Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria EmptyOntem à(s) 9:11:09 por Tonho_RS

» Tampão Caravan Diplomata
Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria EmptyQua 27 Mar - 18:50:37 por Müller

» Motor 4cil 2.8
Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria EmptyQua 27 Mar - 14:17:19 por LEOGC

» Vende-se Opala Comodoro SL/E 89 com Kit Diplomata
Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria EmptyQua 27 Mar - 12:56:23 por bybecker

» Ferramenta para travar volante do opala
Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria EmptyQua 27 Mar - 11:33:01 por opala4cc

» Problemas com o Câmbio 4 Marchas Moderno
Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria EmptyQua 27 Mar - 8:42:36 por Bre4100

» Barulho na suspensão dianteira ME AJUDEM
Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria EmptySeg 25 Mar - 19:26:18 por jeniferdracena

» NUMERAÇÃO DE MOTOR
Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria EmptySeg 25 Mar - 16:30:13 por Tonho_RS

» chaves do opala
Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria EmptySeg 25 Mar - 4:34:52 por opaladiplomata.86

Quem está conectado?

128 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 127 visitantes :: 2 motores de busca

opala4cc


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Bar_leftComo remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria BarComo remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Bar_right 
tabarbosa (16850)
Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Bar_leftComo remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria BarComo remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Bar_right 
Rubão6cc (15319)
Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Bar_leftComo remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria BarComo remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Bar_right 
BANDIT (13573)
Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Bar_leftComo remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria BarComo remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Bar_right 
Xann (10394)
Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Bar_leftComo remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria BarComo remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Bar_leftComo remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria BarComo remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Bar_right 
j ricardo (9376)
Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Bar_leftComo remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria BarComo remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Bar_right 
Jean Bida (9320)
Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Bar_leftComo remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria BarComo remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Bar_leftComo remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria BarComo remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Bar_leftComo remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria BarComo remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Bar_right 

+14
Vitor Greve
Diplo87
Leo676
Alfredo Galhardo
New_gp
GustavoBraga
Caravan88
souza.net
fabio_bonatto
adpachec
Diegoj
^Marcos^
Wesley Silva
robsonrdasilva
18 participantes

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    robsonrdasilva
    robsonrdasilva
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 9
    Localização : Caxias do Sul
    Data de inscrição : 14/07/2013

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por robsonrdasilva Dom 14 Jul - 13:38:31

    Olá pessoal. Sou novo no fórum e comprei 1 opala 1977.

    Vou fazer eu mesmo a funilaria, mas estou com muitas dúvidas em relação a proteção da lataria em locais de difícil acesso.

    Desmontei o carro todo já. Dentro das portas, caixas de ar, coluna do teto na parte traseira e a parte interna da lateral traseira não tem como acessar.

    A minha dúvida é se esses lugares podem um dia comprometer todo meu trabalho de funilaria corroendo a chapa de dentro pra fora.

    Também tenho duvida se preciso tirar toda ferrugem de lugares como assoalho, parte interna do paralama, caixas de roda e cofre do motor. Será que só tirando a parte mais critica da ferrugem e aplicar um preto fosco vinilico já protegeria tudo?

    Tem lugares do carro que a chapa está só 1 pouco laranja da ferrugem mas não corroeu nada, se tiver como jogar 1 fundo pra não ter aumentar a ferrugem e não precisar lixar tudo 100% me pouparia 1 grande trabalho, pois o assoalho do carro é dificil de acessar por baixo.
    Wesley Silva
    Wesley Silva
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 128
    Idade : 36
    Localização : Belo Horizonte
    Modelo do carro : Opala especial 1974
    Data de inscrição : 02/01/2013

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por Wesley Silva Dom 14 Jul - 18:01:40

    Aí companheiro, dê uma pesquisada sobre convertedores de ferrugem, para aplicar basta limpar o local e retirar a ferrugem mais grossa, daí ele converte a ferrugem em um fundo fosfatizante, então é só pintar com esmalte sintético.
    robsonrdasilva
    robsonrdasilva
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 9
    Localização : Caxias do Sul
    Data de inscrição : 14/07/2013

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por robsonrdasilva Seg 15 Jul - 7:04:59

    Retirar a ferrugem do carro estou fazendo tudo manualmente, estou passando lixadeira, escova de aço e ferrox.... o problema são os lugares que não da pra alcançar tipo dentro da porta, dentro da caixa de ar, na lateral direita na parte de dentro, são lugares que é impossível pintar e acessar pra remover a ferrugem.

    Minha dúvida é se algum dia essa ferrugem interna pode corroer a lata ao ponto de chegar do lado externo.

    Por exemplo a porta, a agua pode entrar pela borracha pelo vidro, descer e correr por dentro.

    Preciso me preocupar com estes lugares ou é só tratar bem a parte externa?

    Exemplo desses lugares:

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria 54kx6
    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Lateral-traseira-opala-1980-4-portas-esq_MLB-F-4116198467_042013
    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria 270720101796_1
    ^Marcos^
    ^Marcos^
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2522
    Idade : 60
    Localização : São Paulo - SP
    Data de inscrição : 16/06/2008

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por ^Marcos^ Seg 15 Jul - 17:37:35

    Se não remover a ferrugem logo ela aparece para dar o ar da graça

    onde não se alcança, se desmonta para remover a ferrugem ou trocar a peça
    robsonrdasilva
    robsonrdasilva
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 9
    Localização : Caxias do Sul
    Data de inscrição : 14/07/2013

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por robsonrdasilva Seg 15 Jul - 18:40:31

    Mas em nenhuma restauração ou reforma o pessoal faz isso. Imagina abrir 1 porta no meio ou abrir 1 lateral inteira pra fazer isso?

