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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
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26 participantes
porque 6 em linha e não em V ?
alessandro tadeu- Opaleiro
- Número de Mensagens : 259
Idade : 48
Localização : santa fé do sul -sp
Modelo do carro : caravan diplomata se/completa a álcool 1988
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 29/12/2008
- Mensagem nº1
porque 6 em linha e não em V ?
pessoal,outro dia um amigo meu me perguntou . sua caravan é 6 em V ou em linha ? eu falei não todos os opalas e caravan 6 cil são em linha. as vezes fico olhando p motor da minha caravan e pensando o por que fizeran o 4.1 em linha e não em V ? como hoje em dia a maioria dos novos carros saem de fábrica em V ( blazer 4.3 v6 , omega 3.6v6 etc ) .vcs vão me falar claro é uma questão de espaço pra não ficar c um capô enorme , mas alguém sabe se em linha é melhor ou pior do que em V ? também temos antigamente os maveriks V8 , landau , gálax V8 , então eu acho que a GM quis inovar colocando um motor de 6 cil em linha do que em V . mas como eu disse a maioria dos motores acima de 4 cil saem em V e não em linha alguém tem alguma informação do por que disso ?
Diego Borba- Opaleiro
- Número de Mensagens : 625
Idade : 31
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Opala 1975,4p,3M.
Cilindros : 2500.4cc
Data de inscrição : 23/07/2012
- Mensagem nº2
Re: porque 6 em linha e não em V ?
Logo mais o Bandit aparece por aqui, e afirma que os em linha sao melhores que em v, se nao me engano e isso.
Jean Bida- Moderadores
- Número de Mensagens : 9320
Idade : 49
Localização : Paraná
Modelo do carro : Diplomata SE 89
Cilindros : 250-S
Data de inscrição : 04/01/2008
- Mensagem nº3
Re: porque 6 em linha e não em V ?
Mas esse lance de motores V8 "cortados" tipo o Vortec,ou mesmo os que já nasceram V6 é bem mais recente comparando com o começo do Opala. A mecânica Chevy Six in Line tem início de antes da metade do século,então não teve inovação mesmo em 69, foi sim "o que tem pra hoje" basicão de sucesso que a GMB tinha em mãos.E se for ver, mesmo os Camaros e Mustangs eram 6 em linha naquela época...A GMC lançou o Vortec somente em 88...mas antes já existia uma outra linha de V6...mas também da década de 80...Ou seja...Se tratando de GMB,Chevy250 não tinha melhor pro Opala já que V8 nunca foi ideia da GMB pro Opala.
_________________
[img][/img]
Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07
...Eterno Apaixonado...
jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!!
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4054
Idade : 40
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
Cilindros : 20 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008
- Mensagem nº4
Re: porque 6 em linha e não em V ?
Existe 8 em linha tbem. Se não me engano no Packard.
_________________
Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
Omega CD 4.1 95/96
Diegoj- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2326
Localização : SC
Modelo do carro : Diplomata 88
Cilindros : 6
Data de inscrição : 27/02/2012
- Mensagem nº5
Re: porque 6 em linha e não em V ?
Müller escreveu:Existe 8 em linha tbem. Se não me engano no Packard.
EDIT: esse motor que eu me referia é um 8 em linha, me enganei quando li sobre eles e postei coisa errada aqui.
A bugatti tinha motores de 16 cilindros em linha (isso mesmo, 16 cilindros)
Se não me engano, além da bugatti ainda tinha mais alguma fabricante q também tinha motores de 16 cilindros em linha.
Última edição por Diegoj em Qua 18 Set - 17:47:41, editado 1 vez(es)
Jean Bida- Moderadores
- Número de Mensagens : 9320
Idade : 49
Localização : Paraná
Modelo do carro : Diplomata SE 89
Cilindros : 250-S
Data de inscrição : 04/01/2008
- Mensagem nº6
Re: porque 6 em linha e não em V ?
Meu canecoo Diego!!! já li mesmo sobre o 8 em linha...Mas 16 em linha...O vira deve ficar igual torcer calça jeans em dois rsrs...
_________________
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RN_Willemann- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2517
Idade : 33
Localização : Balneário Camboriú - SC
Modelo do carro : Diplomata 4.1
Cilindros : 6
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- Mensagem nº7
Re: porque 6 em linha e não em V ?
Os carros mais novos acredito eu que são por causa do espaço e distribuição de peso, acredito eu.....
8 em linha tinha bastante em umas limosines packard, acho que é isso o nome....
8 em linha tinha bastante em umas limosines packard, acho que é isso o nome....
Diegoj- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2326
Localização : SC
Modelo do carro : Diplomata 88
Cilindros : 6
Data de inscrição : 27/02/2012
- Mensagem nº8
Re: porque 6 em linha e não em V ?
Jean Bida escreveu:Meu canecoo Diego!!! já li mesmo sobre o 8 em linha...Mas 16 em linha...O vira deve ficar igual torcer calça jeans em dois rsrs...
EDIT: esse motor é um 8 em linha, me enganei quando li sobre eles e postei coisa errada aqui.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu também pensei isso quando ouvi falar desse motor
Olha o tamanho do 'berço' da criança:
Última edição por Diegoj em Qua 18 Set - 17:46:42, editado 1 vez(es)
Jean Bida- Moderadores
- Número de Mensagens : 9320
Idade : 49
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Cilindros : 250-S
Data de inscrição : 04/01/2008
- Mensagem nº9
Re: porque 6 em linha e não em V ?
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Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07
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N474N- Opaleiro
- Número de Mensagens : 642
Localização : Dois Vizinhos - PR
Modelo do carro : DeLuxo 3800 1970
Diplomata 250s 1983
Diplomata 4.1/S 1990
Cilindros : 6 + 6 + 6
Data de inscrição : 01/04/2013
- Mensagem nº10
Re: porque 6 em linha e não em V ?
Caraca, 16 em linha é nova pra mim.. kkk
Jean Michel Colet- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2839
Localização : Maringá - PR
Modelo do carro : Comodoro 87 Cupê - 6 Cil Aspirado
Chevette 89 SL - Aspirado
Cilindros : Comodoro 6 Cil e o Chevette 4 Cil
Data de inscrição : 25/08/2009
- Mensagem nº11
Re: porque 6 em linha e não em V ?
Tinha salvo no meu pc, não lembro de onde peguei:
Cilindros em linha
Menor número de peças, o que diminui as possibilidades de quebra, facilitando e barateando a manutenção.
Maior facilidade de regulagem.
Menores custos de produção.
Menor rendimento mecânico.
Inadequado para mais de 6 cilindros, devido ao comprimento do bloco e, portanto do cofre do motor.
Cilindros em "V"
Torque maior e com curva mais homogênea, mais diretamente ligada ao número de cilindros, mas também ao ângulo do "V".
Menor nível de vibrações e de ruído, proporcionalmente ao motor em linha com mesmo número de cilindros, devido a um maior equilíbrio rotacional.
Maior rendimento mecânico.
Maior dificuldade de regulagem.
Blocos mais compactos, propiciando cofres de motor menores e frentes mais baixas, favorecendo a aerodinâmica.
