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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    porque 6 em linha e não em V ?

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    porque 6 em linha e não em V ? Empty porque 6 em linha e não em V ?

    Mensagem por alessandro tadeu Ter 17 Set - 20:30:43

    pessoal,outro dia um amigo meu me perguntou . sua caravan é 6 em V ou em linha ? eu falei não todos os opalas e caravan 6 cil são em linha. as vezes fico olhando p motor da minha caravan e pensando o por que fizeran o 4.1 em linha e não em V ? como hoje em dia a maioria dos novos carros saem de fábrica em V ( blazer 4.3 v6 , omega 3.6v6 etc ) .vcs vão me falar claro é uma questão de espaço pra não ficar c um capô enorme , mas alguém sabe se em linha é melhor ou pior do que em V ? também temos antigamente os maveriks V8 , landau , gálax V8 , então eu acho que a GM quis inovar colocando um motor de 6 cil em linha do que em V . mas como eu disse a maioria dos motores acima de 4 cil saem em V e não em linha alguém tem alguma informação do por que disso ? confused 
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    porque 6 em linha e não em V ? Empty Re: porque 6 em linha e não em V ?

    Mensagem por Diego Borba Ter 17 Set - 20:41:36

    Logo mais o Bandit aparece por aqui, e afirma que os em linha sao melhores que em v, se nao me engano e isso.
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    porque 6 em linha e não em V ? Empty Re: porque 6 em linha e não em V ?

    Mensagem por Jean Bida Ter 17 Set - 21:21:40

    Mas esse lance de motores V8 "cortados" tipo o Vortec,ou mesmo os que já nasceram V6 é bem mais recente comparando com o começo do Opala. A mecânica Chevy Six in Line tem início de antes da metade do século,então não teve inovação mesmo em 69, foi sim "o que tem pra hoje" basicão de sucesso que a GMB tinha em mãos.E se for ver, mesmo os Camaros e Mustangs eram 6 em linha naquela época...A GMC lançou o Vortec somente em 88...mas antes já existia uma outra linha de V6...mas também da década de 80...Ou seja...Se tratando de GMB,Chevy250 não tinha melhor pro Opala já que V8 nunca foi ideia da GMB pro Opala.


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    porque 6 em linha e não em V ? Empty Re: porque 6 em linha e não em V ?

    Mensagem por Müller Ter 17 Set - 21:24:13

    Existe 8 em linha tbem. Se não me engano no Packard.


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    porque 6 em linha e não em V ? Empty Re: porque 6 em linha e não em V ?

    Mensagem por Diegoj Ter 17 Set - 21:34:32

    Müller escreveu:Existe 8 em linha tbem. Se não me engano no Packard.

    EDIT: esse motor que eu me referia é um 8 em linha, me enganei quando li sobre eles e postei coisa errada aqui.


    A bugatti tinha motores de 16 cilindros em linha (isso mesmo, 16 cilindros)
    Se não me engano, além da bugatti ainda tinha mais alguma fabricante q também tinha motores de 16 cilindros em linha.


    Última edição por Diegoj em Qua 18 Set - 17:47:41, editado 1 vez(es)
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    porque 6 em linha e não em V ? Empty Re: porque 6 em linha e não em V ?

    Mensagem por Jean Bida Ter 17 Set - 21:37:57

    Meu canecoo Diego!!! já li mesmo sobre o 8 em linha...Mas 16 em linha...O vira deve ficar igual torcer calça jeans em dois rsrs...


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    porque 6 em linha e não em V ? Empty Re: porque 6 em linha e não em V ?

    Mensagem por RN_Willemann Ter 17 Set - 21:40:20

    Os carros mais novos acredito eu que são por causa do espaço e distribuição de peso, acredito eu.....

    8 em linha tinha bastante em umas limosines packard, acho que é isso o nome....
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    porque 6 em linha e não em V ? Empty Re: porque 6 em linha e não em V ?

    Mensagem por Diegoj Ter 17 Set - 21:44:24

    Jean Bida escreveu:Meu canecoo Diego!!! já li mesmo sobre o 8 em linha...Mas 16 em linha...O vira deve ficar igual torcer calça jeans em dois rsrs...

    EDIT: esse motor é um 8 em linha, me enganei quando li sobre eles e postei coisa errada aqui.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu também pensei isso quando ouvi falar desse motor

    Olha o tamanho do 'berço' da criança:
    porque 6 em linha e não em V ? 1933%20Bugatti%20Type%2041%20Royale%20Black%20&%20Grey
    porque 6 em linha e não em V ? 41%20engine


    Última edição por Diegoj em Qua 18 Set - 17:46:42, editado 1 vez(es)
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    porque 6 em linha e não em V ? Empty Re: porque 6 em linha e não em V ?

    Mensagem por Jean Bida Ter 17 Set - 22:18:39

    Shocked Shocked Shocked 


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    Mensagem por N474N Ter 17 Set - 22:39:05

    Caraca, 16 em linha é nova pra mim.. kkk
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    Mensagem por Jean Michel Colet Ter 17 Set - 22:44:39

    Tinha salvo no meu pc, não lembro de onde peguei:

    Cilindros em linha

    Menor número de peças, o que diminui as possibilidades de quebra, facilitando e barateando a manutenção.

    Maior facilidade de regulagem.

    Menores custos de produção.

    Menor rendimento mecânico.

    Inadequado para mais de 6 cilindros, devido ao comprimento do bloco e, portanto do cofre do motor.

    Cilindros em "V"

    Torque maior e com curva mais homogênea, mais diretamente ligada ao número de cilindros, mas também ao ângulo do "V".

    Menor nível de vibrações e de ruído, proporcionalmente ao motor em linha com mesmo número de cilindros, devido a um maior equilíbrio rotacional.

