Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» TECIDO ORIGINAL
Hoje à(s) 4:59:11 por vicomodoro

» Problemas com o comando de valvula
Hoje à(s) 4:29:10 por Iagobaggio

» Peças para Diplomata 91
Hoje à(s) 4:15:10 por joaoc

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Hoje à(s) 4:11:03 por tcheco 8687

» Caravan Diplomata 87 Saia e Blusa
Hoje à(s) 3:34:24 por Marcos Adriano

» Bob Sharp, já ouviram falar?
Ontem à(s) 22:14:12 por OpaleiroJlle

» reputação
Ontem à(s) 21:50:40 por Rubão6cc

» Ligação elétrica do ar condicionado diplomata 1991
Ontem à(s) 20:34:34 por Rubão6cc

» Tamanho das rodas - Afeta Desempenho ?
Ontem à(s) 20:17:15 por FF Rodrigues

Quem está conectado

46 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 44 Visitantes :: 2 Motores de busca

cabesanto77, stanmarshtbo

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó

LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138

Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)

tabarbosa (16851)

BANDIT (13534)

Xann (10387)

j ricardo (9351)

Jean Bida (9311)

Eduardo SSa (8678)

raphaelcaronti (8482)

Rubão6cc (7867)

100 (7771)

câmbio 5 marchas ou 4 marchas ?

Compartilhe

bebeto.maia
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 27
Modelo do carro : opala ss 75
Cilindros : 4c

câmbio 5 marchas ou 4 marchas ?

Mensagem por bebeto.maia em Qua 23 Out - 10:20:40

Qual o melhor?! Vou trocar meu clec clec e gostaria de saber melhor opção p/ meu 4cil 3.0, aspirado leve.

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2120
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6cc saia e blusa
Cilindros : 6

Re: câmbio 5 marchas ou 4 marchas ?

Mensagem por Marcos Adriano em Qua 23 Out - 10:25:25

se seu carro tem um preparo acho melhor o 4 marchas....

como vc fez pra chegar a 3.0?

rysnn12
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 855
Modelo do carro : Opala Diplomata 1986
Opala Standard 1978
Ex Caravan Comodoro 1988
Cilindros : 4
4

Mensagem por rysnn12 em Qua 23 Out - 10:49:49

humilde opinião, se me permite: eu não trocaria um cambio varetado por um de 4 marchas ré pra frente..

DanielSS76
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 562
Modelo do carro : Opala SS76
Cilindros : Era L4 vai virar L6

Mensagem por DanielSS76 em Qua 23 Out - 11:33:08

Amigo, se vai montar um 4cc 3.0 forte, vai de cambio moderno com ré pra frente do 6cc (tanto faz se de 4 ou 5 marchas), qualquer um deles já será infinitamente melhor que o varetado no quesito velocidade nas trocas e acavalamento.

Pense na seguinte situação: vc monta seu carro todo bacana, deixe ele melhor do que um novo, é seu xodó, motor preparado e tudo. Daí um amigo, parente ou mesmo sua esposa pede para dar uma voltinha para ver como ficou o bichão e na primeira troca o câmbio acavala, porque tem de ter a "manha" para trocar... como fica a sua cara?

Não gosto de coisas "manhosas", especialmente em motores preparados, onde se busca um melhor desempenho do carro como um todo, principalmente em acelerações e saídas rápidas e câmbio "manhoso" e que tem de trocar as marchas pisando em ovos, estilo tiozão, com o cu na mão para não acavalar, não me serve.

Mas essa é minha humilde opinião.

No meu carro vou por uma caixa com ré pra frente (trambulador embutido). Se puder colocar a cixa de 5 marchas do 6cc 92, daí nem se fala, mas é uma caixa bem cara. Mas a 4m com ré pra frente já é bem bacana, desde que seja do 6cc para aguentar esse seu motor.

Grande abraço e boa sorte.

andersonopala
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2366
Modelo do carro : Opala cupê com teto vinil ano 72 - Serie Especial.//Caracterizado na versão SS.(Faixas e acessórios)..
Cilindros : Motor 04 Cil.151-S.//Vira do 153.//2800-ASPIRADO.//Comando 286º.//Cabeçote 153 prep.//Válvulas maiores e molas duplas.//Tuchos mecânicos.//Pistões 4'0 da metal leve(álcool).//Bomba elétrica com dosador Gol GTI.// Carburação DFV446 prep. 39mm com flange.//Bobina e cabos Accel.//Velas frias RD350.//Volante motor aliviado.//Escape Dim. 4x2.//'Estimativa': 170cv...