Obs: De minha própria opinião são muito silenciosos e de baixa vibração, Eu gosto de motores em V .
Cilindros em linha
Menor número de peças, o que diminui as possibilidades de quebra, facilitando e barateando a manutenção.
Maior facilidade de regulagem.
Menores custos de produção.
Menor rendimento mecânico.
Inadequado para mais de 6 cilindros, devido ao comprimento do bloco e, portanto do cofre do motor.
Cilindros em "V"
Torque maior e com curva mais homogênea, mais diretamente ligada ao número de cilindros, mas também ao ângulo do "V".
Menor nível de vibrações e de ruído, proporcionalmente ao motor em linha com mesmo número de cilindros, devido a um maior equilíbrio rotacional.
Maior rendimento mecânico.
Maior dificuldade de regulagem.
Blocos mais compactos, propiciando cofres de motor menores e frentes mais baixas, favorecendo a aerodinâmica.
Obs: De minha própria opinião são muito silenciosos e de baixa vibração, Eu gosto de motores em V .
Diegoj- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2326
Localização : SC
Modelo do carro : Diplomata 88
Cilindros : 6
Data de inscrição : 27/02/2012
- Mensagem nº12
Re: porque 6 em linha e não em V ?
Ou seja: o motor 6 em linha do opala é antiquado, bruto, indecente. Assim como o ronco bestial que sai das entranhas do "linguição de ferro" de 200kg sedento por petróleo.Jean Michel Colet escreveu:Tinha salvo no meu pc, não lembro de onde peguei:
Cilindros em linha
Menor número de peças, o que diminui as possibilidades de quebra, facilitando e barateando a manutenção.
Maior facilidade de regulagem.
Menores custos de produção.
Menor rendimento mecânico.
Inadequado para mais de 6 cilindros, devido ao comprimento do bloco e, portanto do cofre do motor.
Cilindros em "V"
Torque maior e com curva mais homogênea, mais diretamente ligada ao número de cilindros, mas também ao ângulo do "V".
Menor nível de vibrações e de ruído, proporcionalmente ao motor em linha com mesmo número de cilindros, devido a um maior equilíbrio rotacional.
Maior rendimento mecânico.
Maior dificuldade de regulagem.
Blocos mais compactos, propiciando cofres de motor menores e frentes mais baixas, favorecendo a aerodinâmica.
Obs: De minha própria opinião são muito silenciosos e de baixa vibração, Eu gosto de motores em V .
É justamente por isso que opala é foda! kkkkkkkkk
Obs.: já viu sobre o balanceamento dos motores v8? Não quero nem pensar quanto custa o balanceamento pra um v8 preparado...
andersonopala- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2366
Localização : Belo Horizonte/MG
Modelo do carro : Opala cupê com teto vinil ano 72 - Serie Especial.//Caracterizado na versão SS.(Faixas e acessórios)..
Cilindros : Motor 04 Cil.151-S.//Vira do 153.//2800-ASPIRADO.//Comando 286º.//Cabeçote 153 prep.//Válvulas maiores e molas duplas.//Tuchos mecânicos.//Pistões 4'0 da metal leve(álcool).//Bomba elétrica com dosador Gol GTI.// Carburação DFV446 prep. 39mm com flange.//Bobina e cabos Accel.//Velas frias RD350.//Volante motor aliviado.//Escape Dim. 4x2.//'Estimativa': 170cv...
Data de inscrição : 03/02/2011
- Mensagem nº13
Re: porque 6 em linha e não em V ?
É...Tbm gosto muito do ronco do 6cil.(250-S)...com o cacho dimensionado até o diferêncial...
Mas ronco de V8...não tem igual...principalmente com aqueles abafadores(não me lembro o nome agora)...onde o ronco do V8...sai 'metalizado'...é sem comparação...
Mas ronco de V8...não tem igual...principalmente com aqueles abafadores(não me lembro o nome agora)...onde o ronco do V8...sai 'metalizado'...é sem comparação...
Sr.Bianchi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1963
Localização : Passo Fundo-RS
Modelo do carro : GM Opala SS 79
Bmw E36 coupé 328I
Ford F-250 4x4
Cilindros : 6+6+4
Data de inscrição : 16/02/2012
- Mensagem nº14
Re: porque 6 em linha e não em V ?
Acredito que a GM tenha se utilizado do 6 cil. em linha pelo simples fato de que nos EUA, os modelos básicos vinham com esse motor, era uma opção de entrada e além disso eles já tinham aqui sendo aplicado nos caminhões e camionetes.
Se você observar, os motores 6 cilindros são largamente utilizados em aplicações que demandam alto torque em baixa rotação. O motor do opala, mesmo em tamanho menor, também apresenta essa característica.
Porém, nem todos são assim. A Bmw ainda usa os 6 cil. Agora apenas em configuração sobre-alimentada. Mas usou muito em todos tipos de carro. O fator é a engenharia. Por isso discordo do que alguns dizem, ou seja:
- Um Bmw 6 cil. tem funcionamento tão ou mais suave que qualquer v8;
- Fizeram motores que giravam mais de 8 mil rpm;
- A maioria tem característica de produzirem torque e potência máximos em rotações mais altas;
- Diria que melhora a distribuição de peso, se colocados movidos para trás; em geral todas bmw dos anos 90 em diante tem distribuição quase perfeita.
Não esqueçam também que a Toyota utilizou com grande sucesso nos Supra e a Nissan em todos Skyline até o R34.
Se você observar, os motores 6 cilindros são largamente utilizados em aplicações que demandam alto torque em baixa rotação. O motor do opala, mesmo em tamanho menor, também apresenta essa característica.
Porém, nem todos são assim. A Bmw ainda usa os 6 cil. Agora apenas em configuração sobre-alimentada. Mas usou muito em todos tipos de carro. O fator é a engenharia. Por isso discordo do que alguns dizem, ou seja:
- Um Bmw 6 cil. tem funcionamento tão ou mais suave que qualquer v8;
- Fizeram motores que giravam mais de 8 mil rpm;
- A maioria tem característica de produzirem torque e potência máximos em rotações mais altas;
- Diria que melhora a distribuição de peso, se colocados movidos para trás; em geral todas bmw dos anos 90 em diante tem distribuição quase perfeita.
Não esqueçam também que a Toyota utilizou com grande sucesso nos Supra e a Nissan em todos Skyline até o R34.
piedefonte- Opaleiro
- Número de Mensagens : 135
Idade : 52
Localização : Sao Jose dos Campos - SP
Modelo do carro : Opala Std 75 2p Rosé metalico
Cilindros : 4Cil
Data de inscrição : 23/02/2012
- Mensagem nº15
Re: porque 6 em linha e não em V ?
