Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

Quem está conectado

72 usuários online :: 4 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 68 Visitantes :: 2 Motores de busca

Caravan88, chicano, renato732, tcheco 8687

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó

LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138

Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)

tabarbosa (16851)

BANDIT (13534)

Xann (10387)

j ricardo (9351)

Jean Bida (9311)

Eduardo SSa (8678)

raphaelcaronti (8482)

Rubão6cc (7870)

100 (7771)

Ferrugem no sistema de arrefecimento

Compartilhe

Leo773
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2162
Modelo do carro :
Opala SS4 76/76 Branco
Opala Diplomata SE 4.1/S 89/89 Preto

Ferrugem no sistema de arrefecimento

Mensagem por Leo773 em Qui 3 Out - 13:09:10

Fala galera, acho que muita gente aqui já teve ou assim como eu tem problema com ferrugem no sistema de arrefecimento.
 Eu já fiz a limpeza do meu com radiex limpa radiador e tal. Completando agua com aditivo. Mas com o passar do tempo a maldita ferrugem volta.

A um tempo atraz vi mas não lembro onde falaram em colocar Querosene junto com a agua do radiado. Confere?
 Aos dinossauros e piterodatilos ai tem aquela dica escondida na mente?

abracs

rafinhajuliao
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4253
Modelo do carro : _______________________

Opala 1975

Opala 77

Opala 82 151 aspirado leve (ex)

Caravan ss 1980 151 original (ex)

Cilindros : 6

Re: Ferrugem no sistema de arrefecimento

Mensagem por rafinhajuliao em Qui 3 Out - 14:07:11

mano.. ta furado samerda ae.. ta nao?

leva em uma loja de radiadores.. manda lavar e varetar esse seu radiador..

quando vc coloca aditivo ele costuma soltar a ferrugem q ta grudada no sistema

por isso "voltou"..

parra
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1629
Modelo do carro : Caravan 1983
Cilindros : 4

Mensagem por parra em Qui 3 Out - 14:18:11

trocar o radiador é a solução ....
o radiador do opala funciona como um filtro ... toda a sujeira do motor vai parar dentro dele e la fica ... pode limpar fazer reza brava e eles sempre vai ficar assim ...
a solução é trocar o radiador, e depois disso sempre usar aditivo para evitar a ferrujem.

Radiador de L4 é baratinho ... R$150 novo ... e vc sera feliz por muitos e muitos anos !

frederico santos
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3000
Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
Cilindros : 6CILINDROS

Mensagem por frederico santos em Qui 3 Out - 15:28:28

o ideal é colocar agua destilada tb! seu motor não precisa de sais minerais ,fluor ,cloro ou qualquer substancia que só serve para entrar em reação c o ferro e soltar mais ferrugem.se nãoquer gastar c isso junta agua de chuva filtra num pano e coloca com aditivo como foi citado acima com certeza verá a diferença.mas seu sistema tem que esta limpo senão não vai ter diferença nenhuma..oq pega é que quando vc pede p completar a agua num posto por exemplo essa vai se misturando com a que ja tava ,contaminando,e no final agua pura e aditivo ja não existem mais..

Leo773
Opaleiro
Opaleiro

Modelo do carro :
Opala SS4 76/76 Branco

Mensagem por Leo773 em Qui 3 Out - 15:37:02

esse não é meu radiador nao. foi só um exemplo,

mas boas dicas ai.OKK

parra
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por parra em Qui 3 Out - 15:56:59

outra coisa .... se o radiador ja ta enferrujado, o fato de ficar colocando aditivo para limpesa ou querosene, oleo solúvel tipo C etc .... vai abrir um buraco logo mais e vazar tudo ...
Onde tem ferrugem tem buraco, so que ela fica tampado o mesmo .... dai vc limpa e pronto, aparece o furo .... e isso quando nao fura os selos e tudo mais ....

eu trocaria o radiador, e os selos tb .... assim ficaria tranquilão !

[]'s !

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2120
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa

Mensagem por Marcos Adriano em Qui 3 Out - 21:53:21

concordo com o parra

cai na besteira de colocar rad cool com agua bi-desmineralizada no meu radiador uma vez.....coincidencia ou nao apareceu um furinho......

no dia seguinte esgotei a agua dei 1 pinguinho de solda mig e coloquei agua da torneira.....

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7870
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina

Mensagem por Rubão6cc em Sex 4 Out - 8:55:07

Ferrugem sempre vai ter...o meu radiador eu coloquei zero, mas não adianta, a ferrugem do motor contamina a água..

