Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Câmbio fazendo barulho
Dome em pistão 4" + bielas 6" EmptyOntem à(s) 16:08:24 por opala4cc

» Barra de direção - Opala 1988, 4cc
Dome em pistão 4" + bielas 6" EmptyOntem à(s) 15:22:23 por Tonho_RS

» Opala ascendendo luz de oleo na lenta
Dome em pistão 4" + bielas 6" EmptyOntem à(s) 15:09:59 por Tonho_RS

» Quais máquinas de vidro elétrico consigo adaptar na Caravan 76??
Dome em pistão 4" + bielas 6" EmptyOntem à(s) 12:52:51 por kelvisson

» Comando Aspirado
Dome em pistão 4" + bielas 6" EmptyOntem à(s) 5:41:23 por kelvisson

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
Dome em pistão 4" + bielas 6" EmptyDom 17 Mar - 21:14:40 por opala4cc

» Carros legais que eu achei na Austrália + Aventuras
Dome em pistão 4" + bielas 6" EmptyDom 17 Mar - 8:35:00 por Rubão6cc

» Travs elétrica Diplomata 1990 parou
Dome em pistão 4" + bielas 6" EmptyQui 14 Mar - 8:26:05 por tagliaferro

» VIRABREQUIM 3.0 181L
Dome em pistão 4" + bielas 6" EmptyQua 13 Mar - 15:27:56 por lucianopotmaier

Quem está conectado?

44 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 44 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Dome em pistão 4" + bielas 6" Bar_leftDome em pistão 4" + bielas 6" BarDome em pistão 4" + bielas 6" Bar_right 
tabarbosa (16850)
Dome em pistão 4" + bielas 6" Bar_leftDome em pistão 4" + bielas 6" BarDome em pistão 4" + bielas 6" Bar_right 
Rubão6cc (15315)
Dome em pistão 4" + bielas 6" Bar_leftDome em pistão 4" + bielas 6" BarDome em pistão 4" + bielas 6" Bar_right 
BANDIT (13573)
Dome em pistão 4" + bielas 6" Bar_leftDome em pistão 4" + bielas 6" BarDome em pistão 4" + bielas 6" Bar_right 
Xann (10394)
Dome em pistão 4" + bielas 6" Bar_leftDome em pistão 4" + bielas 6" BarDome em pistão 4" + bielas 6" Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Dome em pistão 4" + bielas 6" Bar_leftDome em pistão 4" + bielas 6" BarDome em pistão 4" + bielas 6" Bar_right 
j ricardo (9376)
Dome em pistão 4" + bielas 6" Bar_leftDome em pistão 4" + bielas 6" BarDome em pistão 4" + bielas 6" Bar_right 
Jean Bida (9320)
Dome em pistão 4" + bielas 6" Bar_leftDome em pistão 4" + bielas 6" BarDome em pistão 4" + bielas 6" Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Dome em pistão 4" + bielas 6" Bar_leftDome em pistão 4" + bielas 6" BarDome em pistão 4" + bielas 6" Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Dome em pistão 4" + bielas 6" Bar_leftDome em pistão 4" + bielas 6" BarDome em pistão 4" + bielas 6" Bar_right 

+5
Brunugomes
FabioM
DanielSS76
Pedrão B.
Diegoj
9 participantes

    Dome em pistão 4" + bielas 6"

    avatar
    Diegoj
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2326
    Localização : SC
    Modelo do carro : Diplomata 88
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/02/2012

    Dome em pistão 4" + bielas 6" Empty Dome em pistão 4" + bielas 6"

    Mensagem por Diegoj Qua 6 Nov - 20:15:01

    Ae galera, tudo certo?

