Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Quem está conectado

70 usuários online :: 5 usuários cadastrados, 1 Invisível e 64 Visitantes :: 2 Motores de busca

bobfreitas, joaoc, Müller, Paulo Opala 4cc, Ygor Szlachta

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó

LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138

Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)

tabarbosa (16851)

BANDIT (13534)

Xann (10387)

j ricardo (9351)

Jean Bida (9311)

Eduardo SSa (8678)

raphaelcaronti (8482)

Rubão6cc (7868)

100 (7771)

Consumo turbo x aspirado

Compartilhe

Diegoj
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2316
Modelo do carro : Comodoro 92
Cilindros : 6

Consumo turbo x aspirado

Mensagem por Diegoj em Ter 6 Ago - 23:01:26

Boa noite galera!
Meu opala tá parado denovo por causa de uns probleminhas no motor e estou pensando em aproveitar pra desmontar e começar a "preparação" dele de uma vez por todas, mas...
Eu ainda não consegui decidir qual preparação escolho pra ele   Se dou preferencia pro ronco maravilhoso de um motor aspirado ou então o expirro do turbo
Admito que ultimamente tenho pensado muito no turbo, inclusive consigo uma turbina nova pela metade do preço normal. Mas a questão que mais tá me deixando com a pulga atras da orelha é o consumo...
Já procurei um monte na internet e cada um fala uma coisa, já li sobre opala 4.1 turbo com 3E fazendo 2km/L e outro, também turbo, com weber 40 fazendo 5km/L. Poxa assim eu fico louco  

Eu sei que independente de ser aspirado ou turbo, o consumo vai aumentar, isso é fato. Porém não posso fazer algo que vá deixar ele extremamente gastador e depois eu não tenha nem dinheiro pra abastecer.

Então queria saber de vcs que tenham alguma preparação parecida, qual é o consumo aproximado pra essas "receitas":

Turbo:
réplica de weber 40 (ou 44, estão com o mesmo preço, então depois que tiver tudo planejado certinho eu vou saber qual das 2 vai se encaixa melhor)
turbina master power .70/.70 (vou ficar devendo o resto das informações dela pq tá guardada na casa de um amigo e ele não sabe as medidas de rotor e etc de cabeça)
coletor tubular pulsativo
motor com bielas e pistões originais
taxa 10:1 (ou até mais, é pra rodar com pouca pressão mesmo, mas pra ter o carro bom logo em baixas rpm e não um carro 'morto' em baixa igual os apzinho q tem por aqui que só saem do lugar quando a turbina enxe)
o comando vai ser algo 'levinho', entre 250s, omega 666 ou crower tcs5 (268 x 264 / 114 lobe)

---

Aspirado:
quadrijet 600cfm mecanico (com coletor próprio pra 4jet)
coletor 6x2 de qualidade
comando compcams 280H (280 x 280 - [230 x 230 a 0.50] / 110 lobe)
cabeçote com trabalho leve (porém com molas, travas e etc recomendados para o comando)
pistão provavelmente 4" no caso de fazer aspirado, mas teria alguma diferença significativa de consumo apenas com a troca de pistões? pq não descarto a possibilidade de montar com pistões com sobremedida pra biela de 6" (provavelmente nem vou achar esses pistões, mas...)

Ainda fica a duvida agora sobre o combustivel pra usar com ele aspirado. Vale a pena passar ele pra alcool pra aproveitar taxa mais alta ou é melhor deixar na gasolina mesmo? Fico preocupado que vá gasolina pro carter pq já passei por uns problemas com isso e não foi nada legal.

Em ambos os casos vai ser tudo balanceado, montado com polia damper e etc como manda o figurino.

Sei que tá faltando informação ai, mas é apenas pra ter uma noção mesmo do que vem pela frente.

Obs.: o dana 44 já tá montado nele, pelo menos diferencial eu não vou quebrar kkkkkkkkkkkk

Felipe lg
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 155
Modelo do carro : Opala comodoro 78, stilo 1.8 8v.
Cilindros : quadrijet 750 cfm , comando isky298 , baixada no çote.. 6x2..

Re: Consumo turbo x aspirado

Mensagem por Felipe lg em Ter 6 Ago - 23:11:18

kra , o meu estava turbo ,comando de omega 666, wb 40, kit master power super 70. fica top demais,, meu projeto antigamente era ter montado com quadrijet asp.. porém veio na cabeça, e hoje jah desmontei o turbo e vou aspirar  o bichão ... o ronco do asp/ a pegada/ pra mim eh tudo melhor!!! não que eu tenha me arrependido de ter montado turbo, foi uma experiencia muiuuito legal, ainda mais quando a turbinona enchia com 1,5 de pressão e a traseira do bixo cutucava de lado em alta velocidade, eh muito loko kra!!!!!! ele era a alcool turbo, vai rodar na gasosa no asp..!

mas quando andava no diplo do meu preparador, eu pirava!!! kkkk  
ele usa quadrijet holley 600, comando crower 292, vira e pistão de omega... fica gnorante!!!(o ronco , nem compara!)...

ah , eh caso for de turbo>> vai a dica>> usa wb 40 ... a 44 fica um c.. pra andar na rua!!

Diegoj
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Diegoj em Ter 6 Ago - 23:17:49

Felipe lg escreveu:kra , o meu estava turbo ,comando de omega 666, wb 40, kit master power super 70. fica top demais,, meu projeto antigamente era ter montado com quadrijet asp.. porém veio na cabeça, e hoje jah desmontei o turbo e vou aspirar  o bichão ... o ronco do asp/ a pegada/ pra mim eh tudo melhor!!! não que eu tenha me arrependido de ter montado turbo, foi uma experiencia muiuuito legal, ainda mais quando a turbinona enchia com 1,5 de pressão e a traseira do bixo cutucava de lado em alta velocidade, eh muito loko kra!!!!!! ele era a alcool turbo, vai rodar na gasosa no asp..!

mas quando andava no diplo do meu preparador, eu pirava!!! kkkk  
ele usa quadrijet holley 600, comando crower 292, vira e pistão de omega... fica gnorante!!!(o ronco , nem compara!)...