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2120
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa

Mensagem por Marcos Adriano em Sex 4 Out - 9:01:21

rubensmaffei escreveu:Ferrugem sempre vai ter...o meu radiador eu coloquei zero, mas não adianta, a ferrugem do motor contamina a água..
enquanto o opala tiver cabeçote de ferro havera ferrugem.....ou seja: sempre kkkkkkkk

LGHR_opaleiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 140
Modelo do carro : Opala Cupe Standard 1976/76
Cilindros : 4CC

para limpar o sistema

Mensagem por LGHR_opaleiro em Sex 4 Out - 9:45:18

para limpar o sistema:

1º escoa a agua velha, soltando a parte de baixo da borracha que prende no radiador;
2º com 1 mangueira encha várias vezes e escoe, ai vc vai ver que a agua sai suja... ai vc prende novamente a mangueira no radiador, encha com agua, aperte no meio da mangueira várias vezes p/ tirar bolhas da parte interna, feito isso, 1 copo de querosene + 2 colheres cheias de sabão em pó de lavar roupa, feche o radiador... e de na partida e saia p/ dar 1 role, estique bem ele (o carro) se possível na rodovia p/ bomba d'agua girar bem;
3º volte e ainda com motor bem quente solte novamente a borracha do radiador, escoa a agua velha, soltando a parte de baixo da borracha que prende no radiador;
4º repita 2... 3.... 4... vezes dependendo da sujeira que tiver;
5º para tirar o sabão com querosene repasse várias vezes na garagem de sua casa mesmo!!! e a ultima vez que repassar saia novamente p/ esticar ele ( o carro) para tirar todo o sabão do arrefecimento.

por ultimo feche bem a mangueira e complete com fluido anti-ferrugem...

espero ter contribuído, no meu funcionou muito bem !!!

abraço

Diego Darth
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1345
Modelo do carro : Santana Quantum CL 1.8 - 1989 - Etanol

Mensagem por Diego Darth em Sex 4 Out - 9:59:11

Aproveitando... eu tenho uma dúvida quanto a isso.

Preciso fazer essa limpeza no sistema do meu, está sujo demais, aí pensei em algo forte para tirar a sujeira toda bem rápido, só não sei se pode... eu queria colocar limpa baú com água no radiador e funcionar para circular... o limpa baú arranca a sujeira com muita facilidade... mas será que pode? Depois escoar a água e colocar fuido!

E aí pessoal? Será que pode?? scratch   

AndersonJF
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3091

Mensagem por AndersonJF em Sex 4 Out - 10:16:55

Diego Darth escreveu:Aproveitando... eu tenho uma dúvida quanto a isso.

Preciso fazer essa limpeza no sistema do meu, está sujo demais, aí pensei em algo forte para tirar a sujeira toda bem rápido, só não sei se pode... eu queria colocar limpa baú com água no radiador e funcionar para circular... o limpa baú arranca a sujeira com muita facilidade... mas será que pode? Depois escoar a água e colocar fuido!

Cara Limpa bau é corrosivo de mais...eu não arriscaria o sistema não.....
Esse lance de limpar sistema de arrefecimento é foda.....
Pensa... vc joga limpa baú....vai que isso abra um buraco no selo d'água que fica na parte de tráz do bloco.....ai meu amigo é tirar o motyor pra poder arrumar um troço a toae vai ficar mais $$$$$....
eu acho que trocando a água e derepente jogando um querozene de leve já está de bom tamanho......
Abraço

LGHR_opaleiro
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por LGHR_opaleiro em Sex 4 Out - 10:22:07

poder até pode, mas o produto RADIEX é muito forte se o radiador tiver muito enferrujado... vai furar !!!
isso aconteceu com 1 amigo que me passou essa receita do removedor + sabão em pó !!!

abraço

image upload

LGHR_opaleiro
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por LGHR_opaleiro em Sex 4 Out - 10:25:24

AndersonJF escreveu:

Pensa... vc joga limpa baú....vai que isso abra um buraco no selo d'água que fica na parte de tráz do bloco.....ai meu amigo é tirar o motyor pra poder arrumar um troço a toae vai ficar mais $$$$$....
eu acho que trocando a água e derepente jogando um querozene de leve já está de bom tamanho......
Abraço

exatamente ... meu amigo usou radiex... ai furou o radiador... ai ele teve que comprar outro, só encontrou no ferro velho e estava também enferrujado... ai usou a formula do removedor+sabão = limpeza...

image upload

Diego Darth
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Diego Darth em Sex 4 Out - 10:25:52

AndersonJF escreveu:

Abraço
É Anderson, ontem eu estava conversando com um amigo e ele disse a mesma coisa, melhor usar querosene, até pq ela é oleosa e acaba lubrificando um pouco... mas eu tinha pensado em usar o limpa baú diluído, não concentrado... mas talvez seja melhor ser prudente e usar a querosene mesmo.

Vlw.