Mensagem por andersonopala em Qua 23 Out - 12:25:24

Depois que coloquei a moderna 5M no meu opala 4cil. tbm preparado...NUNCA mais eu quis saber da 4M cleck-cleck...e tbm nem sei mais o que é 'encavalar marchas'...fora que vc ganha mais em velocidade final(mesmo com um dif. 3:54)...além ainda do motor 'respirar' melhor...sem forçar o mesmo na estrada...temperatura do motor não sobe...Recomendo!!

AndersonJF
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3091

Mensagem por AndersonJF em Qua 23 Out - 13:02:47

E ai Xará qd vai colocar a DH.....
Abraço

bebeto.maia
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por bebeto.maia em Qua 23 Out - 21:58:45

Marcos Adriano escreveu:se seu carro tem um preparo acho melhor o 4 marchas....

amigo, basicamente um vira 153, bielas 4cil, pistões 4cil cabeça chata rebaixado +/_ 2mm na medida de 1, restante, é o preparo do cabeçote, a weber 40,
escape 4x1 saída 2,5, bomba elétrica, bobina gol mi.

bebeto.maia
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por bebeto.maia em Qua 23 Out - 22:01:06

Daniel Bernardes escreveu:Amigo, se vai montar um 4cc 3.0 forte, vai de cambio moderno com ré pra frente do 6cc (tanto faz se de 4 ou 5 marchas), qualquer um deles já será infinitamente melhor que o varetado no quesito velocidade nas trocas e acavalamento.

Pense na seguinte situação: vc monta seu carro todo bacana, deixe ele melhor do que um novo, é seu xodó, motor preparado e tudo. Daí um amigo, parente ou mesmo sua esposa pede para dar uma voltinha para ver como ficou o bichão e na primeira troca o câmbio acavala, porque tem de ter a "manha" para trocar... como fica a sua cara?

Não gosto de coisas "manhosas", especialmente em motores preparados, onde se busca um melhor desempenho do carro como um todo, principalmente em acelerações e saídas rápidas e câmbio "manhoso" e que tem de trocar as marchas pisando em ovos, estilo tiozão, com o cu na mão para não acavalar, não me serve.

No meu carro vou por uma caixa com ré pra frente (trambulador embutido). Se puder colocar a cixa de 5 marchas do 6cc 92, daí nem se fala, mas é uma caixa bem cara. Mas a 4m com ré pra frente já é bem bacana, desde que seja do 6cc para aguentar esse seu motor.

CONCORDO AMIGO, MINHA ESPOSA É DOIDA PRA PILOTAR E EU TENHO MEDO, PORQUE QUANDO ENTRA A RÉ É COMPLICADO PRA TIRAR, ENCAVALA BONITO.KKKKKK

bebeto.maia
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por bebeto.maia em Qua 23 Out - 22:17:11

screenshot program

andersonopala
Opaleiro
Opaleiro

Modelo do carro : Opala cupê com teto vinil ano 72 - Serie Especial.//Caracterizado na versão SS.(Faixas e acessórios)..
Cilindros : Motor 04 Cil.151-S.//Vira do 153.//2800-ASPIRADO.//Comando 286º.//Cabeçote 153 prep.//Válvulas maiores e molas duplas.//Tuchos mecânicos.//Pistões 4'0 da metal leve(álcool).//Bomba elétrica com dosador Gol GTI.// Carburação DFV446 prep. 39mm com flange.//Bobina e cabos Accel.//Velas frias RD350.//Volante motor aliviado.//Escape Dim. 4x2.//'Estimativa': 170cv...

Mensagem por andersonopala em Qua 23 Out - 23:03:09

AndersonJF escreveu:E ai Xará qd vai colocar a DH.....
Abraço
Fala Xará...Já esta na oficina de um amigo meu pra ser instalada...entre tantas outras coisas a fazer nele(opala)...a DH é prioridade...Kkkkk!!...