    Maior rendimento mecânico.

    Maior dificuldade de regulagem.


    Blocos mais compactos, propiciando cofres de motor menores e frentes mais baixas, favorecendo a aerodinâmica.

    Obs: De minha própria opinião são muito silenciosos e de baixa vibração, Eu gosto de motores em V .
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    porque 6 em linha e não em V ? Empty Re: porque 6 em linha e não em V ?

    Mensagem por Diegoj Ter 17 Set - 22:58:36

    Jean Michel Colet escreveu:Tinha salvo no meu pc, não lembro de onde peguei:

    Cilindros em linha

    Menor número de peças, o que diminui as possibilidades de quebra, facilitando e barateando a manutenção.

    Maior facilidade de regulagem.

    Menores custos de produção.

    Menor rendimento mecânico.

    Inadequado para mais de 6 cilindros, devido ao comprimento do bloco e, portanto do cofre do motor.

    Cilindros em "V"

    Torque maior e com curva mais homogênea, mais diretamente ligada ao número de cilindros, mas também ao ângulo do "V".

    Menor nível de vibrações e de ruído, proporcionalmente ao motor em linha com mesmo número de cilindros, devido a um maior equilíbrio rotacional.

    Maior rendimento mecânico.

    Maior dificuldade de regulagem.


    Blocos mais compactos, propiciando cofres de motor menores e frentes mais baixas, favorecendo a aerodinâmica.

    Obs: De minha própria opinião são muito silenciosos e de baixa vibração, Eu gosto de motores em V .
    Ou seja: o motor 6 em linha do opala é antiquado, bruto, indecente. Assim como o ronco bestial que sai das entranhas do "linguição de ferro" de 200kg sedento por petróleo.
    É justamente por isso que opala é foda! kkkkkkkkk

    Obs.: já viu sobre o balanceamento dos motores v8? Não quero nem pensar quanto custa o balanceamento pra um v8 preparado...
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    porque 6 em linha e não em V ? Empty Re: porque 6 em linha e não em V ?

    Mensagem por andersonopala Qua 18 Set - 1:57:44

    É...Tbm gosto muito do ronco do 6cil.(250-S)...com o cacho dimensionado até o diferêncial...

    Mas ronco de V8...não tem igual...principalmente com aqueles abafadores(não me lembro o nome agora)...onde o ronco do V8...sai 'metalizado'...é sem comparação...
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    porque 6 em linha e não em V ? Empty Re: porque 6 em linha e não em V ?

    Mensagem por Sr.Bianchi Qua 18 Set - 7:00:33

    Acredito que a GM tenha se utilizado do 6 cil. em linha pelo simples fato de que nos EUA, os modelos básicos vinham com esse motor, era uma opção de entrada e além disso eles já tinham aqui sendo aplicado nos caminhões e camionetes.

    Se você observar, os motores 6 cilindros são largamente utilizados em aplicações que demandam alto torque em baixa rotação. O motor do opala, mesmo em tamanho menor, também apresenta essa característica.
    Porém, nem todos são assim. A Bmw ainda usa os 6 cil. Agora apenas em configuração sobre-alimentada. Mas usou muito em todos tipos de carro. O fator é a engenharia. Por isso discordo do que alguns dizem, ou seja:
    - Um Bmw 6 cil. tem funcionamento tão ou mais suave que qualquer v8;
    - Fizeram motores que giravam mais de 8 mil rpm;
    - A maioria tem característica de produzirem torque e potência máximos em rotações mais altas;
    - Diria que melhora a distribuição de peso, se colocados movidos para trás; em geral todas bmw dos anos 90 em diante tem distribuição quase perfeita.

    Não esqueçam também que a Toyota utilizou com grande sucesso nos Supra e a Nissan em todos Skyline até o R34.
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    porque 6 em linha e não em V ? Empty Re: porque 6 em linha e não em V ?

    Mensagem por piedefonte Qua 18 Set - 7:30:11

    Sr.Bianchi escreveu:
    Porém, nem todos são assim. A Bmw ainda usa os 6 cil. Agora apenas em configuração sobre-alimentada. Mas usou muito em todos tipos de carro. O fator é a engenharia. Por isso discordo do que alguns dizem, ou seja:
    - Um Bmw 6 cil. tem funcionamento tão ou mais suave que qualquer v8;
    - Fizeram motores que giravam mais de 8 mil rpm;
    - A maioria tem característica de produzirem torque e potência máximos em rotações mais altas;
    - Diria que melhora a distribuição de peso, se colocados movidos para trás; em geral todas bmw dos anos 90 em diante tem distribuição quase perfeita.

    Não esqueçam também que a Toyota utilizou com grande sucesso nos Supra e a Nissan em todos Skyline até o R34.
    Mas a diferença é o angulo do V. A grande maioridade dos motors americanos usa um angulo de 90 graus que seja V8 ou V6. Na europa, os V6 usam mais um angulo de 60 graus. Mas BMW faz motor diferente tipo VW Fusca ou Subaru : são motors retos com angulo de 180 graus que seja os 4 ou os 6 cilindros.
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    porque 6 em linha e não em V ? Empty Re: porque 6 em linha e não em V ?

    Mensagem por Gustavo 1976 Qua 18 Set - 7:39:56

    Diegoj escreveu:
    Müller escreveu:Existe 8 em linha tbem. Se não me engano no Packard.
    A bugatti tinha motores de 16 cilindros em linha (isso mesmo, 16 cilindros)
    Se não me engano, além da bugatti ainda tinha mais alguma fabricante q também tinha motores de 16 cilindros em linha.
    que eu saiba a bulgatti tem é motor 16 em w!
    n em linha!
    q é o motor veyron
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    porque 6 em linha e não em V ? Empty Re: porque 6 em linha e não em V ?