Diego Darth
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Diego Darth em Sex 4 Out - 10:29:16

LGHR_opaleiro escreveu:
AndersonJF escreveu:Cara Limpa bau é corrosivo de mais...eu não arriscaria o sistema não.....
Abraço
exatamente ... meu amigo usou radiex... ai furou o radiador... ai ele teve que comprar outro, só encontrou no ferro velho e estava também enferrujado... ai usou a formula do removedor+sabão = limpeza...

image upload
Melhor mesmo ir de querosene, afinal o radiador do meu Diplo é original ainda, não deve ter resistência para o ácido do limpa baú!

Vlw pela dica!! OKK 

AndersonJF
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por AndersonJF em Sex 4 Out - 10:29:36

Cara ontem eu joguei limpa baú diluido no diferencial 2.73 que vou colocar no meu carro....joguei ontem a noite e larquei pra lá..hoje bem cedinho joguei mal e porcamente uma mangueirada e rancou um mocado de crosta de sujeira...imagina isso em contado com metais mais senssível e quente ainda......vai de querosena...

Diego Darth
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Diego Darth em Sex 4 Out - 10:31:36

AndersonJF escreveu:Cara ontem eu joguei limpa baú diluido no diferencial 2.73 que vou colocar no meu carro....joguei ontem a noite e larquei pra lá..hoje bem cedinho joguei mal e porcamente uma mangueirada e rancou um mocado de crosta de sujeira...imagina isso em contado com metais mais senssível e quente ainda......vai de querosena...
Quente deve derreter até as magueiras!!! rsrsrsrs

Razz 

Vou usar o limpa baú só pra lavar o motor mesmo!!! rsrsrsrs

AndersonJF
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por AndersonJF em Sex 4 Out - 10:45:38

E olhe lá...kkkkkkkkkkkkk

Leo773
Opaleiro
Opaleiro

Modelo do carro :
Opala SS4 76/76 Branco

Mensagem por Leo773 em Sex 4 Out - 11:45:55

Produtos Limpa radiador normalmente são acidos, otimos removedores de ferrugem maaaaaass...
é altamente corrosivo.

Eu mesmo comprei radiex. usei uma vez, nao me aconteceu nada, mas mesmo assim nao vou usar mais. prefiro não arriscar.

Mas a duvida é
Querosene uso ele pra limpar apenas? ou deixo ele na agua junto com fluido pra radiador?

eduardobezera
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1369
Modelo do carro : Comodoro 4.1 1988 135cv
Cilindros : 6cc

Mensagem por eduardobezera em Sex 4 Out - 11:51:29

coloca querosene com água e roda com o carro por 1 semana mais ou menos ai faz a troca da água pra tirar a sujeira e coloca água com aditivo e seja feliz.

Diegoj
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2316
Modelo do carro : Comodoro 92

Mensagem por Diegoj em Sex 4 Out - 12:03:41

Existem 2 tipos de produtos pra limpar radiador, tem um que vc coloca por uns minutos e já tira fora, mas tem outro que vc coloca no radiador e anda por uns dias, ele meio que faz uma limpeza "lenta" e é menos corrosivo.

Mas nao importa qual produto vc usar (claro que produto especifico pra limpar radiador e etc), nenhum deles fura selo ou radiador. Se aparecer vazamento no radiador ou nos selos depois de usar um produto desses, é pq o selo ou o radiador estão PODRES. Nesse caso não existe milagre, ou deixa a sujeira la dentro do motor "tampando" os furos dos selos ou do radiador ou então troca eles. Usar querosene e outros produtos alternativos, pode evitar isso, mas não vai fazer uma limpeza completa igual um produto especifico pra isso.

Eu ajudei um amigo a fazer uma limpeza dessas no opala dele, o produto que ele comprou, deveria colocar no radiador e deixar funcionando na lenta por 15 minutos e já tirar. A gente colocou o produto no motor e fomos pro centro com o carro, andamos mais ou menos uns 30 minutos e sai voltamos pra casa e tiramos a agua toda do radiador, saiu imunda a água, ai fizemos mais algumas "limpezas" com agua de torneira mesmo só pra tirar o resto da sujeira que ainda tinha la dentro e completamos totalmente com um produto pra radiador, agora não me lembro o nome certo, mas tem em posto de combustivel pra vender.
Isso vem em garrafas de 1L, é um liquido rosa. Ele gastou mais de R$150 com essa agua rosa ai, mas ele colocou isso nesse dia, ficou mais um tempao com o opala, vendeu pra outro cara que vendeu pra um terceiro e depois meu amigo comprou o opala de volta e a agua do radiador continua rosa até hoje, do mesmo modo que tava quando a gente colocou.
E detalhe, sem ""furar"" nenhum selo ou radiador, sendo q a gente usou o produto pelo dobro do tempo e ainda andando com o carro.