    Ja vi gente aqui do fórum que corta 1 pedaço da caixa de ar onde ta podre, solda 1 chapa nova e na parte de dentro onde ta enferrujado deixam do jeito que ta.

    Fazendo o carro bem feito pelo lado de fora, assoalho e porta malas é garantia de que o carro vai durar bastante tempo?
    avatar
    Diegoj
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2326
    Localização : SC
    Modelo do carro : Diplomata 88
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/02/2012

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por Diegoj Seg 15 Jul - 18:50:42

    robsonrdasilva escreveu:Mas em nenhuma restauração ou reforma o pessoal faz isso. Imagina abrir 1 porta no meio ou abrir 1 lateral inteira pra fazer isso?

    Claro que fazem, é mais facil ver isso em restauração onde desmontam tudo e etc... A porta nem é dificil, é só soltar a folha da porta da estrutura e pronto.
    Tem um tópico de restauração aqui no fórum mesmo que o opala foi todo desmontado, laterais e tudo. Se eu achar eu posto aqui pra vc ver como fazem sim isso.

    Mas é aquela coisa... Tem restauração... Tem reforma... e tem """""""reforma"""""""Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria 44737 

    robsonrdasilva escreveu:Fazendo o carro bem feito pelo lado de fora, assoalho e porta malas é garantia de que o carro vai durar bastante tempo?

    Não, é igual tampar ferrugem com massa ou fibra, a ferrugem fica escondida, mas uma hora ela vai aparecer... e ai te prepara pq quando ela vem de dentro pra fora... quando chega a estourar é pq já ta tudo detonado.
    robsonrdasilva
    robsonrdasilva
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 9
    Localização : Caxias do Sul
    Data de inscrição : 14/07/2013

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por robsonrdasilva Seg 15 Jul - 19:01:45

    E tem algum produto que posso passar alem de convertedor pra não evoluir a ferrugem? Olhei por dentro das portas, por dentro da lateral e ta apenas laranja sem ferrugem profunda.

    Se tiver como passar algo pra não aumentar a ferrugem sem ter que tirar toda ela e proteger da umidade meu problema ta resolvido, pois se eu for fazer eu mesmo o carro e desmontar desse jeito não vou conseguir soldar de novo, a chapa está muito boa, nao esta fina só suja.

    Não vou restaurar quero 1 reforma boa, que dure uns bons anos usando material de qualidade mas não ao ponto de fazer isso.

    Agora fico pensando quem solda a chapa e nao trata por dentro o que acontece... quer dizer que metade das reformas do forum daqui 5 anos estão condenadas??
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por adpachec Seg 15 Jul - 19:08:16

    Amigo.
    Ferrugem de dentro para fora acontece, o único jeito (pela forma que você escreve) é depenar o carro por completo e fazer o tratamento, vai estragar, depende, sempre começa com um pontinho e se você deixar estraga tudo...nunca vai ficar livre dela....mas bem cuidado, ela demora a acontecer, e se cuidar vai ser só um pontinho...e você cuida...ou então....

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Opala-barueri-atualizado-3
    robsonrdasilva
    robsonrdasilva
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 9
    Localização : Caxias do Sul
    Data de inscrição : 14/07/2013

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por robsonrdasilva Seg 15 Jul - 19:22:32

    Gostei do exemplo hehehe.

    Acho que estou lendo alguns topicos antigos sobre ferrugem e me apavorando. Se eu retirar toda ferrugem pelo lado de fora, tratar, tirar a tinta antiga, massa e fazer bem feito vai durar muito.

    Vou tentar aplicar 1 zarcão por dentro ou 1 fundo preto vinilico, limpar o possivel nos lugares de dificil acesso e bola pra frente.

    O carro durou 36 anos já, ficou no relento e deve ter passado uns bons apuros e ta inteiro ainda, se fizer desse jeito acho que dura mais 1 bom tempo.

    Em breve vou postar fotos do começo da reforma dele no forum.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8149
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por adpachec Seg 15 Jul - 19:32:28

    robsonrdasilva escreveu:Gostei do exemplo hehehe.

    Acho que estou lendo alguns topicos antigos sobre ferrugem e me apavorando. Se eu retirar toda ferrugem pelo lado de fora, tratar, tirar a tinta antiga, massa e fazer bem feito vai durar muito.

    Vou tentar aplicar 1 zarcão por dentro ou 1 fundo preto vinilico, limpar o possivel nos lugares de dificil acesso e bola pra frente.

    O carro durou 36 anos já, ficou no relento e deve ter passado uns bons apuros e ta inteiro ainda, se fizer desse jeito acho que dura mais 1 bom tempo.

    Em breve vou postar fotos do começo da reforma dele no forum.

    Beleza...mas opala não é um carro "selado" como os de hoje, frisos das lanternas e das janelas por exemplo é para esconder imperfeições, e então tem muita abertura que um jato da água pode penetrar e ali enferrujar, é só ter cuidado com o jato na hora de lavar, deixar na chuva (na CHUVA..não garoa), secar.
    Preste atenção nas caixas de roda, vidro traseiro (cupê) que acumula água e enferruja...porta malas....a churrasqueira em frente o para brisa que pode enferrujar para dentro da cabine...debaixo das soleiras....
    OKK
    fabio_bonatto
    fabio_bonatto
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 56
    Localização : curitiba
    Modelo do carro : CARAVAN LUXO 78
    Cilindros : 4CC
    Data de inscrição : 01/10/2009

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por fabio_bonatto Sex 11 Out - 17:59:31

    agora em curitiba tem o pessoal da remo-jato jateamento q nao agride e nao entorta a chapa
    souza.net
    souza.net
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4
    Localização : Mato Grosso do Sul
    Data de inscrição : 31/08/2015

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por souza.net Seg 31 Ago - 13:17:34

    Prezados membros do fórum

    Possuo um Opala cupê adquirido em 1996, sendo que em 1998 fiz uma reforma completa nele. Acontece que do ano passado para cá, apareceu alguns pipocos na lataria (bolhas na pintura), indicando ferrugem.

