Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» me apresentando
Hoje à(s) 16:55:52 por pacato

» Friso inferior, grade e friso do capô opala 69 a 74
Hoje à(s) 15:05:36 por FR1974

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Hoje à(s) 14:38:01 por joaoc

» Medidas para soldar suporte no agregado 6 cilindros
Hoje à(s) 14:19:05 por Douglas MRS

» Caravan comodoro 1988
Hoje à(s) 14:09:47 por Douglas MRS

» Câmbio 6cc
Hoje à(s) 12:12:15 por opala4cc

» Fabricando um Rotisserie
Hoje à(s) 10:38:00 por Heitor_Ruschmann

» Chevrolet Caravan 1979 2500 - Customização simples e de bom gosto
Hoje à(s) 10:31:29 por Lukaoneves

» RONCO DO 6 CILINDROS
Hoje à(s) 10:20:38 por oXLS

Quem está conectado

74 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 73 Visitantes :: 1 Motor de busca

rrodriguesap


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9352)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7880)
 
100 (7771)
 

Informações técnicas

Compartilhe

Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7880
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Informações técnicas

Mensagem por Rubão6cc em Sex 11 Out - 13:40:34

Muito bom, possui diversas informações técnicas e fotos de época da linha 89.

http://www.angelfire.com/ks/opala/d89.htm


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

Tony Go
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 99
Idade : 32
Localização : Ceres-Go
Modelo do carro : Opala Comodoro 89, 4portas.
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 01/03/2014

Re: Informações técnicas

Mensagem por Tony Go em Ter 17 Jun - 10:28:17

Bom dia a todos! Tenho uma curiosidade e talvez alguém possa me esclarecer. Tenho um Comodoro SLE (que inclusive estou reformando) ano 89, 4 portas, 6 cilindros e 128 cv a alcool. Esse modelo seria o 2.5 ou o 4.1? Segundo o link acima ele seria o 4.1 mas ainda tenho dúvida, alguém poderia me esclarecer?

riclaier
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 73
Idade : 38
Localização : Juiz de fora MG
Modelo do carro : opala Diplomata 84.
Cilindros : 4cc 76 cv.
Data de inscrição : 29/05/2014

Re: Informações técnicas

Mensagem por riclaier em Ter 17 Jun - 10:32:30

¨6 cc ou é 3.8 ou 4.1 basicamente. felicidades com a maquina.

Tony Go
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 99
Idade : 32
Localização : Ceres-Go
Modelo do carro : Opala Comodoro 89, 4portas.
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 01/03/2014

Re: Informações técnicas

Mensagem por Tony Go em Ter 17 Jun - 10:40:17

riclaier escreveu:¨6 cc ou é 3.8 ou 4.1 basicamente. felicidades com a maquina.

Puxa, nem sabia que existia 3.8, melhor eu estudar mais study 
Creio que desta forma seja o 4.1! Muita potência para um carro de passeio! Obrigado pela ajuda!

Müller
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 3051
Idade : 33
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente) e 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.)
Cilindros : 14 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008

Re: Informações técnicas

Mensagem por Müller em Ter 17 Jun - 12:00:39

Tony Go escreveu:Bom dia a todos! Tenho uma curiosidade e talvez alguém possa me esclarecer. Tenho um Comodoro SLE (que inclusive estou reformando) ano 89, 4 portas, 6 cilindros e 128 cv a alcool. Esse modelo seria o 2.5 ou o 4.1? Segundo o link acima ele seria o 4.1 mas ainda tenho dúvida, alguém poderia me esclarecer?

6 cil é 4.1 e 4 cil é 2.5.

6 cil 3.8 só da década de 70.


_________________
Caravan Comodoro SL/E 88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90 4cil.


Gabriel NS Avelar
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1373
Idade : 18
Localização : Belo Horizonte - MG
Modelo do carro : Caravan STD 1979
Opala Comodoro 1979
Fusca 1986
Puma Gts 1980
Ford F-100 1959
Cilindros : 4+4+4+4+8
Data de inscrição : 13/02/2014

Re: Informações técnicas

Mensagem por Gabriel NS Avelar em Ter 17 Jun - 12:42:42

Hehehehe não existe 6cil 2.5

Só 4.1 e 3.8

Os 2.5 são 4 cil!!

tcheco 8687
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3678
Idade : 56
Localização : parana
Modelo do carro : coupe diplomata 8687
Cilindros : 4cc , melhorado.......
Data de inscrição : 04/07/2012

Re: Informações técnicas

Mensagem por tcheco 8687 em Ter 17 Jun - 12:56:06

4.1 pelo ano do carro.

tcheco 8687
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3678
Idade : 56
Localização : parana
Modelo do carro : coupe diplomata 8687
Cilindros : 4cc , melhorado.......
Data de inscrição : 04/07/2012

Re: Informações técnicas

Mensagem por tcheco 8687 em Ter 17 Jun - 13:03:42

Exelente material Rubao6cil,
Obrigado por partilhar.

