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Troca da junta de admissão/escape

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Mottin
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Troca da junta de admissão/escape

Mensagem por Mottin em Dom 16 Jun - 11:13:37

Bom dia a todos,

Pesquisei aqui nos fóruns e não achei algo sobre como fazer esta troca, então criei este aqui pra pedir uma ajuda!

Estou desmontando a admissão e escape pra fazer a troca desta junta:



Só que no último parafuso, minha chave não está encaixando corretamente e girando em falso. Agora estou com medo de estragar a porca ou espanar a chave.

Alguma dica de como posso remover este último bendito parafuso pra eu poder fazer a troca da junta?



Obrigado desde já!

Abraços!
Danilo Mottin

Diego Darth
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Re: Troca da junta de admissão/escape

Mensagem por Diego Darth em Dom 16 Jun - 11:26:09

Cara qdo troquei a do meu usei uma chave estrela de baixo pra cima, dá um pouco de trabalho, mas vc vai conseguir.

Vc comprou a junta original de metal? Eu troquei e coloquei uma paralela e nao durou 15 dias com o 6x2... aí tive que trocar de novo, comprei uma original GM de metal amarelinho... cara vendí o carro e depois de uns 3 anos ví ele de novo e a junta ainda era a mesma!!

boa sorte no trampo!

Müller
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Re: Troca da junta de admissão/escape

Mensagem por Müller em Dom 16 Jun - 11:29:56

É, o seu tem dimensionado...por isso colocaram esse parafuso....Com coletor original só tem o pino guia. Os parafusos originais são 14mm.

Qual a medida da chave q vc tá usando?

Experienta usar soquete em milímetros e polegadas, uma junta universal, extensão e cabo catraca.


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Re: Troca da junta de admissão/escape

Mensagem por Bimbo_ES em Dom 16 Jun - 11:34:04

então amigo, tive o mesmo problema, e consegui resolver da seguinte maneira:
apliquei um removedor de ferrugem em spray, o famoso WD40, e comprei uma chave especialmente pra retirar esta porca (no caso a minha era uma que fica exatamente na frente do coletor no carburador!) que no caso foi uma chave combinada (boca e estria) de 14mm da marca SATA, que achei muito boa por causa da anatomia dela! (pretendo comprar o jogo completo de tanto que gostei da chave!!) e consegui retirar com a parte da estria dela, que apesar de o opala terem as medidas dos parafusos em polegadas, e não em milímetros, consegui perfeitamente com esse método.
 achave é a seguinte:
https://www.martfer.com.br/produtos_descricao.asp?codigo_produto=1945

espero ter ajudado o amigo opaleiro

Mottin
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Re: Troca da junta de admissão/escape

Mensagem por Mottin em Dom 16 Jun - 11:47:29

Diego Darth escreveu:Cara qdo troquei a do meu usei uma chave estrela de baixo pra cima, dá um pouco de trabalho, mas vc vai conseguir.

Vc comprou a junta original de metal? Eu troquei e coloquei uma paralela e nao durou 15 dias com o 6x2... aí tive que trocar de novo, comprei uma original GM de metal amarelinho... cara vendí o carro e depois de uns 3 anos ví ele de novo e a junta ainda era a mesma!!

boa sorte no trampo!

Ahh, vou tentar. Vou levantar o carro e colocar os cavaletes que tenho aqui pra ter segurança, aí consigo entrar debaixo pra mexer!

Essa junta é paralela mesmo, é o que tinha na auto-peças que fui hoje cedo. Por 15 pila, não dava pra esperar muita coisa!

Müller escreveu:É, o seu tem dimensionado...por isso colocaram esse parafuso....Com coletor original só tem o pino guia. Os parafusos originais são 14mm.

Qual a medida da chave q vc tá usando?

Experienta usar soquete em milímetros e polegadas, uma junta universal, extensão e cabo catraca.