    O carro fica guardado em garagem selada desde 1999, não toma sol nem chuva, apenas banhos de sol esporádicos e lavo ele a cada quatro meses e olhe lá...

    Penso em fazer uma nova reforma nele, todavia fico receoso, tendo em vista o quanto gastei da última vez. Se ao menos eu tivesse a certeza que a reforma fosse DEFINITIVA e não houvesse problemas futuros, eu faria a reforma sem peso na consciência.

    Gostaria de sugestões de como proceder, na ideia de deixar o carro como antes sem ter aborrecimentos no futuro.

    Segue em anexo, fotos (fotos retiradas da internet), onde marquei de vermelho os pontos de corrosão do veículo.

    Atenciosamente,
    Jean Souza

    Fotos:
    https://s77.photobucket.com/user/jean_souza2/media/Opala.01_zps7grhrki0.jpg.html?filters[user]=143865550&filters[recent]=1&sort=1&o=1
    Caravan88
    Caravan88
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1034
    Idade : 40
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Opala De Luxo 1971 (VENDIDO)

    Caravan Comodoro SL/E 1988 (VENDIDA)

    DIPLOMATA 1989/1990 (VENDIDO)

    Opala de Luxo 74 (VENDIDO)


    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 06/06/2010

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por Caravan88 Seg 31 Ago - 13:49:11

    Souza, isso é normal de opala. 

    Meu conselho: encha o tanque do carro e faça uns borrações, satisfação garantida por um décimo do custo de uma restauração. E não terá dor de cabeça!
    souza.net
    souza.net
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4
    Localização : Mato Grosso do Sul
    Data de inscrição : 31/08/2015

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por souza.net Seg 31 Ago - 14:15:41

    Caravan88 escreveu:Souza, isso é normal de opala. 

    Meu conselho: encha o tanque do carro e faça uns borrações, satisfação garantida por um décimo do custo de uma restauração. E não terá dor de cabeça!

    Daí eu fico com dor no coração, rsrsrs... pale

    E o pior: as "benditas" bolhas continuarão... Mad

    Considerando que seja normal e, não duvido disto, chega a ser desanimador ter um opala Sad

    Será que não existe alternativa que resolva? Question
    Caravan88
    Caravan88
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1034
    Idade : 40
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Opala De Luxo 1971 (VENDIDO)

    Caravan Comodoro SL/E 1988 (VENDIDA)

    DIPLOMATA 1989/1990 (VENDIDO)

    Opala de Luxo 74 (VENDIDO)


    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 06/06/2010

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por Caravan88 Seg 31 Ago - 15:15:46

    Então cara, acho que todo opaleiro já passou por esse desânimo quando tentamos resolver o problema e não conseguimos.

    O Marcos já disse tudo à ferrugem: limpeza! Remova tudo, se preciso desmonte o carro todo. Jateamento, galvanização e um monte de grana e tempo.

    Ou passe TF7 que é um convertedor de ferrugem. Só lembrando que ferrugem não é crime e hoje já virou até tendência (pintura que imita ferrugem, por exemplo).
    GustavoBraga
    GustavoBraga
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 463
    Idade : 29
    Localização : Canguçu RS
    Modelo do carro : Diplomata SE 1990 Vermelho Rodes + Pathfinder SE 4x4
    Cilindros : 6 bocão! L6 + 6 bocão! V6
    Data de inscrição : 11/12/2013

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por GustavoBraga Ter 1 Set - 18:58:17

    Uma coisa é CERTA: Enquanto existir oxigênio, existirá ferrugem!
    Então vendam um rim para encher o tanque e vão viajar de Opala. Curtindo o carro a gente ameniza as neuras dos "defeitos".

    Podem fazer a restauração mais pica das galáxias que exista, mais cedo ou mais tarde a bendita ferrugem volta. O lance é não deixar a coisa piorar muito, apareceu ferrugem? Trate ela. Apareceu novamente? Trate mais uma vez. Impossível se livrar dela definitivamente. Ou venda o Opala e compre um DeLorean Very Happy

    Ah, mais uma coisa, carro parado não conta história. Coloquem-os para rodar!
    New_gp
    New_gp
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 183
    Idade : 30
    Localização : Caxias do Sul Rs
    Modelo do carro : Opala comodoro 82 coupe
    Fan 125
    Cilindros : 4,1/2
    Data de inscrição : 11/08/2015

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por New_gp Ter 1 Set - 23:08:21

    GustavoBraga escreveu:Uma coisa é CERTA: Enquanto existir oxigênio, existirá ferrugem!
    Então vendam um rim para encher o tanque e vão viajar de Opala. Curtindo o carro a gente ameniza as neuras dos "defeitos".

    Podem fazer a restauração mais pica das galáxias que exista, mais cedo ou mais tarde a bendita ferrugem volta. O lance é não deixar a coisa piorar muito, apareceu ferrugem? Trate ela. Apareceu novamente? Trate mais uma vez. Impossível se livrar dela definitivamente. Ou venda o Opala e compre um DeLorean Very Happy

    Ah, mais uma coisa, carro parado não conta história. Coloquem-os para rodar!