    Já estou com o motor do meu opala fora do carro e já estou começando a planejar tudo o que pode ser necessario fazer antes mesmo de abrir o motor pra não acabar fazendo mer#@ depois...
    Meu motor é um 92 com bielas originais de 6" e se for necessario retificar ele, dou preferencia pra usar pistões e 4" já que os pistões 3" 7/8 com sobremedidapra bielas de 6" custam uma fortuna. Mas ai vem uma duvida, eu pretendo já fazer o motor por completo e deixar tudo balanceado e mais pra frente montar um comando CompCams 280h e usar ele no alcool, então seria interessante conseguir um pouquinho mais de taxa... Já vi o BANDIT falando várias vezes pra montar os pistões de 4" com bielas de 6" e fazer dome pra conseguir taxa sem rebaixar tanto o cabeçote.
    Mas qual a maneira correta de fazer esse dome? Eu vi no tópico do Brunugomes os domes que ele fez nos pistões dele, mas existe algum outro modo de fazer isso alem daquele?
    Procurando na internet eu achei outros 'formatos' de dome, como esses aqui:
    Dome em pistão 4" + bielas 6" Srop_0811_09_z%252Bhemi_crate_engine%252Bpiston_dome
    Dome em pistão 4" + bielas 6" Piston_profile
    Dome em pistão 4" + bielas 6" 6244167997_a9d04b2d08_o
    Dome em pistão 4" + bielas 6" RYE-B359012-2T
    Dome em pistão 4" + bielas 6" B16A-PR3_profile
    Dome em pistão 4" + bielas 6" Deck_clearance
    Dome em pistão 4" + bielas 6" GMC%20dome%20piston
    Dome em pistão 4" + bielas 6" 1003sr_06_o%2Bsmall-block_ford%2Bpiston_dome
    Dome em pistão 4" + bielas 6" 30-degree-Piston-1
    Dome em pistão 4" + bielas 6" $T2eC16FHJIQFHH5TeeipBSe%28Qyv2wQ~~60_57
    Dome em pistão 4" + bielas 6" $T2eC16R,!zIFIfFR4We5BSZu5JY6Yg~~60_57
    Dome em pistão 4" + bielas 6" !B%29luzhgEWk~$%28KGrHqYOKiIEwR!2fMdSBMOLWjlJvg~~_35
    Dome em pistão 4" + bielas 6" $T2eC16RHJGEFFmyg6%2887BSFjeJY0E!~~60_12

    Qual seria o mais indicado nesse caso?
    Eu estive pensando um pouco sobre isso e ai me veio uma idéia, se tem gente que rebaixa até 3,5mm no cabeçote e não pega valvula em pistão, se eu apenas "arredondar" a cabeça do pistão no torno (apenas na parte que fica pra cima do bloco) e não rebaixar o cabeçote, teoricamente não deveria pegar em nada. Daria certo montando assim?

    É uma duvida bem tosca mesmo, mas é que não achei resposta pra isso em lugar nenhum.
    Tem a possibilidade de "cortar" o pistão e deixar ele rente ao bloco, mas dai seria pra rodar na gasolina e se for pra mim mudar pistão, vou querer meu opala bebendo cana Dome em pistão 4" + bielas 6" 728473 
    Pedrão B.
    Pedrão B.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4495
    Idade : 40
    Localização : Rio Claro-SP
    Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
    Ex-Coupé Standard 76
    Ex-Sedan Diplomata 85
    Sedan SL 88
    Cilindros : 4
    6
    6
    4
    Data de inscrição : 15/09/2011

    Dome em pistão 4" + bielas 6" Empty Re: Dome em pistão 4" + bielas 6"

    Mensagem por Pedrão B. Qui 7 Nov - 5:11:04

    Fala Diegoj!
    Tenho essa mesma dúvida...
    Pensei em fazer algo no torno, deixando a cabeça do pistão em formato levemente ogival.
    Como tem que tirar material da borda, pensei em fazer isso.
    Acho que o pistão do Fusca a álcool é assim...acho.
    Ah, tenho um kit de mola, prato e trava da Comp para o 280H, e não vou usar...
    []'s


    _________________
    "In Torque We Trust!"
    DanielSS76
    DanielSS76
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 627
    Idade : 50
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Opala SS76
    Cilindros : L6 4400
    Data de inscrição : 30/06/2013

    Dome em pistão 4" + bielas 6" Empty Re: Dome em pistão 4" + bielas 6"

    Mensagem por DanielSS76 Qui 7 Nov - 5:57:01

    Olá Diegoj

    Creio que não exista uma forma definida e sim o quanto quer chegar de taxa. Se pretende usar taxa bem alta, tire o mínimo de material da cabeça do pistão, somente o necessário para ele entrar na câmara. Ah, de preferência não deixe cantos "vivos".

