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melhorada no 4 cilindros alcool

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Arkanjo
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melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Arkanjo em Sab 10 Ago - 13:01:14

ola galera, sou novo por aki, estou no meu terceiro opala, sou opaleiro desde novinho, aprendi a dirigir em um diplomata 84 meu primeiro opala foi um comodoro 81 meu segundo opala foi um 250s 87, todos coupe, atualmente tenho um 83 tambem coupe, que vou conservar comigo por bastante tempo, tenhu um certo projeto pro meu motor, e gostaria da ajuda dos amigos mais experientes, pra poder tirar ideias, bem a principio, tinha a intençao de monta-lo turbo, mas encontrei um carburador 446 alcool em boas condiçoes, e passei a ter outros planos, pois bem, gostaria de configurar meu motor do seguinte jeito:
comando a gasolina, carburador 446 com coletor aquecido, volante aliviado ( este nao sei ainda o quanto aliviar ) cabeçote rebaixado cerca de 1.75 a 2.00 milimetros a partir da medida original, com molas duplas nas valvulas, tuchos hidraulicos novos, bobina mi, minha intençao é conseguir um desempenho melhor que original, e um consumo baixo de combustivel, como meu velho pai diz, eu to querendo é fazer magica ou Me#da tongue

Rodrigo Oliveira
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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Rodrigo Oliveira em Sab 10 Ago - 13:47:22

O que eu faria:

Primeiro acertar o cabeçote, válvulas maiores na adm, 3 angulos nas sedes e equalização de fluxo. Molas da Silverado nas válvulas.
Aumentaria a taxa com pistões cabeçudos ao invés de mexer na altura do cabeçote, dinâmicamente é muito melhor.
Bobina do gol mi usando o modulo original do teu carro vai funcionar igual a bobina original, é o módulo que "manda" a bobina soltar faísca com essa ou aquela tensão e corrente. Eu investiria comprando logo um distribuidor HEI, outro mundo, mil vezes melhor do que qualquer coisa nacional.
Não mexa no volante, besteira, carro de rua com volante aliviado fica um lixo horroroso de baixa.
Se vai trocar tuchos troca o comando, a dureza dos dois precisa ser igual, se trocar tucho e deixar comando velho no lugar o comando vai estragar a base do tucho. Daí aproveita e coloca algum comando um pouco melhor que o original (Esquece o comando do 151-s porque é quase nada melhor que o original, se vai gastar gasta direito e compra coisa melhor). E se vai trocar comando troca as buchas do comando, isso é serviço decente.
Carburador, qualquer bijet de 350 cfm é melhor que o 446, ainda mais no álcool. Eu não usaria o 446.
Agora vem a parte chata: vai melhorar tudo na parte de cima e acha que a parte de baixo vai dar conta? Eu não faria isso com pistões, anéis e bronzinas velhas. A chance de fechar o motor e ter que abrir de novo em pouco tempo é muito grande.

abraço

carlos felipe
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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por carlos felipe em Sab 10 Ago - 13:53:08

Amigo não faça nada de exagero gasto desnecessário!
primeiramente qual o estado do seu motor?

Arkanjo
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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Arkanjo em Sab 10 Ago - 14:03:44

Rodrigo oliveira, muito obrigado pela força, esqueci de mencionar, o comando a gasolina vai ser novo, e os tuchos tambem, meu motor foi feito a parte de baixo, antes de eu adquirir o opala, foi todo feito, somente o cabeçote que nao foi mexido, o carro ta bom na rua, mas na estrada to sentindo falta de potencia, condenamos o cabeçote, como o comando original alcool ta gasto, tambem to colocando a culpa do consumo elevado urbano nele, 4 por litro de alcool, andando quenem vôzao na city, minha intençao e ter um carro com uma taxa de compressao boa, um poko mais girador, com ganho rapido de rpm, essa é minha aposta pra economia de combustivel, por isso minha ideia de usar o comando a gasolina novo, ganho medio de 500 rpm na rotaçao maxima do motor, melhora na taxa de compresao rebaixando cabeçote, pra ter uma queima fria mais eficiente, meu carro ta com termostatica nova, aquece bem rapido, mas a maioria dos meus percursos de meio de semana nao passam os 3.5 km por saida com o carro,isso multiplicado por 6 ou 8 vezes por dia tipow uns 30 km por dia só na correria, o volante aliviado, pra tentar subir giro alto, isso junto com o 446, por ser bijet asubida de giro, é mais rapida , a bobina mi seria pra tentar aquela lenda da faisca mais ''brava'' á tinha esquecido das molas, pra segurança da pequena rpm maior que o motor vai gerar ....

