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Motor (comando, cabeçote, combustivel)

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andreeehhh
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Motor (comando, cabeçote, combustivel)

Mensagem por andreeehhh em Qua 7 Ago - 22:23:07

Beleza pessoal? Sou novo por aqui, um pouco cabeçudo ainda quando se trata de carro. Tenho um Opala Diplomata 6cc 1990 e estou com algumas duvidas no que fazer no carro, dei uma pesquisada já mas são muitas informações acabou embaralhando um pouco na cabeça.

Vou fazer uma breve apresentação minha, tudo começou por causa do meu pai, ao longo de sua vida teve uns 10 opalas que por sinal herdou o gosto do meu avô. Desde o ultimo opala que ele vendeu tem mais de 21 anos (logo que nasci ele vendeu o carro), com isso ele acabou perdendo um pouco o conhecimento que tinha e também deve ter muitas mudança nesse tempo.

Então vamos ao que interessa e chega de blá blá blá.

Estou a 2 anos com meu Opalão e agora sobrou uma grana e decidi entrar de vez na dança e brincar um pouco no motor, segue algumas modificações feitas no carro.

- Carburador DFV446 (Gasolina)
- Tucho mecânico (Crower)
- Dimensionado 6x2, com 2 JK
- Diferencial DANA
- Cambio 5M do 92


Como uso o carro apenas de final de semana gostaria de deixar o carro forte mas nada exagerado não vou andar em pista com ele. Estava pensando nos seguintes up's.

- Retificar cabeçote
- Polimento dos dutos
- Rebaixamento
- Comando Iskyderian 525-b 278x278

Algumas duvidas.

- Realmente é necessário polir os dutos do cabeçote ? Ou apenas com o rebaixamento consigo o necessário para rodar tranquilo com 446 + 525-b ?

- Para passar para álcool ouvi boatos que nos motores cinza a partir de 1989 não precisa trocar pistão, procede essa informação ?

- Quais seriam as taxas ideia na gasolina/alcool? É vantajoso manter na Gasolina ?

- Gostaria de chegar perto dos 250cv, nessas configurações seria possível?


É isso pessoal, me desculpem se falei alguma abobrinha mas foi como disse estou com muita info na cabeça sobre o que li esses tempos e não consegui filtrá-las direito.

Abraço

Paulo Emilio
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Re: Motor (comando, cabeçote, combustivel)

Mensagem por Paulo Emilio em Qua 7 Ago - 23:04:53

andreeehhh escreveu:
Como uso o carro apenas de final de semana gostaria de deixar o carro forte mas nada exagerado não vou andar em pista com ele. Estava pensando nos seguintes up's.

- Retificar cabeçote
- Polimento dos dutos
- Rebaixamento
- Comando Iskyderian 525-b 278x278

Algumas duvidas.

1- Realmente é necessário polir os dutos do cabeçote ? Ou apenas com o rebaixamento consigo o necessário para rodar tranquilo com 446 + 525-b ?

2- Para passar para álcool ouvi boatos que nos motores cinza a partir de 1989 não precisa trocar pistão, procede essa informação ?

3- Quais seriam as taxas ideia na gasolina/alcool? É vantajoso manter na Gasolina ?

4- Gostaria de chegar perto dos 250cv, nessas configurações seria possível?


É isso pessoal, me desculpem se falei alguma abobrinha mas foi como disse estou com muita info na cabeça sobre o que li esses tempos e não consegui filtrá-las direito.

Abraço

O comando é bom, fica esperto sem ser 'anti-social'. Eu tenho um zero para vender, se ainda não tiver o seu. Os tuchos crower, iskenderian, só eles não fazem diferença.

Retificar o cabeçote seria uma geral? Muito bem vinda, para refazer os assentamentos de válvulas, conferir as guias para não fumar. Rebaixar uns 1.5mm é bom. A taxa não vai ser suficiente para andar no álcool. Tem que trocar os pistões mesmo.

1- Seu carro vai andar com cabeçote original. Mas vai andar muito mais se fluxar o cabeçote. Compare o 'antes e depois' e tire sua conclusão:





2- Mentira cabeluda.

3- Na gasolina 9.5 de taxa, no álcool 11.5 a 12. O álcool dá mais performance, mas bebe mais, é chato de acertar e até esquentar o motor fica ruim, mesmo assim eu prefiro muito mais álcool.

