Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos

» SS 76 restaurando
Ontem à(s) 21:31:50 por sergiomed

» [VENDA] Rodas Ranger aro 15" com pneus
Ontem à(s) 20:25:50 por N474N

» Bóia da W40 enroscando
Ontem à(s) 20:18:34 por Rodrigo N

» Ventilador do ar condicionado - Diplomata 91
Ontem à(s) 19:52:18 por vinicius-fausto

» Saudações! Novo Integrante do Grupo - Opala STD 1977
Ontem à(s) 19:28:36 por Rubão6cc

» Opala Diplomata 1.991 Automático
Ontem à(s) 18:59:15 por joaoc

» Sair do 228 para o 3E
Ontem à(s) 18:46:39 por Coupe 76

» Montagem miniatura Opala SS 1/8
Ontem à(s) 18:42:10 por Rubão6cc

» Reforma do Black Four Doors
Ontem à(s) 18:32:34 por cabelo4100

Quem está conectado

22 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 21 Visitantes :: 2 Motores de busca

Luis Meneghette


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 523 em Qua 15 Dez - 17:01:27

Produtos 101 Racing Parts

Seg 22 Abr - 17:29:39 por 101 Racing Parts

Comando de Válvulas Mecânico ISKY (USA)
CHEVROLET/GM 6cil 4.1L/250 1969-91 Opala
CHEVROLET/GM 4cil 2.5L/151 1969-91 - Carburados (tubo 6mm) Chevette, Chevy, Marajó



LINK PARA O PRODUTO
http://www.101racingparts.com/ecommerce/lista_produtos/busca%7C%7Cisk-2/1

Rafael Rodrigues
rafael@101racingparts.com
(41) 3941-4138


Filtro de Combustível de Tubo com Bico …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17463)
 
tabarbosa (16851)
 
BANDIT (13534)
 
Xann (10387)
 
j ricardo (9352)
 
Jean Bida (9311)
 
Eduardo SSa (8678)
 
raphaelcaronti (8482)
 
Rubão6cc (7890)
 
100 (7771)
 

9 Parafusos do Volante ARP

Compartilhe

Eduardo Nascimento
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 138
Idade : 32
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Chevette 74 "Ratrod" motor 4.1 turbinado, cambio 3 marchas de Dodge e diferencial de Opala.
Oldsmobile Cutlass Cruiser 1980, 4.1 alcool.
Cilindros : 6 Cilindros
Data de inscrição : 11/05/2013

9 Parafusos do Volante ARP

Mensagem por Eduardo Nascimento em Seg 4 Nov - 18:13:50

Boa noite senhores,

Alguém aqui usa ou já usou parafusos ARP no volante do motor no lugar dos guias do vira? Pergunto porque um amigo meu usa essa configuração e como eu já vi um volante desses voar, to pensando seriamente em comprar outro jogo de ARP e montar com 9 parafusos também, mas não sei se o fato de remover os guias de aço pode influir no balanceamento...

Grato,

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 4273
Idade : 44
Localização : Americana
Modelo do carro : Diplomata 91 Injetado
Opala de luxo 72 automatic 3 ""agora com cambio na coluna e direção hidraulica""
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 22/01/2010

Re: 9 Parafusos do Volante ARP

Mensagem por Ivo Filho em Sab 9 Nov - 12:58:34

Eduardo Nascimento escreveu:Boa noite senhores,

Alguém aqui usa ou já usou parafusos ARP no volante do motor no lugar dos guias do vira? Pergunto porque um amigo meu usa essa configuração e como eu já vi um volante desses voar, to pensando seriamente em comprar outro jogo de ARP e montar com 9 parafusos também, mas não sei se o fato de remover os guias de aço pode influir no balanceamento...

Grato,
Particularmente eu nao mexeria, os guias sao calibrados para nao ter folga...se vc monta parafuso, vai ter folga e com isso vai soltar todos os demais parafusos.

monte com cola de alto torque, aperte com 9kilos e com o conjunto balanceado que não solta de jeito nenhum.


