Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» [COMPRO] Interruptor do limpador traseiro Caravan
Hoje à(s) 10:20:12 por N474N

» Saudações! Novo Integrante do Grupo - Opala STD 1977
Hoje à(s) 10:17:27 por Black

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Hoje à(s) 10:15:09 por joaoc

» [VENDA] Rodas Ranger aro 15" com pneus
Hoje à(s) 10:11:15 por N474N

» Restauração 76
Hoje à(s) 10:08:49 por Black

» Bons negocios que achamos por aí...
Hoje à(s) 9:27:20 por barnividal

» Problemas com o comando de valvula
Hoje à(s) 8:44:56 por Iagobaggio

» me apresentando
Hoje à(s) 7:22:57 por erpower2

» Lampada/Pistola de ponto
Hoje à(s) 6:53:42 por super5

Quem está conectado

62 usuários online :: 5 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 57 Visitantes :: 2 Motores de busca

barnividal, Black, N474N, Paulo Corso, Rafael Augusto


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9352)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7883)
 
100 (7771)
 

Adaptações as vezes são necessárias!!!

Compartilhe

Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Masculino Número de Mensagens : 913
Idade : 35
Localização : Toledo/Cascavel - PR
Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
Cilindros : 250cid (original)
Data de inscrição : 06/01/2008

Adaptações as vezes são necessárias!!!

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Dom 23 Nov - 18:24:14

Salve galera.. tava meio sumido, mas agora to na ativa denovo.... fiz umas modificaçõeszinhas na Caravan e gostaria de mostrar a vcs...
Tava com problema sério de superaquecimento, ja tinha trocado junta do cabeçote, verificação do cabeçote, verificação da bomba, limpeza do radiador e bloco... nada resolvia, então parti pra ignorância e montei duas hélices elétricas. Ficou bom, embora ainda em testes, em transito pesado a temperatura fica entre 85 e 90º, andando fica sempre em 85º, porém ainda estou usando válvula termostática de gasolina (85º), e está ficando o tempo todo aberta, mas as hélices estão dando conta mesmo assim... vou mudar para termostática do álcool e ver o que acontece...

Segue as imagens:



Até aqui tudo beleza.. o problema é abaixo...



Utilizei as ventoinhas e o suporte do Fiat Tempra 16V, dae modifiquei os pontos de apoio do radiador pra desloca-lo 25mm para frente afim das hélices não tocarem nas correias nem polias... ficou bastante apertadinho mas não pega em nada... dae ao invéz de utilizar a polia entre o alternador e a bomba da direção pra esticar a correia, fabriquei um esticador com prisioneiro e porca no alternador... ficou mais fácil desse modo...



É isso ae pessoal... até a próxima..
Abraço a todos..

JEFERSON HEERDT

cmpj1977
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 55
Idade : 39
Localização : rio de janeiro
Modelo do carro : caravan comodoro 88
Cilindros : 6c-4100
Data de inscrição : 19/06/2008

Re: Adaptações as vezes são necessárias!!!

Mensagem por cmpj1977 em Dom 23 Nov - 18:38:10

Show a sua adaptação!Como voce fez para usar as polias para correia poli v?E as polias de que carro?
Abraços
Celso.

Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Masculino Número de Mensagens : 913
Idade : 35
Localização : Toledo/Cascavel - PR
Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
Cilindros : 250cid (original)
Data de inscrição : 06/01/2008

Re: Adaptações as vezes são necessárias!!!

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Dom 23 Nov - 18:43:01

Bomba da direção é de Fiesta se não me engano, só fabriquei um adaptador pro eixo do Opala.
Alternador foi só colocar uma qualquer de alternador também.
Virabrequim é do Omega/Silverado
Bomba da água usa polia do Omega, mas pra girar no mesmo sentido do Opala original fabriquei uma luva pra correia pegar nela com os dentes e um cubo pra fica no eixo original da bomba do Opala também...
O esticador central foi utilizado um de Marea, porém tive de substituir a polia por uma de Tempra pra não pegar no motor de uma das hélices...