4- Sim, bem próximo disto. Mas será melhor com a weber 40 ou 44. Se não tem o carburador ainda compre logo a weber, com a DFV você estará no limite, com a weber a brincadeira estará começando.

andreeehhh
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Re: Motor (comando, cabeçote, combustivel)

Mensagem por andreeehhh em Qua 7 Ago - 23:31:48

O comando vou pegar de um amigo ele acabou comprando 525-b e não usou.

Vou fazer retifica geral dele, só a duvida é quanto ao polimento mesmo, fico meio na duvida quanto a elevação da taxa pois indiretamente vai aumentar o tamanho dos dutos e como a maioria diz que se não entende muito é bom não arriscar eu fico um pouco com o pé atras.

Por eu usar um comando relativamente mais forte é bom já aproveitar e trocar as molas do prisioneiro? Mesmo elas ja sendo a dupla do 90?

Uma duvida que me bateu é quanto ao balanceiro roletado, vale mesmo a pena? Pois a diferença de preço é absurda os convencionais estão por 200~250 dilmas, já os roletados não saem por menos de 1.300.

Pedro Fagundes
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Re: Motor (comando, cabeçote, combustivel)

Mensagem por Pedro Fagundes em Qui 8 Ago - 0:41:49

O Paulo Emílio é preparador e sabe o que diz..

Vou te falar o outro lado, de quem preparou, apanhou e continua apanhando..

Se eu fosse vc não mexia com alcool por enquanto... e também não rebaixaria o cabeçote, pq isso é pra um nível de preparação mais avançado...vc não precisa dessas coisas agora e elas podem trazer várias complicações..

Com esse comando 278 e com um Weber 40 (ou cópia na gasolina), coletor e  seu escape dimensionado vc já vai dar um salto enorme na potência, chegando a 200cv ou até mais.. e com certeza vai ficar satisfeito por um bom tempo.

o ideal é trocar as molas sim, e elas também serão duplas, mas com especificações bem diferentes.. Vc pode comprar da isky ou crower que são muito boas.. junto com elas vc comprará os pratos (da mesma marca das molas) e travas.. esse é um kit básico quando vc troca o comando.. (procure pelo cam card, que traz a lista de peças a serem trocadas)..

não vale a pena investir em balanceiros roletados no seu caso.. gaste esse dinheiro em outras peças que serão indispensáveis: polia damper, engrenagem do comando de alumínio, engrenagem do distribuidor de bronze, volante do opala 6c 92 (9,4 kg) ou do opala 4c (9,6kg), parafusos do volante ARP e varetas mais resistentes, de chromolibidênio (se a grana der) ou no mínimo outras mais fortes.. e balanceamento de tudo..

se for mexer no cabeçote, faça apenas o polimento e troque as válvulas de admissão por outras maiores..
da manley ou até mesmo da blazer v6.. vai ajudar muito e não é algo arriscado...

vai sair caro! mas você vai ficar muito feliz..

andreeehhh
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Re: Motor (comando, cabeçote, combustivel)

Mensagem por andreeehhh em Qui 8 Ago - 1:34:42

Pedro Fagundes escreveu:O Paulo Emílio é preparador e sabe o que diz..

Vou te falar o outro lado, de quem preparou, apanhou e continua apanhando..

Se eu fosse vc não mexia com alcool por enquanto... e também não rebaixaria o cabeçote, pq isso é pra um nível de preparação mais avançado...vc não precisa dessas coisas agora e elas podem trazer várias complicações..

Com esse comando 278 e com um Weber 40 (ou cópia na gasolina), coletor e  seu escape dimensionado vc já vai dar um salto enorme na potência, chegando a 200cv ou até mais.. e com certeza vai ficar satisfeito por um bom tempo.

o ideal é trocar as molas sim, e elas também serão duplas, mas com especificações bem diferentes.. Vc pode comprar da isky ou crower que são muito boas.. junto com elas vc comprará os pratos (da mesma marca das molas) e travas.. esse é um kit básico quando vc troca o comando.. (procure pelo cam card, que traz a lista de peças a serem trocadas)..

não vale a pena investir em balanceiros roletados no seu caso.. gaste esse dinheiro em outras peças que serão indispensáveis: polia damper, engrenagem do comando de alumínio, engrenagem do distribuidor de bronze, volante do opala 6c 92 (9,4 kg) ou do opala 4c (9,6kg), parafusos do volante ARP e varetas mais resistentes, de chromolibidênio (se a grana der) ou no mínimo outras mais fortes.. e balanceamento de tudo..

se for mexer no cabeçote, faça apenas o polimento e troque as válvulas de admissão por outras maiores..
da manley ou até mesmo da blazer v6.. vai ajudar muito e não é algo arriscado...

vai sair caro! mas você vai ficar muito feliz..