Eu ja fiz essa limpeza com o outro opala q eu tive, mas só com agua, perdi um tempao mas depois q terminei, a agua saia limpinha de dentro do motor, sem nenhuma sujeiro. Em menos de um mes, a agua ja tava parecendo lama. Olhando aquilo, dava pra dizer que alguém jogou barro vermelho dentro do motor.

Agora eu to com o motor do meu opala desmontado, mas assim que montar denovo, vou fazer a mesma limpeza que o meu amigo fez e não vou ter com o que me preocupar, pq vou colocar selos novos e se o radiador vazar, se for um furo ou coisa assim que tava tampado por sujeiro, eu mando arrumar. Mas se vazar por causa de corrosão, vai direto pro ferro velho.

Glaucio Missioneiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4728

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Sex 4 Out - 13:25:20

no meu caso, que o motor está fora, e vou botar selos e radiador novos, vale a pena depois de montar usar esse produto pra limpeza, pra limpar as galerias do bloco?

ou é só colocar o aditivo anti congelamento/fervura/corrosão ?

parra
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por parra em Sex 4 Out - 15:24:02

no meu carro, o sistema não é salado e a água nem baixo o nível, pois coloquei aditivo em proporção de 1/1 ... e a cada 3 meses desce bem pouco, dai completo com aditivo ...
radiador limpinho, sistema limpo, selos novos, enfim, carro pra muitos km de paz !

Eduardo SSa
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 8678
Modelo do carro : Opala SS79 / Diplo 88 coupé 250-S / Diplo 88 4 portas 4.100

Cilindros : 16 Cilindros

Mensagem por Eduardo SSa em Sex 4 Out - 17:56:13

Diegoj escreveu:Existem 2 tipos de produtos pra limpar radiador, tem um que vc coloca por uns minutos e já tira fora, mas tem outro que vc coloca no radiador e anda por uns dias, ele meio que faz uma limpeza "lenta" e é menos corrosivo.

Mas nao importa qual produto vc usar (claro que produto especifico pra limpar radiador e etc), nenhum deles fura selo ou radiador. Se aparecer vazamento no radiador ou nos selos depois de usar um produto desses, é pq o selo ou o radiador estão PODRES. Nesse caso não existe milagre, ou deixa a sujeira la dentro do motor "tampando" os furos dos selos ou do radiador ou então troca eles. Usar querosene e outros produtos alternativos, pode evitar isso, mas não vai fazer uma limpeza completa igual um produto especifico pra isso.

Eu ajudei um amigo a fazer uma limpeza dessas no opala dele, o produto que ele comprou, deveria colocar no radiador e deixar funcionando na lenta por 15 minutos e já tirar. A gente colocou o produto no motor e fomos pro centro com o carro, andamos mais ou menos uns 30 minutos e sai voltamos pra casa e tiramos a agua toda do radiador, saiu imunda a água, ai fizemos mais algumas "limpezas" com agua de torneira mesmo só pra tirar o resto da sujeira que ainda tinha la dentro e completamos totalmente com um produto pra radiador, agora não me lembro o nome certo, mas tem em posto de combustivel pra vender.
Isso vem em garrafas de 1L, é um liquido rosa. Ele gastou mais de R$150 com essa agua rosa ai, mas ele colocou isso nesse dia, ficou mais um tempao com o opala, vendeu pra outro cara que vendeu pra um terceiro e depois meu amigo comprou o opala de volta e a agua do radiador continua rosa até hoje, do mesmo modo que tava quando a gente colocou.
E detalhe, sem ""furar"" nenhum selo ou radiador, sendo q a gente usou o produto pelo dobro do tempo e ainda andando com o carro.

Eu ja fiz essa limpeza com o outro opala q eu tive, mas só com agua, perdi um tempao mas depois q terminei, a agua saia limpinha de dentro do motor, sem nenhuma sujeiro. Em menos de um mes, a agua ja tava parecendo lama. Olhando aquilo, dava pra dizer que alguém jogou barro vermelho dentro do motor.

Agora eu to com o motor do meu opala desmontado, mas assim que montar denovo, vou fazer a mesma limpeza que o meu amigo fez e não vou ter com o que me preocupar, pq vou colocar selos novos e se o radiador vazar, se for um furo ou coisa assim que tava tampado por sujeiro, eu mando arrumar. Mas se vazar por causa de corrosão, vai direto pro ferro velho.
Qual o nome dos produtos?

Edu SSa
www.opaleirosdoparana.com

Diegoj
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2316
Modelo do carro : Comodoro 92

Mensagem por Diegoj em Sab 5 Out - 2:05:11

Eduardo SSa escreveu:
Diegoj escreveu:Existem 2 tipos de produtos pra limpar radiador, tem um que vc coloca por uns minutos e já tira fora, mas tem outro que vc coloca no radiador e anda por uns dias, ele meio que faz uma limpeza "lenta" e é menos corrosivo.

