Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
como trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan EmptyHoje à(s) 9:11:09 por Tonho_RS

» Tampão Caravan Diplomata
como trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan EmptyOntem à(s) 18:50:37 por Müller

» Motor 4cil 2.8
como trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan EmptyOntem à(s) 14:17:19 por LEOGC

» Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
como trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan EmptyOntem à(s) 12:56:23 por bybecker

» Ferramenta para travar volante do opala
como trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan EmptyOntem à(s) 11:33:01 por opala4cc

» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
como trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan EmptyOntem à(s) 8:42:36 por Bre4100

» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
como trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan EmptySeg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena

» NUMERAÇÃO DE MOTOR
como trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan EmptySeg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS

» chaves do opala
como trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan EmptySeg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86

Quem está conectado?

129 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 128 visitantes :: 2 motores de busca

Müller


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
como trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Bar_leftcomo trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Barcomo trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Bar_right 
tabarbosa (16850)
como trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Bar_leftcomo trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Barcomo trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Bar_right 
Rubão6cc (15319)
como trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Bar_leftcomo trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Barcomo trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Bar_right 
BANDIT (13573)
como trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Bar_leftcomo trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Barcomo trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Bar_right 
Xann (10394)
como trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Bar_leftcomo trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Barcomo trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
como trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Bar_leftcomo trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Barcomo trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Bar_right 
j ricardo (9376)
como trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Bar_leftcomo trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Barcomo trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Bar_right 
Jean Bida (9320)
como trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Bar_leftcomo trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Barcomo trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
como trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Bar_leftcomo trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Barcomo trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
como trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Bar_leftcomo trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Barcomo trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Bar_right 

+3
rodjacc
Müller
Leo´s Car
7 participantes

    como trocar rolamento dianteiro opala ou caravan

    Leo´s Car
    Leo´s Car
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 9
    Localização : sjpinhais
    Modelo do carro : caravan 77,,,!...sorria vc esta sendo utrapassado...!
    Cilindros : 4cc turbo
    Data de inscrição : 25/06/2013

    como trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Empty como trocar rolamento dianteiro opala ou caravan

    Mensagem por Leo´s Car Sáb 29 Jun - 2:54:37

    boa noite amigo ,gostaria de sabe se alguen por ai ja trocou os rolamento dianteiro da caravan..se alguen ai ja trocou por favor me ajunde nesse topico..
    pois qro eu mesmo tentar fazer minha caravan p tentar garantir o melho possivel do serviço
    e ai alguen ja trocou?
    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4054
    Idade : 40
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    como trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Empty Re: como trocar rolamento dianteiro opala ou caravan

    Mensagem por Müller Sáb 29 Jun - 11:51:26

    Relativamente fácil.

    Erga o carro e apoie sobre cavaletes (segurança).

    Tire as rodas e solte as pinças (dois parafusos 19mm em cada pinça) e calce-as em algum ponto do carro de forma q não estique as mangueiras.

    Tire a tampinha de vedaçao do cubo usando uma chave de fenda por meio de alavancagem.

    Dentro do cubo estarão a porca com cupilha, a arroela e os dois rolamentos. Opala usa dois rolamentos: um externo (menor) e um interno maior).

    Desentorte as pontas da cupilha e retire-a com um alicate de bico, tire a porca, a arroela e o rolamento externo.

    Feito isso, é só puxar o disco pra fora do eixo.

    Com o disco fora, retire os retentores de roda na parte de traz do disco e terá acesso ao segundo rolamento e retire-o.

    Agora vem a parte mais chata: tirar a pista dos rolamentos q fikam no disco. Cada rolamento gira/se apoia sobre um anel q é encaixado no disco, chamado "pista". Pra tirá-los eu faço uso de uma chave de fenda grande e um martelo. Apoio a chave na beirada das pistas e vou batendo com o martelo até sair.

    Pra recolocar as pistas tbem faço uso do martelo e vou batendo até encaixá-las novamente, mas usando um calço pequeno de madeira pra não danificar a pista nova.

    Depois, coloca o rolamento grande,os retentores novos, enche o cubo de graxa azul (à base de lítio), recoloca o disco no eixo, o rolamento menor, a arooela, a porca, a cupilha e a tampinha.

    Recoloca as pinças, aperta bem os parafusos, coloque as rodas e põeo carro no chão.    

    Isso é para os Opalas com discos ventilados. Não sei se o procedimento é o mesmo pra quem usa disco sólido.