    Comprei uns pistões de um cara no Mercado Livre medida 060 da marca Metal Leve que tem umas cavas para válvula e ultrapassam o bloco (saem pra cima do bloco) uns 2,5mm mais ou menos, também vou fazer o dome... só que estes que comprei são para biela de 5,7"... não sei se ele tem para o de 6". Ah, paguei R$ 800,00 pelos 6 pistões + anéis Cofap.

    Esse é o link do anúncio: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-513869071-pistao-pistoes-opala-caravan-c10-veraneio-puma-gtb-chevrolet-_JM


    Olá Pedrão

    Esse kit serve para o comando Comp Cams 268h? Quanto está pedindo?

    Aguardo
    Pedrão B.
    Pedrão B.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4495
    Idade : 40
    Localização : Rio Claro-SP
    Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
    Ex-Coupé Standard 76
    Ex-Sedan Diplomata 85
    Sedan SL 88
    Cilindros : 4
    6
    6
    4
    Data de inscrição : 15/09/2011

    Dome em pistão 4" + bielas 6" Empty Re: Dome em pistão 4" + bielas 6"

    Mensagem por Pedrão B. Qui 7 Nov - 6:48:23

    Fala Daniel!
    Mandei MP!
    []'s


    _________________
    "In Torque We Trust!"
    FabioM
    FabioM
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1761
    Localização : Chapecó-SC
    Modelo do carro : Comodoro 76
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/07/2010

    Dome em pistão 4" + bielas 6" Empty Re: Dome em pistão 4" + bielas 6"

    Mensagem por FabioM Qui 7 Nov - 7:07:34

    Dai garoto, tudo certo? Eu também estava vendo isso a alguns dias, e procurando eu achei pistão forjado com dome já por 1,400 se não me engano, eu procuro bem certo quando chegar em casa. Vendo isso acho que compensa comprar os pistão com dome já. Só com esses pistões e biela 6 deve ir pra uns 12 de taxa, deve ficar legal.
    Brunugomes
    Brunugomes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1845
    Idade : 36
    Localização : Natal/RN
    Modelo do carro : Opala 73 cupê

    Cilindros : 6cil 4.4

    Data de inscrição : 22/11/2012

    Dome em pistão 4" + bielas 6" Empty Re: Dome em pistão 4" + bielas 6"

    Mensagem por Brunugomes Qui 7 Nov - 7:28:38

    Mano na moral, compra pronto! xD

    O dinheiro que vc gasta pra comprar os pistões, e o tempo que perde fazendo o domme, vale a pena comprar já pronto! EU n faria denovo...

    Masss se for fazer mesmo, é só deixar ele entrando na câmara e cabousse!.. O problema tah ae, fazer ele entrar... Tem q marcar certinho a posição do pistão no cabeçote, desenhar e ai ir tirando e talz.. É um saco.. O meu eu perdi de ganhar taxa porque ficou menor que a câmara.. Entende? rsrs Mas mesmo assim ainda deu 12,5... Mas serrei 3,5mm do cabeçote e 3,5 do bloco..

    Abraços
    avatar
    Diegoj
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2326
    Localização : SC
    Modelo do carro : Diplomata 88
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/02/2012

    Dome em pistão 4" + bielas 6" Empty Re: Dome em pistão 4" + bielas 6"

    Mensagem por Diegoj Qui 7 Nov - 9:49:57

    Pedrão B. escreveu:Fala Diegoj!
    Tenho essa mesma dúvida...
    Pensei em fazer algo no torno, deixando a cabeça do pistão em formato levemente ogival.
    Como tem que tirar material da borda, pensei em fazer isso.
    Acho que o pistão do Fusca a álcool é assim...acho.
    Ah, tenho um kit de mola, prato e trava da Comp para o 280H, e não vou usar...
    []'s
    Manda uma MP com o valor, só não vou conseguir comprar agora pq tenho outras prioridades no momento, mas depois se vc ainda tiver eu compro!

    Brunugomes escreveu:Mano na moral, compra pronto! xD

    O dinheiro que vc gasta pra comprar os pistões, e o tempo que perde fazendo o domme, vale a pena comprar já pronto! EU n faria denovo...