Mas a diferença é o angulo do V. A grande maioridade dos motors americanos usa um angulo de 90 graus que seja V8 ou V6. Na europa, os V6 usam mais um angulo de 60 graus. Mas BMW faz motor diferente tipo VW Fusca ou Subaru : são motors retos com angulo de 180 graus que seja os 4 ou os 6 cilindros.Sr.Bianchi escreveu:
Porém, nem todos são assim. A Bmw ainda usa os 6 cil. Agora apenas em configuração sobre-alimentada. Mas usou muito em todos tipos de carro. O fator é a engenharia. Por isso discordo do que alguns dizem, ou seja:
- Um Bmw 6 cil. tem funcionamento tão ou mais suave que qualquer v8;
- Fizeram motores que giravam mais de 8 mil rpm;
- A maioria tem característica de produzirem torque e potência máximos em rotações mais altas;
- Diria que melhora a distribuição de peso, se colocados movidos para trás; em geral todas bmw dos anos 90 em diante tem distribuição quase perfeita.
Não esqueçam também que a Toyota utilizou com grande sucesso nos Supra e a Nissan em todos Skyline até o R34.
Gustavo 1976- Opaleiro
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Modelo do carro : Diplomata 1980
Cilindros : 4cc (6 original)
Data de inscrição : 16/01/2012
- Mensagem nº16
Re: porque 6 em linha e não em V ?
que eu saiba a bulgatti tem é motor 16 em w!Diegoj escreveu:A bugatti tinha motores de 16 cilindros em linha (isso mesmo, 16 cilindros)Müller escreveu:Existe 8 em linha tbem. Se não me engano no Packard.
Se não me engano, além da bugatti ainda tinha mais alguma fabricante q também tinha motores de 16 cilindros em linha.
n em linha!
q é o motor veyron
cae- Opaleiro
- Número de Mensagens : 350
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Localização : pinhais
Modelo do carro : opala comodoro 78
Cilindros : 6 Cil original, 250s MC
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- Mensagem nº17
Re: porque 6 em linha e não em V ?
as bmw 6 são em linha até hoje
Sr.Bianchi- Opaleiro
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Localização : Passo Fundo-RS
Modelo do carro : GM Opala SS 79
Bmw E36 coupé 328I
Ford F-250 4x4
Cilindros : 6+6+4
Data de inscrição : 16/02/2012
- Mensagem nº18
Re: porque 6 em linha e não em V ?
Desconheço qualquer motor bmw v8 tipo boxer (180°), muito menos 6 cil.piedefonte escreveu:Mas a diferença é o angulo do V. A grande maioridade dos motors americanos usa um angulo de 90 graus que seja V8 ou V6. Na europa, os V6 usam mais um angulo de 60 graus. Mas BMW faz motor diferente tipo VW Fusca ou Subaru : são motors retos com angulo de 180 graus que seja os 4 ou os 6 cilindros.Sr.Bianchi escreveu:
Porém, nem todos são assim. A Bmw ainda usa os 6 cil. Agora apenas em configuração sobre-alimentada. Mas usou muito em todos tipos de carro. O fator é a engenharia. Por isso discordo do que alguns dizem, ou seja:
- Um Bmw 6 cil. tem funcionamento tão ou mais suave que qualquer v8;
- Fizeram motores que giravam mais de 8 mil rpm;
- A maioria tem característica de produzirem torque e potência máximos em rotações mais altas;
- Diria que melhora a distribuição de peso, se colocados movidos para trás; em geral todas bmw dos anos 90 em diante tem distribuição quase perfeita.
Não esqueçam também que a Toyota utilizou com grande sucesso nos Supra e a Nissan em todos Skyline até o R34.
Os s62 das m3 são dispostos em 90°.
piedefonte- Opaleiro
- Número de Mensagens : 135
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Localização : Sao Jose dos Campos - SP
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Cilindros : 4Cil
Data de inscrição : 23/02/2012
- Mensagem nº19
Re: porque 6 em linha e não em V ?
Mea culpa : confondi, eu estava pensando no Subaru, Porsche e o Flat-4 ou Flat-6 e o boxer.cae escreveu:as bmw 6 são em linha até hoje
Mas BMW fez o Flat-twin tambem
alessandro tadeu- Opaleiro
- Número de Mensagens : 259
Idade : 48
Localização : santa fé do sul -sp
Modelo do carro : caravan diplomata se/completa a álcool 1988
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 29/12/2008
- Mensagem nº20
Re: porque 6 em linha e não em V ?
resumindo isso tudo , a gm simplesmente colocou o que tinha em mãos desde 1969, o 6ao em linha mesmo né ? se vcs prestarem atenção o próprio fusca é um "4 em V" kkk dois pistoes de cada lado. acho bonito o motor do opala 6 cil mas convenhamos que um V6 tbm é . como é o caso da blazer , do novo ômega, e falando em ômega tbm tinha aquele 3.0 em linha lembram ? antes do novo 4.1. enfim só queria saber se esse mesmo 4.1 do opala fosse em V e não em linha se iria ser melhor em termos de rendimento, potencia , consumo , velocidade etc . obrigado. hoje a coisa ta tão avançada por exemplo que tenho um amigo "pobrezinho" coitado, que tirou uma santa fé V6 completa e ele me falou que andando de boa na cidade prestem atenção "ela trabalha com 4 cil os outros 2 ficam desligados " mas na rodovia acima de 110, ou pizando fundo ela liga os outros 2 automático ou seja de 4 vira 6 é pra acabar !!!!! e detalhe 230kc de força . nem falei nada da minha caravam kkkk
Erthal- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1376
Idade : 26
Localização : Curitiba - Paraná
Modelo do carro : Comodoro 1980/1980
------------------------------
Cilindros : 6.
------------------------------
Data de inscrição : 04/08/2012
- Mensagem nº21
Re: porque 6 em linha e não em V ?
Estamos falando na década de 30, 40... Onde veyron nem pensava em existirGustavo 1976 escreveu:que eu saiba a bulgatti tem é motor 16 em w!Diegoj escreveu:A bugatti tinha motores de 16 cilindros em linha (isso mesmo, 16 cilindros)
Se não me engano, além da bugatti ainda tinha mais alguma fabricante q também tinha motores de 16 cilindros em linha.
n em linha!
q é o motor veyron
parra- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1631
Localização : Campinas-SP
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Cilindros : 4
Data de inscrição : 08/04/2009
- Mensagem nº22
Re: porque 6 em linha e não em V ?
ps. o motor nao era um 16 em L e sim um V16.
Diegoj- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2326
Localização : SC
Modelo do carro : Diplomata 88
Cilindros : 6
Data de inscrição : 27/02/2012
- Mensagem nº23
Re: porque 6 em linha e não em V ?
Do bugatti? É em linha sim, aquele que postei é.parra escreveu:ps. o motor nao era um 16 em L e sim um V16.
Os motores de 16 da bugatti hoje em dia nem em V não são, são em W
rafa_pr- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1058
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Cilindros : 6
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- Mensagem nº24
Re: porque 6 em linha e não em V ?
Existe uma física bem complicada relaciona à esse assunto. Tem um artigo em um blog do Alexandre Garcia que ele fala bem em detalhes sobre os V6's e a enorme desvantagem que eles tem sobre os motores 6 em linha.
Os 6 em linha anulam as forças vetoriais por natureza, dos cilindros "opostos", mas em compensação geram o efeito harmônico no virabrequim em função do comprimento. Razão pela qual sempre se deve usar a polia damper para anulá-lo em motores que giram mais!