    HEHEHE Delorean mas so mandando banhar a ouro. O delorean tambem e campeao de ferrugem. Mas ele nao e de inox? A carroceria sim a parte estetica dele porem a estrutura e de fibra de vidro e o chassis de adivinhem... Ferro ou seja ate com o delorean vc ta ferrado. Talvez os novos carros tipo P1 da mclaren estejam a prova de ferrugem ja q so usam fibra de carbono. Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria DSC_1826 e no seu climinha europeu ENFERRUJA
    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria IMG_0017

    Eu no chassis por dentro vou tentar fazer uma mangueira de pintura mas vou falar mais a respeito dela caso funcione Nao vai resolver mas talvez ajudar... Vlw
    souza.net
    souza.net
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4
    Localização : Mato Grosso do Sul
    Data de inscrição : 31/08/2015

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por souza.net Qua 2 Set - 11:11:25

    Caravan88 escreveu:Então cara, acho que todo opaleiro já passou por esse desânimo quando tentamos resolver o problema e não conseguimos.

    O Marcos já disse tudo à ferrugem: limpeza! Remova tudo, se preciso desmonte o carro todo. Jateamento, galvanização e um monte de grana e tempo.

    Ou passe TF7 que é um convertedor de ferrugem. Só lembrando que ferrugem não é crime e hoje já virou até tendência (pintura que imita ferrugem, por exemplo).


    Meu amigo, bota desanimo nisto, viu? Olha, quanto ao convertedor de ferrugem, digo por experiência própria, NÃO UTILIZEM JAMAIS esse produto (desculpem a caixa alta da letra). Fiz uso deste produto e o resultado foi um desastre, pois acabou espalhando ferrugem para áreas adjacentes que não possuía ferrugem.

    Quanto a sua dica de jateamento, penso que vale a pena e, pelas minhas pesquisas, encontrei essa modalidade de jateamento:

    https://www.youtube.com/watch?v=aGvt4VwJvH8

    https://www.youtube.com/watch?v=2f-ZxYktByM

    Parece melhor que a tradicional. O que você acha?
    souza.net
    souza.net
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4
    Localização : Mato Grosso do Sul
    Data de inscrição : 31/08/2015

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por souza.net Qua 2 Set - 11:20:59

    GustavoBraga escreveu:Uma coisa é CERTA: Enquanto existir oxigênio, existirá ferrugem!
    Então vendam um rim para encher o tanque e vão viajar de Opala. Curtindo o carro a gente ameniza as neuras dos "defeitos".

    Podem fazer a restauração mais pica das galáxias que exista, mais cedo ou mais tarde a bendita ferrugem volta. O lance é não deixar a coisa piorar muito, apareceu ferrugem? Trate ela. Apareceu novamente? Trate mais uma vez. Impossível se livrar dela definitivamente. Ou venda o Opala e compre um DeLorean Very Happy

    Ah, mais uma coisa, carro parado não conta história. Coloquem-os para rodar!


    Rsrsrs... Me satisfaço em andar esporadicamente Smile

    Então, vejo que tenho que tratar, pois não pode ficar do jeito que está. Na minha primeira postagem, coloquei as fotos dos locais onde está a ferrugem. Penso que seja normal nas fotos onde mostra o carro na lateral e nas beiradas do porta-malas, todavia, no fundo do porta-malas acho estranho e mais estranho ainda no canto da porta (conforme indicação na foto). Correto?
    Caravan88
    Caravan88
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1034
    Idade : 40
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Opala De Luxo 1971 (VENDIDO)

    Caravan Comodoro SL/E 1988 (VENDIDA)

    DIPLOMATA 1989/1990 (VENDIDO)

    Opala de Luxo 74 (VENDIDO)


    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 06/06/2010

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por Caravan88 Qui 3 Set - 11:30:23

    Não conhecia esse jateamento à base de água aí não parceiro, parece muito bom. 

    Mas esse tipo de reforma é pra quem entende do assunto, por isso funileiro bom cobra o olho da cara. 

    TF7 não pode ficar exposto, se pegar umidade fica uma caca.
    Alfredo Galhardo
    Alfredo Galhardo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Localização : Osasco
    Modelo do carro : Opala Diplomata
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 18/07/2015

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por Alfredo Galhardo Qui 28 Jan - 10:28:50

    Pesquisei os tópicos falando sobre tratamento contra ferrugem, pois estou restaurando um Diplomata acometido desse mal.
    A forma como estou resolvendo os problemas que vão aparecendo é a mais agressiva possível, na minha opinião, mas a única que pode dar melhores resultados, que é despontear as chapas, removê-las, tratá-las e ponteá-las de novo.

    Quanto aos produtos, primeiro uso ferrox ou outro semelhante. Comprei um da Saint Gobain que achei tão bom quanto o ferrox e quase metade do preço. O amigo aí em cima disse que não confia nos convertedores de ferrugem, mas faz anos que uso eles e atesto sua eficiência, mas deve-se saber usá-los, pois quando se aplica o convertedor é preciso esperar um tempo para reagir, no caso eu espero 24 horas. Depois disso, eu passo lixa, lixadeira, escova etc. até ver a lata. Se a corrosão for profunda a ponto de aparecer buracos na chapa, corto o pedaço e soldo chapa nova.
    Recuperei um monza que tinha sido incendiado e estava totalmente enferrujado. Usei ferrox, lixa, escova, tratei a lata com primer fosfatizante (na época não existia wash primer), no assoalho, por cima e por baixo, caixas de roda e painel corta fogo apliquei KPO diluído com thinner. Ficou bom, mas nunca igual um carro que nunca pegou fogo.