    Mensagem por cae Qua 18 Set - 7:42:59

    as bmw 6 são em linha até hoje
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    porque 6 em linha e não em V ? Empty Re: porque 6 em linha e não em V ?

    Mensagem por Sr.Bianchi Qua 18 Set - 7:48:54

    piedefonte escreveu:
    Sr.Bianchi escreveu:
    Porém, nem todos são assim. A Bmw ainda usa os 6 cil. Agora apenas em configuração sobre-alimentada. Mas usou muito em todos tipos de carro. O fator é a engenharia. Por isso discordo do que alguns dizem, ou seja:
    - Um Bmw 6 cil. tem funcionamento tão ou mais suave que qualquer v8;
    - Fizeram motores que giravam mais de 8 mil rpm;
    - A maioria tem característica de produzirem torque e potência máximos em rotações mais altas;
    - Diria que melhora a distribuição de peso, se colocados movidos para trás; em geral todas bmw dos anos 90 em diante tem distribuição quase perfeita.

    Não esqueçam também que a Toyota utilizou com grande sucesso nos Supra e a Nissan em todos Skyline até o R34.
    Mas a diferença é o angulo do V. A grande maioridade dos motors americanos usa um angulo de 90 graus que seja V8 ou V6. Na europa, os V6 usam mais um angulo de 60 graus. Mas BMW faz motor diferente tipo VW Fusca ou Subaru : são motors retos com angulo de 180 graus que seja os 4 ou os 6 cilindros.
    Desconheço qualquer motor bmw v8 tipo boxer (180°), muito menos 6 cil.
    Os s62 das m3 são dispostos em 90°.
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    Mensagem por piedefonte Qua 18 Set - 9:26:09

    cae escreveu:as bmw 6 são em linha até hoje
    Mea culpa : confondi, eu estava pensando no Subaru, Porsche e o Flat-4 ou Flat-6 e o boxer.
    Mas BMW fez o Flat-twin tambem
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    Mensagem por alessandro tadeu Qua 18 Set - 11:10:39

    resumindo isso tudo , a gm simplesmente colocou o que tinha em mãos desde 1969, o 6ao em linha mesmo né ? se vcs prestarem atenção o próprio fusca é um "4 em V" kkk dois pistoes de cada lado. acho bonito o motor do opala 6 cil mas convenhamos que um V6 tbm é . como é o caso da blazer , do novo ômega, e falando em ômega tbm tinha aquele 3.0 em linha lembram ? antes do novo 4.1. enfim só queria saber se esse mesmo 4.1 do opala fosse em V e não em linha se iria ser melhor em termos de rendimento, potencia , consumo , velocidade etc . obrigado. hoje a coisa ta tão avançada por exemplo que tenho um amigo "pobrezinho" coitado, que tirou uma santa fé V6 completa e ele me falou que andando de boa na cidade prestem atenção "ela trabalha com 4 cil os outros 2 ficam desligados " mas na rodovia acima de 110, ou pizando fundo ela liga os outros 2 automático ou seja de 4 vira 6 é pra acabar !!!!!Shocked e detalhe 230kc de força . nem falei nada da minha caravam kkkk
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    Mensagem por Erthal Qua 18 Set - 11:31:16

    Gustavo 1976 escreveu:
    Diegoj escreveu:A bugatti tinha motores de 16 cilindros em linha (isso mesmo, 16 cilindros)
    Se não me engano, além da bugatti ainda tinha mais alguma fabricante q também tinha motores de 16 cilindros em linha.
    que eu saiba a bulgatti tem é motor 16 em w!
    n em linha!
    q é o motor veyron
    Estamos falando na década de 30, 40... Onde veyron nem pensava em existir
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    Mensagem por parra Qua 18 Set - 11:36:34

    ps. o motor nao era um 16 em L e sim um V16.
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    Mensagem por Diegoj Qua 18 Set - 11:46:27

    parra escreveu:ps. o motor nao era um 16 em L e sim um V16.
    Do bugatti? É em linha sim, aquele que postei é.
    Os motores de 16 da bugatti hoje em dia nem em V não são, são em W
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    Mensagem por rafa_pr Qua 18 Set - 11:54:31

    Existe uma física bem complicada relaciona à esse assunto. Tem um artigo em um blog do Alexandre Garcia que ele fala bem em detalhes sobre os V6's e a enorme desvantagem que eles tem sobre os motores 6 em linha.

    Os 6 em linha anulam as forças vetoriais por natureza, dos cilindros "opostos", mas em compensação geram o efeito harmônico no virabrequim em função do comprimento. Razão pela qual sempre se deve usar a polia damper para anulá-lo em motores que giram mais!

    Em compensação, o V6 tem um funcionamento bem mais ríspido e exigem a colocação de vários contrapesos no virabrequim, pra conseguir alunar as forças vetoriais geradas. Isso acaba elevando custo de produção, mas aí entra tbm a questão de deixar o motor mais compacto pra justificar esse custo a mais.

    Só que os motores V8 não sofrem destes problemas dos V6 e tem um funcionamento bem suave, pois as forças vetoriais são anuladas por natureza. Isto é, vc não tem como fazer um V6 só "cortando" 2 cilindros do V8. Apesar do Vortec V6 da GM ser um 350 com 2 cilindros a menos, assim como os V6 de Ranger são iguais aos 302 com dois cilindros a menos, na verdade eles precisaram de muitas adequações no projeto pra conseguirem trabalhar com esses 2 pistões a menos.

    Acho errado dizer de forma genérica que é melhor o motor em "V", ou em linha, tudo depende da quantidade de cilindros e outros fatores. Da mesma forma que o motor de 8 cilindros em linha já fica inviável pelo comprimento excessivo do vira!