Entendi, é que muitas vezes também a galera exagera em algumas coisas e por eu estar meio fora do meio acabo levando em consideração.

Da W40 para W44 tem uma diferença considerável? Ou não vale o investimento, a W40 da conta do recado.

Então por cima de inicio Comando 525-b, retifica completa do cabeçote, polimento e troca do conjunto de molas e pratos (Isky 6005). Não sei ainda se vou ter que mexer em algo na parte de baixo do motor, caso não precise dou uma olhada no que mais posso incluir nesse upgrade.

andreeehhh
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Re: Motor (comando, cabeçote, combustivel)

Mensagem por andreeehhh em Qui 8 Ago - 16:54:54

Carro já está desmontado, só falta tirar o cabeçote do lugar e mandar na retifica.

Amanhã ja vejo se vai precisar fazer alguma manutenção na parte de baixo, caso não precise ja irei encomendar as peças.

- Engrenagem do distribuidor
- Vareta de válvula
- Molas de válvula
- Pratos de válvula
- Válvula de admissão da Blazer V6
- 525-b (já esta na mão)

Uma duvida as molas da Isky vem com um Damper, as demais não. Qual a finalidade desse Damper? É necessário para essa configuração que irei usar?

Abraço

OpaleiroATEOFIM
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Re: Motor (comando, cabeçote, combustivel)

Mensagem por OpaleiroATEOFIM em Qui 8 Ago - 17:08:58

Paulo emilio ouvi dizer q aspirado anda com weber nao fica bom me tira essa duvida cara fal oq nao rende so gasta e embaralha dimais

Paulo Emilio
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Re: Motor (comando, cabeçote, combustivel)

Mensagem por Paulo Emilio em Qui 8 Ago - 17:45:23

OpaleiroATEOFIM escreveu:Paulo emilio ouvi dizer q aspirado anda com weber nao fica bom me tira essa duvida cara fal oq nao rende so gasta e embaralha dimais
Se não souber acertar nem mexa. Uma DFV tem poucos ajustes, é mais fácil de acertar, basicamente só abrir gigles. A weber tem muito mais parâmetros para ajustar - difusores, gigles principais, corretor de ar, lenta, by-pass. Se está dando excesso e você troca o difusor muda tudo, sem contar as canetas para cada uso. Por isto mesmo possibilita um acerto mais preciso mas também uma possibilidade de erro gigantesca.

Se weber não funcionasse direito não seria usada por tantos anos na Stock Car e nos campeões de arrancadas por tantos anos.

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Re: Motor (comando, cabeçote, combustivel)

Mensagem por Sérgio Calíope em Qui 8 Ago - 17:46:48

OpaleiroATEOFIM escreveu:Paulo emilio ouvi dizer q aspirado anda com weber nao fica bom me tira essa duvida cara fal oq nao rende so gasta e embaralha dimais
acredito que sem weber ele fique assim com acho dificil 6cc nasceu pra weber e virse versa Laughing 
a menos que esteja falando de outra weber que não seja as idf ou dcoe

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Re: Motor (comando, cabeçote, combustivel)

Mensagem por WILMAR 250 em Qui 8 Ago - 18:37:14

Olá pessoal.
Primeiro quero pedir desculpas ao dono do tópico por eu estar entrometendo pra sanar uma dúvida minha, como o nosso amigo ai esta comprando peças pra preparar o Opalão, creio que a informação vai ser de boa utilidade pra ele tb.
Assim como nosso amigo, eu tb estou comprando peças pra preparar meu futuro Opala, e me surgiu uma dúvida.
Vou comprar as polias do comando e do virabrequim da Isky, e eles tem dois tipos de Polia, "Dente Grosso" e "Dente Fino".
Existe alguma diferença funcional entre elas, uma e mais resistente que a outra, enfim, qual devo comprar?
Obrigado.
Um grande abraço.

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Re: Motor (comando, cabeçote, combustivel)

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