    Agora, restaurando o opalão, quero um resultado melhor. Estou tratando a chapa, retirando a tinta, aplicando ferrox, wash primer e fundo PU. Nos lugares críticos é KPO diluído (RPT está fora de cogitação pelo preço) após tratar com wash primer.

    Amigos, alguém já passou por isso tem uma solução melhor? Quero fazer o que for de melhor para passar longos anos sem ferrugem no diplomata.
    Leo676
    Leo676
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 202
    Idade : 39
    Localização : Serra - Espirito Santo
    Modelo do carro : Opala coupe 76/77 Sleeper
    Cilindros : 6 = 8 (à la Clifford) 4400!
    Data de inscrição : 25/09/2014

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por Leo676 Qui 28 Jan - 12:34:54

    fala galera
    entao essa neura da ferrugem e foda.. qq reforma de qualidade hj vai nos 10 mil aqui onde moro.. pra restaurar mesmo , tao cobrando 20 a 25 mil.. entao eu peguei um cara que conheço e fiz o meu junto com ele.. consegui chegar no nivel de restauração gastando como se fosse uma boa reforma..
    o q fizemos foi qd o carro tava todo desmontado, no interior das portas, interior das laterais, hidrojato em tudo.. depois sopra com ar comprimido pra secar.. deixamos no sol tbm.. tem q secar bem... ai inspeciona tudo.. nao tendo ferrugem, beleza.. onde tinha ferrugem, fiz contorcionismo pra lixar na mao e pasar PCF depois (convertedor de ferrugem). com a lata ja toda limpa, lixada e passado pcf onde tinha ferrugem (nao tinha cratera, era so ferrugem fina... onde tava ferrado, cortamos os pedaços e trocamos, ali proximo a caixa de ar atras da porta, que é normal).
    aí depois de tudo pronto, pintamos tudo com wash primer (fosfatizante) e preto PU (mais barato q a tinta do carro). ai, comprei anti rust, aqueci ele em banho maria pra amolecer, pq eh mt viscoso, e com uma pistola de pulverização, melamos o interno das portas, das laterais, e, por baixo, peguei uma mangueira de chuveiro de banheiro, coloquei na pistola, enfiei nos buracos da caixa de ar, e fui jateando anti rust, por dentro das longarinas a mesma coisa.
    Depois, comprei uns tampoes de borracha (na mesma loja que comprei o remendo da lateral traseira) e tamponei todos os furos das cx de ar eos que tinha nas longarinas.
    acredito que com isso e cuidado (igual tenho com minha moto, lavo pouco, seco bem e pulverizo silicone liquido nos pontos que acumulam agua) deve durar um tempinho.. mas de boa, nao crio expectativa de mais de 5 anos nao....afinal, moro a 600m do mar No No No No No No
    Alfredo Galhardo
    Alfredo Galhardo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Localização : Osasco
    Modelo do carro : Opala Diplomata
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 18/07/2015

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por Alfredo Galhardo Qui 28 Jan - 13:26:46

    Leo676 escreveu:fala galera
    entao essa neura da ferrugem e foda.. qq reforma de qualidade hj vai nos 10 mil aqui onde moro.. pra restaurar mesmo , tao cobrando 20 a 25 mil.. entao eu peguei um cara que conheço e fiz o meu junto com ele.. consegui chegar no nivel de restauração gastando como se fosse uma boa reforma..
    o q fizemos foi qd o carro tava todo desmontado, no interior das portas, interior das laterais, hidrojato em tudo.. depois sopra com ar comprimido pra secar.. deixamos no sol tbm.. tem q secar bem... ai inspeciona tudo.. nao tendo ferrugem, beleza.. onde tinha ferrugem, fiz contorcionismo pra lixar na mao e pasar PCF depois (convertedor de ferrugem). com a lata ja toda limpa, lixada e passado pcf onde tinha ferrugem (nao tinha cratera, era so ferrugem fina... onde tava ferrado, cortamos os pedaços e trocamos, ali proximo a caixa de ar atras da porta, que é normal).
    aí depois de tudo pronto, pintamos tudo com wash primer (fosfatizante) e preto PU (mais barato q a tinta do carro). ai, comprei anti rust, aqueci ele em banho maria pra amolecer, pq eh mt viscoso, e com uma pistola de pulverização, melamos o interno das portas, das laterais, e, por baixo, peguei uma mangueira de chuveiro de banheiro, coloquei na pistola, enfiei nos buracos da caixa de ar, e fui jateando anti rust, por dentro das longarinas a mesma coisa.  
    Depois, comprei uns tampoes de borracha (na mesma loja que comprei o remendo da lateral traseira) e tamponei todos os furos das cx de ar eos que tinha nas longarinas.
    acredito que com isso e cuidado (igual tenho com minha moto, lavo pouco, seco bem e pulverizo silicone liquido nos pontos que acumulam agua) deve durar um tempinho.. mas de boa, nao crio expectativa de mais de 5 anos nao....afinal, moro a 600m do mar No No No No No No


    Não conhecia esse anti rust e nem o PCF, mas vou testar para ver os resultados, depois posto

    Valeu a dica
    Diplo87
    Diplo87
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2636
    Idade : 50
    Localização : Porto - Portugal
    Data de inscrição : 05/10/2010

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por Diplo87 Qui 28 Jan - 13:36:24

    Eu sou meio chato com isso de corrosão.