    Resumindo, cada caso, é um caso, heheh!!
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    Mensagem por parra Qua 18 Set - 12:02:21

    nao existiu motor 16 em linha bugatti ... existiram V16 ... inclusive nos cadillac.
    a foto é de um 8 e linha, comum nos carros pré II guerra. Como pode ver é dois L4 um na frente do outro. E os V16 são dois oito em linha dispostos em V.
    Os únicos 16 em linha que existem são motores industriais diesel .....
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    Mensagem por jackson-opaleiro Qua 18 Set - 12:15:09

    Diegoj escreveu:
    Müller escreveu:Existe 8 em linha tbem. Se não me engano no Packard.
    A bugatti tinha motores de 16 cilindros em linha (isso mesmo, 16 cilindros)
    Se não me engano, além da bugatti ainda tinha mais alguma fabricante q também tinha motores de 16 cilindros em linha.
    só que o bugatti no caso do veyron não é 16 em linha é em W é um W16, são 2 motores v8.


    Última edição por jackson-opaleiro em Qua 18 Set - 12:25:58, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por alessandro tadeu Qua 18 Set - 12:19:47

    só vi 16 cil em linha em locomotivas kkk onde realmente é um montro de um 16 cil em linha á diesel .
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    Mensagem por Müller Qua 18 Set - 14:31:15

    alessandro tadeu escreveu:resumindo isso tudo , a gm simplesmente colocou o que tinha em mãos desde 1969, o 6ao em linha mesmo né ? se vcs prestarem atenção o próprio fusca é um "4 em V" kkk dois pistoes de cada lado. acho bonito o motor do opala 6 cil mas convenhamos que um V6 tbm é . como é o caso da blazer , do novo ômega, e falando em ômega tbm tinha aquele 3.0 em linha lembram ? antes do novo 4.1. enfim só queria saber se esse mesmo 4.1 do opala fosse em V e não em linha se iria ser melhor em termos de rendimento, potencia , consumo , velocidade etc . obrigado. hoje a coisa ta tão avançada por exemplo que tenho um amigo "pobrezinho" coitado, que tirou uma santa fé V6 completa e ele me falou que andando de boa na cidade prestem atenção "ela trabalha com 4 cil os outros 2 ficam desligados " mas na rodovia acima de 110, ou pizando fundo ela liga os outros 2 automático ou seja de 4 vira 6 é pra acabar !!!!!Shocked e detalhe 230kc de força . nem falei nada da minha caravam kkkk
    O motor do Chrysler 300C já é assim. É um motor Hemi V8 q utiliza apenas 4 pistões na boa.E os outros 4 qdo precisa!


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    Mensagem por Diegoj Qua 18 Set - 17:44:08

    parra escreveu:nao existiu motor 16 em linha bugatti ... existiram V16 ... inclusive nos cadillac.
    a foto é de um 8 e linha, comum nos carros pré II guerra. Como pode ver é dois L4 um na frente do outro. E os V16 são dois oito em linha dispostos em V.
    Os únicos 16 em linha que existem são motores industriais diesel .....
    Pior que esse é 8 em linha mesmo, como não sou muito bom em ingles acabei entendendo errado as coisas. Onde eu tava vendo isso falavam de alguns bugattis antigos (nem era o royale) que tinham os v16.
    Mas a um bom tempo atras, na primeira vez que vi sobre um 16 em linha, tinha um motor 16L a gasolina, inclusive com fotos.
    Não sei se era usado em algum carro e também não consegui mais achar nem foto, nem nome e nem informação alguma sobre ele.

    Realmente, eu tava errado naqueli ali, embora aquela porra daquele bugatti não deixe ter ter um baita dum motor (em se tratando de tamanha, pq potencia nem deve ter muita).

    jackson-opaleiro escreveu:
    Diegoj escreveu:A bugatti tinha motores de 16 cilindros em linha (isso mesmo, 16 cilindros)
    Se não me engano, além da bugatti ainda tinha mais alguma fabricante q também tinha motores de 16 cilindros em linha.
    só que o bugatti no caso do veyron não é 16 em linha é em W é um W16, são 2 motores v8.
    Sim, inclusive o motor daquela ultima foto q eu postei aqui é justamente o motor do veyron. Bem esquisitos esses motores em V e W da bugatti e volkswagen.
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    Mensagem por Erthal Qua 18 Set - 17:56:37

    Outro motor que me deixa impressionado é o VR6 da VW.
    porque 6 em linha e não em V ? Turp_0103_09_z+volkswagen_golf_vr6_turbo+vr6_block
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    Mensagem por parra Qua 18 Set - 18:31:44

    logo o 16.4 do Veyron são dois VR8 .... =)
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    Mensagem por venon 151 Qua 18 Set - 19:15:29

    vale lembrar que existe muita engenharia em cima desses motores, e mesmo quando um modelo se deriva de outro como o exemplo do vortec que é um small block com dois cilindros a menos e na linha diesel o mwm 4 cilindros da f 1000 que deriva do seu irmão 6 cilindros, é feito mecanismos para minimizar a vibração como os contrapesos dos dois modelos dos exemplos, agora nem em linha nem em v nem em w os motores que mais me fascinam são os radiais dos aviões antigos e o rotativo wankel da mazda
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    Mensagem por BANDIT Qua 18 Set - 19:16:27

    alessandro tadeu escreveu:pessoal,outro dia um amigo meu me perguntou . sua caravan é 6 em V ou em linha ? eu falei não todos os opalas e caravan 6 cil são em linha. as vezes fico olhando p motor da minha caravan e pensando o por que fizeran o 4.1 em linha e não em V ? como hoje em dia a maioria dos novos carros saem de fábrica em V ( blazer 4.3 v6 , omega 3.6v6 etc ) .vcs vão me falar claro é uma questão de espaço pra não ficar c um capô enorme , mas alguém sabe se em linha é melhor ou pior do que em V ? também temos antigamente os maveriks V8 , landau , gálax V8 , então eu acho que a GM quis inovar colocando um motor de 6 cil em linha do que em V . mas como eu disse a maioria dos motores acima de 4 cil saem em V e não em linha alguém tem alguma informação do por que disso ?  confused 
    A resposta que o Jean Michel deu explica bem !

