por Müller em Sab 29 Jun - 11:51:26
Relativamente fácil.
Erga o carro e apoie sobre cavaletes (segurança).
Tire as rodas e solte as pinças (dois parafusos 19mm em cada pinça) e calce-as em algum ponto do carro de forma q não estique as mangueiras.
Tire a tampinha de vedaçao do cubo usando uma chave de fenda por meio de alavancagem.
Dentro do cubo estarão a porca com cupilha, a arroela e os dois rolamentos. Opala usa dois rolamentos: um externo (menor) e um interno maior).
Desentorte as pontas da cupilha e retire-a com um alicate de bico, tire a porca, a arroela e o rolamento externo.
Feito isso, é só puxar o disco pra fora do eixo.
Com o disco fora, retire os retentores de roda na parte de traz do disco e terá acesso ao segundo rolamento e retire-o.
Agora vem a parte mais chata: tirar a pista dos rolamentos q fikam no disco. Cada rolamento gira/se apoia sobre um anel q é encaixado no disco, chamado "pista". Pra tirá-los eu faço uso de uma chave de fenda grande e um martelo. Apoio a chave na beirada das pistas e vou batendo com o martelo até sair.
Pra recolocar as pistas tbem faço uso do martelo e vou batendo até encaixá-las novamente, mas usando um calço pequeno de madeira pra não danificar a pista nova.
Depois, coloca o rolamento grande,os retentores novos, enche o cubo de graxa azul (à base de lítio), recoloca o disco no eixo, o rolamento menor, a arooela, a porca, a cupilha e a tampinha.
Recoloca as pinças, aperta bem os parafusos, coloque as rodas e põeo carro no chão.
Isso é para os Opalas com discos ventilados. Não sei se o procedimento é o mesmo pra quem usa disco sólido.
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Caravan Comodoro SL/E 88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90 4cil.

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