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Opala injetado e aspro

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R.Gigante
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Opala injetado e aspro

Mensagem por R.Gigante em Qui 4 Jul - 21:38:24

Fala opaleiros !!!
To com muitas duvidas na hora de me acertar com a preparação do opalao, ele ainda ta no mecânico. To passando de 4cil pra 6cil, motor da silverado 4.1, cambio da c-20, diferencial de dana 44, longarinas reforçadas, suspenção inteira nova e melhor calibrada... mas o x da questão esta no motor, quero taxar ele pra alcool, ja tenho pistões cabeçudos pra tirar menos material do cabeçote, mas to com o módulo original( do omega) pra montar, e vo atras de uma ignição mais violenta pra ajudar com a combustão. Não vi quase nenhum post de opalas taxados injetados, muito menos com o módulo original... to precisando de um pouco de conhecimento técnico, e conselhos de quem ja mexeu com coisas do tipo...

Abraços

Sr.Bianchi
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Re: Opala injetado e aspro

Mensagem por Sr.Bianchi em Qui 4 Jul - 21:51:47

O meu é injetado com o sistema "powertech" e uso módulo original. Rodo na gas. Motor com taxa 9,5:1, ou seja, mais alta que a original.

Uma taxa boa para alcool seria algo em torno de 11-12:1; injetado ou carburado. Dá para conseguir isso com pistão cabeça plana do motor a alcool e rebaixe no cabeçote. Meça seu cabeçote antes de rebaixar. O meu, que é o mesmo do omega/silverado, está com 56/57 cc. Não é bom passar disso, ainda mais que esse cabeçote é relativamente frágil.

Não vejo porque mexer na ignição quando se usa o sistema do omega/silverado.
Se você vai usar uma central de omega num motor de silverado, substitua o comando ou remapeie (troque o chip) para um melhor adequado ao motor (em especial comando) da silverado.

R.Gigante
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Re: Opala injetado e aspro

Mensagem por R.Gigante em Qui 4 Jul - 22:15:55

O problema é que eu quero rodar com taxa de 13,5 - 14, que seria perto do limite para o alcool, o módulo de ignição é fundamental para nao haver falha na combustao em rotações mais altas, e o comando não é trocavel, os do opala nao servem, o do omega tem um sensor numa das extremidades (parte meio quadrada) que os do opala nao tem, quanto ao remapeamento é obrigatório, uma vez que é necessário aumentar o fluxo dos bicos ( que tambem terão que ser trabalhados) para rodar no alcool... quero que ele fique monstrão

Sr.Bianchi
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Re: Opala injetado e aspro

Mensagem por Sr.Bianchi em Sex 5 Jul - 6:58:25

R.Gigante escreveu:    O problema é que eu quero rodar com taxa de 13,5 - 14, que seria perto do limite para o alcool, o módulo de ignição é fundamental para nao haver falha na combustao em rotações mais altas, e o comando não é trocavel, os do opala nao servem, o do omega tem um sensor numa das extremidades (parte meio quadrada) que os do opala nao tem, quanto ao remapeamento é obrigatório, uma vez que é necessário aumentar o fluxo dos bicos ( que tambem terão que ser trabalhados) para rodar no alcool... quero que ele fique monstrão

Dificilmente, ou melhor, é quase impossível tu fazer um canhão apartir de um motor com injeção de omega/silverado.

O cabeçote mesmo trabalhado, é limitado, o coletor é restritivo, tem uma borboleta somente, os bicos terão um certo limite. Com comando de silverado não deve passar de 170-180 cv. Esse comando é praticamente a mesma porcaria do 4.1 do opala. Preparação e esse comando não andam juntas. É o primeiro item a ser repensado. Com outro comando talvez chegue nos 250 cv. Mas se usar apena o cabeçote do omega e tripla, por ex., da para extrair mais potência.

Se você vai girar 5200 já sem força com comando de silverado, não rpecisa mesmo mexer em ignição.

Mas o comando é substituivel, sim. Tanto o de omega como de silverado tem no lugar do came que toca a bomba no opala, um ressalto (meio quadrado), que fornece ao sensor de fase (parte do sistema e injeção sequencial) a posição do cilindro, para servir de parametro a ignição e injeção.