Samuel Renner
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1045
Localização : Halmstad, Suécia
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupé SL/E 4.1/S - 1988
Cilindros : 6
Data de inscrição : 11/02/2008

Re: Adaptações as vezes são necessárias!!!

Mensagem por Samuel Renner em Seg 24 Nov - 6:41:33

Ficou bom hein cara! Este alternador é de Omega também?

Gostei dos filtrinhos que colocou nas 446!

thallisguimaraes
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 17463
Idade : 24
Localização : Goiânia-GO
Modelo do carro : Caravan 1988
Cilindros : 4.1i
Data de inscrição : 16/01/2008

Re: Adaptações as vezes são necessárias!!!

Mensagem por thallisguimaraes em Seg 24 Nov - 7:01:38

Samuel Renner escreveu:Ficou bom hein cara! Este alternador é de Omega também?

Gostei dos filtrinhos que colocou nas 446!

Desculpa dar um de chato, mas sao 228!!


_________________
ANTES UM SONHO, HOJE NEM DURMO

Samuel Renner
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1045
Localização : Halmstad, Suécia
Modelo do carro : Opala Comodoro Coupé SL/E 4.1/S - 1988
Cilindros : 6
Data de inscrição : 11/02/2008

Re: Adaptações as vezes são necessárias!!!

Mensagem por Samuel Renner em Seg 24 Nov - 7:25:05

Podecrer mano, nem tinha reparado...

sempre achava que a tripla dele era de 446...

thallisguimaraes
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 17463
Idade : 24
Localização : Goiânia-GO
Modelo do carro : Caravan 1988
Cilindros : 4.1i
Data de inscrição : 16/01/2008

Re: Adaptações as vezes são necessárias!!!

Mensagem por thallisguimaraes em Seg 24 Nov - 7:36:12

Samuel Renner escreveu:Podecrer mano, nem tinha reparado...

sempre achava que a tripla dele era de 446...
.

Ele quiz fazer algo diferente, por isso as 228!!


_________________
ANTES UM SONHO, HOJE NEM DURMO

Adrianofb
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 6689
Idade : 34
Localização : SP
Modelo do carro : Caravan 80.
Data de inscrição : 16/05/2008

Re: Adaptações as vezes são necessárias!!!

Mensagem por Adrianofb em Seg 24 Nov - 9:05:54

Trabalho muito bem feito hein!! Parabéns..

Abraxxx!!

Xann
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 10387
Idade : 41
Localização : GO
Modelo do carro : Opala Diplomata 88/89 4P Preto Granito
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 08/01/2008

Re: Adaptações as vezes são necessárias!!!

Mensagem por Xann em Seg 24 Nov - 10:25:38

Jeferson e o visual ficou bacana hein! Mas no caso do seu carro ficou meio apertado pq vc usa polias e correias diferentes do original do Opala, mas se fosse polias e correias originais as ventoinhas caberiam numa boa sem ter que mexer em nada?

Abraço, e seja bem vindo novamente OKK


_________________
6 Bocão + 446 Gasola + Taxa 10:1 + Dana 354
Pra quem tá cansado da monotonia do trânsito

Eduardo SSa
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 8678
Idade : 39
Localização : Arapongas/Pr
Modelo do carro : Opala SS79 / Diplo 88 coupé 250-S / Diplo 88 4 portas 4.100

Cilindros : 16 Cilindros
Data de inscrição : 26/12/2007

Re: Adaptações as vezes são necessárias!!!

Mensagem por Eduardo SSa em Seg 24 Nov - 10:29:43

Boa Jeferson, esse infelizmente é um mal dos Opalas aquecimento, no transito caótico que temos hoje onde ficamos muito tempo parado não tem jeito, esquenta mesmo, agora na pista não tem problema.

Blz de trampo, vicou um visual diferente muito bacana e o resultado o que achou?


_________________

_____________________
Opala Branco Coupé SS79 / Diplo Azul Coupé 88
Diplomata 88 Azul 4.100 Sedan
"Opala mais que um carro um estilo de vida"
Edu SSa
www.opaleirosdoparana.com

Jean Bida
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9311
Idade : 42
Localização : Paraná
Modelo do carro : Diplomata SE 89

Cilindros : 250-S
Data de inscrição : 04/01/2008

Re: Adaptações as vezes são necessárias!!!