Rodrigo Oliveira
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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Rodrigo Oliveira em Sab 10 Ago - 14:17:25

que carburador usa hoje? Voante aliviado realmente melhora subida de giro, mas se não tiver torque a subida de giro é prejudicada quando o motor está com carga, ou seja, puxando o peso do carro. Nisso as válvulas maiores na adm e os 3 angulos dariam uma boa ajuda. Motor álcool que roda pouco sempre tem consumo alto, pelo percurso que vc faz eu diria que de 4 vai passar pra 5 km/l no álcool e olha lá. Porque não passa logo pra gasolina?

O que traz redução de consumo é justamente aumentar o torque em baixa rotação, aliviar o volante vai totalmente ao contrário disso, pense nisso.

Arkanjo
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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Arkanjo em Sab 10 Ago - 14:26:53

rodrigao, este é o motivo das duvidas e de nao começar o projeto ainda ... meu carbura, e o famoso solecao, o h34 solex, giclagem original conferida em tabela, aceleraçao rapida melhorada, arrobamento do bico injetor de rapida, e feito trabalho na aste de acionamento aumentei um poko a parte que apoia no diafragma, feito plaina na tampa da bomba de aceleraçao, e montados com reparos novos a questao do volante, me gera a duvida, tenhu uma peça pra tentar aliviar, pra nao sacrifikar minha original, mas nao sei o quanto tirar nela, pra te revelar o principal motivo da minha duvida, e pq tinha um escort xr3 com motor cht 1.6 retificado, pistoes std, cabeçote rebaixado 1,5 alem do original deste que já é mais baixo, carburador miniprogressivo e volante aliviado em quanto nao sei, o carro tinha uma subida de giro surpriendente, saia na frente de 1.8 andava na frente de corola, nao caia quase nada na ladera, e gastava de iqual pra menos que o do meu pai todo original cht 1.6 ambos os escorts tanto do meu pai quanto o meu a alcool, o melhor era que pegava de manha, no frio de lascar, sem injetar gasolina ...

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Arkanjo em Sab 10 Ago - 14:29:13

Carlos Felipe, meu motor foi feito parte inferior, retifica do vira, bomba nova, pistoes, bronzinas e aneis, tudo pelo antigo proprietario ....

Rodrigo Oliveira
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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Rodrigo Oliveira em Sab 10 Ago - 14:45:48

Cara, motor CHT é outra coisa, outro projeto com defeitos e qualidades diferentes do 4 cil do Opala, não dá pra comparar, só o fato dele ser transversal no Escort já implica em ganho de potencia útil nas rodas, não desperdiça energia com cardã e diferencial (o diferencial de cambio transversal deixa de perder potencia pois a coroa gira no mesmo sentido que as rodas a grosso modo é isso).

O que foi feito no teu H34 matou ele, taí o segredo do alto consumo, aumentou o curso da bomba de aceleração, aumentou a vazão da rápida sabe Deus pra quanto porque foi arrombada, vai mandar mais álcool do que devia toda vez que pisar no acelerador, se mandar de menos tbm fode o consumo. Tem uma coisa que eu não faço: mexer no projeto original do carburador, o H34 é de bom tamanho pro 4 cil.