E qual era o consumo do teu opala quando era turbinado?
O ronco de um opala aspirado realmente não tem comparação, ano passado eu tava com um diplomata 91 6c todo original, só com um 6x2 direto com os canos até no diferencial, ele não andava muito, mas o ronco era muito animal, principalmente depois dos 3,5mil rpm. Tem um conhecido que tem um mustang com v8 big block 351 com escapamento direto e geral falou que achava o ronco do opala mais legal que do mustang. Já perdi até as contas de quantas vezes saia pra acelerar de madrugada pela cidade só pra escutar o ronco do opalão cheers 
Só sentia pena do pessoal que o meu opala acordava de madrugada pela cidade kkkkkkkkkkkkkkk

Felipe lg
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Felipe lg em Ter 6 Ago - 23:23:23

o consumo não cheguei a marcar, final de semana eu colocava 100 de alccol.. andava sabado domingo e segunda direto .. isso 0,8 pressão.. agora estou fazendo ele com 6x2 valvulas da blazer , abafador tipo mercedes antes do eixo!! o ronco fica top!!

Denão
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 81
Modelo do carro : Coupê especial 1975 4cil 151 gasolina
Cilindros : 4 cilindros

Mensagem por Denão em Ter 6 Ago - 23:46:41

Na minha opinião, turbo não combina muito com o estilo do opala, combina mais com carro moderno, aspro fica muito tesão pq além de responder mais rápido por não ter que encher a turbina, e de poder reduzir para entrar em uma curva em vez de freiar, o ronco fica lindo, todo embaralhado, a famosa frase old school: parece que os pistões estão trocando de lugar no bloco!! kkk

Felipe lg
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Felipe lg em Qua 7 Ago - 0:21:09

Isso , mesmo, um dos motivos de eu mudar ele de turbo pra asp meio nervosinho, da para aproveitar mais o carro.. curtir mais!!

Diegoj
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Diegoj em Qua 7 Ago - 18:30:13

Denão escreveu:Na minha opinião, turbo não combina muito com o estilo do opala, combina mais com carro moderno, aspro fica muito tesão pq além de responder mais rápido por não ter que encher a turbina, e de poder reduzir para entrar em uma curva em vez de freiar, o ronco fica lindo, todo embaralhado, a famosa frase old school: parece que os pistões estão trocando de lugar no bloco!! kkk

É, realmente tem esse lado.
O opala só de colocar um 6x2 já vira outra coisa, dá pra saber de longe que é um opala que tá chegando.
O que eu ainda quero fazer é montar um opala até '79 com comandão, tucho mecanico, 6x2 com saidas na lateral igual stock car, carro pra fazer os APzinho se cagar só de olhar.
Mas isso vai demorar ainda... Por enquanto vou ter que me contentar só com o 92.

E outra coisa, na questão de potencia e desempenho geral, alguém arrisca um palpite pra essas 2 'receitas'?

Diegoj
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Diegoj em Qua 7 Ago - 18:34:53

Pulem pra 0:40, antes disso tá falhado e não tem nada demais. O legal é depois dos 0:40

Esse é um dos motivos que me fazem pensar tanto em turbo. Segundo informações que o dono colocou no youtube, o motor tá com pistoes e bielas originais, comando de omega e weber 40.
Se o meu opala ficar assim eu to feliz.
Só que algo me diz q ele vai ficar muito beberrão desse jeito.

pézão opaleiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2486
Modelo do carro : Ex Diplomata 88 . atual : titan 150
Cilindros : 1cc

Mensagem por pézão opaleiro em Qua 7 Ago - 18:46:56

Cada um tem um gosto mas eu acho que aspirado cobina mais nos 79 pra baixo,,, no seu caso 92 eu acho que o turbão fica TOP.

Denão
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Denão em Qua 7 Ago - 18:54:10

sei não, mas acho que pistões e bielas originais em carro mexido não combina, tem que colocar de metal mais leve e reforçado p ganhar força aí já p começar, e tem a historia de por comando até 280 p andar de boa, senão só embaralha em baixa, daí tem que andar sempre socando o pé. Tava só vendo o fuqueta levando uma porrada kkkk, ta bem limpo a regulagem, mas p mim ainda não combina esse espirro com opala, dá um benegrip kkk

Diegoj
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Diegoj em Qua 7 Ago - 19:08:15

A maioria dos opalas 4.4 são feitos com pistão original de opala 4c.
Turbo também tem vários que são montados com miolo original.
Quanto a isso eu não vou me preocupar, o maximo que vai acontecer é quebrar tudo, ai encosto ele denovo na garagem e junto dinheiro pra montar outra vez kkkkkkkkkkk

pézão opaleiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2486
Modelo do carro : Ex Diplomata 88 . atual : titan 150
Cilindros : 1cc

Mensagem por pézão opaleiro em Qua 7 Ago - 19:19:38

E verdade,,, quebrar motor não e o fim do mundo.

Denão
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Denão em Qua 7 Ago - 19:26:35

mas é incomodo e custoso p diabo kkkk

Felipe lg
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Felipe lg em Qua 7 Ago - 19:34:01

Diegoj escreveu:A maioria dos opalas 4.4 são feitos com pistão original de opala 4c.
Turbo também tem vários que são montados com miolo original.
Quanto a isso eu não vou me preocupar, o maximo que vai acontecer é quebrar tudo, ai encosto ele denovo na garagem e junto dinheiro pra montar outra vez kkkkkkkkkkk

O motor do opalão 6zão meu amigo, guenta turbo tranquilo, desde que seja não muito extravagante !!! , meu era montado com miolo original, tenho um amigo que o dele com configuração igual o meu, corria arrancada amadora, faz 4 anos e o motor tah começando a kerer fumar!!!ele andava na rua com 1 kg, em pista puxava com 1,8 kg, isso que vivia na base do cacete...!! pista mesmo.. outro opala que foi motando aspirado ,pista e rua, montado na mesma época, o kra vai fazer o motor agora, depois de quase 5 anos, rodando com pneus hosier e tudo!!
o seu motor se for bem montado , não quebra... oque poderia quebrar seria transmissão.. diferencial... coisinhas básicas que todo carro preparado as vezes quebra( engrenagem do distribuidor) .. . e por aew vai...

erick.6b
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 498
Modelo do carro : Opala Diplomata 89

Mensagem por erick.6b em Qua 7 Ago - 21:18:42

E aí Diego blz???

Respondendo a sua pergunta:

o meu faz na média de 3 a 3,5 km/l na Cidade e entre 6,7 a 7,3 km/l na Rodovia...médias aferidas completando o tanque...isso rodando no Alcool...Cool 

Minha receitinha Básica, caso tenha esquecido, está neste tópico:http://www.opaleirosdoparana.com/t24461-levantando-diplomata-89-92-motor-e-pintura

Abs))0(( 

carlos felipe
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 500
Modelo do carro : Opala coupê 1974
Cilindros : 6 cil

Mensagem por carlos felipe em Qua 7 Ago - 21:45:54

Com 3e em baixa fica igual a original, agora quando a turbina enche é problema rsrsrs

Pedro Fagundes
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 492
Modelo do carro : Especial 72
Cilindros : 6c 4.4 Apimentado

Mensagem por Pedro Fagundes em Qui 8 Ago - 0:50:26

pézão opaleiro escreveu:Cada um tem um gosto mas eu acho que aspirado cobina mais nos 79 pra baixo,,, no seu caso 92 eu acho que o turbão fica TOP.

concordo totalmente.