Em compensação, o V6 tem um funcionamento bem mais ríspido e exigem a colocação de vários contrapesos no virabrequim, pra conseguir alunar as forças vetoriais geradas. Isso acaba elevando custo de produção, mas aí entra tbm a questão de deixar o motor mais compacto pra justificar esse custo a mais.
Só que os motores V8 não sofrem destes problemas dos V6 e tem um funcionamento bem suave, pois as forças vetoriais são anuladas por natureza. Isto é, vc não tem como fazer um V6 só "cortando" 2 cilindros do V8. Apesar do Vortec V6 da GM ser um 350 com 2 cilindros a menos, assim como os V6 de Ranger são iguais aos 302 com dois cilindros a menos, na verdade eles precisaram de muitas adequações no projeto pra conseguirem trabalhar com esses 2 pistões a menos.
Acho errado dizer de forma genérica que é melhor o motor em "V", ou em linha, tudo depende da quantidade de cilindros e outros fatores. Da mesma forma que o motor de 8 cilindros em linha já fica inviável pelo comprimento excessivo do vira!
Resumindo, cada caso, é um caso, heheh!!
Os 6 em linha anulam as forças vetoriais por natureza, dos cilindros "opostos", mas em compensação geram o efeito harmônico no virabrequim em função do comprimento. Razão pela qual sempre se deve usar a polia damper para anulá-lo em motores que giram mais!
Em compensação, o V6 tem um funcionamento bem mais ríspido e exigem a colocação de vários contrapesos no virabrequim, pra conseguir alunar as forças vetoriais geradas. Isso acaba elevando custo de produção, mas aí entra tbm a questão de deixar o motor mais compacto pra justificar esse custo a mais.
Só que os motores V8 não sofrem destes problemas dos V6 e tem um funcionamento bem suave, pois as forças vetoriais são anuladas por natureza. Isto é, vc não tem como fazer um V6 só "cortando" 2 cilindros do V8. Apesar do Vortec V6 da GM ser um 350 com 2 cilindros a menos, assim como os V6 de Ranger são iguais aos 302 com dois cilindros a menos, na verdade eles precisaram de muitas adequações no projeto pra conseguirem trabalhar com esses 2 pistões a menos.
Acho errado dizer de forma genérica que é melhor o motor em "V", ou em linha, tudo depende da quantidade de cilindros e outros fatores. Da mesma forma que o motor de 8 cilindros em linha já fica inviável pelo comprimento excessivo do vira!
Resumindo, cada caso, é um caso, heheh!!
parra- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1631
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Modelo do carro : Caravan 1983
Cilindros : 4
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- Mensagem nº25
Re: porque 6 em linha e não em V ?
nao existiu motor 16 em linha bugatti ... existiram V16 ... inclusive nos cadillac.
a foto é de um 8 e linha, comum nos carros pré II guerra. Como pode ver é dois L4 um na frente do outro. E os V16 são dois oito em linha dispostos em V.
Os únicos 16 em linha que existem são motores industriais diesel .....
a foto é de um 8 e linha, comum nos carros pré II guerra. Como pode ver é dois L4 um na frente do outro. E os V16 são dois oito em linha dispostos em V.
Os únicos 16 em linha que existem são motores industriais diesel .....
jackson-opaleiro- Opaleiro
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- Mensagem nº26
Re: porque 6 em linha e não em V ?
só que o bugatti no caso do veyron não é 16 em linha é em W é um W16, são 2 motores v8.Diegoj escreveu:A bugatti tinha motores de 16 cilindros em linha (isso mesmo, 16 cilindros)Müller escreveu:Existe 8 em linha tbem. Se não me engano no Packard.
Se não me engano, além da bugatti ainda tinha mais alguma fabricante q também tinha motores de 16 cilindros em linha.
Última edição por jackson-opaleiro em Qua 18 Set - 12:25:58, editado 1 vez(es)
alessandro tadeu- Opaleiro
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- Mensagem nº27
Re: porque 6 em linha e não em V ?
só vi 16 cil em linha em locomotivas kkk onde realmente é um montro de um 16 cil em linha á diesel .
Müller- Moderador
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- Mensagem nº28
Re: porque 6 em linha e não em V ?
O motor do Chrysler 300C já é assim. É um motor Hemi V8 q utiliza apenas 4 pistões na boa.E os outros 4 qdo precisa!alessandro tadeu escreveu:resumindo isso tudo , a gm simplesmente colocou o que tinha em mãos desde 1969, o 6ao em linha mesmo né ? se vcs prestarem atenção o próprio fusca é um "4 em V" kkk dois pistoes de cada lado. acho bonito o motor do opala 6 cil mas convenhamos que um V6 tbm é . como é o caso da blazer , do novo ômega, e falando em ômega tbm tinha aquele 3.0 em linha lembram ? antes do novo 4.1. enfim só queria saber se esse mesmo 4.1 do opala fosse em V e não em linha se iria ser melhor em termos de rendimento, potencia , consumo , velocidade etc . obrigado. hoje a coisa ta tão avançada por exemplo que tenho um amigo "pobrezinho" coitado, que tirou uma santa fé V6 completa e ele me falou que andando de boa na cidade prestem atenção "ela trabalha com 4 cil os outros 2 ficam desligados " mas na rodovia acima de 110, ou pizando fundo ela liga os outros 2 automático ou seja de 4 vira 6 é pra acabar !!!!! e detalhe 230kc de força . nem falei nada da minha caravam kkkk
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Diegoj- Opaleiro
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- Mensagem nº29
Re: porque 6 em linha e não em V ?
Pior que esse é 8 em linha mesmo, como não sou muito bom em ingles acabei entendendo errado as coisas. Onde eu tava vendo isso falavam de alguns bugattis antigos (nem era o royale) que tinham os v16.parra escreveu:nao existiu motor 16 em linha bugatti ... existiram V16 ... inclusive nos cadillac.
a foto é de um 8 e linha, comum nos carros pré II guerra. Como pode ver é dois L4 um na frente do outro. E os V16 são dois oito em linha dispostos em V.
Os únicos 16 em linha que existem são motores industriais diesel .....
Mas a um bom tempo atras, na primeira vez que vi sobre um 16 em linha, tinha um motor 16L a gasolina, inclusive com fotos.
Não sei se era usado em algum carro e também não consegui mais achar nem foto, nem nome e nem informação alguma sobre ele.
Realmente, eu tava errado naqueli ali, embora aquela porra daquele bugatti não deixe ter ter um baita dum motor (em se tratando de tamanha, pq potencia nem deve ter muita).
Sim, inclusive o motor daquela ultima foto q eu postei aqui é justamente o motor do veyron. Bem esquisitos esses motores em V e W da bugatti e volkswagen.jackson-opaleiro escreveu:só que o bugatti no caso do veyron não é 16 em linha é em W é um W16, são 2 motores v8.Diegoj escreveu:A bugatti tinha motores de 16 cilindros em linha (isso mesmo, 16 cilindros)
Se não me engano, além da bugatti ainda tinha mais alguma fabricante q também tinha motores de 16 cilindros em linha.