Do que vc pensar em fazer, ao meu ver, o consumo não vai mudar muita coisa. Teu carro roda no álcoo, ok, alguém mediu a taxa de compressão dele? Alguém mediu a pressão dos cilindros pra saber se não tem vazamento (ou em sede de válvula ou em algum anel mequetrefe)?

Vc tem coragem de colocar a mão na graxa? Se tiver vou te dando dicas aqui de quais ferramentas comprar pra vc mesmo medir algumas coisas no teu motor antes de sair mexendo.

Tenho um Opala 4 cil gasolina, DFV 228 (detesto os DFV), comando original e tuchos novos, faz 9 km/l na cidade e 14 em rodovia, na rodovia não passo de 100 km/h porque não sou de correr. Quando comprei o carro fazia 3 km/l, fiz revisão de praxe no motor, velas, cabos, aquele talento no carburador e passou a fazer 7 km/l, mudei o posto onde abastecia e troquei os pneus diagonais pelos radiais e o consumo ficou muito bom.

Tenho um Corcel II 1.6 gasolina 5 marchas, quando peguei o carro o motor havia sido feito em concessionária e pasme estava todo regulado errado, ponto, folga de válvulas e etc. Fazia 5 km/l ...... ainda não terminei de acertar o motor, mas já faz 7 km/l na cidade e na rodovia me deixou de queixo caído 17,5 km/l andando na casa dos 100 km/h tbm.

Meu percurso diário é de 10 km aproximandamente e as médias foram feitas do mesmo modo.

Eu mediria vácuo na lenta e pressão dos cilindros antes de sair mexendo no motor, isso pode revelar alguma coisa inesperada. Porque deu essa mexida no carburador? Pra fazer motor original andar mais é a última coisa que mexeria mesmo e ainda assim trocaria o carburador mantendo o padrão original.

Arkanjo
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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Arkanjo em Sab 10 Ago - 15:10:58

Rodrigo, sou mecanico rsrsrs mas em preparaçao nao tenho muita experiencia, medimos a compresao do motor, nao lembro as medidas, mas estavam toleravelmente iguais nos quatro cilindros, meu carbura meti a faca porq tava uma coisa de Deus de tao foda, tinha buraco pra rodogaz, vazamento no pe, tudo mals, depois de mexer e deixar o mais original possivel, abri ele de novo e fiz o serviço na rapida, consegui melhoras na saida ficou fora nao, pra ti falar a rela, em um ano, umas quatro desmontagens, foi meu melhor resultado com ele, meu console tem vacuometro, regulo o ar da carburaçao por ele, e ponto por pistola, o carro ta padrao, mas o cabeçote ta deixando a desejar, e meu comando barulhando em alguns momentos, mas aii sao mais os tuchos descarregando, as valvulas reguladas com intervalo de 14 horas sem funcionar o motor, no padrao gm de regulagem de tuchos hidraulicos, minha ideia, e tipow, inventar moda, tentar melhorar o funcionamento do carro meu escortao fazia 15 km por litro na estrada andando da base de 130 por hora, o pé era bem de leve no acelerado, nao precisava pisar quase nada, dai minha intençao, era tachar meu motor, e tentar aproveitar o maximo a queima nas camaras do opalao,

Rodrigo Oliveira
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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Rodrigo Oliveira em Sab 10 Ago - 15:18:42

Sim, taxa é algo bom e interessante.

Quanto tem de vácuo na lenta?

Pressão igual em todos os cilindos ok, mas se estava baixa é ruim.

Compressão é uma coisa, só dá pra saber medindo câmara e volume do cilindro, pressão é outra coisa mas não menos importante ok?

Quanto de ponto?

Às vezes faz barulho de válvulas, isso tbm aumenta o consumo, se os tuchos estão ruins ou o circuito de óleo não está legal e varia a pressão nos tuchos varia a abertura das válvulas. Pergunta: não deixou folga nas válvulas não quando regulou correto?