    Masss se for fazer mesmo, é só deixar ele entrando na câmara e cabousse!.. O problema tah ae, fazer ele entrar... Tem q marcar certinho a posição do pistão no cabeçote, desenhar e ai ir tirando e talz.. É um saco.. O meu eu perdi de ganhar taxa porque ficou menor que a câmara.. Entende? rsrs Mas mesmo assim ainda deu 12,5... Mas serrei 3,5mm do cabeçote e 3,5 do bloco..

    Abraços
    Comprar forjado sem duvidas é o mais indicado, mas, caso eu realmente precise trocar os pistões, eu consigo esses pistões 4" por um preço bem em conta, ja que o cara aceita peças de opala em troca e no sotão da minha casa o que mais tem é peça de opala.
    Ai me sobram 2 opções, mandar arrancar esse pedaço da cabeça do pistão que passa pra fora do bloco, deixar ele reto e andar na gasolina ou fazer dome.
    Mas eu não vou ter saco pra isso e vão cobrar uma fortuna pra fazer os domes todo bonitinhos igual a gente acha comumente por ai. Minha idéia era só arredondar essa parte de cima no torno e deu, meu cabeçote é um 586 STD ainda e só vou precisar dar um passe de leve pra tirar umas marcas de carbonização.
    Acredito que com esse "dome" redondo encima e o cabeçote na altura original, vai dar uma taxa boa e não vai ter risco de pegar valvula em nada (pelo menos acho que não...).

    Mas o que eu mais quero sabe e não acho em lugar nenhum, é:
    Quantos mm o pistão sai pra cima do bloco quando se usa bielas de 6"?
    Paulo Emilio
    Paulo Emilio
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 530
    Idade : 54
    Localização : Belo Horizonte
    Modelo do carro : Opala Cupê 74
    Opala SS 75
    Diplomata Cupê 86
    Cilindros : 6 + 6 + 6
    Data de inscrição : 26/02/2009

    Dome em pistão 4" + bielas 6" Empty Re: Dome em pistão 4" + bielas 6"

    Mensagem por Paulo Emilio Qui 7 Nov - 9:54:26

    Nenhum destes que você mostrou é ideal.

    Tem que respeitar o desenho da câmara de combustão. Eu já fiz também, mas atualmente não compensa. Uso assim:

    Dome em pistão 4" + bielas 6" R4ak

    Dome em pistão 4" + bielas 6" 0o26
    avatar
    Diegoj
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2326
    Localização : SC
    Modelo do carro : Diplomata 88
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/02/2012

    Dome em pistão 4" + bielas 6" Empty Re: Dome em pistão 4" + bielas 6"

    Mensagem por Diegoj Qui 7 Nov - 10:10:50

    Paulo Emilio escreveu:Nenhum destes que você mostrou é ideal.

    Tem que respeitar o desenho da câmara de combustão. Eu já fiz também, mas atualmente não compensa. Uso assim:

    Dome em pistão 4" + bielas 6" R4ak

    Dome em pistão 4" + bielas 6" 0o26
    Mas teria algum problema especifico em utilizar pistões com domes parecidos com aqueles ou então apenas "arredondando" a cabeça do pistão?
    Eu cogitei a idéia de fazer um dome assim por ser mais facil e pratico, mas se causar algum problema, é mais facil mandar cortar a cabeça do pistão até deixar rente ao bloco e andar na gasolina. Pistão forjado com dome pra mim não vai dar, vai ser um custo muito alem do que eu posso gastar no momento.
    Será que existe alguem pistão 'normal' de 4" com dome e que sirva nas bielas de 6" sem precisar alterar nada?
    Brunugomes
    Brunugomes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1845
    Idade : 36
    Localização : Natal/RN
    Modelo do carro : Opala 73 cupê

    Cilindros : 6cil 4.4

    Data de inscrição : 22/11/2012

    Dome em pistão 4" + bielas 6" Empty Re: Dome em pistão 4" + bielas 6"

    Mensagem por Brunugomes Qui 7 Nov - 11:00:19

    Cara tinha um cara no ML que fazia no CNC se n me engano.. Em cima do pistão original,.. E era pra uso do 4" em bielas 5,7" b loco rebaixado 3,5mm...