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96

    Locobu gosta desta mensagem

    Leo´s Car
    Leo´s Car
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 9
    Localização : sjpinhais
    Modelo do carro : caravan 77,,,!...sorria vc esta sendo utrapassado...!
    Cilindros : 4cc turbo
    Data de inscrição : 25/06/2013

    como trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Empty Re: como trocar rolamento dianteiro opala ou caravan

    Mensagem por Leo´s Car Seg 1 Jul - 23:49:08

    valeq muiler pela aula de como trocar um rolamento dinteiro ,,garanto q depois dessa explicaçao,nao vou mai precisar mandar trocar os rolamento da minha caravam obrigado pela atençao

    garanto q esse topico e essa explicaçao ja matou todas xaradas e ajudara muitas pessoas com seu primeiro opala

    Locobu gosta desta mensagem

    rodjacc
    rodjacc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4
    Localização : Itaboraí - RJ
    Modelo do carro : Opala Coupê 1975
    Cilindros : 4 Cilindros
    Data de inscrição : 30/01/2014

    como trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Empty Re: como trocar rolamento dianteiro opala ou caravan

    Mensagem por rodjacc Sex 31 Jan - 12:22:17

    Estou fazendo exatamente este processo no meu Opala. Acho que não tem diferença do disco ventilado pro sólido, pois o meu é sólido é fiz exatamente a mesma coisa que o Müller citou.
    RN_Willemann
    RN_Willemann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2517
    Idade : 33
    Localização : Balneário Camboriú - SC
    Modelo do carro : Diplomata 4.1
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 09/07/2009

    como trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Empty Re: como trocar rolamento dianteiro opala ou caravan

    Mensagem por RN_Willemann Seg 10 Fev - 16:17:04

    e o aperto na arruela ? deixar uma folga "0" ou deixar como ?
    Müller
    Müller
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4054
    Idade : 40
    Localização : São Paulo - SP
    Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
    Cilindros : 20 no total!!!!
    Data de inscrição : 05/01/2008

    como trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Empty Re: como trocar rolamento dianteiro opala ou caravan

    Mensagem por Müller Seg 10 Fev - 17:25:07

    RN_Willemann escreveu:e o aperto na arruela ? deixar uma folga "0" ou deixar como ?

    Vc aperta a porca até os entalhes dela casarem com o furo na ponta do eixo, onde vai a cupilha.

    Vc vai perceber q se apertar demais os entalhes não vão casar. Aí vc vai ter q voltar a porca um pouco. É nesse ponto q vc trava com a cupilha. Geralmente não fica folga. Vc verifica balançando o disco com a mão na horizontal e vertical. Uma folga mínima é tolerável.


    _________________
    Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
    Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
    Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
    Omega CD 4.1 95/96
    RN_Willemann
    RN_Willemann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2517
    Idade : 33
    Localização : Balneário Camboriú - SC
    Modelo do carro : Diplomata 4.1
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 09/07/2009

    como trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Empty Re: como trocar rolamento dianteiro opala ou caravan

    Mensagem por RN_Willemann Seg 10 Fev - 17:43:52

    blz, vlw muller
    Heitor78
    Heitor78
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1
    Localização : londrina, pr
    Data de inscrição : 04/02/2014

    como trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Empty Re: como trocar rolamento dianteiro opala ou caravan

    Mensagem por Heitor78 Sáb 11 Jul - 19:29:50

    boa noite, sabem me dizer se quando colocar o disco ventilado, ele encosta totalmente na ponta de eixo ???
    estou trocando o meu disco mais estou com essa duvida... ele fica firme, sem folgas, mais porem não encosta totalmente.... valew
    bruno silverstar83
    bruno silverstar83
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4856
    Idade : 27
    Localização : Araucária-PR
    Modelo do carro : Silverstar 1983
    Cilindros : 6 Cilindros
    4.1/S
    Data de inscrição : 12/04/2012

    como trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Empty Re: como trocar rolamento dianteiro opala ou caravan

    Mensagem por bruno silverstar83 Dom 12 Jul - 8:47:40

    Olá amigo,seja bem vindo.
    O seu carro usava disco sólido?

    veja esse tópico meu,quem sabe pode te ajudar

    http://www.opaleirosdoparana.com/t38052-tutorial-troca-do-rolamentos-do-eixo-dianteiro


    _________________
    Opala muito mais que um carro,uma paixão.

    ___________________________________________________

    Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

    Refazendo o motor do silver...

    como trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan 14tyfko
    rafaelopalaleiro
    rafaelopalaleiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 882
    Idade : 34
    Localização : PALMAS-PR
    Modelo do carro : Diplomata 1989 4

    Caravan 75 Rat.
    Data de inscrição : 18/10/2008

    como trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Empty Re: como trocar rolamento dianteiro opala ou caravan

    Mensagem por rafaelopalaleiro Dom 12 Jul - 10:44:03

    Tem que cuidar Pra não enforcar ou marcar a capa do rolamento, tem que fazer o aperto com a roda no lugar girando ela na hora que for apertar. voltando um poquinho !!!

    Rolamentos da marca Timkem e sempre bom....

    Conteúdo patrocinado


    como trocar rolamento dianteiro  opala ou caravan Empty Re: como trocar rolamento dianteiro opala ou caravan

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar - 18:14:42