Vc falou do cabeçote, mexe logo duma vez nele, ficar tentando corrigir no carburador os problemas que o cabeçote tem vai te deixar maluco. Tem quem faça equalização de fluxo pra vc? esquece receita de mexer num duto e deixar os outros iguais, cada duto pode ter comportamento diferente ok? se for mexer nisso precisa de banco de fluxo pra fazer direito.

Outro detalhe: geralmente quando se ganha potência se aumenta o consumo, vc diz que ganhou em saída o que é bom, mas pode haver desperdício e isso só dá pra medir com uma sonda lambda e multimetro, outra coisa interessante de se ter na oficina, dai vc ve quanto de desperdicio pode haver no momento da aceleração.

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Arkanjo em Sab 10 Ago - 15:29:38

verdade parceiro, meu vacuometro e de escala verde amarelo vermelho, 30 22 0  quando quente na lenta, o ponteiro fika  perto do verde, bem proximo do 22 as valvulas regulei pelo calibre pegando as folgas de admisao e escape com o motor quente tuchos carregados, nao fiquei satisfeito, regulei a moda motor funcionando pelo diferenciar do funcionamento, bater de valvulas, nao gostei, dai regulei com os tuchos descarregados, motor frio, 14 hrs parado, em pms, encostando ate a vareta fikar meio justa, com aquele girinho bem justo, e dando de 1/4 a meia volta de aperta, conforme achei em um video de regulagens originais a compresao, estava acima dos 150 nos quatro cilindros, e tipow, o que mais me deixa intrigado, e a regularidade do funcionamento, e o carro ser bom de rpm so ate 2200 rpms .... dai pra frente muscho ... ta certo que a faixa de torque maximo é por aii... mas so andando nele, pra vc ver doque estou falando.... resumindo... ele de quinta a 140, numa ladeira ingrime, cai d mais a velocidade.. so comigo de passegeiro .. opala a alcool original nao faz isso... ele ta passando vergonha .... agora a sonda e o multimetro, nao tinha pensado nisso ainda, pra medir minha rapida ... hum tinha esquicido do circuito de oleo ... nao medi pressao, achei desnecessario, porq nas oito varetas das valvulas, ele jorrava constante .....

Rodrigo Oliveira
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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Rodrigo Oliveira em Sab 10 Ago - 15:36:29

Perto de 22 de vácuo tá lindo!
150 de pressão nos cilindros tbm é muito bom.
A regulagem que vc fez com os tuchos descarregados é o correto, encostou aperta 1/4 de volta, tucho hidráulico precisa disso pois senão não dá pré carga no tucho, prejudica a subida do óleo pelas varetas e faz barulho.

Tá com cara de falta de combustivel ou comando montado adiantado isso aí que vc falou. Mas 2200 rpm é bem pouco mesmo. O avanço à vácuo e o centrifugo funcionam direito? Pouco avanço mata o motor na alta tbm.

Se teu vacuômetro tivesse escala de 9 mmhg eu ia pedir pra vc acelerar o motor até chegar nesse valor de vácuo e medir o avanço da ignição nessa condição, deve estar proximo de 36° ou 38°, se tiver com menos que isso amarra o motor. Se estiver muito mais amarra também. Ponto inicial atrazado tbm amarra o motor em alta porque atraza o ponto na alta tbm.

Se não me engano o distribuidor desses motores à gasolina tinha curva de avanço diferente do distribuidor para motor álcool, se conseguir medir do jeito que falei mata a charada. Outra coisa, tá com cambio de 5 marchas, vc sabe qual a relação do diferencial? Não fica ruim com o 3,07 ou 3,08, mas se estiver com o 2,53 (braseixos) a casa vai, fica horrivel mesmo.