Diegoj
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Diegoj em Qui 8 Ago - 11:55:48

erick.6b escreveu:E aí Diego blz???

o meu faz na média de 3 a 3,5 km/l na Cidade e entre 6,7 a 7,3 km/l na Rodovia...médias aferidas completando o tanque...isso rodando no Alcool...Cool 

Minha receitinha Básica, caso tenha esquecido, está neste tópico:http://www.opaleirosdoparana.com/t24461-levantando-diplomata-89-92-motor-e-pintura

Abs))0(( 

Blz Erick, lembro do seu tópico sim! Principalmente pq eu também quero manter o GNV, mas não vou ter coragem de furar a quadrijet kkkk vou ser obrigado a copiar a tua idéia
Aspirado ainda é facil de resolver, só vou precisar comprar um redutor de maior vazão, pq o meu não dá conta nem do motor original (já veio quando comprei o carro). Agora no turbo o negócio vai complicar! Vc acha q as lump ports influenciaram em algo no consumo do teu opala?

carlos felipe escreveu:Com 3e em baixa fica igual a original, agora quando a turbina enche é problema rsrsrs
 Eu até pensei em turbinar com a 3E, mas ele mal da conta do motor original (já fiz o teste trocando o 3E todo reguladinho por um h34 sem acertar e já mudou muito o desempenho do carro). Como estou procurando desempenho aliado a um consumo não tão exagerado, o 3E vai ficar de fora, pq o que sempre ouvi falar quando se trata de 3E e turbo (no caso do opala) é que ele fica bom em alta pra alimentar o turbo mas nesse caso fica gordo em baixa (combustivel desperdiçado) ou então bom na baixa mas não alimentando direito na fase pressurizada (e todo mundo sabe o que acontece quando anda com turbo dando falta...). E bico auxiliar tá fora de cogitação, prefiro injetar de vez dai. E outra, meu 3E tá furado por causa do GNV e com o niquelamento da cuba soltando, então teria que comprar um novo (ai boto uns $$$ a mais e pego weber) pq carburador usado já me encomodou demais.

OpaleiroATEOFIM
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 568
Modelo do carro : Gm/Opala-Standard-1979
Cilindros : 4cil/Montando o 6

Mensagem por OpaleiroATEOFIM em Qui 8 Ago - 12:08:54

asp tu via ter q faze um cabeçote de primeira bem feito msm pra anda beme a quadrijet

erick.6b
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por erick.6b em Qui 8 Ago - 17:19:23

Diegoj escreveu:

Abs))0(( 

Blz Erick, lembro do seu tópico sim! Principalmente pq eu também quero manter o GNV, mas não vou ter coragem de furar a quadrijet kkkk vou ser obrigado a copiar a tua idéia
Aspirado ainda é facil de resolver, só vou precisar comprar um redutor de maior vazão, pq o meu não dá conta nem do motor original (já veio quando comprei o carro). Agora no turbo o negócio vai complicar! Vc acha q as lump ports influenciaram em algo no consumo do teu opala?

Então Diego eu acho que as lumps influenciaram sim...só que pra melhor...

Como uso valvulas de Blazer...acredito que as Lumps ajudem a deixar o fluxo de acordo...não gerando turbulências... 

pq sempre ouvi falar que cabeçote arrombadão perde fluxo em baixa e consequente perde torque...já  o meu motor tem muito torque...desde as mais baixas rotações...Very Happy 

OKK

wyllerson punk
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 6736
Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
Cilindros : 6 caneco
256s

Mensagem por wyllerson punk em Qui 8 Ago - 17:30:47

a regra e facil nao importa muito qual comando ou carburador vai usar etc... quando o assunto e consumo... exsite diferença, mas nao significante demais...

se vc tirar 400 cvs num aspirado vc so faz isso com menos de 1 litro por kilometro....

no turbo nao gasta tanto, pode deixar na casa de 2 km acima

aspirado e da hora mas turbo tem mais recurso pra rua....

worm
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1142
Modelo do carro : Qualquer um, desde que seja um Opala ta valendo.
Cilindros : 4 ou 6, tanto faz, se não estiver fumando ta ótimo.

Mensagem por worm em Qui 8 Ago - 17:41:16

Preparado com GNV ? Esse eu quero ver.

Diegoj
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Diegoj em Qui 8 Ago - 18:52:21

wyllerson punk escreveu:a regra e facil  nao importa muito qual comando ou carburador vai usar etc... quando o assunto e consumo... exsite diferença, mas nao significante demais...

se vc tirar 400 cvs num aspirado vc so faz isso com menos de 1 litro por kilometro....

no turbo nao gasta tanto, pode deixar na casa de 2 km acima

aspirado e da hora mas turbo tem mais recurso pra rua....
Se eu montar ele aspirado, a idéia é usar um compcams 280h (segundo as especificações do comando, ele é bem parecido com o isky 525A) ou algum outro equivalente a ele, até pensei no isky 525B, mas sei lá, acho que vai passar um pouco do que eu quero pra esse carro. Então chuto que isso não passa dos 200cv, mas já vai estar ótimo pra mim. Ai acredito que vai fazer um pouquinho mais que 1 km/L kkkkkkk

worm escreveu:Preparado com GNV ? Esse eu quero ver.
Se for aspirado vc vai ver sim, ou melhor, já pode ver. É só olhar o opala do Erick, é o link que ele postou ali encima ( http://www.opaleirosdoparana.com/t24461-levantando-diplomata-89-92-motor-e-pintura )
Já falei isso em outro post e falo denovo, GNV pra mim não é pra economizar dinheiro, é pra andar mais de opala. Uma vez já regulei meu opala pra andar só no GNV, bem regulado mesmo e ficou ótimo! O desempenho fica muito próximo ao da gasolina e gasta pra caralho, mas ainda assim gasto menos que se andasse na gasolina. Não deixo sempre assim pq ainda não tenho variador de avanço (pra regular o ponto do GNV sem alterar o ponto pra gasolina), mas do jeito q eu tinha regulado, ele tava muito bom pra andar, se antes eu gastava R$15 de gasolina pra andar 25km, não significa que no GNV eu iria andar 25km gastando menos dinheiro. Eu iria gastar os R$15 de GNV e andaria uns 40km no minimo!