Erthal- Opaleiro
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- Mensagem nº30
Re: porque 6 em linha e não em V ?
Outro motor que me deixa impressionado é o VR6 da VW.
parra- Opaleiro
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- Mensagem nº31
Re: porque 6 em linha e não em V ?
logo o 16.4 do Veyron são dois VR8 .... =)
venon 151- Opaleiro
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- Mensagem nº32
Re: porque 6 em linha e não em V ?
vale lembrar que existe muita engenharia em cima desses motores, e mesmo quando um modelo se deriva de outro como o exemplo do vortec que é um small block com dois cilindros a menos e na linha diesel o mwm 4 cilindros da f 1000 que deriva do seu irmão 6 cilindros, é feito mecanismos para minimizar a vibração como os contrapesos dos dois modelos dos exemplos, agora nem em linha nem em v nem em w os motores que mais me fascinam são os radiais dos aviões antigos e o rotativo wankel da mazda
BANDIT- Opaleiro
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- Mensagem nº33
Re: porque 6 em linha e não em V ?
A resposta que o Jean Michel deu explica bem !alessandro tadeu escreveu:pessoal,outro dia um amigo meu me perguntou . sua caravan é 6 em V ou em linha ? eu falei não todos os opalas e caravan 6 cil são em linha. as vezes fico olhando p motor da minha caravan e pensando o por que fizeran o 4.1 em linha e não em V ? como hoje em dia a maioria dos novos carros saem de fábrica em V ( blazer 4.3 v6 , omega 3.6v6 etc ) .vcs vão me falar claro é uma questão de espaço pra não ficar c um capô enorme , mas alguém sabe se em linha é melhor ou pior do que em V ? também temos antigamente os maveriks V8 , landau , gálax V8 , então eu acho que a GM quis inovar colocando um motor de 6 cil em linha do que em V . mas como eu disse a maioria dos motores acima de 4 cil saem em V e não em linha alguém tem alguma informação do por que disso ?
o 6cc em linha tem uma aspiração muito superior ao motor em "V"
vc. pode dizer que o v6 Vortec é superior por ter 180HP......
mas será mesmo?????
veja lá são (4.3 V6)
6 pistão de 4pol.
injeção eletrônica ( uma bost%¨5 ) mas 10 X melhor que uma DFV
ignição muito melhor
cabeçote bom
tucho roletado
já o opala 4.1 (250/S)
6 pistão de 3-7/8
um péssimo carburador DFV
ignição que é uma lastima
um cabeçote bom ....por ser siamês ....(+ bem rugoso....com muito defeito ) bem diferente do 4.3!
tucho mecânico (pesado.....)
Os 6cc em linha rendem tanto....
que veja os Skiline
as Bmw M-3
só que bebem !!
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::;;
O motor 4.3 NÃO é o GM 350 cortado em 2 cilindros !!!
o Gm 350 tem 1 colo pra 2 bielas ....tipo Ford 302....dodge 318
o Vortec 4.3......tem um colo pra cada biela !!!! Não é o motor 350 cortado!!!
e sim !
lá no USA tem o GM 4.3 que é realmente o Gm 350 cortado em 2 cilindros ...ele tem um colo pra 2 biela ! Como o GM 350!!!!!
O vorteck....NÃO tem balanceamento perfeito por causa desse sistema ....de 1 cololo pra cada biela !
tanto que dentro do Vortc 4.3......tem uma espécie de comando que gira em sentido contrário pro motor não ter vibração !!!!!!
Ou seja
o velho 4.1......e melhor que o "novo" 4.3:cheers:
ahhhhhh o 4.1 é bem melhor também que o 3.0 da opel ( ômega 93/94)
BANDIT- Opaleiro
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- Mensagem nº34
Re: porque 6 em linha e não em V ?
Diegoj escreveu:Ou seja: o motor 6 em linha do opala é antiquado, bruto, indecente. Assim como o ronco bestial que sai das entranhas do "linguição de ferro" de 200kg sedento por petróleo.Jean Michel Colet escreveu:Tinha salvo no meu pc, não lembro de onde peguei:
Cilindros em linha
Menor número de peças, o que diminui as possibilidades de quebra, facilitando e barateando a manutenção.
Maior facilidade de regulagem.
Menores custos de produção.
Menor rendimento mecânico.
Inadequado para mais de 6 cilindros, devido ao comprimento do bloco e, portanto do cofre do motor.
Cilindros em "V"
Torque maior e com curva mais homogênea, mais diretamente ligada ao número de cilindros, mas também ao ângulo do "V".
Menor nível de vibrações e de ruído, proporcionalmente ao motor em linha com mesmo número de cilindros, devido a um maior equilíbrio rotacional.
Maior rendimento mecânico.
Maior dificuldade de regulagem.
Blocos mais compactos, propiciando cofres de motor menores e frentes mais baixas, favorecendo a aerodinâmica.
Obs: De minha própria opinião são muito silenciosos e de baixa vibração, Eu gosto de motores em V .
É justamente por isso que opala é foda! kkkkkkkkk
Obs.: já viu sobre o balanceamento dos motores v8? Não quero nem pensar quanto custa o balanceamento pra um v8 preparado...
Pra se fazer uma balanceamento de pistão e biela pra um motor em v
custa R$700.oo ou 750.oo
demora muito...
pois o balanceamento do motor em linha é só deixar todas bielas com mesmo peso
já o balanceamento do motor em V é deixar todas bielas com o mesmo peso....e EQUILIBRAR o peso das bielas.....pra que cada uma tenha o mesmo equilíbrio
motor em V.....exemplo o V6.....chega a ter até 3 pistão no alto....
por isso o balanceamento do motor em V é :
todas a bielas com mesmo peso
e pesar que toda meia biela fique com o mesmo peso !!!
por isso o balanceamento é caro !!!!
......................................................
por isso que na década de 80-90.....só prestava valia carro com motor STD original
principalmente os V8....
pois o "Zé do ferro-velho".....desmontava o motor em V......misturava as bielas....e montava ...ai vc. tinha uma "batedera " gigante "......que durava poucos mil km rodados !
coisa de Brasil
.....................................................
A questão do balanceamento é anula comprando bielas forjadas de alta qualidade ..... pois elas já vem devidamente balanceadas....é só montar!
(eu confiro!)
Jean Michel Colet- Opaleiro
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- Mensagem nº35
Re: porque 6 em linha e não em V ?
Exatamente rafa_pr ...rafa_pr escreveu:Existe uma física bem complicada relaciona à esse assunto.Resumindo, cada caso, é um caso, heheh!!
Uma coisa que fico emputecido , no meu simulador ele não pede se o motor é ou não em V.
Traduzindo o simulador me mostra uma potencia teórica e muito próxima do real do motor simulado.
Mais a variáveis que o mundo nos impõe , no simulador isso é desconsiderado...
Por isso que em meu TCC eu escrevo e simulo com base no software e na pratica de amigos!
Por isso frequento fóruns brasileiros e americanos , para agregar muita informação .