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Arkanjo em Sab 10 Ago - 15:53:39

meu diferencial, é braseixos 3.54, olhado na plaqueta, medido nas voltas do cardan, em relaçao a roda e confirmado com contagem de dentes da coroa e piao, no dia da quebra das satelites ... rsrsrs, é como to te dizendo amigo Rodrigo, o ponto ja deixai adiantado, a ponto d pesar algumas partidas, nada de melhoras ja atrasei pelo ouvido corrigindo, nao satisfeito regulei com pistola estroboscopica, ficou uma uva, usei a pistola e ainda o vacuometro pra acertar o melhor ponto, corri no parafuso de ar, dei aquele grau, colei no vacuometro voltei no ponto de pistola e vacuometro, na ora que consegui o ponto mais economico, dei dez partidas consecutivas no carro, nao pesou partida, sai na carro, akela arrancada gostosa, torque em baixa excelente, sobe meio fio de lenta, com uns 800 rpms, vou te falar minha principal suspeita, comando de valvulas com resaltos baixos, meu pai tambem mecanico, e o meu patrao dizem cabeçote, minha teoria, resalto baixo, bom torque na lenta, perda de força em regimes altos de rotaçao, imagino, que a respiraçao do motor ta boa, em baixos ciclos de rotaçao, nos autos ciclos a abertura das valvulas, nao consegue alimentar o motorzao e ele carece de força, abusa da bebida e me deixa infeliz com seu desempenho ruim ...rsrsrsrs

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Rodrigo Oliveira em Sab 10 Ago - 15:56:20

Sim, pode ter coisa errada no comando sem dúvida!

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Arkanjo em Sab 10 Ago - 16:03:25

agora, eu gostaria, de montar o comando a gasolina, ja nesse palpite, retirar o cabeçote, fazer o rebaixamento, pq o 83 tem menos compressao que os 86 a frente, e dar o tiro no escuro com o volante aliviado, o carburador, achei um 446 com coletor aquecido em bom estado, por 600 reais, vc acha que em conta, nao axei muitos a alcool com coletor pra saber .... na verdade quando encontrei ele, tava procurando um 3e com coletor ....

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Rodrigo Oliveira em Sab 10 Ago - 16:07:26

o 3e seria melhor no consumo, o negócio é seguir adiante com tua receita, eu faria diferente (faria se tivesse $$). Só deixaria o alivio do volante por último (eu mesmo nem mexeria nisso). Já pesquisou preço de comando?

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Arkanjo em Sab 10 Ago - 16:14:28

axei um novo aki em goias em goiania, 90 km da minha city tava por 230 mangos, na minha mao, ele deve ta na faixa de 190 200 sem o frete, os tuchos, tenho um jogo na mao do meu patrao, so pegar e pagar depois !!!!! sera que tem allguem por ai, que ja tentou essa receita ? vc que é veterano, conhece mais gente conhece alguem ?

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Rodrigo Oliveira em Sab 10 Ago - 16:29:59

o unico porém é a dureza superficial dos tuchos e do comando, leva na retifica e pede pra medir, se um dos dois for muito mais duro que o outro o mais mole vai gastar e às vezes bem rápido. Tem tratamento de superficie pra corrigir isso e a retifica deve fazer se não fizer deve conhecer quem faça. Não conheço ninguem que tentou essa receita, todo mundo só quer saber de colocar turbina no 4 cil ou trocar pelo 6 cil logo duma vez.

Eu sou um entusiasta do 4 cil, dá pra deixá-lo bem legal.

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Arkanjo em Sab 10 Ago - 16:42:32

gosto do motor 4 cilindros, por causa do peso, a frente do carro se comporta melhor em lombadas, , peneus duram mais, e a frente cede por kausa do peso, e acredito eu, poder ter chances de melhoras nele ... kara, acredito na receita, mas gostaria de relatos de tentativas parecidas ... sabe, gosto de aprender com a experiencia dos outros, trokar conhecimentos, conseguir lutar pela sobrevivencia dos nossos opalas ...