Anderson Carvalho
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1075
Idade : 39
Localização : Portugal (em breve)
Modelo do carro : Ex-Opala Comodoro SL/E 1988 Coupe
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 24/12/2013

Re: Informações técnicas

Mensagem por Anderson Carvalho em Ter 17 Jun - 13:18:03

Legal o site Rubão6cc, mandou bem!!

Müller
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 3051
Idade : 33
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente) e 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.)
Cilindros : 14 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008

Re: Informações técnicas

Mensagem por Müller em Ter 17 Jun - 13:26:54

Só tem dois erros nas especificações: diz q o motor 2.5 a gasolina tem 28 de torque a 2000 rpm e q os carburadores são de corpo simples.


_________________
Caravan Comodoro SL/E 88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90 4cil.


Glaucio Missioneiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4728
Idade : 28
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012

Re: Informações técnicas

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Ter 17 Jun - 13:39:34

Já que estão no assunto, qual a diferença de cc do 151 pro 153 ?

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4996
Idade : 41
Localização : Jacareí SP
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012

Re: Informações técnicas

Mensagem por adpachec em Ter 17 Jun - 13:47:52

Glaucio Missioneiro escreveu:Já que estão no assunto, qual a diferença de cc do 151 pro 153 ?

Me peguei pensando nisto ontem, também queria saber.

Achei isto:
http://www.opaleirosdoparana.com/t9511-diferenca-entre-o-motor-153-e-151

Opala 4 cilindros


Aos primeiros anos do Opala, o motor quatro cilindros de 2509 cm3 (153 pol3) basicamente era uma versão 4 cilindros do Stovebolt Americano. Originalmente desenvolvido para equipar a linha básica do Chevrolet Nova de 1961.
Em 1974,
com o objetivo de conferir maior suavidade ao Opala, o motor 4
cilindros recebeu alguns aperfeiçoamentos, a saber: aumento do diâmetro
dos cilindros, com pistões com mais leves, bielas mais longas, virabrequim com menor curso, e volante com maior massa. Com isso, a cilindrada foi ligeiramente reduzida para 2455 cm3 (151 pol3), embora ganhava-se grande suavidade no funcionamento, permitindo-se regimes de rotação mais altos.
Este motor ainda passou por mais alguns refinamentos, caracterizando-o como 151-S,
com novo coletor de admissão de alumínio, carburador de corpo duplo, e
a elevação da taxa de compressão. Essas alterações visaram tornar o
motor mais eficiente e econômico, na opção S.
Também foi oferecida a a opção do álcool como combustível, um biocombustível de menor poder calórico, mas que produz mais potência que a gasolina por aceitar uma taxa de compressão mais elevada, além de ser menos poluente. Com isso, os Opalas 4 cilindros a álcool obtiveram acelerações mais rápidas e velocidade final consideravelmente superiores aos modelos a gasolina.
Para manter uma distinção entre as séries de motores, a GM tinha por
costume aplicar uma pintura de diferentes cores aos motores em
determinadas épocas, como o verde, que indicava que o motor era o 151S
com carburação DFV 446, o azul, que indicava o motor 151 com carburador Solex H40 de corpo simples, e o amarelo, que indicava o motor a álcool com carburador Solex de duplo estágio.
Os motores 4 cilindros dos Opalas são reconhecidos pelo torque,
robustez, durabilidade e com poucas modificações obtém-se mais
potência. A partir de 76, todos os Opalas 4 cil saíram de fábrica com o
motor dos SS.
Wikipedia


Rubão6cc
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 7880
Localização : Campo Grande - MS/Presidente Prudente - SP
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90
Ranger Sport 08/08
Cilindros : 6 cc Álcool
4 cc Gasolina
Data de inscrição : 14/02/2013

Re: Informações técnicas

Mensagem por Rubão6cc em Ter 17 Jun - 14:03:33

Faz uns 9 meses q postei esse tópico e só foi desenrolar agora..
 tongue


_________________
forum image hosting

Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

Tópico do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

Glaucio Missioneiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4728
Idade : 28
Localização : RS
Data de inscrição : 12/07/2012

Re: Informações técnicas

Mensagem por Glaucio Missioneiro em Ter 17 Jun - 14:09:30

0,54 cc.

Porque sempre arredondam pra maior ?