AndersonJF
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3091

Mensagem por AndersonJF em Qui 24 Out - 6:29:19

Opa Show.. abraço

DanielSS76
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por DanielSS76 em Qui 24 Out - 10:00:18

bebeto.maia

Seu carro tá um espetáculo! Qual é a medida dos pneus e aros?

Abraço

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Marcos Adriano em Qui 24 Out - 11:23:00

Daniel Bernardes escreveu:Amigo, se vai montar um 4cc 3.0 forte, vai de cambio moderno com ré pra frente do 6cc (tanto faz se de 4 ou 5 marchas), qualquer um deles já será infinitamente melhor que o varetado no quesito velocidade nas trocas e acavalamento.

concordo em genero, numero, grau, hora, data, etccc......

Marcos Adriano
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Marcos Adriano em Qui 24 Out - 11:25:15

bebeto.maia escreveu:

CONCORDO AMIGO, MINHA ESPOSA É DOIDA PRA PILOTAR E EU TENHO MEDO, PORQUE QUANDO ENTRA A RÉ É COMPLICADO PRA TIRAR, ENCAVALA BONITO.KKKKKK
caraa.....verdade....se vc ver um outro topico sobre mudanca de cambio eu citei isso.....meu cambio era 4m varetado e a ré e a segunda era muito dificil de sair pq encavalava....minha mulher sofria pra andar no opala.....agora q eu troquei o cambio ela pilota melhor q eu!!!!!

vale a pena!!! cambio varetado só com trambulador perfeito....o q hj em dia é muito raro.....

bebeto.maia
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por bebeto.maia em Qui 24 Out - 21:44:40

Daniel Bernardes escreveu:bebeto.maia

Seu carro tá um espetáculo! Qual é a medida dos pneus e aros?

Abraço
obrigado! as rodas são aro 15, dianteira tala 6 e traseira 7, feitas pelo claudio silvestre. Os pneus são cooper cobra 215 65 15 diante., 235 60 15 tras.

DanielSS76
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por DanielSS76 em Sex 25 Out - 10:06:02

Estou com as rodas modelo SS aro 14 da Rodabrás, porque eles não faziam aro 15, estes dias fui numa oficina de rodas para ver quanto cobravam para passar para aro 15 e me pediram R$ 850,00... achei caro...

Vi que tem vários usuários que usam no aro 14, mesmo, só não sei se não dá a impressão de as rodas serem pequenas para o carro.

Vc já montou direto no aro 15 o mandou aumentar?

E o motor 4cc 3.0, tá gostando? Faz tempo que montou? É bom de andar? Qual comando tá usando?

andersonopala
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por andersonopala em Sab 26 Out - 0:18:21

bebeto.maia escreveu:
Marcos Adriano escreveu:se seu carro tem um preparo acho melhor o 4 marchas....

amigo, basicamente um vira 153, bielas 4cil, pistões 4cil cabeça chata rebaixado +/_ 2mm na medida de 1, restante, é o preparo do cabeçote, a weber 40,
É praticamente a mesma configuração do meu motor 4cil.151-S...(veja conf. abaixo do avatar)...e não chega a 3.0 não...com o vira do 153...ele passa de 2.5 para no máximo 2.8...meu comando é 286º e eu uso cx. de 5 marchas(trambulador interno)...sem nenhum problema...bem melhor que a cleck-cleck de 4M...

bebeto.maia
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por bebeto.maia em Sab 26 Out - 19:14:44

andersonopala escreveu:
bebeto.maia escreveu:amigo, basicamente um vira 153, bielas 4cil, pistões 4cil cabeça chata rebaixado +/_ 2mm na medida de 1, restante, é o preparo do cabeçote, a weber 40,
É praticamente a mesma configuração do meu motor 4cil.151-S...(veja conf. abaixo do avatar)...e não chega a 3.0 não...com o vira do 153...ele passa de 2.5 para no máximo 2.8...meu comando é 286º e eu uso cx. de 5 marchas(trambulador interno)...sem nenhum problema...bem melhor que a cleck-cleck de 4M...
é verdade, alguns dizem 2.8 e outros 3.0, na verdade, tecnicamente não sei o certo, mas é praticamente igual ao seu. A única diferença é que comprei o cambio 4 marchas do 6cil, trambulador interno e ré pra frente, agora só falta trocar o diferencial por um 3,07.