    Meu opala não tem corrosão ainda, e só roda em dias de sol, sem chances de chuva... isso é LEI
    Eu bolei uma tabelinha de lubrificação da carroceria que eu repito a cada 3 meses religiosamente, pois moro perto de praia e já viu...
    Dependendo do lugar uso WD40 ou vaselina, no interior do porta malas, cofre do motor, interior dos paralamas dianteiros e traseiros, no assoalho por baixo do carro, no eixo traseiro, fora os pontos que coloco óleo velho, como o fundo das portas e parte interna das caixas de ar, tudo isso pra retardar a maldita corrosão que os opalas nasceram com ela, e tenho obtido bons resultados.
    Meu opala foi restaurado em 2010, no Rio de Janeiro, desde então tenho repetido esse ritual de lubrificar os pontos mais críticos dos opalas que todos conhecemos, as vezes quando deixo ele no sol chega a pingar óleo das portas, mas assim eu garanto que a corrosão vai demorar um pouco a se aventurar no meu coupe.
    Alguns podem dizer que detona as borrachas e outros componentes, mas estes são de fácil substituição, em comparação a uma caixa de ar ou uma folha de porta, então eu não ligo muito para elas...
    Até hoje não estourou mais nenhum ponto de corrosão no carro e o mais bacana que o assoalho fica sempre limpo pois antes de lubrificar eu limpo tudo para tirar a poeira.
    É como o pessoal já falou aqui é uma guerra perdida não dá pra encanar muito com isso, tem é que usar o carro e dedicar bastante tempo em ações que, pelo menos, diminuam as chances de dar corrosão.

    Se alguém interessar depois coloco aqui a tabelinha, agora não tenho ela aqui, pra voces terem uma idéia dos pontos que eu lubrifico e se quiserem podem fazer no de voces também eu recomendo.


    Abraço.


    Abraço.
    Vitor Greve
    Vitor Greve
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 23
    Idade : 32
    Localização : Cuiabá - MT
    Modelo do carro : Opala 1978 SS4
    Cilindros : 4100 - 6 cilindros
    Data de inscrição : 18/09/2014

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por Vitor Greve Qui 28 Jan - 14:17:06

    Acredito que os melhores conselhos que pode achar sobre funilaria e pintura, estão nos tópicos do ^Marcos^, Ivo Filho, e SS1972-CDR.

    Inclusive o Marcos tem mais tópicos aí sobre solda, reparos etc...

    São as reformas que mais aprendi até hoje e tento me espelhar.

    http://www.opaleirosdoparana.com/t25144-opala-73-reforma,

    http://www.opaleirosdoparana.com/t38471-restaurando-um-72-coupe-em-casa

    Peço desculpas ao Ivo não localizei o tópico dele.

    Abraço Very Happy
    Leo676
    Leo676
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 202
    Idade : 39
    Localização : Serra - Espirito Santo
    Modelo do carro : Opala coupe 76/77 Sleeper
    Cilindros : 6 = 8 (à la Clifford) 4400!
    Data de inscrição : 25/09/2014

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por Leo676 Qui 28 Jan - 20:16:50

    Diplo87 escreveu:Eu sou meio chato com isso de corrosão.

    Meu opala não tem corrosão ainda, e só roda em dias de sol, sem chances de chuva... isso é LEI
    Eu bolei uma tabelinha de lubrificação da carroceria que eu repito a cada 3 meses religiosamente, pois moro perto de praia e já viu...

    Abraço.

    cara, dedicação total aí hein!!!
    explica melhor essa parada ai, se der, posta ela sim.. embora eu seja cuidadoso, sou meio desorganizado.. unica coisa que faço certinho é religiosamente a cada 15 dias limpo (não lavo) minha moto toda e dou um banho de silicone liquido por baixo do tanque, motor, quadro, enfim, ela toda... tá valendo pq já entraram harleys 2012 na oficina cheia de ferrugem.. a minha ainda tá resistindo...
    Leo676
    Leo676
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 202
    Idade : 39
    Localização : Serra - Espirito Santo
    Modelo do carro : Opala coupe 76/77 Sleeper
    Cilindros : 6 = 8 (à la Clifford) 4400!
    Data de inscrição : 25/09/2014

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por Leo676 Qui 28 Jan - 20:20:03

    galera, e aqueles produtos de "lavagem a seco" que dizem hj, q lava um carro com um copo de agua? sera q funciona? pq aí seria o santo graal dos carros antigos... um amigo meu tinha um cutlass supreme, (trocou num jaguar xj12) e vc via q sob o friso da cx de roda ja tinha uma ferrujinha.. e sao esses pontos que acumulam umidade...
    se alguem conheçe, ja ouviu falar.. eu to curioso... lavar o opalao sem agua ia ser top.. pq chuva ja nao vai pegar msm rsrsrs
    Alfredo Galhardo
    Alfredo Galhardo
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 59
    Localização : Osasco
    Modelo do carro : Opala Diplomata
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 18/07/2015

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por Alfredo Galhardo Seg 1 Fev - 10:35:03

    Leo676 escreveu:galera, e aqueles produtos de "lavagem a seco" que dizem hj, q lava um carro com um copo de agua? sera q funciona? pq aí seria o santo graal dos carros antigos... um amigo meu tinha um cutlass supreme, (trocou num jaguar xj12) e vc via q sob o friso da cx de roda ja tinha uma ferrujinha.. e sao esses pontos que acumulam umidade...
    se alguem conheçe, ja ouviu falar.. eu to curioso... lavar o opalao sem agua ia ser top.. pq chuva ja nao vai pegar msm rsrsrs


    A lavagem a seco tem sim bons resultados, porém o que acontece muitas vezes é de riscar a pintura com um grão de areia, pois sem água não há o transporte mecânico de pequenos resíduos, como as poeiras em geral. Duvido também que alguém vai aspirar o carro todo antes de lavar a seco, mas talvez seja possível pensar em pulverizar algum produto com ar comprimido que faça o transporte mecânico, sem esfregar a sujeira na tinta.
    Diplo87
    Diplo87
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2636
    Idade : 50
    Localização : Porto - Portugal
    Data de inscrição : 05/10/2010

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por Diplo87 Ter 2 Fev - 5:20:59

    Leo676 escreveu:
    Diplo87 escreveu:Eu sou meio chato com isso de corrosão.