_________________
Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]

Baldan
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 1143
Idade : 40
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Caravan89/caravan 76
/Zafira 2012 GM sempre!
Cilindros : 6cil/4cil/2.0 flex
Data de inscrição : 15/01/2009

Re: 9 Parafusos do Volante ARP

Mensagem por Baldan em Sab 9 Nov - 13:05:29

Concordo com o Ivo teve um cliente da oficina que reclamava de barulho entre o motor e o cambio desmontei o cambio ea embreagem os parafusos estavão soltos e comidos a retifica que ele levou o motor pra fazer não colocou de volta e B.O. foi esse.

Eduardo Nascimento
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 138
Idade : 32
Localização : São Paulo
Modelo do carro : Chevette 74 "Ratrod" motor 4.1 turbinado, cambio 3 marchas de Dodge e diferencial de Opala.
Oldsmobile Cutlass Cruiser 1980, 4.1 alcool.
Cilindros : 6 Cilindros
Data de inscrição : 11/05/2013

Re: 9 Parafusos do Volante ARP

Mensagem por Eduardo Nascimento em Sab 9 Nov - 22:56:49

Entendi, esse era o meu receio. Vou seguir a recomendação de aperto e da cola dos ARP's e montar... Agradeço pelo concelho.

pézão opaleiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2486
Idade : 24
Localização : faixa de Gaza
Modelo do carro : Ex Diplomata 88 . atual : titan 150
Cilindros : 1cc
Data de inscrição : 15/11/2011

Re: 9 Parafusos do Volante ARP

Mensagem por pézão opaleiro em Dom 10 Nov - 8:01:26

E sobre esse caso que eu tenho medo, por que o virabrequim do meu motor não tem os guias,

algum FDP cortou não sei por que motivo.

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 4273
Idade : 44
Localização : Americana
Modelo do carro : Diplomata 91 Injetado
Opala de luxo 72 automatic 3 ""agora com cambio na coluna e direção hidraulica""
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 22/01/2010

Re: 9 Parafusos do Volante ARP

Mensagem por Ivo Filho em Dom 10 Nov - 8:25:31

pézão opaleiro escreveu:E sobre esse caso que eu tenho medo, por que o virabrequim do meu motor não tem os guias,

algum FDP cortou não sei por que motivo.
entao Pézão....para se ter uma ideia os motores antigos so tinham 1 guia. Motor 6 cil tem problema crônico de vibração entre 2700 e 3500 rpm, dai a necessidade da polia harmônica na frente do motor e nao se pode de Jeito nenhum usar polia de 4 cil.

Vou aproveitar e explicar um pouco porque dessa polia, nao tem nada haver com o tópico, mas no final vc vai entender o pq das guias.

Tudo no mundo tem o que chamamos de frequencia natural e essa frequencia possui hamônicos que indicam de quanto em quanto tempo um evento vai acontecer e como isso ocorre com certa "frequencia" temos entao as famosas frequencias de vibração!

Bom, porque a polia na frente daquele tamanho e peso:

a formula de frequencia é:
Raiz quadrada da taxa de amortecimento dividida pela massa....
______
Fn=\/ k/n Como a massa está no denominador da equação, quanto maior a massa, menor vai ser a frequencia natural de vibração, desta forma quando maior a massa da polia, menor vai ser a vibração do vira brequim na ponta dianteira, mas se a massa for muito grande, ai entramos nos harmonicos de novo, pois a vai mudar a frequencia de posição e nao eliminar. como o volante é extremamente pesado, os harmonicos se entrelaçam e as vibrações voltam a ocorrer de novo dentro da faixa de rotação do motor, mas como o volante é um acumulador de energia cinetica, nao tem como tirar fora, se nao o carro nao tem força para encarar uma subida por exemplo (lembr ado carrinho de fricção)

bom, chegamos entao aos pinos...

os primeiros motores tinham um so pino e volta e meia soldava o volante. Foram acrescentados nos 6 cil mais 2 pinos igualmente equidistantes, isso para favorecer mais ainda o balanceamento.

tirar os pinos permite que haja deslizamento (micro), suficiente para causar milesimos de desgaste na região de encosto dos parafusos, e isso os afrouxa e acaba soltando.

Infelizmente para vc tirar os toquinhos dos pinos que foram cortados só tirando o carter fora e na pior das hipoteses talvez tenha ate de tirar o vira do motor. os pinos vc pode comprar em ferro velho retirando de virabrequins mortos.

belê!


