Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» restauracao
Hoje à(s) 11:21:41 por Marcelo SS

» Bob Sharp, já ouviram falar?
Hoje à(s) 11:12:06 por Caravan88

» Opala Drift ?
Hoje à(s) 10:58:26 por Shadow90

» Suporte cabo acelerador quadrijet
Hoje à(s) 10:56:48 por Igor Frota

» Instalação das Travas Elétricas no Opala 4 portas
Hoje à(s) 10:29:42 por N474N

» PREPARAÇÃO MODERADA PARA RUA
Hoje à(s) 10:23:23 por Igor Frota

» TECIDO ORIGINAL
Hoje à(s) 10:10:24 por N474N

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Hoje à(s) 10:00:15 por joaoc

» motor e caixa da S10 2.4 flex
Hoje à(s) 8:20:33 por CARLOS EDUARDO LEAL

Quem está conectado

75 usuários online :: 5 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 70 Visitantes :: 2 Motores de busca

allantomazi, chicano, NovatoDias, Rauser, troyagk

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó

LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138

Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)

tabarbosa (16851)

BANDIT (13534)

Xann (10387)

j ricardo (9351)

Jean Bida (9311)

Eduardo SSa (8678)

raphaelcaronti (8482)

Rubão6cc (7862)

100 (7771)

Regulagem do cabo e garfo da embreagem

Compartilhe

Müller
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 3050
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente) e 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.)
Cilindros : 14 no total!!!!

Regulagem do cabo e garfo da embreagem

Mensagem por Müller em Qui 19 Set - 11:33:50

Pessoal, estou tendo certa dificuldade em acertar a regulagem destes itens...

De uns tempos pra cá, os engates tem se tornado mto duros. Às vezes tem q empurrar com força a alavanca pra engatar as marchas, principalmente 1ª e 2ª e qdo o carro está em marcha lenta e a 4ª raspa nas trocas em alta velocidade .

O cabo é novo, Fânia, e tem óleo na caixa, mas tem q trocar.

Antes de "condenar" o câmbio, quero ver se a regulagem do cabo e do garfo melhoram a situação.

Minhas dúvidas são:

1. Como regular o curso do cabo? Sei q tem akela travinha perto do painel corta fogo, mas se eu descer ou subir a trava, o pedal fika mais alto ou mais baixo?

2. Qdo regular o curso do garfo pelo parafuso da capa seca, o rolamento deve encostar no platô ou não?

Regulando certinho esses dois e trocando o óleo espero resolver o problema. Se não........

Diegoj
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2316
Modelo do carro : Comodoro 92
Cilindros : 6

Re: Regulagem do cabo e garfo da embreagem

Mensagem por Diegoj em Qui 19 Set - 12:02:25

Eu regulo no meu soltando aquela travinha do cabo no painel corta fogo e dai deixo o parafuso de regulagem do garfo com 2.66cm entre a carcaça do cambio e o final do parafuso, daí estico o cabo e monto a travinha denovo na parte que vai no painel corta fogo.

Assim é como marca em um manual antigo de mecanica da chevrolet, sempre fiz assim e não tive problema. Mas também já fui regulando e testando até ficar do jeito q mais me agradou. Vc pode usar essas medidas como base e depois ir mudando e testando até achar um modo q te agrade.

Müller
Moderador
Moderador

Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente) e 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.)

Mensagem por Müller em Qui 19 Set - 17:08:35

Diegoj escreveu:Eu regulo no meu soltando aquela travinha do cabo no painel corta fogo e dai deixo o parafuso de regulagem do garfo com 2.66cm entre a carcaça do cambio e o final do parafuso, daí estico o cabo e monto a travinha denovo na parte que vai no painel corta fogo.

Assim é como marca em um manual antigo de mecanica da chevrolet, sempre fiz assim e não tive problema. Mas também já fui regulando e testando até ficar do jeito q mais me agradou. Vc pode usar essas medidas como base e depois ir mudando e testando até achar um modo q te agrade.
É, continuou a mesma coisa...Tentei regular dessa maneira, regulei do meu jeito, regulei no cabo, no garfo e continua difícil de engatar.......

Acabei de fazer a troca do óleo (Castrol), dei umas voltas e continua difícil. Vez ou outra engata fácil. Outra coisa q acontece é q qdo a marcha está engatada, paro o carro e piso na embreagem, fica difícil desengatar tbem. Parece q vc tá parado e soltando a embreagem com o pé no freio, mas tô com o pedal lá no assoalho.

Tô achando q é problema na embreagem ou no câmbio.....

rysnn12
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 855
Modelo do carro : Opala Diplomata 1986
Opala Standard 1978
Ex Caravan Comodoro 1988
Cilindros : 4
4

Mensagem por rysnn12 em Qui 19 Set - 17:46:11

Cara, é bem possivel que o seu problema seja na embreagem.. O pedal é duro de pisar??