As pessoas normais com carro no GNV ficam felizes no final do mês pq sobrou um dinheirinho por causa do GNV, eu fico feliz pq vou poder andar uns km a mais por causa do GNV.

Agora se eu turbinar, ai o bicho vai pegar, pq aqui na região (a gente é vizinho, sou de indaial) nenhum preparador quer turbinar pra rodar no gnv, só alcool.
Mas de um jeito ou de outro eu faço essa coisa funcionar

erick.6b
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por erick.6b em Qui 8 Ago - 19:04:16

o Gnv é mais ou menos isso Diego....OKK 
Eu troquei meu redutor...coloquei um tomazeto...sugestão do haymo...e melhorou bastante...agora o motor tá girando mais e tá gastando menos gás...

E digo mais...o desempenho do Meu opala no Gnv...pra rodar na Cidade Tá excelente...se afundar um pouco o pé numa esquina ela já destraciona...isso pq tem o Cilindro pesando em cima do eixo...cyclops 

Tá bem gostoso de andar...não é qualquer carro que acompanha ou arranca junto... 

erick.6b
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por erick.6b em Qui 8 Ago - 19:08:39

Agora com relação ao turbo com gnv...vc já pensou em usar um intercooler???

Confesso que não entendo nada de turbo...mas acredito que o intercooler ajudaria bastante... 

Diegoj
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Diegoj em Qui 8 Ago - 21:10:06

erick.6b escreveu:Agora com relação ao turbo com gnv...vc já pensou em usar um intercooler???

Confesso que não entendo nada de turbo...mas acredito que o intercooler ajudaria bastante... 
 Já pensei sim, só que acho que nem tem lugar suficiente pra por ele ali na frente. E outra, o unico modo que eu consegui pensar pra instalar o turbo com gnv, seria colocando a mangueira do gnv bem na boca da turbina, ai ela puxa o gnv junto com o ar, mistura tudo e soca pra dentro do carburador. Mas se eu por o intercooler, na minha idéia, não vai prestar pq o gnv vai ter que percorrer um caminho enorme até chegar no carburador. Sem duvidas seria bom sim, pq querendo ou não, o combustivel liquido abaixa um pouco a temperatura da camara de combustão, o gnv não vai fazer isso. Ai o intercooler faria esse papel.

É bem mais facil por um kit de injeção positiva de GNV, aquele com os bicos injetores e tudo igual tão colocando em carros novos e turbo original. Só que um kit desse custa muuuuito $$$$$    kkkkkkk

Diegoj
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Diegoj em Sex 9 Ago - 22:32:57

E turbo com quadrijet, o que acham?

Eu sinceramente não quero mais ver 3E nem pintado de ouro e desde que conheço opala ouço o pessoal falando que weber é sensivel nas regulagens, se regula ele de tarde quando tá bem quente, na hora que chegar a noite esfriar ja não vai estar mais 100% e etc
Eu moro na cidade mais quente de SC, só que aqui tem um pequeno detalhe. De manhã é muito frio. Durante o dia é muito quente. Aqui não tem meio termo, ou é frio pra caralho ou é quente pra caralho.

É a cidade mais quente, mas olha o que aconteceu semana passada aqui:

Agora eu pergunto: como seria o acerto de uma weber numa cidade assim?
Deve ser um pouco exagerado, mas funciona bem um quadrijet pra um turbo leve?

Diegoj
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Diegoj em Dom 11 Ago - 22:18:11

ninguém?

skuzam
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 992
Modelo do carro : Comodoro
Cilindros : 6cc

Mensagem por skuzam em Dom 11 Ago - 23:01:03

turbinado eu iria de 3E. Agora de quadrijet turbinado deve ficar uma ignorancia, só que quando abre as 4 borboletas deve sugar toda gasolina do tanque hahahahahaahah

carlos felipe
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 500
Modelo do carro : Opala coupê 1974
Cilindros : 6 cil

Mensagem por carlos felipe em Seg 12 Ago - 6:22:22

Diegoj escreveu:

Abs))0(( 

carlos felipe escreveu:Com 3e em baixa fica igual a original, agora quando a turbina enche é problema rsrsrs
 Eu até pensei em turbinar com a 3E, mas ele mal da conta do motor original (já fiz o teste trocando o 3E todo reguladinho por um h34 sem acertar e já mudou muito o desempenho do carro). Como estou procurando desempenho aliado a um consumo não tão exagerado, o 3E vai ficar de fora, pq o que sempre ouvi falar quando se trata de 3E e turbo (no caso do opala) é que ele fica bom em alta pra alimentar o turbo mas nesse caso fica gordo em baixa (combustivel desperdiçado) ou então bom na baixa mas não alimentando direito na fase pressurizada (e todo mundo sabe o que acontece quando anda com turbo dando falta...). E bico auxiliar tá fora de cogitação, prefiro injetar de vez dai. E outra, meu 3E tá furado por causa do GNV e com o niquelamento da cuba soltando, então teria que comprar um novo (ai boto uns $$$ a mais e pego weber) pq carburador usado já me encomodou demais.

Nada a ver o 3e é dois estágios, você anda em baixa só com o primeiro, quando a turbina enche que abre o segundo mecânico, 3e e considerado por todos os bons preparadores o melhor carburador para rua, ele alimenta até 6cil turbo e fica ótimo mais o segundo estágio nem tem gicle  . agora se quer um carro para pista a conversa muda.

worm
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1142
Modelo do carro : Qualquer um, desde que seja um Opala ta valendo.
Cilindros : 4 ou 6, tanto faz, se não estiver fumando ta ótimo.

Mensagem por worm em Seg 12 Ago - 15:49:11

Diegoj escreveu:
Se for aspirado vc vai ver sim, ou melhor, já pode ver. É só olhar o opala do Erick, é o link que ele postou ali encima ( http://www.opaleirosdoparana.com/t24461-levantando-diplomata-89-92-motor-e-pintura )
Já falei isso em outro post e falo denovo, GNV pra mim não é pra economizar dinheiro, é pra andar mais de opala. Uma vez já regulei meu opala pra andar só no GNV, bem regulado mesmo e ficou ótimo! O desempenho fica muito próximo ao da gasolina e gasta pra caralho, mas ainda assim gasto menos que se andasse na gasolina. Não deixo sempre assim pq ainda não tenho variador de avanço (pra regular o ponto do GNV sem alterar o ponto pra gasolina), mas do jeito q eu tinha regulado, ele tava muito bom pra andar, se antes eu gastava R$15 de gasolina pra andar 25km, não significa que no GNV eu iria andar 25km gastando menos dinheiro. Eu iria gastar os R$15 de GNV e andaria uns 40km no minimo!