Mensagem por Jean Bida em Seg 24 Nov - 10:40:24

thallisguimaraes escreveu:
Samuel Renner escreveu:Podecrer mano, nem tinha reparado...

sempre achava que a tripla dele era de 446...
.

Ele quiz fazer algo diferente, por isso as 228!!
Na verdade a Caravan do Jeferson usa tripla Solex H40. Capricho do cara chama a atenção, destalhista que dá gosto de ver!


Última edição por Jean Bida em Seg 24 Nov - 13:46:04, editado 2 vez(es)


_________________
[img][/img]

Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


...Eterno Apaixonado...


jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!!

thallisguimaraes
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 17463
Idade : 24
Localização : Goiânia-GO
Modelo do carro : Caravan 1988
Cilindros : 4.1i
Data de inscrição : 16/01/2008

Re: Adaptações as vezes são necessárias!!!

Mensagem por thallisguimaraes em Seg 24 Nov - 10:51:36

Jean Bida escreveu:Na verdade a Caravan do Jeferson usa tripla de Solex H40. Capricho do cara chama a atenção, destalhista que dá gosto de ver!

Tudo tem uma borboleta!!


_________________
ANTES UM SONHO, HOJE NEM DURMO

cupe79
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 975
Idade : 31
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Opala Standart 1979 Turbo
Cilindros : 6 - 4100cc
Data de inscrição : 06/01/2008

Re: Adaptações as vezes são necessárias!!!

Mensagem por cupe79 em Seg 24 Nov - 13:38:33

Faaaaala Jeferson, beleza?!
Cara, esse seu radiador é dos 4cc com ar e direção?!
Um amigo meu tinha um desses no opala e realmente superaquecia tambén, porém ele trocou por um dos opalas mais novos que são 4 colméias se não me engano e o problema solucionou...
Mas depois de tanto empenho e adaptação vc não vai trocar de radiador né?! hehehe

Belo trabalho ein cara! No meu carro eu vou usar uma ventoinha de ford Ká, mas pela frente de do radiador, junto com a original atrás... Vamos ver como vai ficar....

abraaaaço

Jean Bida
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 9311
Idade : 42
Localização : Paraná
Modelo do carro : Diplomata SE 89

Cilindros : 250-S
Data de inscrição : 04/01/2008

Re: Adaptações as vezes são necessárias!!!

Mensagem por Jean Bida em Seg 24 Nov - 13:47:57

thallisguimaraes escreveu:
Jean Bida escreveu:Na verdade a Caravan do Jeferson usa tripla de Solex H40. Capricho do cara chama a atenção, destalhista que dá gosto de ver!

Tudo tem uma borboleta!!
A grosso modo sim... mas são diferentes.


_________________
[img][/img]

Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


...Eterno Apaixonado...


jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!!

cupe79
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 975
Idade : 31
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Opala Standart 1979 Turbo
Cilindros : 6 - 4100cc
Data de inscrição : 06/01/2008

Re: Adaptações as vezes são necessárias!!!

Mensagem por cupe79 em Seg 24 Nov - 14:15:13

Jean Bida escreveu:
thallisguimaraes escreveu:
Jean Bida escreveu:Na verdade a Caravan do Jeferson usa tripla de Solex H40. Capricho do cara chama a atenção, destalhista que dá gosto de ver!

Tudo tem uma borboleta!!
A grosso modo sim... mas são diferentes.

Ainda mais com as modificações que ele fez nelas, nas canetas e talz....

Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Masculino Número de Mensagens : 913
Idade : 35
Localização : Toledo/Cascavel - PR
Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
Cilindros : 250cid (original)
Data de inscrição : 06/01/2008

Re: Adaptações as vezes são necessárias!!!

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Seg 24 Nov - 16:39:09

Isso ae galera.. nem 446 nem 228... Solex H-40 comanda.... heheh... manutenção e melhorias são mais fáceis....