Obs: Motor de um opala 92 - Gasolina - Original.
alessandro tadeu- Opaleiro
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- Mensagem nº36
Re: porque 6 em linha e não em V ?
eu agradeço a todos e principalmente ao bandit por todos esses exclarecimentos , maassss , mesmo vcs falando e mostrando que acaba sendo melhor motores á partir de 6 cil em linha ao invés de V cerca de 90% dos automóveis hoje em dia saem com 6 em V e não em linha. a razão disso ao meu ver é na "economia " de espaço em relação ao cofre do motor. por ex hoje com o preço do combust e a super população de automóv um carro deve ser 1-econômico, 2-veloz,3-se possivel confortável,4-ser pequeno por fora "e grande por dentro ". outro ex . minha mulher tem um focus hatch e quando ela pega minha caravan acha super "estranha". ela fala " seu carro é esquizito, não consigo engatar a segunda nela kkk , quando coloco primeira engato á ré kkk e quando vou atravessar a avenida estou olhando p ver se vem carro enquanto "a frente dela já está quase dentro da avenida " kkkk ou seja o opala e a caravan foram projetados em um tempo em que economia e espaço estavam fora de cogitação. outro ex é que com essa crise do petróleo nos EUA as pessoas estão optando por carros de 4 cil ao invés dos 6 e 8 cil tbm em V das grandes caminhonetes . resumindo se a empresa vai lançar um carro de 6 ou 8 cil ela opta por ser em V para pelo menos economizar espaço no "cofre" do motor não é mesmo ?
alessandro tadeu- Opaleiro
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- Mensagem nº37
Re: porque 6 em linha e não em V ?
eu agradeço a todos e principalmente ao bandit por todos esses exclarecimentos , maassss , mesmo vcs falando e mostrando que acaba sendo melhor motores á partir de 6 cil em linha ao invés de V cerca de 90% dos automóveis hoje em dia saem com 6 em V e não em linha. a razão disso ao meu ver é na "economia " de espaço em relação ao cofre do motor. por ex hoje com o preço do combust e a super população de automóv um carro deve ser 1-econômico, 2-veloz,3-se possivel confortável,4-ser pequeno por fora "e grande por dentro ". outro ex . minha mulher tem um focus hatch e quando ela pega minha caravan acha super "estranha". ela fala " seu carro é esquizito, não consigo engatar a segunda nela kkk , quando coloco primeira engato á ré kkk e quando vou atravessar a avenida estou olhando p ver se vem carro enquanto "a frente dela já está quase dentro da avenida " kkkk ou seja o opala e a caravan foram projetados em um tempo em que economia e espaço estavam fora de cogitação. outro ex é que com essa crise do petróleo nos EUA as pessoas estão optando por carros de 4 cil ao invés dos 6 e 8 cil tbm em V das grandes caminhonetes . resumindo se a empresa vai lançar um carro de 6 ou 8 cil ela opta por ser em V para pelo menos economizar espaço no "cofre" do motor não é mesmo ?
parra- Opaleiro
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- Mensagem nº38
Re: porque 6 em linha e não em V ?
downsizing é tendencia mundial .... o problema é que os carros estão se tornando muito artificiais e sem personalidade no quesito motorização e conjunto geral .... Torque pleno a partir de 1200 RPM por ex ... Som do motor horrivel e por ai vai ... vai haver um tempo nos proximos 20 anos que todos vao querer ter o prazer de acelerar a velha guarda onde ainda se tinha alguma sensação ao pilotar .... Pico de torque ideal, trocar de marchas reais e nao virtuais .... caixa de direção conectada nas rodas e nao eletrica ... e por ai vai .... esta tao politicamente corretos que carros que eram para pilotos hoje em dia nao permitem nem uma saidinha de traseira ou um erro qualquer, as sensações são todas ariticiais .... algumas BMW turbo por ex reproduzem o som do motor aspirado pelos auto falantes .... enfim .... é isso ae ....
alessandro tadeu- Opaleiro
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- Mensagem nº39
Re: porque 6 em linha e não em V ?
sabem , as pessoas me perguntam o que eu vi nessa caravan e a resposta é que no fundo não sei explicar ao certo. talves seja um sonho de criança não realizado quando vi uma carv diplomata 1990 zera na frente da minha casa e pronto me apaixonei , pensei um dia vou ter uma dessas 6 cil. tenho 2 carros justamente por isso , a caravan e um ford focus. mas sempre falo p minha mulher " sou mil e uma vezes a caravan do que essa BST sua " kkkk, enfim eu acho que as pessoas "encanan, se identificam com alguma coisa que marca a gente ". minha prima por ex adora o tal do "SMART" aquele carro que parece um aquario com 4 rodas , ela falou que um dia vai ter um tbm . poxa o carro hoje custa 50000, eu não dou nem dez mil . se vcs pararem p pensar daqui a vinte anos um ford fusium por ex vai estar custando um opala de hoje. são fatos , épocas , eras diferentes e cada vez mais e mais.outro ex se vcs entrarem no site da quatro rodas em 1957 o pessoal de uma cidade dos EUA "enterraram um " cadilac playmont belvedere V8 ". na época era á ultima tecnologia em altomoveis e só desenterraram ele em 2007 mas estava todo estragado . (ver matéria é muito boa ). agora atualmente o empresário chiquinho scarpa está fazendo o mesmo colocando em umtumulo de concreto seu carro predileto um bentley continental que vale um milhao. dai vcs me perguntam qual o prazer ou a motivação para TUDO isso ? resp: acredito que o prazer de vc ter determinado carro é como uma mulher , vc bate o olho e fala pronto é essa que eu quero pra mim pra sempre , afinal gosto é gosto e não se discute , falei p minha mulher tai uma boa idéia se eu ganhar na mega sena vou 'ENTERRAR MINHA CARAVAN TBM'. kkkkk:D
turcão- Opaleiro
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- Mensagem nº40
Re: porque 6 em linha e não em V ?
motor 6 cil em linha tem funcionamento mais suave e tem mais torque. se considerar um motor original claro.
e a bmw deixou de utilizar o motor 6 cil em linha desde 2012 por considera-lo ultrapassado.
as m3 considero os melhores 6 cil em linha. 300 cv original. os do skyline tb, mas qq coisa com 2 turbinas soprando fica forte... e outra... motor com curso de vira curto, daí garante altos giros. tb gosto muito dos 3.0 dos omegas... pena que a gm matou esse motor.
e a bmw deixou de utilizar o motor 6 cil em linha desde 2012 por considera-lo ultrapassado.
as m3 considero os melhores 6 cil em linha. 300 cv original. os do skyline tb, mas qq coisa com 2 turbinas soprando fica forte... e outra... motor com curso de vira curto, daí garante altos giros. tb gosto muito dos 3.0 dos omegas... pena que a gm matou esse motor.
BANDIT- Opaleiro
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- Mensagem nº41
Re: porque 6 em linha e não em V ?
Eu não vejo vantagem nenhuma nesse 3.0 da opel (6cc)
Vejo um monte de opaleiros aqui se lamentando porque o motor do opala não tem comando no cabeçote .......tome por base esse 3.0 6cc......injeção eletrônica....etc.... e tem o mesmo torque que um opala 4cc.....( ou é menos !!!!)
eu tive uma suprema 3.0 hidramática .........lerdo pra arrancar que Deus me livre.....depois da 2° marcha ia bem ............na rodovia era "macho" pra caramba pra andar
o 4.1 faz praticamente a mesma coisa..........só que tem muito + força de baixa.