Entendi. Pra alguns parafusos utilizei uma chave 15mm, e pra outros 9/16". Sei lá se tá certo isso, ou se era pra ser tudo polegada. Pior é que estou sem soquetes aqui destas medidas, só tenho 19mm pra cima ou 13" pra baixo. Tá na hora de comprar uma caixa de ferramentas decente :/

Bimbo_ES escreveu:então amigo, tive o mesmo problema, e consegui resolver da seguinte maneira:
apliquei um removedor de ferrugem em spray, o famoso WD40, e comprei uma chave especialmente pra retirar esta porca (no caso a minha era uma que fica exatamente na frente do coletor no carburador!) que no caso foi uma chave combinada (boca e estria) de 14mm da marca SATA, que achei muito boa por causa da anatomia dela! (pretendo comprar o jogo completo de tanto que gostei da chave!!) e consegui retirar com a parte da estria dela, que apesar de o opala terem as medidas dos parafusos em polegadas, e não em milímetros, consegui perfeitamente com esse método.
 achave é a seguinte:
https://www.martfer.com.br/produtos_descricao.asp?codigo_produto=1945

espero ter ajudado o amigo opaleiro

Caraca, tinha esquecido completamente do WD-40! Agora com relação à chave vou ver se consigo emprestada com alguém, pra tentar resolver tudo hoje e ir trabalhar amanhã com o carro!

Obrigado pela dica do modelo!

Então pessoal, vou passar WD-40 e tentar com a 9/16" e a 15mm que tenho aqui. Se não der certo assim vou correr atrás de uma 14mm pra mexer!

Muito obrigado a todos pelas respostas rápidas!

Abraços!
Danilo Mottin

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Re: Troca da junta de admissão/escape

Mensagem por Mottin em Dom 16 Jun - 13:28:40

Consegui a chave 9/16" com um vizinho aqui e consegui tirar o parafuso. Agora a parte mais chata, pois não deu certo pra tirar ainda.

'Ibagens'

Primeiro meu pai esquentou uma chave 15mm aqui pra tentar encaixar, mas foi em vão :/


Aí com a chave correta (9/16") consegui tirar o teimoso



Visão de onde o bixo está pegando agora, a parte de trás do coletor de admissão não sai nem com reza brava por causa do cilindro mestre do freio. Tem como tirar esse cilindro e depois colocar sem interferir no funcionamento do freio?! Corrigindo a pergunta, tem como tirar fora sem dar problemas?





Aqui é a parte da frente do coletor de admissão que consegui tirar, aí levantei ele pra não ficar no parafuso.



Tem 'trocentas' mangueiras na frente, mas aqui dá pra ver o coletor praticamente colado no servo freio.



Help!

Abraços,
Danilo Mottin

EDIT:

Complementando: sei que pra arrancar fora a junta velha posso cortar com o estilete e tranquilo. Meu problema maior é em tirar o coletor pra poder encaixar a junta nova! Alguma dica?!

Müller
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Re: Troca da junta de admissão/escape

Mensagem por Müller em Dom 16 Jun - 15:00:02

Qdo eu vou tirar os coletores do meu, q não tem 6x2, eu tiro td q tem pela frente: alternador e suporte, mangueiras, carburador e cano de escape. Depois de td tirado e de uns "malabarismos", consigo tirar os dois coletores unidos. No meu caso, o q pega é o pino guia do meio. É um trampo chatinho de fazer, mas só assim pra sair bem feito. Faço isso sempre qdo tem q trocar a junta ou os selos.


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Re: Troca da junta de admissão/escape

Mensagem por Mottin em Dom 16 Jun - 16:16:22

Müller escreveu:Qdo eu vou tirar os coletores do meu, q não tem 6x2, eu tiro td q tem pela frente: alternador e suporte, mangueiras, carburador e cano de escape. Depois de td tirado e de uns "malabarismos", consigo tirar os dois coletores unidos. No meu caso, o q pega é o pino guia do meio. É um trampo chatinho de fazer, mas só assim pra sair bem feito. Faço isso sempre qdo tem q trocar a junta ou os selos.

Então, tirei o alternador, suporte. Só não tirei o carburador e mangueiras por causa do GNV, aí como não conheço melhor não desmontar.