Müller
Moderador
Moderador

Mensagem por Müller em Qui 19 Set - 18:49:00

rysnn12 escreveu:Cara, é bem possivel que o seu problema seja na embreagem.. O pedal é duro de pisar??
Nada. Macio, macio.

Donida6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 950
Modelo do carro : Opala Diplomata 1992
Fusca 72 (era do vô)

Cilindros : 6 bocas
1300

Mensagem por Donida6cc em Sex 20 Set - 10:27:03

Bom dia
se o garfo do rolamento tá desregulado, ou vai patinar embreagem, ou raspar o rolamento, tira o carterzinho da capa seca e olha se o garfo tá pertinho do plato e sem folga

Müller
Moderador
Moderador

Mensagem por Müller em Sex 20 Set - 21:18:26

Donida6cc escreveu:Bom dia
se o garfo do rolamento tá desregulado, ou vai patinar embreagem, ou raspar o rolamento, tira o carterzinho da capa seca e olha se o garfo tá pertinho do plato e sem folga
Então, essa era uma das minhas dúvidas: deixar ou não o rolamento perto da mola diafragma. Já deixei afastado e encostado e nada. Apertei e desapertei o parafuso de regulagem do garfo e nada. Deixei o cabo justinho e nada. Deixei +/- 2cm de curso livre no pedal e.....nada.....

mauriopala
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 48
Modelo do carro : diplomata 87
Cilindros : 6cc

Embreagem dura

Mensagem por mauriopala em Qua 25 Set - 23:56:18

Pelo jeito o problema é seu platô ,deve ter quebrado ,daí ele não empurra o suficiente pra liberar o disco de embreagem,por isso fica difícil engatar as marchas  .

Müller
Moderador
Moderador

Mensagem por Müller em Qui 26 Set - 12:22:56

mauriopala escreveu:Pelo jeito o problema é seu platô ,deve ter quebrado ,daí ele não empurra o suficiente pra liberar o disco de embreagem,por isso fica difícil engatar as marchas  .
Tbem tô achando q a embreagem já foi.......

Aparentemente tá normal. Todos os "dedos" do diafragma estão inteiros. Pedi pra alguém pisar no pedal enqto eu olhava por baixo do carro e o acionamento tbem parece normal. Não faz nenhum tipo de ruído/barulho qdo pressiona ou solta o pedal, parado ou funcionando. Pedal macio e não está patinando.

Tiago Dziedzic
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 69
Modelo do carro : Caravan deluxo 1977
Cilindros : 4 cil

Mensagem por Tiago Dziedzic em Sab 25 Jun - 12:37:47

Foi solucionado o problema? Estou com problema parecido!

LipCamaro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 551
Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2

Mensagem por LipCamaro em Sab 25 Jun - 14:43:04

Primeiramente, para identificar se é defeito ou se é desregulagem, tem que saber onde está o ponto de embreagem.

O que é isso??
É aquela posição do pedal de embreagem em que vc sente que a força do motor passa para a caixa de marchas.
Coloque o opala em 1a com a embreagem pisada e vá levantando o pedal lentamente.
Onde que o opala começou a querer andar? Com o pedal bem embaixo, no meio ou quase em cima?
Se for embaixo, está desregulado. O ideal inicialmente é que esteja mais pro alto que pro meio do pedal.
Como regular a embreagem?

O parafuso que regula o garfo ( lá na caixa de marchas, lado oposto ao do cabo de embreagem ) serve para ajustar o QUANTO é acionado o platô. Ele regula a inclinação do garfo.
Ele tem a cabeça quadrada de 8mm e é travado com uma contra-porca 19mm. Bastam essas duas chaves de boca para regular.
Quanto mais para DENTRO estiver esse parafuso, mais duro fica o pedal, mas MAIS solta a embreagem.
Recomendo deixar ele com uns 3 a 3,5 cm para fora ( da ponta do parafuso até a capa seca).

Obs: coloque esse parafuso bem para dentro para " ter " mais embreagem.

No cabo de embreagem é simples.
Solte a travinha do cabo, próximo ao hidrovácuo, e puxe com a mão o cabo para fora, certificando que o pedal está na posição alta, e coloque a trava. Caso não seja exatamente coinscidente, deixe uma leve folga colocando na abertura mais próxima da lataria.

Obs: uma pequena folga na regulagem do cabo de embreagem, irá fazer baixar um pouco o pedal. Pode fazer isso se quiser que fique na mesma reta do pedal do freio ( eu faço isso ). Basta pular uma abertura quando colocar a trava, criando uma folguinha no cabo.

Ajuste o cabo por último!!!!!