................................................
os motores apesar de serem 6cc é a única semelhança pois são bem diferentes :
O 3.0
Cara a 5 anos atrás o parcial desse motor custava R$7.000.oo ...parcial é bloco...virabrequim pistão.....
esse motor já pertence aos motores moderno.....não tem sobre medida.....vc. olha ele sem o cabeçote .....parece um bloco de opala aberto pra 4pol. , na época não tinha sobre-medida.....talvez o pessoal use pistão de Monza ou Escort .....fora o trabalho de peças (muito caras $$$)
...esse é motor de giro.....apesar do comando estar no CABEÇOTE ...o pistão dele é grande 95mm. ( o 4pol é101mm--opala 4cc--) e o curso do virabrequim é de 69,8mm ( o do opala é de 89.3mm. ) ou seja o motor 3.0 é muito + suave .....mas com bem menos força que o 4.1oque fod$# ele é o Torque 23.5kg/f a 4200rpm ...o opala são no minimo 28kg/f a 2400rpm .....( o 4.1 tem + torque em + baixo rpm !!!!) .....não tem força de baixa .....ele vem força com giro.....ele é muuuito "macho" de alta .....gira 6500rpm .....pra um opala girar 6500rpm ....só muito trabalhado ..e com comando .....
sinceramente .....do fundo do meu coração.....
não boto fé nesse 3.0.....eu acho muita pouca potência pra que tem 6cc (grandes) um deslocamento relativamente grande 3.0L .....e gira 6000rpm com muita força ....eu acho fraco esse motor alemão....
a minha opinião aqui é meio imparcial ....(eu não falo pra agradar!!!) o 6cc é extremamente arcaico ...antiquado.....milenar.....mas assim mesmo.....no OPALA ...consegue ficar nos 170HP....ter 32kg/f ....a baixissimos 2600rpm ....o 4.1 é bem + áspero.....mas pra um troço veio resolve ...resolve e muito....sou muito + a favor de um 4.1 do que um 3.0.....
oque mata o 3.0 é a falta de Torque em baixa rotação.......
e um monte de opaleiro sonha por isso......
Vejo um monte de opaleiros aqui se lamentando porque o motor do opala não tem comando no cabeçote .......tome por base esse 3.0 6cc......injeção eletrônica....etc.... e tem o mesmo torque que um opala 4cc.....( ou é menos !!!!)
eu tive uma suprema 3.0 hidramática .........lerdo pra arrancar que Deus me livre.....depois da 2° marcha ia bem ............na rodovia era "macho" pra caramba pra andar
o 4.1 faz praticamente a mesma coisa..........só que tem muito + força de baixa.
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os motores apesar de serem 6cc é a única semelhança pois são bem diferentes :
O 3.0
Cara a 5 anos atrás o parcial desse motor custava R$7.000.oo ...parcial é bloco...virabrequim pistão.....
esse motor já pertence aos motores moderno.....não tem sobre medida.....vc. olha ele sem o cabeçote .....parece um bloco de opala aberto pra 4pol. , na época não tinha sobre-medida.....talvez o pessoal use pistão de Monza ou Escort .....fora o trabalho de peças (muito caras $$$)
...esse é motor de giro.....apesar do comando estar no CABEÇOTE ...o pistão dele é grande 95mm. ( o 4pol é101mm--opala 4cc--) e o curso do virabrequim é de 69,8mm ( o do opala é de 89.3mm. ) ou seja o motor 3.0 é muito + suave .....mas com bem menos força que o 4.1oque fod$# ele é o Torque 23.5kg/f a 4200rpm ...o opala são no minimo 28kg/f a 2400rpm .....( o 4.1 tem + torque em + baixo rpm !!!!) .....não tem força de baixa .....ele vem força com giro.....ele é muuuito "macho" de alta .....gira 6500rpm .....pra um opala girar 6500rpm ....só muito trabalhado ..e com comando .....
sinceramente .....do fundo do meu coração.....
não boto fé nesse 3.0.....eu acho muita pouca potência pra que tem 6cc (grandes) um deslocamento relativamente grande 3.0L .....e gira 6000rpm com muita força ....eu acho fraco esse motor alemão....
a minha opinião aqui é meio imparcial ....(eu não falo pra agradar!!!) o 6cc é extremamente arcaico ...antiquado.....milenar.....mas assim mesmo.....no OPALA ...consegue ficar nos 170HP....ter 32kg/f ....a baixissimos 2600rpm ....o 4.1 é bem + áspero.....mas pra um troço veio resolve ...resolve e muito....sou muito + a favor de um 4.1 do que um 3.0.....
oque mata o 3.0 é a falta de Torque em baixa rotação.......
e um monte de opaleiro sonha por isso......
turcão- Opaleiro
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- Mensagem nº42
Re: porque 6 em linha e não em V ?
concorso com vc na questão do torque... mesma coisa que meu vectra 2.0 16v que o torque vem depois dos 3 mil giros... quem tem vectra 8v acha meu carro fraco... mas depois que o giro sobe, deixo os 8v comendo poeira.
eu acredito no potencial do 3.0. acho que a gm do brasil mapeou essa injeção pra se adaptar a realidade brasileira. com um mapeamento descente esse motor se torna outro. isso sem considerar o trabalho feito pela opel nos omegas ingleses.
eu gosto dos 4.1 dos omegas, mas prefiro os 3.0. é só ver os dois arrancando. parece que quando o 4.1 tá morrendo, o 3.0 ta no inicio do folego.
temos que ter em mente que a proposta desse motor 3.0 era um carro onde o dono praticamente não dirigia... ele era passageiro, pois quem dirigia era o motorista. (carro de patrão na época). daí a gm tirou o apelo esportivo desse motor. Como o brasileiro não é acostumado com esse tipo de carro, com torque em giros mais alto, voltaram com o 4.1.
na verdade, nem os 16v colaram tb por causa do torque que vem em alta. principalmente pq com o nosso transito, com esse para e sai, para e sai, os 8v, os 4.1 levam vantagem.
minha irmã foi pros eua... miame. as vias de lá são de 4, 5, 6 pistas... não tem essa porcaria de para e sai, para e sai... dai os 3.0 e os 16v levariam vantagem.
eu acredito no potencial do 3.0. acho que a gm do brasil mapeou essa injeção pra se adaptar a realidade brasileira. com um mapeamento descente esse motor se torna outro. isso sem considerar o trabalho feito pela opel nos omegas ingleses.
eu gosto dos 4.1 dos omegas, mas prefiro os 3.0. é só ver os dois arrancando. parece que quando o 4.1 tá morrendo, o 3.0 ta no inicio do folego.
temos que ter em mente que a proposta desse motor 3.0 era um carro onde o dono praticamente não dirigia... ele era passageiro, pois quem dirigia era o motorista. (carro de patrão na época). daí a gm tirou o apelo esportivo desse motor. Como o brasileiro não é acostumado com esse tipo de carro, com torque em giros mais alto, voltaram com o 4.1.
na verdade, nem os 16v colaram tb por causa do torque que vem em alta. principalmente pq com o nosso transito, com esse para e sai, para e sai, os 8v, os 4.1 levam vantagem.
minha irmã foi pros eua... miame. as vias de lá são de 4, 5, 6 pistas... não tem essa porcaria de para e sai, para e sai... dai os 3.0 e os 16v levariam vantagem.
parra- Opaleiro
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- Mensagem nº43
Re: porque 6 em linha e não em V ?
simples, questão de geografia ... um é alemão, feito para rodar na estrada mantendo altas velocidades por longos periodos ... outro é norte americano, feito para arrancar forte de sinal a sinal.