No meu uso um comp cams 280h. Levei na retífica ele e um comando de silverado. Então lá eles reproduziram na fresa o ressalto do sensor de fase no came que toca a bomba de gas. no comp, baseado no da silverado. Está funcionando normalmente. Só preciso fazer o remapeamento para corrigir alguns detalhes.

R.Gigante
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Re: Opala injetado e aspro

Mensagem por R.Gigante em Sex 5 Jul - 9:00:10

Acho estranho essa limitação, o próprio motor da silverado é praticamente o mesmo do omega com esse mesmo comando, só mudando o cambio e configurações na ecu, e mais algumas coisas. Esse motor gera 168cv sem trocar nada, rodando com gasolina e uma taxa relativamente baixa, seguindo essa linha de raciocínio da pra saber que ele aguenta potencia, uma vez que motores nao tao recentes eram fabricados com um coeficiente de segurança alto, isso da segurança pra aumentar no minimo em 30% essa potencia, e com os cuidados certos até mais, mas isso tudo pensando na teoria. Você que tem conhecimento pratico, ja viu algum carro arriscando esse tipo de alterações? Realmente ouvi falar que ele não aguenta como o do opala, e que não é bom retirar muito material dele (por isso comprei os pistões cabeçudos) , mas a minha idéia era arrancar uns 250cv, e sem trocar o comando, quero ele pra rua e o 266x266 não me parece tão pouco assim. Se souber de algum tópico que fale disso, ja procurei em diversos foruns mas ainda não achei nada.

Obrigado pela ajuda Sr. Bianchi

Sr.Bianchi
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Re: Opala injetado e aspro

Mensagem por Sr.Bianchi em Sex 5 Jul - 10:23:24

R.Gigante escreveu:  Acho estranho essa limitação, o próprio motor da silverado é praticamente o mesmo do omega com esse mesmo comando, só mudando o cambio e configurações na ecu, e mais algumas coisas. Esse motor gera 168cv sem trocar nada, rodando com gasolina e uma taxa relativamente baixa, seguindo essa linha de raciocínio da pra saber que ele aguenta potencia, uma vez que motores nao tao recentes eram fabricados com um coeficiente de segurança alto, isso da segurança pra aumentar no minimo em 30% essa potencia, e com os cuidados certos até mais, mas isso tudo pensando na teoria. Você que tem conhecimento pratico, ja viu algum carro arriscando esse tipo de alterações? Realmente ouvi falar que ele não aguenta como o do opala, e que não é bom retirar muito material dele (por isso comprei os pistões cabeçudos) , mas a minha idéia era arrancar uns 250cv, e sem trocar o comando, quero ele pra rua e o 266x266 não me parece tão pouco assim. Se souber de algum tópico que fale disso, ja procurei em diversos foruns mas ainda não achei nada.

 Obrigado pela ajuda Sr. Bianchi


O comando do omega e da silverado não são o mesmo...
pode ver pelos numero de potencia e torque. A silverado produz 138 cv enquanto o omega 168. Há mudandças na programação da ecu devido a diferença entre os comandos. São apenas estas as diferenças: comando e a devida programação.
O do omega é 266 sim, já da silverdao, deve ser algo tipo 252... é para camionete mesmo, torque em baixa.
Mas ambos tem levante baixo e lobe center maior, logo menor cruzamento de válvulas etc. São comandos mansos, tipo original mesmo.

Na questão do cabeçote, tu só conseguiria mais de 11, 11,5:1 de taxa se rebaixasse o bloco. Mas ai tem de ver se não vai pegar a válvula no pistão... se tiver de fazer cavas nos pistões já é um saco... mas de qualquer forma, é necessário que haja harmonia entre os fatores...quero dizer, taxa alta para comando mais agressivo e preparação mais pesada.

Meu carro está assim: toda injeção da silverado, comando comp cams 280h duração 230.0° @0.50 e 0.536' de levante, lobe center 110 e 60° de cruzamanto. Ou seja, é um comando bem mais agressivo que o do omega.
Pistões 0.40 gas. 9,5:1 de taxa (recomenda-se para esse comando 9-10:1). Escape dimensionado 6x2 dudu, filtro conico K&N e alivio do volante. Cabeçote original, apenas rebaixado. Depois de afinado, espero algo em torno dos 220 cv a 5000 rpm e 37, 38 kgfm de torque a 3500/4000 rpm. Ah... os bicos parecem estar dando conta sem problemas.