    o 6cc em linha tem uma aspiração muito superior ao motor em "V"
    vc. pode dizer que o v6 Vortec é superior por ter 180HP......
    mas será mesmo?????

    veja lá são (4.3 V6)
    6 pistão de 4pol.
    injeção eletrônica ( uma bost%¨5 ) mas 10 X melhor que uma DFV
    ignição muito melhor
    cabeçote bom
    tucho roletado

    já o opala 4.1 (250/S)
    6 pistão de 3-7/8
    um péssimo carburador DFV
    ignição  que é uma lastima
    um cabeçote bom ....por ser siamês ....(+ bem rugoso....com muito defeito )  bem diferente do 4.3!
    tucho mecânico (pesado.....)

    Os 6cc em linha rendem tanto....
    que veja os Skiline
    as Bmw M-3

    só que bebem !!

    ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::;;
    O motor 4.3 NÃO é o GM 350 cortado em 2 cilindros !!!
    o Gm 350 tem 1 colo pra 2 bielas ....tipo Ford 302....dodge 318

    o Vortec 4.3......tem um colo pra cada biela !!!! Não é o motor 350 cortado!!!
    e sim !

    lá no USA tem o GM 4.3 que é realmente o Gm 350 cortado em 2 cilindros ...ele tem um colo pra 2 biela !  Como o GM 350!!!!!

    O vorteck....NÃO tem balanceamento perfeito por causa desse sistema ....de 1 cololo pra cada biela !
    tanto que dentro do Vortc 4.3......tem uma espécie de comando que gira em sentido contrário  pro motor não ter vibração !!!!!!

    Ou seja
    o velho 4.1......e melhor que o "novo" 4.3:cheers: cheers cheers 

    ahhhhhh o 4.1 é bem melhor também que o 3.0  da opel  ( ômega 93/94)
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    Mensagem por BANDIT Qua 18 Set - 19:26:57

    Diegoj escreveu:
    Jean Michel Colet escreveu:Tinha salvo no meu pc, não lembro de onde peguei:

    Cilindros em linha

    Menor número de peças, o que diminui as possibilidades de quebra, facilitando e barateando a manutenção.

    Maior facilidade de regulagem.

    Menores custos de produção.

    Menor rendimento mecânico.

    Inadequado para mais de 6 cilindros, devido ao comprimento do bloco e, portanto do cofre do motor.

    Cilindros em "V"

    Torque maior e com curva mais homogênea, mais diretamente ligada ao número de cilindros, mas também ao ângulo do "V".

    Menor nível de vibrações e de ruído, proporcionalmente ao motor em linha com mesmo número de cilindros, devido a um maior equilíbrio rotacional.

    Maior rendimento mecânico.

    Maior dificuldade de regulagem.


    Blocos mais compactos, propiciando cofres de motor menores e frentes mais baixas, favorecendo a aerodinâmica.

    Obs: De minha própria opinião são muito silenciosos e de baixa vibração, Eu gosto de motores em V .
    Ou seja: o motor 6 em linha do opala é antiquado, bruto, indecente. Assim como o ronco bestial que sai das entranhas do "linguição de ferro" de 200kg sedento por petróleo.
    É justamente por isso que opala é foda! kkkkkkkkk

    Obs.: já viu sobre o balanceamento dos motores v8? Não quero nem pensar quanto custa o balanceamento pra um v8 preparado...

    Pra se fazer uma balanceamento de pistão e biela pra um motor em v
    custa R$700.oo ou 750.oo
    demora muito...
    pois o balanceamento do motor em linha  é só deixar todas bielas com mesmo peso

    já o balanceamento do motor em V é deixar todas bielas com o mesmo peso....e EQUILIBRAR o peso das bielas.....pra que cada uma tenha o mesmo equilíbrio

    motor em V.....exemplo o V6.....chega a ter até 3 pistão no alto....
    por isso o balanceamento do motor em V é :
    todas a bielas com mesmo peso
    e pesar que toda meia biela fique com o mesmo peso !!!
    por isso o balanceamento é caro !!!!

    ......................................................
    por isso que na década de 80-90.....só prestava   valia carro com motor STD original
    principalmente os V8....
    pois o "Zé do ferro-velho".....desmontava o motor em V......misturava as bielas....e montava ...ai vc. tinha uma "batedera " gigante "......que durava poucos mil km rodados !
    coisa de Brasil

    .....................................................

    A questão do balanceamento é anula  comprando bielas forjadas de alta qualidade ..... pois elas já vem devidamente balanceadas....é só montar!
    (eu confiro!) OKK
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    Mensagem por Jean Michel Colet Qua 18 Set - 19:46:58

    rafa_pr escreveu:Existe uma física bem complicada relaciona à esse assunto.Resumindo, cada caso, é um caso, heheh!!
    Exatamente rafa_pr ...

    Uma coisa que fico emputecido , no meu simulador ele não pede se o motor é ou não em V.

    Traduzindo o simulador me mostra uma potencia teórica e muito próxima do real do motor simulado.

    Mais a variáveis que o mundo nos impõe , no simulador isso é desconsiderado...

    Por isso que em meu TCC eu escrevo e simulo com base no software e na pratica de amigos!

    Por isso frequento fóruns brasileiros e americanos , para agregar muita informação .