Anderson Carvalho
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1075
Idade : 39
Localização : Portugal (em breve)
Modelo do carro : Ex-Opala Comodoro SL/E 1988 Coupe
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 24/12/2013

Re: Informações técnicas

Mensagem por Anderson Carvalho em Ter 17 Jun - 22:13:15

adpachec escreveu:
Os motores 4 cilindros dos Opalas são reconhecidos pelo torque,
robustez, durabilidade e com poucas modificações obtém-se mais
potência. A partir de 76, todos os Opalas 4 cil saíram de fábrica com o
motor dos SS.

Wikipedia



Isso procede?
Sei que isso não tornaria o carro um SS4 mas quanto à constituição do motor seria o mesmo padrão do 151S?

Tony Go
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 99
Idade : 32
Localização : Ceres-Go
Modelo do carro : Opala Comodoro 89, 4portas.
Cilindros : 6cc
Data de inscrição : 01/03/2014

Re: Informações técnicas

Mensagem por Tony Go em Ter 17 Jun - 22:53:53

Müller escreveu:
Tony Go escreveu:Bom dia a todos! Tenho uma curiosidade e talvez alguém possa me esclarecer. Tenho um Comodoro SLE (que inclusive estou reformando) ano 89, 4 portas, 6 cilindros e 128 cv a alcool. Esse modelo seria o 2.5 ou o 4.1? Segundo o link acima ele seria o 4.1 mas ainda tenho dúvida, alguém poderia me esclarecer?

6 cil é 4.1 e 4 cil é 2.5.

6 cil 3.8 só da década de 70.

Obrigado aí pela orientação e obrigado a todos que colaboraram. Sendo assim bate realmente com o material que está relacionado no link.

adpachec
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4996
Idade : 41
Localização : Jacareí SP
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012

Re: Informações técnicas

Mensagem por adpachec em Qua 18 Jun - 7:12:30

Anderson Carvalho escreveu:
adpachec escreveu:
Os motores 4 cilindros dos Opalas são reconhecidos pelo torque,
robustez, durabilidade e com poucas modificações obtém-se mais
potência. A partir de 76, todos os Opalas 4 cil saíram de fábrica com o
motor dos SS.

Wikipedia



Isso procede?
Sei que isso não tornaria o carro um SS4 mas quanto à constituição do motor seria o mesmo padrão do 151S?


Procede............em parte, em uma certa época (não sei o ano) os motores opalas 4 cc passaram a ter as bielas mais curtas para evitar vibrações, reduziu a cilindrada, igual a versão "S".......mas ser um "SS" para mim era mais propaganda do que realidade.
 OKK 

bruno silverstar83
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 4547
Idade : 20
Localização : Araucária-PR
Modelo do carro : Silverstar 1983
Cilindros : 6 Cilindros
4.1/S
Data de inscrição : 12/04/2012

Re: Informações técnicas

Mensagem por bruno silverstar83 em Qua 18 Jun - 15:22:41

Rubão6cc escreveu:Muito bom, possui diversas informações técnicas e fotos de época da linha 89.

http://www.angelfire.com/ks/opala/d89.htm

 OKK 


_________________
Opala muito mais que um carro,uma paixão.

___________________________________________________

Tópico do silverstar 83 6cil de weber 40  Twisted Evil

Refazendo o motor do silver...


marcel.minatto
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1445
Localização : Criciuma SC
Modelo do carro : GM Caravan Comodoro SLE - 1985
Cilindros : 6cc Alcool - 4 marchas
Data de inscrição : 27/03/2014

Re: Informações técnicas

Mensagem por marcel.minatto em Qua 18 Jun - 15:30:50

cheers 

Gabriel NS Avelar
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1373
Idade : 18
Localização : Belo Horizonte - MG
Modelo do carro : Caravan STD 1979
Opala Comodoro 1979
Fusca 1986
Puma Gts 1980
Ford F-100 1959
Cilindros : 4+4+4+4+8
Data de inscrição : 13/02/2014

Re: Informações técnicas

Mensagem por Gabriel NS Avelar em Sab 21 Jun - 19:25:01

Muito interessante e bem informativo.

Valeu Rubão!

diego ribeiro da silva
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 208
Idade : 22
Localização : jundiai sp.
Modelo do carro : opala diplomata 88
Cilindros : 6cc 4.1
Data de inscrição : 02/10/2013

Re: Informações técnicas

Mensagem por diego ribeiro da silva em Sab 21 Jun - 19:37:47

Muito bom saber!!!

Conteúdo patrocinado

Re: Informações técnicas

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 17:10:24


    Data/hora atual: Qui 8 Dez - 17:10:24