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como faço para colocar meu 6 bocas no ponto certo

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como faço para colocar meu 6 bocas no ponto certo

Mensagem por roberligervasio em Qui 11 Jul - 12:50:03

e ´galera cada vez que mexo no meu opala descubro mais uma gamba o antigo dono dele colocou uma polia do motor 4 cilindros no motor do meu 6 bocas agora nao da´pra colocar mais no ponto usando a lampada de ponto pois a marca na polia e´igual ao do 6 cilindros eu queria a fazer a marca na polia como fazer eu pensei em colocar o primeiro pistao no pms mas ai veio duvida com os pistao no pms a marca da polia vai ficar a onde ????alguem pode me ajudar???

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Re: como faço para colocar meu 6 bocas no ponto certo

Mensagem por powered by straight six em Qui 11 Jul - 18:37:13

blz colega.
Então com o pistão do primeiro cilindro em PMS a marca da polia deve apontar para a marca ´´0`` na régua graduada que tem na lata atrás da polia.

As marcações na régua ficam assim.
0=PMS
A=10° antes de PMS
B=20° antes de PMS

E cada risco entre as marcações da régua representa 2° graus.

Agora uma coisa,como vc vai colocar o 1° pistão em PMS??vai retirar o cabeçote e usar relogio comparador??

espero que tenha te ajudado.
at+,abraço OKK OKK 


parra
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Re: como faço para colocar meu 6 bocas no ponto certo

Mensagem por parra em Qui 11 Jul - 19:37:25

pra por o primeiro em PMS é com a chave de fenda no buraco da vela, quando parar de subir é o PMS. mas me diga, o carro esta falhando, qual o sintoma ? Sou da opinião de nao complicar .... vai atrasando ou adiantando de pouquinho em pouquinho e vai andando pra testar com a chave 14 na mão ...

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Re: como faço para colocar meu 6 bocas no ponto certo

Mensagem por roberligervasio em Qui 11 Jul - 19:48:42

pra por o primeiro em PMS é com a chave de fenda no buraco da vela, quando parar de subir é o PMS. mas me diga, o carro esta falhando, qual o sintoma ? Sou da opinião de nao complicar .... vai atrasando ou adiantando de pouquinho em pouquinho e vai andando pra testar com a chave 14 na mão ... blz irmao eu tenho lampada de ponto aqui e a minha nao tem avanço nao entao fazendo a marca na polia fica mais facil colocar no ponto embora que no ouvido tb fica muito tb concordo com vc tb .eu acho que meu opala esta'esquentando muito e e'devido porque o ponto ta'muito adiantado hoje atrazei ele um pouco pra ver se melhora

Müller
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Re: como faço para colocar meu 6 bocas no ponto certo

Mensagem por Müller em Qui 11 Jul - 20:02:14

Só um detalhe: como a polia está fora de marcação, não adianta simplesmente colocar no PMS. Embora coloque-se uma chave de fenda no lugar da vela e gire o motor até o pistão subir totalmente, quem garante q o pistão não está na fase de exaustão (com a válvula de esape aberta)?

Tem q tirar a tampa de válvulas e girar o motor até verificar q as duas válvulas estão fechadas com o pistão no topo. Feito isso, coloca-se a polia na posição correta ou faz-se a nova marcação.

Dica: não é aconselhável usar essa polia no 6 cil.


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Re: como faço para colocar meu 6 bocas no ponto certo

Mensagem por frederico santos em Qui 11 Jul - 21:27:29

brother tira todas as velas .soca um pedaço de papel no buraco da vela do 1° cilindro e vede -o bem com cuidado p não cair lá dentro( o pedaço de papel ,vc não) .com uma  das roda traseiras suspensas engate a quarta marcha e começe a girar (sentido horário é lógico) .quando vc ouvir um estado tipo rolha de champagne pare e acerte na chave como o brother acima havia dito ..vai ter certeza que encontrou o pms ai é é só acertando c a roda caso tenha passado e encontrar onde o pistão chega em seu ponto maximo.....pequenas diferenças no ponto vc acerta no distribuidor depois ..lembre-se que tem marcas no corpo do distribuidor p acerto de ponto tb!!e esquece a polia...aliaz polia de 4 cc em 6cc ja foi muito falado aqui pois ela não amortece as vibrações do vivra que ja é uma caca no quesito balanceamento..eu tinha depois do contudo que li aqui tirei o mais rapido possivel..não meta giro nesse motor..boa sorte..
OKK

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Re: como faço para colocar meu 6 bocas no ponto certo

Mensagem por RN_Willemann em Qui 11 Jul - 21:52:41

Amigo, cheio de de adaptações mais fácil fazer de ouvido e testando.

Eu costumo fazer assim, primeiro na lenta eu vo adiantando até ficar liso, dai acelero a 3000 rpm +- e vo mechendo ate ficar o mais liso possivel, travo, dou uma volta, adianto mais um pouco pra ver se melhora, se nao mudar nada eu atraso pro ponto antigo, dai testo a partida pra ver se está pegando normal, se pesar é só voltar um cabelo (ponto eh soh o peso da mão e jah muda)

espero ter ajudado, pelo menos pra mim sempre ficou bem forte hehe

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Re: como faço para colocar meu 6 bocas no ponto certo

Mensagem por powered by straight six em Qui 11 Jul - 22:30:18

roberligervasio escreveu:pra por o primeiro em PMS é com a chave de fenda no buraco da vela, quando parar de subir é o PMS. mas me diga, o carro esta falhando, qual o sintoma ? Sou da opinião de nao complicar .... vai atrasando ou adiantando de pouquinho em pouquinho e vai andando pra testar com a chave 14 na mão ... blz irmao eu tenho lampada de ponto aqui e a minha nao tem avanço nao entao fazendo a marca na polia fica mais facil colocar no ponto embora que no ouvido tb fica muito tb concordo com vc tb .eu acho que meu opala esta'esquentando muito e e'devido porque o ponto ta'muito adiantado hoje atrazei ele um pouco pra ver se melhora

Só uma coisa,com a chave de fenda funciona tmb,mas eu não recomendo ,como vc quer refazer a marcação da polia vc deve ter certeza do PMS correto,com a chave de fenda pode dar alguns graus de diferença na polia .
 