As pessoas normais com carro no GNV ficam felizes no final do mês pq sobrou um dinheirinho por causa do GNV, eu fico feliz pq vou poder andar uns km a mais por causa do GNV.

Agora se eu turbinar, ai o bicho vai pegar, pq aqui na região (a gente é vizinho, sou de indaial) nenhum preparador quer turbinar pra rodar no gnv, só alcool.
Interessante.
Se ficar bom, vai quebrar muitos paradigmas em torno do GNV.
Dizem que precisa de mais taxa que o álcool. Pretende usar GNV com álcool ou gasosa?
Eu iria de aspirado, acho que seria mais fácil.

Diegoj
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Diegoj em Seg 12 Ago - 17:56:29

carlos felipe escreveu:
Nada a ver o 3e é dois estágios, você anda em baixa só com o primeiro, quando a turbina enche que abre o segundo mecânico, 3e e considerado por todos os bons preparadores o melhor carburador para rua, ele alimenta até 6cil turbo e fica ótimo mais o segundo estágio nem tem gicle  . agora se quer um carro para pista a conversa muda.
O 3E é um ótimo carburador, mas é pequeno. Ele não dá conta de alimentar um 6c original. Pegue na mão um carburador 3E e um 446 e olhe o tamanho das borboletas, ai vc vai entender pq ele não dá conta, mesmo ele sendo de dois estagios. Pra AP é show de bola esse carburador, até pra opala 4c (já chega perto do limite, mas ainda vai), só que pro 6c, me desculpa, mas não dá conta não. Digo isso por experiencia própria, os 2 opalas que eu já tive foram com carburador 3E, meu irmão tinha um opala com 3E e trocou por um h34 e melhorou muito o desempenho, agora ele tem um outro opala todo original mas que foi colocado um 446 e é absurda a diferença. Ainda tem um amigo meu com 3E no opala dele, aquele carburador tá muuitissimo bem acertado, anda d+, mas perde pro 446 mesmo assim.

Ele é usado bastante pra turbo pq é facil de acertar, qualquer preparador que mexe com AP sabe mexer num 3E, mas mesmo assim ele sozinho não é capaz de alimentar adequadamente um 6c. Pode procurar nos opalas turbo ai pela internet (até mesmo alguns APs) e ve quantos tão com bico auxiliar pra alimentar melhor o motor. Ou montam ele pra jorrar combustivel (até mesmo sem gicle como vc disse), ai alimenta bem na alta mas na baixa fica com um consumo exagerado.

Dá pra fazer, mas com um carburador adequado fica bem melhor. Meu 3E tá furado por causa do GNV, então se eu turbinar vou precisar comprar outro carburador, não vou comprar coisa velha pra me encomodar, vou comprar carburador novo, então vale a pena eu comprar algo melhor, não concorda?

worm escreveu:
Diegoj escreveu:

Interessante.
Se ficar bom, vai quebrar muitos paradigmas em torno do GNV.
Dizem que precisa de mais taxa que o álcool. Pretende usar GNV com álcool ou gasosa?
Eu iria de aspirado, acho que seria mais fácil.
 Se for turbo, sem duvidas vai ser no alcool. Mas se for aspirado, depende de como estiver meu motor quando eu abrir ele. Se não tiver folga nenhuma (esse motor é pra estar com baixa kilometragem, mas só vou ter certeza disso depois que abrir), vou trocar bronzinamento, anéis e etc e montar com pistão original mesmo e dai vai ser na gasolina pq não vai ter taxa que chega pra alcool, mas se precisar retificar ai vai pra pistão 4" e o maximo possivel de taxa pra rodar no alcool.

-----------

Agora apareceu a oportunidade de comprar um omega 4.1 inteiro por R$6 mil, de acordo com o dono (que trabalha com injeção eletronica), tá chipado e com 190cv. Ele tá meio feio de lata, mas quem sabe compro ele  pra tirar a injeção eletronica completa e por no opala, ai o resto do omega eu desmancho e vendo em peças.
Se der certo ai vai com central e tudo pra dentro do opala.

wyllerson punk
Opaleiro
Opaleiro

256s

Mensagem por wyllerson punk em Qua 14 Ago - 15:34:39

skuzam escreveu:turbinado eu iria de 3E. Agora de quadrijet turbinado deve ficar uma ignorancia, só que quando abre as 4 borboletas deve sugar toda gasolina do tanque hahahahahaahah
o meu sera 4jet turbo.... aguardem
minha vontade e tirar uns 500 cvs depois de forjado.... no booster pra nao perder no consumo.... mas nem sei se consigo isso tudo pra rua nao.... p problema e consumo dia dia...

300 eu tiro com folga com 4jet, ja ta bom demais....

Diegoj
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Diegoj em Qua 14 Ago - 18:28:29

Estava falando com um amigo meu e ele me disse que tem um preparador aqui na cidade que tá turbinando carros no gnv, essa semana quero passar lá pra conversar com ele. Eu ja tinha ido la no começo do ano passado, mas ele disse que não fazia, agora deve ter descoberto um jeito legal de fazer isso, pq não ia arriscar a reputação da oficina fazendo gambiarra.

Eu sinceramente não tenho muita vontade de por weber no meu opala pq já sei que vou me irritar com o acerto dela por causa do clima aqui da minha cidade. Quadrijet é ignorancia mesmo, mas se o consumo não ficar absurdo pode ser uma opção. O gnv não vai ser pra tirar potencia (embora ele aguente muito mais pressão, o foda é controlar tudo com esses kits vagabundos que tem por aqui. até dava pra usar um kit de injeção positiva de gnv, ai é igual injeção eletronica, tem bico injetor e tudo, só que custa uma fortuna), vou querer o gnv só pra andar de boa mesmo. Ir pro litoral com o opala no alcool e turbinado vai ficar muito caro e além de tudo desnecessario se tiver o gnv, ando na boa  a 80~110km/hr e se aparecer algum apzinho metido a besta eu aperto no botaozinho e ele passa pro alcool e eu vou ver o apzinho se afastando pelo retrovisor do opala. Ai sim vale a pena o redemoinho que vai se formar no tanque Very Happy

wyllerson punk
Opaleiro
Opaleiro

256s

Mensagem por wyllerson punk em Sex 16 Ago - 8:06:44

eu queria ver os numeros disso depois... desejo toda sorte pra vc conseguir, mas acho q um comandinho e um carburador vc ganha mais q turbinar um carro a gas....

porque??? porque vai diminuir com o gas pra recuperar com o turbo, chuto 250cvs e muito trabalho....