Qual o nome dos produtos?
Pior que eu não lembro, vou tentar falar com esse meu amigo e perguntar pra ele, mas se nao conseguir, quando eu passar no posto de gasolina aqui perto eu pergunto o nome. O produto pra limpar mesmo eu nem lembro como era a cor nem garrafa, mas o fluido que ele usou pra por no sistema de arrefecimento eram garrafas brancas de 1L com um liquido rosa e etiqueta verde se nao me engano.

HelberCamargo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 58
Modelo do carro : Caravan Comodoro SL/E
Cilindros : 4cc Alcool

Mensagem por HelberCamargo em Seg 3 Fev - 15:48:04

Hoje fui numa oficina especializada em radiador aqui em minha cidade, e o cara me disse que óleo solúvel é corrosivo, mas também não soube dizer qual produto usar na água. E agora oque eu faço??? O que devo usar urgente pois o motor é novo...

parra
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por parra em Seg 3 Fev - 15:58:36

Já falei la em cima e vou falar denovo .... radiador enferrujado o lugar dele é o lixo !
Ainda mais de L4 ..... opala 4 caneco, radiador novo em folha custa 150 reais !
Qualquer produto que vc vai colocar ae vc vai gastar pelo menos 20 reais, e não vai demorar muito vai dar problema e vc fica na rua, ou perde o motor !
vc mesmo disse, motor novo ... ou seja, radiador novo, água limpa, carro confiável ....
beleza ??

HelberCamargo
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por HelberCamargo em Seg 3 Fev - 17:46:43

parra escreveu:Já falei la em cima e vou falar denovo .... radiador enferrujado o lugar dele é o lixo !
Qualquer produto que vc vai colocar ae vc vai gastar pelo menos 20 reais, e não vai demorar muito vai dar problema e vc fica na rua, ou perde o motor !
vc mesmo disse, motor novo ... ou seja, radiador novo, água limpa, carro confiável ....
beleza ??

Sim concordo com você, mas o radiador já é novo, e mesmo assim esta saindo água suja devido o cabeçote ser de ferro; o motor foi feito recentemente, não rodei nem 2 mil ainda, o que fazer agora???

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4996
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4

Mensagem por adpachec em Seg 3 Fev - 18:06:33

HelberCamargo escreveu:
parra escreveu:Já falei la em cima e vou falar denovo .... radiador enferrujado o lugar dele é o lixo !
beleza ??

Sim concordo com você, mas o radiador já é novo, e mesmo assim esta saindo água suja devido o cabeçote ser de ferro; o motor foi feito recentemente, não rodei nem 2 mil ainda, o que fazer agora???

O álcool já é ruim para o motor devido a água que tem nele.
Como tempo a água do radiador vai ficando suja devido ao trabalho que ela executa no motor (pressão, calor e etc).
Coloca um aditivo e óleo solúvel não é corrosivo....PORQUE ELE POSSUI INIBIDORES DE CORROSÃO.....troca de mecânico.

http://www.lojadomecanico.com.br/produto/72255/32/378/oleo-soluvel-5kg-

OKK 

HelberCamargo
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por HelberCamargo em Seg 3 Fev - 18:09:41

adpachec escreveu:
HelberCamargo escreveu:

O álcool já é ruim para o motor devido a água que tem nele.
Como tempo a água do radiador vai ficando suja devido ao trabalho que ela executa no motor (pressão, calor e etc).
Coloca um aditivo e óleo solúvel não é corrosivo....PORQUE ELE POSSUI INIBIDORES DE CORROSÃO.....troca de mecânico.

http://www.lojadomecanico.com.br/produto/72255/32/378/oleo-soluvel-5kg-

OKK 

Que tipo de aditivo você me aconselharia usar? e qual a proporção?

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por adpachec em Seg 3 Fev - 18:29:04

Coloquei este recentemente...1 litro (apesar de poder colocar até 3 litros para radiadores com até 8 litros).

Aditivo para radiador. Qual usar!!!

Uma duvida muito frequente é qual aditivo usar no radiador então fiz uma pesquisa para entender as diferenças de cada um deles.

A maneira mais pratica é utilizar exatamente o que o manual orienta (não acredite em frentista, mecânico e mesmo em consultor técnico da concessionária) se está no manual é esse e pronto.

Para quem não quer comprar o original segue no resumo o que constatei:

Óleo solúvel
Pros: Diminui a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido;
Contra: Ataca as borrachas, ataca partes plásticas, não evita cavitação, não altera ponto de ebulição e congelamento;
Durabilidade: N/A;
Custo: Baixíssimo;
Cor: Branco (leitoso);
Proporção: 10%.

Sem etilenoglicol
Pros: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido e evita cavitação;
Contra: Não altera ponto de ebulição e congelamento, ataca ligas de alumínio;
Durabilidade: 1 ano ou 30.000 km;
Custo: Baixo;
Cor: Verde;
Proporção: 10% até 20%.