O radiador é dos 4cil mesmo.. porém quando coloquei eu não sabia, e como esse radiador é lindo (na minha opinião, as duas barras verticais polidas são intimidadoras... hehehe...), sem chances de trocar, nem colocar as ventoinhas pela frente, por isso fiz o esquema com as ventoinhas elétricas, se utilizasse polias originais não sei se caberia, pq a polia da bomba da água do Opala é bem mais 'bicuda'...

O resultado ficou muito bom, embora depois que elas ligam não desligam mais, pq a termostática esta ficando o tempo todo aberta, tipo, acredito que a 'janela' entre uma troca e outra da água do radiador pelo bloco esteja muito pequena, dae se colocar a termostática do álcool talvez melhore, só fazer alguns testes....

A temperatura agora andando não ultrapassa os 90º, mesmo com umas 3 quadras de engarrafamento, andando fica fixa nos 85º....

100
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 7771
Data de inscrição : 21/01/2008

Re: Adaptações as vezes são necessárias!!!

Mensagem por 100 em Seg 24 Nov - 17:12:36

Jeferson_Heerdt escreveu:...elas ligam não desligam mais, pq a termostática esta ficando o tempo todo aberta....

Se a ventoinha não desliga,não é porque a válvula está sempre aberta,é porque a água não está sendo resfriada a ponto de desligar o cebolão...provavelmente poder ser que o radiador esteja pequeno p/ teu motor...você usa bomba d`água do Ômega ou do Opala???

Até mais

100

IrGo4100
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 630
Localização : Orolandia
Data de inscrição : 04/05/2008

Re: Adaptações as vezes são necessárias!!!

Mensagem por IrGo4100 em Seg 24 Nov - 18:27:40

Jeferson...

Usa a termostâtica do Gasolina que abre em 75º já o do alcool abre em 90º OKK

Bernini
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 165
Idade : 32
Localização : Toledo
Modelo do carro : Caravan Comodoro
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 08/07/2008

Re: Adaptações as vezes são necessárias!!!

Mensagem por Bernini em Qua 26 Nov - 10:59:17

Caramba Jeff, vc é advogado ou engenheiro? hehehe Shocked

crazy dog
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 350
Idade : 34
Localização : belo horizonte
Modelo do carro : OPALA DE LUXO
Cilindros : 6 CILINDROS
Data de inscrição : 14/01/2008

Re: Adaptações as vezes são necessárias!!!

Mensagem por crazy dog em Qua 26 Nov - 18:29:57

o meu esta com este problema tambem jeferson, troquei a helice de metal pela de plastico, foi pegar um engarrafamento e aqueceu. Acho que vou imita-lo, ficou muito caro? Valeu...

Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Masculino Número de Mensagens : 913
Idade : 35
Localização : Toledo/Cascavel - PR
Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
Cilindros : 250cid (original)
Data de inscrição : 06/01/2008

Re: Adaptações as vezes são necessárias!!!

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Qui 27 Nov - 18:11:18

100 escreveu:
Jeferson_Heerdt escreveu:...elas ligam não desligam mais, pq a termostática esta ficando o tempo todo aberta....

Se a ventoinha não desliga,não é porque a válvula está sempre aberta,é porque a água não está sendo resfriada a ponto de desligar o cebolão...provavelmente poder ser que o radiador esteja pequeno p/ teu motor...você usa bomba d`água do Ômega ou do Opala???

Até mais

100


Realmente pode ser que o radiador esteja pequeno (11lts no total)...

A bomba é de opala mesmo...

Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Masculino Número de Mensagens : 913
Idade : 35
Localização : Toledo/Cascavel - PR
Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
Cilindros : 250cid (original)
Data de inscrição : 06/01/2008

Re: Adaptações as vezes são necessárias!!!

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Qui 27 Nov - 18:12:23

IrGo4100 escreveu:Jeferson...

Usa a termostâtica do Gasolina que abre em 75º já o do alcool abre em 90º OKK

Ja to usando a termostática do gasolina (85º)... quero experimentar a do álcool...

Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Masculino Número de Mensagens : 913
Idade : 35
Localização : Toledo/Cascavel - PR
Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
Cilindros : 250cid (original)
Data de inscrição : 06/01/2008

Re: Adaptações as vezes são necessárias!!!