espero q vc se saia bem, mas so vou acreditar que fique bom depois de ver pronto e testado...

mesmo assim, boa sorte sim, precisando e se eu puder ajudar to aqui...Very Happy 

Diegoj
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Diegoj em Sex 16 Ago - 11:47:59

wyllerson punk escreveu:eu queria ver os numeros disso depois... desejo toda sorte pra vc conseguir, mas acho q um comandinho e um carburador vc ganha mais q turbinar um carro a gas....

porque??? porque vai diminuir com o gas pra recuperar com o turbo, chuto 250cvs e muito trabalho....

espero q vc se saia bem, mas so vou acreditar que fique bom depois de ver pronto e testado...

mesmo assim, boa sorte sim, precisando e se eu puder ajudar to aqui...Very Happy 
O que vai importar mesmo pra mim é no alcool, no gnv to nem ai, vou manter no gnv só por questão de consumo mesmo, já tá documentado assim então vou aproveitar e usar, se tirar não vou ganhar nada nele.
Ainda quero ver certinho la com o preparado como ele faz com carro turbo no gnv, mas a minha idéia é deixar com pressão bem baixa no gnv só pra andar normal e um booster pra ativar quando andar no alcool.

Se fosse o sistema novo de GNV que é igualzinho injeção eletronica, onde se tem um controle sobre tudo, ai sim eu iria turbinar pra tirar potencia do GNV devido a ele ter uma maior resistencia a detonação. GNV tem o equivalente a 125 octanas, bem mais que o alcool. Só que um kit desses é mais de 5mil e é garantido q ia precisar de muito mais coisa alémm do kit, pq ele é feito pra carro injetado, não carburado.

E boa sorte com o teu também, quero muito saber como fica um opala turbinado com 4jet, os que eu vi tinha comandão e tudo, carro pra pista mesmo, eu quero saber de carro de rua!

Basico
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 417
Modelo do carro : Diplomata Coupé 86 Verde Musgo 4 cil a Álcool
Caravan Luxo 78 Azul + DH/C. Giros/Dif 2,73:1
Cilindros : 4 Cilindros 2500
6 Cilindros 4300

Mensagem por Basico em Sex 16 Ago - 11:54:26

Cara se fosse 4 caneco até recomendaria o Turbo, mas como é L6 pq não aproveitar a usina de força e deixar ela mais livre? Alem de ter um carro mais original, com um ronco mais agradável, vc vai ter maior longevidade para o seu motor... não adianta falar que não, pq no turbo vc sempre vai querer mais pressão até a biela sair na lateral do bloco.... hohoho

Diegoj
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Diegoj em Sex 16 Ago - 12:04:39

Basico escreveu:Cara se fosse 4 caneco até recomendaria o Turbo, mas como é L6 pq não aproveitar a usina de força e deixar ela mais livre? Alem de ter um carro mais original, com um ronco mais agradável, vc vai ter maior longevidade para o seu motor... não adianta falar que não, pq no turbo vc sempre vai querer mais pressão até a biela sair na lateral do bloco.... hohoho
Se eu tivesse mais um opala, sem duvidas faria aspirado, mas só tenho esse e quero poder andar na boa com ele em engarrafamento, andar a 1000rpm de 4ª sem soquear e etc
Com turbo eu tenho um opala original em baixa, só entra pressão quando eu pisar, agora pra mim ter um aspirado com a mesma potencia que eu consigo no turbo, não vai ficar como eu quero em baixa. Eu gosto carro aspirado, mas essa vai ser minha ultima opção só por esse detalhe. Se não der pra fazer certo no turbo por causa do gnv (não vou tirar), ai vai ser aspirado, mas com comando tipo o compcams 280h ou isky 252A, não vai ser nenhum absurdo de potencia, mas ainda vai permitir um uso mais 'social' em baixa rpm.

Basico
Opaleiro
Opaleiro

6 Cilindros 4300

Mensagem por Basico em Sex 16 Ago - 12:13:27

Diegoj escreveu:
Basico escreveu:Cara se fosse 4 caneco até recomendaria o Turbo, mas como é L6 pq não aproveitar a usina de força e deixar ela mais livre? Alem de ter um carro mais original, com um ronco mais agradável, vc vai ter maior longevidade para o seu motor... não adianta falar que não, pq no turbo vc sempre vai querer mais pressão até a biela sair na lateral do bloco.... hohoho
Se eu tivesse mais um opala, sem duvidas faria aspirado, mas só tenho esse e quero poder andar na boa com ele em engarrafamento, andar a 1000rpm de 4ª sem soquear e etc
Com turbo eu tenho um opala original em baixa, só entra pressão quando eu pisar, agora pra mim ter um aspirado com a mesma potencia que eu consigo no turbo, não vai ficar como eu quero em baixa. Eu gosto carro aspirado, mas essa vai ser minha ultima opção só por esse detalhe. Se não der pra fazer certo no turbo por causa do gnv (não vou tirar), ai vai ser aspirado, mas com comando tipo o compcams 280h ou isky 252A, não vai ser nenhum absurdo de potencia, mas ainda vai permitir um uso mais 'social' em baixa rpm.

Cara turbo com GNV vai ser tenso de acertar, sempre dá aquecimento.
Dica q eu dou pra vc evitar quebrar desnecessárias, 4.4 com comando de pouco cruzamento e um bom carbura, deixar o mais taxado possível para vc poder aproveitar o GNV e duas ventoinhas no radiador.

Diegoj
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Diegoj em Sex 16 Ago - 19:15:02

Basico escreveu:
Cara turbo com GNV vai ser tenso de acertar, sempre dá aquecimento.
Dica q eu dou pra vc evitar quebrar desnecessárias, 4.4 com comando de pouco cruzamento e um bom carbura, deixar o mais taxado possível para vc poder aproveitar o GNV e duas ventoinhas no radiador.
Vai ser mesmo, mas como diz o velho deitado: quem não arrisca não petisca!
Eu preciso abrir o motor do meu opala pra resolver uns problemas, ele é pra tá com pouca kilometragem, eu não acredito muito nisso, mas se for, vou só trocar bronzinamento e anéis a principio. Se tiver com folga no pistão ou camisa riscada (o que explicaria um pequeno problema dele), ai é 99% que vai pra 4.4

-----

Parece que cada vez a idéia de turbinar fica mais distante... Fui hoje lá no preparador que disseram que andou turbinando alguns carros no gnv e a noticia não foi legal...
Ele disse que não faz isso. Um cara q trabalha com ele já trabalhou vários anos com GNV e disse que o unico jeito de funcionar certo gnv e turbo é em carros turbo de fabrica, tipo golf e audi a3 turbo. E isso com o kit de injeção positiva de GNV (aquele kit caríssimo que falei uns posts atras).