andersonopala
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por andersonopala em Dom 27 Out - 0:27:42

bebeto.maia escreveu:
andersonopala escreveu:É praticamente a mesma configuração do meu motor 4cil.151-S...(veja conf. abaixo do avatar)...e não chega a 3.0 não...com o vira do 153...ele passa de 2.5 para no máximo 2.8...meu comando é 286º e eu uso cx. de 5 marchas(trambulador interno)...sem nenhum problema...bem melhor que a cleck-cleck de 4M...
é verdade, alguns dizem 2.8 e outros 3.0, na verdade, tecnicamente não sei o certo, mas é praticamente igual ao seu. A única diferença é que comprei o cambio 4 marchas do 6cil, trambulador interno e ré pra frente, agora só falta trocar o diferencial por um 3,07.
O certo na verdade...nem chega a ser 2.8...'tecnicamente' falando...é + ou - coisa em torno de 2.790...

Aí o pessoal resolveu 'arredondar' essa conta pra 2.8(definitivamente)...pra 'simplificar' de vez...Hehehehe!!

Pra ser um 3.0 mesmo...só com o vira do tal do motor: 'Volvo penta'...de pequenas embarcações marítimas(lancha)...muito difícil de achar por sinal...

Quanto à cx. de 4M. ré p/ frente(trambulador interno)...é ótima tbm...e se não me engano...é melhor do que a 5M...mais forte...

Que comando vc esta usando no seu 4trão??

bebeto.maia
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por bebeto.maia em Dom 27 Out - 15:40:18

andersonopala escreveu:
bebeto.maia escreveu:é verdade, alguns dizem 2.8 e outros 3.0, na verdade, tecnicamente não sei o certo, mas é praticamente igual ao seu. A única diferença é que comprei o cambio 4 marchas do 6cil, trambulador interno e ré pra frente, agora só falta trocar o diferencial por um 3,07.
O certo na verdade...nem chega a ser 2.8...'tecnicamente' falando...é + ou - coisa em torno de 2.790...

Aí o pessoal resolveu 'arredondar' essa conta pra 2.8(definitivamente)...pra 'simplificar' de vez...Hehehehe!!

Pra ser um 3.0 mesmo...só com o vira do tal do motor: 'Volvo penta'...de pequenas embarcações marítimas(lancha)...muito difícil de achar por sinal...

Quanto à cx. de 4M. ré p/ frente(trambulador interno)...é ótima tbm...e se não me engano...é melhor do que a 5M...mais forte...

Que comando vc esta usando no seu 4trão??
O MEU É 288, E TEM UMA EMPRESA QUE FAZ O VIRA CURSADO (http://www.sufran.com.br), SÓ QUE É CARO R$3000,00.

andersonopala
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por andersonopala em Seg 28 Out - 9:58:07

Kra...então vc é + 1...que tem um 4cil. preparado...onde essa preparação deu 'certo'...somos a 'menoria' aqui no site sabia??...

Até onde eu sei que possuem 4cil. preparado...tem vc, eu o Bob que está terminando de montar um...e o do Facssina...que ficou pronto...mas inf. não não deu certo(teve quebras)...e se não me engano...tem mais um usuário...mas não estou conseguindo lembrar quem é...enfim;

De todos estes citados...o seu é o que tem um comando de nº maior...'288º'...o meu é um 286º...o que mais vc tem de preparação no motor??...

E o que esta achando do carro??...pegada...torque...velocidade...etc...

E assim como eu...vc achou que valeu a pena este tipo de preparação??...comenta aí...

O Bob(membro aqui do site)...é quem vai gostar dessa notícia...Rrrsss!!...valeu!!...abrs!!

bebeto.maia
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por bebeto.maia em Seg 28 Out - 22:06:06

andersonopala escreveu:Kra...então vc é + 1...que tem um 4cil. preparado...onde essa preparação deu 'certo'...somos a 'menoria' aqui no site sabia??...

Até onde eu sei que possuem 4cil. preparado...tem vc, eu o Bob que está terminando de montar um...e o do Facssina...que ficou pronto...mas inf. não não deu certo(teve quebras)...e se não me engano...tem mais um usuário...mas não estou conseguindo lembrar quem é...enfim;

De todos estes citados...o seu é o que tem um comando de nº maior...'288º'...o meu é um 286º...o que mais vc tem de preparação no motor??...

