fala galera apaixonada por opala, a zica é o seguinte: tenho 2 carros, o meu xodó 250/s 88 que só tiro da garagem nos fins de semana, e um santana q uso no dia a dia, quase todo dia ligo o opalao pra deixar ele fazer barulho um pokinho, mas deixei ele 3 dias parado e a bateria miou,ai resolvi tirar a bateria do opala e testar no santana, q é igualzinha, só muda os lados dos polos, e ai qdo fui dar um tranco,deu um estouro e nada do carro pegar,detalhe que conectei os polos corretamente,alguem sabe ai se a bateria que zicou meus 2 carros?o azar q agora to a pé!!!!!abraços galera
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descarregou a bateria
marcos mota- Opaleiro
- Número de Mensagens : 89
Localização : araraquara
Modelo do carro : Opala diplomata 88
Cilindros : 250/s 6 canecos, painel 7000rpm
Data de inscrição : 02/06/2013
- Mensagem nº1
descarregou a bateria
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 48
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº2
Re: descarregou a bateria
O pipoco provavelmente foi que a bateria não teve força para girar o arranque, mas liberou uma faísca com uma válvula aberta, aí o estouro.
Tem que dar uma carga na bateria.
A maioria das pessoas compram a bateria apenas pela corrente (Ex: 60 A, 70 A e etc.), mas esquecem de outros fatores como o "CA" (carga de Arranque), "CCA" (Carga de Arranque a FRIO) e o RC (Reserva de Capacidade).
CA: Carga de Arranque, é a corrente que uma bateria pode fornecer até sua tensão cair a 10,5 volts e em temperatura de 25º C.
CCA: Carga de Arranque a Frio, é a corrente que a bateria fornece até a bateria ter uma tensão de 7,5 volts a - 18º C.
RC: é o tempo que a bateria fornece carga quando o alternador pifa (70 ou 90 minutos em média).
Quanto maior o "CA" mais fácil o motor pega e mais fácil ela carrega, e quanto maior o "CCA" mais tempo ela conserva a energia.
Para o opala (com alternador comum e sem um som forte), é melhor uma bateria com CA superior ou igual a 700 A e CCA superior ou igual a 400 A. Ou você vai ficar dando carga na bateria a cada 3 dias.
Abaixo Bateria KRAFT para opala 74/92:
Modelo Código ABNT Tensão c20 rc25 CCA CA
22KI 12090D3J 12 60A 90 min. 450A 700A
Tem que dar uma carga na bateria.
A maioria das pessoas compram a bateria apenas pela corrente (Ex: 60 A, 70 A e etc.), mas esquecem de outros fatores como o "CA" (carga de Arranque), "CCA" (Carga de Arranque a FRIO) e o RC (Reserva de Capacidade).
CA: Carga de Arranque, é a corrente que uma bateria pode fornecer até sua tensão cair a 10,5 volts e em temperatura de 25º C.
CCA: Carga de Arranque a Frio, é a corrente que a bateria fornece até a bateria ter uma tensão de 7,5 volts a - 18º C.
RC: é o tempo que a bateria fornece carga quando o alternador pifa (70 ou 90 minutos em média).
Quanto maior o "CA" mais fácil o motor pega e mais fácil ela carrega, e quanto maior o "CCA" mais tempo ela conserva a energia.
Para o opala (com alternador comum e sem um som forte), é melhor uma bateria com CA superior ou igual a 700 A e CCA superior ou igual a 400 A. Ou você vai ficar dando carga na bateria a cada 3 dias.
Abaixo Bateria KRAFT para opala 74/92:
Modelo Código ABNT Tensão c20 rc25 CCA CA
22KI 12090D3J 12 60A 90 min. 450A 700A
Última edição por adpachec em Sáb 13 Jul - 18:44:28, editado 2 vez(es)
marcos mota- Opaleiro
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Modelo do carro : Opala diplomata 88
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Data de inscrição : 02/06/2013
- Mensagem nº3
Re: descarregou a bateria
valeu amigo,segunda ja verei isso, mas certeza q o carro saiu do ponto, e o q pode ter roubado carga do opalao?adpachec escreveu:O pipoco provavelmente foi que a bateria não teve força para girar o arranque, mas liberou uma faísca com uma válvula aberta, aí o estouro.
Tem que dar uma carga na bateria.
adpachec- Opaleiro
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Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
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Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº4
Re: descarregou a bateria
Santana motor Ap, neste pipoco costuma fugir do ponto, e roubar carga , só testando, no meu era o relógio, mas pode ser o alarme, e o que eu reescrevi no texto acima.
Para verificar fuga é conectar o multímetro no polo negativo (um terminal do multímetro, o negativo) e o terminal positivo do multímetro no fio negativo da bateria (que você desconectou), aí qualquer corrente que passe registra no multímetro, e você vai desligando (no fusível) um a um para descobrir.
Então fica assim:
Positivo: continua na bateria.
Desconecta o negativo e liga no contato positivo do multímetro.
Contato negativo do multímetro no polo negativo da bateria.
Multímetro ajustado para a tensão da bateria (geralmente ele é 20 v no multímetro).
O melhor modelo é o analógico (ponteiro).
Para verificar fuga é conectar o multímetro no polo negativo (um terminal do multímetro, o negativo) e o terminal positivo do multímetro no fio negativo da bateria (que você desconectou), aí qualquer corrente que passe registra no multímetro, e você vai desligando (no fusível) um a um para descobrir.
Então fica assim:
Positivo: continua na bateria.
Desconecta o negativo e liga no contato positivo do multímetro.
Contato negativo do multímetro no polo negativo da bateria.
Multímetro ajustado para a tensão da bateria (geralmente ele é 20 v no multímetro).
O melhor modelo é o analógico (ponteiro).
marcos mota- Opaleiro
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Modelo do carro : Opala diplomata 88
Cilindros : 250/s 6 canecos, painel 7000rpm
Data de inscrição : 02/06/2013
- Mensagem nº5
Re: descarregou a bateria
adpachec escreveu:Santana motor Ap, neste pipoco costuma fugir do ponto, e roubar carga , só testando, no meu era o relógio, mas pode ser o alarme, e o que eu reescrevi no texto acima.
Para verificar fuga é conectar o multímetro no polo negativo (um terminal do multímetro, o negativo) e o terminal positivo do multímetro no fio negativo da bateria (que você desconectou), aí qualquer corrente que passe registra no multímetro, e você vai desligando (no fusível) um a um para descobrir.
Então fica assim:
Positivo: continua na bateria.
Desconecta o negativo e liga no contato positivo do multímetro.
Contato negativo do multímetro no polo negativo da bateria.
Multímetro ajustado para a tensão da bateria (geralmente ele é 20 v no multímetro).
O melhor modelo é o analógico (ponteiro).
é isso ai amigo, as duas baterias sao semi novas, a moura inteligente de 60A, agora colocar no ponto , carregar a bateria e mandar os 2 pra eletrica!!
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