    Em algum lugar obscuro do forum tem sim falando sobre qnto ele passa, e é uma mensagem do bandit, bem antiguinha,.. Lembro de relance dessa passagem... Mas pensa ae, com biela 5,7 ele fica 1,7 se n me engano abaixo do bloco... Adiciona essas 0,3" q vc sabe qntos mm vai ficar acima... Fazer no torno, blza.. Mas ai vai ficar um Ponto redondo no meio do pistão... Pode ser que ajude algo.. Melhor que reto, mas muito pouco mesmo... Se bem no centro ficar esse ponto e n tiver problemas de pegar na camara então Otimo... Já que vc tem o canal das peças talvez seja uma opção.. Mas saiba qnto deve tirar e qnto daria pra ser o diametro desse "dome"...

    Abraço
    avatar
    Diegoj
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2326
    Localização : SC
    Modelo do carro : Diplomata 88
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/02/2012

    Dome em pistão 4" + bielas 6" Empty Re: Dome em pistão 4" + bielas 6"

    Mensagem por Diegoj Qui 7 Nov - 18:21:43

    Brunugomes escreveu:Cara tinha um cara no ML que fazia no CNC se n me engano.. Em cima do pistão original,.. E era pra uso do 4" em bielas 5,7" b loco rebaixado 3,5mm...

    Em algum lugar obscuro do forum tem sim falando sobre qnto ele passa, e é uma mensagem do bandit, bem antiguinha,.. Lembro de relance dessa passagem... Mas pensa ae, com biela 5,7 ele fica 1,7 se n me engano abaixo do bloco... Adiciona essas 0,3" q vc sabe qntos mm vai ficar acima... Fazer no torno, blza.. Mas ai vai ficar um Ponto redondo no meio do pistão... Pode ser que ajude algo.. Melhor que reto, mas muito pouco mesmo... Se bem no centro ficar esse ponto e n tiver problemas de pegar na camara então Otimo... Já que vc tem o canal das peças talvez seja uma opção.. Mas saiba qnto deve tirar e qnto daria pra ser o diametro desse "dome"...

    Abraço
    Eu fiz uma conta aqui e deu uns 8mm pra cima do bloco, será isso tudo mesmo?
    Eu também li essa mensagem do BANDIT mas não consigo achar ela em lugar nenhum, se boto pra procurar as mensagens dele, não aparece tudo, só algumas paginas...
    Se for ver, o opala também tem esses pistões a alcool com essa "bola" no meio:
    Dome em pistão 4" + bielas 6" Pisto-opala-6cc-alcool-cabecudo-biela_MLB-F-3969264394_032013

    Eu penso em fazer algo parecido com isso, mas não só no meio do pistão, seria pegando o diametro todo do pistão.
    Brunugomes
    Brunugomes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1845
    Idade : 36
    Localização : Natal/RN
    Modelo do carro : Opala 73 cupê

    Cilindros : 6cil 4.4

    Data de inscrição : 22/11/2012

    Dome em pistão 4" + bielas 6" Empty Re: Dome em pistão 4" + bielas 6"

    Mensagem por Brunugomes Qui 7 Nov - 18:31:16

    Se vc fizer pegando o.diametro todo vai bater no cabecote!!! a camara n eh redonda assim... vc. vai ter q deixar uma parte rente com o bloco.. "se for usar junta"... Se for oring tem q deixar abaixo do bloco... Mano compra os pistoes.. manda reabrir.. ve qnto fica acima e trabalha o pistao... No torno axo q vc n cobsegue fazer.. Veja q a bola dos a alcool eh deslocada pra um lado.. n eh no centro.. no torno soh deixa no centro eu acho...
    avatar
    Diegoj
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2326
    Localização : SC
    Modelo do carro : Diplomata 88
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/02/2012

    Dome em pistão 4" + bielas 6" Empty Re: Dome em pistão 4" + bielas 6"

    Mensagem por Diegoj Qui 7 Nov - 19:58:41

    Brunugomes escreveu:Se vc fizer pegando o.diametro todo vai bater no cabecote!!! a camara n eh redonda assim... vc. vai ter q deixar uma parte rente com o bloco.. "se for usar junta"... Se for oring tem q deixar abaixo do bloco... Mano compra os pistoes.. manda reabrir.. ve qnto fica acima e trabalha o pistao... No torno axo q vc n cobsegue fazer.. Veja q a bola dos a alcool eh deslocada pra um lado.. n eh no centro.. no torno soh deixa no centro eu acho...
    Será mesmo que pega no cabeçote? Preciso descobrir com exatidão quantos mm que passar pra cima do bloco, mas vamos supor que seja 2mm:
    Se eu rebaixo o cabeçote em 2mm, o pistão passar a ficar 2mm mais perto do cabeçote...
    Então, se em vez de rebaixar o cabeçote, eu fizer uma parte do pistão "subir" esses 2mm, daria tudo na mesma certo?