Mas eu sou teimoso, já vi videos na internet de carros turbo adaptado com kit gnv normal e funcionava.. Não quero andar com 2kg de pressão no gnv, se ficar exatamente igual a agora no gnv tá bom. Quero pressão no alcool.
Só vou desistir quando esgotar todas as possibilidades de turbinar sem tirar o gnv do carro.

Com o turbo + gnv esse preparador não conseguiu me ajudar, mas ele me ajudou com outra coisa. Me passou o contato de um lugar onde podem resolver os problemas da barra panhard pro dana 44 quando monta no opala 92 e inclusive pra conferir se realmente está tudo soldado certo os suportes no diferencial (já comprei ele adaptado).

Basico
Opaleiro
Opaleiro

6 Cilindros 4300

Mensagem por Basico em Sex 16 Ago - 22:36:05

Então a ideia seria um carro normal no GNV e Turbo no álcool?

só deixar o turbo bem levinho e qdo passar pro álcool ligar o booster... ai a coisa fica séria... um carro com dois acertos.

Diegoj
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Diegoj em Sex 16 Ago - 23:07:05

Basico escreveu:Então a ideia seria um carro normal no GNV e Turbo no álcool?

só deixar o turbo bem levinho e qdo passar pro álcool ligar o booster... ai a coisa fica séria... um carro com dois acertos.
É bem essa a idéia, o problema são os pequenos detalhes pra fazer o gnv funcionar certo quando entrar pressão. Vai ser pouca pressão no gnv, mas vai ter.
Isso só no 'rascunho' já é complicado, só imagino quando for pra valer mesmo. Pra vc ter uma idéia, nem expirro normal não vai poder ter no gnv, pq senão vai expirrar e jogar gnv fora :novos7:tem que ser tipo carro turbo de fabrica que joga o "expirro" devolta pra boca da turbina.

Se dinheiro não fosse problema, compraria um compressor mecanico igual das mercedes kompressor, ai eu ficaria feliz de verdade Very Happy

Mas enquanto isso...  

Basico
Opaleiro
Opaleiro

6 Cilindros 4300

Mensagem por Basico em Sab 17 Ago - 17:46:57

Diegoj escreveu:
Basico escreveu:Então a ideia seria um carro normal no GNV e Turbo no álcool?

É bem essa a idéia, o problema são os pequenos detalhes pra fazer o gnv funcionar certo quando entrar pressão. Vai ser pouca pressão no gnv, mas vai ter.
Isso só no 'rascunho' já é complicado, só imagino quando for pra valer mesmo. Pra vc ter uma idéia, nem expirro normal não vai poder ter no gnv, pq senão vai expirrar e jogar gnv fora :novos7:tem que ser tipo carro turbo de fabrica que joga o "expirro" devolta pra boca da turbina.

Se dinheiro não fosse problema, compraria um compressor mecanico igual das mercedes kompressor, ai eu ficaria feliz de verdade Very Happy

Mas enquanto isso...  

o compressor mecânico seria uma boa ideia pelo fato de ser constante, espirro com circulação não seria uma boa ideia pois vai comprometer a turbina a médio prazo, bom seria investir em um kit GNV com injeção sequencial ou um compressor mesmo.

já chegou a pesquisar o valor de um compressor? as vezes a somatória da atualização do kit GNV + a turbina ultrapasse o valor de um compressor Eaton por exemplo.

no seu caso é melhor estudar cada detalhe antes de comprar qualquer componente para não ter dor de cabeça.

desejo sorte na empreitada cara, vou trocar uma ideia com um preparador amigo meu pra ver como posso te ajudar.

Diegoj
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Diegoj em Sab 17 Ago - 21:31:40

Basico escreveu:o compressor mecânico seria uma boa ideia pelo fato de ser constante, espirro com circulação não seria uma boa ideia pois vai comprometer a turbina a médio prazo, bom seria investir em um kit GNV com injeção sequencial ou um compressor mesmo.

já chegou a pesquisar o valor de um compressor? as vezes a somatória da atualização do kit GNV + a turbina ultrapasse o valor de um compressor Eaton por exemplo.

no seu caso é melhor estudar cada detalhe antes de comprar qualquer componente para não ter dor de cabeça.

desejo sorte na empreitada cara, vou trocar uma ideia com um preparador amigo meu pra ver como posso te ajudar.
Compressor sem duvidas seria a melhor opção, mas um compressor usado aqui na região tá 3mil. Se for analizar bem, não é caro, só que pra mim não vale a pena, pagar 3mil só no compressor e depois ainda gastar mais com o resto das coisas, vai ficar bem caro. Kit de gnv com injeção positiva também é seria ótimo, mas não vou comprar. Principalmente pq nem vendem isso pra opala, eu teria que injetar o carro pra poder usar um kit desses e também vai sair bem caro (uns 3mil pra injetar e mais uns 4mil pra um kit gnv bom de injeção positiva). É muito gasto pra fazer funcionar no gnv, sendo que só vou querer potencia quando estiver no alcool.

Eu vou (na verdade já estou) estudar sim muito bem cada detalhe antes de sair comprando. Quero comprar, montar e andar, nada de ficar trocando coisa depois pq não deu certo e etc

Só discordo de vc na parte de comprometer a turbina, o espirro só libera a pressão excessiva do sistema, só ar. No espirro normal ele é liberado na atmosfera, no 'espirro com circulação' ele funciona do mesmo jeito, só que em vez de ir pra atmosfera, ele é jogado antes da boca da turbina. É só ar que vai pra lá, não tem como danificar. E lembrando que é assim que vem nos carros turbo de fabrica, incluindo land rovers e etc, se realmente comprometesse a turbina, eles não fariam assim. Se fosse só essas montadoras podres que fazem coisas tipo gol 1.0 turbo eu não duvidaria, pq só querem saber de redução de custos e que se dane quem comprar o carro, sabem que hoje em dia esses carros populares são descartaveis mesmo...

pilotfabio
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 57
Modelo do carro : Diplomata 1992

Mensagem por pilotfabio em Dom 18 Ago - 19:06:16

Fiz uma viagem que rodei 780 kms, 620 de rodovia e restante cidade, na rodovia velocidade entre 80 e 110 e algumas puxadas atè 180, fez de media total 5.8 km por litro de alcool, turbo com injecao sequencial do omega, turbina biaggio .70x.70 com 1 kg pressao.