Com etilenoglicol
Prós: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento;
Contra: Ataca ligas de alumínio;
Durabilidade; 2 anos ou 50.000km;
Custo: Moderado;
Cor: Azul/Verde/Amarelo;
Proporção: 40% até 60%.

Orgânico (com etilenoglicol)
Prós: Evita a corrosão em radiadores de alumínio e em blocos e cabeçotes de alumínio, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento. Recomendado também para bombas de água plásticas;
Contra: Ataca ligas de cobre e latão, principalmente na solda dos radiadores.
Durabilidade: Até 10 anos ou 250.000 km;
Custo: Alto;
Cor: Vermelho/Laranja;
Proporção: 40% até 60%.

Observações importantes:
Pode haver variação na cor de acordo com o fabricante, portanto consulte a embalagem.
Alguns aditivos já vem pronto para uso e não devem ser diluídos.
Respeite a proporção, excesso de aditivo também prejudica.
Alguns aditivos japoneses não são orgânicos, mas também podem ser utilizados em ligas de alumínio (não contém silicatos).
Jamais mistures aditivos com composição diferente.
Misturar aditivos iguais (composição), mas de marcas diferente até é aceitável, mas o ideal é evitar.
Em uma emergência use o que tiver ou até água pura, é melhor do que correr o risco de superaquecimento. Assim que possível corrija o defeito e volte à proporção e aditivo recomendado.
De preferência para agua desmineralizada, destilada ou livre de cloro, nesta ordem.
Água da rua (encanada) tem muito cloro, não use.

Quem tiver mais informações, fique a vontade.
4X4 Brasil

HelberCamargo
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por HelberCamargo em Seg 3 Fev - 18:44:53

Mas você usou esse aditivo + o óleo solúvel ou só aditivo? (por favor escreva a marca dele pois não achei na net por super rad)

Prós: Evita a corrosão em radiadores de alumínio e em blocos e cabeçotes de alumínio, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento. Recomendado também para bombas de água plásticas;
Proporção: 40% até 60%. acho q esse seria o mais indicado para o opala, pois não ataca o alumínio, mas também não fala nada sobre o ferro... e os que falam sobre o ferro ataca o alumínio, que duvida...

Pinduca do Bagre
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 714
Modelo do carro : Diplomata Coupé 88 Saia-e-Blusa (Bagre)
Caravan Comodoro 89 (Bêuda)
Cilindros : 4.1 e 2.5 (álcool)

Mensagem por Pinduca do Bagre em Seg 3 Fev - 21:13:04

Excelente post adpachec!
À propósito:
Já faz bem mais de ano coloquei 30ml de óleo solúvel juntamente com
1 litro do aditivo Rad Cool da Visconde em meu Diplo e minha Caravan.
Nada de ferrujem, água limpa e temperatura sob controle.
Lembrando que a própria GM indica colocar óleo solúvel na água do radiador
para evitar que o sistema enferruje por conta do ferro fundido do bloco do motor.

O óleo solúvel consegui de grátis num torneiro amigo meu.
O aditivo custou 18 mangos.

OKK

megadeth
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 419
Modelo do carro : opala coupe 78
Cilindros : 4cc

Mensagem por megadeth em Seg 3 Fev - 21:39:51

Eu uso um aditivo para motores diesel, usado em caminhão, não tem etileno glicol somente anti ferrugem, é super concentrado e barato.
Uma observação importante. quando trocar a agua e colocar aditivo compre 1 frasco a mais para completar pois se completar somente com agua vai diluindo rapidinho e some. eu já deixo uma garrafa pet com a mistura certa para completar.

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por adpachec em Ter 4 Fev - 8:22:31

HelberCamargo escreveu:Mas você usou esse aditivo + o óleo solúvel ou só aditivo? (por favor escreva a marca dele pois não achei na net por super rad)

Proporção: 40% até 60%. acho q esse seria o mais indicado para o opala, pois não ataca o alumínio, mas também não fala nada sobre o ferro... e os que falam sobre o ferro ataca o alumínio, que duvida...

Amigo:
Eu uso água e o aditivo,e não existe o aditivo perfeito que é BOM em tudo, e você não vai esperar 10 anos ou 250.000 km para trocar a água e limpar o sistema certo?
E tem que tomar cuidado com o termo "ferrugem" (oxidação), por exemplo o zinco usado em calhas também "enferruja", ele cria uma camada branca por cima que acaba servindo de proteção contra desgaste.....mas lógico isto aumenta a vida útil, mas não dura para sempre.
Seu radiador um dia vai pro saco é fato, mas com aditivo e tudo certinho vai rodar muito.......mas não os 250.000 km.
 OKK 

cabesanto77
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 601
Modelo do carro : Opala SS 1979
Cilindros : 4 Cilindros, Comando 270º Tucho Hidriúlico, MSD 6al Digital Injetado FT400

Mensagem por cabesanto77 em Ter 4 Fev - 8:31:49

HelberCamargo escreveu:Hoje fui numa oficina especializada em radiador aqui em minha cidade, e o cara me disse que óleo solúvel é corrosivo, mas também não soube dizer qual produto usar na água. E agora oque eu faço??? O que devo usar urgente pois o motor é novo...