    Eu pensei que o pistão não saia tanto pra fora do bloco, ai seria um absurdo fazer isso que eu falei e deixar o ponto mais alto do dome com 8mm, mas e se eu deixar esse ponto mais alto com apenas 2mm? Pq o pistão reto também não segue o desenho da camara, então se eu apenas arredondar ele um pouquinho, não deveria acontecer nada alem de aumentar a taxa, claro que não exagerando na altura do dome...

    Agora eu entendo porque o BANDIT fala pro pessoal parar de "inventar" tanta besteira e já comprar as peças prontas...
    FabioM
    FabioM
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1761
    Localização : Chapecó-SC
    Modelo do carro : Comodoro 76
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/07/2010

    Dome em pistão 4" + bielas 6" Empty Re: Dome em pistão 4" + bielas 6"

    Mensagem por FabioM Qui 7 Nov - 21:12:50

    Acho que pra você ver com certeza mesmo teria que montar os pistão no motor e medir, ai você consegue ver qual a melhor maneira de fazer. Não é o jeito mais fácil mas ai garante.
    Brunugomes
    Brunugomes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1845
    Idade : 36
    Localização : Natal/RN
    Modelo do carro : Opala 73 cupê

    Cilindros : 6cil 4.4

    Data de inscrição : 22/11/2012

    Dome em pistão 4" + bielas 6" Empty Re: Dome em pistão 4" + bielas 6"

    Mensagem por Brunugomes Sex 8 Nov - 5:54:56

    Diegoj escreveu:
    Brunugomes escreveu:Se vc fizer pegando o.diametro todo vai bater no cabecote!!! a camara n eh redonda assim... vc. vai ter q deixar uma parte rente com o bloco.. "se for usar junta"... Se for oring tem q deixar abaixo do bloco... Mano compra os pistoes.. manda reabrir.. ve qnto fica acima e trabalha o pistao... No torno axo q vc n cobsegue fazer.. Veja q a bola dos a alcool eh deslocada pra um lado.. n eh no centro.. no torno soh deixa no centro eu acho...
    Será mesmo que pega no cabeçote? Preciso descobrir com exatidão quantos mm que passar pra cima do bloco, mas vamos supor que seja 2mm:
    Se eu rebaixo o cabeçote em 2mm, o pistão passar a ficar 2mm mais perto do cabeçote...
    Então, se em vez de rebaixar o cabeçote, eu fizer uma parte do pistão "subir" esses 2mm, daria tudo na mesma certo?

    Eu pensei que o pistão não saia tanto pra fora do bloco, ai seria um absurdo fazer isso que eu falei e deixar o ponto mais alto do dome com 8mm, mas e se eu deixar esse ponto mais alto com apenas 2mm? Pq o pistão reto também não segue o desenho da camara, então se eu apenas arredondar ele um pouquinho, não deveria acontecer nada alem de aumentar a taxa, claro que não exagerando na altura do dome...

    Agora eu entendo porque o BANDIT fala pro pessoal parar de "inventar" tanta besteira e já comprar as peças prontas...
    Não são mesmo 8mm n.. É menos, bem menos.. Então, seria a mesma coisa, exato, mas seja q se vc n desenhar o dome pra ele entrar na camara com certeza vai bater no cabeçote. A camara não tem o desenho do pistão!!!


    Veja que se eu n tivesse feito exatamente esse desenho, ele n entraria na camara, eu testava assim... Desenhei a camara no pistão.. No local exato.. Tirei na lima.. montava no bloco e colocava o cabeçote, e via se pegava ou n.. Sujei o cabeçote com graxa, se pegasse aparecia no pistão aonde pegou... Ai ia lá e tirava...