    Obs: Motor de um opala 92 - Gasolina - Original.

    porque 6 em linha e não em V ? 1230018_10201894739601252_1009518494_n
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    Mensagem por alessandro tadeu Qua 18 Set - 21:03:38

    eu agradeço a todos e principalmente ao bandit por todos esses exclarecimentos , maassss , mesmo vcs falando e mostrando que acaba sendo melhor motores á partir de 6 cil em linha ao invés de V cerca de 90% dos automóveis hoje em dia saem com 6 em V e não em linha. a razão disso ao meu ver é na "economia " de espaço em relação ao cofre do motor. por ex hoje com o preço do combust e a super população de automóv um carro deve ser 1-econômico, 2-veloz,3-se possivel confortável,4-ser pequeno por fora "e grande por dentro ". outro ex . minha mulher tem um focus hatch e quando ela pega minha caravan acha super "estranha". ela fala " seu carro é esquizito, não consigo engatar a segunda nela kkk , quando coloco primeira engato á ré kkk e quando vou atravessar a avenida estou olhando p ver se vem carro enquanto "a frente dela já está quase dentro da avenida " kkkk ou seja o opala e a caravan foram projetados em um tempo em que economia e espaço estavam fora de cogitação. outro ex é que com essa crise do petróleo nos EUA as pessoas estão optando por carros de 4 cil ao invés dos 6 e 8 cil tbm em V das grandes caminhonetes . resumindo se a empresa vai lançar um carro de 6 ou 8 cil ela opta por ser em V para pelo menos economizar espaço no "cofre" do motor não é mesmo ?
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    Mensagem por alessandro tadeu Qua 18 Set - 21:05:03

    eu agradeço a todos e principalmente ao bandit por todos esses exclarecimentos , maassss , mesmo vcs falando e mostrando que acaba sendo melhor motores á partir de 6 cil em linha ao invés de V cerca de 90% dos automóveis hoje em dia saem com 6 em V e não em linha. a razão disso ao meu ver é na "economia " de espaço em relação ao cofre do motor. por ex hoje com o preço do combust e a super população de automóv um carro deve ser 1-econômico, 2-veloz,3-se possivel confortável,4-ser pequeno por fora "e grande por dentro ". outro ex . minha mulher tem um focus hatch e quando ela pega minha caravan acha super "estranha". ela fala " seu carro é esquizito, não consigo engatar a segunda nela kkk , quando coloco primeira engato á ré kkk e quando vou atravessar a avenida estou olhando p ver se vem carro enquanto "a frente dela já está quase dentro da avenida " kkkk ou seja o opala e a caravan foram projetados em um tempo em que economia e espaço estavam fora de cogitação. outro ex é que com essa crise do petróleo nos EUA as pessoas estão optando por carros de 4 cil ao invés dos 6 e 8 cil tbm em V das grandes caminhonetes . resumindo se a empresa vai lançar um carro de 6 ou 8 cil ela opta por ser em V para pelo menos economizar espaço no "cofre" do motor não é mesmo ?
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    Mensagem por parra Qua 18 Set - 21:13:48

    downsizing é tendencia mundial .... o problema é que os carros estão se tornando muito artificiais e sem personalidade no quesito motorização e conjunto geral .... Torque pleno a partir de 1200 RPM por ex ... Som do motor horrivel e por ai vai ... vai haver um tempo nos proximos 20 anos que todos vao querer ter o prazer de acelerar a velha guarda onde ainda se tinha alguma sensação ao pilotar .... Pico de torque ideal, trocar de marchas reais e nao virtuais .... caixa de direção conectada nas rodas e nao eletrica ... e por ai vai .... esta tao politicamente corretos que carros que eram para pilotos hoje em dia nao permitem nem uma saidinha de traseira ou um erro qualquer, as sensações são todas ariticiais .... algumas BMW turbo por ex reproduzem o som do motor aspirado pelos auto falantes .... enfim .... é isso ae ....
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    Mensagem por alessandro tadeu Qua 18 Set - 21:54:38

    sabem , as pessoas me perguntam o que eu vi nessa caravan e a resposta é que no fundo não sei explicar ao certo. talves seja um sonho de criança não realizado quando vi uma carv diplomata 1990 zera na frente da minha casa e pronto me apaixonei , pensei um dia vou ter uma dessas 6 cil. tenho 2 carros justamente por isso , a caravan e um ford focus. mas sempre falo p minha mulher " sou mil e uma vezes a caravan do que essa BST sua " kkkk, enfim eu acho que as pessoas "encanan, se identificam com alguma coisa que marca a gente ". minha prima por ex adora o tal do "SMART" aquele carro que parece um aquario com 4 rodas , ela falou que um dia vai ter um tbm . poxa o carro hoje custa 50000, eu não dou nem dez mil . se vcs pararem p pensar daqui a vinte anos um ford fusium por ex vai estar custando um opala de hoje. são fatos , épocas , eras diferentes e cada vez mais e mais.outro ex se vcs entrarem no site da quatro rodas em 1957 o pessoal de uma cidade dos EUA "enterraram um " cadilac playmont belvedere V8 ". na época era á ultima tecnologia em altomoveis e só desenterraram ele em 2007 mas estava todo estragado . (ver matéria é muito boa ). agora atualmente o empresário chiquinho scarpa está fazendo o mesmo colocando em umtumulo de concreto seu carro predileto um bentley continental que vale um milhao. dai vcs me perguntam qual o prazer ou a motivação para TUDO isso ? resp: acredito que o prazer de vc ter determinado carro é como uma mulher , vc bate o olho e fala pronto é essa que eu quero pra mim pra sempre , afinal gosto é gosto e não se discute , falei p minha mulher tai uma boa idéia se eu ganhar na mega sena vou 'ENTERRAR MINHA CARAVAN TBM'. kkkkk:D 
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    Mensagem por turcão Qui 19 Set - 22:17:46

    motor 6 cil em linha tem funcionamento mais suave e tem mais torque. se considerar um motor original claro.