Oleo Soluvel ????

Suas mangueiras vão ficar igual um baiacu.... Shocked , toda estufada....

Num faz isso não...

Compra o radiador novo, use aditivo bom, sempre uso Paraflu ou Delphi , é coisa de R$ 27,00 dimas mas funciona.

O aditivo bom é aquele que se pingar na mão, te da um sensação que esquenta, tipo álcool.

HelberCamargo
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por HelberCamargo em Ter 4 Fev - 17:43:26

cabesanto77 escreveu:
HelberCamargo escreveu:Hoje fui numa oficina especializada em radiador aqui em minha cidade, e o cara me disse que óleo solúvel é corrosivo, mas também não soube dizer qual produto usar na água. E agora oque eu faço??? O que devo usar urgente pois o motor é novo...

Oleo Soluvel ????

Num faz isso não...

Compra o radiador novo, use aditivo bom, sempre uso Paraflu ou Delphi , é coisa de R$ 27,00 dimas mas funciona.

O aditivo bom é aquele que se pingar na mão, te da um sensação que esquenta, tipo álcool.

Ok muito obrigado pela dica, mas o meu radiador é novo, qual você achou melhor? paraflu ou delphi?

HelberCamargo
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por HelberCamargo em Ter 4 Fev - 17:45:30

Amigos opaleiros, tenho mais uma duvida, meu carro toda vez que paro ele joga água pelo respiro da tampa, já tá com válvula termostática nova, isso começou depois que fiz o motor, o que pode ser?

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por adpachec em Ter 4 Fev - 18:49:30

HelberCamargo escreveu:Amigos opaleiros, tenho mais uma duvida, meu carro toda vez que paro ele joga água pelo respiro da tampa, já tá com válvula termostática nova, isso começou depois que fiz o motor, o que pode ser?

Troque a tampa do radiador.
Não pode encher de água até o talo, está deixando um espaço?
Muita taxa do motor..............

HelberCamargo
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por HelberCamargo em Ter 4 Fev - 19:03:04

adpachec escreveu:
HelberCamargo escreveu:Amigos opaleiros, tenho mais uma duvida, meu carro toda vez que paro ele joga água pelo respiro da tampa, já tá com válvula termostática nova, isso começou depois que fiz o motor, o que pode ser?

O motor está original, deixo mais ou menos 1 dedo para chegar no começo do bocal do radiador.

cabesanto77
Opaleiro
Opaleiro

Cilindros : 4 Cilindros, Comando 270º Tucho Hidriúlico, MSD 6al Digital Injetado FT400

Mensagem por cabesanto77 em Qua 5 Fev - 5:03:14

HelberCamargo escreveu:
cabesanto77 escreveu:

Oleo Soluvel ????

Num faz isso não...

Ok muito obrigado pela dica, mas o meu radiador é novo, qual você achou melhor? paraflu ou delphi?

Gosto de ambos, dou preferencia para o Paraflu, hoje no meu opala está o Delphi, não tenho que reclamar, as vezes o paraflu da uma sumida do mercado ai opto pelo Delphi que você adquiri em qualquer concessionária chevrolet

Diplo87
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 743
Modelo do carro : Diplomata 87/87 coupe

http://www.opaleirosdoparana.com/t32817-diplomata-87-87-coupe-6-cil
http://www.opaleirosdoparana.com/t41576-opala-do-mes-dezembro-2015

Cilindros : 6 cilindros a álcool

Mensagem por Diplo87 em Qua 5 Fev - 7:32:18

Pessoal,

Creio que não tem como o líquido dos motores dos opalas ficar como os de um cruze, vermelhinho, limpinho... nossos motores são de ferro, radiador de latão ou cobre, na mangueira de saída do radiador tem uma mola de ferro pra ela não murchar... tudo isso contribui - e muito - para essa tendência da água dos motores dos opalas ficar com essa aparência enferrujada.
No meu motor não é diferente, se não cuidar ela fica imunda mesmo, então eu criei um controle pra trocar toda a água e o aditivo a cada 6 meses e pimba! As mangueiras eu troco com 12 meses... Com isso a água está sempre clarinha, sim tem aquele tom marrom da ferrugem, mas muito melhor do que se vê por aí...
Então creio que para melhorar essa situação o segredo é mesmo trocar todo o líquido a cada 6 meses.