O que tava faltando mesmo era uma segunda mão pra ajudar. Meu primo chegou aqui e ajudou a segurar o coletor enquanto eu puxava, aí deu certo. Conseguimos trocar a junta! \o/

Ai funcionei o carro e o barulho começou de volta, acredito que seja um baita furo no escape, pois parece que tá batendo tudo, tipo tec tec tec tec. Aí deitei embaixo do carro e bem perto da curva do coletor tá fazendo um vento absurdo quando acelera. Amanhã levo em algum lugar pra mexer nisso aqui perto, pois não vou arriscar pegar a BR até Curitiba com esse barulho todo (moro em Quatro Barras, na região metropolitana)

Obrigado a todos pelas dicas! Very Happy




Abraços!
Danilo Mottin

Diegoj
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Re: Troca da junta de admissão/escape

Mensagem por Diegoj em Dom 16 Jun - 16:35:52

Liga o carro e joga WD40 na junção dos coletores com o cabeçote, se tiver vazamento ali a lenta vai aumentar na hora.

Já passei por problema assim e acredite, troquei 3x o coletor 6x2 novo porque tinha com vazamento e a junta vagabunda de R$15 não deu problema nenhum. Tanto que depois que finalmente o coletor veio sem vazamento, montei com uma junta dessas e nunca mais me encomodei, vendi o opala sem nunca mais precisar trocar a junta dos coletores.

Mottin
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Re: Troca da junta de admissão/escape

Mensagem por Mottin em Dom 16 Jun - 17:34:57

Diegoj escreveu:Liga o carro e joga WD40 na junção dos coletores com o cabeçote, se tiver vazamento ali a lenta vai aumentar na hora.

Já passei por problema assim e acredite, troquei 3x o coletor 6x2 novo porque tinha com vazamento e a junta vagabunda de R$15 não deu problema nenhum. Tanto que depois que finalmente o coletor veio sem vazamento, montei com uma junta dessas e nunca mais me encomodei, vendi o opala sem nunca mais precisar trocar a junta dos coletores.

Não precisou fazer isso, chamei um vizinho que manja de mecânica e ele viu um pedaço da junta no bloco e já falou que era junta de cabeçote que estourou, comprei a junta de admissão/escape a toa!

Será que ter estourado a junta de cabeçote não vai dar problema em outras coisas? Vou ter que refazer o cabeçote inteiro? Putz, desanimei agora :/

Abraços,
Danilo Mottin

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Re: Troca da junta de admissão/escape

Mensagem por rafa_pr em Dom 16 Jun - 20:45:08

Com sorte, não.

Cuidado que se ela estourou e vc anda no GNV, pode ser que a mistura esteja muito pobre e o motor está trabalhando muito quente! Wink

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Re: Troca da junta de admissão/escape

Mensagem por Ivo Filho em Dom 16 Jun - 20:49:07

olha, junta de cabeçote so estoura sem o motor ferver por dois motivos:

1 - falta de aperto;
2 - falta de combustivel;

se o carro nao ferveu e nem superaqueceu nao vejo motivo para alarde, mas é bom levar o cabeçote para inspecionar.


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Re: Troca da junta de admissão/escape

Mensagem por Mottin em Seg 17 Jun - 7:52:31

rafa_pr escreveu:Com sorte, não.

Cuidado que se ela estourou e vc anda no GNV, pode ser que a mistura esteja muito pobre e o motor está trabalhando muito quente! Wink

Então, na hora do estouro estava no álcool. Não chegou a ferver o motor, pois estava a uns 3km de casa. Fui pra casa, desliguei o carro e fiz a troca da junta de admissão/escape. Depois que troquei, funcionei o carro e vi que não era isso, já deixei ele parado e hoje cedo levei ele até a oficina perto de casa (uns 4km) rodando. Acredito que ressecou a junta por causa do carro estar parado desde janeiro na garagem, o cara só funcionava ele de vez em quando e não andava mais, pois ele foi morar em Minas Gerais e o carro ficou por aqui!

Ivo Filho escreveu:olha, junta de cabeçote so estoura sem o motor ferver por dois motivos:

1 - falta de aperto;
2 - falta de combustivel;

se o carro nao ferveu e nem superaqueceu nao vejo motivo para alarde, mas é bom levar o cabeçote para inspecionar.

Pode acontecer de ressecar com o tempo?

Não ferveu nem superaqueceu, então dei sorte desta vez!

Muito obrigado pessoal, os comentários me ajudaram muito!

Abraços!
Danilo Mottin

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Re: Troca da junta de admissão/escape

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