    e a bmw deixou de utilizar o motor 6 cil em linha desde 2012 por considera-lo ultrapassado.

    as m3 considero os melhores 6 cil em linha. 300 cv original. os do skyline tb, mas qq coisa com 2 turbinas soprando fica forte... e outra... motor com curso de vira curto, daí garante altos giros. tb gosto muito dos 3.0 dos omegas... pena que a gm matou esse motor.
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    Mensagem por BANDIT Sex 20 Set - 19:41:22

    Eu não vejo vantagem nenhuma nesse 3.0 da opel (6cc)
    Vejo um monte de opaleiros aqui se lamentando porque o motor do opala não tem comando no cabeçote .......tome por base esse 3.0 6cc......injeção eletrônica....etc....  e tem o mesmo torque que um opala 4cc.....( ou é menos !!!!)

    eu tive uma suprema 3.0 hidramática .........lerdo pra arrancar que Deus me livre.....depois da 2° marcha ia bem ............na rodovia era "macho" pra caramba pra andar
    o 4.1 faz praticamente a mesma coisa..........só que tem muito + força de baixa.
    ................................................
    os motores apesar de serem 6cc é a única semelhança pois são bem diferentes :
    O 3.0
    Cara a 5 anos atrás o parcial desse motor custava R$7.000.oo ...parcial é bloco...virabrequim pistão.....

    esse motor já pertence aos motores moderno.....não tem sobre medida.....vc. olha ele sem o cabeçote .....parece um bloco de opala aberto pra 4pol. , na época não tinha sobre-medida.....talvez o pessoal use pistão de Monza ou Escort .....fora o trabalho de peças (muito caras $$$)
    ...esse é motor de giro.....apesar do comando estar no CABEÇOTE ...o pistão dele é grande 95mm. ( o 4pol é101mm--opala 4cc--) e o curso do virabrequim é de 69,8mm ( o do opala é de 89.3mm. ) ou seja o motor 3.0 é muito + suave .....mas com bem menos força que o 4.1oque fod$# ele é o Torque 23.5kg/f a 4200rpm porque 6 em linha e não em V ? Affraid...o opala são no minimo 28kg/f a 2400rpm .....( o 4.1 tem + torque em + baixo rpm !!!!) .....não tem força de baixa .....ele vem força com giro.....ele é muuuito "macho" de alta .....gira 6500rpm .....pra um opala girar 6500rpm ....só muito trabalhado ..e com comando .....
    sinceramente .....do fundo do meu coração.....

    não boto fé nesse 3.0.....eu acho muita pouca potência pra que tem 6cc (grandes) um deslocamento relativamente grande 3.0L .....e gira 6000rpm com muita força ....eu acho fraco esse motor alemão....

    a minha opinião aqui é meio imparcial ....(eu não falo pra agradar!!!) o 6cc é extremamente arcaico ...antiquado.....milenar.....mas assim mesmo.....no OPALA ...consegue ficar nos 170HP....ter 32kg/f ....a baixissimos 2600rpm ....o 4.1 é bem + áspero.....mas pra um troço veio resolve ...resolve e muito....sou muito + a favor de um 4.1 do que um 3.0.....

    oque mata o 3.0 é a falta de Torque em baixa rotação.......

    e um monte de opaleiro sonha por isso......
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    Mensagem por turcão Sex 20 Set - 20:51:35

    concorso com vc na questão do torque... mesma coisa que meu vectra 2.0 16v que o torque vem depois dos 3 mil giros... quem tem vectra 8v acha meu carro fraco... mas depois que o giro sobe, deixo os 8v comendo poeira.

    eu acredito no potencial do 3.0. acho que a gm do brasil mapeou essa injeção pra se adaptar a realidade brasileira. com um mapeamento descente esse motor se torna outro. isso sem considerar o trabalho feito pela opel nos omegas ingleses.

    eu gosto dos 4.1 dos omegas, mas prefiro os 3.0. é só ver os dois arrancando. parece que quando o 4.1 tá morrendo, o 3.0 ta no inicio do folego.

    temos que ter em mente que a proposta desse motor 3.0 era um carro onde o dono praticamente não dirigia... ele era passageiro, pois quem dirigia era o motorista. (carro de patrão na época). daí a gm tirou o apelo esportivo desse motor. Como o brasileiro não é acostumado com esse tipo de carro, com torque em giros mais alto, voltaram com o 4.1.

    na verdade, nem os 16v colaram tb por causa do torque que vem em alta. principalmente pq com o nosso transito, com esse para e sai, para e sai, os 8v, os 4.1 levam vantagem.

    minha irmã foi pros eua... miame. as vias de lá são de 4, 5, 6 pistas... não tem essa porcaria de para e sai, para e sai... dai os 3.0 e os 16v levariam vantagem.
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    Mensagem por parra Sex 20 Set - 20:57:16

    simples, questão de geografia ... um é alemão, feito para rodar na estrada mantendo altas velocidades por longos periodos ... outro é norte americano, feito para arrancar forte de sinal a sinal.
    Questões culturais ....

    Turcão, so uma correção, a BMW não parou com o L6, eles continuam sendo fabricados so que turbinados para menor cosnumo e emissão de poluentes.
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    Mensagem por turcão Sex 20 Set - 20:59:02

    sério??? pensei que os 6 cil das bmw só vinham nas m3. sei que as m3 novas são v8 agora.
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    Mensagem por Sr.Bianchi Sáb 21 Set - 8:49:57

    turcão escreveu:sério??? pensei que os 6 cil das bmw só vinham nas m3. sei que as m3 novas são v8 agora.
    Eles apenas substituiram os 6 cil. 3.0 por 2.0 turbo. Por serem mais eficientes. Porém, nos modelos como 135i, 1m, 335i, 535i etc. os motores são 6 cil. turbo.