_________________
Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]

pézão opaleiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2486
Idade : 24
Localização : faixa de Gaza
Modelo do carro : Ex Diplomata 88 . atual : titan 150
Cilindros : 1cc
Data de inscrição : 15/11/2011

Re: 9 Parafusos do Volante ARP

Mensagem por pézão opaleiro em Dom 10 Nov - 9:24:34

Ola IVO obrigado pela explicação,

então eu tava olhando melhor aqui e percebi que o volante e do 4cc so tem um furo pro guia, ainda não olhei se o furo bate com um dos pinos cortados, então oque vc acha que seria melhor? que eu consseguisse um 1 guia e botar parafusos ARP com com cola LOKTITE ou que eu procure um volante do 6cc com lugar pros 3 guias e botar com os parafusos originais e cola??

so pra ficar mais claro vou preparar o motor e pretendo chegar a ums 300 cv

pra minha alegria eu ainda não fechei a parte de baixa do motor

valeu e obrigado.

Pedrão B.
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 3846
Localização : Rio Claro-SP
Modelo do carro : Coupé Especial 74
Sedan Diplomata 85
Dart 79
Cilindros : 4, 6 e 8!
Data de inscrição : 15/09/2011

Re: 9 Parafusos do Volante ARP

Mensagem por Pedrão B. em Dom 10 Nov - 9:31:20

Eu tenho os ARP de volante, novos a 120,00 o jogo!
[]'s


_________________
"In Torque We Trust!"

pézão opaleiro
Opaleiro
Opaleiro

Masculino Número de Mensagens : 2486
Idade : 24
Localização : faixa de Gaza
Modelo do carro : Ex Diplomata 88 . atual : titan 150
Cilindros : 1cc
Data de inscrição : 15/11/2011

Re: 9 Parafusos do Volante ARP

Mensagem por pézão opaleiro em Dom 10 Nov - 9:58:01

Pedrão B. escreveu:Eu tenho os ARP de volante, novos a 120,00 o jogo!
[]'s
fala pedrão, vou te mandar uma MP

Ivo Filho
Moderador
Moderador

Masculino Número de Mensagens : 4273
Idade : 44
Localização : Americana
Modelo do carro : Diplomata 91 Injetado
Opala de luxo 72 automatic 3 ""agora com cambio na coluna e direção hidraulica""
Cilindros : 6 cil
Data de inscrição : 22/01/2010

Re: 9 Parafusos do Volante ARP

Mensagem por Ivo Filho em Dom 10 Nov - 13:13:00

pézão opaleiro escreveu:Ola IVO obrigado pela explicação,

então eu tava olhando melhor aqui e percebi que o volante e do 4cc so tem um furo pro guia, ainda não olhei se o furo bate com um dos pinos cortados, então oque vc acha que seria melhor? que eu consseguisse um 1 guia e botar parafusos ARP com com cola LOKTITE ou que eu procure um volante do 6cc com lugar pros 3 guias e botar com os parafusos originais e cola??

so pra ficar mais claro vou preparar o motor e pretendo chegar a ums 300 cv

pra minha alegria eu ainda não fechei a parte de baixa do motor

valeu e obrigado.
Da pra fazer as guias desde que num ajustador mecanico de confiança, nao é so fazer o furo com broca.
Quanto a usar de 4 cil da perfeitamente, desde que novamente,,,,sejam feitos os furos num ajustador de confiança. Mas TEM de balancear tudo pois o volante de 4 cilindros foi balanceado para se ajustar ao vira de 4 cil...se apenas colocar de 4 no de 6 corre o risco do motor vibrar muito, gastar mancais prematuramente e ate mesmo quebrar o vira no meio!


_________________
Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
[(O)=====||=====(O)]

renato732
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 315
Data de inscrição : 04/06/2009

Re: 9 Parafusos do Volante ARP

Mensagem por renato732 em Qui 14 Nov - 19:41:59

Muito cuidado com alteração no volante.
No meu, como vou usar volante de Opala, tive que abrir os buracos dos parafusos para 1/2 (por ser um 292). Demorei conseguir alguem de boa vontade que abrisse os furos na fresa, pois todos queriam somente passar uma broca. Tudo isso pois busquei precisão na folga dos furos.

Conteúdo patrocinado

Re: 9 Parafusos do Volante ARP

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 3:55:00


    Data/hora atual: Sab 10 Dez - 3:55:00