Diegoj
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Diegoj em Dom 18 Ago - 22:30:27

pilotfabio escreveu:Fiz uma viagem que rodei 780 kms, 620 de rodovia e restante cidade, na rodovia velocidade entre 80 e 110 e algumas puxadas atè 180, fez de media total 5.8 km por litro de alcool, turbo com injecao sequencial do omega, turbina biaggio .70x.70 com 1 kg pressao.
Até que não é tanto, mas a injeção deve ter dado uma boa ajuda né? Se eu tivesse dinheiro sobrando mesmo eu faria igual vc, kit completo do omega com central e tudo, deve ser outro mundo poder ter controle total de tudo no motor Very Happy

Basico
Opaleiro
Opaleiro

6 Cilindros 4300

Mensagem por Basico em Dom 18 Ago - 23:47:46

Nas experiências que efetuamos com o a recirculação do espirro da turbina com a pressão operando acima 0.8, todas as três turbinas tiveram problemas sendo duas com as pazinhas das aletas torcidas e uma com o eixo da caixa fria quebrada. Agora se vc discorda eu respeito sua opinião, só falei pq perdemos três turbinas nessa brincadeira.

Ps: Os carros que tive a oportunidade de ver funcionando com esse tipo de turbina original de fabrica funcionando foram Audi e Passat e em ambos existe algum tipo de engenharia para minimizar esse efeito do espirro na admissão da turbina, sendo a turbina de baixíssima inércia e possuem a boca da caixa fria mais longas que as turbinas normais.

Diegoj
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Diegoj em Seg 19 Ago - 11:55:33

Basico escreveu:Nas experiências que efetuamos com o a recirculação do espirro da turbina com a pressão operando acima 0.8, todas as três turbinas tiveram problemas sendo duas com as pazinhas das aletas torcidas e uma com o eixo da caixa fria quebrada. Agora se vc discorda eu respeito sua opinião, só falei pq perdemos três turbinas nessa brincadeira.

Ps: Os carros que tive a oportunidade de ver funcionando com esse tipo de turbina original de fabrica funcionando foram Audi e Passat e em ambos existe algum tipo de engenharia para minimizar esse efeito do espirro na admissão da turbina, sendo a turbina de baixíssima inércia e possuem a boca da caixa fria mais longas que as turbinas normais.
Opa, discordei de vc pq na minha cabeça não consegui imagina como apenas ar poderia danificar a turbina, mas se vc já viu isso na prática então a coisa muda. Nunca é tarde demais pra mudar de opinião.
Mas mesmo assim não consigo entender como isso danifica a turbina, vc saberia me explicar com mais detalhes? (agora fiquei curioso) Isso varia de acordo com a pressão?
Pq enquanto estiver funcionando no GNV, não vai poder jogar esse excesso de ar pra atmosfera, pq vai jogar o GNV fora também (o que pode chegar até a ser perigoso, visto que é algo inflamavel, dificilmente vai entrar em combustão sem ter uma chama ou faisca muito forte, mas mesmo assim não vou arriscar, fora o consumo exagerado que vai acontecer).
Existe alguma outra forma de deixar tudo funcionando normal mas sem jogar o GNV fora?

Basico
Opaleiro
Opaleiro

6 Cilindros 4300

Mensagem por Basico em Seg 19 Ago - 12:13:16

Sim amigo, varia de acordo com a pressão, imagina um ventilador, um lado dele faz a sucção para empurrar o ar para o outro lado. O que acontece é que o rotor da turbina está trabalhando de acordo com a velocidade da saída de gases no escapamento e a parte fria faz a admissão com pressão atmosférica que subitamente é aumentada em 0.9, por exemplo, esse aumento de pressão gera um estresse nas aletas e no eixo da turbina que no caso danifica a turbina =/, pq assim a turbina estaria funcionando ao contrario por alguns instantes, estaria funcionando de acordo com a pressão do fluxo de gases da admissão. Só que se vc avaliar a disposição das aletas e da geometria da turbina vai verificar que para isso acontecer a turbina tem que girar ao contrário, ai entra a quebra.

Qdo espirrar a admissão vai ficar mais intensa que o escape, só que assim vai gerar um estresse freiando o rolamento da turbina (tendencia de girar ao contrário) só que a pressão do escape é maior pq é de origem da queima, ai entorta as aletas ou quebra o eixo.

tentei explicar mais ou menos, não sou bom com explicações... rsrsr
obs.: Esse problema só foi constatado com pressões acima de 0.8, se vc for trabalhar com menos que isso, vai na fé que não vai ter problema, mas sempre com uma turbina de baixa inércia.

Abraço irmão, fica com Deus

Diegoj
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Diegoj em Seg 19 Ago - 21:28:38

Basico escreveu:Sim amigo, varia de acordo com a pressão, imagina um ventilador, um lado dele faz a sucção para empurrar o ar para o outro lado. O que acontece é que o rotor da turbina está trabalhando de acordo com a velocidade da saída de gases no escapamento e a parte fria faz a admissão com pressão atmosférica que subitamente é aumentada em 0.9, por exemplo, esse aumento de pressão gera um estresse nas aletas e no eixo da turbina que no caso danifica a turbina =/, pq assim a turbina estaria funcionando ao contrario por alguns instantes, estaria funcionando de acordo com a pressão do fluxo de gases da admissão. Só que se vc avaliar a disposição das aletas e da geometria da turbina vai verificar que para isso acontecer a turbina tem que girar ao contrário, ai entra a quebra.

Qdo espirrar a admissão vai ficar mais intensa que o escape, só que assim vai gerar um estresse freiando o rolamento da turbina (tendencia de girar ao contrário) só que a pressão do escape é maior pq é de origem da queima, ai entorta as aletas ou quebra o eixo.

tentei explicar mais ou menos, não sou bom com explicações... rsrsr
obs.: Esse problema só foi constatado com pressões acima de 0.8, se vc for trabalhar com menos que isso, vai na fé que não vai ter problema, mas sempre com uma turbina de baixa inércia.

Abraço irmão, fica com Deus
Consegui entender sim o que vc explicou, agora faz muito mais sentido.
Agora me tire uma duvida, qual o minimo de pressão que eu conseguiria usar numa turbina usada normalmente em opala 4.1? Pq na internet eu achei um esquema que "desliga" o espirro usando uma solenoide, então se eu conseguisse usar uma pressão baixissimo enquanto estivesse no GNV, acredito que não teria problema 'matar' o espirro, e quando estivesse no alcool eu apertava no botãozinho, ele voltava a espirrar e usava o booster pra deixar com a pressão certa pro alcool.
Eu só não posso deixar esse gnv ir pra fora.   

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 16:52:23

Data/hora atual: Ter 6 Dez - 16:52:23