Abraço a todos.

cabesanto77
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por cabesanto77 em Qua 5 Fev - 8:06:27

Diplo87 escreveu:Pessoal,

Creio que não tem como o líquido dos motores dos opalas ficar como os de um cruze, vermelhinho, limpinho... nossos motores são de ferro, radiador de latão ou cobre, na mangueira de saída do radiador tem uma mola de ferro pra ela não murchar... tudo isso contribui - e muito - para essa tendência da água dos motores dos opalas ficar com essa aparência enferrujada.
No meu motor não é diferente, se não cuidar ela fica imunda mesmo, então eu criei um controle pra trocar toda a água e o aditivo a cada 6 meses e pimba! As mangueiras eu troco com 12 meses... Com isso a água está sempre clarinha, sim tem aquele tom marrom da ferrugem, mas muito melhor do que se vê por aí...
Então creio que para melhorar essa situação o segredo é mesmo trocar todo o líquido a cada 6 meses.

Abraço a todos.

No meu caso eu selei o radiador e uso um reservatório de expansão do corsa antigo, o liquido Delphi que é um rosa clarinho, fica cor de vinho....rsrsrsrs

E olha que utilizo 6 litros de aditivo e 2 de agua

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por adpachec em Qua 5 Fev - 8:27:06

HelberCamargo escreveu:
adpachec escreveu:

O motor está original, deixo mais ou menos 1 dedo para chegar no começo do bocal do radiador.

E a tampa do radiador?

megadeth
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 419
Modelo do carro : opala coupe 78
Cilindros : 4cc

Mensagem por megadeth em Qua 5 Fev - 19:59:54

Radiador novo acho que só tem de aluminio, notei que ele é um pouco menor que o de cobre, tem alguma vantagem ou desvantagem

N474N
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 562
Modelo do carro : Opala Especial Sedan 1971, Opala Standard Coupe 1980
Cilindros : 4 + 6

Mensagem por N474N em Qua 5 Fev - 20:14:44

Peguei meu Opala, o sistema estava com a água toda suja, fiz a sangria e coloquei água limpa, andei por algum tempo e fiz o procedimento novamente, estou rodando e vou fazer a terceira vez e colocar aditivo, pois agora a água já está bem limpa em relação as outras vezes.

Mas tomem cuidado com o produto que vão colocar, NUNCA coloquem aqueles produtos que prometem fazer a limpeza do sistema pois são agressivos e podem danificar e causar um problema grave, sempre façam a limpeza naturalmente, trocando a água umas 2x ou 3x antes de colocar o aditivo para proteção, fica a dica.

HelberCamargo
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por HelberCamargo em Qua 5 Fev - 20:28:00

adpachec escreveu:
HelberCamargo escreveu:

E a tampa do radiador?

Tem um pouco mais de 1 ano, mas já vou trocar, estou esperando chegar na loja, pois já foi encomendado.

Kako
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 628
Modelo do carro : EX-Opala Diplomata SE Automatic-4 90/90

Mensagem por Kako em Seg 17 Mar - 14:04:06

Galera, em Dezembro agora mandei fazer a limpeza do sistema de arrefecimento e a adição de aditivos, que no caso, foi o radiex azul. Fds fui checar o nível da água no radiador e a bendita água está marrom!!! Já o reservatório de expansão está com a água azul e só um pouco de sujeira no fundo.

Decidi eu mesmo fazer a limpeza no sistema, mas queria uma dica de qual melhor aditivo para colocar no opalão com cabeçote de ferro?! Qual marca e de que cor o aditivo??? E esses produtos como o Rad Flush pra dar uma limpada???

endrigo
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 894

Mensagem por endrigo em Seg 17 Mar - 14:35:56

óia... Normalmente o cidadão qd compra um carro 'novo' (( Opala - Caravan ou outra viatura )) e começa a endireitar o bixo..meche aqui e ali,troca mangueira etc etc...e daí vai dar um conferes no sistema de arrefecimento e se depara com aquela água no radiador que parece um suco de ferrugem / barro etc.
Daí o cara cai na pegadinha dos aditivos que simplesmente removem tudo , bobeia arrancam até os selos do motor!! Tem um concentrado da Radiex que desmancha tudo !
O colega Adpachec mencionou um aí muito bom.
É inquestionável que um bom aditivo de base organica usado num sistema novo ou totalmente limpo tem sua eficiencia comprovada . Mas muito se fala na qualidade do aditivo e se esquecem do principal... a qualidade da AGUA utilizada.

Alguns vão dizer que eu to errado , mas eu uso AGUA DE POÇO ARTESIANO ( sem cloro )   + aditivo organico nos carros da familia .O mais correto seria usar agua desmineralizada mas daí já é muita frescura.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:25:53

Data/hora atual: Qua 7 Dez - 11:25:53