   Vou explicar:no momento de PMS a virabrequim esta mudando a direção da biela de subida para descida então durante essa inversão de movimento e pistão pode ficar em PMS durante mais de um grau de  movimento da polia,por isso a chave de fenda pode te enganar,pois quando a chave parar de se mexer,nesse momento podemos dizer que o pms vai estar començando,e o pms correto que vc deve usar de referencia se encontra no meio desse movimento de subida e descida.
  Suponhamos que o PMS permaneça durante 4° graus de movimento medidos no virabrequim,como o eixo do distribuidor gira na metade na velocidade do virabrequim isso significa 2° de diferença,então vc usando a pistola de ponto pode parecer que esta 2° graus adiantado ou 2° graus atrasado.Pode não parecer,mais 2 graus podem fazer muita diferença.

Retirar o cabeçote e usar um relógio comparador pode ser mais complicado mas é o mais correto para vc acertar a marcação da polia para depois por no ponto com a pistola,fica a dica.

at+,abraço OKK OKK


Última edição por powered by straight six em Sex 12 Jul - 10:23:29, editado 3 vez(es)

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Re: como faço para colocar meu 6 bocas no ponto certo

Mensagem por powered by straight six em Qui 11 Jul - 22:45:59

Müller escreveu:Só um detalhe: como a polia está fora de marcação, não adianta simplesmente colocar no PMS. Embora coloque-se uma chave de fenda no lugar da vela e gire o motor até o pistão subir totalmente, quem garante q o pistão não está na fase de exaustão (com a válvula de esape aberta)?

Tem q tirar a tampa de válvulas e girar o motor até verificar q as duas válvulas estão fechadas com o pistão no topo. Feito isso, coloca-se a polia na posição correta ou faz-se a nova marcação.

Dica: não é aconselhável usar essa polia no 6 cil.

 Para somente refazer a marcação da polia como o colega pediu não e necessario que o motor esteja em fase de compressão,pois a marcação da polia vai encontrar a marcação da régua em duas fases do motor,no final do escape/inicio da admisão e no final da compressão/inicio da ignição,então para marcação da polia não importa a fase.

at+,abraço OKK OKK


Última edição por powered by straight six em Sex 12 Jul - 10:04:19, editado 1 vez(es)

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Re: como faço para colocar meu 6 bocas no ponto certo

Mensagem por roberligervasio em Sex 12 Jul - 8:14:33

blz galera obrigado pelas discas que vcs me passaram lol! 

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Re: como faço para colocar meu 6 bocas no ponto certo

Mensagem por adpachec em Sex 12 Jul - 9:48:47

parra escreveu:pra por o primeiro em PMS é com a chave de fenda no buraco da vela, quando parar de subir é o PMS. mas me diga, o carro esta falhando, qual o sintoma ? Sou da opinião de nao complicar .... vai atrasando ou adiantando de pouquinho em pouquinho e vai andando pra testar com a chave 14 na mão ...

Eu faço assim também, mas com o pistão em PMS tem 02 jeitos, válvula aberta e válvula fechada, então antes eu coloco uma bolinha de papel no pistão 1, quando a bolinha pular ele esta em PMS com válvula fechada, aí é só usar a chave de fenda (cuidado para não riscar o pistão).
E adiantar atrasar o ponto é no distribuidor...chave 14 como o amigo escreveu.
OKK 

FabioM
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Re: como faço para colocar meu 6 bocas no ponto certo

Mensagem por FabioM em Sex 12 Jul - 11:36:38

Müller escreveu:Dica: não é aconselhável usar essa polia no 6 cil.
Dai Muller, vi comentarem isso em outro tópico, qual seria a do 6 cilindros?

Diegoj
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Re: como faço para colocar meu 6 bocas no ponto certo

Mensagem por Diegoj em Sab 13 Jul - 12:23:31

FabioM escreveu:
Müller escreveu:Dica: não é aconselhável usar essa polia no 6 cil.
Dai Muller, vi comentarem isso em outro tópico, qual seria a do 6 cilindros?

A do 6 cilindros é uma que tem uma borracha no meio. Ouvi falar que os ultimos 4c com ar e DH também sairam com essa polia, mas o resto os 4c é polia 'sólida' por assim dizer.

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Re: como faço para colocar meu 6 bocas no ponto certo

Mensagem por adpachec em Sab 13 Jul - 18:14:52

Ela absorve parte da vibração/torção do virabrequim que é muito longo a serve de contrapeso ao volante do motor. No modelo básico ela tem uma borracha no meio.


Diegoj
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Re: como faço para colocar meu 6 bocas no ponto certo

Mensagem por Diegoj em Sab 13 Jul - 19:24:52

mas essa ai é polia damper, a original do 6c é mais fulera, é uma polia harmonica. A função é a mesma, só que a damper faz bem melhor

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Re: como faço para colocar meu 6 bocas no ponto certo

Mensagem por adpachec em Sab 13 Jul - 20:42:28

A foto é só exemplo, no tópico acima eu escrevi que a básica é mais simples.....OKK 

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Re: como faço para colocar meu 6 bocas no ponto certo

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