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Arkanjo em Sab 10 Ago - 16:45:04

[quote="Rodrigo Oliveira"]o unico porém é a dureza superficial dos tuchos e do comando, leva na retifica e pede pra medir, se um dos dois for muito mais duro que o outro o mais mole vai gastar e às vezes bem rápido. Tem tratamento de superficie pra corrigir isso e a retifica deve fazer se não fizer deve conhecer quem faça. Não conheço ninguem que tentou essa receita, todo mundo só quer saber de colocar turbina no 4 cil ou trocar pelo 6 cil logo duma vez.

Eu sou um entusiasta do 4 cil, dá pra deixá-lo bem legal.Laughing 

obrigado, essa eu nao sabia ... vou ver numa retifica, pra medirem pra min ....

Rodrigo Oliveira
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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Rodrigo Oliveira em Sab 10 Ago - 17:14:23

Não vejo porque não funcionar direito o comando do gasolina no álcool ........ verifica a curva de avanço do distribuidor ok?

A diferença de comando era puramente para amarrar o motor e deixar ele numa faixa de IPI vantajosa pra montadora ou claro para o preço final do carro.

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Arkanjo em Sab 10 Ago - 17:32:49

essa lenda ja li sobre, so ainda nao tive o prazer de ter ou dirigir, um a alcool com o comando a gasolina, vou montar o comando no meu e ver o resultado, mas vc tem costume ou conhece um adepto do 446 alcool ?

Rodrigo Oliveira
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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Rodrigo Oliveira em Sab 10 Ago - 17:38:15

Olha só, 446 ame-o ou deixe-o. Eu detesto DFV, qualquer um deles, projeto medíocre, horroroso, se ficar parado uma semana cola a esfera da aceleração ou entope e toca desmontar pra limpar, qualquer um deles. Porém o 446 é o bijet da época com maior vazão e com projeto livre pra usar em qualquer montadora ............ SE estiver perfeito não tem porque dar trabalho.

A ford usava o Bijet motorcraft, projeto quase cópia dos Holley bijet que se usava na argentina. Porém, os motores ford da época dos bijet motorcraft usavam o DFV 444 niquelado, o primeiro Ford V8 álcook usou Motorcraft niquelado, mas não ficou lá essas coisas e usaram o DFV.

Montei um Y-block com um DFV 444 (original do motor) cujo dono havia encontrado carburador novo sem uso, colocamos e está há 7 anos sem dar trabalho, mas é um carburador que nunca havia sido usado.

Arkanjo
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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Arkanjo em Sab 10 Ago - 17:46:11

é quenem mencionei encontrei um 446 alcool com coletor aquecido, coisa rara de se ver ... por 600 conto ... e tipow to por fora, ha quem me disse que vale, um amigo meu de minas .. disse que dos 4 opalas dele, o 88 alcool com 446 é o mais andador, e economico,... eu sei que um carbura desse é sorte, e to pensando em apostar nele ... ja sonhei com espirros turbo na madru, mas se minha receita render, vai ser de boua tambem... nao quero um haras debaixo do capo, quero algo pra falar, é original, mas nem tanto ...

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Rodrigo Oliveira em Sab 10 Ago - 17:57:21

usa o que tem em mãos, é o que eu faria se não tivesse $$ pra torrar. Pra mim 446 dado é caro, mas tá dentro da faixa de preço pra carburador e coletor bons.

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Arkanjo em Sab 10 Ago - 18:03:10

engraçado, que parado, ta sobrando h34 .. rsrsrsrs quase 5mil rpm ele começa a flutuar, e ainda tem pedal pra acelerar ....

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Rodrigo Oliveira em Sab 10 Ago - 18:39:41

cara, acelerar motor sem carga é uma coisa, não "consome" torque pra fazer girar, acelerar com carga é bem diferente

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por RN_Willemann em Sab 10 Ago - 18:41:09

Comando do gasolina, uma boa taxa, 446 com gicles certos, 4x1.

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por RN_Willemann em Sab 10 Ago - 18:42:17

Jamais acelere bruscamente um motor sem carga.