    Dome em pistão 4" + bielas 6" Pd6u



    Dome em pistão 4" + bielas 6" 9f69




    Dome em pistão 4" + bielas 6" 04zj



    Dome em pistão 4" + bielas 6" E76g



    Não é fácil, mas n eh impossível... O meu ficou com 1,2mm.. Rsrs, só dá pra compensar a junta, ou seja. Nem entra pra dentro do cabeçote praticamente.. Só qndo quente...
    avatar
    Diegoj
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2326
    Localização : SC
    Modelo do carro : Diplomata 88
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/02/2012

    Dome em pistão 4" + bielas 6" Empty Re: Dome em pistão 4" + bielas 6"

    Mensagem por Diegoj Sex 8 Nov - 20:09:11

    Amanhã vou tentar ir la no cara dar uma olhada nos pistões e ver como são esses a alcool com a bola encima, talvez de pra fazer algo parecido no torno, pq na lima eu não vou fazer de jeito nenhum... Prefiro deixar ele rente ao bloco mesmo que dá menos trabalho e não demora tanto, se eu for tirar na lima, meu opala só fica pronto ano que vem.
    Também vou tentar medir a diferença de altura dos pistões originais e os pistões 4"
    Brunugomes
    Brunugomes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1845
    Idade : 36
    Localização : Natal/RN
    Modelo do carro : Opala 73 cupê

    Cilindros : 6cil 4.4

    Data de inscrição : 22/11/2012

    Dome em pistão 4" + bielas 6" Empty Re: Dome em pistão 4" + bielas 6"

    Mensagem por Brunugomes Sáb 9 Nov - 5:22:53

    Se liga que pode ter diferença no pino, ou seja.. Influencia na altura do pistão...

    No torno eu tenho certeza que dará pra fazer um mini tome bem menor que o do a alcool.. Pelo fato de pegar no cabeçote. Mas meta as caras! Abraços e boa sorte.
    avatar
    Diegoj
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2326
    Localização : SC
    Modelo do carro : Diplomata 88
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/02/2012

    Dome em pistão 4" + bielas 6" Empty Re: Dome em pistão 4" + bielas 6"

    Mensagem por Diegoj Sáb 9 Nov - 9:10:18

    Passei hoje la no cara pra ver os pistões mas ele já não tinha mais os pistões de 4" nem os 3" 7/8 a alcool.
    Mas na volta pra casa eu passei na frente de uma loja de caminhões que tem uns opalas de stock car na terra que correm aqui na região e vi um desses opalas parados na frente da loja (vai ter corrida hoje e amanhã aqui na cidade vizinha) e resolvi parar pra trocar uma idéia com o cara. Ele me deu o contato de um preparador que mexe tanto com opalas de corrida quanto opala de rua.
    Eu ja tinha ouvido falar muito desse cara mas não sabia aonde era nem o telefone, semana que vem quero passar la e ver se ele topa fazer essa preparação pra mim.

    No começo eu queria fazer tudo em casa, mas eu não tenho todas as ferramentas que vou precisar, não tenho um lugar bom pra trabalhar com esse motor e etc... Pra voces terem noção, estou com o motor encima de um carrinho de mão e tampado com uma lona, pq não tenho girafa e nem talha pra levantar ele e por encima da mesa e em 3 pessoas não deu certo pq fica alto. No fim eu ia ter o motor todo desmontado e ia acabar levando pra alguem montar pq não tenho ferramentas e nem um espaço adequado pra mexer nele...
    Mas depois que eu terminar o opala, a próxima coisa que eu vou fazer é a minha garagem-oficina e comprar todos os equipamentos que eu posso precisar pra fazer os consertos que eu precise.
    Matheus valentim
    Matheus valentim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 24
    Localização : Alvorada RS
    Modelo do carro : Comodoro 1976
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 29/09/2014

    Dome em pistão 4" + bielas 6" Empty Re: Dome em pistão 4" + bielas 6"

    Mensagem por Matheus valentim Sáb 11 Out - 10:41:38

    Esses pistões com dome eh a mesma coisa que pistões forjados?
    Eduh2800
    Eduh2800
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1294
    Idade : 29
    Localização : Sinop, MT
    Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 88/89
    Cilindros : 4 cilindros, 2800cc's
    Data de inscrição : 05/05/2014