Sem querer desanimar ou ser chato, mas não existe nenhuma maneira, se não sobre aliementado de se conseguir 250 cv com comando original. Acho que qualquer um vai dizer isso.
Tem um vídeo no youtube de um omega na nascar chips, com comando isky 278, 6x2, cabeçote trabalhado, bicos trabalhados, filtro, remapeamento no dyno etc... com isso deu 245cv.

R.Gigante
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Re: Opala injetado e aspro

Mensagem por R.Gigante em Sex 5 Jul - 11:41:02

Essa questao da valvula pegar eu nem tinha sonhado kkkkk. O lance do comando igual, o dono de uma loja de peças de opala que eu comprei o cambio juro de pé junto que os dois são iguais, ainda me falo que a numeração era a mesma que ele ja havia trabalhado com os dois... vai saber né. Você ta usando tuchos mecânicos? Se sim, deu pau na injeção pra montar ? Tinha desistido do comando por conta do sensor e dos tuchos, mas agora a coisa parece que vai ficar mais divertida. Curiosidade a parte, o seu ficou muito beberrão ?

Valeu mais uma vez pela força

Sr.Bianchi
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Re: Opala injetado e aspro

Mensagem por Sr.Bianchi em Sex 5 Jul - 15:24:52

Ele jurou de pé junto e eu juro pela vida da minha vózinha que são diferentes, sim.
Vamos aos numeros:
Omega: 168 cv / 29.1Kgf a 4.500 RPM
Silverado: 138 cv / 30.7Kgf a 2.500RPM

Uso tuchos hidráulicos, o comando é para tuchos hidráulicos. Acho que dá para usar comando mecanico, não sei se tem problema pelo sensor de detonação. Particularmente eu não usaria comando/tuchos mecanicos. Toda vez que precisa regular válvula, é um parto por causa do coletor.

É só levar numa retífica, que de preferencia ja tenha feito isso, mas é tranquilo.
Claro que, trocar o comando com injeção original exige que seja feita uma reprogramação da central, um novo chip.

Quanto a consumo não tive como medir ainda. Depois que estiver tudo 100% acertado ai eu faço uma média.

opaa
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Re: Opala injetado e aspro

Mensagem por opaa em Sex 5 Jul - 16:07:19

Caros srs
Vejo que muita gente usa tbi do Monza no opala 4 ou 6 cil. Seria possível usar no opala flauta, bicos, tbi, modulo de injeção tudo do Monza 2.0 mpfi?
abraços

R.Gigante
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Re: Opala injetado e aspro

Mensagem por R.Gigante em Sex 5 Jul - 20:07:56

Quanto a esses números ainda acho que pode ser por conta da relação de marchas. A silverado seria como uma moto de motocross relação curta, muito torque pouca final, enquanto o omega uma speed, cambio longo, mais potente mas sem torque em baixa.
Quanto maior o torque menor a potência: Potência = RPM x Torque, mas acho que você pode estar certo sim, só vendo pra saber.


Opaa, quanto a sua pergunta acho que nao é possível, o opala originalmente carburado não possui sensores que são utilizados nos parametros do módulo para que ele funcione, por isso o pessoal usa os módulos programaveis eles precisam de muito menos recursos para funcionar, entre outros fatores.

R.Gigante
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Re: Opala injetado e aspro

Mensagem por R.Gigante em Sex 5 Jul - 20:12:29

Esqueci, a doidera dos sensores de detonação ja tinha ouvido falar, alias onde você comprou o seu comando? Quando estiver redondinho posta um video ai, fiquei curioso pra ver seu opalão . Se bem que se for da todo esse rolo pra sair 250cv, acho que vo pendurar uma turbina e ver no que da, fico com pena de subutilizar as peças que eu ja comprei. Mas de todo jeito obrigado, conhecimento nunca é demais

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Re: Opala injetado e aspro

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