    A próxima m3, especula-se que será 6 cil. turbo.

    Um pequeno 6cil. turbo de 300cv e engenharia na mão de "amadores" faz isso:


    Esses 6 cil. turbo de 300 cv arrancam e seguem uma boa distância juntos com m3 v8 de 420cv. Imagine oque será a m3 6 cil. turbo de 400 cv ou mais...
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    Mensagem por alessandro tadeu Dom 22 Set - 9:15:24

    pessoal, vcs falaram que esse motor 4.1 do opala é americano certo ? agora alguem sabe "o nome desse motor "? tipo o do monza é ohc , do focus é zetec , gol ap , etc, e do opala ? será 4.1 chevrolet ?confused 
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    Mensagem por pézão opaleiro Dom 22 Set - 10:10:27

    Eu não queria um cabeçote com comando em cima mas sim um cabeçote de alumínio, que rende MUITO MUITO mais CFM que o cabeçote de ferro fundido,,
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    Mensagem por Diegoj Dom 22 Set - 11:01:36

    alessandro tadeu escreveu:pessoal, vcs falaram que esse motor 4.1 do opala é americano certo ? agora alguem sabe "o nome desse motor "? tipo o do monza é ohc , do focus é zetec , gol ap , etc, e do opala ? será 4.1 chevrolet ?confused 
    Chevy 250 = 4.1 opala
    Chevy 230 = 3.8 opala (os primeiros 6c)
    Chevy 292 = 4.8 canavieiro (chevrolet brasil)

    Tem também o motor 6c da c10 (que não vale nada e que também foi usado em alguns caminhoes) que se não me engano é o chevy 260

    Talvez até tenha um nome especifico, mas se vc quiser achar algo sobre esses motores no EUA, vai por chevy 250 que é o mais usado.
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    Mensagem por BANDIT Dom 22 Set - 11:49:35

    pézão opaleiro escreveu:Eu não queria um cabeçote com comando em cima mas sim um cabeçote de alumínio, que rende MUITO MUITO mais CFM que o cabeçote de ferro fundido,,
     
    será ????
     
     
    Agora sobre cabeçotes de ferro x alumínio
     
    Alumínio tem calor específico de 0,91 Joules/grama
    Ferro tem calor específico de apenas 0,46 Joules/grama
     
    Isso significa que é necessário "o dobro" de calor para aumentar a temperatura de cada grama de alumínio em um grau, se comparado com o ferro. Portanto, se formos aquecer massas iguais dos dois materiais, você precisaria de 2 X mais calor para o alumínio!!! 
     
     
    Entretanto, quando pensamos em cabeçotes de alumíno x ferro, as massas não se equivalem.
    O alumínio tem uma densidade de 2,70 grams/cc
    O ferro tem uma densidadede 7,87 grams/cc
     
    Isso significa que (7.87/2.71) = 2.90 ... ou seja, com exatamente a mesma "carcaça" sendo concebida a partir dos dois materiais, a peça de ferro seria 2,9 vezes mais pesada do que a de alumínio. Sendo assim, embora seja necessário o dobro de calor para aumentar a temperatura do alumínio, você tem 2,9 vezes menos material do que se comparado ao cabeçote de ferro. É claro que todos sabemos que o cabeçote de alumínio tem que ser um pouco mais "parrudo" do que o de ferro, o que tira um pouco da diferença de peso (que nunca é de 2,9 X, se aproximando mais de 2 X o peso). Mesmo assim, é de se imaginar que o de alumínio ainda aqueceria mais rapidamente.
     
    É importante lembrarmos que  precisa de calor para vaporizar a mistura, só que embora o ferro dissipe menos o calor, ele leva mais tempo para aquecer...
    Há quem diga que é possível usar mais compressão em um cabeçote de alumínio, já que este dissipa mais o calor, o que evitaria a pré-ignição gerada pelo calor excessivo na câmara (que supostamente se manteria em um cabeçote de ferro). Todos sabem que mais compressão  =  a +  pressão no cilindro  =   +  potência.
    Contudo, as coisas devem ser testadas de maneira equivalente para se ter algum tipo de conclusão.
    Existem poucos relatos de testes BEM controlados com dois cabeçotes similares, isso acontece porque algumas condições inerentes à utlização de uma ou outra peça inviabilizam comparações idênticas. Você deveria ter:
    - câmaras de combustão idênticas, o que é praticamente impossível quando você compara fundição com usinagem
    - velas idênticas (elas não são iguais entre cabeçotes de ferro x alumínio)
    - além disso, você deveria testar o motor com taxas de compressão distintas
     
    agora ......
     
    - a perfeição da usinagem em CNC da câmara de combustão (e em algum nível, também dos dutos) faz com que em alguns testes os de alumíno produzam mais potência (embora haja testes que revelam que para condições idênticas, não há diferença de potência entre os cabeçotes)
    - os de alumínio resistem melhor a variações de temperatura (os de ferro tendem a quebrar)
    - os de alumíno são mais leves se 2 motores produzem a mesma potência, você vai sempre querer o mais leve...isso parece óbvio o suficiente)
    - os de alumíno são mais facilmente "consertáveis"
    - não há evidências que para uma mesma taxa de compressão os de ferro sejam superiores em produzir potência
    - não há evidências de que é possível usar mais taxa nos de alumíno
     
    e agora.....?????
     
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    Mensagem por adpachec Dom 22 Set - 12:26:22

    Excelente...até o "tiozinho" aí embaixo não explicaria melhor.

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