    Dome em pistão 4" + bielas 6" Empty Re: Dome em pistão 4" + bielas 6"

    Mensagem por Eduh2800 Sáb 11 Out - 11:12:40

    Não é a mesma coisa, este pistão é também original dos motores GM 151 e 250 a Alcool, usavam esta "bolha" para aumentar a taxa de compressão.
    Mesmero
    Mesmero
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8
    Localização : bhte
    Data de inscrição : 18/02/2013

    Dome em pistão 4" + bielas 6" Empty Re: Dome em pistão 4" + bielas 6"

    Mensagem por Mesmero Dom 12 Out - 11:09:57

    Olá a todos.

    Vejo que muitos de nós procura por pistões com dome para bielas 6". Não sei se é viável financeiramente, mas quem sabe um dos usuários que possuem loja, como hotchilli, ou 101racing importar ou mandar fazer sobre encomenda para os que se interessam?

    E os que o Paulo Emílio mostrou? mais algumas informações?
    Matheus valentim
    Matheus valentim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 24
    Localização : Alvorada RS
    Modelo do carro : Comodoro 1976
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 29/09/2014

    Dome em pistão 4" + bielas 6" Empty Re: Dome em pistão 4" + bielas 6"

    Mensagem por Matheus valentim Dom 12 Out - 14:04:32

    Eduh2800 escreveu:Não é a mesma coisa, este pistão é também original dos motores GM 151 e 250 a Alcool, usavam esta "bolha" para aumentar a taxa de compressão.
    Aquela configuração que me mandou no private, se chega aos 118cv com o cabeçote rebaixado 76mm mas c pistões retos?
    Eduh2800
    Eduh2800
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1294
    Idade : 29
    Localização : Sinop, MT
    Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 88/89
    Cilindros : 4 cilindros, 2800cc's
    Data de inscrição : 05/05/2014

    Dome em pistão 4" + bielas 6" Empty Re: Dome em pistão 4" + bielas 6"

    Mensagem por Eduh2800 Dom 12 Out - 14:07:55

    Sim, só depende da alimentação e como for montado OKK
    Matheus valentim
    Matheus valentim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 24
    Localização : Alvorada RS
    Modelo do carro : Comodoro 1976
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 29/09/2014

    Dome em pistão 4" + bielas 6" Empty Re: Dome em pistão 4" + bielas 6"

    Mensagem por Matheus valentim Dom 12 Out - 15:25:29

    Eduh2800 escreveu:Sim, só depende da alimentação e como for montado OKK

    a alimentaçao seria o weber 40
    Eduh2800
    Eduh2800
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1294
    Idade : 29
    Localização : Sinop, MT
    Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 88/89
    Cilindros : 4 cilindros, 2800cc's
    Data de inscrição : 05/05/2014

    Dome em pistão 4" + bielas 6" Empty Re: Dome em pistão 4" + bielas 6"

    Mensagem por Eduh2800 Dom 12 Out - 15:55:41

    Uma ótima alimentação
    Matheus valentim
    Matheus valentim
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 24
    Localização : Alvorada RS
    Modelo do carro : Comodoro 1976
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 29/09/2014

    Dome em pistão 4" + bielas 6" Empty Re: Dome em pistão 4" + bielas 6"

    Mensagem por Matheus valentim Dom 12 Out - 16:34:25

    Eduh2800 escreveu:Uma ótima alimentação
    Com ela se chega aos 118cv?

    Eduh2800
    Eduh2800
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1294
    Idade : 29
    Localização : Sinop, MT
    Modelo do carro : Opala Comodoro SL/E 88/89
    Cilindros : 4 cilindros, 2800cc's
    Data de inscrição : 05/05/2014

    Dome em pistão 4" + bielas 6" Empty Re: Dome em pistão 4" + bielas 6"

    Mensagem por Eduh2800 Dom 12 Out - 17:20:06

    Favor Matheus, conversar pro MP para não atrapalhar o tópico. OKK

    Conteúdo patrocinado


    Dome em pistão 4" + bielas 6" Empty Re: Dome em pistão 4" + bielas 6"

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter 19 Mar - 3:34:23