Última edição por LipCamaro em Seg 27 Jun - 12:41:17, editado 2 vez(es)

LipCamaro
Opaleiro
Opaleiro

Comodoro 91 Azul 4cc

Mensagem por LipCamaro em Sab 25 Jun - 14:50:32

Não teria como fazer patinar, não é possível empurrar o platô ( chapéu chinês ), a não ser que a pessoa regule o garfo APÓS esticar o cabo.
O cabo de embreagem deverá ser sempre o último a ser ajustado.
O rolamento, também chamado de colar de embreagem, deve estar encostado no platô, então não entendi essa de raspar o rolamento.

LipCamaro
Opaleiro
Opaleiro

Comodoro 91 Azul 4cc

Mensagem por LipCamaro em Sab 25 Jun - 14:57:56

Müller escreveu:
Então, essa era uma das minhas dúvidas: deixar ou não o rolamento perto da mola diafragma. Já deixei afastado e encostado e nada. Apertei e desapertei o parafuso de regulagem do garfo e nada. Deixei o cabo justinho e nada. Deixei +/- 2cm de curso livre no pedal e.....nada.....

Curso livre no pedal, somente se o ponto de embreagem estiver do meio para cima e por estética.
Quem puxa o garfo para soltar o platô, além do próprio platô, é a mola que pega no garfo, não há necessidade de deixar o pedal com folga, mas não pode estar enforcado também...

LipCamaro
Opaleiro
Opaleiro

Comodoro 91 Azul 4cc

Mensagem por LipCamaro em Sab 25 Jun - 15:00:58

Müller escreveu:
rysnn12 escreveu:Cara, é bem possivel que o seu problema seja na embreagem.. O pedal é duro de pisar??
Nada. Macio, macio.

Melhor coisa que existe é embreagem macia.
Eu tive um 4cc que parecia manteiga mole!!!
Tente fazer as regulagens que falei e depois que estiver ok, pode ir afrouxando o parafuso do garfo para fora e testando, até conseguir um ajuste funcional e mais macio possível.
Tem platôs que são mais duros que outros, principalmente se forem novos.

Última edição por LipCamaro em Seg 27 Jun - 12:43:15, editado 1 vez(es)

LipCamaro
Opaleiro
Opaleiro

Comodoro 91 Azul 4cc

Mensagem por LipCamaro em Sab 25 Jun - 15:14:05

Müller escreveu:
Diegoj escreveu:Eu regulo no meu soltando aquela travinha do cabo no painel corta fogo e dai deixo o parafuso de regulagem do garfo com 2.66cm entre a carcaça do cambio e o final do parafuso, daí estico o cabo e monto a travinha denovo na parte que vai no painel corta fogo.

É, continuou a mesma coisa...Tentei regular dessa maneira, regulei do meu jeito, regulei no cabo, no garfo e continua difícil de engatar.......

Acabei de fazer a troca do óleo (Castrol), dei umas voltas e continua difícil. Vez ou outra engata fácil. Outra coisa q acontece é q qdo a marcha está engatada, paro o carro e piso na embreagem, fica difícil desengatar tbem. Parece q vc tá parado e soltando a embreagem com o pé no freio, mas tô com o pedal lá no assoalho.

Tô achando q é problema na embreagem ou no câmbio.....  

Com certeza está desregulado, poderiam ser os sincronizadores ( podem até estar ou acabar ficando ruins se ficar arranhando toda hora ) mas quando vc falou que para o carro e a marcha fica agarrada, tudo indica que seja o garfo desregulado.
As vezes vc consegue passar as marchas sem arranhar porque está " passando no tempo". Isso ocorre quando a rotação do motor bate certinho com a rotação da marcha que vc quer passar. A embreagem serve exatamente para ajudar nesse casamento de rotações diferentes.
Como sua embreagem não está sendo acionada corretamente, os sincronizadores arranham, pois estão rodando numa certa rotação e tem os dentinhos de engrenagem que tem que encaixar com outras engrenagens rodando em rotação diferentes. Ele vai pulando engrenagem ( arranhando ) até fazer a outra parte encaixar nele.

Tiago Dziedzic
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Tiago Dziedzic em Dom 26 Jun - 17:25:20

Minha embreagem esta assim:

Se deixo a regulagem do garfo apertada a ré entra mais fica enforcado

Se solto o parafuso o motor fica ótimo de andar mais não entra a marcha ré

Demais marchas entram normal

LipCamaro
Opaleiro
Opaleiro

Comodoro 91 Azul 4cc

Mensagem por LipCamaro em Seg 27 Jun - 0:34:55

A marcha ré não tem sincronizador.
Qual é a sua caixa de marchas? A com trambulador? Câmbio em baixo??
O que vc quis dizer com " fica enforcado"?
Quando falou que deixa a regulagem do garfo apertada, o parafuso está para dentro da caixa ou para fora? Acho que deve ser para fora. Se for, coloque mais para dentro, pois dará mais alavanca e soltará mais a embreagem.
Nessa de garfo apertada, as outras marchas ficam entrando macias?
Não se esqueça de ver onde está o ponto de embreagem para cada regulagem que vc fizer.

