O radiador estava seco de novo.

Mesma procedimento de antes... esperar esfriar, colocar água, ligar o carro, esperar ativar a válvula termostática, colocar mais água, abastecer e voltar pro churrasco.

Chegando lá, vi que tinha uma poça de água onde eu tinha estacionado antes, aí que começou o desespero. Achei que pudesse ser alguma mangueira ressecada ou alguma presilha solta. Mas como meu professor foi dar uma olhada, identificou que é junta do cabeçote. DE NOVO.

Acredito que a oficina onde levei o carro pra fazer o cabeçote e limpar o radiador, somente esvaziou o radiador e completou com água, sem fazer o procedimento pra abrir a válvula termostática. Nisso o carro ficou com pouquíssima água, e nessa de eu andar 30km até a empresa acabou estourando a junta, pois aqueceu e eu não vi.

Agora vou tentar levar em outra oficina, pois não vou pedir garantia. Eu sei que vou gastar 2x, mas a primeira oficina que levei o carro é de um conhecido dos meus pais, que arruma carro pra eles a pelo menos 25 anos. Já tive problemas antes nesta oficina com meu Corsa, onde o carro estava apresentando barulho no motor e foi diagnosticado que o óleo demorava pra subir aí fazia barulho de tucho. Sendo que andei 6 meses com o carro fazendo esse barulho e no final era biela batendo. E outra, se eu for pedir garantia, com certeza eles vão achar um jeito de dizer que eu 'acelerei demais' o carro, ou não cuidei. PO@#$, eu tirei o carro da oficina na quinta, trabalhei sexta e sábado e domingo pegou fogo. Aí na segunda foi pra oficina e saiu na sexta, não rodei nem 100km ainda com ele e já estourou a junta? Será que sou eu mesmo que não soube usar o carro sendo que tava morrendo de medo de passar de 3mil RPM justamente por causa da junta que tinha estourado?

O que vocês me dizem? Levo em outra ou peço garantia? Estou apto a pagar outro profissional pra fazer o serviço, desde que seja bem feito.

Ahh, e no fim das contas o comutador de ignição que eu comprei por R$ 60,00 e perdi as 2 viagens lá por causa do motoboy não precisou ser utilizado e o eletricista me devolveu...



Abraços,
Danilo Mottin

Sr.Bianchi
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1961
Localização : Passo Fundo-RS
Modelo do carro : GM Opala SS 79
Bmw E36 coupé 328I
Ford F-250 4x4

Cilindros : 6+6+4
Data de inscrição : 16/02/2012

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Sr.Bianchi em Sab 29 Jun - 9:25:16

Que coisa... o pior que é assim em qualquer lugar. Os "profissionais" só fazem mer**. Na questão de elétrica e funilaria, o que eu não posso fazer, aprendia deixar para caras que são profissionais de verdade e amigos. Mesmo que não cobrem barato.

Acho que tu deveria sim ir na oficina e pedir a garantia. O cara que se diz um profissional e cobra pelo serviço tem o dever de dar garantia.

Chega lá explica e explica a situação. Se o cara vier com papinho tu larga o "papo reto" como diz os mano hehe Esses dias mandei fazer o escape e não gostei de como ficou. Cheguei lá uns dias depois e disse "-Ta dando vazamento aqui e o cano ficou fora da posição que combinamos." O cara largou um "pois é mais vou ter que cobrar...". Fiquei com uma expressão de não muito contente. Esperei ele atender uma moça e então voltou e disse "Bom, então deixa ai o carro que agente faz agora." Se tivesse complicado, eu ia dizer: "olha, cara, tu me cobrou quanto tu quis, e não foi barato, agora eu quero do jeito que pedi".

Não é justo cara, hoje qualquer boca de porco quer cobrar uma fortuna por qualquer coisinha. Se o cara não quiser dar garantia, deixe bem claro o que tu pensa.

Conteúdo patrocinado

Re: Opala Comodoro 1989 - "Gandalf"

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 2:43:40


    Data/hora atual: Sex 9 Dez - 2:43:40