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Arkanjo em Sab 10 Ago - 18:46:59

poise é que to pensando em fazer uma receita no meu 4 cilindros, buscando economia, e desempenho razoaveis ...

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Arkanjo em Sab 10 Ago - 18:49:02

RN_Willemann escreveu:Jamais acelere bruscamente um motor sem carga.
poise brother... to ligado nisso, foi so pra ver o h34 depois da quarta tentativa de melhoras .. rsrsrs

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por odair em Sab 10 Ago - 22:03:40

-Sobre o carburador, mantenha o H34 e troque o difusor do 2 corpo por um maior e acerte a carburação, fica com consumo bom quando andando de boa e melhorar o desempenho quando pisar fundo.
-Coloque um módulo amplificador de faísca, bobina mais forte, cabos,velas e rotor sem resistência isto ajudar a queimar melhor a mistura e economizar combustível.
-Volante do motro aliviado, ajuda na subida de giro aliviar sem perder a resistência, ou comprar de aço ou alúminio já aliviados.
-Se usa coletor de escape dimensionado, mande dar um banho de cerâmicae coloque manta térmica.

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Arkanjo em Sab 10 Ago - 22:30:13

Odair, obrigado pelas dicas ... meu escape nao é dimensionado, meu motor esta td original, o modulo amplificador seria de qual marca ? vc teria essa combinaçao no seu, ou ja usou ?

odair
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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por odair em Sab 10 Ago - 23:09:13

Sim troquei o difusor do 2corpo por um de Ø34mm e acertei o carbura, sobre a módulo poder ser , msd, odg, cmrancing, etc, no meu uso módulo cmracing com os cabos,velas e rotor sem resistência, da uma ecônomia de uns 15% no consumo.

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Rodrigo Oliveira em Sab 10 Ago - 23:11:15

Eu vou comprar o modulo do Cézar e testar ainda viu ......... Odair, o que vc tem a dizer sobre ele? o que realmente sentiu de diferença no teu motor depois que colocou o modulo CM?

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por odair em Sab 10 Ago - 23:39:15

Rodrigo eu uso e funciona muito bem, é so seguir o manual de instalação, sim da uma diferença boa o motor fica com mais força, pega bem mais fácil.

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Rodrigo Oliveira em Sab 10 Ago - 23:40:44

odair escreveu:Rodrigo eu uso e funciona muito bem, é so seguir o manual de instalação, sim da uma diferença boa o motor fica com mais força, pega bem mais fácil.
Valeu!

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Arkanjo em Sab 10 Ago - 23:51:58

bem Odair, obrigado pela ajuda ...

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por odair em Sab 10 Ago - 23:56:28

Ok Arkanjo, disponha.

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por pontespunk em Dom 11 Ago - 1:53:39

Então.... um H34 meia vida rodando no álcool e arrombado não dá média.... e um 4cc acertado o ponto por pistola de ponto também está errado.... fica atrasado, na alta ele fica mto ruim...
Antes de qualquer coisa... somente pra experimentar diferença.... é acertar o ponto no tato. Girar ae anti-horário até ele ficar o mais acelerado possível na lenta e com partida na chave leve, dar umas aceleradas e ver a diferença... isso pode ser somente ponto....
E carburador pra carro álcool.... sempre novo, usados gasolina até vai, mas álcool é foda.