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Qui 27 Nov - 18:13:44

Bernini escreveu:Caramba Jeff, vc é advogado ou engenheiro? hehehe Shocked

Advogado eu fugi depois de passar em dois vestibulares... não quiz herdar o escritório do meu velho..
Engenharia ficava muito longe de casa, dae resolvi fazer Tecnologia em Eletromecanica no Cefet de Medianeira...

Marcelo Pitbull
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 2281
Idade : 44
Localização : Camboriú - SC
Modelo do carro : EX... Diplomata SE 1991/92 Aut.
Ex... SS71
Ex... Especial 73
Cilindros : 18 cil
Data de inscrição : 17/07/2008

Re: Adaptações as vezes são necessárias!!!

Mensagem por Marcelo Pitbull em Dom 30 Nov - 7:49:14

No meu diplo a solução foi mais simples, tirei o eletro-ventilador, coloquei uma hélice de plástico com aquele suporte plástico que concentra o vento todo no radiador, e o sistema de acionamento elétrico joguei p frente, usando a ventoinha do ar-condicionado! Ficou muito bom!
T+

Adrianofb
Equipe de Moderação
Equipe de Moderação

Masculino Número de Mensagens : 6689
Idade : 34
Localização : SP
Modelo do carro : Caravan 80.
Data de inscrição : 16/05/2008

Re: Adaptações as vezes são necessárias!!!

Mensagem por Adrianofb em Dom 30 Nov - 8:29:30

Marcelo Pitbull escreveu:No meu diplo a solução foi mais simples, tirei o eletro-ventilador, coloquei uma hélice de plástico com aquele suporte plástico que concentra o vento todo no radiador, e o sistema de acionamento elétrico joguei p frente, usando a ventoinha do ar-condicionado! Ficou muito bom!
T+

O pessoal daqui costuma fazer nos Jeep´s... não esquenta mesmo... só q não pode ser um defletor muito justo pq se a carroceria trabalhar a hélice vai pras cucuia..

Abraxxx!!

cupe79
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 975
Idade : 31
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Opala Standart 1979 Turbo
Cilindros : 6 - 4100cc
Data de inscrição : 06/01/2008

Re: Adaptações as vezes são necessárias!!!

Mensagem por cupe79 em Dom 30 Nov - 10:17:04

Jeferson_Heerdt escreveu: A bomba é de opala mesmo...

E se vc fizesse uma polia menor pra bomba d'agua não ajudaria um pouco??

Jeferson_Heerdt
Piloto/Preparador
Piloto/Preparador

Masculino Número de Mensagens : 913
Idade : 35
Localização : Toledo/Cascavel - PR
Modelo do carro : GM Caravan Deluxe 1978
Cilindros : 250cid (original)
Data de inscrição : 06/01/2008

Re: Adaptações as vezes são necessárias!!!

Mensagem por Jeferson_Heerdt em Seg 1 Dez - 17:49:26

Talvez ajudaria, mas to menos pra ter dor de cabeça e mais pra acelerar ultimamente... hehehe..

100
Moderadores
Moderadores

Masculino Número de Mensagens : 7771
Data de inscrição : 21/01/2008

Re: Adaptações as vezes são necessárias!!!

Mensagem por 100 em Seg 1 Dez - 19:27:16

cupe79 escreveu:

E se vc fizesse uma polia menor pra bomba d'agua não ajudaria um pouco??

Ajudar ajuda sim mas,aí seria "descobrir um santo p/ cobrir outro"...o que tem que saber é o por que de estar assim...

Até mais

100

felipew
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1056
Idade : 30
Localização : Curitiba
Modelo do carro : Opala 79 standard
Cilindros : 4cil. 2500cc
Data de inscrição : 20/02/2008

Re: Adaptações as vezes são necessárias!!!

Mensagem por felipew em Ter 16 Dez - 21:10:40

eu acho q é por causa do radiador de 4 cil.

Conteúdo patrocinado

Re: Adaptações as vezes são necessárias!!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:28:24


    Data/hora atual: Sex 9 Dez - 10:28:23