    Meu opala não tem corrosão ainda, e só roda em dias de sol, sem chances de chuva... isso é LEI
    Eu bolei uma tabelinha de lubrificação da carroceria que eu repito a cada 3 meses religiosamente, pois moro perto de praia e já viu...

    Abraço.

    cara, dedicação total aí hein!!!
    explica melhor essa parada ai, se der, posta ela sim.. embora eu seja cuidadoso, sou meio desorganizado.. unica coisa que faço certinho é religiosamente a cada 15 dias limpo (não lavo) minha moto toda e dou um banho de silicone liquido por baixo do tanque, motor, quadro, enfim, ela toda... tá valendo pq já entraram harleys 2012 na oficina cheia de ferrugem.. a minha ainda tá resistindo...

    Então Leo,

    Meu carro também to achando que dá resultado, vale a pena fazer sim.

    Segue abaixo os itens que eu agrupei, pensando nos pontos mais críticos dos opalas, peço pra galera criticar aí por com certeza todo mundo tem algo a acrescentar.

    A intensão é disponibilizar pra todos o maior numero de informação possível pra manter as naves sempre em ordem.



    TABELA DE LUBRIFICAÇÃO DO OPALA

    1. Caixas das rodas dianteiras: Aplicar WD40 em volta das bordas internas dos para-lamas, nos orifícios de drenagem, nas laterais internas das caixas e rodas. Limpar o excesso com um pano.

    2. Faróis, grade do radiador e lanternas dianteiras: Aplicar WD40 na parte traseira e alojamento, lentes e conexões elétricas - Tirar a grade e aplicar WD nas partes internas, buzinas e cablagens.

    3. Cofre do motor: Aplicar WD40 nos acessórios do motor, fechadura do capô, laterais do cofre, caixa dos faróis, radiador, bateria e conexões elétricas em geral.

    4. Aplicar WD-40 nos pinos de suporte das hastes dos limpadores do para brisas e nas áreas internas da churrasqueira.

    5. Suspensão dianteira: Aplicar WD40 nas áreas acessíveis, amortecedores, molas, bandejas e limpar o excesso com um pano.

    6. Portas: Aplicar WD40, fechaduras e dobradiças, mecanismo de acionamento da trava na parte interna da porta, orifícios de drenagem e pinos das dobradiças da porta e nos suportes e também na parte dobrável dos retrovisores (para modelos acima de 85).

    7. Caixas das rodas traseiras: Aplicar WD40 em volta das bordas internas dos para-lamas, nos orifícios de drenagem, nas laterais internas das caixas e rodas. Limpar o excesso com um pano.

    8. Porta malas: Aplicar WD40 nas partes internas da tampa do porta malas, fechadura, mecanismo de trava automática, dobradiças e molas, laterais internas dos para-lamas.

    9. Assoalho do porta malas: Retirar o tapete e Aplicar WD40 na área do tanque de combustível, bacia do estepe, orifícios de drenagem, painel traseiro, caixas das lanternas traseiras.

    10. Lanternas traseiras e bocal de abastecimento: Aplicar WD40 em volta do contorno das lanternas, lentes e conexões elétricas, bocal de abastecimento, placa e mola do levantador da placa, limpar o excesso com um pano.

    11. Eixo traseiro: Por baixo do carro, aplicar WD40 nas áreas acessíveis, amortecedores, molas, bandejas e limpar o excesso com um pano.

    12. Frisos, contornos e para-choques: Aplicar WD40 nos frisos, contornos e parachoques, suporte dos parachoques e áreas internas dos suportes. Limpar o excesso com um pano.

    13. Aplicar WD-40 nos suportes do cabo do freio de mão (na parte inferior).

    14. Aplicar WD-40 nos pinos de suporte das hastes dos limpadores do para brisas e nas áreas internas da churrasqueira.

    15. Aplicar WD-40 na parte inferior e interior das caixas de ar, limpar o excesso com um pano.

    16. Assoalho do carro (por baixo) – Aplicar WD-40 nas partes do assoalho e limpar o excesso com um pano



    Eu sigo essa tabelinha há anos e acho que tem dado bons resultados, pois fica tudo sempre limpo e lubrificado.





    Abraço.
    Jax Birth
    Jax Birth
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 54
    Idade : 27
    Localização : São Leopoldo
    Modelo do carro : Opala 1975 standart com kit do Comodoro 1979 - Marrom
    Cilindros : 4 míseros canecos

    151 metendo pressão!
    Data de inscrição : 21/08/2015

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por Jax Birth Ter 2 Fev - 5:51:34

    Amigo, lhe dou uma dica!
    Esqueça tudo que parece "receitas para terminar com a ferrugem", você só vai conseguir controlar ela para ela parar dentro de colunas e portas, lhe aconselho a fazer algo que aprendi com um senhor da chapeação que trabalha uns 40 anos já com isso!