Questões culturais ....
Turcão, so uma correção, a BMW não parou com o L6, eles continuam sendo fabricados so que turbinados para menor cosnumo e emissão de poluentes.
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Turcão, so uma correção, a BMW não parou com o L6, eles continuam sendo fabricados so que turbinados para menor cosnumo e emissão de poluentes.
turcão- Opaleiro
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- Mensagem nº44
Re: porque 6 em linha e não em V ?
sério??? pensei que os 6 cil das bmw só vinham nas m3. sei que as m3 novas são v8 agora.
Sr.Bianchi- Opaleiro
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- Mensagem nº45
Re: porque 6 em linha e não em V ?
Eles apenas substituiram os 6 cil. 3.0 por 2.0 turbo. Por serem mais eficientes. Porém, nos modelos como 135i, 1m, 335i, 535i etc. os motores são 6 cil. turbo.turcão escreveu:sério??? pensei que os 6 cil das bmw só vinham nas m3. sei que as m3 novas são v8 agora.
A próxima m3, especula-se que será 6 cil. turbo.
Um pequeno 6cil. turbo de 300cv e engenharia na mão de "amadores" faz isso:
Esses 6 cil. turbo de 300 cv arrancam e seguem uma boa distância juntos com m3 v8 de 420cv. Imagine oque será a m3 6 cil. turbo de 400 cv ou mais...
alessandro tadeu- Opaleiro
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- Mensagem nº46
Re: porque 6 em linha e não em V ?
pessoal, vcs falaram que esse motor 4.1 do opala é americano certo ? agora alguem sabe "o nome desse motor "? tipo o do monza é ohc , do focus é zetec , gol ap , etc, e do opala ? será 4.1 chevrolet ?
pézão opaleiro- Opaleiro
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- Mensagem nº47
Re: porque 6 em linha e não em V ?
Eu não queria um cabeçote com comando em cima mas sim um cabeçote de alumínio, que rende MUITO MUITO mais CFM que o cabeçote de ferro fundido,,
Diegoj- Opaleiro
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- Mensagem nº48
Re: porque 6 em linha e não em V ?
Chevy 250 = 4.1 opalaalessandro tadeu escreveu:pessoal, vcs falaram que esse motor 4.1 do opala é americano certo ? agora alguem sabe "o nome desse motor "? tipo o do monza é ohc , do focus é zetec , gol ap , etc, e do opala ? será 4.1 chevrolet ?
Chevy 230 = 3.8 opala (os primeiros 6c)
Chevy 292 = 4.8 canavieiro (chevrolet brasil)
Tem também o motor 6c da c10 (que não vale nada e que também foi usado em alguns caminhoes) que se não me engano é o chevy 260
Talvez até tenha um nome especifico, mas se vc quiser achar algo sobre esses motores no EUA, vai por chevy 250 que é o mais usado.
BANDIT- Opaleiro
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- Mensagem nº49
Re: porque 6 em linha e não em V ?
pézão opaleiro escreveu:Eu não queria um cabeçote com comando em cima mas sim um cabeçote de alumínio, que rende MUITO MUITO mais CFM que o cabeçote de ferro fundido,,
será ????
Agora sobre cabeçotes de ferro x alumínio
Alumínio tem calor específico de 0,91 Joules/grama
Ferro tem calor específico de apenas 0,46 Joules/grama
Isso significa que é necessário "o dobro" de calor para aumentar a temperatura de cada grama de alumínio em um grau, se comparado com o ferro. Portanto, se formos aquecer massas iguais dos dois materiais, você precisaria de 2 X mais calor para o alumínio!!!
Entretanto, quando pensamos em cabeçotes de alumíno x ferro, as massas não se equivalem.
O alumínio tem uma densidade de 2,70 grams/cc
O ferro tem uma densidadede 7,87 grams/cc
Isso significa que (7.87/2.71) = 2.90 ... ou seja, com exatamente a mesma "carcaça" sendo concebida a partir dos dois materiais, a peça de ferro seria 2,9 vezes mais pesada do que a de alumínio. Sendo assim, embora seja necessário o dobro de calor para aumentar a temperatura do alumínio, você tem 2,9 vezes menos material do que se comparado ao cabeçote de ferro. É claro que todos sabemos que o cabeçote de alumínio tem que ser um pouco mais "parrudo" do que o de ferro, o que tira um pouco da diferença de peso (que nunca é de 2,9 X, se aproximando mais de 2 X o peso). Mesmo assim, é de se imaginar que o de alumínio ainda aqueceria mais rapidamente.
É importante lembrarmos que precisa de calor para vaporizar a mistura, só que embora o ferro dissipe menos o calor, ele leva mais tempo para aquecer...
Há quem diga que é possível usar mais compressão em um cabeçote de alumínio, já que este dissipa mais o calor, o que evitaria a pré-ignição gerada pelo calor excessivo na câmara (que supostamente se manteria em um cabeçote de ferro). Todos sabem que mais compressão = a + pressão no cilindro = + potência.
Contudo, as coisas devem ser testadas de maneira equivalente para se ter algum tipo de conclusão.
Existem poucos relatos de testes BEM controlados com dois cabeçotes similares, isso acontece porque algumas condições inerentes à utlização de uma ou outra peça inviabilizam comparações idênticas. Você deveria ter:
- câmaras de combustão idênticas, o que é praticamente impossível quando você compara fundição com usinagem
- velas idênticas (elas não são iguais entre cabeçotes de ferro x alumínio)
- além disso, você deveria testar o motor com taxas de compressão distintas
agora ......
- a perfeição da usinagem em CNC da câmara de combustão (e em algum nível, também dos dutos) faz com que em alguns testes os de alumíno produzam mais potência (embora haja testes que revelam que para condições idênticas, não há diferença de potência entre os cabeçotes)
- os de alumínio resistem melhor a variações de temperatura (os de ferro tendem a quebrar)
- os de alumíno são mais leves se 2 motores produzem a mesma potência, você vai sempre querer o mais leve...isso parece óbvio o suficiente)
- os de alumíno são mais facilmente "consertáveis"
- não há evidências que para uma mesma taxa de compressão os de ferro sejam superiores em produzir potência
- não há evidências de que é possível usar mais taxa nos de alumíno
e agora.....?????
adpachec- Opaleiro
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Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº50
Re: porque 6 em linha e não em V ?
Excelente...até o "tiozinho" aí embaixo não explicaria melhor.
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