E o que esta achando do carro??...pegada...torque...velocidade...etc...

E assim como eu...vc achou que valeu a pena este tipo de preparação??...comenta aí...

O Bob(membro aqui do site)...é quem vai gostar dessa notícia...Rrrsss!!...valeu!!...abrs!!
SOU MAIS UM LOUCO pelo jeito, quando tava fazendo o motor os cara falavam: ¨com essa grana vc compra um 6cil¨, mas se eu quisesse eu tinha comprado e perdido a oportunidade de da pau em 6 caneco. O meu cabeçote e weber 40 foram acertados no álcool mas na ultima hora mudei pra gasolina, mesmo assim ta com uma boa pegada, arranca legal! Mas de velocidade final não está bom, ta forçando o motor a 120 e com o cambio varetado, pois ainda não mudei o cambio. O mecânico disse que se eu quiser mais veloc. final tem que colocar um dana 3,07, mas é mais fácil achar ouro!

andersonopala
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por andersonopala em Ter 29 Out - 21:53:12

Kkkkkkk!!...Aconteceu o mesmo comigo tbm...mas Bebeto... nem fala em dar pau em 6cil...que o povo aqui até morre... Kkkkk!!...mas aí tbm é o mesmo que chutar 'cachorro morto' né?!...sacanagem com o 6cil. 'original'...Rolling Eyes Hehehehe!!

Quanto ao dif...eu tbm estou na captura de um 3:07 pro meu...e se com 5M... eu já sinto o carro um pouco preso na estrada...imagine o 3:54 com cx. de 4M...deve ser 'osso' mesmo...

O meu tá rodando no álcool...ia fazer o mesmo esquema que vc...rodar na gasolina com o cabeçote álcool...mas nosso combustível esta tão 1mistureba1...que desisti da idéia...nossa gasolina na verdade é 'gasoálcool'...por isso...optei por deixar o opalão no álcool mesmo...

OpalaMT
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 18

Mensagem por OpalaMT em Sab 2 Nov - 9:28:44

Boa tarde, opaleiros.

Desculpem a intromissão, mas gostaria de saber a diferença entre os câmbios 4m e 5m originais do opala diplomata série 91 e 92. Pergunto porque estou pesquisando para comprar um diplo, e até agora não achei um 5m em ótimo estado, só um 4m.

Quero preparar o motor pra rua.

A pergunta é: tenho o endosso dos colegas para comprar esse 4m ou me aconselham a aguardar mais tempo e procurar um 5m?

Detalhe o 4m q achei tá impecável e o cara pede 24 pila!

Desde já obrigado!

Diegoj
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2316
Modelo do carro : Comodoro 92

Mensagem por Diegoj em Sab 2 Nov - 9:46:31

OpalaMT escreveu:Boa tarde, opaleiros.

Desculpem a intromissão, mas gostaria de saber a diferença entre os câmbios 4m e 5m originais do opala diplomata série 91 e 92. Pergunto porque estou pesquisando para comprar um diplo, e até agora não achei um 5m em ótimo estado, só um 4m.

Quero preparar o motor pra rua.

A pergunta é: tenho o endosso dos colegas para comprar esse 4m ou me aconselham a aguardar mais tempo e procurar um 5m?

Detalhe o 4m q achei tá impecável e o cara pede 24 pila!

Desde já obrigado!
Esse cambio não saiu só nos diplomatas, saiu em comodoro também, mas são apenas nos opalas 91/92 e 92/92 originais a gasolina.
Ele é forte, o quanto eu não sei te dizer, mas o BANDIT aqui do forum tem um cambio desse a anos e disse que ja chegou a usar até no opala com motor 5 litros q ele tem.
Um cambio desse tá custando em média uns 3mil pra mais.
Se esse ai for 4m com diferencial 2.73 e realmente estiver impecavel, vale a pena pegar sim.
Com o cambio 5m fica mais "gostoso" pra andar com o opala, mas todos os 92 que sairam originais com cambio 5m, também sairam com diferencial 3.07. Assim a 5ª marcha compensa o diferencial mais curto (tem um pouco mais de pegada dentro da cidade) e acaba ficando parecido com um 4m com diferencial 2.73.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:17:30

Data/hora atual: Ter 6 Dez - 5:17:30