    1° Tire forro e etc que possa sujar.
    2° Pegue um óleo bom, uma graxa de rolamento das "vermelhas" e misture, se achar o anti ruste da texaco é melhor!
    3° Pegue uma pistola já com o óleo e a graxa misturadas e dê um banho nas colunas, caixas, longarinas nas partes internas.
    4° Deixe o carro no sol e vai ver o resultado, a graxa e óleo sobem para as colunas e faz com que a ferrugem e oxidação não tenham contato com o oxigênio, fazendo isso a cada 3 a 5 anos, o carro dura mais uns 40 anos, vai por mim!

    Espero ter ajudado! Boa sorte!
    nazario4p
    nazario4p
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 27
    Idade : 49
    Localização : Nárnia
    Modelo do carro : Comodoro 1978/1979
    Ex-Caravan 1988/1988



    Cilindros : 4 cilindros - 2500 cc

    Data de inscrição : 26/04/2009

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por nazario4p Ter 2 Fev - 6:01:19

    Para proteger a lataria procure por Graxa de alta aderência, existe tanto em spray e potes. Uso e indico.Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria 56741
    Jax Birth
    Jax Birth
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 54
    Idade : 27
    Localização : São Leopoldo
    Modelo do carro : Opala 1975 standart com kit do Comodoro 1979 - Marrom
    Cilindros : 4 míseros canecos

    151 metendo pressão!
    Data de inscrição : 21/08/2015

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por Jax Birth Ter 2 Fev - 6:06:56

    nazario4p escreveu:Para proteger a lataria  procure por Graxa de alta aderência, existe tanto em spray e potes. Uso e indico.Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria 56741

    Está correto! A solução mais viável e barata!
    Além de ter maior solução do problema!

    Engelmann
    Engelmann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 28
    Idade : 39
    Localização : Horizontina-RS
    Modelo do carro : Opala SS 1979
    C10 1973
    Cilindros : 4
    6
    Data de inscrição : 12/03/2011

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Stops Rust

    Mensagem por Engelmann Ter 2 Fev - 8:06:20

    Aprendi muito lendo os comentários dos colegas opaleiros, mas por experiência de quem tem 3 carros antigos, um reformado de ponta a ponta, um ainda em reforma e uma camioneta 77 conservada e mantida na família desde 1979, e o que mais tem dado resultado e menos dor de cabeça pra aplicar são os produtos importados da Rust-Oleum. (vejam o link abaixo - em Inglês - desculpa)

    http://www.rustoleum.com/product-catalog/consumer-brands/stops-rust

    Inclusive, nos casos onde começa a aparecer aquele pontinho de ferrugem depois da reforma, a melhor maneira que encontrei de prolongar a vida útil é aplicando uma única vez o Clear Enamel Stop Rust da Rust-Oleum. (link abaixo)
    vem em spray, barbada de aplicar isolando ou não o local, dependendo do acabamento que se está buscando.
    É também ideal para os locais de difícil acesso, como dentro das portas e nas caixas de ar. É só limpar e aplicar - posso atestar que STOP RUST mesmo.

    http://www.rustoleum.com/product-catalog/consumer-brands/stops-rust/clear-enamel

    O problema tá com o valor do dólar agora... mas um spray desses custa menos de 5 dólares em qualquer loja ou site para peças de carro.

    Espero contribuir com o problema... mas fica ai o comentário que outros já postaram - não tem jeito de fugir 100% do problema, pois essas latarias de carros antigos não tinham nenhum tipo de tratamento na base do metal nas fábrica de aço e ferro fundido, e então o processo de fabricação dos automóveis também era limitado. Fazer o que? - o negócio é aproveitar e lembrar da idade dos brinquedos.
    super5
    super5
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 86
    Localização : sao paulo
    Data de inscrição : 01/09/2015

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por super5 Dom 7 Fev - 5:16:51

    Caros srs. atualmente onde tem lojas que vendam rustoleum ou por-15?
    agradeco
    super5
    super5
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 86
    Localização : sao paulo
    Data de inscrição : 01/09/2015

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por super5 Dom 7 Fev - 5:20:23

    Caro Nazario como é esta graxa de alta aderencia? quais as boas marcas? agradeco
    nazario4p
    nazario4p
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 27
    Idade : 49
    Localização : Nárnia
    Modelo do carro : Comodoro 1978/1979
    Ex-Caravan 1988/1988



    Cilindros : 4 cilindros - 2500 cc

    Data de inscrição : 26/04/2009

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por nazario4p Dom 7 Fev - 7:21:03

    Faça uma pesquisa rápida na net e verá que há varias marcas que pode te ajudar, existe a graxa branca que usualmente é para corrente de motos que tem uma boa aderência também, essas de alta aderência é muito usada em chassis de caminhões e maquinas agrícolas onde sua característica principal é resistir a água e movimentos mecânicos. Pesquise bem pois exitem outros artifícios para prolongar a vida útil da lata, já vi casos em que o cidadão fez um bom trabalho na lata eliminando o ferrugem e aplicando hammerite e conseguiu bons resultados.
    nazario4p
    nazario4p
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 27
    Idade : 49
    Localização : Nárnia
    Modelo do carro : Comodoro 1978/1979
    Ex-Caravan 1988/1988



    Cilindros : 4 cilindros - 2500 cc

    Data de inscrição : 26/04/2009

    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por nazario4p Dom 7 Fev - 7:22:52

    Aproveita e de uma olhada nos tópicos de restauração do Marcos
    É uma aula do que pode ser feito e da maneira correta.

    Conteúdo patrocinado


    Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria Empty Re: Como remover ferrugem de lugares dificeis e proteger a lataria

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 29 Mar - 0:57:13