Possuo um opala 6cc turbo e depois de uns 3anos e meio ou 4 anos com uma turbin biagio com refluxo .70 .84 com eixo 60 e rotor 56 irei trcá-la pq ela foi pro espaço.Uso cabeçote original e comando cópia da sobe.Meu carro usa pressão de 1,8kg final com booster e as pistas que corro aqui são de 201m.Estou pensando numa turbina com caixa quente .100 com eixo 70mm e rotor 60.O que acham?
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3 participantes
Turbina ideal pra opala 6cc de arrancada(preparação moderada)
thyago- Opaleiro
- Número de Mensagens : 314
Localização : piauí
Data de inscrição : 20/03/2009
doido 76- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1278
Idade : 36
Localização : favela dos opaloes
Modelo do carro : 76
Cilindros : 6
Data de inscrição : 27/11/2009
hj eu to montado com uma holset h1e q é tipo uma hx 40 ...... mas estou com uma master power r676 guardada pra montar ..... pode por sem medo..... ou se vc montar uma hx 40 fica bom tbm.....
PIZZOLO- Opaleiro
- Número de Mensagens : 291
Localização : santa catarina
Data de inscrição : 22/07/2009
ola!
qual a marca desta turbina? isso muda muito.......
caixa quente: essa para pista começa realmente de 1.00 p/frente podendo chegar a 1.20,1.40 dependendo o projeto.
eixo: tendo em mente que o motor do opala é grande e gera alto fluxo no escapamento devemos optar por medidas entre 68 à 78.
estes 02 itens juntos fazem você elevar ou reduzir o beckpressure (pressão no escapamento antes do turbo).....oque isso que dizer???
tudo, pois dependendo o valor encontrado no beckpressure isso faz com que os gases do escapamento retornem para admissão no momento do overlap oque pode prejudicar a mistura fazendo o motor amarrar ou no pior dos casos danifica-lo.
rotor: este definira o volume de ar ingerido pelo seu motor ( eu disse volume não pressão) no seu caso valores de 65 à 70 devem ser suficientes para oxigenar seu 4,1. com a nova turbina você vai notar diferença na tocada e antes de pisar tudo fique do olho na sonda.
resumindo o ideal seria cada motor ter uma turbina especifica, só assim teríamos a máxima eficiência.
antes de comprar o melhor é
thyago- Opaleiro
- Número de Mensagens : 314
Localização : piauí
Data de inscrição : 20/03/2009
- Mensagem nº4
escolha da turbina
Mesmo usando uma turbina pequena .70.84 com eixo 58mm e rotor 56 e comando cópia,meu opala 6cc turbo fez 8,7s nos 201m numa pista ruim e com pneu r888(60 pés= 2,4s).Porém,percebi que quando vem pressão(3ª marcha com booster control FT) o carro não passa de 5200rpm,portanto tive uma ideia:trocar a relação do diferencial dana 30 atual 3,54 por uma relação 3,07 pra privilegiar o torque em baixas rotações,desta forma posso usar uma holset que já tenho aqui na equipe .70.84 com eixo 64 e rotor 60mm,pois continua pequena pra um opala top,mas pro meu que gira somente5500 com saúde e sem trabalho no cabeçote,isto é, se eu conseguir girar 5000rpm com essa nova relação,estarei passando com 155km/h nos 201m ao contrário dos 140km/h atuais e também privilegiando o torque que é o que ele tem de melhor.
PIZZOLO- Opaleiro
- Número de Mensagens : 291
Localização : santa catarina
Data de inscrição : 22/07/2009
ola!
Levando em consideração os fatos relatados seu tempo está bom, porem este pneu ai não é para opala turbo!
Quanto a turbina hx40 60/64, é uma boa configuração, sem abusar da pressão você consegue 500hp.... este turbo é robusto e pode trabalhar com 2 ou 3 bar direto que ainda assim aguenta bem, já turbo biagio afim de se conseguir durabilidade se recomenda pressão inferior a 2bar, está é uma turbina leve com pegadas rápidas ótima para carros de rua.
Não conheço bem seu projeto, porem posso dizer que se a sua ideia é cobrir deficiências do motor, cambio, relação.......enfim somente trocando a turbina você esta errado.
Este seu motor mesmo que fosse um 250s original se bem feito sem duvida que gira 5500 com força! tem coisa estranha ai viu......
abraço!
doido 76- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1278
Idade : 36
Localização : favela dos opaloes
Modelo do carro : 76
Cilindros : 6
Data de inscrição : 27/11/2009
falta alguma coisa...... acerto de ponto .... combustivel......
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