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por opaa em Seg 12 Ago - 15:08:06

Caro Odair
Seu carro 4 cil é gas ou alc? você usa qual bobina? com o difusor 34mm realmente ajuda no torque e potência?
agradeço

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Arkanjo em Seg 12 Ago - 20:18:44

amigo Pontespunk ja acertei o ponto dele no tato e ouvido, deixando ele adiantado, sem pesar partida, começando a grilar, depois coloquei pela pistola, deixando ele no ponto que a gm pede, meu distribuidor estava com o avanço ruim, abri, limpei parte movel, e contados, troquei a capsula, coloquei file, o ponto show, daquele jeito que vc regula o carro com o avanço desligado, ate acertar e depois liga, o avanço depois de ligado, vc acelera ate 2500 rpms e pucha a mangueira, desligando o avanço, o motor baixa um poko, liga de volta sobe de novo um poko, entao a parte de ponto, o carro ta acertado, tem alguns detalhes que ainda nao corigi, mas que o sintoma seria diferente.... mas assim que resolver postarei meus resultados, e tipow,... vao ter que ser positivos ..rsrsrs essa semana comprei uma biz 100 pra economizar no alcool do Palao .. rsrsrs agora as coisas vao fikar mais facei$ rsrsrsrsr

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por odair em Ter 13 Ago - 18:56:13

opaa escreveu:Caro Odair
Seu carro 4 cil é gas ou alc? você usa qual bobina? com o difusor 34mm realmente ajuda no torque e potência?
agradeço
É gasolina, a bobina é original, trocando o difusor do 2 corpo por um de 34 você só aumenta a potência em alta, andando normalmente você não usa o 2 corpo, então o consumo se mantem igual.

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Arkanjo em Qua 14 Ago - 19:40:39

por questoes de curiosidade funcional, alguem ja usou volante do motor aliviado no opala 4 cilindros... ?????Shocked 

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por odair em Qui 15 Ago - 18:36:15

Sim, o volante aliviado melhora a aceleração e retomada de velocidade.

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Arkanjo em Sab 17 Ago - 7:45:01

minha intençao, é conseguir uma carro mais solto, nao quero grande velocidade final, so quero chegar nela rapido.... uma pequena melhora dinamica no motor .... o volante aliviado vai me ajudar a conseguir isso ... aprecio grandes preparaçoes, um dia quero ter um assim, Twisted Evil mas por enquanto nesse coupe, quero um carro pro dia-a-dia,  role com a gata e com os amigos ....

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Arkanjo em Sab 24 Ago - 8:59:23

acabou de chegar meu comando novo, junto com o jogo de tuchos hidraulicos ... amanha montarei o conjunto, e verei a diferença de se usar um comando a gasolina num opala original alcool, farei passo a passo, minha leve melhoria no motor, pra ver etapa por etapa o acerto do motor, e futuramente poder ajudar os amigos opaleiros, que quiserem melhorar o opala 4 alcool ... rsrsrs brigado pela força naçao opaleira, e bora rodar pelas ruas das citys de opalao .... cheers 

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Arkanjo em Dom 25 Ago - 18:45:52

bem, montei o comando a gasolina no motor a álcool, senti a diferença, meu problema de rendimento foi resolvido, e pude notar a melhora no carro pra andar... ta mais solto, na saída do posto cantou pneu fácil, a mesma ladeira que ele tinha dificuldade pra subir, subiu mais de boua caiu poko a velocidade, melhor de giro, mas as molas das válvulas tão apresentando fadiga, vou ter que trokar as bronzinas do comando, e vou juntar a grana pra dar uma rebaixada no cabeçote trokar as molas pelas do vortec, e talvez as válvulas de escape como me foi aconselhado ,... bem amigos, me ajudem comentando e dando opinião, quero com essa experiência: por etapas, poder futuramente ajudar os novos opaleiros a poderem fazer mudanças sutis mas que melhorem um poko o rendimento.....Twisted Evil 

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Rodrigo Oliveira em Ter 27 Ago - 23:52:00

Aumentar válvula de escape melhora final e piora em baixa, sem contar que pra sentir a diferença mesmo teria que melhorar o coletor de escape.

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

Mensagem por Arkanjo em Qua 28 Ago - 22:24:53

hum ... obrigado pela dica, achei mesmo que mexer só nas válvulas nao teria muito ganho... e também minha inteçao, não é melhorar o final, e sim melhorar a aceleração ...

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Re: melhorada no 4 cilindros alcool

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