Última edição por LipCamaro em Seg 27 Jun - 12:44:30, editado 1 vez(es)

LipCamaro
Opaleiro
Opaleiro

Comodoro 91 Azul 4cc

Mensagem por LipCamaro em Seg 27 Jun - 8:02:59

Tiago, vc verificou também se tem óleo na caixa? O óleo é responsável por freiar as engrenagem quando se pisa na embreagem.
Se elas estiverem ainda rodando, a ré vai ficar difícil de entrar/sair porque ela não tem sincronizador...
Ainda por cima, as engrenagens rodam em sentidos contrários, por isso o óleo baixo pode fazer diferença.

Tiago Dziedzic
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Tiago Dziedzic em Seg 27 Jun - 8:12:34

Minha caixa é 4 marchas com trambulador no assoalho. Troquei o óleo dela quando apareceu esse problema imaginando que poderia ser também.

Vou te explicar melhor:

Meu problema esta na marcha ré, as demais entram todas normais.
Quando ajusto o parafuso da capa seca pra ele fica pela metade ou então mais pra fora e o pedal da embreagem ganhar a rotação do motor pela metade a marcha ré não entra (aranha)

Quando eu aperto o parafuso de regulagem bem pra dentro, consigo engatar a ré mais ai a o disco já ficou tão afastado que a embreagem patina.

Hoje vou mexer nela novamente soltando o cabo de embreagem na parede corta fogo e regulando no garfo novamente. Vou retirar a capa de baixo também para olhar melhor o sistema.

LipCamaro
Opaleiro
Opaleiro

Comodoro 91 Azul 4cc

Mensagem por LipCamaro em Seg 27 Jun - 12:48:01

Regule o garfo primeiro, depois regule o cabo.
Acho que patinou porque o cabo ficou estrangulado quando vc colocou o parafuso para dentro. Era só soltar o cabo e colocar a trava mais para a frente do cabo ( fugindo da parede do cofre).
Deixa naquela posição que vc falou que patinou e depois ajuste o cabo conforme expliquei lá para trás.
Verifique então, o ponto de embreagem. Pela posição do pedal, vai ter melhor noção se está com pouca embreagem ( ponto embaixo) ou quase estrangulado ( ponto no alto do pedal)

Tiago Dziedzic
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Tiago Dziedzic em Seg 27 Jun - 14:57:51

Acabei de mexer novamente e acho que agora deu certo!

Primeiro soltei o cabo na parede corta fogo e depois soltei todo o parafuso de regulagem na capa seca (todo pra fora). Ai prendi o cabo na parede corta fogo aonde dava mais pressão. Fui dentro do carro e havia um vão livre no pedal, fui então na regulagem da capa seca e fui apertando ele até esse vão do pedal sumir. O parafuso ficou um pouco mais da metade pra fora acredito que uns 28mm.

Ai bati na partida e verifiquei a altura do pedal aonde começava a tracionar o carro, ficou mais ou menos na metade. Ai engatei a ré e entrou certinha.

Não sei se fiz o procedimento correto mais no meu caso funcionou.

LipCamaro
Opaleiro
Opaleiro

Comodoro 91 Azul 4cc

Mensagem por LipCamaro em Seg 27 Jun - 18:03:46

Nunca fiz desse jeito, mas se deu certo, beleza.
Eu acho que a regulagem no cabo não muda muito, o segredo é no do garfo.
Se entrar mais com o parafuso, o ponto vai subir. Eu prefiro ele mais alto que no meio.
Reparou se o pedal de embreagem ficou alinhado com o do freio? As vezes fica mais alto e acho que fica esquisito...

Tiago Dziedzic
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Tiago Dziedzic em Seg 27 Jun - 18:25:22

Os dois pedais na mesma altura.

Tiago Dziedzic
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Tiago Dziedzic em Seg 27 Jun - 18:31:04

Exatamente quando eu tinha o parafuso bem pra dentro a pedal ficava com o ponto bem alto mais acabava enforcando a embreagem. Era só um ajuste do garfo para acertar.

LipCamaro
Opaleiro
Opaleiro

Comodoro 91 Azul 4cc

Mensagem por LipCamaro em Seg 27 Jun - 22:04:19

Vc deve ter entrado demais com o parafuso antes de acertar a posição. Nem sabia que dava para deixar patinando se colocasse o parafuso tanto para dentro. Na teoria sim, mas nunca cheguei a experimentar.
Valeu pelas informações. A gente aprende mais errando do que quando acerta!!!

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:42:45

Data/hora atual: Seg 5 Dez - 11:42:45